You are on page 1of 7

Acredita-se que as mudanas corporais, ao nvel fsico, so relativamente universais, com algumas variaes.

Um exemplo disso a menstruao nas meninas, no se conhece cultura em que esse no ocorra; podem-se variar as datas, mas nunca deixar de acontecer. A construo da identidade social e acontece durante toda, ou grande parte, da vida dos indivduos. Desde o seu nascimento o homem inicia uma longa e perene interao com o meio em que est inserido, a partir da qual construir no s a sua identidade, como a sua inteligncia, suas emoes, seus medos, sua personalidade, etc. Apesar de alguns traos desenvolvimentais serem comuns a todas as pessoas, independente do meio e da cultura em que estejam inseridas (como o caso, por exemplo, da menstruao nas meninas ou do nascimento dos pelos nos meninos), h determinadas caractersticas do desenvolvimento que se diferem em grande escala quando h diferenas culturais. A construo da identidade um desses fatores relacionados ao desenvolvimento que tem ntima, seno total, dependncia da cultura e da sociedade onde o indivduo est inserido. Em alguns momentos podemos observar certas crises de identidade durante o desenvolvimento da mesma. o que acontece, por exemplo, com a maioria dos adolescentes das sociedades atuais, que precisam resolver essas crises para solidificarem aspectos de sua identidade pessoal e social. Vejamos. Um resgate histrico da adolescncia Os focos de nossa reflexo so os adolescentes. Esse termo no causa espanto ou novidade nos dias atuais; palavra simples (conceito nem tanto) que permeia os discursos tanto da cincia como do senso comum e aparentemente bem definida: fase que se segue puberdade (aproximadamente entre 14 e 21 anos). Mas, nem sempre foi assim. Nem sempre a adolescncia foi uma fase supostamente conhecida, estudada e valorizada como no sculo que acabamos de ultrapassar: o sculo XX. Para que possamos entender, exatamente, o conceito atual de adolescncia e a conseqente crise de identidade relacionada mesma, pensamos que seja necessrio um resgate histrico do termo pois esse , sem dvida, derivado de movimentos da histria.

Todo termo adquire melhor sentido quando embasado historicamente, pois a histria lhe oferece a base conceitual e evolutiva, legitimando-o. H inmeras pesquisas, na rea da Educao, que pecam por carecer de bases histricas que introduzam o assunto contido no problema de pesquisa e do a impresso de estar falando de algo que se encerra em si mesmo; que sempre existiu ou que surgiu em determinada poca remota (no se sabe qual) mas que isso no influencia o seu conceito. No pretendemos correr o mesmo risco. Iniciaremos nosso resgate focando nosso olhar sobre um dos mais ricos imprios (em todos os sentidos) de que se teve notcia: o romano (ou helnico), que corresponde ao perodo do sculo I d.C. ao ano 476. Teremos, portanto, um foco exclusivamente ocidental (por opo e no preconceito). O nascimento de um romano no era o suficiente para que esse ocupasse um lugar no mundo. Era necessrio que o pai o quisesse e o recebesse para que, ento, iniciasse sua educao e conseqente colocao na aristocracia romana. To logo nascia a criana era entregue a uma nutriz que ficava responsvel pela educao da criana at a puberdade, educao essa que era extremamente rgida, tendo como objetivo a formao do carter. Somente aos 14 anos o jovem romano abandonava as vestes infantis e passava a ter o direito de fazer o que um jovem gostava de fazer; aos 17 anos podia entrar para a carreira pblica, como o exrcito. No havia um marco que separasse a criana do adolescente pois isso era decidido pelo pai, quando esse pensava ter chegado hora do impbere abandonar as vestes de criana e tomar as vestes de homem. Durante a Idade Mdia tambm no se viu nascer nenhum perodo de transio entre a infncia e a idade adulta, o chamado jovem era o recm entrado no mundo adulto, o que era feito atravs da barbatoria, cerimnia que se seguia ao primeiro barbear do rapaz, sendo que o plo era a prova de que a criana tornara-se homem e, ento, a qualidade da agressividade poderia ser cultivada, objetivando a boa formao do guerreiro. A noite da alta idade mdia foi marcada pelo monoplio da Igreja e pela ascenso da violncia pois s essa permitia a sobrevivncia e o jovem adulto era preparado para exercer sua virilidade atravs da habilidade em matar e da disponibilidade para morrer, se assim fosse preciso. Ainda que j houvesse uma classificao dos diferentes perodos da vida (infncia e puerilidade, juventude e adolescncia, velhice e senilidade), no havia lugar para a adolescncia que era confundida com a infncia.

