You are on page 1of 24

Manual do Usurio

Obrigado por escolher a Electrolux. Neste manual voc encontra todas as informaes para a sua segurana e o uso adequado de seu Refrigerador. Leia 0800 728 8778 todas as instrues antes de utilizar o aparelho e guardeas para futuras referncias. Em caso de qualquer dvida, ligue gratuitamente para o Servio de Atendimento ao Consumidor (0800 728 8778). Guarde a nota fiscal de compra. A garantia s vlida mediante sua apresentao no Servio Autorizado Electrolux. A etiqueta de identificao onde esto as informaes do cdigo, modelo, fabricante e outras, ser utilizada pelo Servio Autorizado Electrolux caso seu Refrigerador necessite reparo. No retire-a do local onde est adesivada. Consulte nosso site na Internet www.electrolux. com.br, nele voc encontrar informaes sobre acessrios originais Electrolux, assim como informaes de manuais e catlogos de toda a linha de produtos Electrolux.

1. Segurana
Para Crianas
Evite acidentes. Aps desemgel ou argila balar o refrigerador, mantenha o Desi Pak material da embalagem fora do alcance de crianas. No permita que seu refrigerador seja manuseado por crianas, mesmo estando desligado. Caso seu refrigerador contenha algum pacote de slica gel ou argila Desi Pak em seu interior, jogue-o fora e no permita que crianas brinquem com ele.
Pacote de slica

Para o Usurio / Instalador


IMPORTANTE
Desligue o Refrigerador da tomada sempre que fizer limpeza ou manuteno. Nunca desligue o Refrigerador da tomada puxando pelo cabo eltrico. Use o plugue. No prenda, tora ou amarre o cabo eltrico. No tente consert-lo, caso ocorram danos chame o Servio Autorizado Electrolux, a fim de evitar riscos. No armazene no Refrigerador medicamentos, produtos txicos ou qumicos, pois estes podem contaminar os alimentos. Produtos em aerosol sob alta presso, identificados pela palavra inflamvel ou com o smbolo de uma pequena chama, no podem ser armazenados em nenhum refrigerador ou freezer sob o risco de exploso. No se apie sobre as portas. As dobradias podero desregular-se, prejudicando a vedao do Refrigerador e comprometendo seu desempenho. Transporte seu refrigerador na posio vertical (em p). No se recomenda o transporte na posio horizontal.

Dicas Ambientais

O material da embalagem reciclvel. Procure selecionar plsticos, papel e papelo e enviar s companhias de reciclagem. Como contribuio para a preservao do Meio Ambiente, o gs refrigerante deste produto o R134a (Hidrofluorcarbono - HFC) e o agente expansor o ciclopentano, que no afetam a camada de oznio e tm pouca ao sobre o efeito estufa. Este produto no pode ser tratado como lixo domstico. Em vez disso deve ser entregue ao centro de coleta seletiva para reciclagem de equipamentos eletro-eletrnicos.

ndice
Segurana...................................................... 02 Instalao....................................................... 03 Descrio.do.Refrigerador........................... 04 Como.Usar..................................................... 10 Limpeza.e.Manuteno................................. 12 Soluo.de.Problemas.................................. 16 Dicas.e.Conselhos........................................ 18 Especificaes.Tcnicas.............................. 20 Certificado.de.Garantia................................. 22
2

ATENO
Jamais deixe velas ou incensos acesos sobre o Refrigerador, sob risco de provocar incndios.

2. Instalao
Desembalar
Remova a embalagem do produto e para retirar a base da embalagem incline cuidadosamente o refrigerador para um dos lados. Com a ajuda de outra pessoa quebre a base com as mos. Incline o refrigerador para o outro lado e retire o restante da base. Na parte traseira do refrigerador retire as fitas adesivas e destrave os dois distanciadores traseiros. Deixe-os na posio horizontal. Antes de ligar o refrigerador, retire o calo das portas, o calo do compressor localizado na parte traseira e retire tambm a base da embalagem.

Instalao Eltrica

Escolher o Local

Instale o seu refrigerador em um local arejado que no permita a incidncia direta de raios solares, distante de fontes de calor (fogo, fornos, etc.) e produtos inflamveis. No instale seu refrigerador ao ar livre. Para o posicionamento definitivo do refrigerador, respeite as distncias mnimas recomendadas: - Em cima: 10 cm - Ao lado: 10 cm - Atrs: 10 cm Verifique se o espao deixado na frente do refrigerador e no lado direito (olhando o refrigerador de frente) so suficientes para permitir a abertura completa da porta e das gavetas hortifruti.

Antes de ligar seu refrigerador retire os filmes plsticos protetores transparentes que se encontram aplicados em cima do painel de controle na porta do freezer e na porta do refrigerador. Antes de ligar o seu refrigerador, verifique se a tenso eltrica da tomada onde ser ligado igual indicada na etiqueta localizada prxima ao plugue (no cabo de alimentao eltrica) ou na etiqueta de identificao do refrigerador. Tenha cuidado para que o refrigerador no fique apoiado sobre o cabo eltrico. Ligue seu refrigerador a uma tomada exclusiva. No utilize extenses ou conectores tipo T (benjamim). Para sua segurana, solicite a um eletricista de sua confiana que verifique a condio da rede eltrica do local de instalao do refrigerador e, para maiores informaes, consulte a norma NBR5410 ou entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux. Os fios da tomada onde ser ligado o seu refrigerador devem ser de cobre e ter seo mnima de 2,5 mm, conforme NBR5410. Verifique se a variao mxima admissvel da tenso no local de instalao est conforme tabela abaixo. Caso a tenso no local de instalao esteja fora destes limites, adapte um regulador de tenso (estabilizador) no inferior a 2000 Watts. Variao Admissvel de Tenso* Tenso (V) Mnima (V) Mxima (V) 127 116 133 220 201 231 * Nosso produto est em conformidade com os nveis de tenso estabelecidos na resoluo nmero 505, de 26 de novembro de 2001 da ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica).

Nivelar
Ajuste os ps niveladores de forma a garantir a perfeita estabilidade do refrigerador, evitando movimentos de balano. Para um melhor fechamento das portas, recomenda-se que o produto seja levemente inclinado para trs. O bom funcionamento do refrigerador depende de seu perfeito nivelamento.

