You are on page 1of 19

ESCOLA BSICA DO 2 E 3 CICLOS CAROLINA BEATRIZ NGELO - GUARDA

REGIMENTO
BIBLIOTECA ESCOLAR ARISTIDES DE SOUSA MENDES

2011-2012

Prembulo ARTIGO 1. Nota prvia A Biblioteca Escolar Aristides Sousa Mendes, do Agrupamento de Escolas Carolina Beatriz ngelo da Guarda constituda por um conjunto de recursos fsicos (instalaes, equipamento e mobilirio), humanos (professores, funcionrias e alunos) e documentais, organizados de modo a oferecerem comunidade escolar elementos que contribuam para a sua formao, informao e cultura. Integrada na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) desde 2006/2007, a biblioteca do Agrupamento partilha com as demais escolas as suas atividades, bem como o seu fundo documental.

CAPTULO I PRINCPIOS GERAIS ARTIGO 2 Finalidades A BE pretende constituir-se como o ncleo pedaggico da organizao educativa, facilitando e promovendo a aprendizagem autnoma, a comunicao curricular e a incorporao de mtodos de aprendizagem mais ativos. Ambiciona ainda proporcionar informao e ideias fundamentais que contribuam para o sucesso na sociedade atual, baseada na informao e no conhecimento. Como parte integrante do processo educativo, pretende, tambm, desenvolver nos alunos competncias para a aprendizagem ao longo da vida, estimular a imaginao e fomentar o gosto pela leitura como instrumento de trabalho e de ocupao de tempos livres, permitindo-lhes tornarem-se cidados responsveis.
Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

ARTIGO 3 Objetivos A BE prossegue os seguintes objetivos gerais: a) Dotar a escola de um fundo documental adequado s necessidades das diferentes reas curriculares e projetos de trabalho; b) Assegurar o livre acesso leitura e s fontes documentais em diferenciado suporte, a fim de permitir a construo da independncia intelectual de cada indivduo; c) Fomentar o gosto pela leitura, como instrumento de trabalho e de ocupao de tempos livres, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e cultural dos utilizadores; d) Promover condies que permitam a reflexo, o debate, a crtica e o convvio entre autores e leitores; e) Desenvolver a utilizao das novas tecnologias educativas e a literacia digital; f) Desenvolver literacia informacional nos utilizadores; g) Ajudar os professores a planificarem as suas atividades de ensino e a diversificarem as situaes de aprendizagem; h) Associar a leitura, os livros, os jogos e a frequncia da Biblioteca ocupao ldica dos tempos livres.

ARTIGO 4 Organizao funcional do espao A Biblioteca encontra-se dividida em cinco zonas funcionais de caractersticas diferentes: a) zona de trabalho tcnico/acolhimento; b) zona de leitura/pesquisa; c) zona de leitura informal; d) zona de audiovisual; e) zona de internet/multimdia.

Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

ARTIGO 5. Organizao documental 1- Os documentos da BE so classificados segundo a classificao decimal universal (CDU). 2- Para cada tipo de documento existe um registo em suporte informtico. 3- O fundo documental e o seu registo esto em permanente atualizao.

ARTIGO 6 Equipa 1- A equipa constituda por uma professora bibliotecria, duas professoras do grupo de Lnguas, dois professores do departamento de Cincias Sociais e Humanas, um professor do departamento de Cincias Exatas, duas assistentes operacionais e conta ainda com a colaborao de uma professora com horrio zero. 2- No presente ano letivo, a coordenao da equipa da BE da responsabilidade da professora bibliotecria Maria de Jesus Geraldes. 3- Os membros da equipa so nomeados pela Direo, por um perodo de um ano, mediante proposta da professora bibliotecria, de acordo com a legislao vigente e os critrios definidos em Conselho Pedaggico, para a elaborao de horrios. 4- O principal critrio de seleo dos membros da equipa a formao adequada s reas de trabalho da gesto, da organizao e dinamizao das BE. 5- Os membros da equipa da BE tambm devem, preferencialmente, pertencer a diferentes reas disciplinares.

Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

ARTIGO 7 Competncias da Equipa 1- Apoiar o professor bibliotecrio no desenvolvimento das competncias previstas no nmero anterior; 2- Ajudar na implementao de programas de promoo da leitura previamente definidos pela equipa; 3- Participar no desenvolvimento das atividades de animao pedaggica e culturais constantes do Plano Anual de Atividades e outras decorrentes de iniciativas do PNL; 4- Apoiar os alunos nas pesquisas que estes pretendem realizar.

ARTIGO 8 Professor bibliotecrio 1- A professora bibliotecria da BE do Agrupamento de Escolas Carolina Beatriz ngelo foi colocada nos termos da portaria n. 756/2009, de 14 de julho. 2- A professora bibliotecria dever possuir experincia, formao e conhecimentos em organizao, gesto e informao em Bibliotecas Escolares. (Segundo artigo 3. da portaria n. 756/2009, de 14 de julho).

ARTIGO 9 Competncias do professor bibliotecrio (Segundo artigo 3. da portaria n. 756/2009, de 14 de julho). 1- Ao professor bibliotecrio cabe, com apoio da equipa da biblioteca escolar, a gesto da biblioteca da escola no agrupada ou do conjunto das bibliotecas das escolas do agrupamento. 2- Sem prejuzo de outras tarefas a definir em regulamento interno, compete ao professor bibliotecrio:
Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

a) Assegurar o servio de biblioteca para todos os alunos do agrupamento; b) Promover a articulao das atividades da biblioteca com os objectivos do Projeto Educativo, do Projeto Curricular de agrupamento/escola e dos Projetos Curriculares de turma; c) Assegurar a gesto dos recursos humanos afetos biblioteca; d) Garantir a organizao do espao e assegurar a gesto funcional e pedaggica dos recursos materiais afetos biblioteca; e) Definir e operacionalizar uma poltica de gesto dos recursos de informao, promovendo a sua integrao nas prticas de professores e alunos; f) Apoiar as atividades curriculares e favorecer o desenvolvimento dos hbitos e competncias de leitura, da literacia da informao e das competncias digitais, trabalhando em colaborao com todas as estruturas do agrupamento; g) Apoiar atividades livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular includas no Plano de Atividades ou Projeto Educativo do agrupamento; h) Estabelecer redes de trabalho cooperativo, desenvolvendo projetos de parceria com entidades locais; i) Implementar processos de avaliao dos servios e elaborar um relatrio anual de autoavaliao a remeter ao Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares (GRBE) e ao Diretor do Agrupamento; j) Representar a biblioteca escolar no Conselho Pedaggico, nos termos do Regulamento Interno; k) Elaborar relatrios trimestrais da frequncia das instalaes.

ARTIGO 10 Competncias dos colaboradores da equipa Os professores, colaboradores da equipa, com funes na BE para complemento de horrio, cooperam com a equipa em diferentes domnios e tarefas:

Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

a) Divulgar, nas estruturas de orientao pedaggica a que pertencem, o fundo documental, para um melhor conhecimento dos utilizadores dos recursos da Biblioteca; b) Zelar pelo enriquecimento do seu fundo documental atravs da apresentao de propostas em vrias modalidades, possveis, de aquisio (compra, oferta e permuta de obras); c) Ajuda na implementao de programas de promoo da leitura previamente definidos pela equipa; d) Participao no desenvolvimento das atividades de animao pedaggica e culturais constantes do Plano Anual de Atividades e outras decorrentes de iniciativas do PNL; e) Trabalho de parceria, preferencialmente com os professores do mesmo Grupo/Departamento, para planificao, execuo e avaliao das unidades de ensino, tendo por objetivo o desenvolvimento de uma pedagogia ativa e diferenciada, baseada em fontes de informao diversificadas.

ARTIGO 11 Competncias dos Assistentes Operacionais da BE Compete s assistentes operacionais em servio na Biblioteca: 1- Cumprir os seus horrios; 2- Assegurar os intervalos; 3- Zelar pela manuteno do silncio; 4- Dar execuo aos pedidos de requisio de material livro e ou inscrio para a utilizao do material audiovisual e multimdia; 5- Receber e registar as devolues dos livros requisitados; 6- Proceder arrumao do espao e dos materiais livro e no livro; 7- Vigiar a leitura presencial, a utilizao dos computadores e do equipamento audiovisual; 8- Tratar da limpeza das instalaes; 9- Cumprir com celeridade todas as demais tarefas que lhes forem incumbidas; 10- Comunicar professora bibliotecria qualquer anomalia verificada, bem como dvidas e outros problemas.
Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

CAPTULO II NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO ARTIGO 12 Acesso Durante o horrio de funcionamento, tm acesso BE os membros da comunidade educativa (alunos, pessoal docente e no docente, pais e encarregados de educao), bem como outros elementos devidamente autorizados.

