You are on page 1of 15

A presena de um psicanalista em um CTI peditrico

The presence of a psychoanalyst in a pediatric intensive center care unit


Karen Tannhauser*

Resumo: Esta pesquisa visa discutir a relevncia da presena de um psicanalista em um setor hospitalar especfico o Centro de Terapia Peditrica Intensiva (CTI) , onde bebs so internados, e nos ambientes que os circundam: a famlia e a equipe tcnica deste setor so afetadas por esta delicada situao. Palavras-chave: Psicanalista, presena, CTI, paciente, equipe. Abstract: This research aims to discuss the relevant of the presence of a psychoanalyst in a specific place at the hospital the Pediatric Intensive Center-Care Unit (CTI) , where babies are hospitalized and in the surroundings: the family and the technical team of this unit are affected by this delicate situation. Keywords: Psychoanalyst, presence, CTI, patient, team.

* Associado ao Frum/CPRJ, Membro do Grupo de Pesquisa Os Primrdios da Vida Psquica - Clnica dos Primeiros Anos/CPRJ, Psicloga do Setor de Sade Mental do Hospital da Lagoa/Rio de Janeiro.
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-71, 2010

58 |

PRIMRDIOS PSICAnlISe APlICADA DIfeRenTeS fORMAS De CuIDAR

Agradecimentos
a Angela Rabello, psicanalista e Coordenadora deste Grupo de Pesquisa Os Primrdios da Vida Psquica Clnica dos Primeiros Anos do CPRJ, e Membro Efetivo do CPRJ, pela disponibilidade; a Isabel B. Borges, psicanalista, Membro Efetivo do CPRJ e integrante deste grupo de pesquisa, pelas trocas sobretudo; a Alba Senna, psicanalista, Coordenadora do Grupo de Psicanlise com Crianas e Adolescentes do CPRJ e Membro Efetivo desta mesma instituio, pela escuta sempre sensvel; a Silvia Zornig, psicanalista e professora da Graduao e Ps-Graduao em Psicologia da Puc-Rio, pela reviso; a chefia do setor de sade mental do Hospital da Lagoa, Dr. Alcio Braz, por seu constante apoio; a psicloga do CTI do mesmo hospital, Ora Meisel, que me ajudara muito com sua experincia; a chefia do CTI peditrico, Dra. Cristina, que me recepcionou e abraou a minha idia; aos mdicos que me encaminharam os casos; e claro, aos pacientes, pois sem eles esta pesquisa no se realizaria. E a vida o qu , diga l meu irmo. Ela a batida de um corao. (O qu , o qu , Gonzaguinha)

Introduo A idia desta pesquisa surgiu da leitura da tese de mestrado apresentada no Instituto Fernandes Figueira, em 2002, por Dra. ngela Rabello: Construo subjetiva e prematuridade: uma reflexo terico-psicanaltica. A presente pesquisa faz parte do Grupo de Pesquisa Os Primrdios da Vida Psquica Clnica dos Primeiros Anos, do Crculo Psicanaltico do Rio de Janeiro. A parte prtica da mesma realizada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) Peditrico do Hospital da Lagoa, durante os anos de 2007 e 2008.
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-71, 2010

