You are on page 1of 104

c entre ns

Guia de Educao Integral em Sexualidade entre Jovens

Redao
Silvani Arruda Formadora do Curso Educao entre Pares Projeto Segurana Humana. So Paulo Vnia Correia Educomunicadora da Virao Educomunicao e Formadora do Curso Educao entre Pares Projeto Segurana Humana. So Paulo

Coordenao do Guia
Ednia S. de Souza Oliveira Coordenadora do Projeto Segurana Humana pela UNESCO. So Paulo Lia Fernanda Pereira Lima Consultora do Projeto Segurana Humana pela UNESCO. So Paulo Maria Adrio - Coordenadora do Projeto Segurana Humana pelo UNICEF. So Paulo

Reviso:
Gisella Hiche e Paulo Lima Educomunicadores da Virao Educomunicao

Diagramao:
Ana Paula Marques e Manuela Ribeiro Educomunicadoras da Virao Educomunicao

Fotos:
Acervo PSH

Ilustraes:
Manuela Ribeiro

Capa e projeto grfico:


Ana Paula Marques e Manuela Ribeiro Educomunicadoras da Virao Educomunicao

NOTA DE AGRADECIMENTO
Agradecemos s escolas que, por meio da participao no Projeto Segurana Humana, contriburam para a construo deste guia.

EMEF guas de Maro EMEF Professor Antonio Duarte de Almeida EMEF Artur Neiva EMEF Ayres Martins Torres EMEF Bartolomeu Loureno de Gusmo EMEF Benedito Calixto EMEF Carlos Chagas EMEF Professora Clotilde Rosa Henriques Elias EMEF Eduardo Prado EMEF Brigadeiro Haroldo Veloso EMEF Professor Jlio Csar de Melo e Souza - Malba Tahan EMEF Presidente Kennedy EMEF Marechal Mallet EMEF Roquette Pinto EMEF Sebastio Francisco, O Negro CEU EMEF Professora Conceio Aparecida de Jesus CEU EMEF Professor Doutor Paulo Gomes Cardim

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

sumrio
Apresentao .................................................................................... 8 Comeo de conversa Mdulo 1 no plural ................................................................................. 9 Adolescncia Mdulo 2 de ser homem e de ser mulher ..................................................... 17 Muitos jeitos Mduloe3prazeres: todo mundo tem .............................................................. 29 Desejos Mdulo de ser quem somos ......................................................................... 39 4 A delcia Mdulo 5 para ser me? Estou preparado para ser pai? .............................. 47 Estou preparada Mdulo 6 tudo de bom ............................................................................. 57 Preveno Mdulo 7 que rola no cotidiano ................................................................... 73 A violncia Mdulo 8 e seus direitos ......................................................................... 83 Adolescentes Mdulo 9 o mundo? .............................................................................. 93 Vamos mudar Mduloque vamos saber se o que fizemos deu certo? ...................................... 99 10 Como Para finalizar Referncias bibliogrficas ............................................................................. 102
Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Apresentao
Esta publicao faz parte de um projeto chamado Segurana Humana ou PSH, como mais conhecido. Segurana Humana? Isso mesmo. S que neste guia vamos falar de um tipo de segurana que vai muito alm do policiamento nas ruas; das grades e dos cadeados nas portas da escola. Vamos falar de um tipo de segurana que tem tudo a ver com nossos direitos e nossos prazeres. D s uma lida no que os adolescentes que fazem parte do PSH tm a dizer sobre o que segurana humana:

SEGURANA HUMANA :
... ter liberdade de escolher o que se quer fazer. ... arrumar um trabalho depois que terminar o ensino mdio. ... ter comida dentro de casa. ... viver em um lugar em que a gente no tenha medo de sair na rua. ... ir no posto de sade e no ter que ficar horas esperando para ser atendida.
Pois , segurana humana tudo isso e mais um pouco. Para comear, parte-se do princpio que todas as pessoas devem ser respeitadas. TODAS mesmo! Tambm significa proteger a liberdade e a dignidade das pessoas, principalmente daquelas mais vulnerveis s situaes de violncia ou com dificuldades de sobrevivncia. No PSH h duas frentes com as quais se trabalha: - conversas com adolescentes e jovens sobre seus direitos; - incentivo para que adolescentes e jovens tomem as decises que sejam boas para sua vida. Quer coisa melhor do que isso?

Desde 2008, vrias aes voltadas para a segurana humana aconteceram na Zona Leste do municpio de So Paulo, na regio de Itaquera. Uma delas, a EDUCAO ENTRE PARES foi direcionada aos adolescentes e jovens de diferentes escolas da Zona Leste do municpio de So Paulo. Antes dessas aes iniciarem-se, consultamos grupos de adolescentes e de jovens, profissionais da educao e da sade e outras pessoas que j desenvolviam propostas na rea da sexualidade e da sade sexual na regio. Afinal, vrias coisas boas e interessantes j aconteciam nessas localidades. Nossa ideia era a de somar foras para promover a sade desses adolescentes e jovens e garantir que seus direitos sexuais e direitos reprodutivos acontecessem na prtica.

Como tudo comeou

quando adolescentes organizam aes e atividades para outros adolescentes que frequentam o mesmo espao e que tenham experincias de vida semelhantes.

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Para fazer isso era preciso pensar em uma forma de trabalho que fosse diferente de tudo aquilo que j havia sido feito e que envolvesse adolescentes e jovens a participar de atividades propostas por seus pares.

Como nos organizamos

Com muitas ideias na cabea e muitas escolas interessadas em fazer parte do PSH, criamos alguns plos um conjunto de vrias escolas prximas uma das outras em que estudantes se encontravam para falar sobre adolescncias, gneros, sexualidades, sade reprodutiva, diversidades sexuais, doenas sexualmente transmissveis e aids, violncias que acontecem no cotidiano e, finalmente, formas de participao de adolescentes nas mudanas que querem ver em suas vidas. Em cada um dos plos foram realizados 20 encontros: 10 com informaes e reflexes sobre os temas do projeto e 10 sobre como compartilhar essas informaes para seus colegas utilizando veculos de comunicao como jornal mural, programas de rdio, blogs, fanzine, histria em quadrinhos e muito mais. Todos participantes receberam o Guia Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, elaborado pelo UNICEF. Ao final, elas e eles perceberam que era possvel compartilhar essas informaes para seus amigos e colegas de um jeito divertido, sem tanta falao e sem fazer terrorismo. A experincia foi to boa que, ao invs de s contar o que aconteceu nos polos, registramos todas as atividades realizadas. Assim, quem quiser multiplicar essa experincia com outros adolescentes ou mesmo com pessoas da comunidade ter algumas informaes e o passo-a-passo para promover vrias aes.

Nesse guia criamos mdulos com contedos importantes sobre os temas trabalhados pelo PSH. Tambm damos um monte de sugestes de bate-papo, oficinas, jogos, filmes, livros e sites da internet. Para facilitar, dividimos o guia em dez mdulos a partir de temas como adolescncias, gnero, sexualidades, desejo, diversidade sexual, preveno, participao etc. Mas isso no significa que voc deve segui-los do jeito que est. O legal descobrir qual o tema que mais interessa ao grupo e organizar alguma atividade a partir da. Uma possibilidade distribuir tiras de papel para cada participante e pedir para elas e eles escreverem o que gostariam de saber sobre os temas tratados pelo PSH. A partir dos resultados d para montar uma programao com a cara daquele grupo. Que tal? Depois conta para a gente, t? s entrar no site do PSH www.projetosegurancahumana.org - e registrar sua experincia no cone educao entre pares. Os materiais que foram criados pelo projeto tambm esto disponveis no site no item biblioteca.

O que tem nessa publicao?

Para ter ideias de outras atividades, oficinas, textos e ferramentas para Educao Entre Pares, voc tambm pode acessar o site da Virao Educomunicao: www.viracao.org.

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Comeo de conversa
Falar sobre certos assuntos ainda muito complicado para muita gente. Por exemplo, falar sobre sexualidade. D vergonha, d medo de perguntar alguma coisa e os colegas acharem que um ou uma adolescente totalmente inexperiente ou, ao contrrio, que experiente demais. E o medo de que a pergunta vire motivo para uma fofoca em toda a escola? Outro exemplo a presso que existe para que um menino ou uma menina seja assim ou assado. Se coloca uma camiseta de uma determinada cor, se muda o corte de cabelo, se transa ou no transa ... Enfim, tudo pode virar motivo de gozao. como se as pessoas no pudessem ser diferentes entre elas nem exercer sua liberdade de escolher o que prefere. O pior que, por conta dessas diferenas, muitos meninos e meninas sofrem algum tipo de violncia. No necessariamente aquela que machuca, mas sim um tipo de violncia que humilha, que discrimina e que ameaa.

Mas e a? O que fazemos?


Para comear, fazer aquilo que adolescentes e jovens j fazem: CONVERSAR! Pense bem, adolescentes conversam o tempo inteiro com seus amigos e colegas. Falam de diferentes assuntos e repassam um monte de informaes importantes uns para os outros. Por isso, nossa proposta de trabalho foi justamente a de organizar atividades em que adolescentes e jovens se encontrem e compartilhem ideias, informaes, experincias, dvidas e desejos. Afinal, quem melhor do que eles e elas para saber o que os outros adolescentes gostam de fazer e o que rola na escola ou na comunidade? No PSH, optamos por desenvolver as aes de um jeito muito legal: EDUCOMUNICANDO. A EDUCOMUNICAO um jeito de conhecer e compartilhar o conhecimento usando diversas formas de comunicao e expresso. Rodas de conversa, jornal mural, histrias em quadrinhos, blog, sites de relacionamento Facebook, Orkut, Twitter, Messenger so algumas das formas de se passar informaes e conhecimentos para frente. mais ou menos como os jornais e as revistas fazem. S que ao invs de vender um produto, a educomunicao divulga uma boa ideia e ainda ajuda as pessoas a pensarem sobre o que bom e faz bem para elas, para quem vive ao seu redor, para a comunidade e para o planeta Terra.

DEU PARA PERCEBER QUE EXISTEM VRIAS POSSIBILIDADES DE COMPARTILHAR CONHECIMENTO? O QUE VOC ACHA QUE ROLARIA LEGAL NA SUA ESCOLA?

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Adolescncias no plural

Mdulo 1

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Mdulo 1

Adolescncias no plural

Topa fazer uma brincadeira? Feche os olhos e pense nos adolescentes que voc conhece, que frequentam a sua escola, que moram no mesmo bairro que voc. Que tipo de roupa eles e elas usam? Que msicas eles e elas preferem? O que eles tm em comum? O que tm de diferente? Pensou? Pois bem, no preciso ser muito esperto para perceber que existem vrios jeitos de ser adolescente. H grupos de jovens que gostam de Hip Hop e outros que preferem um pagode. Um grupo gosta de se vestir de preto e outro com roupas de marca. Alguns meninos passam mquina dois no cabelo para ficar bem curtinho, outros fazem um corte moicano e outros cultivam um franjo. Umas meninas preferem um shortinho ou uma minissaia, outras s querem usar jeans. Umas usam maquiagem, outras no. Algumas passam chapinha para o cabelo ficar bem lisinho, outras gostam de cachos. Ento, no d para pensar que s existe um tipo de adolescente, certo? Existem vrios. Cada um com caractersticas prprias que vo bem alm da aparncia e do gosto musical.

O que adolescncia?

Em nossa sociedade, a adolescncia muitas vezes compreendida como um perodo de preparao para a vida adulta. E que, apesar de muitos adolescentes buscarem uma maior independncia de ideias, de atitudes, de planos para o futuro ainda so considerados por algumas pessoas como seres despreparados. Um psiclogo chamado Contardo Calligaris escreveu um livro bem legal sobre o que a adolescncia. Ainda no comeo, ele conta uma historinha que mais ou menos assim:

Faz de conta que voc sofreu um acidente de avio e que foi parar em uma sociedade completamente diferente daquela em que voc vive. No vai ter jeito de voltar para sua famlia e para seu bairro, voc ter que ficar l para sempre. As pessoas que vivem naquele lugar so bem humoradas e te tratam muito bem. No entanto, explicam que para voc fazer parte daquela sociedade vai precisar passar 12 anos aprendendo as leis, os valores e algumas habilidades essenciais para viver na comunidade, ou seja: aprender a pescar utilizando um arpo e tocar berimbau. Como voc gostou daquele lugar e daquelas pessoas, concorda. Ao final desses 12 anos voc se sente preparado para fazer parte desta cultura e vai conversar com os as pessoas mais velhas daquela sociedade para dizer isso. Eles lhe parabenizam pelo aprendizado, mas dizem que voc precisa de mais 10 anos para aprimorar a pesca com o arpo e melhorar os sons que voc tira do berimbau para poder realmente fazer parte da comunidade. o momento de transformaes fsicas e biolgicas e de oscilaes emocionais ocasionadas pelas alteraes hormonais que ocorrem no corpo. Os hormnios sexuais so diferentes para cada sexo: os meninos produzem a testosterona e as meninas o estrgeno.

Como voc se sentiria em uma situao como essa? O que voc faria? Pensando bem, na sociedade brasileira costuma acontecer mais ou menos isso. Durante toda a infncia, uma criana aprende as regras sociais e o jeito de se comportar na famlia e na escola. Quando chega a PUBERDADE, o corpo da menina e do menino se modifica: o crescimento se acelera e os rgos sexuais se desenvolvem. neste ciclo da vida que os meninos comeam a ejacular e as meninas a menstruar. Sinal de que uma gravidez pode rolar caso ele e ela no se protegerem.

10

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Alm dessas mudanas fsicas, surgem novas sensaes que tem tudo a ver com o desejo sexual, ou seja, a busca pelo PRAZER. S que esse prazer no uma sensao, significa, necessariamente, uma relao sexual. Est tambm presente nos uma emoo ou uma toques, nos carinhos, nos olhares, nas conversas e, obviamente, no contato experincia que se com os rgos sexuais: o do outro, o da outra ou o prprio. considere muito gostosa e Depois que essas mudanas acontecem, a puberdade d lugar adolescncia. que traga contentamento. Tal como na histria contada pelo Calligaris, um adolescente j est fisicamente apto para ter relaes sexuais e para ter filhos. S que na sociedade em que a histria contada, ele ou ela tero que esperar mais alguns anos para, realmente, fazer parte do mundo adulto. Na sociedade brasileira, ao invs de se esperar que as pessoas aprendam a pescar com arpo e a tocar berimbau, espera-se que adolescentes e jovens estudem, arrumem um emprego, se casem e depois tenham filhos. Ento o seguinte: muito do que se acreditava como caractersticas dos e das adolescentes preguiosos, chatos, barulhentos, alegres ... tem mais a ver com a expectativa que a sociedade tem sobre esse ciclo da vida do que com as caractersticas biolgicas. Tanto que, se a gente der uma olhada no quadro das curiosidades histricas, descobriremos que a categoria adolescncia s apareceu no sculo XVIII.

- na Grcia antiga, os meninos que nasciam na cidade de Esparta comeavam seu treinamento militar aos 7 anos de idade; - no Imprio Romano, por volta do sculo II a.C., as meninas de 12 anos j eram consideradas adultas e prontas para o casamento; - na Idade Mdia, a infncia terminava para a criana ao ser desmamada, o que acontecia por volta dos seis ou sete anos. Os pais costumavam mandar os filhos homens para a casa de um mestre em algum ofcio para que aprendessem uma funo. J as meninas podiam ser trocadas entre as famlias para aprenderem os servios domsticos para serem boas esposas no futuro. Nessa poca, as meninas se casavam l pelos 13 ou 14 anos de idade; - antes dos sculos XVII e XVIII no existia a adolescncia e a juventude como existe hoje. Esses ciclos da vida s surgiram quando, devido industrializao, as pessoas tiveram que aprender certas habilidades. Assim, definiu-se que essa fase da vida era um perodo preparatrio para a vida adulta, uma vez que era necessrio aprender algumas habilidades para ingressar no mundo do trabalho.

Curiosidades histricas

Deu para perceber que o que esperado de meninas e meninos em diferentes perodos da histria depende da cultura, da sociedade em que se vive e da poca? Ento, j que a adolescncia muda de acordo com o tempo e a sociedade em que se vive, os prprios adolescentes podem pensar em outras formas de ser adolescente, como fizeram os participantes das oficinas do PSH. Quer ver?

SER ADOLESCENTE :
... conhecer novas pessoas. ... querer tomar a frente de tudo. ... ter suas prprias razes. ... querer liberdade e curtir a vida. ... ficar com os amigos. ... paquerar, ficar e namorar. ... passar o maior tempo possvel na frente do computador. ... querer falar de sexo o tempo todo. ... ter esprito de independncia. ... quando muda o pensamento da pessoa e a gente se sente meio estranho. ... ter novos amigos, paquerar, fazer zoeira. ... ter muitas dvidas e inseguranas. ... ter vontade de mudar o mundo. ... ter direito a participar das decises da escola por meio do conselho de classe e do grmio. ... ter o direito vida, sade e a ter condies dignas de existncia.
Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

11

Em nosso pas, muitos adolescentes se renem em grupos no s para curtir. Eles e elas querem participar mais do que acontece na escola e na comunidade. Da buscam por espaos em que possam exercer suas ideias na prtica e mudar todas aquelas coisas que no concordam e que acham que seria melhor se funcionassem de outro jeito. Participar do grmio ou do grupo de teatro, ser educador entre pares na rea da sexualidade e da preveno das DST/Aids, ser ativista VOC GOSTARIA DE FAZER de um movimento social so algumas PARTE DE ALGUM GRUPO QUE das formas que eles e elas encontram DEFENDE ALGUMA CAUSA OU para dar suas opinies e tornarem o MUDANA? QUAL? mundo melhor.

Voc sabia que ....

.... o artigo 227 da Constituio Federal Brasileira e o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA (Lei Federal de 1990) determina que o atendimento das necessidades e dos direitos das crianas (do nascimento at os 11 anos) e adolescentes (dos 12 aos 18 anos) prioridade absoluta das polticas pblicas do pas e dever da famlia, da comunidade e do Estado?

Mitos e verdades sobre a adolescncia

mito
Todo e toda adolescente tm espinhas.

verdade
Quando se chega puberdade, os hormnios influenciam na produo de gordura da pele. Algumas vezes, essa gordura fica dentro dos poros e d origem bactria responsvel pelos cravos e espinhas. S que isso no significa que todos e todas adolescentes tero espinhas. Alguns tm muitas, outros s um pouco e outros ainda s de vez em quando. Isso depende da tendncia gentica se a me ou o pai ou as famlias deles tiveram espinhas tambm e da alimentao. Outra coisa, cravos e espinhas aparecem em todos os estgios da vida.

Meninos que tm as mamas mais saltadas tm que apertar o bico do peito para sair o lquido que tem dentro e ficar normal.

No faa isso porque no vai adiantar nada e ainda pode te machucar. Esse crescimento da mama do menino bem comum na adolescncia. A tendncia que essa salincia desaparea com o tempo.

12

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Os adolescentes so inconsequentes, egostas e preguiosos.

Pois , tem muita gente que costuma falar isso como se fosse algo que viesse com a mudana hormonal. Da basta acontecer qualquer coisinha para chamlos de aborrescentes. Qualquer mudana que acontea na vida, como as mudanas que ocorrem na puberdade, faz com que pessoas de todas as idades demorem um tempo para se adaptar a elas. E uma ltima coisa: ser preguioso ou egosta no tem nada a ver com a idade.

Os meninos s pensam em sexo.

Os meninos, as meninas, os adultos, os idosos, todas as pessoas pensam em sexo e em mais um monte de coisas. O que acontece com os meninos que eles so muito cobrados pela famlia e pelos amigos, por exemplo a provar que so machos. E, muitos deles entram nessa onda e ficam o tempo todo falando sobre isso.

Meninas adolescentes so obcecadas com o peso e com a beleza.

Realmente vivemos em um momento em que se valoriza muito alguns tipos de corpo feminino e masculino. Claro que todo mundo quer um corpo bonito e saudvel. No entanto, tem gente que exagera e, em vez de praticar esportes ou fazer algum tipo de atividade fsica, encara umas dietas malucas ou usa alguns suplementos alimentares por conta prpria para aumentar a massa muscular. Isso no legal! Cada um tem seu corpo e precisa cuidar bem dele. E essa histria de que existe um corpo perfeito bobagem. Existem sim muitos corpos e todos so igualmente bonitos.

Na prtica
RODA DE CONVERSA convide alguns
adolescentes para participarem de uma roda de conversa sobre o tema o que ser adolescente. Pea que falem a primeira coisa que vier cabea e anote (ou pea para algum anotar) as palavras ou frases que foram faladas. Quando ningum mais tiver nenhuma contribuio a dar, abra para a discusso perguntando se todos os adolescentes so iguais e o que elas e eles tm de diferente. Encerre explicando que existe uma grande diversidade de jeitos de ser e de viver na adolescncia e no um modelo nico. Reforce que o mais importante que essas diferenas no se transformem em PRECONCEITO. Este acontece quando, por exemplo, um adolescente gosta de uma determinada banda e o grupo de amigos zoa dizendo que quem gosta daquela banca babaca, emo etc.

uma ideia, opinio ou sentimento desfavorvel que se tem sobre uma pessoa sem conhec-la e sem nenhuma razo de ser.

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

13

OFICINA providencie canetas coloridas e folhas de papel. Rena um grupo de adolescentes e pea que eles se dividam em 4 subgrupos. Explique que a proposta a de construir um adolescente. Pea para que o grupo 1 desenhe uma adolescente de 12 anos; que o grupo 2 desenhe um adolescente de 12 anos; que o grupo 3 desenhe uma adolescente de 17 anos e que o grupo 4 desenhe um adolescente de 17 anos. Quando terminarem, pea que deem um nome quela figura e que digam o que ela gosta e o que ela no gosta de fazer. Pea que cada grupo apresente sua construo e, quando terminarem, abra para o debate sobre as diferenas encontradas e para as diferentes formas de ser adolescente que surgiram. SESSO PIPOCA v at uma locadora e alugue o filme Pro dia nascer feliz . Trata-se de um documentrio sobre as diferentes situaes que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violncia. Mostra tambm as esperanas desses e dessas adolescentes que frequentam escolas da periferia de So Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e de dois colgios particulares, um de So Paulo e outro do Rio de Janeiro. TERRA VISTA combine com um grupo de fazer uma busca pela internet ou nos
livros que tem na escola sobre o que ser adolescente. Depois sugira uma reunio para cada um apresentar suas descobertas. Em conjunto com elas e eles, selecione os melhores materiais encontrados. Pea para algum digitar o endereo dos melhores sites, fazer cpias e distribuir para seus amigos e colegas.