ATENO
Seu refrigerador foi desenvolvido para usar os ps niveladores que o acompanham. Portanto, no utilize outros tipos de ps que no sejam os originais. Existem rodzios na parte traseira do seu refrigerador para facilitar a movimentao. Aps desembalar e nivelar, aguarde no mnimo duas horas antes de ligar o seu refrigerador para evitar mau funcionamento.

ATENO
Se o refrigerador 127V for ligado a uma tomada 220V no ligar nenhum componente, ir soar um alarme sonoro e o painel ficar travado (_ _). As lmpadas do refrigerador queimaro caso a porta do refrigerador seja aberta. J o refrigerador 220V que for ligado a uma tomada 127V no apresentar erro, porm o produto no entrar em funcionamento (no ir gelar).
3

Informamos que o plugue do cabo de alimentao deste eletrodomstico respeita o novo padro estabelecido pela norma NBR 14136, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, e pela Portaria n 02/2007, do Conmetro. Assim, caso a tomada da sua residncia ainda se encontre no padro antigo, recomendamos que providencie a substituio e adequao da mesma ao novo padro NBR14136, com um eletricista de sua confiana. Os benefcios do novo padro de tomada so: Maior segurana contra risco de choque eltrico no momento da conexo do plugue na tomada; Melhoria na conexo entre o plugue e tomada, reduzindo possibilidade de mau contato eltrico; Diminuio das perdas de energia. Lembramos, ainda, que para aproveitar o avano e a segurana da nova padronizao, necessrio o aterramento da tomada, conforme a norma de instalaes eltricas NBR5410 da ABNT. Em caso de dvidas, consulte um profissional da rea.

3. Descrio do Refrigerador
Peas
1.. 2.. 3.. 4.. Ice Twister - formas de gelo Recipiente para armazenar gelo Prateleira da porta do freezer Compartimento turbo congelamento (Fast Freezing) 5.. Prateleira retrtil e escamotevel do freezer 6.. Prateleira do freezer 7.. Lmpada do compartimento freezer - 1 unidade 8.. Drink Express - resfriamento rpido de bebidas 9.. Ice Stock removvel - balde de gelo 10.. Frosty Cups (2 unidades) - Porta taas 11..Desodorizador 12.. ompartimento de alimentos frescos (Fresh C Food) 13.. mpadas do compartimento do refrigerador L - 2 unidades 14.. eletor de controle de temperatura do S refrigerador 15.. esta para ovos (acondiciona 18 ovos) C 16.. ivisria vertical D 17.. aveta multi-uso (2 unidades) G 18.. rateleira de vidro dobrvel P 19.. rateleira de vidro removvel (2 unidades) P 20.. aveta extra de frutas/verduras G 21.. ontrole de umidade C 22.. aveta de frutas/verduras G 23.. ivisor mvel da gaveta de frutas/verduras D 24.. s niveladores/rodzios P 25.. eservatrio de gua R 26.. urificador de gua (Pure Filter) P 27.. rateleira da porta refrigerador P 28.. orta latas removvel P 29.. rateleira multi uso deslizante (2 unidades) P 30.. arra alumnio removvel (3 unidades) B 31.. rateleira porta garrafas P 32.. rava da barra alumnio (6 unidades) T 33.. rava garrafas T 34. Tampa da gaveta de frutas/verduras 35. Multiflow 36. Suporte da prateleira da porta do freezer 37. Suporte da prateleira da porta do refrigerador (2 unidades) 38.. ainel de controle P 39.. uxadores P 40.. ispenser de gua giratrio D 41.. ecla acionador do dispenser de gua T 42.. orta do freezer (no reversvel) P 43.. orta do refrigerador (no reversvel) P

Fio Terra
Caso seu refrigerador possua um fio terra (verde ou verde/amarelo) prximo ao cabo de alimentao, este fio terra dever ser conectado a um ponto de aterramento adequado. No ligue o fio terra em torneiras, canos de gua, tubulaes eltricas ou de gs ou ao fio neutro da rede. Se o seu produto estiver equipado com plugue de 3 pinos, conecte-o a uma tomada adequada com aterramento. O pino de terra do plugue no pode ser cortado. Para sua segurana solicite a um eletricista que instale na sua residncia o fio terra de acordo com a norma NBR 5410.

Painel de Controle

2.3..Compras.(3.toques.na.tecla.AUTO.CONTROL) A funo compras, quando selecionada, mantm a capacidade de congelamento no mximo, permitindo assim um rpido congelamento dos novos alimentos. A funo Compras tem durao de 3 horas, porm pode ser desativada a qualquer momento, basta tocar a tecla AUTO CONTROL. Selecionando esta funo, o alarme de porta aberta passa para 30 minutos. ........Tecla.DRINK.EXPRESS.(Resfriamento.Rpido. de.Bebidas) Acionando esta tecla, seleciona-se o tipo de bebida que se deseja resfriar mais rapidamente durante um tempo pr-estabelecido para cada bebida. Caso deseje interromper esta funo, basta pressionar novamente a tecla DRINK EXPRESS at o indicador mostrar duas barras (- -). As bebidas devero estar na prateleira Drink Express ou no porta latas removvel e no freezer, para o resfriamento adequado.

ATENO
........Tecla.AUTO.CONTROL.(Controle.Automtico) Tocando a tecla AUTO CONTROL possvel selecionar uma das funes de controle automtico: Frias, Festa e Compras. A funo Drink Express (Resfriamento Rpido de Bebidas) pode ter alterao na temperatura final da bebida devido variao da tenso eltrica, da temperatura ambiente e da temperatura inicial da bebida. Evite abrir a porta do refrigerador e do freezer com frequncia quando esta funo estiver sendo usada e tenha cuidado com garrafas de vidro colocadas no freezer. .....Indicador.de.Bebidas Mostra qual foi a bebida selecionada para o Resfriamento Rpido: champagne, cerveja ou bebida em lata. A seleo feita tocando a tecla DRINK EXPRESS. ......Indicador.de.Tempo.do.TURBO.CONGELAMENTO.ou.DRINK.EXPRESS Caso seja escolhida uma das funes acima, o indicador mostra o tempo que falta para o fim da operao. Por exemplo: 30, 29, 28 minutos e assim sucessivamente at atingir zero (0:00). .....Tecla.TURBO.CONGELAMENTO: Permite o resfriamento ou congelamento mais rpido dos alimentos. O tempo de operao desta funo pode ser ajustado de 30 minutos (mnimo) at 2 horas e 30 minutos (mximo). Outros perodos que podero ser selecionados: 45 minutos, 1 hora, 1 hora e 30 minutos e 2 horas. Caso deseje interromper esta funo, basta pressionar novamente a tecla TURBO CONGELAMENTO at o indicador mostrar (- -) minutos.