A PReSenA De uM PSICAnAlISTA eM uM CTI PeDITRICO

| 59

Trata-se de uma experincia diferente na clnica psicanaltica, a saber: o papel do psicanalista em um CTI peditrico. uma pesquisa psicanaltica, qualitativa, de estudos de casos acerca do CTI peditrico. A metodologia baseada em cima de observaes participativas e avaliaes da demanda e dos casos clnicos encaminhados. Tais aes sero transcritas e baseadas em leituras psicanalticas de autores como: Cramer e Palcio-Espasa, Freud, Golse, Green, Klaus e Kennel, Lebovici, Nasio, Teperman e Winnicott. Sabemos que a tarefa de todo psicanalista acolher o sofrimento do sujeito. Escut-lo, esteja este no tradicional setting de um consultrio, internado em uma clnica psiquitrica ou em um hospital geral. Esta pesquisa se d em outro cenrio: o CTI peditrico, onde a demanda pode ser tanto da equipe, como dos bebs hospitalizados e seus pais. Conhecendo o ambiente O CTI um setor do hospital no qual a rotina de cuidados completa, incessante e realizada por diferentes profissionais. Procedimentos invasivos, como monitorao, exames, medicao, banho e alimentao, so atravessados por mudanas rpidas e bruscas no ambiente, como no caso de uma parada cardaca de um paciente. Tudo isto vai de encontro vivncia do beb, at ento muito voltado para si prprio e seu ambiente domstico, em um momento em que os sentidos de audio, tato, temperatura, olfato e viso ganham extrema magnitude. Antes de adentrar ao cti peditrico imaginava-o da seguinte forma: pessoas andando e falando rpido de um lado para o outro, barulhos incessantes de mquinas, luminosidade constante, choros e gritos de crianas, expresses de susto e dor de seus pais. Tal foi a minha surpresa quando me apresentei chefia deste setor: ela falava comigo em um tom de voz baixo e tranqilo. Apresentou-me aos tcnicos e aos pacientes internados. Estes se encontravam em seus leitos-beros identificados por seus nomes, quietos, a maioria dormindo. O som da tecnologia se misturava com as vozes dos profissionais que exerciam calmamente suas funes, surpreendentemente felizes. (Talvez seja esta a forma inconsciente que encontraram de estarem ali, convivendo com situaes to difceis de serem elaboradas como a morte ou um diagnstico de uma doena crnica e precoce.)
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-71, 2010

60 |

PRIMRDIOS PSICAnlISe APlICADA DIfeRenTeS fORMAS De CuIDAR

Nada daquela agitao que assistimos nos filmes, a no ser se algum paciente demande a pressa, o imediato. Alm do rudo dos aparelhos, tambm havia o som da respirao, fala, olhares, movimentos, gemidos e suspiros dos pacientes, seus familiares e da prpria equipe. O CTI peditrico desta instituio, um hospital geral pblico situado na zona sul do Rio de Janeiro, composto de nove leitos e conta com uma equipe de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, mdicos do staff do hospital, plantonistas e residentes. Alm destes, circulam por ali fisioterapeutas, tcnicos de raios-X e outras especialidades mdicas, tais como: cirurgies, hematologistas, oncologistas e etc. O setor recebe pacientes de zero at 18 anos incompletos e o critrio para admisso : gravidade, ps-operatrio e risco iminente de vida. No se interna quadros terminais. Na entrada do servio h uma sala de espera com um sof e uma pia para o descanso e higienizao dos pais dos pacientes que ali esto. Este portal separa o papel dos pais (acompanhar seus filhos nesta inevitvel jornada) ao da equipe, isto , cuidar intensivamente dos filhos desses pais. A visita permitida at s 21h, sendo que. pela manh, os pais s podem entrar aps a rotina. Avs e avs tm dias marcados. proibida a entrada de irmos at 12 anos incompletos. Acima desta idade, somente com a autorizao da chefia do servio e por um perodo curto; para maiores de 18 anos a visita liberada. (Apesar dessas regras, penso que h flexibilidade, quando se faz necessria.) interessante ressaltar que a maioria dos casais parentais fica internada junto a seus filhos, mesmo no tendo espao definido para aloj-los. Quando h desejo e possibilidade dos pais (principalmente as mes) estarem junto a seus bebs, a equipe viabiliza a convivncia familiar. Ou seja, alm de toda a mudana de ambiente, estes bebs sofrem da ausncia de seus pais e irmos durante a hospitalizao. Vale salientar que esta pesquisa j se deu h algum tempo; portanto, algumas mudanas podem ter ocorrido. A presena do psicanalista A minha insero neste setor como psicanalista, partiu de meu desejo e da sugesto da chefia de sade mental, meu setor de origem. Durante uma reunio com todas as chefias do hospital, tomo cincia da demanda da chefia
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-71, 2010

