You are on page 1of 1

Consolidao das Leis do Trabalho

i regionais, elevada ao ido. Decreto-Lei n^ II


IV - doze dias, para a durao do trabalho se manal superior a dez horas, at quinze horas; V - dez dias, para a durao do trabalho sema nal superior a cinco horas, at dez horas; VI - oito dias, para a durao do trabalho se manal igual ou inferior a cinco horas. Pargrafo nico. O empregado contratado sob o regime de tempo parcial que tiver mais de sete faltas injustificadas ao longo do perodo aquisitivo ter o seu perodo de frias reduzido metade.
> Art, 13Q-A acrescido pela MP n2 2,164-41, de 24-8-2001, que at o encerramento desta edio no havia sido convertida em lei.

Arts. 131 a 142

2e Imciar-se- o decurso de novo perodo aquisitivo quando o empregado, aps o implemento de qualquer das condies previstas neste artigo, retornar ao servio. 3Q Para os fins previstos no inciso III deste artigo a empresa comunicar ao rgo local do Ministrio do Trabalho, com antecedncia mnima de quinze dias, as datas de incio e fim da paralisao total ou parcial dos servios da empresa, e, em igual prazo, comunicar, nos mesmos termos, ao sindicato representativo da categoria profissional, bem como afixar avisos nos respectivos locais de trabalho.
> 3S acrescido pela Lei n a 9.016, de 30-3-1995.

3e Cpia da deciso judicial transitada em julgado ser remetida ao rgo local do Ministrio do Trabalho, para fins de aplicao da multa de carter administrativo. Art. 138. Durante as frias, o empregado no poder prestar servios a outro empregador, salvo se estiver obrigado a faz-lo em virtude de contrato de trabalho regularmente mantido com aquele.

ao dos preceitos de , em caso algum, ser ca educao do salrio. ido. Lei n 4.589, de I Isrro do Trabalho cip r _ irias fiscalizao do s^Jan ;

-SE
O lU

DAS FRIAS COLETIVAS


Art. 139. Podero ser concedidas frias coleti-vas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa. 1Q As frias podero ser gozadas em dois perodos anuais, desde que nenhum deles seja inferior a dez dias corridos. 2fi Para os fins previstos neste artigo, o empregador comunicar ao rgo local do Ministrio do Trabalho, com a antecedncia mnima de quinze dias, as datas de incio e fim das frias, precisando quais os estabelecimentos ou setores abrangidos pela medida. 3S Em igual prazo o empregador enviar cpia da aludida comunicao aos sindicatos representativos da respectiva categoria profissional, e providenciar a afixao de aviso nos locais de trabalho. Art- 140. Os empregados contratados h menos de doze meses gozaro, na oportunidade, frias proporcionais, iniciando-se, ento, novo perodo aquisitivo. Art. 141. Quando o nmero de empregados contemplados com as frias coletivas for superior a trezentos, a empresa poder promover, mediante carimbo, as anotaes de que trata o artigo 135, 1a. 1a O carimbo, cujo modelo ser aprovado pelo Ministrio do Trabalho, dispensar a referncia ao perodo aquisitivo a que correspondem, para cada empregado, as frias concedidas. 2Q Adotado o procedimento indicado neste artigo, caber empresa fornecer ao empregado cpia visada do recibo correspondente quitao mencionada no pargrafo nico do artigo 145. 39 Quando da cessao do contrato de trabalho, o empregador anotar na Carteira de Trabalho e Previdncia Social as datas dos perodos aquisitivos correspondentes s frias coletivas gozadas pelo empregado.
SEO IV

) cometer essa fiscalizada * tos componentes do rapee:, bem assim, aos fiscais Am

Art. 131 . No ser considerada falta ao servio, para os efeitos do artigo anterior, a ausncia do empregado:
* Sm. n" 198 do STF. s n^ 46 e 89 do TST.

te VETADO.
SKO II

l de Seguro Social, na itxym


igor.