ATENO
Se a funo AUTO CONTROL for selecionada as funes TURBO CONGELAMENTO, DRINK EXPRESS, ICE EXPRESS e TEMPERATURA FREEZER no podero ser selecionadas, at que a funo AUTO CONTROL seja interrompida. .......Indicadores.AUTO.CONTROL.(Controle. Automtico) Mostra a funo de controle automtico selecionada. 2.1..Frias.(1.toque.na.tecla.AUTO.CONTROL) A funo Frias, quando selecionada, mantm a temperatura do freezer na regulagem mnima. Esta funo indicada quando o produto permanece fechado por longos perodos de tempo. Durante os primeiros 30 minutos, aps selecionada a funo, o produto pode ser aberto sem que desative a funo. A funo Frias pode ser desativada a qualquer momento, basta tocar a tecla AUTO CONTROL ou abrir qualquer uma das portas 30 minutos aps selecionada a funo. 2.2..Festa.(2.toques.na.tecla.AUTO.CONTROL) A funo festa, quando selecionada, mantm a capacidade de congelamento no mximo por 6 horas, mesmo com vrias aberturas das portas. A funo Festa pode ser desativada a qualquer momento, basta tocar a tecla AUTO CONTROL.

ATENO
A funo TURBO CONGELAMENTO no funcionar caso a funo DRINK EXPRESS estiver em operao ou for selecionada antes.

. . . . Indicadores. de. Seleo. de. Temperatura. do. Compartimento.Freezer Indicam a temperatura selecionada no compartimento freezer. O ajuste feito tocando a tecla TEMP. FREEZER. Quando o refrigerador for ligado pela primeira vez, religado aps limpeza ou aps queda de energia eltrica, o controle sempre indicar posio mdio. ..Tecla.TEMP..FREEZER Esta tecla permite o ajuste da temperatura no compartimento freezer entre Mnimo, Mdio e Mximo. .......Funo.TRAVA.TECLADO Permite travar o teclado evitando o acionamento acidental de alguma funo. Para ativar esta funo toque simultaneamente as teclas AUTO CONTROL e TEMP. FREEZER por aproximadamente 3 segundos, o Indicador de Funes mostrar a palavra loc. Para desativar a funo toque simultaneamente as teclas AUTO CONTROL e TEMP. FREEZER Tecla.ICE.EXPRESS Esta tecla permite que o gelo possa ser formado mais rapidamente no compartimento freezer. Certifique-se que as formas de gelo do Ice Twister esto abastecidas com gua. Para desativar esta funo, basta tocar a tecla Ice Express a qualquer momento. O refrigerador possui cinco tipos de alarme: 11.1.Alarme.Porta.Aberta Aps, aproximadamente 4 minutos (em funcionamento normal) e 30 minutos (em funcionamento do modo compras) com a(s) porta(s) aberta(s), o alarme dispara. Ao fechar a(s) porta(s), o alarme se desligar automaticamente. Obs: Caso permanea com uma das portas aberta, aps transcorrido o tempo de silncio, o alarme voltar a soar. 11.2 Alarme.TURBO.CONGELAMENTO.LONGO (Perodos de 1:00h, 1:30h, 2:00h e 2:30h) Terminado o tempo escolhido para o TURBO CONGELAMENTO, a tecla respectiva e os nmeros do painel ficaro piscando por, aproximadamente, 10 segundos. Para desligar s abrir e fechar a porta do freezer ou acionar a respectiva tecla. 11.3.Alarme.TURBO.CONGELAMENTO.CURTO (Perodos de 30 e 45 minutos) Terminado o tempo escolhido para o TURBO CONGELAMENTO, o alarme disparar por aproximadamente 1 minuto. Neste caso, se a porta no for aberta, um bip de alerta soar de minuto em minuto. Aps o trmino da operao, alm do sinal sonoro a tecla respectiva ficar piscando no painel de controle. Para desligar o alarme sonoro e o alarme visual s abrir e fechar a porta do freezer ou acionar a respectiva tecla.

11.4.Alarme. Resfriamento. Rpido. de. Bebidas. (DRINK.EXPRESS) Terminado o tempo pr-estabelecido para o resfriamento rpido da bebida escolhida, o alarme disparar por um minuto. Retire a bebida e feche a porta. Se esse procedimento no for seguido, aps 1 minuto, soar 1 bip de alerta a cada minuto. Aps o trmino da operao, alm do sinal sonoro a tecla respectiva ficar piscando no painel de controle. Para desligar o alarme sonoro e o alarme visual acione a respectiva tecla ou retire a bebida e feche a porta. 11.5.Alarme.ICE.EXPRESS Terminado o tempo escolhido para o ICE EXPRESS, a tecla respectiva e os nmeros do painel ficaro piscando por, aproximadamente, 10 segundos. Para desligar s abrir e fechar a porta do freezer ou acionar a respectiva tecla. Tecla.Acionador.do.Dispenser.de.gua Tocando a tecla e mantendo a mesma pressionada, voc poder se servir de gua em um copo. Para isso necessrio que: a) a moldura giratria do dispenser de gua esteja na posio aberta; b)O reservatrio de gua esteja abastecido com gua potvel.

Compartimento Turbo Congelamento


Este compartimento possibilita um resfriamento mais rpido dos alimentos. Este compartimento est localizado na parte superior direita do seu freezer.

Ice Twister

Aps retir-lo do local, encha com gua potvel o Ice Twister tomando cuidado para no transbordar as formas de gelo. Coloque-o sobre o recipiente para gelo. Aps algumas horas a gua congelar. Gire o manpulo no sentido horrio at que os cubos se soltem e caiam no recipiente para gelo.