EDUCOMUNICANDO - partilhar o que a gente aprende, trocar ideias com outras


pessoas, pesquisar coisas novas, criar, pode ser muito legal. E a internet possibilita que a gente faa isso de um modo muito livre, gratuito e criativo. Uma ferramenta super interessante o BLOG, pois alm de ser um espao que possibilita muitos tipos de linguagens como texto, udio, fotos, Blog a abreviao da vdeos, etc., gratuito e democrtico, permitindo palavra weblog. WEB, em que todos possam interagir, deixar comentrios, responder enquetes etc. ingls, significa rede, teia Criar um blog muito simples. A primeira coisa ter o que dizer, e isso todo mundo tem. BLOG significa registro. Depois basta acessar um site que oferea o servio. A galera do PSH costuma usar o WORDPRESS:

VEJA O PASSO A PASSO PARA CRIAR UM BLOG. AGORA S COLOCAR AS MOS NA MASSA E PRODUZIR O SEU:
1. acesse http://pt-br.wordpress.com/ . clique em Entre Agora 2. escolha o nome do seu blog, que ser algo do tipo " nome.wordpress.com", preencha seus dados, escolha a lngua que voc ir usar (portugus, ingls ...) e clique em Prximo ou Sign up em ingls. Um email de confirmao ser enviado para sua conta de email. Abra seu email e clique no link fornecido pelo WordPress.com. 3. abrir uma janela e a voc clica em username (o seu e-mail) e a senha. Depois clique em Login. na tela seguinte digite seu email e senha, d um enter, em seguida vai abrir uma pgina para voc criar o seu blog. 4. clique em aparncia e voc poder escolher a cara do seu blog. 5. nesta mesma tela, voc poder escrever sobre o contedo que vai ter o seu blog (esporte, msica, participao juvenil etc.) 6. clique no link visualizar site, e pronto, seu blog no WordPress.com est pronto, e voc j pode comear a postar. 7. avise todo mundo que seu blog est no ar e no se esquea de postar novos textos sempre.

14

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

jogo

Sabemos que quando entramos na puberdade muitas coisas mudam em nosso corpo. Ento, para certificarmo-nos disso, vamos jogar um caa palavras? Esse jogo consiste em encontrarmos algumas palavras no meio de um monte de letras que mostram que mudanas so estas. Ah! Tem um monte de palavras que no tem nada a ver com a puberdade tambm. Preparados?

Respostas: tamanho das mamas, menstruao, estrgeno(meninas), crescimento acelerado, desejo sexual, gerar filhos, pelos pubianos (os dois) primeira ejaculao, tamanho do pnis, a voz engrossa, saco escrotal, testosterona (meninos).

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

15

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Muitos jeitos de ser homem e de ser mulher

Mdulo 2

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

17

Mdulo 2

Muitos jeitos de ser homem e de ser mulher

Responda rpido: o que ser homem? o que ser mulher? Em um dos plos em que rolou a oficina de Educao de Pares, quando fizemos essa pergunta surgiram respostas como estas:

SER HOMEM ...


... ... ... ... ... ser folgado. gostar de futebol. ser responsvel. pensar em sexo 24 horas por dia. ser agressivo.

SER MULHER ...


... ... ... ... ... ser vaidosa. gostar de fazer fofoca. adorar fazer compras. saber cuidar das outras pessoas. ser delicada.

Depois que conversamos um pouco sobre os resultados desse levantamento, fizemos o seguinte: trocamos os ttulos de lugar, ou seja, onde estava HOMEM trocamos por MULHER e vice versa. Da os resultados foram os seguintes:

SER MULHER ...


... ... ... ... ... ser folgada. gostar de futebol. ser responsvel. pensar em sexo 24 horas por dia ser agressiva.

SER HOMEM ...


... ... ... ... ... ser vaidoso. gostar de fazer fofoca. adorar fazer compras. saber cuidar das outras pessoas. ser delicado.

Feita essa inverso, os adolescentes chegaram concluso de que, apesar de muitas vezes se acreditar que homens e mulheres so completamente diferentes, na real muitas das diferenas independem de ser de um sexo ou de outro. Com certeza, existem meninas que so mais agressivas e meninos que se cuidam e que adoram uma fofoca. Certo? De fato, muito do que se acredita sobre o ser homem e o ser mulher no tem nada a ver com o fato de se ter nascido com pnis ou com vagina. So jeitos de ser que so aprendidos desde a infncia e que acabam por se tornar tipo uma lei.

18

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

A realidade est a para provar que tanto os homens quanto as mulheres podem fazer as mesmas coisas como, por exemplo, pilotar um avio como fez AMELIA EARHART no comeo do sculo XX.

Amelia Mary Earhart (1897 -1937) foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlntico em uma poca em que nem se sonhava que uma mulher fosse capaz de pilotar um avio por tanto tempo. Tudo comeou quando Amelia foi, em 1920, visitar um campo de pouso com seu pai e, pela primeira vez na vida, voou. Gostou tanto da experincia que resolveu aprender a pilotar um avio. Sua professora foi outra mulher importante na histria da aviao americana: Anita "Neta" Snook. Earhart recebeu condecoraes muito importantes, estabeleceu diversos recordes na histria da aviao e escreveu vrios livros sobre suas experincias de vo. Abriu caminho para que outras mulheres se tornassem pilotas. Em 1937, enquanto tentava realizar um voo ao redor do globo seu avio desapareceu no Oceano Pacfico e nunca foi encontrado.

Seja na escola ou na comunidade, infelizmente, tem muita presso para que meninas ou meninos sigam um roteiro que no sabemos quem inventou. At pouco tempo atrs, nem time de futebol feminino tinha nas escolas. Enquanto os meninos jogavam bola na rua, as meninas ajudavam nos afazeres domsticos. Veja que coisa! Em um dos plos em que o PSH acontece, um adolescente relatou a seguinte situao:

Eu adoro estudar. Por isso, sou zoado o tempo inteiro pelos meus colegas. Escondem meus livros e me chamam de nerd, de boiola, de babaca. Dizem que eu fico perdendo tempo estudando quando devia era estar me concentrando em pegar umas meninas. Eu finjo que no ligo, mas no fundo fico super chateado. ADOLESCENTE, 14 ANOS

Essa histria no fictcia. Acontece muitas vezes. Bastou um menino ou uma menina ter uma atitude diferente do que se espera para rolar uma brincadeirinha sem graa, uma provocao ou, at mesmo, um ato de violncia. Para entender os porqus destas situaes ocorrerem, vamos ter que pensar em como a sociedade cria meninos e meninas. Da descobriremos que muito do que se acredita como natural, ou seja, que j se nasce assim, na verdade so aprendidas. Melhor ainda, vamos descobrir que se certas coisas so aprendidas, podero ser tambm desaprendidas. Olha que legal! E, para entender melhor como desconstruir certas ideias rgidas sobre o que ser homem e ser mulher, vamos falar sobre GNERO.

Gnero? O que isso?

Lembra daquelas aulas de portugus onde voc aprendeu que existia dois gneros? O feminino e o masculino? Por exemplo: o feminino de leo leoa. O masculino de pata pato. Lembrou? Ento, voc j sabe um pouco sobre o que gnero.

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

19

O que talvez voc ainda no saiba que atualmente se usa a palavra gnero para enfatizar que muitas diferenas entre homens e mulheres foram aprendidas e que, portanto, podem ser desaprendidas. Ao contrrio da palavra sexo, que diz respeito ao biolgico e que, portanto, imutvel, o jeito de ser homem ou mulher muda com o tempo, com os acontecimentos histricos, com as experincias que temos na vida.

Mitos e verdades sobre os gneros feminino e masculino

mito
Os homens j nascem violentos.

verdade
At onde a cincia pesquisou, no existe nada que prove que os homens j nasam violentos. Os estudiosos afirmam que, na verdade, desde pequenos muitos homens aprendem a resolver seus problemas com agressividade e a competir com seus colegas.

As mulheres cuidam mais de si e dos outros porque j nascem assim.

Tambm no verdade. As meninas aprendem desde pequenas que devem se comportar desse jeito. Muito dessa crena existe pelo fato de uma mulher gerar e amamentar uma criana. s dar uma olhada nos brinquedos que as meninas costumam ganhar para se ter uma ideia do que se espera que elas faam no futuro.

Os homens no precisam ter letra bonita. Isso coisa de mulher.

Nada disso. Todo mundo precisa escrever de um jeito que todo mundo entenda. Na escola, muitas vezes, se espera que as meninas tenham uma letra bem redondinha e no se exige o mesmo dos meninos. Cada pessoa tem sua prpria letra e o importante que as outras pessoas entendam o que queremos comunicar.

As mulheres so fisicamente mais frgeis que os homens. Por isso vo mais ao mdico.

Nada a ver. Na verdade, as mulheres cuidam mais da sua sade que os homens. Assim que elas percebem que alguma coisa no est bem em seu corpo, muitas meninas j se preocupam em ir ao mdico ver o que . J muitos homens, costumam achar que aquilo no nada e vai passar e s procuram os servios de sade quando a coisa est feia.

20

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Eu no nasci de culos
Para concluir, tem uma msica meio antiguinha do Paralamas do Sucesso chamada culos. Voc conhece? Fala de um cara que usa culos (bvio!), mas que no tinha nascido assim. Provavelmente, em algum momento da vida, ele percebeu que precisava de culos porque no conseguia ler direito ou enxergar o que acontecia mais longe. Diz tambm que, por trs dessa lente tem um cara legal. Pois bem, do mesmo modo que a banda canta que o cara no nasceu de culos, ns tambm no nascemos com tudo aquilo que se espera de um menino e uma menina. Aprendemos a ser homem ou a ser mulher com nossa famlia, em nossa escola, na relao que temos com nossas amigas e amigos, com o que a gente assiste na TV ou nos DVD e navegando na internet. Muitas vezes, mesmo sabendo que no preciso ser exatamente do jeito que esperam de ns, no l muito fcil aceitar que existam muitas formas de ser homem e de ser mulher. Todos ns somos diferentes. E isso timo porque se todo mundo fosse exatamente igual pareceramos um exrcito de clones como aparece nos filmes de fico cientfica. Ento, uma coisa que no deveria acontecer seria a gente ter preconceito em relao a outras pessoas e muito menos DISCRIMINAR algum por conta do tom da pele, a altura ou gordura, por ter uma deficincia, por gostar de pessoas do mesmo sexo ou de ambos.

Atitude ou tratamento injusto em relao a algum por causa de caractersticas pessoais como raa, cor, sexo, idade, religio, gostos musicais, tipo de roupa que veste etc..

... em 1994, no Cairo (Egito) realizou-se a Conferncia Internacional sobre Populao e Desenvolvimento? Um de seus princpios diz o seguinte: Os direitos humanos das mulheres e das meninas so parte inalienvel, integral e indivisvel dos direitos humanos universais. A participao plena e igual das mulheres na vida civil, cultural, econmica, poltica e social, nos mbitos nacional, regional e internacional, e a erradicao de todas as formas de discriminao com base no gnero so objetivos prioritrios da comunidade internacional. Representantes do governo brasileiro estavam l e se comprometeram a promover aes no sentido de acabar com a discriminao entre os gneros.

Voc sabia que ....

Roda de conversa Antes de comear a roda, providencie duas folhas de papel de embrulho do tamanho de uma pessoa e algumas canetas coloridas. Escreva em uma delas a palavra mulher e em outra a palavra homem. Rena um grupo de meninas e meninos e pea para eles se dividirem em dois subgrupos mistos. Pea que uma menina em um grupo e um menino no outro se deitem na folha e que outro integrante desenhe o contorno do corpo na folha. Quando terminarem, pea que desenhem o rosto, os cabelos, os genitais e o que mais quiserem colocar na figura. Em seguida, pea que inventem um nome para a figura que cada grupo desenhou, sua idade, o que ela/ele gosta de fazer, o que ela/ele no gosta e o que mais acharem importante. Essas informaes podero ser escritas na prpria folha de papel. Quando terminarem, cada grupo apresenta sua construo. Abra para a conversa perguntando o que

Na prtica

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

21

diferencia uma figura da outra; o que gnero e que tipos de preconceito e discriminao existem na escola e na comunidade em relao aos homens e as mulheres que no tem a atitude que se espera deles e delas.

OFICINA Desenhe uma rvore bem grande em uma


folha de papel de embrulho. Pea aos participantes que formem grupos. Distribua uma folha de papel sulfite e pea que faam um risco vertical dividindo a folha em duas partes. Do lado esquerdo, pea que escrevam a palavra HOMEM e do lado direito a palavra MULHER. Pea que faam uma lista com todas as informaes que so passadas para as crianas sobre ser menino ou menina na infncia. Por exemplo: menino no chora e menina tem que sentar de perna fechada. Distribua tiras de papel e pea que escrevam cada caracterstica que levantaram em uma tira. Coloque o desenho da rvore na parede e pea que, quando terminarem, cada grupo fixe suas tiras na raiz da rvore utilizando um pedao de fita crepe. As tiras relacionadas aos meninos devem ser fixadas do lado esquerdo e as relacionadas s meninas do lado direito. Depois que todas as tiras forem colocadas, leia cada uma delas e pea para que todos reflitam sobre quem costuma dar essas informaes para as crianas (famlia, escola, sociedade, religio, mdia, grupo de amigos). Pea que, novamente, escrevam as concluses nas tiras, mas que, desta vez, as colem no tronco da rvore. Na sequncia, junto com os participantes, procure relacionar cada uma das mensagens da raiz com o que pode acontecer com uma pessoa que foi educada para ser daquele jeito. Escreva esses resultados na copa da rvore, como se fossem frutos. Ao final, releia todas as tiras que esto na rvore (debaixo para cima) reforando que a maior parte das diferenas entre homens e mulheres so aprendidas, ou seja, uma pessoa no nasce violenta ou sensvel. Ela aprende a ser assim no contato com a famlia, a escola, a comunidade, os meios de comunicao, o grupo de amigos/as etc. Reforce que, na adolescncia, o grupo de amigos muito importante para as pessoas exercitarem o dilogo e o afeto. No entanto, existe muita presso para que, tanto os meninos quanto as meninas sejam de um determinado jeito ou faam determinadas coisas. Enfatize que todas as pessoas so diferentes umas das outras e tanto as meninas quanto os meninos tm os mesmos direitos. Ningum precisa fazer nada que no queira se no estiver a fim e que pressionar o outro a fazer o que se quer um tipo de violncia.

SESSO PIPOCA - v at uma locadora e alugue o filme Se eu fosse voc 1, que conta a histria de um casal que no meio de uma discusso falam as palavras se eu fosse voc . No dia seguinte, descobrem que um entrou no corpo do outro. Alm de divertido d uma boa discusso sobre como preciso escutar o que a outra pessoa fala e, principalmente, se colocar no lugar do outro para entender seus pontos de vista. TERRA VISTA entre no youtube (www.youtube.com) e pesquise o ttulo Meninas Podem ... Meninas no Podem ... Quem te disse isso? um vdeo elaborado por meninas adolescentes que falam sobre certas desigualdades que elas vivem por conta de pertencerem ao sexo feminino. Depois desse vdeo, proponha que o grupo converse invertendo o ttulo: Meninos Podem ... Meninos no Podem ... Quem te disse isso? EDUCOMUNICANDO muitas vezes, os meios de comunicao tradicionais ajudam a reforar o jeito de ser de um homem e de uma mulher. como se eles tentassem nos fazer acreditar que existe um nico jeito de ser. E, com isso, acabam reforando alguns preconceitos. Por isso importante estar atento para as mensagens veiculadas e sempre refletir sobre elas, pensar sobre o que legal e pode ser aproveitado e o que no . Fora isso importante a gente valorizar nossos prprios meios de comunicar, criar nossos prprios veculos de comunicao e fazer circular outras ideias por a. Afinal, adolescentes e jovens sempre tm algo a dizer.

22

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

UM JEITO BEM LEGAL ESCREVER HISTRIAS EM QUADRINHOS, MAIS CONHECIDAS COMO HQ. QUEM NUNCA LEU E CURTIU QUADRINHOS? AGORA IMAGINE PODER CRIAR QUADRINHOS SOBRE SEXUALIDADE, SOBRE PREVENO DE HIV/AIDS, COM MENSAGENS DE CONSCIENTIZAO SOBRE PRECONCEITO?

ELABORAR UMA HQ MUITO SIMPLES:


1. organize uma roda de conversa sobre as diferenas entre homens e mulheres. Pea que os participantes contem histrias que vivenciaram ou presenciaram ou que de algum modo trouxe alguma reflexo; 2. pea que cada participantes escreva sua histria em uma folha de papel, dividindo-a em quatro partes: na primeira, eles tero que relatar uma ao, na segunda e na terceira o que aconteceu depois e, na ltima, alguma coisa que reforce que homens e mulheres tem os mesmos direitos; 3. quando terminarem, entregue duas folhas para cada pessoa e pea que desenhem dois quadrados iguais em cada uma. Pea, tambm, que deixem espaos para cabealhos nas margens superior e inferior. Depois solicite que emendem uma folha na outra e que desenhem a sua histria a partir do que escreveram antes. Lembre que mais importante que o desenho a MENSAGEM. possvel fazer histrias incrveis desenhando figuras bem simples como bonequinhos feitos com uma bolinha (cabea) e palitinhos (tronco e membros).

Depois de uma oficina sobre histria em quadrinhos, adolescentes que participam das atividades do PSH colaram suas produes sobre preveno das DST/aids e de situaes de violncia nos postes de uma das ruas mais movimentadas de So Paulo. Todo mundo que passava parava para ler as histrias. Foi o mximo!

Compartilhando experincias

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

23

Inicie a atividade perguntando aos adolescentes se eles conhecem o jogo da memria. Explique que o jogo da memria aquele em que temos que encontrar pares de cartas iguais. Ou seja, as cartas esto na mesa viradas para baixo e ao se abrir uma tem que encontrar a outra igual que tem no baralho para fazer pontos. Informe que a proposta fazer um jogo parecido com o da memria, mas que, ao invs de procurar as cartas semelhantes, o que vai ter que buscar pelas cartas que mostrem a igualdade entre homens e mulheres e entre as raas/etnias. Por exemplo, se abrirmos uma carta com uma mulher pilotando um avio, teremos que encontrar a carta com um homem pilotando um avio. Pea que formem grupos de quatro pessoas e distribua o jogo de cartas. Pea que as embaralhem e que as coloquem em oito colunas com quatro cartas em cada uma delas. Quem tiver mais pares de cartas ao final, ganha o jogo. Este e outros jogos podem ser feitos on line acessando o seguinte site: http://cenfophistoria.wordpress.com/2010/07/16/jogos-on-line-sobre-diversidade/

jogo

24

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

25

26

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

27

desejos e prazeres: todo mundo tem!

Mdulo 3

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

29

Mdulo 3
O que adolescncia?

Desejos e prazeres: todo mundo tem!

Seguramente, voc j ouviu a palavra sexualidade. Seguramente tambm voc j falou sobre isso e at exerceu sua sexualidade. OPA! Como assim? Pois , para muita gente a sexualidade o ato sexual em si. Se esse o seu caso, sinto muito dizer, mas voc est equivocado. Sexualidade muito mais do que isso.

Em nossa sociedade, a adolescncia muitas vezes compreendida como um perodo de preparao para a vida adulta. E que, apesar de muitos adolescentes buscarem uma maior independncia de ideias, de atitudes, de planos para o futuro ainda so considerados por algumas pessoas como seres despreparados. Um psiclogo a de um movimento social so algumas das formas que eles e elas encontram para dar suas opinies e tornarem o mundo melhor.

SEXUALIDADE ...
... ... ... ... ... gostar de algum. vontade de ficar junto s conversando. quando um menino olha pra mim de um jeito que d at um arrepio. quando uma menina me toca e eu sinto um calor por dentro. aquilo que eu sinto quando dou um beijo na boca.

As adolescentes e os adolescentes que participaram do PSH esto certssimos. Sexualidade tudo isso e mais um pouco:

Sexualidade o que nos motiva a buscar afeto, carinho, contato fsico. Tem a ver com sentimentos de satisfao e prazer. Cada pessoa vivencia a sexualidade de um jeito diferente e varia ao longo do tempo. Faz parte da vida de todas as pessoas independente da idade que elas tm. Diz respeito ao nosso corpo, nossa histria, nossas relaes afetivas, nossa cultura. bem mais do que sexo, uma simples parte biolgica de nosso corpo que permite a reproduo.

Por essas definies d para ver que a sexualidade tudo aquilo que desperta o DESEJO e que muda de acordo com a poca em que vivemos. Por exemplo, quando os portugueses chegaram no Brasil l por 1500, os seios femininos no eram vistos como sensuais como acontece atualmente. Tinham uma nica funo: amamentar. J outras prticas existem faz tempo. O beijo por exemplo. D uma lida no quadro curiosidades histricas para voc ter uma ideia de como o beijo teve diferentes significados ao longo dos sculos:

a atrao de uma pessoa por outra que se manifesta por meio da paixo, da fantasia, da vontade de ficar junto e de ter relaes sexuais.

30

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

- Ningum sabe como surgiu o beijo. O que a gente sabe que a primeira escultura onde o beijo aparece de 2500 a.C (antes de Cristo) e que est nas paredes de um templo na ndia. - At a segunda metade do sculo IV a.C., os gregos s permitiam beijos na boca entre pais e filhos, irmos ou amigos muito prximos. - Na Idade Mdia, que se iniciou no sculo V, o beijo na boca rolava entre os homens e representava algo do tipo eu dou minha palavra. - No perodo da Renascena, aproximadamente entre fim do sculo XIII at meados do sculo XVII, o beijo na boca era uma forma de saudao muito comum. Na Inglaterra, ao chegar na casa de algum, o visitante beijava o anfitrio, sua mulher, todos os filhos e at mesmo o cachorro e o gato. Todos estes beijos eram dados na boca, tipo um selinho. - No sculo XV, os nobres franceses poderiam beijar qualquer mulher que quisessem. Na Itlia, entretanto, se um homem beijasse uma mulher virgem em pblico era obrigado a casar com ela. - No Brasil, o beijo chegou os colonizadores portugueses depois do sculo XVI. Os ndios brasileiros desconheciam esse tipo de prtica. - O beijo de lngua aquele em que as lnguas se encontram apareceu nas cortes europias a partir do sculo XVII. Conhecido como beijo francs, esse tipo de beijo ganhou esse nome porque os ingleses se chocaram com o modo como os franceses se beijavam.

Curiosidades histricas

Todo mundo tem um corpo, bvio! E, estes corpos, tm diferenas, bvio tambm. Em se pensando na parte fsica, a no ser pelos rgos sexuais pnis, vagina, bolsa escrotal, clitris, tero ... todo mundo tem um corpo igual cabea, tronco e membros e os mesmos rgos internos corao, pncreas, pulmo, intestinos, crebro etc.. S que um corpo no s um conjunto de rgos, ossos e pele que sai caminhando pelas ruas. o sistema que controla Tem um SISTEMA NERVOSO (SNC) responsvel pelo controle do nosso as funes orgnicas e corpo andar, comer, pensar ... , pelas nossas emoes amor, raiva, emocionais do corpo e suas tristeza, alegria e pela forma como nos relacionamos com as outras pessoas. interaes com o ambiente, Se conhecer o prprio corpo super importante, conhecer nossos rgos recebendo estmulos, sexuais e reprodutivos mais importante ainda. Afinal, a partir das interpretando-os e informaes e emoes que fazem parte de nossa vida que iremos entender elaborando respostas a eles. melhor como cuidar do nosso corpo e tomar algumas decises como, por exemplo, ter ou no ter relaes sexuais. E uma das formas de conhecer a parte do corpo que tem a ver com o prazer se tocando.