A PReSenA De uM PSICAnAlISTA eM uM CTI PeDITRICO

| 61

do cti peditrico de mais recursos humanos e me apresento. Agendamos uma primeira reunio, onde ofereo um espao de escuta para a prpria equipe, bebs internados e para os pais destes. J neste momento a chefe estabelece um horrio para minha rotina, inicialmente semanal: s 4.as feiras, aps 16h00, quando o setor est mais tranqilo e tem mais espao para eu atender. A sala de reunio e descanso dos mdicos oferecida para os atendimentos, junto abertura de um Livro de Registros: Se no as coisas se perdem e nada se constri., diz a chefia do servio. Marcamos a segunda reunio quando ela me apresenta equipe, ao cenrio do cti e suas regras (lavagem das mos, uso de capote e luvas...). Alguns dias antes de estrear este novo modelo de cuidado no CTI, fui at l convidar a chefia para uma mesa redonda sobre o mesmo, e fui recebida com uma demanda: atender aos familiares de um beb. Este atendimento foi o primeiro dos casos clnicos relatados. Assim, deu-se a minha inaugurao e marca neste setor. Ento, todas as quartas-feiras tarde, a equipe contava com a minha presena. At hoje, salvo uma menina de 12 anos, a demanda feita pelos mdicos para atender aos pais, acolh-los em seu sofrimento. Ressalto que tal demanda s pode surgir h partir da sensibilidade da equipe que considera o paciente no s o beb internado, mas seus pais. Assim, como da nossa prxis, escuto suas histrias e informo equipe acerca da dinmica psquica desses pais, assim como informaes relevantes de seus entes queridos internados. Tudo isto relatado nos pronturios dos bebs, marcando este novo procedimento inserido na equipe multidisciplinar. A presena de um psicanalista junto a uma equipe de cuidados peditricos intensivos pode ser vivenciada de diversas maneiras. Podemos ser bemvindos, sofrer algum tipo de resistncia, nos tornar objeto persecutrio ou um fenmeno transicional. A insero de um psicanalista: um novo membro na equipe que se destaca por sua especificidade clnica de interveno, para que sua ao se torne vlida e aceita, faz-se necessria a construo de uma relao entre este novo profissional e a equipe. Isto s pode ser possvel atravs de um trabalho inicial com a equipe instaurando uma relao de confiana, continuidade e consistncia: a equipe sabia que sempre neste dia e hora marcados podia contar comigo. claro que este vnculo s pode ser construdo atravs de um fenmeno psicanaltico: a transferncia. Este novo setting me suscitou as seguintes questes:
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-71, 2010

62 |

PRIMRDIOS PSICAnlISe APlICADA DIfeRenTeS fORMAS De CuIDAR

Como os pais dos bebs l internados, vivenciam esta experincia, to mpar, de ter um filho em um ambiente de cuidados intensivos onde no so eles os autores dessas aes? Qual seria o papel de um psicanalista neste novo setting? Sua presena necessria? Faz diferena? Como hiptese, sugiro: ao inserir um psicanalista em um setor que lida com a iminncia da morte em sujeitos de to pouca idade, supomos que este espao de escuta proporcionado por esse profissional, ajudaria aos pais destes bebs a elaborarem este momento to singular em suas vidas, diminuindo seu sofrimento e facilitando a comunicao pais-equipe. O psicanalista, neste ambiente, tem o mesmo lugar de escuta do consultrio? Qual seria a diferena? Como exemplos da minha insero, relato a seguir alguns casos atendidos. Consultas teraputicas: casos clnicos Caso I Ao adentrar na ante-sala, sou recebida por uma me que se dirige a mim dizendo que a chefe do servio est ocupada com familiares de um nenm que falecera. (Provavelmente j est identificada com esta me, recm amputada de seu filho.) Aps alguns minutos a mdica vem me relatar o caso: Camila, me de Helena, e Vnia, av materna, voltam ao hospital, cinco dias aps a morte de H. porque na certido de bito no constava o horrio do falecimento. Ento, esta mdica me convida para estar com ela neste atendimento. Ela assume o erro do servio e informa que o cartrio no poderia ter emitido tal documento sem esta informao. Enquanto esta profissional corria pela instituio em busca desta data, fiquei escutando me e av. Um pouco da histria do beb: Helena nasceu em outro hospital. encaminhada para o Hospital da Lagoa, permanecendo dois meses l. gmea de outra menina e tem mais 2 irmos. Iria viver com seus pais, a princpio, mas segundo as informaes da mdica, caso ela sobrevivesse, at os trs anos de vida iria ser muito difcil, e a sua sobrevida depois tambm era questionada. Era um beb de baixo peso, portanto sujeita a pegar infeces (como acontecido), grave e com atresia de esfago. Segundo a mdica, H. recebia poucas visitas de sua famlia. Parece que a equipe investira afetivamente nesta menininha, pois quando cheguei no aqurio (local cercado por vidros onde a equipe v todos e vice-versa e onde h um quadro contendo a identificao de cada paciente, o motivo, a data da
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-71, 2010