Drink Express

Coloque garrafa nesta prateleira para resfriar sua bebida mais rapidamente no compartimento freezer e acione a funo drink express no painel de controle (consulte na seo Dicas e Conselhos a tabela para resfriamento rpido de bebidas). Caso queira, voc pode usar esta prateleira para conservar bebidas
7

no refrigerador, nesta posio, mesmo acionando a funo DRINK EXPRESS no ocorrer o resfriamento rpido de bebidas. A gaveta possui uma trava que permite regular o tamanho da garrafa e que pode ser desmontada, conforme desenho anterior.

Gavetas de Frutas / Verduras

Frosty Cups

Desenvolvido para armazenar copos e taas, para que estejam gelados no momento de sua utilizao.

Mantm a umidade e o frescor dos vegetais e frutas devido circulao do ar frio que no fica em contato direto com os alimentos. Para melhor conservao, mantenha sempre os vegetais e frutas neste local. Na gaveta maior voc dispe de um separador de frutas e verduras para facilitar a organizao dos seus alimentos.

Ice Stock

Controle de Umidade

Neste compartimento possvel armazenar gelo feito no Ice Twister. O compartimento possui uma ala que facilita a retirada dele do produto. Este compartimento est localizado na parte inferior direita da porta do seu freezer, mas pode ser montado onde haja a barra de alumnio, tanto no freezer quanto no refrigerador.

Prateleira Retrtil e Escamotevel Esta prateleira pode A

Para melhor conservao dos alimentos, existe um controle de Fechado umidade nas gavetas de frutas/ verduras que regula a passagem de ar. Quando armazenar verduras recomenda-se a reduo da abertura de passagem de ar, evitando a desidratao dos alimentos. Ao armazenar frutas recomenda-se aumentar a passagem de ar. No armazenamento de frutas e verduras juntas, regule o Controle de Umidade em uma posio intermediria.

Aberto

Posio 1 ser diminuda e doPosio 2 brada, permitindo o armazenamento de objetos maiores em seu compartimento freezer, como jarras e bolos. Para destrav-la, pressione para baixo as travas (A) na parte de baixo da prateleira e depois empurre-a para trs. Caso prefira, ainda se pode dobr-la para cima.

Prateleira de Vidro Dobrvel

Esta prateleira pode ser dobrada em duas posies permitindo o armazenamento de objetos maiores em seu refrigerador, como jarras e bolos. Para facilitar o manuseio, utlilize a pega existente.
Posio 1 Posio 2

Compartimento de Alimentos Frescos

Desodorizador

Este compartimento serve para conservar alguns alimentos que necessitam de menor temperatura de conservao (prxima a 0C) sem necessidade de congelamento. Exemplo: alimentos para serem consumidos ou cozidos em curto espao de tempo como carnes, peixes, sobremesas e similares.

O desodorizador tem a funo de eliminar odores desagradveis de alimentos ou lquidos. Est instalado na parte superior do compartimento refrigerador. Para esclarecer dvidas quanto limpeza do desodorizador consulte a seo Limpeza e Manuteno.

Cesta de Ovos

A cesta de ovos removvel e possui uma ala para melhor movimentao entre o refrigerador, pia e mesa. Sua capacidade mxima de 18 ovos.

Sistema Multi-Flow

Este sistema tem a funo de distribuir o ar frio para o resfriamento dos alimentos no compartimento refrigerador.

Gavetas Multi-uso

Estas gavetas servem para armazenar diversos tipos de alimentos.


8

Prateleiras Multi-uso Removveis

Reservatrio para gua

Estas 2 prateleiras servem para armazenar diversos tipos de alimentos. Estas prateleiras podem ser montadas em diversas posies no refrigerador, mas no devem ser usadas na porta do freezer, pois impedem o fechamento desta, conforme indicado nos exemplos abaixo.

Desenvolvido para proporcionar gua pura e saudvel, devido ao exclusivo sistema de filtragem Pure Filter Basta abastecer com gua (previamente tratada e que atenda a portaria 518/04 do Ministrio da Sade) e aguardar a filtragem.

Como Utilizar o Reservatrio para gua


1. Retire o reservatrio sem gua da porta do refrigerador, levantando-o e puxando-o conforme desenho ao lado (1). 2..Retire a torneira do reservatrio, girando-a no sentido anti-horrio (2). 3..Empurre a tampa no sentido (3) e abastea o reservatrio com gua tratada e aguarde a filtragem. recomendado que a 1 filtragem seja feita em um local onde a gua filtrada possa ser descartada (por exemplo, na pia). . Repita este procedimento por 3 vezes (aproximadamente 9 litros de gua). Este procedimento dever ser repetido a cada troca do refil (purificador). Recomenda-se a troca do refil a cada 6 meses ou 500 litros. 4.. Monte a borracha de vedao e a torneira no reservatrio.

Porta Latas Removvel

Esta pea foi desenvolvida especialmente para o armazenamento de latas de 350 ml da sua bebida preferida. As latas devem ser montadas no suporte com a parte superior da lata voltada para o centro, encaixando primeiro o fundo da lata na lateral do suporte (1) e depois na parte central do suporte (2), conforme mostra o desenho ao lado, caso contrrio, as latas iro cair. Voc pode retirar o porta latas da porta e lev-lo mesa para sua maior comodidade. O porta-latas pode ser utilizado no refrigerador ou no freezer. Nele pode-se resfriar mais rapidamente todas as latas ao mesmo tempo, bastando apenas acionar a funo DRINK EXPRESS no Painel de Controle. Quando montado na porta do refrigerador e sem comportar latas, pode-se utiliz-lo como trava garrafas (3).

ATENO
Tomar cuidado para no inverter o sentido de montagem da pea de borracha conforme desenho ao lado. 5.. Encaixe o reservatrio sem gua na porta do refrigerador. 6..Empurre a tampa da parte superior do reservatrio, abastea e aguarde o processo de filtragem da gua. 7..Aps este procedimento, pode-se utilizar normalmente o sistema de filtragem. 8..Para servir, abra o dispenser girando-o, coloque um copo junto a sada de gua localizada na externa da porta do refrigerador e acione o boto (A) localizado logo acima. 9.. Para se prevenir de acionamentos indesejados, gire o dispenser e mantenha-o fechado (posio 1).