Embora um vocabulrio da primeira infncia tivesse surgido e se ampliado, subsistia a ambigidade entre a infncia e a adolescncia de um lado, e aquela categoria a que se dava o nome de juventude, do outro. No se possua a idia do que hoje chamamos de adolescncia, e essa idia demoraria a se formar. (Aris, 1981: 45) no sculo XVIII que aparecem as primeiras tentativas de se definir, claramente, a adolescncia. Mas somente no sculo XX que vimos nascer o adolescente moderno tpico exprimindo uma mistura de pureza provisria, fora fsica, espontaneidade e alegria de viver, o que tornou o adolescente o heri do sculo XX o sculo da adolescncia. A partir de ento, passou a haver interesse sobre o que o adolescente pensa, faz e sente. Definiu-se claramente a puberdade e as mudanas psquicas, para que tivssemos a imagem do adolescente atual. importante lembrarmos, no entanto, que abordaremos neste artigo o adolescente das sociedades modernas, que apresenta toda uma caracterizao prpria dessa sociedade. H estudos que nos mostram que a grande maioria das questes ligadas adolescncia est diretamente relacionada ao funcionamento da sociedade em que esse adolescente encontra-se inserido. A antroploga Margareth Mead, realizou estudos de 1925 a 1933, sobre alguns povos primitivos dos Mares do Sul, entre eles os nativos da ilha de Samoa. Para divulgar uas descobertas Mead escreveu o livro Adolescencia y cultura en Samoa (1939) nde foca a adolescncia samoana fazendo comparaes com os adolescentes de ossas sociedades modernas. Para Mead, o que marca uma diferena profunda entre ossos adolescentes e os de Samoa a quantidade de escolhas que se permite a cada indivduo. Nossos adolescentes se encontram com um mundo de escolhas que se deslumbram aos seus olhos. So livres para escolher entre as mais variadas religies, deparam-se com diversos cdigos morais e encontram-se frente a uma srie de grupos diferentes, que tm crenas diferentes e proclamam prticas diversas. Aos adolescentes de Samoa essas questes no se colocam, sendo que as escolhas que so possveis aos jovens samoanos so completamente diferentes. No possvel, por exemplo, fazer qualquer escolha que implique em transgresses de normas de seu grupo social, como pode acontecer em nossas sociedades modernas, onde a filha de um catlico pode ser protestante ou o filho de um defensor das polticas de direito ser um socialista defensor dos direitos do povo.

As escolhas em Samoa apresentam razes prticas: escolhe-se uma residncia para morar ao invs de outra porque as condies de dado lugar so melhores, tem-se uma amante na aldeia ou havia entrado em conflito com algum da outra. A falta de opes para escolha prpria de uma civilizao primitiva, simples e homognea que caminha muito lentamente sem grandes transformaes. No plo oposto encontram-se as civilizaes modernas que so heterogneas, variadas, diversas e marcadas por profundas transformaes que as geraes podem experimentar, devendo se reequilibrar at que outra mudana se coloque. O adolescente que abordaremos nesse trabalho , pois, aquele prprio das sociedades modernas, que tem a sua frente um grande rol de possibilidades, que vive conflitos afetivos, sociais e morais por terem que escolher em uma sociedade onde as opes so muitas. A conceituao da adolescncia A primeira idia que nos surge quando pensamos em adolescncia transformao. Alguns autores sublinham as transformaes corporais, a chamada puberdade, marcada pelo estiro (crescimento rpido), surgimento de plos pubianos, mudana na voz dos meninos, aumento dos seios nas meninas, ebulies hormonais levando exploso da sexualidade, etc. Outros autores frisam as transformaes comportamentais, tais como uma suposta rebeldia, um certo isolamento, um apego exagerado ao grupo, adoo de novas formas de se vestir, falar e se relacionar, alm de episdios de depresso, tristeza ou euforia. Tal metamorfose inclui idias megalomanacas: crena de que pode mudar o mundo e perda de algumas referncias, como a de seu lugar no mundo. Acredita-se que as mudanas corporais, ao nvel fsico, so relativamente universais, com algumas variaes. Um exemplo disso a menstruao nas meninas, no se conhece cultura em que esse fato no ocorra; podem-se variar as datas mas nunca deixar de acontecer. J no nvel psicolgico (principalmente comportamental), h uma vasta diferena de caractersticas no que tange s mudanas. Acredita-se que no h nada de universal nas transformaes psicolgicas que variam de cultura para cultura (como, por exemplo, o