A PReSenA De uM PSICAnAlISTA eM uM CTI PeDITRICO

| 63

internao e a evoluo do quadro clnico), a equipe mdica estava falando sobre esta morte. Provavelmente, sem se darem conta, estavam elaborando esta perda, tentando lidar com a frustrao e os seus limites prprios e os da medicina, suas impotncias..., para, enfim, seguir adiante em seu trabalho: outras vidas, outras gravidades, emergncias, surpresas, esperanas. Vnia, a av, ocupa o espao da fala. Diz que vai correr atrs da autpsia, pois a neta chegara l s com baixo peso, e depois adquirira um monte de doenas. Em seu discurso aproveita para falar da morte de sua me e de seu filho. (Ser que usara este espao como carona para elaborar estas outras perdas? E/ou um discurso catrtico? Talvez os dois.) Seu relato tambm de culpabilizao equipe. Aps essa catarse, V. se volta para a filha que se encontra calada, ocasionalmente emocionando-se. Relata que C. no come mais, que teve cncer, mas j recebera alta. A mdica retorna sala com o pronturio de H. esclarecendo-as sobre o direito que tm de obter o pronturio do beb. Percebe, com sua experincia, que a demanda da av diferente da me, convida V. para um caf deixando C. a ss comigo. Definitivamente, C. precisava se separar de sua me para falar acerca da morte de sua filha: Quero minha filha em casa. (sic). Chora e se emociona muito. Felizmente, C. aproveitou o espao teraputico oferecido e pode falar de sua prpria perda sem se misturar com as perdas relatadas por sua me. Pois sua a filha que foi embora. Agora, esta a sua dor. preciso falar desta para seguir adiante, posto que sabemos o quanto isto pode afetar sua relao com seus outros filhos, principalmente a irm gmea de H. C. tem alguns trabalhos de luto para realizar: elaborar o beb que nasceu dela e lhe fora retirado em um curtssimo espao de tempo; o luto do beb ideal para o beb real, para enfim chegar ao processo mais doloroso: o luto do seu beb. Lembremos Freud, quando este nos afirma da impossibilidade da elaborao do luto de um filho. Talvez C. no conseguira ter visitado sua filha constantemente, como a equipe desejava. Prefirira ficar com a outra perfeitinha, como diz a av, e que no apontava para uma ferida narcsica. No momento, alm desta dor, C. tenta lidar com a realidade que impera: a morte de sua filha, sua doena e seus outros filhos. Relata que vira no pronturio a causa morte de H.: S.A.R.A., me indagando acerca do significado desta sigla. Parece que s agora, aps cinco dias de falecimento deste beb-filha, esta me pode comear a entrar em contato
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-71, 2010

64 |

PRIMRDIOS PSICAnlISe APlICADA DIfeRenTeS fORMAS De CuIDAR

com essa perda. Ento lhe ofereo um espao para que ela continue falando sobre isso. Ela agradece e marcamos dia e hora, mas ela no comparece. Entendo que no quis retornar ao lugar onde perdeu sua filha, uma atitude muito comum nesses pais e mes. Talvez s queira esquecer. Caso II P. foi o primeiro paciente apresentado a mim, pela chefia do servio. Nascera em 15/02/06 e fora internado em 31/3/07, quando j contava um ano de idade. Hoje tem 2 anos. O motivo de sua internao fora uma Mielite Cervical Transversa e Atelectasia. Em 19/12/07 uma mdica demanda atendimento aos pais, embora a nfase dada me, posto que esta entra em angstia quando h alguma morte ou iminncia de, no setor. (sic-mdica). Neste dia apenas a me, Ana, est presente. Conta que largara o emprego para ficar com o filho internado. Inicialmente mostra-se defensiva, talvez segurando suas emoes. Emociona-se ao falar da proximidade do Natal e das fantasias em relao ao prognstico piora do quadro. Vale dizer, que tal fantasia tambm baseada, a meu ver, no medo que a equipe tem em relao m evoluo do paciente (que passada para os pais, mesmo que no concretamente atravs de palavras; mas gestos, olhares, tom de voz... ao se fazer referncia a este beb). Alm desse detalhe, acrescento o clima no qual todos se encontram nesta poca do ano, o que torna tudo muito mais mobilizante. A. demosnstra sua exausto ao falar do desejo de retirar o filho da internao fixando um limite: o incio de 2008. Ao final da entrevista, se mobiliza e chora. Na semana seguinte, quando seria a segunda consulta teraputica, A. no se encontrava no cti, mas a equipe me d boas notcias: foi feita uma comemorao natalina. P. est vivo e interagindo!!! Na semana posterior ela tambm no estava. Quinze dias aps esta, finalmente encontro-a, mas ela recusa, resiste ao atendimento: Estou com a garganta inflamada (sic). Coloco-me sua disposio, para quando melhorar, informando-a acerca de meus horrios no setor e na prpria unidade hospitalar. Os mdicos tambm a reencaminham, acreditando na necessidade e beneficncia que ela teria deste espao, mas ela continua resistindo. Pode ser que esta nica consulta teraputica tenha mobilizado-a bastante. Provavelmente, entrou em contato com suas fantasias em relao vida do
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-71, 2010