Prateleiras e Trava Garrafas

1. Prateleiras Porta-garrafas: A prateleira porta garrafas acondiciona garrafas de bebidas com at 3,3 litros. 2..Trava garrafas: O trava garrafas possui a funo de evitar que as garrafas fiquem balanando soltas na prateleira. Para utiliz-lo, basta encaix-lo na prateleira e desliz-lo para os lados, conforme indica a figura. Tambm pode ser utilizado para armazenar pequenos condimentos em seu interior.

ATENO
Antes de iniciar a utilizao, lave o reservatrio com gua e sabo neutro a fim de eliminar eventuais resduos. Consulte o tpico Limpeza do Reservatrio para gua, na pgina 14. Utilize somente gua prpria para consumo (potvel). O uso de qualquer outro tipo de bebida poder deixar resduos, gosto ou odor no reservatrio. O reservatrio para gua somente deve ser abastecido quando estiver encaixado em sua posio na porta. Aguarde a gua resfriar por, aproximadamente, 12 horas. possvel ouvir alguns rudos causados pela entrada de ar quando a gua sai do reservatrio. Caso a gua no flua bem, aperte mais uma vez o boto de acionamento. Permanea com o copo abaixo da sada de gua por alguns instantes para assegurar que toda a gua seja coletada pelo copo. No utilize bebidas gaseificadas, tais como refrigerantes. A bebida pode vazar devido presso do gs.

4. Como Usar
Como Ligar e Desligar seu Refrigerador
Para ligar ou desligar o seu refrigerador, basta conectar ou desconectar o plugue da tomada verificando a tenso correta do produto. Antes de ligar o refrigerador pela primeira vez, leia atentamente o folheto de instrues colocado na porta e todo este manual.

IMPORTANTE
Sempre que desligar o Refrigerador, aguarde 10 minutos antes de relig-lo.

Carregar / Abastecer

Distanciadores Traseiros
Evita que o refrigerador fique encostado na parede. Deixe sempre os distanciadores traseiros na posio 1 (horizontal). Ao transportar o refrigerador deixe o distanciador na posio 2 (vertical). Isto facilitar a passagem do refrigerador pela porta por exemplo. Use uma fita adesiva para deixlas na posio 2

No primeiro abastecimento ou aps a limpeza. 1. Para melhor acondicionamento dos recipientes nos compartimentos freezer e refrigerador, todas as prateleiras podem ser removidas ou reposicionadas e as tampas dos compartimentos do freezer e de alimentos frescos podem ser retiradas. 2. Conecte o plugue de seu refrigerador na tomada. 3. Deixe-o funcionando no mnimo por duas horas antes de armazenar qualquer alimento em seu interior. 4. Inicie o abastecimento dos alimentos pelas prateleiras do refrigerador, deixando as prateleiras da porta por ltimo. importante respeitar os limites mximos de carga indicados na figura abaixo. 5. Aps o abastecimento, ajuste os controles de temperatura para a posio mais adequada, seguindo as informaes dos itens Controle Eletrnico de Temperatura no Freezer e Controle de Temperatura no Refrigerador. 6. No coloque alimentos encostados nas sadas de ar para no comprometer o desempenho do refrigerador.

Acessrios que podem ser instalados no Refrigerador


O seu refrigerador est preparado para receber vrios acessrios que podem ser comprados no Servio Autorizado Electrolux, permitindo sua personalizao. Consulte o site: www.electrolux.com.br ou o Servio Autorizado Electrolux sobre a disponibilidade de outros acessrios para o seu modelo de Refrigerador. A instalao dos acessrios de responsabilidade do consumidor. Caso queira, poder solicitar a instalao ao Servio Autorizado Electrolux (neste caso ser cobrada uma taxa).
10

Limites Mximos de Carga

Controle Eletrnico de Temperatura no Freezer


Tocando a tecla sucessivamente, pode-se selecionar a temperatura no freezer.

2. Opes de Ajuste: Para aumentar 0,5 C na temperatura pr estabelecida toque a tecla TEMP..FREEZER. at aparecer 05 no indicador de Funes.

Controle Eletrnico de Temperatura do Freezer


(Temperaturas pr-estabelecidas de fbrica) Ajuste Mximo Mdio Mnimo Temperatura no Freezer -20,5C (frio mximo) -18C (frio mdio) -15,5C (frio mnimo) Para diminuir 0,5 C na temperatura pr estabelecida toque a tecla TEMP..FREEZER at aparecer 05 com um trao no lado esquerdo no indicador de Funes. Para aumentar 1 C na temperatura pr estabelecida toque a tecla TEMP..FREEZER at aparecer 10 no indicador de Funes.

As temperaturas internas podem variar dependendo da temperatura ambiente, carregamento, nmero de abertura de portas e ventilao do local de instalao do produto. As posies de ajuste da temperatura do freezer so pr-estabelecidas de fbrica. Porm, esta temperatura depende das condies de acondicionamento dos alimentos e da freqncia de abertura de porta. Portanto, cuidado para no posicionar os alimentos de modo que obstruam as sadas de ar e evite abrir a porta desnecessariamente. O compartimento refrigerador possui controle de temperatura independente localizado em seu interior prximo s lmpadas. Para regulagem consulte a seo Controle de Temperatura no Refrigerador, na pg. 12.

Para diminuir 1 C na temperatura pr estabelecida toque a tecla TEMP..FREEZER at aparecer 10 com um trao no lado esquerdo no indicador de Funes.

Ajuste Fino de Temperatura no Freezer

Seu refrigerador foi produzido dentro de padres internacionais e possui trs nveis de temperatura com valores pr-estabelecidos de fbrica, podendo ser ajustados (diminuir ou aumentar) de acordo com sua necessidade. Caso deseje alter-los, existe a possibilidade de Ajuste Fino de Temperatura dos trs nveis, conforme explicado em seguida. Para programar esta funo: 1. Toque a tecla AUTO.CONTROL e selecione a funo FRIAS e em seguida toque 5 vezes a tecla TEMP..FREEZER. O indicador de funes aceso indicando o ltimo ajuste. O ajuste fino de temperatura programado vlido para os 3 nveis de temperatura do compartimento freezer.