Conhecendo nosso corpo

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

31

O psiquiatra e colunista da Folhateen, um jornal paulista, conta que em 1758, um mdico suo chamado Samuel Auguste Tissot escreveu um livro falando que a masturbao causava uma srie de doenas, inclusive a loucura. Conta, tambm, que at a metade do sculo XX, muitos cientistas e doutores acreditavam nisso. Atualmente, a maioria dos especialistas que trabalha na rea da sexualidade afirma que tocar os rgos sexuais com o objetivo de sentir prazer uma espcie de aprendizado. Conhecer o nosso corpo e descobrir como se chega ao prazer a melhor forma de nos preparar para ter uma relao sexual com outra pessoa. Vale lembrar que a masturbao no traz nenhuma repercusso grave para a sade e para a cabea de adolescentes e jovens. Mesmo assim, ainda so muitas as crenas que se tem sobre a masturbao. Veja no quadro abaixo algumas delas e se prepare para rir bastante.

Masturbao ou autoerotismo

Mitos e verdades sobre a masturbao

mito
Faz crescer pelos na palma da mo.

verdade
Voc conhece algum que tem pelos na palma da mo? Ento a resposta j est dada. A masturbao no est relacionada com o crescimento dos pelos em lugar nenhum do corpo e nem provoca qualquer tipo de doena.

Aumenta o tamanho do pnis.

Tem muita gente que queria que isso acontecesse. No entanto, essa ideia totalmente falsa.

Vicia.

Masturbao no calmante, no estimulante e no alvio imediato para todas as dores do mundo. Portanto, tem mais um monte de coisas para voc fazer para obter prazer: sair com os amigos e amigas; assistir um filme legal; jogar bola; navegar na internet; trocar mensagens pelo celular ou site de relacionamentos; dormir; tomar sorvete...

32

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Meninas no se masturbam.

Voc daquele tempo em que se achava que mulher no tinha desejo sexual? Volte para o sculo XXI e fique sabendo que as meninas tambm se masturbam. Se elas no falam tanto sobre isso como os meninos porque ainda tem gente muito preconceituosa que acha que isso no coisa de mulher direita.

A primeira vez
Seja l o que for que a gente faa pela primeira vez sempre d um medinho ou uma insegurana. Foi assim quando aprendemos a andar, quando fomos escola pela primeira vez, quando demos o primeiro beijo. Com a primeira relao sexual no poderia ser diferente. Tem gente que espera muito da primeira vez. Acha at que vai escutar uma msica no final da transa. Isso pura fantasia! A primeira vez s o comeo de um longo aprendizado. Afinal, como tudo na vida, precisamos descobrir do que gostamos e o que no gostamos; o que quem est conosco gosta ou no gosta e, principalmente, conversar sobre formas de se proteger de uma gravidez indesejada ou de uma doena sexualmente transmissvel antes da transa rolar. Outra coisa importante: no existe uma idade certa para comear sua vida sexual. Portanto, no porque seus amigos ou suas amigas j transam que voc tem obrigao de transar tambm. Cada pessoa tem o seu tempo.

Quem nunca transou costuma ser chamado de virgem. Muitas vezes, isso quase que um palavro. Principalmente entre os meninos. Ento, repetindo, virgindade no doena e nem faz mal sade. Cada pessoa que decide quando est preparada para se relacionar sexualmente com outra. Alis, a primeira vez pode ser muito mais gostosa quando existe afeto e j se conversou sobre a importncia de se proteger de uma gravidez indesejada e de doenas sexualmente transmissvel, inclusive a aids.

Virgindade

Socorro!
Tem gente que ainda acredita que a menina no engravida na primeira vez que transa. Isso no verdade! O HMEN a pelcula que fica na entrada da vagina das meninas no um mtodo anticoncepcional. Portanto, se a menina estiver no perodo frtil ou perto dele, pode engravidar sim!

!!!

O papo sobre sexualidade no acaba nunca. O mais importante saber que a sexualidade faz parte da vida de todo mundo e que tem a ver com a cultura em que a gente vive; que varia de acordo com a poca e o lugar em que vivemos e que muito mais do que a relao sexual. No entanto, para muita gente, ainda difcil falar sobre sexualidade, desejos e prazeres. Seja por vergonha, medo ou por questes religiosas, muita gente acha que melhor no falar sobre o assunto. Outra coisa chata que ainda existe muito preconceito em relao s pessoas que exercem sua sexualidade de um jeito diferente do que a sociedade espera. Meninas que gostam de meninas; meninos que gostam de meninos; meninas que gostam de meninas e meninos e meninos que gostam de meninos e meninas, ainda so muito discriminados nas escolas e na comunidade. a que entra o PSH. Em nossa opinio, adolescentes tm direito informao e a gostar de quem quiser. O que no pode rolar presso e violncia de nenhum tipo.

Concluindo ...

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

33

Voc sabia que ...

No Artigo 7 do Estatuto da Criana e do Adolescente ECA, est escrito que: A criana e o adolescente tm direito proteo, vida e sade, mediante a efetivao de polticas sociais pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia? Um desses direitos o de ter acesso informao sobre sexualidade na escola e a de ser atendido nos servios de sade a partir dos 12 anos de idade mesmo sem a presena de seus familiares.

Na prtica
RODA DE CONVERSA Rena o grupo e explique que a conversa vai ser
sobre sexualidade. Coloque uma folha de papel grande na parede e pea que cada pessoa fale o que lhe veem cabea quando escuta essa palavra, sem censura. Anote as palavras no quadro e, quando terminar, procure criar um conceito sobre o que e o que faz parte da sexualidade junto com o grupo. Explique que a sexualidade um aspecto fundamental da vida humana e que diz respeito s diversas formas, jeitos, maneiras que as pessoas buscam para obter ou expressar prazer. Explique, tambm, que esse prazer no diz respeito s ao ato sexual, mas, tambm, a todas as outras formas de se relacionar que proporcionem algum tipo de emoo. Lembre que a sexualidade uma construo social, ou seja, a gente no nasce com ela pronta. Ela depende da cultura e da sociedade em que vivemos e que valoriza determinadas atitudes e comportamentos e desvaloriza outros. Um exemplo, seria o ideal de beleza que, ao longo da histria, mudou muito. Houve um tempo que as mulheres e os homens bonitos eram aqueles bem gordos. Nos dias de hoje, a magreza e o corpo sarado que so considerados como beleza. Pelo menos nos desfiles de moda e nas revistas ...

OFICINA Corte algumas tiras de papel e escreva algumas perguntas sobre sexualidade. Dobre-as bem e coloque
cada uma delas dentro de um balo de ar, desses que tem nos aniversrios. Antes de comear a oficina, encha bales de ar no nmero dos participantes (alguns com perguntas dentro e outros sem). Amarre as pontas do balo. Quando os participantes chegarem, explique que ser realizada uma brincadeira em que todo mundo ir brincar com os bales enquanto toca uma msica. Quando a msica parar, cada pessoa tem que pegar uma das bolas coloc-la no cho e estour-la. Quem estourar os bales com as perguntas ter que respond-las com a ajuda de todo mundo. Sugestes de perguntas 1. O que sexo? 2. O que sexualidade? 3. O que autoerotismo ou masturbao? 4. Como que um menino sabe que est a fim de algum? 5. Como que uma menina sabe que est a fim de algum? 6. Quando que um menino sabe que j pode ser pai? 7. Quando que uma menina sabe quando j pode ser me? 8. O que hmen? 9. Pode se engravidar na primeira transa?

SESSO PIPOCA v at uma locadora e alugue o filme As Melhores Coisas do Mundo. Neste filme contada a histria de Mano, um adolescente de 15 anos e sua turma. A trilha sonora bem legal e a gente se diverte muito. No final, vai ter muita coisa para conversar sobre a adolescncia, namoro, sexualidade, relaes familiares. TERRA VISTA - o site do psiquiatra Jairo Bouer (http://doutorjairo.uol.com.br) traz vrias informaes bacanas sobre sexualidade divididas em diferentes categorias: garotos; garotas, preveno, DST/aids, drogas, sade e comportamento. s clicar em cima que voc vai dar de cara com vrias perguntas que adolescentes, jovens e adultos mandaram para ele. Se ningum teve a mesma dvida que voc, s clicar em Mande sua Dvida e perguntar o que voc quer saber. O guia Sexo e () muito mais (http://www.projetosegurancahumana.org/arquivos/smb124.pdf ) tambm traz diversos assuntos relacionados

34

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

sexualidade e ao nosso corpo. Tem uma parte bem legal que fala sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). Voc pode baixar o arquivo.

EDUCOMUNICANDO - Voc j ouvir falar em fanzine? Fanzines so publicaes amadoras, feitas de modo artesanal (recortes e colagens), sobre temas especficos. O legal que voc pode faz-lo em diferentes formatos e com poucos recursos. Pode escrever os textos mo ou digitar no computador, pode desenhar e recortar figuras de revistas etc. Depois s colar de um modo bem criativo, copiar, dobrar e distribuir por a. No esquea, escolha um bom nome para o fanzine, o contedo tambm importante, voc pode colocar enquetes, entrevistas, poesias, msica, desenho, quadrinhos, artigos, notcias, etc.. Veja como fazer: Encontrar a identidade: nesta hora que vemos a forma e o contedo que o fanzine ter. Por exemplo, se decidir que seu Fanzine ser informativo, levando informaes sobre determinados assuntos, ele ter uma cara mais jornalstica. Ser necessrio preparar uma pauta (levantamento de ideias para matrias), realizar entrevistas com pessoas que lidem com o assunto etc. Caso no seja essa a abordagem, existem os fanzines de produo prpria, onde histrias em quadrinhos, ilustraes, fotografias, poesias, contos, ocupam mais o espao do fanzine. Escolhendo qual o contedo do seu fanzine, hora das ideias tomarem formas mais definidas para serem publicadas. Mo na massa!! Contate os entrevistados, escreva as matrias, monte seu roteiro da histria, escolha os melhores cliques, produza sem restries! Diagramao: a mesma coisa que paginar, ou seja, distribuir no espao de uma pgina os elementos grficos que a compem. Com os contedos prontos a vez de ver como ficam dentro das pginas do seu fanzine. Reproduo: o fanzine no dirio, por isso, a reproduo mnima de um zine de duas cpias, uma para voc e outra para outra pessoa. A arte de produzir um fanzine disseminar para mais pessoas seus pontos de vistas, interesses e gostos, propiciando a troca. Distribuio: mesmo que voc tenha feito este fanzine apenas para ver o que saa, no se prenda a isso, encontre algum na lista telefnica e envie o seu fanzine com um passo a passo para outra pessoa aprender e trocar contigo. A inteno que todos tenham acesso. Para reproduzir um fanzine em grandes quantidades necessrio torn-lo sustentvel, encontrando parcerias de impresso, cobrando um preo simblico das pessoas etc. Conhecer outros: um fanzine traz a sensao de liberdade, onde pginas brancas ou coloridas recebem contedos e ganham formas. Faz com que voc conhea outros fanzineiros e outros fanzines, trocando e disseminando experincias e conhecimentos.

A galera do PSH produziu um super fanzine sobre preveno de DSTs, HIV/aids e depois distriburam em vrios momentos, em eventos, intervenes, na escola. Foi um sucesso. Disponvel em: http://www.projetosegurancahumana.org/ arquivos/dfv582.jpg

Compartilhando experincias

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

35

JOGO DA FORCA Voc alguma vez brincou de forca? super simples: em duplas, um dos participantes tem que
desenhar uma forca, pensar em uma palavra e desenhar alguns traos com o nmero das silabas necessrias para formar a palavra. Como neste mdulo falamos sobre o corpo sexual e reprodutivo, as palavras tero que ser um rgo sexual feminino ou masculino. Para dar uma dica sobre que rgo esse, quem estiver montando a forca pode dar a definio do rgo escolhido. Essas informaes esto logo abaixo do exemplo da forca.

36

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

rgos femininos: externos e internos


Externos Monte de Vnus: a parte mais saliente, localizada sobre o osso da bacia chamado pbis. Na mulher adulta, recoberto de plos que protegem essa regio. Grandes lbios: constituem a parte mais externa da vulva. Comeam no Monte de Vnus e vo at o perneo. Pequenos lbios: so finos e no tm plos. Podem ser vistos quando afastamos os grandes lbios com os dedos. So muito sensveis e aumentam de tamanho durante a excitao. Clitris: um rgo arredondado ricamente inervado e irrigado. muito sensvel e quando estimulado, desencadeia sensaes bastante prazerosas que contribuem para o orgasmo feminino. Abertura da uretra: a abertura por onde sai a urina. Abertura da vagina: uma abertura alongada por onde saem os corrimentos, o sangue menstrual e o beb.

Internos tero: o rgo da mulher onde o feto se desenvolve durante a gravidez. Quando uma mulher no est grvida, o tero tem o tamanho de um punho. Colo do tero: a parte inferior do tero. Tem um orifcio por onde passa a menstruao e por onde entram os espermatozides. Num parto normal, esse orifcio aumenta para dar passagem ao beb. Corpo do tero: a parte maior do tero, que cresce durante a gravidez e volta ao tamanho normal depois do parto. constitudo por duas camadas externas: uma membrana chamada peritnio e um tecido muscular chamado miomtrio. A camada interna se chama endomtrio, que se desprende durante a menstruao, renovando-se mensalmente. Tubas uterinas: so duas, ficando uma de cada lado do tero. Quando chegam no ovrio, elas se abrem lembrando uma flor. por dentro das tubas que os vulos viajam para o tero. Ovrios: so dois, tm o tamanho de azeitonas grandes e ficam um de cada lado do tero, presos por um ligamento nervoso e por camadas de pele. Desde o nascimento, os ovrios contm cerca de 500 mil vulos. Neles os vulos ficam armazenados e se desenvolvem. Tambm produzem os hormnios femininos. Vagina: um canal que comea na vulva e vai at o colo do tero. Por dentro, feita de um tecido semelhante parte interna da boca, com vrias pregas que permitem que ela estique na hora da relao sexual ou para a passagem do beb na hora do parto.

rgos masculinos: externos e internos


Externos Pnis: membro com funo urinria e reprodutora. um rgo muito sensvel, cujo tamanho varia de homem para homem. Na maior parte do tempo, o pnis fica flcido, mole. Mas quando os tecidos do corpo esponjoso se enchem de sangue durante a excitao sexual, aumenta de volume e fica duro. o que chamamos de ereo. Numa relao sexual, quando bastante estimulado, solta um lquido chamado esperma ou smen, que contm os espermatozides. A sada do esperma provoca uma intensa sensao de prazer chamada orgasmo. Escroto: uma espcie de bolsa atrs do pnis que tem vrias camadas, entre as quais uma pele fina recoberta por plos, cuja colorao mais escura que a do resto do corpo. Seu aspecto varia conforme o estado de contrao ou relaxamento da musculatura. No frio, por exemplo, ele fica mais curto e enrugado e no calor, mais liso e alongado. O escroto guarda os testculos. Prepcio: a pele que recobre a cabea do pnis. Quando o pnis fica ereto, o prepcio fica puxado para trs, deixando a glande descoberta. Quando isto no ocorre, tem-se o quadro de fimose, que pode causar dor durante o ato sexual e dificultar os hbitos higinicos. A fimose facilmente corrigida atravs de uma interveno cirrgica com anestesia local. Glande: a cabea do pnis. Sua pele bem macia e muito sensvel.

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

37

Internos
Testculos: so as glndulas sexuais masculinas, cuja funo produzir hormnios e espermatozides. Um dos hormnios produzidos a testosterona, responsvel pelas caractersticas secundrias masculinas, como plos, voz, msculos. Tm a forma de dois ovos e para senti-los basta apalpar o saco escrotal. Uretra : um canal usado tanto para a mico quanto para a ejaculao. Tem cerca de 20 cm de comprimento e dividida em trs partes: uretra prosttica, quando atravessa a prstata; uretra membranosa, quando atravessa o assoalho da pelve; e uretra esponjosa, localizada no corpo esponjoso do pnis. Epiddimo: um canal ligado aos testculos. Os espermatozides vo sendo fabricados nos testculos e ficam armazenados no epiddimo at amadurecerem e serem expelidos no momento da ejaculao. Prstata: est situada abaixo da bexiga e constituda por fibras musculares e tecido glandular. As glndulas produzem uma secreo que, junto com a secreo das vesculas seminais, formam o lquido seminal. ela que d ao smen o seu odor caracterstico. Vesculas seminais so duas bolsas que contribuem com fluidos para que os espermatozides possam nadar. Canais deferentes dois canais muito finos que saem dos testculos e servem para conduzir os espermatozides at a prstata. Canal ejaculatrio - formado pela juno do canal deferente com a vescula seminal. curto e reto e quase todo o seu trajeto est situado ao lado da prstata, terminando na uretra. No canal ejaculatrio, o fluido da vescula seminal se mistura com o do canal deferente e so despejados na uretra prosttica.

38

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

a delcia de ser quem voc

Mdulo 4

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

39

Mdulo 4

A delcia de ser quem voc

D uma olhada a sua volta. Deu para perceber o tanto de gente diferente que tem? Pessoas mais magras, pessoas mais gordas; peles brancas, rosadas, amareladas, bronzeadas, negras; gente alta e gente baixa ... Se fossemos conversar com cada uma dessas pessoas, saberamos que seus gostos tambm variam, bem como seus desejos. At a tudo bem. Tudo bem mesmo? Em termos. Existem algumas diferenas que, em vez de serem aceitas e respeitadas, se transformam em desigualdade, ou seja, faz com que algumas pessoas se sintam superiores e at com o poder de menosprezar as outras que no so iguais a elas. No plano do desejo, tem meninos que gostam de meninas. Tem meninas que gostam de meninos. Tem meninas que gostam de meninas. Tem meninos que gostam de meninos. Pessoas que E ainda tem meninas e meninos que gostam tanto de meninas quanto de meninos. E sentem desejo esse gostar de pessoas do mesmo sexo ou de ambos os sexos ainda motivo para muito sexual por pessoas desrespeito e at violncia. do outro sexo. Pois , mesmo sabendo que gostar de pessoas do mesmo sexo ou dos dois no doena nem perverso, muita gente discrimina pessoas que no so HETEROSSEXUAIS. No tem uma semana em que a televiso ou os jornais no tragam uma notcia de uma pessoa que foi discriminada, espancada ou morta pelo fato dela ser HOMOSSEXUAL. O mesmo acontece com as pessoas que desejam tanto os homens quanto as mulheres, Pessoas que se os bissexuais. sentem desejo sexual por pessoas Veja nas falas de alguns adolescentes dos plos do PSH: do mesmo sexo.

Para mim tudo bem. Tenho uma amiga lsbica e no deixei de ser amiga dela quando descobri que ela gostava de meninas. Eu nunca teria um amigo gay. Acho gay nojento. A gente tem que respeitar todas as pessoas. Minha religio diz que gostar de uma pessoa do mesmo sexo ou dos dois sexos pecado. Tem tratamento para deixar de ser gay? Cada pessoa gosta de quem quiser. Eu no tenho nada a ver com isso. O importante que todo mundo seja feliz. No importa de quem gosta.
Para desfazer alguns mal entendidos e para reforar que da mesma forma que ningum obrigado a transar com algum se no est a fim, ningum tambm tem o direito de sair por a azucrinando ou agredindo meninos que transam com outros caras ou meninas que transam com outras garotas. Neste mdulo vamos explicar direitinho o que vem a ser diversidade sexual. Antes, porm, d uma lida no quadro curiosidades histricas e descubra que pessoas que tem uma orientao sexual diferente da heterossexual sempre existiram.

40

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

- A mais famosa lsbica da histria foi Safo (610- 580 a.C). Ela viveu na ilha de Lesbos, da que veio a palavra lsbica. Safo era casada e, quando ficou viva, foi trabalhar em uma escola para meninas. Apaixonou-se por uma de suas alunas, tis, que foi tirada da escola pelos pais devido fofoca que rolou por toda a ilha. - Na Grcia antiga, onde a homossexualidade era prtica comum, no havia um termo especfico para design-la. O filsofo Scrates (469-399 a.C) acreditava que o amor e o sexo entre dois homens inspiravam a criatividade e o conhecimento. Achava que o sexo heterossexual servia apenas para produzir crianas. Nessa poca, tambm, o exrcito encorajava o alistamento de casais homossexuais, pois acreditavam que, juntos, eles seriam guerreiros melhores. - O conquistador Alexandre o Grande (356-324 a. C) rei da Macednia, era bissexual. Hephaestion, seu amante, morreu durante uma batalha e teve um dos funerais mais suntuosos da Babilnia. Os preparativos foram tantos que a cerimnia s pde ser realizada seis meses depois de sua morte. - A travesti mais famosa da histria foi o francs Chevalier dEon de Beaumont, um diplomata que servia ao rei da Frana Luiz XV. Ele nasceu em 1728 e morreu aos 83 anos. Viveu 49 anos como homem e os outros 34 anos como mulher.

Curiosidades histricas

Existem trs tipos de ORIENTAO SEXUAL: a hetero, a homo e a bissexual. a direo para E isso no uma escolha! Na verdade, o desejo algo espontneo que surge onde aponta o desejo sem que a gente tenha controle sobre ele. Ento no d para dizer que sexual de cada pessoa. optamos por desejar uma pessoa de um sexo ou de outro como quando a gente escolhe o sabor de um sorvete. O que voc pode estar se perguntando, j que no falamos sobre isso at agora, sobre os porqus de existir diferentes orientaes sexuais. Sinceramente? No tem um por qu. Nada indica que o fato de, por exemplo, uma menina ter sofrido uma violncia sexual pelo prprio pai que ela v se tornar lsbica. Nem que o fato de um garoto ter convivido s com mulheres na infncia que ele v se tornar gay. Isso tudo mito. Existem outros mitos, alis. D uma lida no quadro Mitos e verdades sobre a diversidade sexual para conhec-los:

O que ? O que ?

Mitos e verdades sobre a diversidade sexual

mito
Os homossexuais so mais sensveis e delicados.

verdade
Nada a ver. Os heterossexuais do sexo masculino tambm podem ser sensveis e delicados. Do mesmo modo, existem mulheres heterossexuais e homossexuais que so agressivas. Cada pessoa tem seu jeito a partir das experincias que teve na vida. Ningum nasce delicado ou agressivo.

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

41

As mulheres viram lsbicas porque no conseguem arrumar namorado.

Em nossa sociedade se fala muito pouco sobre o prazer feminino e muitos acreditam que somente a penetrao d prazer mulher. Isso tambm um mito.

A homossexualidade e a bissexualidade so doenas mentais e precisam de tratamento psiquitrico ou psicolgico.

Desde 1970 se sabe que a homossexualidade e a bissexualidade no so doenas nem mentais nem fsicas. Tanto que quando um profissional da medicina ou da psicologia diz que cura a homossexualidade, ele pode perder seu registro profissional e no poder mais trabalhar nessas reas.

Vale reforar que no porque vivemos em uma sociedade em que certas diferenas no so aceitas que a gente tem que aceitar isso como uma lei. A gente pode tambm discordar e buscar mudanas. Afinal, se mudanas no acontecessem, ainda estaramos na IDADE DA PEDRA: vestindo um pedao de pele de animal e comendo carne crua. ECA!