A PReSenA De uM PSICAnAlISTA eM uM CTI PeDITRICO

| 65

filho e dela prpria. Talvez, ela ainda no estava pronta, psiquicamente, para falar sobre isso. Um pequeno relato do incio do caso sobre o beb: P. um beb forte, que se comunica. Em seu atual ambiente, onde permanece todo o tempo, tem uma tv e dvds de sua preferncia e alguns brinquedinhos. Apesar de sua doena e de sua restrio no leito/bero, P. responde s solicitaes e aos estmulos dirigidos a ele, advindos de toda a equipe e seus pais. Acredito no s que a me e a equipe tm um bom vnculo com este beb, mas que este, tambm, faz vnculos. Este beb apresentado desde o primeiro dia como um ser desejante que se comunica e troca com o outro. A ttulo de ilustrao, remeto-lhes a uma fala da equipe: Ele reclama quando o colocamos sentado, pois no gosta desta posio. (sic) Percebo que assim como os cuidados intensivos so necessrios, o vnculo afetuoso, o olhar atento, a voz carinhosa, s para citar outras formas de tratar, tambm fazem parte do tratamento durante a hospitalizao. Diante tal fato, parece ser uma equipe que trata o paciente como um sujeito, respeitando seus desejos e limitaes. Um outro exemplo: as pessoas j sabem quando ele pede para ligar a tv, pois aponta para o aparelho. Enquanto assiste ao seu programa favorito o desenho do Barney, um dinossauro -, no interage, fazendo-se senhor de seu prprio desejo. No incio deste ano A. retoma sua atividade laborativa. Ser que esta ao pode ser tomada como fuga da situao? Um tempo para descansar do ambiente hospitalar? E/ou, talvez, finalmente, esta me encontra-se transferida para com a equipe, confiando nesta, podendo ento, se ausentar, habilitando os profissionais a exercerem os cuidados em seu filho? No incio de abril houve uma piora de seu estado clnico: um quadro infeccioso e um primeiro episdio de convulso. Est sendo medicado com anticonvulsivante. A mdica encaminha a me novamente para uma nova consulta comigo, mas a mesma resiste respondendo: Estou bem. Outra mdica me informa que os pais esto separados. Separaram-se durante a internao porque ele se apaixonara por uma me de uma outra criana tambm internada ali, e abandonara o casamento. Agora, o pai est tentando reconquistar a esposa. Atualmente no vejo mais a me l. o pai quem est sempre presente. Talvez tenham invertido os papis. Ou, pode estar muito difcil para a me neste momento, conviver com seu filho que j no mais interage com ela. P. um paciente neurolgico que necessita de aparelhagem para sobreviver: respirador, dieta interal, fisioterapia respiratria. Atualmente os pais esPrimrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-71, 2010