ARTIGO 13 Horrio de Funcionamento A Biblioteca da Escola sede est aberta durante o seguinte horrio de funcionamento: das 9 horas s 16.55 horas, sem interrupo durante o perodo do almoo. Conta com a presena de professores da equipa da biblioteca escolar, sempre que possvel. O horrio de funcionamento est exposto em local visvel junto entrada das suas instalaes.

ARTIGO 14 Utilizao 1- Todos os recursos e servios da BE se encontram disposio dos seus utilizadores, carecendo, alguns deles, de requisio no balco de atendimento .
Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

2- A BE utilizada de forma autnoma para leitura, estudo e atividades relacionadas com o desenvolvimento das capacidades e competncias de literacias. 3- A BE destina-se ainda s atividades previstas no Plano Anual de Atividades do Agrupamento. 4- A utilizao da BE ou do seu espao fsico para qualquer atividade no prevista nos nmeros anteriores carece de requisio e planificao articulada quer com a Equipa da BE a qual, se necessrio, poder comunicar com a Direo. 5- No sero permitidas quaisquer atividades no previstas nos nmeros anteriores.

ARTIGO 15 Lotao A lotao mxima das diferentes zonas : a) Zona de multimdia 2 utilizadores por computador; b) Zona de leitura audiovisual 4 utilizadores c) Zona de consulta documental 19 utilizadores (o nmero de utilizadores equivale ao nmero de lugares sentados disponveis nesse espao); e) Zona de leitura informal 5 utilizadores; f) Zona de jogos 5 utilizadores; g) Estes nmeros podero ser ultrapassados desde que os professores ou responsveis o autorizem.

ARTIGO 16 Procedimentos gerais 1- Ao chegar BE o utilizador dever deixar entrada as malas ou mochilas, podendo apenas transportar consigo o material necessrio ao trabalho que pretenda desenvolver.

Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

2- A frequncia dever fazer-se com a atitude e o comportamento que o local exige: a) Manter o silncio nas suas instalaes e respeitar o trabalho dos outros utentes; b) Observar sempre os cuidados necessrios no manuseamento dos livros e outros materiais disponveis; c) Acatar as recomendaes e orientaes do funcionrio e/ou professores presentes; d) Qualquer comportamento imprprio dentro das instalaes deve ser comunicado ao Diretor; e) Sempre que um aluno esteja na biblioteca, no cumprimento da aplicao de uma medida disciplinar e no cumpra com o estipulado anteriormente, ser encaminhado para o Diretor.

ARTIGO 17 Da utilizao de livros e outros materiais 1- A utilizao do material disponvel na biblioteca, por parte dos alunos e professores da escola sede, deve ser previamente solicitado ao funcionrio responsvel. 2- A utilizao do material disponvel na biblioteca da escola sede, por parte dos professores e alunos do pr-escolar e/ou do 1 ciclo, obriga-os a solicitarem a disponibilidade do material, com a devida antecedncia (dois dias), escola sede, dirigido ao professor responsvel pela biblioteca. 3- Na utilizao interna o funcionrio fornecer o material solicitado efetuando um registo em suporte informtico para fins de tratamento estatstico posterior. 4- Para consultas ou leituras domicilirias ser feito um registo em suporte informtico. 5- O prazo mximo previsto para a deteno de livros, no poder exceder duas semanas. 6- O prolongamento do prazo previsto carece do preenchimento de nova requisio, dependendo esta renovao, da autorizao do funcionrio responsvel. 7- O no cumprimento do prazo estipulado para a devoluo de obras implica a penalizao prevista no Regulamento da Biblioteca.
Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

10

8- S permitida a requisio de videocassetes aos docentes do Agrupamento, devendo ser respeitados os prazos estipulados. 9- No ato de requisio de qualquer material, o utilizador dever verificar o seu estado de conservao. 10- expressamente proibido escrever, recortar ou danificar qualquer livro. 11- No ato da entrega, o funcionrio presente verificar se o material devolvido sem danos. 12- Quaisquer danos detetados sero da responsabilidade do ltimo utilizador, devendo este ser responsabilizado pelos mesmos. 13- No devem ser utilizados fora da Biblioteca os livros ou dicionrios com encadernao especial, sem autorizao do responsvel. 14- Podero ser realizadas outras atividades que no as de consulta ou estudo individual, como a realizao de jogos pedaggicos ou didticos e trabalhos de grupo, desde que respeitem as regras de comportamento previstas. 15- Qualquer regra ou princpio omisso neste regulamento ser resolvida pelo professor bibliotecrio.

