You are on page 1of 2

Sociedade Brasileira de Qumica ( SBQ)

Ponte de Hidrognio ou Ligao de Hidrognio: eis a questo.


Roseane Z. da Silva 1(IC)*, Eduardo F. A. da S. Jnior1(IC), Marcelo F. de Andrade 1(IC).
1

Grupo PET-Qumica, Departamento de Qumica Fundamental - UFPE. Recife (PE). CEP: 50.740-540. Fone: 21268440 Ramal: 5014. *roseane_zs@yahoo.com.br. Palavras Chave: Ponte de Hidrognio, Ligao de Hidrognio, Conceitos qumicos.

Introduo
A importncia do processo da comunicao/linguagem em sala de aula para a correta construo dos conceitos conhecida, como mostra o trabalho de Machado e Moura1. Deve-se observar que a transmisso do conhecimento no se d somente pelos professores. Uma grande contribuio aos estudos dos alunos feita atravs dos livros didticos. Assim, em pr da construo correta do conhecimento, h a necessidade da utilizao adequada da linguagem nestes textos. Avaliaes de como so aplicados determinados conceitos so comumente estudados. H trabalhos que discutem sobre a regra do octeto e ligao qumica, qumica inorgnica2 e ensino de equilbrio qumico. Desta forma, se faz necessria a constante avaliao dos livros-texto com intuito de melhorar cada vez mais o processo de construo do conhecimento pelos alunos. Com base nisto, este trabalho vem discutir um pouco sobre a confuso na aplicao dos conceitos Ponte de H idrognio e Ligao de Hidrognio em livros textos mais usados no ensino mdio e superior, esclarecendo-se os seus significados. Uma definio para o termo amplamente utilizado (erroneamente) nos livros, PONTE de Hidrognio, pode ser dada por: ligao entre trs centros e dois eltrons 3 onde o hidrognio est ligado a outros dois ncleos menos eletronegativos. Ou seja, consiste numa estrutura onde trs tomos esto unidos por apenas dois eltrons por meio do tomo de hidrognio, como por exemplo, a diborana (B 2H6) (figura 1).
Ponte de Hidrognio

Desta forma, a Ligao de Hidrognio no est restrita (diferentemente do que est indicado em vrios livros de ensino mdio), aos elementos N, O e F. Outros grupos tambm podem realiz-la, desde que estejam com um forte carter negativo. Como o caso do carbono na molcula de clorofrmio (CHCl3) que pode fazer ligao de hidrognio com a acetona. Como vimos estes conceitos so de grande importncia e no devem ser trocados.

Resultados e Discusso
Uma pesquisa em 10 livros editados para o ensino mdio e so amplamente divulgados revelou os resultados mostrados na tabela 01.
Tabela 1. Percentual obtido da utilizao dos conceitos. Nvel Mdio Superior Ponte 80% 0% Ponte = Lig. 20% 20% Ligao 0% 80%

20% dos livros de ensino mdio indicam os termos Ponte de Hidrognio e Ligao de Hidrognio como sinnimos e os 80% restantes s mencionam o termo Ponte de Hidrognio erroneamente. Em livros de qumica geral para o ensino superior, os 20% que indicam sinnimos continuam. Porm, 80% deles tratam corretamente o conceito, chamando-o de Ligao de Hidrognio.

Concluses
Observa-se que a maioria dos livros-texto de ensino mdio apresenta o termo Ponte de Hidrognio com seu significado trocado com o termo Ligao de Hidrognio. Os livros-texto de qumica geral do ensino superior, em sua maioria, apresentam o termo correto.

H H B

H B H
Ponte de Hidrognio

H H

Ligao covalente

Interao Intermolecular

H B

Ligao de Hidrognio

Agradecimentos
PET-Qumica UFPE, MEC/SESu, Aos professores Alfredo Arnbio S. Gama e Severino A. Jnior. ____________________
1

Figura 1: Exemplo de Ponte e de Ligao de Hidrognio.

J o termo LIGAO de Hidrognio consiste numa interao intermolecular de trs centros e quatro eltrons 3, onde o hidrognio est ligado covalentemente a um outro tomo com carter bastante negativo e atrado por outro que uma base de Lewis (figura 01).
29a Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Qumica

Machado, A. H., Moura, A. L. A., Qum. Nova na Escola . 1995, 2, 27. 2 de Campos, R. C., Silva, R. C., Qum. Nova na Escola. 1999, 9, 18.

Sociedade Brasileira de Qumica ( SBQ)


3

Huheey, James E.; Inorganic Chemistry: Principles of structure and reactivity. 3th, Harper & Row Publisher, 1983.

25 a Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Qumica - SBQ

You might also like