66 |

PRIMRDIOS PSICAnlISe APlICADA DIfeRenTeS fORMAS De CuIDAR

boam um desejo de transferi-lo para a Rede Sarah Kubitscheck, diante de suas condies scio-econmicas desfavorveis para propiciar um home care. P. no est mais responsivo, e cego. interessante ressaltar que sua me quem avisa equipe que seu filho no estava mais enxergando. O oftalmologista chamado e confirma o diagnstico materno, afirmando tambm a preocupao, o vnculo e o investimento que esta me tem em relao a seu filho. Caso III Carlos um menino de trs anos que deu entrada em nossa unidade por conta de um acidente com seu pai na estrada, em sua cidade natal. Neste dia, seu pai resolvera levar o filho para dar uma volta de bicicleta (meio de transporte da famlia) at o centro da cidade. A me resolve ir atrs. Ao atravessar a estrada, um carro os atropela. A me assiste a tudo e vai em direo ao filho. Duas ambulncias chegam ao local. Uma transporta o pai para um hospital da regio. A me vai com o beb em outra viatura para um hospital infantil e deste transferido para o nosso cti. Infelizmente o pai vem a falecer. O diagnstico de C. de traumatismo crnio-enceflico e uma fratura da tbia direita. Por conta desta tragdia que invade essa famlia, a me encaminhada pela pediatra-intensivista para uma consulta teraputica, pois J perdeu o marido e pode vir a perder o filho. (sic-mdica). Eleonora uma mulher jovem e tem mais dois filhos (11 e 9 anos). Residem em um municpio do Rio de Janeiro. Aceita o encaminhamento da mdica de bom grado. Seu tom de voz baixo, mas expressivo, assim como seu olhar. Ao falar acerca da cena do acidente, afirma: Sei que nessas horas a gente no deve tocar na pessoa, tem de esperar pelo socorro, mas no consegui no ter o meu filho em meus braos. Neste primeiro encontro h o incio da elaborao do acidente e dos sintomas do filho, assim como da morte de seu esposo. Na segunda consulta E. fala acerca de sua vida sem o esposo: como ir sustentar os filhos (o marido era a nica fonte de renda da famlia), como os outros filhos devem estar enfrentando essa situao, como ser viva to nova e com trs filhos. Felizmente esta me-viva tece projetos para sua vida: diz estar pensando em trabalhar, quando seu beb for de alta e no mais precisar de seus cuidados podendo ficar com um terceiro. Tambm se mostra aberta para um futuro relacionamento: Sou muito nova!. Talvez para encarnar a funo de esposo-pai em outro homem, aps elaborar o luto do marido. Penso que isto aponta para uma tendncia bifila desta me.
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-71, 2010

A PReSenA De uM PSICAnAlISTA eM uM CTI PeDITRICO

| 67

interessante que no assisto a essa me desmoronar, apesar de haver momentos de lgrimas e silncios em seu discurso. Ser por um sentimento de anestesia tpico desses sujeitos que sobrevivem a uma tragdia e se apegam ao que restou de positivo, no caso dela, o filho? Uma mulher resiliente. Na semana seguinte, quando do meu retorno, fico feliz e surpresa ao receber a notcia que C. fora de alta. Voc no acredita no seu trabalho?, uma mdica me indaga. Nestes quinze dias de cuidados intensivos de todo aparato hospitalar, o investimento materno, assim como a funo continente e o holding como aes do psicanalista, foram dois potentes remdios para o retorno desta dupla me-beb ao seu ambiente domstico. Mesmo diante de um fator traumtico poderoso, como a morte do seu esposo e pai de seus filhos, que poderia ter abalado a existncia dessa me, isto no a impediu de exercer sua funo materna. Acredito que a equipe tambm se encontrava abalada e invadida por essa situao dramtica, alm de identificada com essa me. Assim, usa de todo o aparato clnico e afetivo para salvar a vida dessa dade. Resultados H cerca de seis meses o CTI peditrico desta instituio conta com a minha presena. No que diz respeito primeira pergunta desta pesquisa (Como os pais dos bebs internados em cti vivenciam a experincia de ter um filho sob cuidados intensivos de terceiros?), percebi que, em sua maioria, ao iniciar a consulta, mostram-se defendidos, pois ainda no se estabelecera um vnculo. A partir da instaurao de uma relao positiva de transferncia, eles comeam a elaborar o trauma da separao de seus filhos, lidarem com a impotncia do no saber e do no dar conta das tarefas pertinentes a este tipo de tratamento. Assim, liberam os cuidados de seus entes queridos para a equipe, pessoas que at ento no existiam em suas vidas e em quem precisam se vincular, confiar. Alm disso, h tambm um sentimento de anestesia, uma fora para no desmoronar. Aps instalada essa relao positiva de transferncia, d-se o afrouxamento das defesas, possibilitando um espao para elaborao das vivncias advindas da internao de seus filhos. Assim, esse espao diferenciado pode funcionar como holding e continente para esses pais falarem de suas angstias em relao hospitalizao de seus bebs. Nessas consultas, escutei:
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-71, 2010