Na cabea da maioria das pessoas, acredita-se que um homem usa determinadas roupas e que tem um jeito prprio de falar e de agir. O mesmo vale para as mulheres. S que existem pessoas que no se sentem vontade usando roupas e acessrios especficos para o sexo em que nasceu. Tambm, existem pessoas que acham que seu o sexo com que SEXO BIOLGICO no corresponde ao que eles acham que deveriam ter. uma pessoa nasce. S Pois , estamos falando de travestis e transexuais. Pessoas que constroem seu corpo a existem dois sexos: o partir da forma como elas se percebem. feminino e o masculino. Exemplificando, um homem usa roupas femininas e coloca silicone nas mamas para ter seios como os das mulheres. Entretanto, permanece com o pnis. uma travesti que modifica seu corpo por que se sente, ao mesmo tempo, um ser feminino e masculino. J as e os transexuais sentem que seu sexo biolgico o oposto daquele que tem. Ento, se for um homem que se sente mulher, faz uma operao para retirar o pnis e constri uma vagina no lugar. Se for uma mulher que se sente um homem, tira os seios, o tero e constri um pnis no lugar onde antes havia uma vagina. Esse tipo de operao chama-se readequao sexual e j pode ser feita no Brasil pelo Sistema nico de Sade (SUS).

Eu nasci assim, mas no concordo!

Perodo da pr histria cerca de 2,5 milhes de anos atrs em que os humanos usavam uma pedra como ferramenta para caar animais, se defender dos perigos e dos inimigos.

Existem muitas e variadas formas de ser homem ou ser mulher. Existem, tambm, diferentes formas de viver, de expressar a sexualidade, de amar, de desejar. Sentir atrao ou gostar de uma pessoa do mesmo sexo outra forma de expressar nossas emoes e de buscar por afeto. A homossexualidade feminina e masculina a bissexualidade, a travestilidade e a transexualidade sempre existiram. E, no Brasil de hoje, existem vrios estados em que a HOMOFOBIA j vista como um crime.

Concluindo ...

uma srie de atitudes, sentimentos e atos hostis em relao a lsbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis.

42

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Voc sabia que ...

... no Estado de So Paulo, a Lei N 10.948, de 5/11/2001, em seu artigo 1 diz o seguinte: ser punida toda manifestao atentatria ou discriminatria contra cidado homossexual, bissexual ou transgnero (travesti, transexual). Ento, mesmo no caso de se alegar que era apenas brincadeira ou gozao, a pessoa que discriminou a outra por conta da orientao sexual dela pode ser processada. A lei atinge principalmente empresas e estabelecimentos (tais como escolas e servios de sade) podendo vir a aplicar multa, suspenso ou at mesmo cassar a licena de funcionamento.

Na prtica
RODA DE CONVERSA - Distribua duas tiras de papel para cada participante e pea que escrevam duas caractersticas suas que acreditam serem diferentes das dos outros colegas. Coloque todos os papis em uma caixa, embaralhe e pea aos participantes que escolham duas delas. Solicite que cada um leia as palavras que esto nas tiras e escreva as palavras no quadro. Em conjunto com o grupo, analise as contribuies a partir do nmero de vezes que cada uma delas apareceu e das similaridades, ou seja, as que tm relao com o corpo; as que dizem respeito inteligncia e ao jeito de ser de cada um; as que tm relao com o lazer ou com o estudo etc. Quando todas as palavras estiverem no quadro, releia as palavras e abra para o debate perguntando: 1. Quais dessas diferenas costumam ser motivo de gozao ou discriminao? Por que isso acontece? 2. Que pessoas costumam sofrer mais preconceito e discriminao em nossa escola e em nossa comunidade? 3. O que podemos fazer para diminuir essas formas de violncia? Encerre reforando que no Brasil, a diferena est em toda parte: na raa das pessoas, nas manifestaes culturais, nos locais em que as pessoas habitam, no jeito de falar ou de se vestir. Mesmo com essa pluralidade toda, ainda so muitas as situaes de preconceito e discriminao pelo fato de uma pessoa ser afrobrasileira, por ser mulher, por ser adolescente ou por ter uma orientao sexual diferente da heterossexual. Enfatize a importncia da populao adolescente e jovem posicionar-se contra todas situaes em que a diferena se transforma em desigualdade de direitos. OFICINA - Pegue trs folhas de papel sulfite ou cartolina. Na primeira folha, escreva a palavra CONCORDO; na
segunda, DISCORDO; e na terceira, a expresso TENHO DVIDAS. Coloque essas folhas em trs cantos da sala. Pea que os participantes se levantem e informe que voc ir ler algumas afirmaes relacionadas diversidade sexual. Explique que, depois de ler cada uma delas, eles devero se dirigir a um dos lugares da sala em que esto afixados os cartazes, ou seja, quem concordar deve se locomover at o cartaz escrito CONCORDO, e assim por diante. Quando todos tiverem se posicionado, pergunte a cada grupo por que escolheram essa opo. Faa o mesmo com as sete afirmaes sugeridas abaixo: Afirmaes: 1. Uma pessoa escolhe se quer ser homossexual, bissexual ou heterossexual. 2. A maior parte das mulheres que se tornam lsbicas porque foram abusadas por um homem na infncia. 3. Um menino que foi criado por um pai homossexual tem mais chance de se tornar gay ou uma travesti. 4. Se um gay quiser curar seu desejo de fazer sexo com outro homem, deve procurar um psiclogo, um mdico ou um pastor/padre da igreja. 5. Travesti o homem que se veste com roupa de mulher apenas para ganhar dinheiro se prostituindo. 6. Transexual aquela pessoa que nasceu com um determinado sexo, mas que sente que pertence ao outro. Por exemplo, tem o corpo de um homem, mas se percebe como uma mulher. Quando terminarem, explique que a diversidade sexual refere-se ao reconhecimento das diferentes possibilidades de expresso de gnero e da sexualidade ao longo da existncia dos seres humanos e que a aceitao da diversidade sexual varia de acordo com os costumes de determinada poca e com o tipo de sociedade. Enfatize que ningum
Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

43

escolhe se quer ser heterossexual, homossexual ou bissexual; que no existe nenhum dado cientfico que prove que as pessoas so homossexuais porque sofreram algum abuso na infncia; que ningum vira homossexual ou travesti porque o pai ou a me tem essa orientao sexual; que existem homens que se vestem de mulher e mulheres que se vestem de homem porque gostam, e no necessariamente para ganhar dinheiro e que, realmente, transexuais nascem com um pnis ou com uma vagina, mas se sentem como se estivessem nascido no corpo errado.

SESSO PIPOCA v at a locadora e alugue o filme Como Esquecer. Conta a histria de Jlia, uma professora de literatura abandonada pela namorada. Na tentativa de superar a perda, ela busca o apoio do melhor amigo. Mais do que uma relao homossexual, o filme uma histria de amor, de dor e de superao. TERRA VISTA navegue pelo site http://www.e-jovem.com e conhea uma rede de adolescentes e jovens que se posicionam contra a homofobia. No Youtube tambm tem vrios curtas para baixar: No quero voltar sozinho (http://www.youtube.com/watch?v=1Wav5KjBHbI) e Torpedo (http://www.youtube.com/watch?v=TP_OjE_Fi2o) so alguns deles. Entra l e d uma xeretada. EDUCOMUNICANDO topa fazer um vdeo de bolso? Ter uma
cmera ou celular na mo tudo o que voc e seu grupo precisa para produzir um vdeo e divulg-lo para muitas pessoas. O diferencial desse jeito de se fazer vdeos a praticidade do processo de gravao dos quadros e das cenas. Se voc quiser fazer uma gravao de qualidade, no precisa de uma super aparelhagem de luz ou de uma cmera profissional. Precisar apenas de um roteiro legal, uma situao que te inspire, um tema interessante e o principal: libertar a sua criatividade! Depois que voc captar as imagens, hora de edit-las, ou seja, juntar tudo e dar uma sequncia. Durante a gravao da cena, voc deve se preocupar com a qualidade do udio, verificar se no h rudos no local onde est sendo gravado o material, manter-se atento com a estabilidade da mo para a cena no ficar tremida e cortar com a opo pause do aparelho (em vez de finalizar cada cena com stop para ter que juntar tudo numa edio em computador). Caso queira inserir msicas, legendas, fazer cortes diferenciados ou inserir outras imagens e outros vdeos, voc precisa baixar algum programa de edio de vdeos. Dois programas que podemos citar o VideoPad Video Editor 2.11 e o Windows Movie Maker - so mais fceis de usar e mais leves para descarregar no computador. Passo a passo resumido: 1. Capture o vdeo com alguma ferramenta que esteja ao seu alcance. O material gravado ficar na memria interna ou no carto de memria; 2. Transfira os arquivos capturados pelo cabo USB ou pelo carto de memria para um computador; 3. Faa uma edio simples. 4. Se for um vdeo, selecione o trecho a ser publicado e faa alguma alterao se necessrio. 5. Visualize o vdeo. 6. Compartilhe o vdeo.

44

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

CENAS - Pea que os participantes se dividam em quatro grupos e distribua o comeo de uma cena para cada
um deles. A ideia que eles apresentem a situao que os personagens viveram e que deem um final para a histria. Informe que eles tero 20 minutos para montar a cena e no mximo 10 minutos para apresent-la.

Cena 1
Lucas um cara super tmido e muito estudioso. Ele tem vrias amigas e quase nenhum amigo. O pessoal zoa da cara dele dizendo que ele gay. At ameaa de agresso j rolou na escola. Quando isso aconteceu , ele ficou vrios dias sem aparecer. Quando ele finalmente voltou para as aulas, um grupinho de meninos e meninas comeou a segui-lo fazendo um coro de Lucas, tu gay que eu sei. Lucas virou para o grupo e ....

Cena 2
Nossa professora de histria muito legal, mas tem uma aparncia meio estranha. Alguns alunos da escola dizem que ela uma transexual. Alguns pais e mes at j apareceram na escola dizendo no concordar que seus filhos estudem com um homem que se veste de mulher. As aulas da Michelle so muito divertidas, todo mundo participa e tira nota boa. Nenhum de ns d mnima se ela isso ou aquilo. Um dia, chegamos na escola e descobrimos que a Michelle foi demitida. Da ns ....

Cena 3
Jlia e Olvia j namoram faz tempo. O pessoal zoa, mas elas no ligam muito. Outro dia, as duas estavam conversando na aula de matemtica e a professora Regina deu uma bronca nelas. Olvia reclamou porque todo mundo estava conversando e a professora s chamou a ateno das duas. A professora Regina ficou irada e disse que no queria saber mais de lsbicas em suas aulas porque isso ia contra suas convices religiosas. Jlia e Olvia saram da sala e ...

Cena 4
Depois das aulas, Caio e Cludio resolvem ir para casa por um caminho diferente. Passam por uma rua em que vrias travestis esto conversando. Os dois olham curiosos para os corpos e as roupas delas. Nisso, pra um carro e descem alguns homens gritando e dizendo que vo bater nelas. Caio e Marcelo se olham e ....

Quando todas as cenas forem apresentadas, abra para o debate perguntando o que os participantes acharam dos finais inventados por cada grupo. Pergunte se algum gostaria de dar um final diferente a alguma das cenas e que final seria esse.

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

45

estou preparada para ser me? estou preparado para ser pai?

Mdulo 5

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

47

Mdulo 5

Estou preparada para ser me? Estou preparado para ser pai?

Quem que tem que pensar em evitar uma gravidez? O menino ou a menina? Quando jogamos essa pergunta nos encontros dos plos do PSH, foi a maior confuso. Todo mundo falava junto e teve hora que quase rolou uma tenso:

Quem tem que pensar nisso a mulher. Como assim? O menino e a menina tm que pensar em evitar uma gravidez. Porque voc acha que s a mulher que tem que se cuidar? A gravidez acontece no corpo da mulher. Ento ela que tome plula. Por que que tem menino que no entende que a camisinha tambm serve para evitar uma gravidez? A camisinha pode furar. Ento a menina tem que tomar plula. Plula no previne a aids. Eu no sabia que sexo era to complicado.
Depois dessa confuso foi legal porque conversamos sobre vrias informaes que no tm nada a ver. Uma delas foi, por exemplo, sobre o PERODO FRTIL das meninas. Teve gente que achava que o perodo frtil da menina durava trs dias, outros que durava uma semana e ainda quem acreditava que durasse 15 dias. Teve at Menstruao um quem achasse que uma mulher s engravidava no fluxo de sangue que perodo em que ela estava MENSTRUADA. Nada liberado pelo revestimento disso est correto. interno do tero quando Tem mulheres que menstruam a cada 21 dias, outras no h fecundao. a cada 24 e outras ainda a cada 28 dias. O dia em que uma menina est frtil o 14 antes da prxima menstruao. Complicado? mesmo! Esse uma das razes pelas quais a tabelinha no funciona. A outra razo que, na adolescncia, o ciclo das meninas no regular. Assim, melhor mesmo usar o preservativo que, alm de evitar a gravidez, ainda evita doenas sexualmente transmissveis, ou seja, aquelas doenas que podem ser transmitidas na relao sexual.
Perodo frtil o momento em que um dos ovrios libera um vulo possibilitando uma gravidez caso haja uma relao.

No posso transar hoje porque estou no meu perodo frtil

Se um menino dissesse isso, ele no poderia transar nunca. Sabe por qu? Porque um homem est frtil todos os dias, todas as horas e todos os minutos. Sua produo de ESPERMATOZIDES no para nunca. E, quando ele goza, milhes de

O espermatozide a clula reprodutora masculina.

48

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

O vulo a espermatozides saem do pnis enlouquecidos para encontrar um VULO. E tem mais uma clula reprodutora coisa: os espermatozides quando esto na vagina da mulher ficam vivos por 72 horas. feminina. E com essa histria do espermatozide ficar vivo durante trs dias na vagina da mulher, ela pode at ter transado em um dia que no estava frtil, mas o espermatozide ficou l na vagina dela esperando para FECUNDAR o vulo. Ento o seguinte: se o menino no se sente preparado para ser pai e a menina Fecundao quando idem, antes de transar preciso rolar uma conversa sobre os mtodos um vulo fertilizado por contraceptivos, ou seja as formas que existem para se evitar uma gravidez. Plulas, um espermatozide, injeo, camisinha feminina, camisinha masculina, tabelinha, DIU, no transar ... durante o perodo frtil da so alguns deles. mulher, dando incio a Antes de conhec-los melhor, vamos dar uma olhada no quadro curiosidades uma gravidez. histricas para saber como que no passado as pessoas evitavam filhos?

- O registro mdico mais antigo de um tipo de anticoncepo feminina data de 1850 a.C, uma receita escrita em um papiro recomendava aplicar na vagina uma mistura de mel e bicarbonato de sdio. - O Antigo Testamento da Bblia, de 1000 a.C, menciona mulheres que no engravidavam quando tinham relaes sexuais na vspera da menstruao. - No Egito, entre 51 e 30 a.C., a rainha Clepatra usava esponjas marinhas embebidas em vinagre. Algumas egpcias tambm usavam coc de crocodilo para impedir a fecundao. Na arte egpcia tambm possvel encontrar figuras de homens com alguma coisa enrolada no pnis. - A primeira camisinha foi produzida em 1500, quando o anatomista italiano Gabrielle Fallopius inventou uma espcie de "saco de linho" para proteger seus pacientes das DST. Como o mtodo inventado por ele funcionou, e as pessoas perceberam a possibilidade de usar a camisinha para evitar a gravidez, seu uso se popularizou e cresceu muito a partir de 1700, quando as camisinhas passaram a ser feitas utilizando-se os intestinos dos carneiros. - Foi em 1843 - quando o revolucionrio processo de vulcanizao da borracha, inventado por Hancock e Goodyear, possibilitou a produo em massa de preservativos - que eles se tornaram realmente mais populares e baratos. - Em 1930, o ltex lquido substituiu a borracha e ainda o material mais utilizado na fabricao de camisinhas. - A plula anticoncepcional foi inventada l por 1954. No Brasil, sua venda comeou em 1962. - Nos anos1990, as novas tecnologias possibilitaram a produo de camisinhas cada vez mais sofisticadas, como as de poliuretano, mais finas e sensveis.

Curiosidades histricas

Ter espao para colocar todas as dvidas super importante. E mais importante que isso se sentir confortvel para fazer qualquer pergunta, por mais ridcula que ela possa parecer. Mesmo sabendo que a gravidez no acontece se uma menina sentar em um banco onde estava sentado um menino, no tem nenhum problema conferirmos se isso mesmo com algum que tenha mais conhecimento ou experincia que a gente. Ento, vamos conversar sobre os mtodos contraceptivos? Estes mtodos so divididos em algumas categorias: barreira, hormonais, comportamentais, DIU e cirrgicos. D uma checada no quadro abaixo para saber mais sobre cada um deles:

conversando que a gente se entende

MTODOS CONTRACEPTIVOS
Mtodos de barreira - so aqueles que impedem que os espermatozides se encontrem com o vulo. O melhor deles o preservativo feminino e masculino pois tambm protege da infeco pelas Doenas Sexualmente Transmissveis (DST) e pelo HIV/Aids. Alm disso, no precisa de receita mdica, pode ser comprado em farmcias e est disponvel nos servios de sade. Mtodos hormonais - so comprimidos ou injees feitos com hormnios sintticos. Esses mtodos impedem a ovulao, ou seja, que o vulo esteja frtil e pronto para ser fecundado pelo espermatozide. Os mtodos
Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

49

hormonais funcionam muito bem, mas no toda mulher que pode utiliz-los. Por isso, preciso ir ao servio de sade para saber se pode ou no utilizar este mtodo. Outra coisa, a plula tem que ser tomada todos os dias e sempre no mesmo horrio. No protege das DST e do HIV/Aids. Mtodos comportamentais - so prticas que dependem basicamente do comportamento do homem ou da mulher e da observao do prprio corpo como a tabelinha, o muco cervical e a temperatura. Estes mtodos tm uma grande possibilidade de falha e tambm no protegem as pessoas das DST e do HIV, o vrus da Aids. DIU um pequeno objeto de plstico ou cobre, com um fio de nylon na ponta, que colocado no interior do tero. Impede o acesso dos espermatozides ao vulo. um mtodo contraceptivo muito seguro para evitar a gravidez. S que precisa de acompanhamento mdico a cada 6 meses, muitas vezes aumenta o tempo e o volume da menstruao. No previne nem as DST nem o HIV/Aids. Mtodos cirrgicos ou esterilizao - no exatamente um mtodo contraceptivo, mas uma cirurgia que se realiza no homem ou na mulher com a finalidade de evitar uma gravidez para sempre. A esterilizao feminina mais conhecida por laqueadura ou ligao de trompas; a masculina, por vasectomia. Quem opta por fazer essa cirurgia tem que saber que, se mudar de ideia, a possibilidade de uma nova cirurgia para voltar a ter filhos bem pequena. Tambm no previne DST e HIV/Aids.

Importante!
A contracepo de emergncia ou plula do dia seguinte um mtodo para ser utilizado s em uma situao de emergncia como quando deu uma bobeira e no se protegeu, quando a camisinha rompe ou uma mulher sofre um estupro. Quanto mais cedo se tomar essa medicao aps a relao sexual, maior a possibilidade de se evitar uma gravidez.

!!!

Mitos e verdades sobre a gravidez e os mtodos contraceptivos

mito
O coito interrompido, tambm conhecido como tirar fora, um mtodo seguro para no engravidar.

verdade
Pelo contrrio! Durante a relao sexual, o pnis do homem se lubrifica com um lquido que contm espermatozides e isto ocorre muito antes da ejaculao. Alm de inseguro, o tirar fora muito chato porque sempre d medo de que no d tempo e a gravidez role.

A camisinha pode desaparecer dentro do corpo da mulher.

No existe esse perigo. No fundo da vagina est o colo do tero que impede isso de acontecer.

50

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

A tabelinha um mtodo seguro para evitar a gravidez.

A tabelinha um mtodo anticoncepcional que consiste em a mulher identificar o seu perodo frtil a partir da observao dos dias em que sua menstruao ocorre. Se a menstruao for regular, possvel prever mais ou menos quando ela estar no perodo frtil. S que tem muitas adolescentes que tm o ciclo menstrual muito irregular e a fica difcil saber quando ser esse perodo. Nos dois casos, melhor no arriscar.

Quando se toma a plula anticoncepcional por muito tempo ela causa infertilidade.

A plula anticoncepcional evita uma gravidez enquanto a mulher a estiver usando. Se ela parar de tomar a plula, ela volta a ovular normalmente e poder engravidar normalmente.

A camisinha masculina aperta e tira o prazer.

Existem camisinhas de diferentes tamanhos. Caso o menino tenha um pnis muito grande e grosso, ele tambm pode utilizar a camisinha feminina em vez da masculina. Quanto ao prazer, atualmente as camisinhas so muito fininhas e no interferem na sensibilidade.

Gravidez na adolescncia
Alguma menina na sua escola j ficou grvida? Como ela foi tratada pelos colegas e professores? Ela continuou na escola? E se fosse um menino que descobriu que vai ser pai aos 14 anos de idade? Como ele seria tratado pelos colegas e professores? Ele continuaria na escola? Geralmente, quando se fala sobre gravidez na adolescncia s vem cabea a imagem de uma menina. Afinal, o beb vai se desenvolver no corpo dela, no mesmo? No, no . A gravidez vai rolar no corpo dela, mas tem tambm um pai nessa histria. E esse pai tambm pode ser um adolescente. Assim, ambos precisam de apoio para lidar com essa situao. Da famlia, dos amigos, da escola e dos servios de sade. E para isso acontecer, antes de tudo, precisamos conversar muito com os meninos sobre a importncia de se usar o preservativo tambm como um mtodo contraceptivo. Alis, mtodo melhor que a camisinha por enquanto no existe!

Na prtica
RODA DE CONVERSA Comece o encontro explicando que a conversa ser sobre contracepo e gravidez na adolescncia. Inicie o debate a partir das seguintes perguntas: 1. Geralmente quando um menino resolve ter uma relao sexual, ele pensa antes se quer ser pai ou no? Por qu? 2. Quando uma garota resolve ter uma relao sexual, ela pensa antes se quer ser me ou no? Por qu?

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

51

3. Como acontece uma gravidez? 4. Quais os mtodos contraceptivos que vocs conhecem? Qual o mais adequado para garotas e garotos? 5. De quem a responsabilidade de pensar sobre o uso de um dos mtodos contraceptivos antes da transa acontecer? O garoto? A garota? Os dois? Por qu? 6. fcil ou difcil falar em contracepo com seu/sua parceiro/a? Por qu? 7. Qual seria a melhor forma de falar com seu/sua parceiro/a sobre o uso dos mtodos? 8. Onde e com quem possvel buscar informaes sobre o assunto? Quando terminar o debate, sugira que faam grupos de cinco pessoas e que montem uma cena em que um casal converse sobre mtodos contraceptivos antes da transa rolar. Pea que cada grupo apresente sua cena e reforce a importncia dos meninos tambm pensar em evitar filhos, caso no queiram ser pais.

