You are on page 1of 4

Estruturao da Mquina administrativa no Brasil desde 1930: Dimenses Estruturais e Culturais Fonte: Granjeiro, Adm.

Pub (1998), com adaptaes


MARCO HISTRICO REFORMA ADMINISTRATIVA PRINCIPAIS FATOS (ESTRUTURAIS E CULTURAIS) Criao de rgos, departamentos formuladores de polticas pblicas; Expanso da Administrao Direta (min. Educao, Sade, Cultura, Trabalho, Indstria e Comrcio, Instituto do Acar e do lcool, Instituto Nacional do Sal, Instituto Nacional do Mate); Expanso empresarial do Estado (fundaes, autarquias, sociedades de economia mista. Ex: CEF, DNER, CHESF, BNDE, etc); DASP: rgo central coordenador do processo de modernizao; Estabelecimento de uma poltica de administrao de pessoal centrada no Estatuto dos Funcionrios Pblicos da Unio (Lei n1.711, de 28/10/52), baseado no sistema de mrito; Institucionalizao da funo oramentria, enquanto atividade formal e permanentemente vinculada ao planejamento; Simplificao, padronizao e aquisio racional de material, reviso das estruturas e racionalizao de mtodos; Criao da EBAPE (abril/1952), vinculada FGV, para implantao do ensino sistematizado da administrao pblica no pas. Elaborao de anteprojeto de reforma geral da administrao pblica federal, onde se mencionava, pela primeira vez, a questo da descentralizao; Criao da COSB Comisso de Simplificao Burocrtica (Decreto N 39.605, de 16/07/1956), objetivando as reformas globais, meios para descentralizao dos servios, fixao de responsabilidades e prestao de contas autoridade; Criao da CEPA (1956) - Comisso de Estudos e Projetos Administrativos - com funo de gerar um sistema nacional de planejamento e adequar as informaes oramentrias a essa finalidade. Objetivava mudanas nos processos administrativos e reformas ministeriais (estabelecimento do Ministrio da Indstria e Comrcio, subdiviso do Ministrio da justia e Interior, subdiviso do Ministrio de Viao e Obras Pblicas nos Ministrios do Transportes e das Comunicaes, reorganizao do Gabinete Civil); Criao do conselho de desenvolvimento como rgo centralizador da poltica econmica, do Conselho de Poltica Aduaneira e da SUDENE; PRINCIPAIS CARACTERSTICAS PROJETO DE REFORMA A reforma Administrativa trazia subjacente uma concepo de modernizao, cujo significado era o de reorganizao do aparato estatal com vistas ao aumento do rendimento e da produtividade. Propunha-se a redefinio das atribuies das reparties, a racionalizao de suas estruturas mtodos e normas de trabalho, adequao de recursos financeiros e materiais e um sistema de recrutamento, seleo e aperfeioamento de RH, fundado no princpio do mrito. Tentou-se a instaurao de uma burocracia weberiana no pas; Perspectiva globalizante, imediatista e com nfase no controle CONTEXTO POLTICO ECONMICO Instaurao do Estado Intervencionista, indutor do processo de industrializao/modernizao do pas; Centralizao poltico administrativa e orientao nacionalista;

Advento do DASP 1930 1945 Governo de Getlio Vargas (03/11/30 a 29/10/45) E (31/01/51 a 24/08/54)

Perspectiva globalizante; Estabelecimento de estruturas paralelas como comisses de Estudo e Grupos Executivos de Trabalho, com a participao de membros da indstria nacional; Visava adequar a Administrao pblica aos objetivos do Plano de Metas; Estruturas paralelas com autonomia oramentria e mais flexibilidade para recrutamento de pessoal.

Advento do desenvolvimento como ideologia econmica nacional.

Governo Kubitscheck (31/01/56 a 31/01/61)

Sugestes, crticas, envio de questes para resoluo em sala, envie email para alexorcayreis@yahoo.com.br. Bons estudos e sucesso!!!

MARCO HISTRICO

Decreto-Lei N 200, 25 Fev 1967

REFORMA ADMINISTRATIVA PRINCIPAIS FATOS (ESTRUTURAIS E CULTURAIS) Instituio (art. 6, inc. I ao V, DL 200/67) dos princpios fundamentais da Adm. Pub.: Planejamento, Coordenao, Descentralizao, Delegao de Competncia e Controle; Expanso das Empresas Estatais (Soc. Econ. Mista e Empresas Pblicas), rgos independentes (Fundaes Pblicas) e semi-independentes (Autarquias); Fortalecimento e expanso do Sistema de Mrito; Diretrizes para o Plano de Classificao de cargos (PCC); Reorganizao administrativa (criao dos Ministrios da Justia, Interior, Relaes Exteriores, Agricultura, Indstria e Comrcio, Fazenda e Planejamento, Transportes, Minas e Energia, Educao e Cultura, Trabalho e Previdncia Social, Sade, Comunicao, Exrcito, Marinha e Aeronutica).