Para diminuir 2,0 C na temperatura pr estabelecida toque a tecla TEMP..FREEZER at aparecer 20 com um trao no lado esquerdo no indicador de Funes.

Aps trs segundos sem que seja tocada alguma tecla, o ajuste fino finalizado. Para verificar qual o ltimo ajuste efetuado: Toque a tecla AUTO. CONTROL e selecione a funo FRIAS e em seguida toque 5 vezes a tecla TEMP..FREEZER. O indicador de Funes acender indicando o ltimo ajuste.

11

Controle de Temperatura no Refrigerador

Para proceder a correta regulagem da temperatura de seu refrigerador, considere os seguintes fatores: 1. A quantidade de alimentos a ser armazenada. 2. A temperatura do ambiente onde o refrigerador est instalado. 3. No ultrapassar os limites de ajustes do boto de regulagem da temperatura do refrigerador (Frio Mximo e Frio Mnimo), observando o alinhamento das marcas conforme exemplo abaixo.

5. Limpeza e Manuteno
Antes de efetuar qualquer operao de manuteno, incluindo as descritas neste manual, desligue o refrigerador da energia eltrica retirando o plugue da tomada. Jamais limpe o seu refrigerador com fluidos inflamveis como lcool, querosene, gasolina, tinner, varsol, solventes ou outros produtos qumicos abrasivos como cloro, detergentes, cidos ou vinagres para no danificar a superfcie. Aps a limpeza, recoloque os acessrios fornecidos com o refrigerador (gavetas, prateleiras, etc.) nos seus devidos lugares, no interior do refrigerador. Caso algum alimento seja derramado no interior do refrigerador, limpe imediatamente. Muitos desses alimentos podem danificar, manchar ou deixar com cheiro desagradvel as superfcies internas do refrigerador, caso permaneam por muito tempo em contato. Nunca use esptulas metlicas, escovas, produtos abrasivos ou alcalinos para limpeza das superfcies plsticas no interior do seu refrigerador. Antes de comear a limpar o refrigerador, lembre-se de que objetos midos podem aderir facilmente a superfcies extremamente frias. Dessa forma, no toque as superfcies frias com panos, esponjas ou at mesmo com as mos midas.

4. Ao realizar o ajuste de temperatura do refrigerador, no deixe aparecer a faixa azul no boto de regulagem, pois poder comprometer o desempenho do seu refrigerador.

ATENO
Caso no queira usar as funes especficas de seu refrigerador no dia a dia, como por exemplo: Festa, Compras, Frias, Auto Control, etc; Voc poder regular seu refrigerador conforme a tabela abaixo.

Parte Interna

Limpe o interior do refrigerador e os acessrios com uma soluo de gua morna e bicarbonato de sdio (uma colher de sopa de bicarbonato para cada 1 litro de gua). Seque-o cuidadosamente.

ATENO
As peas plsticas no podem ser lavadas com gua quente.

Limpeza do Desodorizador

Em caso de mau cheiro no compartimento freezer e/ou compartimento refrigerador, proceda da seguinte forma: 1. Ajuste o controle de temperatura do compartimento refrigerador na posio MAX durante aproximadamente uma hora e retorne ao ajuste anterior. 2. Em seguida, retire a tampa do desodorizador localizado na parte superior do compartimento refrigerador e desencaixe cuidadosamente o desodorizador do interior da tampa.
12

3. Mergulhe-o numa vasilha de gua limpa durante trs horas. 4. Retire e deixe o desodorizador em repouso para secar por aproximadamente 3 horas e monte-o novamente. 5. recomendvel a troca do desodorizador aps a sua terceira limpeza. A compra pode ser feita na Rede Nacional de Servio Autorizado. 6. recomendado o uso de uma chave de fenda pequena para retirar a pea que sustenta o desodorizador

ATENO
Em razo do emprego de verniz especial aplicado em seu produto para facilitar a limpeza, no use esponjas abrasivas, escovas de ao, nem mesmo produtos especiais para limpeza de ao inoxidvel, pastas, saplios e produtos com fluidos inflamveis como lcool, querosene, gasolina, varsol, solventes, ceras automotivas, polidores ou outros produtos qumicos abrasivos como cloro, detergentes, cidos ou vinagres. O uso destes produtos pode danificar a proteo de verniz e, por consequncia, acarretar riscos e/ou manchas irreversveis nas superfcies do seu refrigerador. recomendado ativar a funo PAINEL ELETRNICO TRAVADO ao executar a limpeza do Painel de Controle para evitar o acionamento acidental de alguma funo.

Limpeza do Coletor de gua

Seu refrigerador possui um coletor de gua localizado na parte traseira prximo ao compressor (motor). A funo do coletor armazenar a gua do degelo automtico que evapora atravs do calor gerado naquela regio. A limpeza do coletor no necessria para o funcionamento do refrigerador. Caso queira efetuar a limpeza, desligue o refrigerador da energia eltrica retirando o plugue da tomada e utilize um pano mido.

Borracha de Vedao da Porta

As borrachas de vedao das portas devem ser limpas cuidadosamente com um pano mido tomando cuidado para no danific-las.

ATENO
No remova o coletor para limpeza e no afaste os tubos localizados dentro deste coletor. No jogue gua diretamente dentro ou fora do refrigerador.

ATENO
As borrachas das portas so encaixadas e removveis. No caso de dano no tente consert-las e procure um Servio Autorizado Electrolux.

Substituio da Lmpada

Parte Externa

Para limpar facilmente a parte externa do seu refrigerador, utilize um pano umedecido em soluo de gua morna com sabo neutro e depois seque-o cuidadosamente. (Somente.para.o.modelo.DW51X) As portas possuem um verniz especial protetor que evita marcas de dedos e manchas. Utilize flanela seca ou umedecida em gua morna com sabo neutro e depois seque cuidadosamente.