ARTIGO 18 Utilizao do material informtico 1- A utilizao do equipamento informtico precedida de requisio/inscrio no balco de atendimento. 2- Ser sempre dada prioridade aos alunos que tenham que realizar trabalhos. 3- Para utilizar o material informtico o aluno dever apresentar o seu carto de utente e preencher a ficha de requisio para o efeito, indicando o nmero do computador (1, 2, 3, 4 ou 5) e a tarefa a realizar; 4- A utilizao pode ser individual ou em grupo, no podendo este ter mais do que dois utilizadores salvo caso devidamente justificado. 5- O utilizador poder continuar a utilizar o computador para alm do tempo de inscrio, desde que no haja inscries de outros utilizadores para os tempos seguintes.

Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

11

6-O utilizador do material informtico no dever copiar nada para o disco rgido. Se pretender guardar um trabalho dever faz-lo numa pendrive pessoal ou pen-drive da biblioteca. 7- Se quiser colocar som no computador dever solicitar os auscultadores junto da funcionria. 8- Os professores que pretendam trabalhar na BE com os seus alunos devem requisitar o respetivo servio com 48 horas de antecedncia e devem, tambm, acompanhar os alunos at ao fim da utilizao. 9- Os utilizadores devem cumprir as instrues do responsvel de servio, nomeadamente no que diz respeito aos sites a visitar. 10- No permitida a pesquisa e navegao em sites no apropriados ao sistema educativo. 11- Nos computadores com ligao Internet no so permitidos jogos de computador, para alm dos didticos existentes na Biblioteca ou outros devidamente autorizados. 12- Nos computadores da BE s permitido jogar nos intervalos. 13- expressamente proibida aos utilizadores a instalao de qualquer tipo de software. 14- Os professores devem, sempre que possvel, orientar os alunos nas suas pesquisas, indicando-lhes e sugerindo-lhes, previamente, alguns dos sites a consultar. 15- Para guardar e/ou imprimir trabalhos, os utilizadores devem guard-los numa pen previamente rastreada e limpa de vrus. 16- Qualquer anomalia verificada em equipamentos informticos dever ser comunicada e registada no balco de atendimento.

ARTIGO 19 Utilizao do material audiovisual 1- A rea vdeo pode ser utilizada individualmente ou em grupo, no devendo este ultrapassar os quatro elementos. 2- Para visionamento de filmes, o utilizador dever requisitar ao responsvel da BE o filme que pretende ver, bem como os auscultadores. 3- Ao abandonar a zona audiovisual, o utilizador dever devolver o filme ao responsvel da BE.
Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

12

4- A utilizao do material vdeo e udio est condicionada pela disponibilidade de recursos e de espao. Em caso algum, a aparelhagem udio poder interferir com o silncio necessrio ao bom funcionamento das outras reas da biblioteca. 5- Sempre que houver utilizadores com necessidades de fazer trabalhos com recurso ao equipamento desta rea, estes tero prioridade. 6- Apenas se pode requisitar um documento de cada vez. 7- Os professores podem requisitar videocassetes, DVDs e CDs udio. 8- Caso se verifique perturbao do bom ambiente de trabalho e lazer da biblioteca por parte dos utilizadores desta seco, estes sero inibidos de os utilizar e convidados a sair da biblioteca.

ARTIGO 20 Utilizao do material de audio de msica 1- Para utilizar o material de audio de msica, o aluno dever apresentar o seu carto de utente e preencher a ficha de requisio com o seu nome, hora de utilizao e material a utilizar (auscultadores, CD ou MP3); 2- No final entregar o material funcionria.