OFICINA Divida o grupo em quatro equipes e explique que cada uma delas ir receber uma tira de papel especificando o sexo de uma pessoa (se homem ou mulher) e se essa pessoa quer ou no quer usar o preservativo em uma relao sexual. Explique que cada uma dessas situaes exigir do grupo um levantamento de argumentos favorveis a essa ideia. Ou seja, cada grupo dever fazer uma lista com os motivos para se utilizar ou no utilizar o preservativo em uma relao sexual. Distribua as tiras e pea que incorporem a situao pensando como um menino ou uma menina defenderia sua posio. Quando todos os grupos tiverem sua lista com as argumentaes, pea que formem dois grupos: - o de MENINOS - 1 com MENINAS - 2 e - o de MENINOS - 2 com MENINAS - 1. Quando os adolescentes estiverem organizados nos dois grupos, explique que eles devero negociar se usaro ou no o preservativo na hora de ter uma relao sexual com base nos argumentos levantados. D 10 minutos para esta negociao entre os dois grupos (Menino 1 + Menina 2 e Menino 2 + Menina 1) e, em seguida, pea que cada grupo conte como foi a conversa com o outro grupo. Pergunte, tambm, como se sentiram participando dessa atividade. Abra para o debate a partir das seguintes questes: 1. O que argumentar? 2. O que negociar? 3. Em quais situaes da vida vocs costumam negociar? Com seus familiares? Com seus amigos? Com os ficantes ou namorados? Como fazem isso? 4. Vocs se preparam para uma conversa em que tero de convencer uma pessoa a fazer o que vocs querem? Se sim, como? Se no, por qu? Encerre a atividade explicando que negociar no quer dizer ganhar a todo custo sem buscar a melhor situao para ambas as partes e, sim, procurar uma soluo que seja adequada para as duas partes. Alm disso, em qualquer situao em que ns desejamos ou no fazer alguma coisa, preciso antes pensar nos motivos pelos quais queremos ou no fazer aquilo. E a isso se chama argumentao. J a negociao consiste em se buscar a melhor soluo para ambas as partes.

52

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Tiras
GRUPO MENINOS 1 que argumentos os meninos tm para convencer uma menina a ter uma relao sexual usando o preservativo. GRUPO MENINOS 2 que argumentos os meninos tm para convencer uma menina a ter uma relao sexual
sem usar o preservativo

GRUPO MENINAS 1 que argumentos as meninos tm para convencer um menino a ter uma relao sexual
usando o preservativo.

GRUPO MENINAS 2 que argumentos as meninas tm para convencer um menino a ter uma relao sexual
sem usar o preservativo.

SESSO PIPOCA v at a locadora e alugue o filme Juno. Conta a histria de uma menina que engravida de um colega da escola. Como ela no se sente preparada para ser me, ela decide procurar por um casal que queira adotar a criana quando ela nascer. TERRA VISTA entre em http://www.youtube.com/watch?v=DKiX4UmfWVE e
http://www.youtube.com/watch?v=L8gAjroVX0c e assista ao vdeo Com a voz o jovem pai!. Traz uma srie de depoimentos de pais adolescentes e jovens. Este vdeo foi produzido por uma organizao no governamental do Recife chamada Instituto Papai (www.papai.org.br).

EDUCOMUNICANDO explique que voc o diretor de uma escola que est muito preocupado porque os alunos do sexo masculino no se preocupam em evitar filhos. Pea que se dividam em quatro subgrupos e informe que, de agora em diante, cada grupo ser uma agncia de publicidade. Cada agncia deve preparar um cartaz direcionado para meninos, informando que eles podem ser pais a qualquer momento (j que o homem frtil todos os dias) e que eles tambm podem escolher se querem ter filhos, com quem querem e quando querem. Explique o que e como fazer um cartaz. Depois, distribua folhas de cartolina, rguas, revistas, canetas coloridas para todas as agncias de publicidade. Quando os grupos terminarem, pea que cada grupo apresente seu cartaz. Aps a apresentao, sugira que os cartazes sejam colocados em alguns lugares estratgicos da escola para todo mundo ver. CARTAZ - uma pea que elaborada para ser colada em locais pblicos para todo mundo que interessa ver.
Antes de comear a confeccion-lo, preciso definir muito bem o que se quer fazer. Para isso, h trs decises em que se pensar: O tema: o assunto por cartaz. O ttulo: a mensagem do cartaz deve ser curta e sugestiva. Inventem uma frase que tenha entre 5 e 7 palavras, no mximo. A imagem: o mais importante na transmisso da mensagem. Deve ser sugestiva e de cores contrastantes. Como fazer: - Divida o espao da cartolina em trs zonas: uma para o ttulo, outra para a imagem e a ltima sobre o que se quer informar. - Deve ter diferentes tamanhos de letras: a maior vai no ttulo, os textos vem em segundo lugar e as legendas so as menores. - O texto deve ter frases curtas e letras bem legveis.

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

53

Modelo:

Ttulo (utilizar letras grandes)


Ilustrao (utilizar recortes
de revistas, canetas coloridas etc.)

O que se quer informar que se quer informar O


(frases curtas e bem legveis.

Copie o diagrama e as definies dos mtodos contraceptivos para todos os participantes. Explique que eles tm que ler a descrio de diferentes mtodos e escrever nas linhas pontilhadas. Ao final, no quadro vertical, eles iro descobrir qual o nico mtodo que serve para evitar uma gravidez e a prevenir a infeco pelas DST e pelo HIV/Aids.

Jogo

54

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

VOC CONHECE TODOS OS MTODOS CONTRACEPTIVOS? VAMOS VER?


Definies 1. Secreo vaginal mais grossa que aparece na calcinha possibilitando identificar o perodo frtil. No considerado um bom mtodo anticoncepcional nem previne as DST e a Aids. 2. Espcie de concha de borracha que a mulher coloca na vagina para cobrir o colo do tero e que precisa ser usado junto com um gel espermicida. um bom mtodo, mas no previne nem as DST nem o HIV. 3. Retirar o pnis da vagina antes de ejacular. um pssimo mtodo contraceptivo pois vive falhando. 4. Pequeno objeto de plstico e cobre, com um fio de nylon na ponta, que colocado no interior do tero. No um mtodo indicado para adolescentes nem previne das DST e Aids. 5. Cremes ou gelias feitos com substncias qumicas colocados dentro da vagina que matam ou imobilizam os espermatozides. Quando usado sozinho, falha muito. 6. Comprimido feito com hormnios e que deve ser tomado todos os dias mais ou menos na mesma hora. um bom mtodo, mas precisa de acompanhamento mdico e tambm no previne das DST nem da Aids. 7. Mtodo que permite conhecer o ciclo menstrual e saber quais os dias frteis. No recomendado para adolescentes porque o ciclo menstrual ainda irregular e, mesmo quando , falha muito. 8. No transar.

Diagrama
1 2 3 4 5 6

N
7 8

Respostas: 1-muco,2- diafragma,3- coito interrompido,4- DIU, 5- gel espermicida,6- plula,7- tabelinha,8- abstinncia.
Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

55

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

preveno tudo de bom

Mdulo 6

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

57

Mdulo 6

Preveno tudo de bom

Prevenir evitar que alguma coisa chata acontea em nossa vida. Por exemplo, se a gente come um monte de batatas fritas e toma vrios copos de refrigerante, depois pode dar uma queimao no estomago ou uma sensao de que se est estufado. DST so doenas que Da, um jeito de se prevenir desse mal estar diminuir a quantidade de batatas e de passam de uma pessoa refrigerante ou s comer esses alimentos de vez em quando. para outra durante uma Ou seja, na maioria das vezes, a gente no precisa parar para sempre de fazer coisas que relao sexual oral, gosta. s tomar alguns cuidados. anal ou genital. Quando falamos em preveno de DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS (DST) e da AIDS, a ideia justamente essa: no preciso parar de ter prazer por medo de pegar doenas. preciso se prevenir Aids quando o usando o preservativo masculino e o feminino. sistema de defesa de uma E ponto final. pessoa que tem o HIV no Olha a o que os adolescentes dos plos do PSH tem a dizer sobre isso: d conta de impedir que uma doena se manifeste.

Eu ouo falar de camisinha desde que eu nasci. Teve uma aula aqui na escola que a gente aprendeu como usar a camisinha masculina. A feminina no teve. Tenho um pouco de nojo porque ela melada. Tem camisinha de um monte de cores e sabores. Eu achava que quem usava a camisinha era a mulher. Agora que descobri que tem para o homem e para a mulher.

Realmente, para a maioria dos adolescentes e jovens, a camisinha no nenhuma novidade. Desde criana, elas e eles j escutam falar sobre isso. Agora, nosso grande desafio fazer com que as meninas e os meninos usem a camisinha em todas as relaes sexuais que tiverem. E, s para reforar, usar sempre a camisinha a melhor forma de se prevenir das DST e da aids e de evitar uma gravidez.

A maioria das doenas que se transmitem pelas relaes sexuais genitais, orais e anais mandam meio que um SMS avisando que esto ali. S que em vez de uma mensagem enviada pelo celular, a gente desconfia que est com uma DST quando aparece algum sinal em nossos genitais ou quando sentimos alguma coisa de diferente em nosso corpo, ou seja, um sintoma. D uma olhada no quadro abaixo para entender melhor:

Como que eu sei que tenho uma DST?

SINAIS Corrimento Feridas Verrugas Vermelhido nos rgos genitais Coceira Inchao Bolhas

SINTOMAS Ardncia ou dor ao urinar Febre Dor Indisposio

58

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

S que tem o seguinte: somente um profissional da sade vai saber se voc tem ou no uma DST. O que preciso fazer ir at o posto de sade e contar o que est sentindo ou o que apareceu em seus rgos genitais. Quanto antes melhor! A maioria das DST tem cura e tomando os medicamentos corretamente logo elas somem. No o caso, porm, da Aids e da HERPES GENITAL. Elas no tm cura. Mas tem tratamento. Vale lembrar, ainda, que as DST so to antigas quanto a humanidade. Para se ter uma noo do quanto essas doenas so antigas, d s uma olhada no quadro curiosidades histricas para ver isso:

A herpes genital uma doena provocada por um vrus que tem como sinais pequenas feridas e bolhas que aparecem nos rgos sexuais.

Curiosidades histricas

- A gonorreia - uma doena que provoca um corrimento de cor amarelada e ardncia ao urinar - foi descrita pelo imperador chins Huang Ti em 2637 AC. Na Bblia tambm tem algumas passagens que falam dessa doena. - Em algumas tumbas do Egito antigo, tambm existem registros sobre a sfilis, uma doena que, inicialmente, d feridinhas nos rgos genitais, que depois somem e reaparecem em outras partes do corpo. - Nos sculos XV e XVI, a sfilis se transformou em uma grande epidemia na Europa. Chegou ao Brasil junto com a colonizao portuguesa dizimando a populao indgena que vivia aqui. - A descoberta da penicilina por Alexander Fleming, em 1928, permitiu obter a primeira grande vitria sobre as doenas sexualmente transmissveis.

E uma ltima informao sobre as DST: algumas dessas doenas demoram mais tempo para serem detectadas pelas mulheres. Isso acontece porque os rgos sexuais femininos so internos. Assim, um menino pode descobrir que tem gonorreia rapidinho porque v uma secreo amarela saindo de seu pnis (mais ou menos dois dias depois que se infectou) e as meninas podem demorar mais de 15 dias para perceberem. Da, se um menino sacar que tem alguma coisa em seus rgos genitais que pode ser uma DST, ele tem que ir ao mdico e contar para com quem transou que est com a doena. Ao vivo, por telefone, por e-mail, por SMS. No importa como. DST coisa sria! Nem precisa dizer que isso tambm vale para a menina que descobre ter uma DST, certo?

Importante!

A HEPATITE B uma inflamao do fgado causada por um vrus. As formas de contgio so as mesmas que as do HIV, ou seja, relaes sexuais desprotegidas; uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas ou outros equipamentos; transfuso de sangue; transmisso vertical (da mulher grvida para o feto); aleitamento materno e acidentes com objetos cortantes e agulhas. A grande diferena que tem vacina! Essa vacina est disponvel gratuitamente no Sistema nico de Sade e aconselhada para crianas e adolescentes entre 1 e 19 anos de idade. So trs doses e tem que tomar todas elas para no pegar essa doena.

!!!

A Aids

A primeira coisa que precisamos saber sobre a Aids que qualquer pessoa pode se infectar pelo HIV. Qualquer pessoa mesmo! A segunda, que uma pessoa pode pegar este vrus quando entra em contato com o sangue, com os fludos sexuais ou com o leite materno infectados. No se pega o HIV pela saliva, por picadas de insetos, passando o batom da amiga ou pelo ar.

A sigla HIV significa vrus da imunodeficincia humana. vrus que causa a Aids.

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

59

A terceira, que o alvo do HIV so clulas do SISTEMA IMUNOLGICO chamadas linfcitos T. Essas clulas so responsveis por defender o corpo das doenas. Na figura abaixo, d para ver a invaso do HIV (amarelo) a um linfcito (azul).

O sistema imunolgico compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo se defende das bactrias, vrus e fungos.

Quando o HIV (as bolinhas em amarelo) consegue invadir esses linfcitos, se subdivide e aumenta a quantidade de vrus no sangue. Diminui, assim, a capacidade de o corpo se defender das doenas. Outra coisa importante: ter o HIV e ter Aids so duas coisas diferentes. Uma pessoa que vive com o HIV tem uma vida igual a qualquer outra pessoa que no tem o vrus. J quando dizemos que ela tem Aids, isso significa que a capacidade de defesa do organismo dela no est dando conta de proteg-la. A, algumas doenas - pneumonias, tuberculose, infeces por bactrias e fungos, cncer - aproveitam que o corpo est mais fraco e se instalam. Por isso, elas so chamadas de doenas oportunistas.

Ao contrrio de outras DST como a sfilis e a gonorreia que so conhecidas faz tempo, s se comeou a falar sobre a Aids l por 1981. Pode at ser que a doena j existia, mas ns no sabamos. A sigla Aids vem do ingls Adquired Imunodeficiency Syndrome ou Sndrome da Imunodeficincia Adquirida, em portugus. Estas palavras descrevem uma sria alterao no sistema de defesa do corpo humano provocada pelo HIV, o vrus da Aids VAMOS POR PARTES: Sndrome - um conjunto de sinais e sintomas que constituem o quadro geral de uma doena. Imunodeficincia - a incapacidade de organismo de se defender de agentes infecciosos. Adquirida - pode ser contrada no contato com uma pessoa infectada pelo vrus. Tambm, ao contrrio das outras DST, uma pessoa que est infectada pelo HIV no apresenta nem sinais nem sintomas. S fica sabendo que est infectada quando faz um exame de sangue.

Um pouco mais sobre a Aids

Esse tratamento feito por meio de medicamentos conhecidos como antirretrovirais ou coquetel - que impedem a multiplicao do HIV nos linfcitos e que tambm diminuem a quantidade do vrus no organismo. Com isso, as defesas melhoram e a pessoa corre menos riscos de desenvolver doenas.

A Aids ainda no tem cura, mas tem tratamento.

60

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Como se prevenir na hora do sexo?

Sei que voc j sabe, mas no custa repetir: uma pessoa pode contrair o vrus em uma relao sexual oral, anal ou genital e a melhor forma de preveno usar a camisinha sempre. Pode se usar a camisinha masculina ou feminina, tanto faz. S no pode nem usar as duas ao mesmo tempo nem colocar duas camisinhas juntas. Uma vai esfregar na outra e elas podem rasgar. Ento, vamos l. Abaixo tem uma ilustrao que mostra direitinho como se coloca o preservativo masculino.

A camisinha feminina um canudo de plstico bem macio, de mais ou menos 25 centmetros de comprimento, com um anel em cada extremidade. O anel interno usado para colocar e fixar a camisinha feminina dentro da vagina. O outro anel fica para fora e cobre parcialmente a rea dos pequenos e grandes lbios. Na figura, abaixo, conhea o passo a passo de como colocar a camisinha feminina.

A camisinha feminina no permite o contato das secrees genitais masculinas e femininas, evitando a transmisso de doenas sexualmente transmissveis e da Aids. lubrificada, descartvel e pode ser colocada algumas horas antes da transa acontecer. Alm do uso da camisinha, importante s utilizar agulhas e seringas descartveis quando for tomar uma injeo. Tambm, no caso de uma gravidez, importante que tanto a menina quanto o menino faam o pr natal, ou seja, faa, exames para saber se tem o HIV ou outras DST. Se tiverem, iro receber algumas orientaes mdicas e alguns remdios. Fazendo isso, a possibilidade de o beb se infectar diminui bastante.
Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

61

Mitos e verdades sobre o HIV e a Aids

mito
Beijo na boca transmite o HIV.

verdade
No existe nenhuma evidncia concreta que prove que a saliva seja um meio transmissor do HIV. A saliva contm substncia que mata o vrus quando ele se encontra na regio da boca. Essa transmisso s poderia ocorrer caso as duas pessoas que se beijam tivessem um machucado na boca sangrando e uma delas estivesse infectada.

Mulheres so menos vulnerveis ao vrus do que homens.

Pelo contrrio, a mulher tem um risco maior de contrair o HIV do que o homem: o smen do homem fica vivo na vagina da mulher por 72 horas. Da, mesmo que na hora da relao sexual ela no se infecte, o esperma infectado com o HIV tem todo esse tempo para encontrar um machucadinho na mucosa vaginal ou no colo do tero da mulher que possa servir como uma porta de entrada para o vrus.

Quem doa sangue corre o risco de se infectar com o HIV.

De jeito nenhum. O material utilizado para coletar o sangue esterilizado e descartvel.

Sexo oral no transmite HIV.

Transmite sim. Os fludos sexuais femininos e masculinos tambm podem ter o HIV. Ento, se a boca da pessoa entra em contato com esses fluidos e tem um machucadinho sangrando, pode, sim, se infectar. Alis, as pessoas podem se infectar por outras DST tambm. Existem vrios casos de pessoas com o vrus do HPV ou com a bactria que provoca a gonorreia. Por essa razo, tambm preciso usar o preservativo no sexo oral.

62

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

S os homossexuais fazem sexo anal.

No verdade. Muitos casais heterossexuais tambm fazem sexo anal. Para esse tipo de transa tambm tem que usar a camisinha sempre. E outra coisa, se for ter sexo genital depois, preciso trocar a camisinha para no passar algumas bactrias para a parceira.

Vivendo com o HIV e a Aids

Mesmo a gente sabendo que todo mundo pode se infectar e que uma pessoa que tem o vrus pode ter uma vida igual a de todo mundo, ainda existe muito preconceito em relao s pessoas infectadas pelo HIV. Muitos desses preconceitos existem pelo medo que algumas pessoas tm de se infectar. Outras pessoas ainda acham que a Aids coisa de homossexual ou de usurios de drogas. A realidade est a para mostrar que qualquer pessoa pode se infectar pelo HIV e outras DST. E como dizia uma campanha do Ministrio da Sade anos atrs:

A revista Escuta Soh! produzida pela Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA). Essa rede formada por adolescentes e jovens de todo o Brasil que se uniram em busca de seus direitos e de uma maior autonomia. Na terceira edio da Revista Escuta Soh! apoiada pela Virao Educomunicao e em parceria com o UNICEF -, mostram um pouco do que foi feito nos primeiros anos de atuao da rede, alm das histrias dos participantes. Essa revista est no site: http://www.issuu.com/escutasoh/docs/escutasoh Entra l para conhecer!

Quer saber mais sobre adolescentes e jovens vivendo com HIV e Aids?

Na prtica
RODA DE CONVERSA Antes de reunir o grupo, recorte de revistas, imprima da internet ou desenhe as
seguintes figuras: cachorro se coando, galo, bola, pimenta, tomate, bolhas de sabo, fogueira, torneira pingando e pessoas com cara de dor ou de cansao. Quando estiver com o grupo, comente que, provavelmente, todos j ouviram falar de doenas sexualmente transmissveis (DST) e que mais importante do que saber o nome de cada uma delas conhecer os sinais (o que se v) e os sintomas (o que se sente) para procurar um profissional da sade caso elas apaream. Coloque uma folha de papel grande na parede e pea que eles e elas falem quais so os sintomas e os sinais que acham que as DST provocam. Conforme eles forem falando, em vez de escrever o que falaram, cole as figuras no papel: Coceira = cachorro se coando. Corrimento = torneira pingando Vermelhido nos genitais = tomate Ardor ao urinar = pimenta Bolhas nos genitais = bolhas de sabo
Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

63

Verrugas = crista de galo Febre = fogueira Dor ou indisposio = pessoa com cara de cansada e com dor. Quando terminar a colagem, abra para a discusso perguntando: 1. Por que no se deve tratar uma DST com o remdio que o amigo ou a amiga usou e, sim, procurar um mdico? 2. Alm de procurar ajuda mdica, o que o adolescentes deve fazer quando descobre que est infectado por uma DST? 3. Como contar para seu/sua namorado/a que voc est com uma DST e que pode ter passado para ele/ela? E se no for o/a namorado/a? Encerre comentando que a Aids tambm infeco sexualmente transmissvel, mas que no tem nenhum sintoma e nenhum sinal visvel. A nica forma de se saber se est infectado pelo HIV fazendo um exame de sangue. Enfatize que, para ter relaes sexuais sem perigo de se infectar, tanto as meninas quanto os meninos tm que usar a camisinha feminina ou masculina desde o incio da relao sexual e desde a primeira relao sexual.

OFICINA antes da oficina, desenhe uma rvore bem grande utilizando duas folhas de flipchart ou duas cartolinas. Corte, tambm, quadrados, tringulos e tiras de papel de trs cores no nmero de participantes que tiver no grupo, como no modelo abaixo:

Quando os participantes chegarem, explique que a proposta a de construir uma rvore dos prazeres. Coloque a rvore na parede, distribua um quadrado azul e uma caneta para cada participante e solicite que eles escrevam um prazer que eles e elas sentem em um relacionamento. Pea para escreverem a primeira coisa que vier cabea. Conforme forem terminando, pea que colem o quadrado na copa da rvore. Quando todos os quadrados azuis estiverem colados, distribua os tringulos amarelos e explique que para tudo na vida existe um risco, ou seja, algo que pode acontecer e trazer um prejuzo para a vida das pessoas. Pea para cada um escrever um risco associado ao prazer que escreveram anteriormente. Quando terminarem, pea para que colem o tringulo embaixo do quadrado da seguinte forma:

64

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Quando terminarem, leia todos os prazeres e os riscos que eles tm. Distribua a tira verde e explique que existem vrias formas de se prevenir o risco sem perder o prazer. Solicite que escrevam na tira verde como se prevenir dos riscos. Conforme terminarem, pea que colem as tiras entre o quadrado e o tringulo da seguinte forma:

Quando todos terminarem, leia os prazeres, os riscos e as formas de preveno. Abra para o debate perguntando o que acharam da atividade e o que aprenderam com ela. Encerre, enfatizando que, muitas vezes, acreditamos que prevenir algumas doenas e situaes de violncia depende somente do comportamento das pessoas, mas que, na realidade, no bem assim. Enfatize que existem outros fatores que deixam as pessoas mais ou menos vulnerveis a certas situaes da vida. Por exemplo, se um adolescente no tem informao sobre como se prevenir das DST/Aids, ele est mais vulnervel que outro que tem. Se uma menina no tem coragem de pedir para o namorado usar o preservativo, ela est mais vulnervel a se infectar do que outra que fala para o namorado que s transa com camisinha. Se no servio de sade, os adolescentes no podem passar por uma consulta sem a presena dos pais, eles ficam mais vulnerveis. Se a escola no disponibiliza camisinha para quem quiser, idem. Enfim, alm do jeito de ser de cada um, alguns aspectos da nossa cultura deixam algumas pessoas mais vulnerveis que as outras e a falta de acesso informao e ao preservativo as deixam ainda mais.