Para substituir a lmpada do seu Refrigerador, proceda da seguinte maneira: Compartimento.Refrigerador: 1. Desligue o refrigerador da energia eltrica. 2. Pressione a parte inferior da tampa para cima, desloque-a para frente e remova-a. 3. Troque a lmpada queimada por outra com as mesmas dimenses, tenso e potncia mxima de 15 W. Compartimento.Freezer: 1. Desligue o refrigerador da energia eltrica. 2. Retire a prateleira superior do freezer. 3. Abra a tampa da lmpada pressionando a trava com uma chave de fenda. 4. Troque a lmpada queimada por outra com as mesmas dimenses, tenso e potncia mxima de 15 W.
13

Limpeza do Reservatrio para gua


ATENO
Antes de retirar o reservatrio da porta, esvazie-o completamente. 1. Retire o reservatrio da porta do refrigerador, levantando-o e puxando conforme desenho (1). 2. Solte as 6 travas com cuidado (2). 3. Retire a tampa do reservatrio principal (3). 4. Retire cuidadosamente o refil - purificador (4) e retire o reservatrio interno (5). 5. Retire a torneira do reservatrio girando-a no sentido anti-horrio (6). 6. Use um objeto sem pontas para tirar as borrachas de vedao da tampa do reservatrio principal (3) e do reservatrio interno (5). 7. Remova a borracha de vedao da torneira e limpe todas as peas (exceto o refil) com gua morna e sabo neutro. Aps ter limpado todas as peas, enxague-as em gua corrente. 8. Coloque a torneira no reservatrio, observando o lado correto de montagem da pea de borracha, conforme desenho ao lado. 9. Coloque as borrachas de vedao da tampa do reservatrio principal e do reservatrio interno. 10. Monte o reservatrio interno no reservatrio principal. 11. Instale o refil (purificador) no reservatrio interno, certificando-se de que esteja bem encaixado de modo a manter a vedao entre as peas. 12. Encaixe a tampa no reservatrio principal utilizando as 6 travas. 13. Para evitar vazamento, aperte firmemente a torneira no sentido horrio e encaixe o reservatrio firmemente at que no existam mais folgas. No lavar o refil, sob o risco de contaminao do mesmo.

ATENO
Tomar cuidado para no inverter o sentido de montagem da pea de borracha conforme desenho ao lado.

Limpeza do Coletor de Pingos de gua


1. Retire a tampa do coletor de pingos da porta do refrigerador. 2. Enxugue a gua coletada sempre que necessrio. 3. Limpe a pingadeira e a tampa da pingadeira com gua morna e sabo neutro. 4. Encaixe a tampa da pingadeira na porta do refrigerador.

Limpeza da regio da Barra de Alumnio


Caso haja realmente a necessidade de remover a Barra de Alumnio para uma limpeza na regio da porta onde a Barra montada, proceder da seguinta maneira: Pressionar os botes das Travas da Barra de Alumnio (1) e girar no sentido contrrio a direo da porta (2), os botes podem ser pressionados um de cada vez. Aps isso, empurre a Barra de Alumnio no sentido conforme mostra o desenho.

Como Remover os Acessrios

As prateleiras do Freezer so removveis, podendo ser utilizadas de acordo com a sua necessidade. Prateleira.do.Freezer: Para retir-la, puxe a prateleira at destravar e levante-a. Prateleira.Retrtil.e.Escamotevel.do.freezer: A prateleira superior do freezer removvel, podendo ser utilizada de acordo com a sua necessidade. Para retir-la, pressione as travas de segurana para baixo (A), deixe as mesmas retradas (B), levante conjuntamente as prateleiras um pouco e puxe o conjunto para frente (C). A B C

14

Ice Stock

Segure pela ala e puxe para cima para retir-lo. O Ice Stock pode ser posicionado tanto dentro da prateleira da porta do freezer, quanto encaixada na barra de alumnio (freezer e refrigerador).

Prateleiras.da.Porta.Freezer.e.Refrigerador Levante a Prateleira (1) e depois puxe o Suporte da Prateleira (2). Para a montagem da prateleira, montar primeiro somente o suporte e depois encaixar a prateleira.

Frosty Cups

Puxe para cima para retir-lo.

Reservatrio.para.gua. Esvazie completamente o reservatrio, levante um pouco e puxe o reservatrio para retir-lo, conforme desenho ao lado.

Prateleira.do.compartimento. de.Alimentos.frescos: Retire puxando a prateleira at travar e levante-a.

Prateleira.de.Vidro.Removvel: Retire puxando a prateleira at travar e levante-a. Quando recolocar no refrigerador evite troc-las de posio. A prateleira que est logo acima da gaveta de frutas possui dois pinos que s podem ser encaixadas nesta posio. As demais prateleiras de vidro podem ser colocadas em qualquer posio no refrigerador.

Trava.Garrafas Levante um pouco para retir-la.

15

6. Soluo de Problemas
Assistncia ao Consumidor
Caso o seu Refrigerador apresente algum problema de funcionamento, verifique as provveis causas e correes. Caso as correes sugeridas no sejam suficientes, chame o Servio Autorizado Electrolux, que est sua disposio.

Provveis Causas/Correes
Se o Refrigerador no Funciona (no Liga)

Plugue desligado da tomada. Tomada com mau contato. Falta de energia eltrica, disjuntor desligado ou fusvel queimado. Produto ligado em tomada com tenso diferente do produto. Ajuste inadequado do controle de temperatura do compartimento refrigerador. Incidncia de luz solar direta ou outras fontes de calor prximo ao refrigerador. Circulao do ar prejudicada. Tenso da rede eltrica diferente da indicada no produto. Tempo excessivo de porta aberta. Controle de umidade fechada.

Ligue o plugue na tomada. Corrija o defeito na tomada eltrica. Aguarde retorno da energia, trocar fusvel ou ligar o disjuntor da resistncia. Ligar o produto na tenso correta. Ajuste corretamente a regulagem de temperatura. Ver Instalao - Escolher o Local. Desobstrua as sadas de ar do Multi-Flow. Veja Instalao Eltrica (pg.3) Abra-a apenas o tempo necessrio.

Se o Refrigerador no Gela (Refrigerao insatisfatria)

Umidade excessiva na gaveta de frutas e legumes Alimentos congelando no compartimento refrigerador Alarme soando

Ajuste adequadamente o controle de umidade. Alimentos armazenados desembalados. Embale-os adequadamente.


Ajuste inadequado do controle de temperatura do compartimento refrigerador. Alimentos posicionados prximo s sadas de ar.

Posicione corretamente o controle de temperatura. Reposicione os alimentos.


Porta aberta.