ARTIGO 21 Leitura na Biblioteca Zona de leitura informal 1- Os utilizadores podem consultar em regime de livre acesso todos os jornais e revistas existentes neste espao. 2- Depois de lidos e/ou consultados, os jornais e revistas devero ser arrumados no local onde se encontravam anteriormente. 3- Cada utilizador responsvel pelo estado de conservao e extravio de material utilizado.

Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

13

ARTIGO 22 Leitura domiciliria / Sala de aula/ Interbibliotecas Acervo requisitvel leitura domiciliria 1- Todo o acervo da BE passvel de ser requisitado para leitura domiciliria, exceo de: a) Atlas; b) Dicionrios; c) Enciclopdias; d) Obras em vrios volumes; e) Exemplares nicos; f) Documentos audiovisuais. 2- Pontualmente, se necessrio, os servios da BE podero suspender, temporariamente, o emprstimo domicilirio de algumas obras. 3- Os documentos s podem ser requisitados mediante a apresentao do carto de leitor. 3.1- Quando o leitor perder o carto dever pedir uma 2 via na BE, tendo para isso de pagar 25 cntimos.

ARTIGO 23 Acervo requisitvel utilizao em sala de aula 1- Todo o acervo da BE pode ser requisitado para utilizao em sala de aula. 2- Os audiovisuais podem ser requisitados, mediante a sua disponibilidade.

ARTIGO 24 Acervo requisitvel Interbibliotecas 1- O Emprstimo interbibliotecas tem como objetivo rentabilizar os recursos documentais existentes nas vrias Bibliotecas do concelho, pelo

Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

14

que todas as Instituies parceiras desta rede se comprometem a esta prtica. 2- Todos os documentos das vrias Bibliotecas, em suporte livro, ficam sujeitos a este emprstimo interbibliotecas, excetuando-se todos os que sejam considerados pelas respetivas Bibliotecas como de Leitura/Consulta na Biblioteca, de Emprstimo Condicionado ou Reservados, ou que tenham que ser excludos excecionalmente deste circuito por quaisquer razes de foro interno da Instituio em causa. Assim, o eventual emprstimo interbibliotecas de documentos com estatuto especial ou condicionado (no de emprstimo domicilirio normal) dever ser devidamente ponderado pelos responsveis da Biblioteca qual so requisitados. 3- O emprstimo interbibliotecas de documentos impressos, regime geral, ser feito mediante a apresentao/operacionalizao do respetivo Carto de Utilizador, pelo prazo de 3 (trs) semanas e, no mximo, para 15 (quinze) documentos. 4- O prazo de emprstimo interbibliotecas dos documentos impressos poder ser renovado at ao mximo de 9 (nove) semanas. Para tal, o Utilizador Institucional/Biblioteca requisitante, antes do trmino de cada perodo de emprstimo, dever fazer o necessrio pedido - ao Balco da Biblioteca que emprestou ou por telefone, online e/ou e-mail. A renovao s se efetivar se, entretanto, os documentos em causa no estiverem a ser necessrios na Biblioteca cedente. 5- Incumprimento dos prazos de devoluo: da falta de cumprimento dos prazos de devoluo estipulados decorrer a emisso de Aviso por parte da Biblioteca de origem (via postal, e-mail e/ou telefone) dando ao Utilizador Institucional/Biblioteca requisitante o prazo mximo de 5 (cinco) dias teis para proceder devoluo. Findo este prazo, sem que a devoluo tenha sido feita, o Utilizador Institucional/Biblioteca requisitante ficar impedido de aceder ao emprstimo interbibliotecas em qualquer outra Biblioteca da Rede, pelo prazo de trs semanas. 6- Reincidncia Os professores bibliotecrios das vrias Bibliotecas Escolares parceiras sero os responsveis pelos livros requisitados para/pela sua Biblioteca, devendo acautelar a sua preservao e devoluo atempada.

Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

15

7- Para efeitos de estatstica, devero todas as Bibliotecas da rede registar rigorosamente os valores relativos ao emprstimo interbibliotecas abrangidos pelo presente Regulamento.

ARTIGO 25 Requisio 1- As obras para leitura domiciliria ou para sala de aula so requisitadas no balco de atendimento, para registo na aplicao informtica prpria. 2- As obras para utilizao na sala de aula no podem ser levadas para fora da escola. 3- O material no passvel de ser requisitado para leitura domiciliria poder sair da biblioteca durante o perodo mximo da durao da atividade letiva.