SESSO PIPOCA v at a locadora e alugue o filme O Jardineiro Fiel. Alm de mostrar um pouco da
realidade da Aids no continente africano, este filme mostra a ganncia e a sordidez de algumas indstrias farmacuticas na testagem de novos medicamentos.

TERRA VISTA no site do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais voc encontra tudo sobre essas doenas, formas de transmisso e preveno: www.aids.gov.br . Neste mesmo site, tem um cone chamado Fique Sabendo que fala da importncia de todo mundo fazer o teste de HIV. Quanto antes uma pessoa descobre que vive com esse vrus, mais cedo ela recebe os antirretrovirais e garante uma vida melhor. Ah! Esses medicamentos so gratuitos. EDUCOMUNICANDO - quando o cotidiano nas ruas parece automtico, bvio e banalizado, a interferncia urbana pode abrir brechas e dar uma sacudida em quem anda ou passa pelas ruas. Trata-se de uma forma mais direta de comunicao e que tem como objetivo chamar a ateno das pessoas sobre alguma coisa. No nosso caso, sobre a importncia da preveno s DST e ao HIV/Aids. Para isso sugerimos alguns passos para ajudar a desenvolver uma ao: Mensagem que queremos passar - a mensagem de qualquer ao urbana precisa ser sinttica e clara, pois, no geral, as pessoas esto apressadas e no vo parar para ouvir um manifesto de uma hora. A ideia aqui est clara: chamar a ateno das pessoas sobre a importncia da preveno das DST, HIV e Aids. Lugar onde faremos nossa ao para se escolher um lugar, precisamos definir antes qual o pblico que
Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

65

queremos chamar a ateno. Se for adolescentes, precisamos observar quais so os lugares que eles frequentam e ir antes a esses locais para saber que dias e horas eles aparecem l. Tambm vale checar se existem pessoas que podem ajudar - comerciantes e ambulantes que topem deixar uma caixa de camisinhas na barraca ou perto do caixa da loja, por exemplo -, se h algum risco. Grupo de apoio e quem faz o que - o mais legal criar coletivamente uma interferncia urbana, o crebro coletivo costuma ter ideias mais interessantes que o individual. Na hora da ao, tambm legal que algumas pessoas se disponham a conversar com as pessoas que se interessarem. Por exemplo, enquanto rola a interveno algumas pessoas podem ficar disponveis para falar com as pessoas sobre os mtodos de preveno, a importncia de ampliar o conhecimento deles, quebrar tabus etc.. Tempo - pense em quanto tempo ser necessrio para a interveno. Se for antes de uma balada, por exemplo, chegue umas duas horas antes e organize uma barraquinha com folhetos e preservativos. Fique por l at o pessoal entrar. Criatividade tudo - coloque-se no lugar do pblico e pense no que, alm chamar sua ateno, ainda d vontade de participar. Exemplos de intervenes urbanas 1. Produzir um lambe-lambe (pster colado em espaos pblicos); 2. Criar um pequeno panfleto e distribuir nas ruas; 3. Montar uma pequena cena usando elementos teatrais; 4. Fazer uma performance; Quando a interferncia no espao pblico, muito legal poder brincar ou subverter alguns dos elementos que constituem o cenrio urbano: placas publicitrias, sinalizaes de trnsito, homens-placa.

Quer saber + ?

No Brasil, h inmeros coletivos e artistas independentes que fazem interferncias (muitos chamam de interveno) na rua. Pesquise na internet para ter ideias, pois a galera muito criativa: Seguem algumas dicas de pontos de partida: EIA- Experincia Imersiva Ambiental: www.mapeia.wordpress.com Coro Coletivo: corocoletivo.org PORO - Coletivo artstico de Belo Horizonte: poro.redezero.org GIA - Coletivo artstico da Bahia: giabahia.blogspot.com

Voc alguma vez escutou falar de um jogo chamado bingo? Nesse jogo, as pessoas recebem cartelas com vrios nmeros. Estes nmeros so sorteados e ganha quem preencher primeiro sua cartela. Nossa proposta um pouco diferente: cada participante recebe uma cartela com o nome de algumas DST. O educador de pares sorteia a descrio de cada uma dessas doenas (sem dizer o nome) e os participantes tem que adivinhar que doena . Quando adivinharem a correta, as pessoas fazem um X nas que j foram sorteadas. Ganha quem preencher a cartela em primeiro lugar. S que em vez de parar por a, o educador continua sorteando as doenas at todo mundo preencher sua cartela.

jogo

66

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

1
CAMISINHA HEPATITE B GONORREIA HPV SFILIS URETRITE

2
HERPES GENITAL CANDIDASE TRICOMONASE HPV SFILIS GONORREIA

3
SFILIS URETRITE GONORREIA AIDS CANDIDASE HERPES GENITAL

4
SFILIS HERPES GENITAL URETRITE HEPATITE B SCAMISINHA TRICOMONASE

5
CAMISINHA GONORREIA SFILIS HEPATITE B CANDIDASE HPV

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

67

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

6
GONORREIA TRICOMONASE HEPATITE B HERPES GENITAL HPV CAMISINHA

7
SFILIS URETRITE HEPATITE B AIDS TRICOMONASE CAMISINHA

8
TRICOMONASE HEPATITE B SFILIS URETRITE HERPES GENITAL HPV

9
HPV TRICOMONASE CANDIDASE URETRITE GONORREIA HEPATITE B

10
HEPATITE B URETRITE AIDS HPV CAMISINHA SFILIS

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

69

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Doenas sexualmente transmissveis descries


Nos homens, o sinal de que se tem essa doena um corrimento amarelado que sai do pnis poucos dias depois de se infectar. Os sintomas so dor e ardncia na hora de urinar. As mulheres no apresentam nem sinais nem sintomas no comeo da doena, s depois de um tempo que apresentam dor ao urinar, corrimentos e dor na barriga. (gonorreia)

Nas mulheres aparece um corrimento branco, parecido com leite talhado e que d muita coceira nos rgos genitais. Nos homens, os sinais so vermelhido, manchas brancas e coceira no pnis. (candidase)

As mulheres infectadas apresentam um corrimento amarelo esverdeado com cheiro ruim. Mulheres e homens sentem dor no ato sexual, dificuldade em urinar e coceira nos rgos sexuais. (tricomonase)

Aparecem feridinhas e bolhas nos rgos genitais femininos ou masculinos. Depois elas desaparecem e, tempos depois, aparecem no mesmo lugar. Nos perodos de bolhas ou feridas, a pessoa transmite a doena para outras pessoas durante uma relao sexual. No tem cura, mas tem tratamento (herpes genital)

Geralmente, aparecem verrugas nos rgos sexuais femininos ou masculinos. No homem, mais comum na cabea do pnis (glande) e na regio do nus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, regio do nus e colo do tero. As leses tambm podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vrus sem apresentar sintomas. (vrus do papiloma humano HPV)

O primeiro sinal uma pequena ferida nos rgos sexuais, com caroos (nguas) na virilha que surgem de 15 a 21 dias depois da relao sexual com a pessoa infectada. Esta ferida desaparece mesmo sem tratamento, mas, se no for tratada, aparece em outras partes do corpo. (sfilis)

Na maioria dos casos, essa doena no apresenta sinais nem sintomas. uma doena infecciosa que passa para as outras pessoas pelo sangue, esperma e leite materno. O Sistema nico de Sade disponibiliza gratuitamente essa vacina para crianas, adolescentes e jovens em qualquer posto de sade. So necessrias trs doses para evitar a infeco por essa doena. (hepatite B)

So infeces no canal da uretra que se manifestam de forma diferente nos homens e nas mulheres. Nos homens aparecem na forma de corrimentos em pequena quantidade; ardncia e vontade de urinar com frequncia. (uretrite)

o estgio mais avanado da doena que ataca o sistema imunolgico humano. Como esse vrus ataca as clulas de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnervel a diversas doenas, de um simples resfriado a infeces mais graves como tuberculose ou cncer. (Aids)

Objeto feito de ltex ou poliuretano protege as pessoas da infeco pelo HIV e outras doenas sexualmente transmissveis. tambm um bom mtodo contraceptivo. (camisinha)

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

71

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

a violncia que rola no cotidiano

Mdulo 7

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

73

Mdulo 7

A violncia que rola no cotidiano

No tem jeito. Basta ligar a televiso que a gente j v um monte de situaes de violncia: nas novelas, nos telejornais e at nos desenhos animados em que um bichinho humilha o outro por ele ser de determinada espcie ou cor. Na vida de todo mundo, tambm acontecem vrias situaes de violncia. Algumas que a gente percebe logo quando rola uma briga ou uma situao de ameaa e outras que achamos que so brincadeiras. Pois bem, existem vrios tipos de violncia e nem sempre reconhecemos algumas delas. Veja os exemplos de situaes de violncia que os educadores de pares que participaram dos encontros do PSH perceberam:

VIOLNCIA ...
... para mim quando uma pessoa xinga a me do outro. ... eu odeio quando um amigo me cumprimenta dando um soco no meu brao. Di. ... na minha casa rola violncia de tudo quanto tipo. Todo mundo fala gritando. ... novela cheia de violncia, n? ... uma vez umas meninas no me deixaram entrar no banheiro dizendo que, por eu ser negra, eu iria poluir o ambiente com meu cheiro. ... quando minha namorada me obriga a fazer o que ela quer. ... quando voc fala alguma coisa e as pessoas fingem que voc no est ali. ... ser chamada de tampinha ou pulguinha porque sou baixa.

Ningum vem ao mundo j com vontade de sair agredindo todo mundo. A gente aprende a ser violento. Em nossa cultura, por exemplo, tem gente que acha que os meninos so mais violentos que as meninas e que macho que macho no pode levar desaforo para casa. Ou seja, espera-se que um garoto qualquer conduta responda com violncia a qualquer tipo de que cause dano ao xingamento ou agresso. Da que para rolar uma corpo de outra pessoa. violncia FSICA s um passo. As meninas, por sua vez, no costumam reagir a uma violncia espancando a outra pessoa. Mas, muitas vezes, humilham umas s outras, fazem qualquer conduta chantagens, contam segredos que prometeram que cause dano no contar. Esse tipo de violncia conhecida pelo emocional ou diminuio nome de violncia PSICOLGICA. da autoestima. Quer conhecer outros tipos de violncia? D s uma lida na histria da Sofia e do Pedro.

Ningum nasce violento

74

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

A HISTRIA DA SOFIA
Eu adorava ir escola, mas, atualmente, minha vontade parar de estudar. Tudo comeou quando eu fiquei com o Rui em uma festa. A gente s deu uns malhos e uns beijos. Quando cheguei na escola na segunda feira, uns meninos comearam a me zoar e a dizer que eu `dei` para o Rui e que eu era uma vagabunda. Fui falar com minhas amigas e elas estavam estranhas. Falei que no tinha rolado nenhuma transa e elas disseram que eu estava mentindo. Que todo mundo viu que a coisa estava quente entre ns dois na festa. Disseram, tambm, que o Rui era um babaca e que eu escolhia muito mal os meus ficantes. Fiquei passada com essa histria e tentei tocar a vida para frente. S que a fofoca no parou. Isso j faz trs meses e todo dia um sofrimento ir para a escola. At minhas notas pioraram. A histria da Sofia, infelizmente, igual a de muitas outras meninas. Ela no apanhou, mas divulgaram na escola uma situao que no era verdadeira e, em vez das amigas darem uma fora, a Sofia acabou ficando sem amigas. Ela sofreu um tipo de violncia que no causa dor fsica nem leses, mas que doeu tanto que at comprometeu sua vontade de aprender. Sofia passou por uma situao chamada violncia MORAL. So as situaes em que as pessoas falam mal umas das outras, inventando coisas que no aconteceram e fofocando para a escola toda.

Da mesma forma que Sofia, Pedro tambm passou por uma experincia muito ruim na escola:

Outra histria, outra violncia

Eu detesto esportes e no sou de muita conversa. Quando eu estudava em outra escola, tinha um grupo de meninas e meninos que zoavam o tempo inteiro da minha cara. Era eu chegar na sala de aula que comeava a chover bolinhas de papel e xingamentos. Todo dia era a mesma coisa. Eu falei com uma professora e ela me disse para fingir que no estava acontecendo nada porque, assim, meus colegas iam parar de me azucrinar porque eu no dava bola. Juro que tentei fazer isso, mas tinha hora que me dava uma vontade danada de chorar. Certo dia, eu cheguei na escola meio atrasado e um dos caras ps o p na minha frente e eu levei um tombo. Foi a maior gozao. Meus olhos se encheram de lgrimas e foi a conta para eles me chamarem de bichinha. Contei para a minha me o que estava acontecendo e ela me mudou de escola.

No caso do Pedro, a violncia tambm partiu dos colegas da escola. S que a tem uma diferena: a situao de violncia foi repetitiva. Ou seja, todos os dias esses colegas zoavam dele xingando, jogando bolinhas de papel ou passando-lhe uma rasteira. Esse tipo de violncia tem um nome que, provavelmente, vocs j ouviram falar: BULLYING. Essa palavra esquisita vem da lngua inglesa e no tem uma boa traduo ainda em portugus, seria mais ou menos algo como intimidao ou amedrontamento. Na histria do Pedro, a primeira coisa que caracteriza o bullying que se trata de um fenmeno de grupo em que a agresso acontece entre pessoas que tem mais ou menos a mesma idade e que convivem em um mesmo espao. At um tempo atrs, situaes como essas eram tratadas como brincadeirinhas e que a melhor coisa para se fazer era fingir que no estava acontecendo nada e que, assim, parariam de te amolar. A a violncia praticada professora do Pedro fez isso e cometeu pelas instituies escolas, outro tipo de violncia conhecida pelo nome servios de sade, delegacias de violncia INSTITUCIONAL. por profissionais que

Cyberbullying

deveriam proteger as pessoas.

Voc costuma bater papo com seus amigos e amigas utilizando sites de relacionamento como, o Messenger, Facebook, Orkut, Twitter ou algum outro? Ou ainda, costuma se comunicar com eles e elas utilizando e-mails, sites, blogs, celulares?
Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

75

timo a gente poder se comunicar com as outras pessoas utilizando essas novas tecnologias digitais. rpido e d para falar com um monte de gente ao mesmo tempo. S que, infelizmente, tem muita gente que utiliza esses meios de um jeito muito ruim, como relatado por uma educadora entre pares dos plos do PSH: Tem dia que eu abro meus e-mails e est cheio de mensagens annimas com xingamentos e provocaes. Eu fico muito mal com isso, principalmente porque sei que quem fez isso estuda na mesma escola que eu e eu no sei quem . Me d medo! O nome desta violncia cyberbullying. Ou seja, o bullying que se utiliza de tecnologias mais modernas para espezinhar uma pessoa. Gente que estuda esse tema costuma dizer que o cyberbullying ainda mais cruel que o bullying tradicional, pois, em alguns casos, bem difcil identificar a origem do xingamento. Ou seja, algumas pessoas criam perfis falsos e no d nem para saber quem foi que postou a mensagem. Tanto o bullying quanto o cyberbullying so coisas muito srias. As pessoas podem ficar isoladas do grupo e sem amigos, o rendimento escolar piora, ficam inseguras e com medo de se relacionar com os colegas e at mesmo com a famlia. Dependendo da situao e da forma como se lidou com ela, outros problemas que podem surgir so transtornos alimentares comer demais ou de menos , falta de sono, agressividade e depresso. J quem agride, tambm poder, no futuro, ter suas relaes afetivas e sociais comprometidas, uma vez que no aprendeu a ser solidrio e respeitoso para com as outras pessoas. Mesmo uma pessoa que fica quieta quando v uma dessas situaes dessa afetada. Ela tambm poder se sentir culpada ou at mesmo ficar angustiado por medo de um dia sofrer esse tipo de violncia.

Provavelmente, agora, voc quer saber sobre como lidar com essas situaes na escola. Nada mais justo. S que antes, temos que desconstruir alguns mitos sobre o bullying e o cyberbullying. D s uma olhada no quadro sobre os mitos e verdades que existem.

O que fazer?

Mitos e verdades sobre o bullying e o cyberbullying

mito
brincadeirinha. Melhor fingir que no est acontecendo nada que a pessoa para de zoar.

verdade
Bullying no brincadeira e no d para ficar indiferente a esta situao. Quando uma pessoa d uma resposta dessa, ela est aceitando esse tipo de violncia.

As meninas no cometem bullying. Isso coisa de menino

No verdade. Em geral, o bullying praticado entre meninos mais fcil identificar, pois as aes so mais visveis e agressivas. Eles chutam, gritam, empurram, batem. J o bullying praticado pelas meninas se manifesta, muitas vezes, por meio de fofocas, boatos, olhares e excluso. Estes meios podem ser mais discretos, mas so to prejudiciais na vida das pessoas que os sofrem quanto um tapa ou um empurro.

76

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

O bullying normal na adolescncia.

Desde quando ser atormentado, provocado, ameaado, insultado, magoado e agredido normal? violncia, isso sim.

O bullying uma simples provocao.

Nada disso. O bullying e o cyberbullying so muito mais do que isso. So formas de humilhar outra pessoa e de impedir que ela se sinta segura e feliz.

Algumas pessoas merecem ser vtimas de bullying.

A maior parte das pessoas que sofrem situaes de bullying e cyberbullying possui caractersticas que as torna diferentes de alguma forma. S que ser diferente no justifica que outras pessoas se sintam no direito de discriminla ou menosprez-la. Alis, diferentes somos todos e todas.

A melhor forma de lidar com o bullying revidar.

Lembre-se que violncia gera mais violncia. Assim, a melhor forma de lidar com o bullying no agir do mesmo modo e, sim, buscar por ajuda na famlia, na escola ou nos rgos de defesa de adolescentes.

Agora sim! O que podemos fazer?


Muita coisa. Para comear, precisamos ficar atentos. Muitas vezes, o bullying acontece longe dos olhos dos professores e a eles podem nem saber que est acontecendo. Outra coisa, que a pessoa que sofre bullying tambm no costuma contar para ningum. Teme que a situao possa piorar caso a famlia v reclamar na escola ou o professor der uma bronca em quem praticou o bullying. Ento, como educadores de pares, vocs podem comear fazendo duas coisas mega importantes: conversar com seus colegas mostrando que o bullying uma violncia, e no uma brincadeira; interferir todas as vezes que presenciar uma situao de xingamento, gozao, humilhao. Por exemplo, se algum for zoada por ter dentes grandes, o caso de dizer que existem vrios tipos de dentes e que todos eles servem para
Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

77

mastigar a comida. Portanto, no tem sentido a tal brincadeira. Agora, a responsabilidade no s sua. A direo, os educadores, os funcionrios da escola, o pessoal do grmio, todo mundo tem que se envolver na preveno s situaes de bullying e das outras violncias que acontecem na escola.

Na prtica
RODA DE CONVERSA Rena o grupo e comece a roda dizendo que, geralmente, quando falamos em violncia pensamos em pessoas malvadas que agridem, roubam, matam e sequestram. Entretanto, se prestarmos ateno, veremos que existem outras formas de violncia e que elas esto presentes o tempo todo nas relaes entre as pessoas. Por exemplo: l quando um pai ou uma me bate em um filho ou uma filha; l quando uma pessoa se utiliza de outra por meio da autoridade, da ameaa, da diferena de idade para obter prazer sexual; l quando uma pessoa trata a outra como coisa, impedindo que a vontade, o desejo e a atividade do outro seja concretizada; l quando caractersticas como cor, sexo, origem, idade e diversidade sexual servem para justificar grosserias e preconceitos. Pea que o grupo pense em algumas violncias que acontecem na escola e na comunidade e escreva-as em um papel grande. Quando se esgotarem as contribuies, abra para o debate a partir das seguintes perguntas? 1. Como vocs definiriam violncia? 2. Por que as violncias existem? 3. Como diminuir as situaes de violncia na escola e na comunidade? O que ns podemos fazer? OFICINA Antes da oficina, copie e recorte as situaes abaixo:
Melissa tem uma deficincia fsica e caminha com certa dificuldade. A classe dela fica no 3 andar e ela demora um tempo para chegar na sala. Quando ela chega, o pessoal bate palma e ela fica super constrangida. Devo procurar o grmio para sugerir que sejam feitas mudanas na escola pensando em pessoas que tem necessidades especiais como a Melissa? Meu amigo rico vive sendo chamado de gay pelos meninos da classe. Eu no sei se ele gay ou no e isso no faz diferena nenhuma para mim. S no acho justo que um grupo de meninos e meninas vivam tirando um sarro da cara dele. Devo procurar a direo da escola para pedir que tomem providncias? Meu filho Joo, de 11 anos, xingado pelos seus colegas de 4 olhos, cegueta malagueta e outros nomes que tenho vergonha de falar. Ele se esconde na biblioteca enquanto seus colegas de sala brincam no recreio. Cada dia ele fica mais quieto e com mais medo dos colegas. Devo tir-lo dessa escola e procurar por outra? A Tamara, aluna da 6 srie, estava na minha aula na sala de informtica e, como j havia feito toda a tarefa, deixei que ela entrasse no Facebook. De repente, vi que ela estava chorando. Perguntei o que tinha acontecido e ela no me disse. A Raquel, sua amiga, me contou que postaram uma foto da Tamara no Facebook e escreveram que, para dar jeito na feira dela, s tinha um jeito: colocar um saco na cabea. Devo conversar com a me dela? Pea que formem quatro grupos e distribua as tiras com as cenas para cada um deles. Pea que cada grupo leia a histria e que, no final, responda a questo. Explique, ainda, que cada grupo dever apresentar a cena e a resposta que deram de um jeito criativo. Pode ser dramatizando, como um telejornal, por mmica etc.. Quando todos terminarem, explique que se diz que uma pessoa violenta quando ela usa a fora fsica ou o poder que tem sobre a outra pessoa com inteno de machucar ou magoar. Enfatize que ningum nasce violento e, sim, aprende a ser assim. E j que no faz parte da biologia, possvel aprender a conversar e a negociar para resolver os conflitos.

78

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Pea que formem quatro grupos e distribua as tiras com as cenas para cada um deles. Pea que cada grupo leia a histria e que, no final, responda a questo. Explique, ainda, que cada grupo dever apresentar a cena e a resposta que deram de um jeito criativo. Pode ser dramatizando, como um telejornal, por mmica etc.. Quando todos terminarem, explique que se diz que uma pessoa violenta quando ela usa a fora fsica ou o poder que tem sobre a outra pessoa com inteno de machucar ou magoar. Enfatize que ningum nasce violento e, sim, aprende a ser assim. E j que no faz parte da biologia, possvel aprender a conversar e a negociar para resolver os conflitos.

