You are on page 1of 3

PIRATAS DO VALE DO SILCIO

um filme que retrata a saga de dois gigantes do mundo virtual. Duas pessoas que podem ser consideradas as que mais batalharam em prol do desenvolvimento tecnolgico e do crescimento da informtica. Steve Jobs e Bill Gates. A histria acontece no incio dos anos 70, retratado de forma objetiva e conta um pouco da vida destes dois homens que na poca da faculdade seguiam caminhos bem opostos. Bill, o nerd, e seus amigos, Paul Allen e Steve Balmer, tentam criar um software para computador. Em 1975 fundam a Microsoft e seu primeiro produto o Basics. Steve Jobs, um jovem hippie e temperamental e Steve Wasniak estudam uma forma de construir um computador na garagem de casa. Wozniak foi quem realmente montou o microcomputador, porm os dois jovens recebem o mrito e foi a partir da que se revolucionou a informtica, j que o microcomputador deles possua acessrios que o microcomputador anterior, Altair, no possua. A idia de um microcomputador pessoal foi apresentada HP, pois Wozniak trabalhava para eles e os mesmos tinham prioridades nas novas invenes, porm para felicidade de Jobs a idia no foi aceita. A HP questionou para qu serviria e quem iria querer um computador em casa. Com o sucesso do invento, em 1977, eles fundam a Apple. Neste mesmo ano, numa pequena feira de informtica, Bill Gates, at ento desconhecido, esnobado por Steve Jobs. As grandes empresas como IBM, Xerox e outras no acreditavam na popularizao dos computadores pessoais e nessa poca no se interessaram pelo investimento. Mais logo perceberam o que estavam perdendo e comearam a retomada do tempo perdido na busca de produzir melhores computadores que a Apple Computer. Em 1980, a IBM decidiu entrar no setor e queria fabricar um microcomputador que superasse o da Apple. A empresa criou o hardware do computador, os circuitos lgicos em si, porm faltava um sistema operacional para que ele pudesse funcionar. Precisamente nesse ponto, Bill Gates entra na histria. Ele no possua nenhum sistema operacional, ento comprou por 50 mil dlares, os direitos de um sistema quase pronto, fez algumas modificaes e vendeu este sistema operacional (o DOS) para a IBM, ainda mantendo em seu contrato que o sistema continuava sendo propriedade da Microsoft, e que poderia vender o sistema para quem quisesse.

Enquanto isso, Jobs copia o projeto do mouse da Xerox, e a APPLE passa a utilizar mecanismos que facilitam o uso dos computadores pelas pessoas. Nasce o Macintosh e o Lisa. Bill Gates aparece novamente e, com muita malcia, fecha um contrato para fornecer programas para o Macintosh com a inteno de roubar a idia da Apple. Fica claro o quanto Jobs subestimou Bill Gates. Ele foi trado pelo seu prprio egocentrismo, dando a Bill oportunidade de conhecer o segredo do seu projeto Macintosh. E Bill muito esperto usou isso a seu favor, construindo seu primeiro software Windows. A histria do filme nos mostra que ambos foram desleais em alguns momentos e que se aproveitaram da ingenuidade de outras empresas. relevantes.: - conscincia da importncia da aparncia Jobs percebeu isto, ao tentar conseguir emprstimos em bancos e foi rechaado. Percebeu ento, que sua vestimenta era to importante quanto sua idia, pois ela poderia abrir-lhe caminhos ou simplesmente fech-los. - a falta de viso de mundo e futuro do mercado - O pensamento dos lideres da IBM era de que se ganhava com hardware e no com software. Em tempos atuais, isso totalmente inverso. A IBM no se preocupou com o ambiente externo, e sua falta de informao e viso, permitiu que empresas pequenas crescessem e se tornassem verdadeiras potncias; o mesmo se deu com a Xerox quando liberou seu projeto do mouse para a Apple. - empreendedorismo - De Bill, pois ele no tinha nada, mesmo assim acreditou e fechou um negcio, que hoje responsvel por uma das maiores fortunas do mundo. - o poder de persuaso Bill aproveitou a fragilidade de Jobs, com relao ao seu ego, e o fez acreditar que a Apple precisava da Microsoft. - o tratamento e a relao entre empregado e empregador - um grande lder no deve somente exigir de seus cooperadores um trabalho rduo e eficiente. Deve ser tambm um grande motivador. Faltou para Jobs saber lidar com as pessoas, trat-las com respeito e dignidade. Recomendo este filme a todos que amam a tecnologia e buscam oportunidades para obteno de novos conhecimentos. Perceba abaixo outros pontos

FICHA TCNICA Ttulo no Brasil: Piratas da Informtica / Piratas do Vale do Silcio, Pirates of Silicon Valley, Cientfico tecnolgico, EUA, Drama, biografia, 14 anos, 97 minutos.

Elenco: Noah Wyle (Steve Jobs), Joey Slotnick (Steve Wozniak), J.G. Hertzler (Ridley Scott), Anthony Michael Hall (Bill Gates), Wayne Pre (Captain Crunch), Sheila Shaw (Mrs. Wozniak), Gema Zamprogna (Arlene), John Di Maggio (Steve Ballmer), Josh Hopkins (Paul Allen) e Gailard Sartain (Ed Roberts). Ano de Lanamento: 1999;Pas/Ano de Produo: EUA / 1999; Site Oficial: http://alt.tnt.tv/movies/tntorigina ls/pirates/frame_index.htm; Estdio/Distrib.: Warner Home Vdeo; Direo: Martyn Burke.

You might also like