You are on page 1of 10

Unisal Robson Henrique Rossi Martins

Gesto Financeira no Sistema nico de Sade

Campinas 2012

Unisal Robson Henrique Rossi Martins

Gesto Financeira no Sistema nico de Sade

Projeto

de

Monografia

apresentado para a disciplina de Metodologia do Trabalho de Negcios.

Campinas 2012

SUMRIO Introduo ................................................................................................................ 4

1 Reviso de Literatura ............................................................................................ 5 2 Metodologia .......................................................................................................... 6 3 Cronograma........................................................................................................... 7 Referncias............................................................................................................... 31

Introduo

A gesto financeira do Sistema nico de Sade SUS trata-se de transferncias intergovernamentais de recursos financeiros na rea da sade. A sade um direito de todos como prever na Constituio Federal de 1988, e para garantir este direito o estado o provedor, mas, para isto o governo dividido em trs esferas que se responsabilizam por determinadas competncias polticas e financeiras. Essas esferas um meio de organizao para delimitar os recursos financeiros de cada, so: Federal, constituda pelo Ministrio da Sade - MS, Estadual, constituda pela Secretaria Estadual de Sade - SES e Municipal constituda pela Secretaria Municipal de Sade SMS, as quais garantem as aes e servios de sade a todos. O atual projeto visa apresentar a situao financeira do Sistema nico de Sade no Brasil e explicar como realizado a distribuio dos nveis de gesto do SUS nas trs esferas de Governo e destacar as competncias polticas e financeiras de cada gestor atravs de referncias bibliogrficas. O trabalho ir demostrar como so realizados os repasses de recursos, como so financiados os servios de sade e qual a real situao financeira da sade no Brasil atravs de buscas bibliogrficas. Pois as aes e servios de sade, implementados pelos Estados, Municpios e Distrito Federal, so financiados com recursos da Unio, prprios e de outras fontes suplementares de financiamento, todos devidamente contemplados no Oramento da Seguridade Social. Os recursos so repassados por meio de transferncias regulares e automticas, remunerao por servios produzidos, convnios, contratos de repasses e instrumentos similares.

1. Reviso de Literatura

1.1 SUS

A Constituio Federal assegura a todos os cidados brasileiros ou residentes no Pas o direito sade. Esse direito garantido pelo Poder Pblico nas esferas federal, estadual e municipal, por meio de polticas voltadas para diminuir o risco de doenas e que possibilitem a implementao de aes e servios de promoo, proteo e recuperao da sade. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios compartilham as responsabilidades de promover a articulao e a interao dentro do Sistema nico de Sade SUS, assegurando o acesso universal e igualitrio s aes e servios de sade. O SUS um sistema de sade, regionalizado e hierarquizado, que integra o conjunto das aes de sade da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, onde cada parte cumpre funes e competncias especficas, porm articuladas entre si, o que caracteriza os nveis de gesto do SUS nas trs esferas governamentais. Criado pela Constituio Federal de 1988 e regulamentado pela Lei n 8.080/90, conhecida como a Lei Orgnica da Sade, e pela Lei n 8.142/90, quetrata da participao da comunidade na gesto do Sistema e das transferncias intergovernamentais de recursos financeiros, o SUS tem normas e regulamentos que disciplinam as polticas e aes em cada Subsistema. (Ministrio da Sade, 2003)

1.2. NVEIS DE GESTO DO SUS

Esfera Federal: Formulao de polticas nacionais de sade, planejamento, normalizao, avaliao e controle do SUS em nvel nacional. Financiamento das aes e servios de sade por meio da aplicao/distribuio de recursos pblicos arrecadados.

Esfera Estadual: Formulao da poltica estadual de sade, coordenao e planejamento do SUS em nvel Estadual. Financiamento das aes e servios de sade por meio da aplicao/distribuio de recursos pblicos arrecadados.

Esfera Municipal: Formulao da poltica municipal de sade e a proviso das aes e servios de sade, financiados com recursos prprios ou transferidos pelo gestor federal e/ou estadual do SUS. (BRASIL, 2003).

1.3. A gesto financeira do Sistema nico de Sade

SUS delimita os recursos financeiros em que cada nvel de esfera de governo recebe para o planejamento das aes de sade destinado para todos os cidados no qual contribui atravs de impostos. Esses impostos so arrecadados para sade, no mnimo de 7%, nos anos seguintes vo crescendo at atingir o percentual mnimo de 12% para o estado e de 15% para os municpios. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios compartilham as responsabilidades de promover a articulao e a interao dentro do Sistema nico de sade - SUS, assegurando o acesso universal e igualitrio s aes e servios de sade. Sendo que a Constituio Federal que assegura a todos os cidados brasileiros ou residentes no pas esse direito a sade garantido pelo poder pblico nas esferas de governos e por meio de polticas para diminuir os riscos de doenas e possibilitar as aes e servios na promoo, proteo e recuperao da sade. (BRASIL, 2003). Os recursos financeiros so passados pela transferncia automtica, ou seja, fundo a fundo que financiam a ateno bsica e a assistncia de mdia e alta complexidade. Os pagamentos destinados sade em todos os nveis de governo so registrados no SIH (Sistema de Informao Hospitalar) e SIA (sistema de informao ambulatorial) pela fatura calculada pelos prestadores de servios. Os servios pblicos de sade s podero ser gastos em benefcio sade do cidado de forma universal, igualitria e gratuita, observando as diretrizes e princpios do SUS no mbito de cada nvel de gesto, para aquilo que concorre efetiva e diretamente na promoo, proteo, recuperao e reabilitao da sade. As despesas que no destinem ao atendimento do usurio do SUS no so consideradas gastos com sade pblica.

O objetivo geral da gesto financeira do SUS garantir os recursos necessrios para o atendimento da sade pblica. E os objetivos especficos so: assegurar a sade como direito do cidado e dever do estado; promover a qualidade de vida; prevenir riscos e agravos sade do cidado; capacitar os Recursos Humanos do SUS; propor a segurana dos nveis de gesto do SUS.

Metodologia

A metodologia utilizada baseia-se numa reviso bibliogrfica. Esta pesquisa de carter descritivo que tem como objetivo descrever caractersticas do sistema financeiro do SUS. A coleta de dados dar atravs de pesquisas em sites da internet, artigos, livros e no manual de gesto financeira do SUS elaborado pelo Ministrio da sade a fim de descrever a real situao da gesto financeira do SUS.

Cronograma

Elaborao do Projeto at Maio/12. Pesquisa de Referncias Bibliogrficas at Junho/12. Estudo e Analise do material at Julho/12. Desenvolvimento do projeto at Agosto/12. Termino da Monografia at Setembro/12. Reviso da Monografia at Outubro/12. Entrega do Trabalho at Novembro/12.

REFERNCIAS

Brasil. Ministrio da Sade - SUS. Descentralizao das aes e servios de sade: a ousadia de cumprir e fazer cumprir a lei. 1993.

Brasil. Ministrio da sade - SUS. Gesto plena com responsabilidade pela sade do cidado. 1997.

BRASIL. Manual Tcnico de Gesto Financeira do SUS. Braslia, 2003.

You might also like