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS PROJETO DE REFORMA Regime de exceo originado pela ideologia de Segurana Nacional; Defesa da economia de mercado com forte presena do Estado.

CONTEXTO POLTICO ECONMICO Planejamento torna-se um princpio dominante e a SEPLAN adquire o status de agncia central (Em 1 de maio de 1974, atravs da Lei 6.036, o Planejamento deixa de ser Ministrio e passa a ser uma Secretaria, a SEPLAN. Com status de Ministrio e ligada Presidncia da Repblica, a SEPLAN se tornaria, pelo comando de seus ministros no perodo, o centro das decises econmicas do pas); Controle das Estatais operado pela SEST (DL 84.128/29 Out 1979 -criada a Secretaria de Controle de Empresas Estatais, como rgo central do Subsistema de Controle de Recursos e Dispndios de Empresas Estatais, integrante da Secretaria-Geral, na estrutura bsica da Secretaria de Planejamento da Presidncia da Repblica); Centralizao e concentrao de poderes e recursos no nvel federal, simultaneamente descentralizao no nvel administrativo, como mecanismo de tornar funcionais as organizaes pblicas em relao s demandas econmicas nacionais; Expanso da administrao indireta, com o desenvolvimento de uma tecnoburocracia coexistente com o ncleo tradiconal da administrao direta.; Aproximao entre estado e sociedade atravs da simplificao dos procedimentos na prestao dos servios pblicos; Valorizao do cidado enquanto principal beneficirio dos servios pblicos; Estmulo aos empreendimentos privados; Privatizao nas reas em que o controle desnecessrio. Recesso econmica e crise fiscal; Reviso do modelo de desenvolvimento econmico voltado para o mercado nacional; Redemocratizao do pas; Clima social favorvel a mudanas.

Programa Nacional de Desburocratizao 1979-1981 (institudo pelo Decreto n83.740, de 18 de julho de 1979 e revogado pelo Decreto n 5.378, de 23 de fevereiro de 2004, que instituiu o Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao - GESPBLICA e o Comit Gestor do Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao)

A Nova Repblica 1985

Simplificao de procedimentos, documentos e decretos; Eliminao de informaes desnecessrias; Melhoria do atendimento ao cidado; Aes dirigidas, a partir de 1981, para o estabelecimento do Programa de desestatizao, voltado para processos de privatizao e reprivatizao, visando a fortalecer a iniciativa privada.; Instituio da Reforma da Administrao Pblica Federal mediante a publicao do DL n 91.309/85 (valorizar os recursos humanos na Administrao Pblica, direta e indireta, estatuindo critrios de seleo e admisso, por concurso pblico, bem como a capacitao e promoo dos servidores mediante cursos e estgios, objetivando que os cargos de DAS sejam exercidos pelos ocupantes dos quadros de carreira, com base no aprimoramento profissional);

Ideologia do desenvolvimento nacional; Estmulo empresa privada nacional, compatvel com monoplios estatais.

Restaurao da cidadania; Democratizao da ao administrativa em todos os nveis; Descentralizao e desconcentrao da ao administrativa com os objetivos de situar a deciso pblica prxima ao local da ao e evitar o crescimento desordenado da administrao pblica

Sugestes, crticas, envio de questes para resoluo em sala, envie email para alexorcayreis@yahoo.com.br. Bons estudos e sucesso!!!

MARCO HISTRICO

A Nova Repblica 1985 (continuao)