DA CONCESSO E DA POCA DAS FRIAS


Art. 134. As frias sero concedidas por ato do empregador, em um s perodo, nos doze meses subsequentes data em que o empregado tiver adquirido o direito. le Somente em casos excepcionais sero as frias concedidas em dois perodos, um dos quais no poder ser inferior a dez dias corridos. 2 Aos menores de dezoito anos e aos maiores de cinquenta anos de idade, as frias sero sempre concedidas de uma s vez. Art. 135. A concesso das frias ser participada, por escrito, ao empregado, com antecedncia de, no mnimo, trinta dias. Dessa participao o interessado dar recibo. l- O empregado no poder entrar no gozo das frias sem que apresente ao empregador sua Carteira de Trabalho e Previdncia Social, para que nela seja anotada a respectiva concesso. 2Q A concesso das frias ser, igualmente, anotada no livro ou nas fichas de registro dos empregados. Art- 136. A poca da concesso das frias ser a que melhor consulte os interesses do empregador. ls Os membros de uma famlia, que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa, tero direito a gozar frias no mesmo perodo, se assim o desejarem e se disto no resultar prejuzo para o servio. 2a O empregado estudante, menor de dezoito anos, ter direito a fazer coincidir suas frias com as frias escolares. Art. 137. Sempre que as frias forem concedidas aps o prazo de que trata o artigo 134, o empregador pagar ern dobro a respectiva remunerao. l Vencido o mencionado prazo sem que o empregador tenha concedido as frias, o empregado poder ajuizar reclamao pedindo a fixao, por sentena, da poca de gozo das mesmas. 2^ A sentena cominar pena diria de cinco por cento do salrio mnimo, devida ao empregado at que seja cumprida.
Q

. Revogados. Decreto-Li **

DAS FRIAS AM"Al*

I - nos casos referidos no artigo 473; II - durante o licenciamento compulsrio da empregada por motivo de maternidade ou aborto, observados os requisitos para percep o do salrio-maternidadc custeado pela Pre vidncia Social;
> Inciso II com a redao dada pela Lei n2 8.921, de 25-7-1994.

W DIREITO A FR DASUADIR.U.

mpregado ter direito ir _i-: um perodo de frias, r lerao. CF, 199 e 200 do STF, O, U,81, 89, 149, 1 7 ' :!

III - por motivo de acidente do trabalho ou enfermidade atestada pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, excetuada a hiptese do inciso IV do artigo 133;
** Inciso III com a redao dada pela Lei n 8.726, de 5-11-1993.

ida perodo de doze ir.= iro de trabalho, o emp: - _ 5, na seguinte proporo: irridos, quando no h. _
mais de cinco veres; j j dias corridos, quando ho_juatorze faltas; i lorndos, quando houver no:

IV - justificada pela empresa, entendendo-se como tal a que no tiver determinado o des conto do correspondente salrio; V - durante a suspenso preventiva para res ponder a inqurito administrativo ou de pri so preventiva, quando for irnp renunciado ou absolvido; e VI- nos dias em que no tenha havido servio, salvo na hiptese do inciso III do artigo 133. Art- 132. O tempo de trabalho anterior apresentao do empregado para servio militar obrigatrio ser computado no perodo aquisitivo, desde que ele comparea ao estabelecimento dentro de noventa dias da data em que se verificar a respectiva baixa. Art. 1 33. No ter direito a frias o empregado que, no curso do perodo aquisitivo: I - deixar o emprego e no for readmitido den tro dos sessenta dias subsequentes sua sada; II permanecer em gozo de licena, com per cepo de salrios, por mais de trinta dias; III deixar de trabalhar, com percepo do sal rio, por mais de trinta dias em virtude de parali sao parcial ou total dos servios da empresa; e IV - tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou de auxlio-doena por mais de seis meses, embora descontnuos. 1^ A interrupo da prestao de servios dever ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social.

e trs faltas; \ ridos, quando houver tido ci inta e duas faltas, icontar, do perodo de fr:i.: gado ao servio. .5 frias ser computado, pari orno tempo de servio.
lodahdade do regime de temida perodo de doze meses ; ito de trabalho, o empregade is, na seguinte proporo: para a durao do trabalhe a vinte e duas horas, at vinte i, para a durao do trab;;.r a vinte horas, at vinte e du3 as, para a durao do traba-rior a quinze horas, at vinte

DA REMUNERAO E DO ABONO DE FRIAS


Art. 142, O empregado perceber, durante as frias, a remunerao que lhe for devida na data/da sua concesso.
* Art. 7 E, XVII, da CF.

l5 Quando o salrio for pago por hora, com jornadas variveis, apurar-se- a mdia do p-

749

You might also like