68 |

PRIMRDIOS PSICAnlISe APlICADA DIfeRenTeS fORMAS De CuIDAR

fantasias em relao ao diagnstico ( cncer, mas a Dra. no quer falar., diz um pai.), e prognstico; fases de negao, revolta, barganha, depresso e aceitao, como nos mostra Kubler-Ross no que diz respeito a eles prprios, equipe, instituio, ao diagnstico, prognstico e doena do filho; assim como a projeo de afetos na equipe e gratido. Para responder segunda indagao acerca do papel do psicanalista, faz-se necessrio enfatizar que este setting analtico um setor hospitalar muito especfico onde os pacientes so sempre trs: o beb, sua me e seu pai, ou os que ocupam as funes destes; e, onde os profissionais exercem cuidados to primitivos, colocando-se nas posies materna e paterna, podendo se configurar tambm como mais uma demanda de atendimento. Sendo assim, estes tambm tm seus momentos de fragilidade, onde a presena de um psicanalista para elaborar algumas vivncias pode se tornar importante para a continuidade do trabalho. Zornig (2001) prope algumas aes prprias do psicanalista a se realizar dentro de um cti peditrico, a saber: Em relao aos pais preciso sustentar uma transferncia em um tempo retroativo da histria individual dos mesmos, assim como em um tempo de construo da estrutura familiar, procurando mediar a descontinuidade provocada pelo descompasso entre a criana idealizada, do narcisismo parental e a realidade da criana que ali est apontando para um mais alm do que possvel ser visto. Para tal, lancei mo das consultas teraputicas desenvolvidas por Winnicott. Este pediatra e psicanalista concebe um lugar especial para a primeira entrevista teraputica. Podendo reduplic-la, acredita que o uso pleno de uma primeira entrevista pode produzir grandes benefcios. Seria uma aplicao da Psicanlise em termos econmicos, sempre sob o horizonte tico que orienta esta prtica de interveno. Em relao ao setting, Winnicott diz que o princpio bsico que este seja humano. Sobre a equipe: esta pode estabelecer duas bases de relacionamento com o psicanalista. Uma relao de base paranide, onde a presena de um outro diferente e estrangeiro pode causar certo constrangimento e/ou resistncia, ou uma relao de confiana bsica. Ambas podem coexistir alternar ou ser uma passagem de fases. A fim de melhorar o vnculo entre a equipe e este novo personagem e sua tcnica, o psicanalista pode oferecer um espao de escuta aos profissionais que esto envolvidos neste processo de trabalhar em um ambiente convivendo com diferentes nveis de stress, para que estes possam verbalizar suas angsPrimrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-71, 2010

A PReSenA De uM PSICAnAlISTA eM uM CTI PeDITRICO

| 69

tias e abrir um espao para negociao dos conflitos que se do neste ambiente (Zornig, 2001). Percebi que este espao se d informalmente, no aqurio, quando chego ao setor ou quando algum caso relatado. Para ilustrar este momento, cito algumas falas das mdicas: Todos os pais que esto com filhos internados aqui precisam de apoio psicolgico.; Ns tambm precisamos!... To brincando!; Dar notcia do falecimento do filho para seus pais a pior coisa. Refletindo sobre esta ao e dever do mdico, uma residente desabafa: Nunca fiz isso ainda porque sou residente, mas no sei como vai ser quando chegar a minha vez. Penso que para tal espao tomar forma, preciso se instalar uma transferncia positiva com a equipe, para que a presena de um psicanalista no seja vivenciada como persecutria ou invasiva. Assim, comecei minhas idas ao CTI, semanalmente, no mesmo dia e horrio, acordados com a chefia do setor. Com o passar do tempo, a minha presena no servio se construra e algumas mdicas j me aguardam para me encaminhar os casos. Alm da demanda ter crescido numericamente, formulou-se o pedido para eu estar no setor mais de uma vez por semana, assim como a abertura da minha agenda no ambulatrio para os casos de alta hospitalar, quando houver necessidade. Penso que tal fato tem a ver no s com o estabelecimento de uma relao de confiana, mas tambm com o entendimento acerca do meu trabalho. O lugar atual de escuta do psicanalista neste setting testemunhar a dor, revolta, culpa e dvida desses pais internados no CTI junto a seus bebs, e funcionar como objeto transicional entre pais e equipe. Creio ser este o veculo fundamental para o desenvolvimento deste trabalho, fora a transferncia, presente desde o comeo do tratamento e o mais poderoso mvel de seu progresso (Freud, 1916, p. 516). Pommier, em Desenlace de uma anlise (2003), fala de uma postura ativa do analista, um estado voluntrio de ateno, onde este exerce uma tomada de posio explcita, cujo efeito possibilita quele que fala perceber seu prprio pensamento, que o tornava desconhecido. Da a analogia entre testemunho e funo da transferncia. uma tarefa analtica, se oferecer como testemunha, isto , um terceiro que atesta a realidade: um psicanalista hospitaleiro. Futuramente, talvez, a equipe j possa integrar definitivamente o psicanalista como mais um de seus membros, inserindo-o nas reunies de discusso de casos clnicos. O psicanalista tambm pode promover outros espaos, tais como um Grupo de Estudos onde se possa estudar o psiquismo do beb, a subjetividade e fantasias dos pais internados; e ajudar a instaurar uma Reunio
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-71, 2010

