You are on page 1of 2

Um Interrogatrio com o Calor

O elemento calor atendeu imediatamente intimao. J o outro preferiu esquivar-se. E, pasmem, um depoimento decisivo nos surpreendeu! Veja a ntegra do interrogatrio com o calor: __ Qual o seu nome? __ Calor. __ Ento voc que provoca as secas, algumas queimadas e outros tantos acontecimentos? __ ... Mas tambm sou responsvel pelas chuvas... __ Como? Quer dizer que voc culpado pelas cheias, pelas enchentes? __ Sim. No fundo, sou. __ Tentamos marcar um encontro entre voc e o frio, mas, como pode ver, ele no apareceu. __ Eu sabia que ele no viria... __Como sabia? Ele o avisou! __No, no... Ele no existe! Nunca existiu! Na verdade, sou o responsvel pelas geadas, pelas tempestades de neve etc. __O qu? Como voc pode esquentar e esfriar? __ No se espante. Posso explicar como tudo acontece. Mas talvez fosse melhor comear por um caso particular. O senhor j deve ter se esquentado, pela manh, com a chegada dos primeiros raios solares, no ? __ Sim, claro. Principalmente nas manhs de vero. __E tambm j deve ter pego um dia de inverno, com o cu encoberto, em que sentiu os ps gelarem. __Claro que sim. Mas por que tantas perguntas? __ Pois bem, sou o responsvel por essas situaes. Chego diariamente em grande quantidade na Terra, vindo do Sol. Na verdade, uma grande estrela, cuja superfcie apresenta uma temperatura de 6 000 C... muito quente.

__ Se voc vem de um lugar em que a temperatura de 6.000 C razovel que voc possa esquentar. Mas e sobre as geadas e sensaes de frio? Como isso possvel? __ Calma, eu chego l. Tenha um pouco de pacincia. O Sol no me envia sozinho, mas em bandos. Todos ns aquecemos, mas alguns fazem outras coisas, alm disso. Uns vm com a funo de colorir o mundo na forma de luzes: vermelha, laranja, amarela, verde, azul, anil e violeta. Outros no so visveis como a luz, mas tm a capacidade de esquentar muito a pele humana, como a radiao ultravioleta, que em excesso pode fazer mal aos seres vivos, pois pode modificar o cdigo gentico das clulas. __ Espere um momento. Quer dizer que voc e a radiao so a mesma coisa? __ Nesse caso, sim. Mas nem sempre isso ocorre... __ Voc est me deixando confuso. Afinal de contas, quem voc ? At agora no me disse como pode produzir geadas e frio... __ Desculpe se estou complicando as coisas. Vou tentar explicar melhor. Na realidade, as pessoas me associam com as mudanas de temperatura dos corpos, mesmo que isso nem sempre seja verdade. Quando uma chama aquece uma panela com gua, por exemplo, dizem que estive l. O mesmo ocorre se no lugar da chama for colocado carvo em brasa... __ Agora estou me lembrando de alguns relatos antigos, nos quais as pessoas afirmavam que, ao por um corpo quente em contato com um frio, havia passagem de um fluido do primeiro para o segundo. Ento voc esse tal fluido! __ Essas histrias so muito antigas... As pessoas nem se lembram mais delas. __ No bem assim... Muita gente ainda se lembra disso. Acredita-se que voc se escondia no fogo e de l seguia por toda vizinhana, esquentando tudo ao seu redor. Havia at quem dissesse que, ao se instalar nos corpos, voc aumentava o peso deles. Voc era chamado por alguns de calrico. __ Tudo engano. No sou um fluido nem nada de material. que as pessoas so curiosas e, ao tentarem compreender os fenmenos envolvendo as sensaes trmicas de quente e frio, usam

informaes e ideias disponveis na poca. Percebiam que, ao receber calor, uma barra de ferro dilatava um pouco e concluam que a dilatao ocorria porque o ferro ganhara algo. Esse algo deveria ser um tipo de matria, e portanto, o corpo aquecido tinha seu peso aumentado. __ , depois que pararam de falar nesse tal calrico. __ Pararam porque, entre outras coisas, ao pesarem alguns corpos que ganhavam calor viram que o peso no variava. __ Esse resultado deve ter sido inesperado. Como os estudiosos da poca reagiram a isso? __ A natureza cheia de surpresas. A todo o momento ela nos desafia, exigindo novas ideias. A reao de muitos foi abandonar a ideia de fluido e adotar outra. Outros insistiram na existncia do calrico, porm como um fluido sem massa. __ Tudo bem. J entendi como voc esquenta as coisas e que voc no um fluido. Mas estou ficando irritado com sua m vontade em responder minha pergunta: como consegue fazer gelo? __ Espere um pouco, no falei isso. Afinal, no sou uma geladeira. Disse que tambm sou responsvel pelas coisas frias. Mas por omisso! __ Por ao ou por omisso, para mim d no mesmo! Pode ir se explicando... E sem rodeios! __ Pois bem. Vamos voltar radiao solar. Qualquer uma das radiaes, ao ser absorvida pelos objetos, aumenta a vibrao de suas molculas. uma magnfica transformao de energia! Essa vibrao que as molculas ganham provoca um aumento de temperatura do corpo. __ Muito interessante... __ Ao ficarem quentes, os objetos transformam-se numa eficiente fonte de calor. E ai estou eu novamente, entrando em cena com cara nova. __Tudo bem, tudo bem. S que voc ainda no me explicou como consegue esfriar as coisas... __ Estou chegando l. Se o Sol no enviasse uma quantidade enorme de radiao para Terra, de onde as molculas de superfcie terrestres ganhariam energia para vibrar? Se no vibrassem, permaneceriam frias. Quanto menos vibrarem, mais baixa ser a temperatura do corpo que elas constituem. Ou seja, o corpo que no ganhar calor permanecer gelado.

__ E os objetos que j esto quentes? __ Pois ... Os corpos que j se encontram com temperatura elevada podem esfriar ao perder calor, isto , ao ced-lo para a vizinhana. Sou eu caindo fora da situao. __ um verdadeiro crime de omisso deixar essas molculas com pouco ou sem movimento algum! __ No possvel contentar todos ao mesmo tempo! __ Quer dizer que o frio no existe? __ Isso mesmo. O que existe o calor, uma maravilhosa sensao que o senhor no v, mas sente na prpria pele! Minha ausncia deixa os corpos frios. Que tal conhecer-me ainda melhor?

(extrado do livro Calor e Temperatura. Coleo Fsica, um outro lado, de Figueiredo, A. e Pietrocola, M.. So Paulo: Editora FTD S. A. 1998. p. 10-12.).

You might also like