Constituio de 1988

Governo Collor 1990-1992

REFORMA ADMINISTRATIVA PRINCIPAIS FATOS (ESTRUTURAIS E CULTURAIS) Criao de uma Comisso Especial de Reforma da Administrao Pblica GERAP; Elaborao da lei Orgnica da Administrao Pblica Federal (DL n 2.299/86), alerando dispositivos do DL 200/67 e DL 900/69, estabelecendo: Incluso das Fundaes na administrao indireta, removendo-se o carter de entidades regidas por legislao de direito privado e subordinando os seus cargos, empregos e funes e respectivos titulares ao Plano de Classificao de Cargos - PCC, institudo pela lei n 5.645/70; Criao da Secretaria de Administrao Pblica da Presidncia da Repblica (SEDAP, qual competem, no que concerne Administrao Federal Direta e Autrquica, a superviso, a coordenao, a orientao e o controle das atividades relativas Administrao de Pessoal Civil e de Servios Gerais, modernizao e organizao administrativas, e desburocratizao so includos no mbito da SEDAP o Programa Nacional de Desburocratizao, a Secretaria de Modernizao e Reforma Administrativa SEMOR e a Superintendncia de Construo e Administrao Imobiliria - SUCAD) e extino do DASP (Dec. N93.211/03Set1986); Instituio do Cadastro Nacional do Pessoal Civil CNPC (Dec. N 93.213/03Set1986); Sistematizao das atividades da Advocacia Geral da Unio; definio dos procedimentos de auditoria de pessoal; Novos mecanismos de acompanhamento e controle das estatais; Criao da Escola Nacional de Administrao Pblica ENAP, destinada formao, aperfeioamento e profissionalizao do pessoal civil de nvel superior, e do Centro de Desenvolvimento da Administrao Pblica CEDAM, destinado s atividades de treinamento dos servidores civis (Lei N 7.834/89); Perda da autonomia do poder Executivo para atuar na organizao da administrao pblica por fora do que disps o art. 48, inciso X e XI, com alteraes da EC 32/2001,, que delegou ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente, poder para dispor, dentre outras matrias, da organizao administrativa e da criao, transformao e extino de cargos, empregos e funes pblicas; Descentralizao de recursos oramentrios e da execuo de servios pblicos para Estados e Municpios; Direito de livre associao sindical para servidores pblicos civis; Regime Jurdico nico para todas as esferas de governo; Plano de carreira para servidores da Administrao Direta. Programa de privatizao de Empresas Estatais; Regulamentao da descentralizao do Sistema nico de Sade SUS; Inovao dos modelos de gesto com a iniciativa pioneira do Contrato de Gesto (Hospital Sarah Kubitschek); Extino de rgos; Corte de pessoal.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS PROJETO DE REFORMA Revitalizao do servio pblico e valorizao do servidor pblico; Melhoria de padres de desempenho; Racionalizao e conteno de gastos pblicos e da estrutura da administrao federal; Profissionalizao dos quadros burocrticos; Publicidade dos atos, programas, obras e servios pblicos com carter educativo.

CONTEXTO POLTICO ECONMICO Recesso econmica e crise fiscal; Reviso do modelo de desenvolvimento econmico voltado para o mercado nacional; Redemocratizao do pas; Clima social favorvel a mudanas.

Reconhecimento do valor poltico do cidado e de sua participao no controle dos servios pblicos.

Aumento das demandas sociais; Movimentos reivindicatrios de participao poltica

Proeminncia de aspectos econmicos; Ausncia de um plano formal; Ausncia de poltica de recursos humanos; nfase na extino de estruturas

Sugestes, crticas, envio de questes para resoluo em sala, envie email para alexorcayreis@yahoo.com.br. Bons estudos e sucesso!!!

Agravamento da crise fiscal; Necessidade de estabilizao da economia e exigncia de controle do dficit pblico; Necessidade de captao de recursos para retomada do crescimento econmico; Ruptura com odelo nacional de desenvolvimento para insero na nova ordem internacional

MARCO HISTRICO

Governo FHC

REFORMA ADMINISTRATIVA PRINCIPAIS FATOS (ESTRUTURAIS E CULTURAIS) Flexibilizao de estruturas e funcionamento das organizaes pblicas, com incentivo e valorizao de entidades para estatais 9neoestatais0; Flexibilizao das relaes de trabalho no setor pblico; Promoo da multiplicao das experincias do Contrato de Gesto; Otimizao do processo de descentralizao; Reformulao do Programa de Privatizao. Poltica de profissionalizao da burocracia pblica, estabelecendo-se sistemas de carreiras para as funes tpicas de Estado (consagrao do concurso pblico, produo do mrito da produtividade e reciclagem de pessoal); Valorizar a ENAP como centro de formao e pesquisa sobre modernas formas de gesto.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS PROJETO DE REFORMA Vinculao ao objetivo de assegurar a estabilidade econmica e a governabilidade; Afirmao do princpio do desenvolvimento sustentado; Estreitamento das relaes ente o Setor Pblico e o Privado; Estratgia de promoo da Qualidade e do Controle Social dos servios pblicos; Integrao e responsabilizao dos cidados nos processos de gesto do Estado; Envolvimento da sociedade civil no processo; Perspectiva Gradual e seletiva; Criao de uma Secretaria da Reforma do Estado no mbito do Ministrio da Administrao e Reforma do Estado (MARE), para o estudo do tema e elaborao da proposta (PDRE); Tendncia ruptura do tratamento uniforme nas relaes de trabalho.

CONTEXTO POLTICO ECONMICO Crise Fiscal; Globalizao da economia; Formao de Mercados Comuns (consolidao do Mercosul) e necessidade de adequao de modelos institucionais; Busca de uma insero competitiva no mercado internacional; Superao do Estado Interventor e Empresarial; Governo de tendncia social-democrata.

Sugestes, crticas, envio de questes para resoluo em sala, envie email para alexorcayreis@yahoo.com.br. Bons estudos e sucesso!!!

You might also like