70 |

PRIMRDIOS PSICAnlISe APlICADA DIfeRenTeS fORMAS De CuIDAR

de Equipe peridica com a presena de todos os profissionais: mdicos, enfermeiros, auxiliares, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais... e claro, o psicanalista. Pesquisa apresentada em 27 de junho de 2007. Karen Tannhauser Rua Jardim Botnico, 728/405 Jardim Botnico-Rio de Janeiro-RJ 22460-000 fone: (21) 2294-6368 e-mail: kartann@hotmail.com Referncias
FREUD, Sigmund. (1912). A dinmica da transferncia. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, v. 12). ______. (1912). Luto e melancolia. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, 14). ______. (1912). Recomendaes aos mdicos que exercem a psicanlise. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, 12). GOLSE, B. Sobre a psicoterapia pais-beb: narratividade, filiao e transmisso. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2003. GREEN, A. A me morta. In:______. Sobre a loucura pessoal. Rio de Janeiro: Imago, 1998. GUEDENEY, A; LEBOVICI, S. Intervenes psicoterpicas pais/beb. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1999. JERUSALINSKY, J. Enquanto o futuro no vem: a psicanlise na clnica interdisciplinar com bebs. Salvador: galma, 2002. KLAUS, M.; KENNEL, J. Pais/bebs: a formao do apego. Rio de Janeiro: Imago, 2002. KUBLER-ROSS, E. On death and dying. 1969. Wikipdia. Google, 2008. LAPLANCHE; PONTALIS. Vocabulrio da psicanlise. So Paulo: Martins Fontes, 1994. MAIA, M. Trauma e catstrofe na experincia subjetiva. In:______. Extremos da alma: dor e trauma na atualidade e clnica psicanaltica. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2003. MALDONADO, M. T. O mdico e a cliente prxima da morte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GINECOLOGIA E OBSTETRCIA, 12. Salvador, 1978.
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-71, 2010

A PReSenA De uM PSICAnAlISTA eM uM CTI PeDITRICO

| 71

MINAYO, S. M. C. (Org.). Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. Petrpolis: Vozes, 1994. NASIO, J-D. O livro da dor e do amor. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. POMMIER, G. O desenlace de uma anlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. RABELLO, A. M. Construo subjetiva e prematuridade: uma reflexo terico-psicanaltica. Originalmente apresentada como tese de mestrado apresentada no Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, 2002. TEPERMAN, W. D. Clnica psicanaltica com bebs: uma interveno a tempo. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2005. WINNICOTT, D. W. Da pediatria psicanlise. Rio de Janeiro: Imago, 2000. ______. A criatividade e suas origens. In:______. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975. ______. Teoria do relacionamento paterno-infantil. In:______. O ambiente e os processos de maturao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990. ______. Os bebs e suas mes. So Paulo: Martins Fontes, 2002. ZORNIG, S. Prematuridade e trauma: questes sobre a constituio do sujeito. Revista da SPID, n. 33, Rio de Janeiro, 2001.

Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-71, 2010

You might also like