ARTIGO 26 Devoluo 1- As obras para utilizao na sala de aula devem ser devolvidas no final da durao da atividade letiva. 2- As obras para leitura domiciliria devem ser devolvidas no prazo de quinze dias teis. 3- O prazo definido no nmero anterior pode ser renovado duas vezes, desde que a obra no tenha entretanto sido solicitada por outro utilizador. 4- A no devoluo dentro do prazo estabelecido dar lugar a um aviso ao leitor e se a situao permanecer, a um aviso ao diretor de turma que, por sua vez, comunicar o sucedido ao encarregado de educao. O leitor no poder fazer nova requisio at a devoluo do documento em atraso. 5- A BE reserva-se o direito de recusar novo emprstimo domicilirio a utilizadores responsveis por posse prolongada e abusiva de material livro.

Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

16

6- Mensalmente, ser feito um levantamento dos livros que no foram entregues dentro do prazo devido, e tomados os procedimentos definidos no ponto quatro. 7- Caso se verifique que o documento sofreu qualquer deteriorao ou extravio, enquanto se encontrava sob a responsabilidade do utilizador, este ter que adquirir um documento novo ou pagar o valor correspondente. 8- Todas as obras requisitadas para leitura domiciliria devero ser entregues at ao ltimo dia de aulas, de cada ano letivo, data a partir da qual no permitido fazer requisies que impliquem a sada de livros da Escola.

CAPTULO III
ARTIGO 27 Plano Anual de Atividades 1- A equipa da BE elabora anualmente um plano de atividades (PAA) prprio que integrar o Plano Anual de Atividades do Agrupamento. 2- Todas as atividades constantes do PAA devero ser planificadas de acordo com os seguintes itens: Calendarizao; Atividades; Objetivos; Estratgias; Responsveis; Intervenientes e destinatrios; Recursos. 3- As atividades a desenvolver na BE, envolvendo o grupo turma, em tempo letivo, devero ser planificadas pela professora bibliotecria e /ou equipa e/ou pelo professor da turma, de acordo com os itens atrs referenciados. 4- A professora bibliotecria elaborar anualmente um relatrio das atividades desenvolvidas (MAABE). 5- A consecuo das atividades depender dos recursos humanos, materiais e financeiros indispensveis sua concretizao.
Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

17

6- A dotao oramental da BE dever integrar o Plano Oramental da escola, de forma a viabilizar o Plano Anual de Atividades.

ARTIGO 28 Direitos Todos os utilizadores da BE tm o direito de: a) Frequentar a BE; b) Apresentar sugestes para a dinamizao de atividades; c) Apresentar sugestes para a aquisio de fundo documental; d) Consultar, em sistema de livre acesso, todo o acervo; e) Consultar o acervo de material no livro mediante solicitao; f) Requisitar o acervo para consulta domiciliria ou sala de aula; g) Consultar os dossiers temticos.

ARTIGO 29 Deveres Todos os utilizadores da BE tm o dever de: a) Cumprir as normas estabelecidas neste Regulamento; b) Entrar ordeiramente; c) No consumir bebidas e alimentos; d) Manter e fazer silncio; e) Zelar pela conservao do patrimnio da BE; f) Comunicar qualquer anomalia detetada; g) No alterar o posicionamento do equipamento e do fundo documental; j) Cumprir o prazo para devoluo das obras requisitadas e j lidas/consultadas.

Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

18

ARTIGO 30 Disposies finais 1- Sero divulgadas as obras adquiridas de novo, bem como qualquer outra informao pertinente. 2- O financiamento da BE ser feito de acordo com a legislao em vigor. 3- Todos os prazos referidos no presente Regulamento devero ser contados em dias teis de funcionamento da BE. 4- Qualquer programa de desenvolvimento da Escola poder contar com a colaborao da BE. 5- A equipa da BE rene-se ordinariamente pelo menos duas vezes por perodo ou sempre que necessrio. 6- Todas as situaes omissas no presente Regulamento so resolvidas pela professora bibliotecria e/ou pelo rgo de Gesto.

O Diretor ___________________________

A professora bibliotecria
________________________________

28 de fevereiro de 2012

Regimento Biblioteca Escolar Aristides de Sousa Mendes

19

You might also like