SESSO PIPOCA v at a locadora e alugue o filme Meninas


Malvadas. Conta a histria de Cady Heron, uma garota que cresceu na frica e sempre estudou em casa, nunca tendo ido a uma escola. Aps retornar aos Estados Unidos com seus pais, ela se prepara para iniciar sua vida de estudante, se matriculando em uma escola pblica. Logo Cady percebe como a lngua venenosa de suas novas colegas pode prejudicar sua vida.

TERRA VISTA entre na internet e abra o site


http://veja.abril.com.br/multimidia/video/escolas-encaram-bullying. Ali contada a histria real de Rafael, um jovem que sofreu vrias situaes de bullying na escola. O site http://www.youtube.com/watch?v=OmYV5y1-sCw trata do cyberbullying e da ausncia de uma legislao que puna aas pessoas que cometem essas violncias.

EDUCOMUNICANDO j pensou em comunicar de um jeito criativo, prtico e simples as coisas que voc aprendeu para vrios outros adolescentes como voc? Um bom jeito de fazer isso criar um jornal mural. O jornal mural um veculo de comunicao democrtico e colaborativo, fcil e divertido de produzir, que possibilita a troca de ideias e interao com toda a comunidade escolar. claro que tudo isso muito mais legal se for feito coletivamente. Por isso, o primeiro passo para fazer um jornal mural compor uma equipe com estudantes de diferentes idades, sries, gneros, para ser o mais representativa possvel. Antes de elaborar o jornal mural, no entanto, preciso pensar de trs coisas: l quais so os objetivos, o nome, o formato, o suporte a ser usado, as editorias, o tamanho e o lugar onde fixar o jornal. Para isso vale a criatividade do grupo. l um jornal mural pode ser de vrios materiais: cortia, madeira, papel, tela de galinheiro; diferentes cores e tamanhos. Um cuidado a se tomar colocar o jornal em uma altura em que todos possam ler, inclusive, os cadeirantes. As letras dos textos devem ser maiores dos que de um veculo impresso, para garantir que todos consigam ler de uma distncia razovel.
A produo de contedo para um jornal mural segue um processo semelhante ao de qualquer outro veculo de comunicao. Veja como se d a produo do jornal mural, passo a passo: Reunio de pauta: o primeiro passo para criar uma edio a reunio de pauta, ou seja, uma reunio em que todos os participantes sugerem temas e ideias que possam ser publicadas. Apurao: depois de definir as pautas os reprteres fazem entrevistas, pesquisam notcias, conversam com especialistas etc.. Junto com a apurao tambm preciso conseguir imagens dos entrevistados e dos fatos que sero divulgados. Redao: com todas as informaes na mo hora de por a mo na massa. Sentar na frente do computador ou do caderno e organizar as ideias e descobertas em textos. Layout: enquanto um grupo escreve as notcias, outro j pode ir pensando em como organiz-las e distribu-las no espao do jornal mural. Edio: quando todos os participantes reunirem o material produzido, chega o momento de analisar tudo o que foi feito e descobrir aqueles pequenos detalhes que devem ser corrigidos. Os editores tm a responsabilidade de supervisionar o trabalho. Reviso: finalmente aps todas as mudanas e correes feitas, preciso pedir para algum ler e apontar os erros de portugus e as frases sem sentido. Pode ser o professor de lngua portuguesa.
Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

79

Fechamento: so os ltimos momentos antes do lanamento da edio e, normalmente, quando ocorre a maior correria. Os textos e imagens precisam ser distribudos corretamente, de acordo com a proposta de layout que foi feita. Divulgao: Ufa! Depois dessa canseira toda hora de colocar o jornal mural no espao que foi anteriormente identificado e convidar todo mundo para conhec-lo. O ideal se pensar em um jornal mural que tenha continuidade. Ou seja, que a cada semana ou quinzena se tenha uma nova edio atualizada.

Compartilhando experincias

A galera do PSH no Plo Jos Bonifcio criou o Jornal AzarAo: Sexo e atitude, para divulgar informaes corretas sobre sexualidade e proteo do HIV/Aids, com uma linguagem acessvel e agradvel.

JOGO
Distribua o quadro Tipos de violncia e pea que os participantes da oficina procurem preencher o quadro de acordo com o nmero de letras e com a palavras correspondente definio. Quando no souberem, d uma dica que colocar nos espaos as letras j descobertas correspondentes aos nmeros indicados. Ao final, elas e eles ficaro sabendo de alguns tipos de violncia que ocorrem no cotidiano das pessoas.

80

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

DIAGRAMA
1. ao ou omisso destinada a controlar as aes, comportamentos, crenas e decises de outra pessoa por meio da ameaa, humilhao, excluso ou qualquer outra conduta que prejudique a autoestima ou o desenvolvimento de uma pessoa. 2. ao destinada a caluniar, difamar ou injuriar a honra ou a reputao de uma pessoa. 3. ao ou omisso que coloque em risco ou cause dano integridade fsica de uma pessoa. 4. tipo de violncia motivada por desigualdades orientao sexual diferente da heterossexual, de gnero, tnico-raciais, econmicas etc. existentes em uma sociedade. Essas violncias aparecem em diferentes instituies como a escola, o servio de sade etc.. 5. ato que implica em destruir ou esconder objetos ou documentos pessoais de outras pessoas. 6. qualquer ato sexual no desejado ou a tentativa de obt-lo por meio de ameaa ou chantagem. Aparece por meio de piadas; comentrios grosseiros sobre o corpo de outra pessoa; tocar certas partes do corpo de uma pessoa sem pedir autorizao; recusa de usar o preservativo para prevenir uma infeco sexualmente transmissvel ou HIV/Aids ou, ainda, recusa de utilizar o preservativo ou outro mtodo contraceptivo para evitar uma gravidez. 7. tipo de violncia que acontece pelo fato de uma pessoa ser homem ou mulher. Por exemplo: xingamentos no trnsito do tipo v pilotar o tanque dona Maria ou pressionar um homem para transar quando no quer dizendo que se ele no topar porque ele gay. 8. um fenmeno de grupo em que a agresso acontece entre iguais, ou seja, pessoas que tem mais ou menos a mesma idade e que convivem em um mesmo espao. 9. so mensagens difamatrias ou ameaadoras circulam por e-mails, sites, blogs, celulares, sites de relacionamento como o Orkut, Facebook ou Twitter.

TIPOS DE VIOlNCIA
1 2
13

P
16 19 09 03 15 12 15 07 09

C
03 01

O
15 18 01 12

3
06 09 19

I
09 03 01

4
09 14 19

T
20 09 20

U
21 03 09 15 14 01 12 09 13 15 14 09 01 12

5 6

P
16 01 20 19 05 23

R
18

L
21 01 12

7
02 01

S
19 05 01 04 01 05

M
13

G
07 05 14 05 18 15

8
02 21 12 12 26 09

N
14 07

9
03 09 02 05 18 02 21 12 12

Y
26 14 07

Respostas: 1- psicolgica; 2- moral; 3- fsica; 4- institucional; 5- patrimonial; 6- sexual; 7- baseada em gnero; 8- bullying; 9- cyberbullying.
Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

81

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

adolescentes e seus direitos

Mdulo 8

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

83

Mdulo 8

Adolescentes e seus direitos

No tempo de nossos bisavs e bisavs, era comum escutar das pessoas que criana no tem querer. Isso, no fundo, significava que quem decidia o que as crianas e os adolescentes fariam eram os adultos. Nessa poca, rolava tambm uma histria de que a escola era extenso da famlia e, geralmente, ningum achava estranho quando o aluno era posto de castigo no cantinho da sala com um chapu escrito burro ou com a cara virada para a parede. So as leis que protegem os cidados e cidads de um determinado pas. So as leis que protegem os cidados Maior humilhao. Que bom que as coisas mudaram e que hoje as crianas e os e cidads de um adolescentes tm todo o direito de querer e que os castigos fsicos e humilhantes so determinado pas. considerados como uma violao a esses DIREITOS. Mas, que direitos so esses?Ningum nasce violento D s uma olhada no que os alunos que participaram das oficinas do projeto PSH tm a dizer:

EU TENHO O DIREITO DE ... ... dar minhas opinies e de me expressar. ... demonstrar meus sentimentos. ... participar de um intercmbio estudantil. ... participar de qualquer tipo de evento que role na escola. ... escolher o que eu quero fazer da vida. ... ir e vir. ... ter uma educao de qualidade. ... ir sozinho no posto de sade e ser atendido. ... me divertir. ... ser feliz. ... sonhar.

Muito bem! Os adolescentes tm mesmo todos esses direitos e mais outros. S que para se chegar at a no foi fcil. Quer saber um pouco sobre essa histria no Brasil? D uma lida no quadro a seguir:

Curiosidades histricas
l

At o sculo XX, no havia qualquer legislao que protegesse os direitos das pessoas com menos de 18 anos. Embora um decreto de 1891 tenha determinado a idade mnima para trabalho em 12 anos, na prtica isso no acontecia. Crianas de todas as idades trabalhavam. l Em 1927, surgiu o primeiro Cdigo de Menores que dizia respeito apenas a questes como trabalho infantil, abandono de crianas em instituies religiosas, crianas que viviam nas ruas e/ou que praticavam alguns delitos. Quem decidia o que fazer com essas crianas era um juiz. l Em 1942, foi criado o Servio de Assistncia ao Menor, um rgo do Ministrio da Justia que atuava como um verdadeiro sistema penitencirio para as crianas.

84

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Em 1979, o Cdigo de Menores de 1927 foi revisado. Nesse documento, a grande preocupao era com as crianas e os adolescentes que viviam em situao de pobreza. S que essa preocupao no tinha nada a ver com a melhoria da condio de vida delas e, sim, com o que fazer com elas. l Em 1988, a nova Constituio Federal do Brasil, em seu artigo 127, trazia questes especficas o sobre a Criana e o Adolescente, atribuindo famlia, sociedade e ao Estado o dever de assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. l O Estatuto da Criana e do Adolescente ECA foi criado em 1990. Logo na abertura desse documento, se define quem a criana e quem o adolescente: criana a pessoa que tem at 12 anos de idade incompletos; o adolescente est na faixa entre 12 e 18 anos. Depois, o texto diz que as crianas e os adolescentes esto sempre em primeiro lugar. A partir do ECA, crianas e adolescentes tm direito vida, sade, alimentao, educao, ao esporte e lazer.
l

Deu para perceber como importante que os adolescentes conheam o ECA?

Est certo, meio chato ler os artigos do ECA e decorar os mais importantes. S que tem o seguinte: se um dia voc for, por exemplo, biblioteca ou sala de leitura da escola procurar um livro sobre sexualidade e no tiver, voc pode procurar a pessoa responsvel por esses espaos e dizer que seu direito sade e preveno no est sendo respeitado. E que voc tem esse direito garantido pelo ECA, que diz em seu artigo 7: A criana e o adolescente tm direito proteo vida e sade. Afinal, sexualidade e preveno tm a ver com sade, certo?

No mdulo 3 e no mdulo 5 j falamos bastante sobre a sexualidade, o prazer, os mtodos contraceptivos, a gravidez na adolescncia e a preveno s DST/Aids. Lembra-se? So princpios fundamentais baseados em que todas as pessoas so iguais e que todo So princpios mundo tem os mesmos direitos. fundamentais baseados em Todos aqueles cuidados para uma menina ou um menino no engravidar se no que todas as pessoas so estiver a fim ou para se prevenir de uma doena sexualmente transmissvel ou iguais e que todo mundo pelo vrus da Aids, o HIV, fazem parte dos DIREITOS HUMANOS. Da que tem os mesmos direitos. adolescentes e jovens tm, tambm, o direito de exercer sua vida sexual de forma segura e prazerosa. Como assim? Os adolescentes tm o direito, por exemplo, de ter informaes sobre seu corpo, de conversar abertamente sobre suas dvidas sobre sexo e sexualidade e de escolher se querem ou no iniciar sua vida sexual. E a escola um timo lugar para se falar sobre esses direitos. Melhor ainda quando existem projetos tipo o PSH que possibilita a formao de grupos de adolescentes que podero repassar essas informaes para outros adolescentes, seus pares. S que tambm no adianta a gente saber tudo sobre os rgos sexuais femininos e masculinos , sobre os mtodos para evitar uma gravidez e sobre como se prevenir do HIV e das outras DST se no temos onde conseguir, por exemplo, preservativos. Ento, alm do direito a uma vida sexual gostosa, tambm temos o direito a ir ao servio de sade e ser atendido mesmo sem nossa me, nosso pai ou outra pessoa da nossa famlia. Outra coisa importante: adolescentes, tambm, tm o direito de escolher quando querem ser mes e pais, quantos filhos querem ter e quando. E caso no se sintam preparados para a maternidade ou paternidade, o legal ir ao posto de sade mais perto da sua casa e pegar umas camisinhas. Simples assim!
Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Direitos sexuais e direitos reprodutivos

85

Importante!
Se uma menina da escola engravida, ela tem o direito a receber o contedo das matrias escolares em casa a partir do oitavo ms de gestao e durante os trs meses aps o parto. Ela tambm tem o direito de fazer trabalhos em casa para que seu aproveitamento escolar seja considerado e, caso satisfatrio, ela passe de ano. S que no todo adolescente que sabe que possui esses direitos. Por isso que divulgar essas informaes para quem no tem acesso a elas super importante.

!!!

Na prtica
RODA DE CONVERSA Rena o grupo e pea que formem um crculo. Pergunte se eles e elas j ouviram falar sobre direitos humanos. Se j, pea que relatem o que sabem a respeito, seja a definio, seja alguns desses direitos. Escreva as respostas que eles derem pergunta resumidamente e apresente a definio: Os direitos humanos so princpios fundamentais baseados em que todas as pessoas possuem dignidade, inerente sua condio humana e que, independentemente do sexo, raa, lngua, nacionalidade, idade, convices sociais, religiosas ou polticas, todos esto igualmente habilitados a gozar desses direitos, todos so titulares de direitos humanos. Explique que esses direitos dizem respeito tambm sexualidade e sade reprodutiva, ou seja, adolescentes e jovens tm direito a exercer sua sexualidade e a escolher se querem ou no ter filhos e com quem. Abra para o debate a partir das seguintes questes: l Quais so as responsabilidades da escola na garantia ao respeito aos direitos sexuais e direitos reprodutivos de adolescentes e jovens? l Quais as responsabilidades dos servios de sade? l Quais as responsabilidades dos adolescentes e jovens em relao aos seus direitos sexuais e direitos reprodutivos? OFICINA Inicie a oficina explicando que, no Brasil de hoje, adolescentes e jovens so compreendidos como sujeitos de direito, ou seja, como so pessoas em desenvolvimento tm o direito de serem protegidos pelo Estado, pela sociedade e pela famlia com prioridade absoluta. S que, apesar desses direitos serem garantidos em lei, nem sempre so cumpridos como deveriam. E, por esta razo, muito importante que adolescentes e jovens conheam esses direitos e, principalmente, que se posicionem quando eles forem violados. Explique que, um dos documentos mais importantes que existe para a garantia dos direitos dos adolescentes o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA. Distribua uma cpia do artigo 4 para todos e pea para algum ler em voz alta.
Estatuto da Criana e do Adolescente Artigo 4- dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. Pargrafo nico. A garantia de prioridade compreende: a) primazia de receber proteo e socorro em quaisquer circunstncias; b) precedncia de atendimento nos servios pblicos ou de relevncia pblica; c) preferncia na formulao e na execuo das polticas sociais pblicas; d) destinao privilegiada de recursos pblicos nas reas relacionadas com a proteo infncia e juventude. Depois da leitura, pea que elas e eles se renam em quatro grupos, distribua uma tira para cada um deles e explique que a proposta uma reflexo sobre um dos itens que constam no artigo: educao, sade, lazer e esporte, cultura. Explique que, cada grupo dever, inicialmente, pensar o que concretamente deveria acontecer nesses setores para mostrar que os direitos dos jovens e adolescentes so, de fato, respeitados. Por exemplo, o que precisa acontecer na escola para diminuir os riscos a uma DST. Na terceira coluna, explique que tambm no adianta ter informaes sobre as DST e as formas de se prevenir se uma pessoa no usa o preservativo. Portanto, os adolescentes tm o direito de seren informados sobre quais so, como se pega e como se previne essas doenas. No entanto, negociar e usar a camisinha em uma relao sexual responsabilidade do menino e da menina. Quando todos terminarem a atividade, pea que apresentem suas concluses e abra para o debate.

86

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

tiras
Artigo 4 do ECA Que aspectos da sade mostrariam que esse direito est sendo respeitado? Quais seriam as responsabilidades das e dos adolescentes?

dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes SADE.

Artigo 4 do ECA

Que aspectos da sade mostrariam que esse direito est sendo respeitado?

Quais seriam as responsabilidades das e dos adolescentes?

dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes EDUCAO.

Artigo 4 do ECA

Que aspectos da sade mostrariam que esse direito est sendo respeitado?

Quais seriam as responsabilidades das e dos adolescentes?

dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes ao LAZER e o ESPORTE.

Artigo 4 do ECA

Que aspectos da sade mostrariam que esse direito est sendo respeitado?

Quais seriam as responsabilidades das e dos adolescentes?

dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes CULTURA.

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

87

88

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

SESSO PIPOCA v at a locadora e alugue o filme Dirios de Motocicleta. Conta a histria de uma viagem que o argentino Ernesto Che Guevara fez pela Amrica do Sul com um amigo. durante essa viagem que o futuro guerrilheiro percebe que existe muita desigualdade no mundo. TERRA VISTA entre na internet e acesse http://www.promenino.org.br/cidadedosdireitos/#/home.
uma forma interativa de aprender sobre direitos e sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA. No site http://www.youtube.com/watch?v=G87QTe7CzW4 voc vai conhecer a campanha Por uma infncia sem racismo, do UNICEF.

EDUCOMUNICANDO hoje em dia os celulares e as mquinas fotogrficas digitais esto cada vez mais ao nosso alcance. difcil que pelo menos uma pessoa da turma no tenha um desses aparelhos. Ento, que tal aproveit-los e fazer uma fotonovela? Uma fotonovela como uma HQ, s que em vez de um desenho, a gente monta uma histria e depois fotografa as pessoas nas posies que mostrem que tal coisa est acontecendo.
para comear, pea aos participantes que se dividam em quatro ou cinco grupos e que pensem em uma histria em que os direitos de algum ou alguns adolescentes foram violados; l uma vez definida a histria, pea que, em vez de contar a histria, que eles pensem em imagens em sequncia que contem aquela situao. Enfatize que, se forem a algum lugar fazer as fotos, preciso explicar o que vocs iro realizar e que preciso que as pessoas autorizem as fotos. No d para sair tirando foto das pessoas sem elas concordarem; l depois que as fotos forem tiradas, pea aos grupos que baixem as fotos e que imprimam as imagens que melhor representam a histria. Estipule um limite de seis a oito imagens por grupo, para que eles sejam mais objetivos; l quando terminarem, distribua um pedao de barbante para cada grupo e pea para eles fazerem um varal. Neste varal, eles devem colar suas imagens e os grupo iro passear pela exposio.
l

Terminada a exposio, inicie um debate com todos os participantes estimulando-os a conversar sobre fotografia, questionando suas intenes ao tirar determinada foto e mostrando as vrias interpretaes possveis a partir da mesma imagem.

JOGO DOS DIREITOS O ECA to importante que bolamos uma batalha naval para que todo mundo conhea quais os direitos das crianas e dos adolescentes. Pergunte se algum do grupo conhece esse jogo e que, caso conhea, explique como . Explique que, neste jogo, sero formadas duplas e que uma pessoa (o jogador 1) dever preencher os quadradinhos com desenhos que representam alguns dos direitos dos adolescentes previstos no ECA. Desenhe o quadro abaixo antes de comear a atividade e cole na parede para todo mundo entender:

O direito de ir, vir e estar nos espaos pblicos e comunitrios. (2 vezes)

O direito educao, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exerccio da cidadania e qualificao para o trabalho. (5 vezes)

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

89

O direito informao, cultura, ao lazer, ao esporte, s diverses, aos espetculos e produtos e servios que respeitem sua condio peculiar de pessoa em desenvolvimento. (1 vez)

O direito proteo vida e sade, mediante a efetivao de polticas sociais pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia. (4 vezes)

O direito liberdade, ao respeito e dignidade como pessoas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituio e nas leis. (3 vezes )

O jogador 2, por sua vez, tambm receber uma cartela em branco e ter que adivinhar os quadrados em que os artigos do ECA foram colocados escolhendo uma letra de A a P e um nmero que vai de 1 a 15, por exemplo B12. Quando o jogador 2 acertar, o jogador 1 dir ECA e quando no acertar dir gua. Os dois jogadores devero marcar o quadrado que foi escolhido, independente de ter acertado ou no. D 15 minutos para cada jogo e, depois, distribua novas cartelas e troque os jogadores. Quem foi inicialmente o jogador 1, vira jogador 2 e vice versa. Encerre explicando melhor cada artigo do ECA que fez parte da brincadeira.

90

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

JOGADOR 1
7 8 1 2 7 A A B C D E F G H I J L M N O P 7 8 9 10 11 12 13 14 15 N O P 1 2 3 4 5 6 7 8 B C D E F G H I J L M 3 4 5 6 8 9 10 11 12 13 14 15

JOGADOR 2
9 10 11 12 13 14 15 A B C D E F G H I J L M N O P 9 10 11 12 13 14 15

1 2

5 6

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

1 2

5 6

91

92

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

vamos mudar o mundo?

Mdulo 9

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

93

Mdulo 9

Vamos mudar o mundo?

Tem hora que a gente ouve a palavra poltica e at arrepia, no mesmo? Imediatamente nos lembramos de pessoas falando muito e fazendo pouco ou, o que mais srio ainda, em corrupo. S que poltica outra coisa e ns fazemos poltica o tempo todo e no nos damos conta disso. Quer alguns exemplos? Veja o que os adolescentes e os jovens do PSH tm a dizer sobre isso:

POLTICA ...
... reclamar quando somos discriminados na escola. ... fazer parte do grmio. ... saber que temos direitos. ... quando os jovens participam de manifestaes para abaixar o preo da passagem de nibus. ... quando a gente tenta convencer nossa me que j temos idade para chegar mais tarde em casa. ... fazer abaixo-assinados, cartazes e protestarmos em frente de um clube gratuito que utilizamos e que corre o risco de ser fechado.
Isso mesmo! Toda vez que a gente quer mudar alguma coisa na nossa vida, em nossa escola ou em nosso bairro estamos fazendo poltica sem saber. Poltica, ento, toda atividade que as pessoas praticam com o objetivo de mudar alguma coisa. Se na escola em que estudamos tem gente que joga lixo no cho, por exemplo, o que ns podemos fazer para mudar essa situao? um processo que - solicitar a diretoria da escola para colocar mais cestos de lixo no ptio e nos corredores; consiste na separao e - propor para o pessoal do grmio fazer uma campanha para que as pessoas coloquem o lixo no lixo; recolhimento dos - conversar com um professor e/ou uma professora sobre a possibilidade de se fazer uma resduos descartados por COLETA SELETIVA DE LIXO e, assim, colaborar com o meio ambiente; instituies e pessoas. - reunir um grupo de colegas que interessados em deixar a escola mais limpa e promover atividades voltadas para a limpeza da escola como jornal mural; teatro; cartazes etc..