caso de Samoa), de grupo para grupo e de indivduo para indivduo. O que h de interessante em nossa sociedade que, com certeza, a adolescncia faz nascer um novo referencial, como um novo nascimento: s que agora o recmnascido quem deve escolher o nome! Como afirma Becker (1997), Ento, um belo dia, a lagarta inicia a construo do seu casulo. Este ser que vivia em contato ntimo com a natureza e a vida exterior, se fecha dentro de uma casca, dentro de si mesmo. E d incio transformao que levar a um outro ser, mais livre, mais bonito (segundo algumas estticas) e dotado de asas que lhe permitiro voar. Se a lagarta pensa e sente, tambm o seu pensamento e o seu sentimento se transformaro. Sero agora o pensar e o sentir de uma borboleta. Ela vai ter um outro corpo, outro astral, outro tipo de relao com o mundo. (Becker, 1997:14) A crise de identidade prpria da adolescncia O perodo da adolescncia marcado por diversos fatores mas, sem dvida, o mais importante a tomada de conscincia de um novo espao no mundo, a entrada em uma nova realidade que produz confuso de conceitos e perda de certas referncias. O encontro dos iguais no mundo dos diferentes o que caracteriza a formao dos grupos de adolescentes, que se tornaro lugar de livre expresso e de reestruturao da personalidade, ainda que essa fique por algum tempo sendo coletiva. Essa busca do eu nos outros na tentativa de obter uma identidade para o seu ego o que o psicanalista Erik Erikson chamou de crise de identidade, o que acarreta angstias, passividade ou revolta, dificuldades de relacionamento inter e intrapessoal, alm de conflitos de valores. Para Erikson, o senso de identidade desenvolvido durante todo o ciclo vital, onde cada indivduo passa por uma srie de perodos desenvolvimentais distintos, havendo tarefas especficas para se enfrentar. A tarefa central de cada perodo o desenvolvimento de uma qualidade especfica do ego. Para esse autor, dos 13 aos 18 anos a qualidade do ego a ser desenvolvida a identidade, sendo a principal tarefa adaptar o sentido do eu s mudanas fsicas da puberdade, alm de desenvolver uma identidade sexual madura, buscar novos valores e fazer uma escolha ocupacional. Segundo Erikson (1972)

Em termos psicolgicos, a formao da identidade emprega um processo de reflexo e observao simultneas, um processo que ocorre em todos os nveis do funcionamento mental, pelo qual o indivduo se julga a si prprio luz daquilo que percebe ser a maneira como os outros o julgam, em comparao com eles prprios e com uma tipologia que significativa para eles; enquanto que ele julga a maneira como eles o julgam, luz do modo como se percebe a si prprio em comparao com os demais e com os tipos que se tornaram importantes para ele. Portanto, a construo da identidade pessoal e social, acontecendo de forma interativa, atravs de trocas entre o indivduo e o meio em que est inserido. Esse autor enfatiza, ainda, que a identidade no deve ser vista como algo esttico e imutvel, como se fosse uma armadura para a personalidade, mas como algo em constante desenvolvimento. Como vimos, entre os aspectos importantes no desenvolvimento da identidade est o controle vital, ou seja, as fases ou perodos da vida que o indivduo atravessa at chegar idade adulta, que so marcados por crises apresentadas como situaes a serem resolvidas. Como afirma Erikson (1972), Entre as indispensveis coordenadas da identidade est o ciclo vital, pois partimos do princpio de que s com a adolescncia o indivduo desenvolve os requisitos preliminares de crescimento fisiolgico, amadurecimento mental e responsabilidade social para atravessar a crise de identidade. De fato, podemos falar da crise de identidade como o aspecto psicossocial do processo adolescente. Desta forma, o grande conflito a ser solucionado na adolescncia a chamada crise de identidade e essa fase s estar terminada quando a identidade tiver encontrado uma forma que determinar, decisivamente, a vida ulterior. importante entender que o termo crise, adotado por Erikson, no sinnimo de catstrofe ou desajustamento, mas de mudana; de um momento crucial no desenvolvimento onde h a necessidade de se optar por uma ou outra direo, mobilizando recursos que levam ao crescimento. no perodo da adolescncia que o indivduo vai colocar em questo as construes dos perodos anteriores, prprios da infncia. Assim, o jovem assediado por transformaes fisiolgicas prprias da puberdade precisa rever suas posies infantis frente incerteza dos papis adultos que se apresentam a ele. A crise de identidade marcada, tambm, por uma confuso de identidade, que desencadear um processo de identificaes com

pessoas, grupos e ideologias que se tornaro uma espcie de identidade provisria ou coletiva, no caso dos grupos, at que a crise em questo seja resolvida e uma identidade autnoma seja construda. exatamente essa crise e, conseqente confuso, de identidade que far com que o adolescente parta em busca de identificaes, encontrando outros iguais e formando seus grupos. A necessidade de dividir suas angstias e padronizar suas atitudes e idias, faz do grupo um lugar privilegiado, pois nele h uma uniformidade de comportamentos, pensamentos e hbitos. Com o tempo, algumas atitudes so internalizadas, outras no, algumas so construdas e o adolescente, paulatinamente, percebe-se portador de uma identidade que, sem dvida, foi social e pessoalmente construda.

You might also like