Tem gente que acha que sim e tem gente que acha que no. Os que acham que os e as adolescentes e jovens dessa gerao no tm interesse algum por mudanas em sua escola, nos servios de sade e em sua comunidade. Que eles e elas so egostas e que s pensam em tnis de marca e em se divertir. Outros ainda tm a cara de pau de cham-los de aborrescentes. Isso preconceito! Adolescentes e jovens brasileiros estiveram sempre presentes nos momentos importantes do nosso pas. Um exemplo foi quando grupos de estudantes se reuniram para lutar pelas DIRETAS J!, em 1984. E no foi s nas Diretas J! que adolescentes e jovens participaram. D uma olhada no quadro abaixo para saber da importncia dos adolescentes e jovens brasileiros na busca por um mundo mais igualitrio e solidrio.

Um outro mundo possvel?

VIU QUE FAZER POLTICA, NA VERDADE, UMA COISA BOA?

Foi um movimento poltico democrtico que contou com uma grande participao de jovens. Este movimento lutava pelo restabelecimento das eleies diretas para presidente da Repblica no Brasil.

94

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

ESTUDANTES UNIDOS, JAMAIS SERO VENCIDOS!


1710 Quando mais de mil soldados franceses invadiram o Rio de Janeiro nessa poca, uma multido de jovens estudantes enfrentou os invasores, vencendo-os e expulsando-os. 1786 Doze estudantes brasileiros residentes no exterior fundaram um clube secreto para lutar pela Independncia do Brasil. Alguns estudantes desempenharam papel fundamental para o acontecimento da Inconfidncia Mineira. 1827 Foi fundada a primeira faculdade brasileira, a Faculdade de Direito do Largo So Francisco. Foi o primeiro passo para o desenvolvimento do movimento estudantil, que logo integrou as campanhas pela Abolio da Escravatura e pela Proclamao da Repblica. 1901 Fundao da Federao de Estudantes Brasileiros, que iniciou o processo de organizao dos estudantes em entidades representativas. 1932 Quatro estudantes Martins, Miragaia, Drusio e Camargo foram mortos pelas tropas do governo federal, por participarem de uma revolta contra o presidente da poca e por lutarem por uma nova Constituio. Esses estudantes, conhecidos como MMDC so considerados heris paulistas da Revoluo Constitucionalista de 1932. 1937 Criao da Unio Nacional dos Estudantes (UNE), a entidade brasileira representativa dos estudantes universitrios. 1963/1964 Os estudantes foram responsveis por um dos mais importantes momentos de agitao cultural da histria do pas. Era a poca do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, que produziu filmes, peas de teatro, msicas, livros e teve uma influncia, que perdura at os dias de hoje, sobre toda uma gerao. 1964 Em 1 de abril, o Golpe Militar derrubou o presidente Joo Goulart. A partir da foi instituda a ditadura militar no Brasil, que durou at o ano de 1985. Os estudantes formavam uma resistncia contra o regime militar, expressando-se por meio de jornais clandestinos, msicas e manifestaes, apesar da intensa represso. 1968 Em maro, morre o estudante Edson Lus, assassinado por policiais no restaurante Calabouo, no Rio de Janeiro. No congresso da UNE, em Ibina, os estudantes reuniram-se para discutir alternativas ditadura militar. Houve invaso da polcia, muitos estudantes foram presos, mortos ou desapareceram. Em junho deste ano ocorre a passeata dos Cem Mil, que reuniu artistas, estudantes, jornalistas e a populao em geral, em manifesto contra os abusos dos militares. 1979 As entidades estudantis comeam a ser reativadas pelos prprios adolescentes e jovens. 1984 O movimento pelas Diretas J! contou com a participao de estudantes e de polticos progressistas, para a volta das eleies diretas para presidente no Brasil. O congresso votou a favor das eleies indiretas e Tancredo Neves foi nomeado presidente para o prximo mandato (a partir de 1985). Ficou decidido que as prximas eleies, em 1989, seriam diretas. Depois de 34 anos de eleies indiretas Fernando Collor de Melo eleito presidente. 1992 Acontecem sucessivas manifestaes nas ruas contra a corrupo no governo dando incio ao movimento de estudantes chamado Caras Pintadas, que resultou no impeachment do ento Presidente da Repblica, Fernando Collor de Melo. Este nome surgiu porque adolescentes e jovens pintavam a cara com as cores da bandeira brasileira, verde e amarelo.

Do mesmo modo que no passado, no d para pensar em mudanas sem incluir adolescentes e jovens. Basta dar uma olhada em nosso entorno para perceber que so elas e eles quem mais tm se esforado, por exemplo, em propor aes para a proteo do meio ambiente e para a preveno s DST e ao HIV. Isso sem falar que a camada jovem da populao que domina as novas tecnologias de comunicao blogs, redes sociais e que vive ligada em formas mais criativas teatro, msica, grafite para mostrar ao mundo quem so e o que querem. E o mais legal disso tudo que essas atividades acontecem entre eles mesmos, sem tanta interferncia de adultos. Isso no maravilhoso?

E nos dias de hoje?

Concluindo ...
Todo adolescente e todo jovem tem o direito de participar nas mais diferentes manifestaes! S que, muitas vezes, as pessoas mais velhas no conseguem entender que elas e eles querem encontrar seus prprios caminhos e construir sua prpria histria. Da vem com aquele papo de que no meu tempo ou ento, j fiz isso e no deu certo. Est certo, cada tempo diferente do outro. S que o que no funcionou no passado, pode funcionar no presente. E no tem como mudar alguma situao sem arriscar.
Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

95

Ento, uma mudana que precisa acontecer em nossa sociedade a das pessoas reconhecerem que adolescentes e jovens tm o direito de se expressar e de participar das decises da escola e da comunidade. E uma forma de participar mais ativamente dessas decises fazer parte do grmio ou criar um, caso sua escola no tenha. Para quem no sabe, a Lei de Diretrizes e Bases uma lei que diz o que pode e o que no pode rolar na escola afirma que cabe direo da escola dar condies para a participao de alunos em grmios estudantis e nos conselhos. Portanto, o negcio ir atrs de seus direitos e buscar por espaos de participao. E, como diz no ECA, os jovens tm o direito de se reunir em entidades estudantis.

Quer saber tudo sobre grmios?


A lei n 7.398, de 4 de novembro de 1985, assegura a existncia de grmios estudantis e os define como entidades autnomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cvicas, esportivas e sociais. Isso significa que o grmio deve defender aquilo que os estudantes apresentam como necessidades e para que isso acontea importante descobrir quais so os desejos dos estudantes da sua escola, o que eles querem. O Instituto Sou da Paz, tem duas publicaes importantes para quem quer que a escola tenha um grmio atuante. A primeira delas, Grmio em Forma, um guia que tem por objetivo facilitar e estimular a criao, o fortalecimento e a manuteno de Grmios Estudantis, com base nos valores dos Direitos Humanos, da justia social e da democracia. Est disponvel em: http://www.soudapaz.org/Portals/0/Downloads/GUIA.PDF A outra a cartilha Grmio estudantil: hora de participar. Est disponvel em: http://www.soudapaz.org/Portals/0/Downloads/cartilha_gr%C3%AAmio_04_2008.pdf

Na prtica
RODA DE CONVERSA - abra a roda distribuindo tiras de papel azul para todos os participantes. Depois, pea que
respondam a seguinte questo: o que no gostamos em nossa escola? Quando terminarem de escrever a resposta, pea que eles colem as respostas na parede com fita crepe. Em seguida, distribua tiras de papel amarelo e pea que respondam a seguinte pergunta: como uma escola deveria ser? Pea que, quando terminarem de escrever, colem as respostas do lado das que foram respondidas no papel azul, mas que deixem um espao de um metro entre elas. Quando todas as tiras forem coladas, coloque uma cartolina cortada ao meio e diga que uma ponte entre a escola que temos e a escola que queremos ter. Pea que pensem no que os estudantes poderiam fazer para diminuir a distncia entre o que temos e o que queremos. Escreva as sugestes na ponte e abra para a discusso a partir das seguintes questes: 1. O que uma escola? Qual o seu objetivo? 2. Que espaos de participao existem para os estudantes? Elas e eles participam? 3. Se no existem esses espaos, o que preciso fazer para conquistar esse direito? 4. O que participao? Encerre explicando que a expresso participar significa tomar parte de. Enfatize que os espaos de participao existem e no dependem do reconhecimento nem da autorizao de adultos. Ou seja, adolescentes e jovens constroem seus prprios modos de participar das decises tanto da escola como da vida pblica. Um exemplo a participao de jovens em grmios, nos movimentos sociais e em atividades culturais.

OFICINA - Divida os participantes em grupos de cinco pessoas, distribua uma folha de cartolina e canetas coloridas para cada grupo e pea que desenhem um bairro e seus espaos pblicos praas, servio de sade, rea para esportes etc.. Quando terminarem, pea que desenhem, em cada rea, as pessoas que costumam frequentar aquele ambiente. Por exemplo, homens, mulheres, jovens, adultos, crianas etc.. Quando terminarem, pea que cada grupo cole seu cartaz na parede e que um representante do grupo apresente sua construo. Feitas as apresentaes, pea que os grupos voltem a se reunir e que analisem quais so os espaos pblicos em que os meninos e as meninas no costumam frequentar e por qu. Por exemplo, os meninos no costumam frequentar os servios de sade ou, as meninas no costumam ir praa. Uma vez identificados os espaos, pea que cada grupo apresente propostas para a ocupao desses espaos pelos adolescentes de ambos os sexos. Quando todos fizerem sua apresentao, sugira que se faa uma votao e que se escolha uma das propostas para se colocar na prtica. Encerre falando da importncia de se criar novos e diferentes ambientes para o exerccio da participao e da liberdade de ir e vir. SESSO PIPOCA - v at a locadora e alugue o filme Zuzu Angel. O filme retrata a histria de uma me determinada

96

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

que vai em busca do filho jovem que, ao enfrentar a ditadura militar, preso e dado como desaparecido. baseado em fatos verdicos e mostra o envolvimento da juventude na luta pela democratizao do Pas.

TERRA VISTA - entre no site http://www.juventude.gov.br/conjuve/ e saiba mais sobre o Conselho Nacional de Juventude. Este conselho tem, entre suas atribuies, a de formular e propor diretrizes voltadas para as polticas pblicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconmica dos jovens e promover o intercmbio entre as organizaes juvenis nacionais e internacionais. EDUCOMUNICANDO - concebido pelo teatrlogo Augusto Boal, o Teatro Frum uma tcnica em que os atores representam uma cena apresentando um problema e que, depois, prope a quem assiste buscar pelas solues. Os passos para a construo de um teatro frum so os seguintes: 1. Identificao de um fato real em que um adolescente teve seus direitos violados. Por exemplo, uma adolescente foi ao servio de sade buscar camisinhas e quem a atendeu disse que ela era muito novo para iniciar sua vida sexual. 2. Montagem de uma cena em que aparea a violao dos direitos, com a participao de vrios atores. Por exemplo, a jovem vai at o posto de sade, atendida por uma pessoa da recepo que finge que ela no est l. Quando ela consegue ser escutada, encaminhada para a assistente social que diz que ela no tem idade para comear a transar e ameaa chamar a me dela. Depois, ela se encontra com amigos que dizem que menina no tem que levar camisinha na bolsa e assim por diante. 3. Uma vez montada a cena, uma pessoa do grupo se responsabilizar por ser o Curinga. Esse participante ter como papel pedir para que as pessoas que assistem cena interfiram na histria substituindo os atores e procurando modificar a cena at que se garanta que os direitos dos adolescentes sejam respeitados. Por exemplo, a assistente social se recusa a dar o preservativo para a menina mas ela replica que, pelo ECA, ela tem o direito sade e a receber as camisinhas. 4. Essa dinmica continua at o momento em que a plateia concorde que os direitos do ou da adolescente foram respeitados e que se chegou a uma boa soluo ao problema. Esta tcnica possibilita resultados interessantes para o trabalho com a escola e a comunidade, pois, ao mesmo tempo em que estimula a participao, informa e acolhe. JOGO DA VERDADE Voc sabe em quais os espaos adolescentes e jovens podem participar? Ento, nesse jogo a
proposta saber quais so e quais no so esses locais. Na primeira coluna, existe uma afirmao em que diz que adolescentes podem participar de algumas coisas. Nas colunas 2 e 3 esto as palavras VERDADE e MENTIRA. Faa um X naquela que voc acha que est correta.

Verdadeiro ou falso?
AFIRMAES
1- Adolescentes e jovens podem participar do Conselho da Escola. 2- Adolescentes e jovens podem participar do Grmio Estudantil. 3- Adolescentes e jovens podem participar de organizaes no governamentais que defendem os direitos das pessoas neste ciclo de vida. 4- Adolescentes e jovens que vivem com o HIV e Aids podem se organizar e protestar contra a discriminao que ainda sofrem. 5- Adolescentes e jovens podem participar de aes da igreja que fazem parte. 6- Representantes de adolescentes e jovens podem participar das Conferncias de Polticas para a Juventude. 7- Adolescentes e jovens podem participar em redes sociais que defendem seus direitos.

VERDADE

MENTIRA

Quando os adolescentes terminarem de responder s questes, abra para o debate explicando que importante que adolescentes e jovens participem de movimentos que possam provocar mudanas. E isso significa que no basta repassar informaes. tambm defender seus prprios direitos e mostrar que possvel se pensar em jeitos diferentes de tornar o mundo um lugar mais prazeroso para se viver. * Respostas: todas as afirmaes so verdadeiras.
Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

97

98

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

como que vamos avaliar se o que fizemos deu certo?

Mdulo 10

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

99

Mdulo 10

Como que vamos avaliar se o que fizemos deu certo?

Apesar de ser o ltimo mdulo do nosso guia, na verdade ele tem que ser pensado antes de comear a proposta na escola. Explicando melhor: antes de comear as aes de educao entre pares, ns temos que pensar em ferramentas para saber se as atividades que bolamos funcionaro ou no. E, nesse caso, funcionar significa que as pessoas participaram das atividades, entenderam e curtiram o que foi feito e, principalmente, perceberam que os temas tratados tm relao com sua vida e sua sade. No, no o caso de se fazer uma prova escrita ao final de cada encontro. Nem o caso de dar nota. preciso pensar em jeitos criativos para saber se rolou ou no rolou. Existem vrias formas para sabermos se os participantes gostaram ou no das nossas propostas. Veja as sugestes abaixo para se fazer uma avaliao ao final de cada uma das atividades: - Pea que os participantes digam o que acharam da atividade por meio de um gesto. Por exemplo: positivo, negativo, mais ou menos. - Pea que os participantes digam, em uma palavra, o que acharam do encontro. Por exemplo: chato, legal, curto, comprido. - Distribua 3 cartes (um de cada cor) para cada participante e pea que escrevem no carto azul: O que gostaram nessa atividade; no amarelo: o que no gostaram; no rosa: o que aprendi e que levo para minha vida pessoal. - Em uma folha de cartolina, desenhe um termmetro no lado esquerdo e divida-o horizontalmente em 3 partes (frio, morno, quente). Pea que os participantes faam um X no local que tem mais a ver com o que acharam da atividade, ou seja, se foi frio, morno ou quente. - Em uma folha de cartolina, desenhe carinhas de alegre, aborrecido e triste. Pea que faam um X abaixo da carinha que diz melhor o que acharam da atividade. As sugestes anteriores so para se fazer ao final de cada atividade. J no final dos encontros, temos outras sugestes:

AUTO-AVALIAO pea que cada um dos


participantes dos encontros de educao entre pares escrevam sobre o que aprenderam nos encontros, como foi sua participao nas discusses sobre os temas, o que os encontros trouxeram de novo para a sua vida e o que mais quiserem escrever. Avaliao escrita distribua uma folha para cada participante e pea que eles escrevem: o que mais gostaram dos encontros; o que menos gostaram; suas sugestes e seus comentrios. Avaliao oral pea que cada participante diga como foi para ele ou ela participar dos encontros de educao entre pares e quais foram os pontos mais importantes na opinio de cada um. Para facilitar a vida do educador entre pares, tambm temos algumas sugestes:

DIRIO DE BORDO - depois de cada encontro, escreva


tudo o que aconteceu e que voc ache importante. Por exemplo, quando se falou em diversidade sexual todo mundo falou ao mesmo tempo e foi difcil fazer com que as pessoas

100

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

falassem uma de cada vez. Ou ento, no meio da discusso sobre gravidez na adolescncia, voc descobriu que tinha gente que no tinha a menor noo do corpo sexual e reprodutivo de homens e mulheres. Essas anotaes vo te ajudar no planejamento das prximas aes e nas conversas que voc poder ter com a pessoa na escola que coordena o PSH.

RELATRIOS ao se chegar ao final dos encontros, vale juntar todas as avaliaes que foram feitas ao longo dos mdulos, suas percepes sobre as situaes vividas com o grupo de pares e escrever um texto contendo: todas as atividades que foram desenvolvidas; as opinies das pessoas que participaram dos encontros; o que voc aprendeu como educador de pares e, finalmente, dicas e recomendaes para a formao de outros grupos de jovens. Por exemplo, que no legal juntar alunos da 5 srie com os de 8 porque os interesses so muito diferentes. Enfim, avaliar uma proposta como essa pode parecer muito chato e muito trabalhoso. No entanto, vale a pena porque, se algo no estiver indo bem, d para a gente perceber logo e modificar a proposta. Mais chato ainda chegar ao final dos encontros e descobrir que ningum entendeu nada do que falamos.

Para finalizar ...

Ufa! Chegamos ao fim do nosso guia. Falamos de um tanto de coisas: sexo, sexualidade, preveno, violncia, diversidade sexual, gnero, participao, direitos... O mais louco que, mesmo com tanto assunto sempre aparece mais dvidas e vontade de conversar a respeito:

Tem certeza mesmo que a menina pode engravidar na primeira transa? A camisinha mesmo segura para evitar DST e Aids? Jura? Quer dizer que eu tenho o direito de dar minhas opinies na escola? E se me expulsarem por causa disso?

Enfim, como se diz muito por a ultimamente, o que move o mundo so as perguntas e no as respostas e, por conta disso, muito bom saber que os e as adolescentes que participaram do PSH e da construo desse guia ainda tm muitas perguntas a fazer. Pois , esse guia no tem a respostas a todas as perguntas que existem sobre sexo, por exemplo. Mas um bom comeo para dar aquele gostinho de quero saber mais na boca e ir atrs de outras informaes. Alm das informaes que voc poder encontrar na biblioteca da escola, vale dar uma fuada em alguns sites que tratam de todos esses assuntos; Um deles o do PSH www.segurancahumana.org.br que, entrando em biblioteca e depois em referncias tem vrios materiais que voc pode consultar. No site http://www.aids.gov.br/publicacao/adolescentes-e-jovens-paraeducacao-entre-pares-spe, tambm tem vrios temas para voc pesquisar e vrias sugestes de como trabalhar na prtica. s clicar no que te interessa mais. Para completar, se o seu maior interesse realizar de projetos na rea da preveno da violncia entre jovens, d s uma olhada nas cartilhas do Juventude e Preveno da Violncia do Instituto Sou da Paz que esto disponveis para baixar em: http://www.soudapaz.org/Default.aspx?tabid=79&tag=0&assunto=28.

E QUALQUER DVIDA, VOC J SABE. ENTRE NO SITE DO PSH, CLIQUE EM CONTATO E MANDE SUA MENSAGEM! VAMOS ADORAR RECEBER AS MENSAGENS DE VOCS.

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

101

referncias bibliogrficas
ABRAMO, Helena. Juventude e adolescncia no Brasil: referncias conceituais. So Paulo: Ao Educativa, 2005. ABRAMOVAY, M. Juventudes e sexualidade. Braslia: Unesco Brasil, 2004. BRASIL ALIANA H. Srie Trabalhando com Mulheres Jovens. Mxico: Salud y Gnero/ECOS/Instituto Promundo/Instituto Papai/World Education, 2007. ARAJO, Teo W.; CALAZANS, Gabriela. Preveno das DST/Aids em adolescentes e jovens: brochuras de referncia para os profissionais de sade. So Paulo: Secretaria da Sade/Coordenao Estadual de DST/Aids, 2007. ARRUDA, Silvani. WESTIN, Caio. HQ SPE: um guia para utilizao em sala de aula. Braslia: Unesco, 2010. Disponvel em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001882/188264por.pdf>. Acessado em 12 de novembro de 2011. BRASIL. Estatuto da Criana e do Adolescente LEI N 8.069, de 13/07/90. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acessado em 14 de dezembro de 2011. CAVASIN, S. (Org.) . Relatrio de pesquisa. Rio de Janeiro: ECOS, 2004. DELORS, J. Educao. Um tesouro a descobrir. So Paulo: Editora Cortez, 2003. ECOS. Educao em sexualidade: uma proposta de trabalho com garotas e garotos de 10 a 14 anos. So Paulo: ECOS, 2008. _____. Boletins Transa Legal para adolescentes. So Paulo: ECOS, 1994 a 2006. ICIEG. Engajando Homens Jovens na Promoo da Igualdade de Gnero. Praia: Instituto Caboverdiano de Igualdade e Equidade de Gnero, 2010. INSTITUTO PROMUNDO. Adolescentes, jovens e educao em sexualidade: um guia para ao. Rio de Janeiro: Promundo, 2011. IINSTITUTO SOU DA PAZ. Gnero fora da caixa: guia prtico para educadores e educadoras. So Paulo: Instituto Sou da Paz, 2011. SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicao: o conceito, o profissional, a aplicao. So Paulo: Paulinas, 2011. SARTORI, Ademilde. Inter-relaes entre comunicao e educao: a educomunicao e a gesto dos fluxos comunicacionais na educao distncia. Disponvel em: <http://www.diaadia.pr.gov.br/ead/arquivos/File/Textos/UNIrev_Sartori.pdf>. Acessado em 21 de setembro de 2011 UNICEF. Eu comunico, tu comunicas, ns educomunicamos. Disponvel em: <http://www.projetosegurancahumana.org/arquivos/410ne0.pdf>. Acessado em 21 de setembro de 2011 UNICEF. Sexo e () muito mais. Disponvel em: <http://www.projetosegurancahumana.org/arquivos/smb124.pdf >. Acessado em 21 de setembro de 2011 UNICEF. Adolescentes e participao poltica . Disponvel em: <http://www.projetosegurancahumana.org/arquivos/hqr7u4.pdf>. Acessado em 21 de setembro de 2011 UNICEF.De jovem para jovem: educao entre pares . Disponvel em: <http://www.projetosegurancahumana.org/arquivos/410ne0.pdf>. Acessado em 21 de setembro de 2011

102

Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

Dados Internacionais de catalogao na publicao (CIP)


Guia de Educao Integral em Sexualidade Entre Jovens

103

You might also like