Feche ambas as portas, Caso deseje um tempo maior de porta(s) aberta(s) selecione a funo COMPRAS. Veja Instalao Eltrica (pg.3) Fim do tempo da funo programada. Abra as portas ou toque na tecla que estiver piscando para desativ-la. Verifique as vedaes da vlvula e observe se a mesma no foi montada incorretamente aps a limpeza. Chame o Servio Autorizado Electrolux. Destrave o painel acionando simultaneamente as teclas TEMP. DO FREEZER e AUTO CONTROL. Desativar a funo COMPRAS atravs da tecla AUTO CONTROL.

Tenso da rede eltrica diferente da indicada no produto. Turbo Congelamento / Drink Express / Ice Express acionado. Vazando gua do reservatrio para gua.

Vazamento no reservatrio para gua Mensagens no indicador de funes Painel/Teclado no aceita comando Alarme de porta aberta no funciona.
16

Falha de alguma das funes do seu refrigerador. Painel travado.

Funo COMPRAS ativada.

Provveis Causas/Correes
Tocada a tecla Turbo Congelamento ou Drink Express, o compressor (motor) no liga imediatamente

Refrigerador est em processo de degelo automtico do freezer. Compressor (motor) recm-desligado.

Seleo de tempo do Turbo Congelamento ou de bebida do Drink Express.

Tocando nas teclas o sinal sonoro no emitido. O alarme TURBO CONGE LAMENTO / DRINK EXPRESS no toca Painel e lmpadas esto funcionando mas o refrigerador no gela

No h comunicao entre o painel de controle e unidade de controle

Aguarde o trmino do degelo (aproximadamente 30 minutos) e a funo selecionada ser executada conforme solicitado. O compressor (motor), aps desligado, sempre aguardar alguns minutos antes de retornar a ligar para que as presses internas do sistema de refrigerao se estabilizem. Isto evita sobrecarga e desgaste prematuro do compressor, o que normal. Aps tocada uma tecla de seleo de funes, existe um tempo de alguns segundos (intencional) para que a funo seja acionada. Isto para que voc possa confirmar visualmente sua escolha antes da efetivao da funo. Tire o plugue da tomada. Aguarde alguns segundos e ligue o plugue novamente.

Refrigerador est operando no modo "Show Room". ou seja, modo demostrao em loja.

Retire o plugue da tomada, espere 10 segundos e recoloque o plugue na tomada novamente.

Suor na Superfcie Externa


Os refrigeradores, freezers e combinados de uso domstico quando instalados em locais com umidade relativa do ar acima de 75% e com temperaturas superiores a 32C podem apresentar condensao externa (suor).

Aquecimento nas Laterais

Rudos Normais de Operao

Seu refrigerador em funcionamento pode apresentar um chiado, principalmente quando estiver com a porta aberta. Este rudo deve-se expanso do fluido refrigerante dentro do evaporador, o que no representa defeito. O compressor (motor) pode gerar um rudo. Isto uma caracterstica dos compressores modernos que funcionam em velocidades maiores que os modelos antigos, apresentando melhor desempenho e menor consumo de energia. A contrao e dilatao dos componentes internos, devido variao de temperatura, pode gerar pequenos estalos em seu refrigerador, o que no representa qualquer tipo de defeito.

Este refrigerador possui um sistema de aquecimento nas paredes laterais para evitar a formao de gotculas de gua, garantindo um melhor desempenho. Entretanto, em dias muito midos, pode ocorrer formao de gotculas de gua. Isso no significa que o produto esteja com problemas de funcionamento. Neste caso, seque com um pano macio e seco.

Vedao da Porta

Ao fechar a(s) porta(s) do refrigerador, haver formao de vcuo interno, dificultando a abertura, o que normal devido perfeita vedao. Portanto, no force a abertura. Aguarde alguns instantes antes de abrir novamente.

17

7. Dicas e Conselhos
Evite o contato de qualquer tipo de leo ou gordura com as partes plsticas do refrigerador, pois podem causar danos. No lubrifique a dobradia da porta em hiptese alguma, pois pode causar danos as partes plsticas. Ateno: Evite utilizar ms nas portas, pois isto pode danificar sua superfcie.

TABELA.PARA.RESFRIAMENTO/CONGELAMENTO.NO.FREEZER.*
ALIMENTO QUANTIDADE APROXIMADA COMPARTIMENTO.TURBO. CONGELAMENTO..(TEMPO.EM..MINUTOS) RESFRIAMENTO.. CONGELAMENTO

Barra de chocolate Bolinho de bacalhau/aipim Brigadeiro Caixa de bombom Carne de gado Coxinha de frango Creminuto (Pudim) Flan Frango Gelatina Lingia fina Maionese Manjar de coco Mousse Po de queijo Pav Peixe Picol Pizza Polpa de fruta Pudim de leite Quindo Quindim Sorvete (2 litros) Torta de bolacha Torta de sorvete gua (gelo)

200 g 300 g 550 g 400 g 1200 g 300 g 650 g 840 g 1200 g 500 ml 300 g 1200 g 820 g 320 g 500 g 980 g 1500 g 65 g 360 g 100 g 1200 g 400 g (14 doces) 2 litros 600 g 1930 g 250 ml

30 45 30 60 60 30 30 45 30 60 60 45 45 45 120 45 150 -

no recomendvel 90 no recomendvel no recomendvel 150 90 no recomendvel no recomendvel 150 no recomendvel 150 no recomendvel no recomendvel no recomendvel no recomendvel no recomendvel 150 60 30 150 no recomendvel no recomendvel no recomendvel 150 no recomendvel 150 60

* Em temperaturas ambientes diferentes de 23C e compartimento Freezer abastecido acima de 50% de sua capacidade, os valores de referncia da tabela acima sofrero variaes.

18

TABELA.PARA.RESFRIAMENTO.RPIDO.DE.BEBIDAS*
BEBIDA Tempo.(minutos)

Champagne (garrafa de 750ml) Refrigerante (lata de 350 ml) Cerveja (garrafa de 600 ml)

30 35 40

* Estes so os tempos programados considerando temperatura ambiente de 25C. Os tempos de resfriamento sofrero variaes de acordo com a temperatura ambiente e tamanho, quantidades e tipo de recipientes (latas, garrafas plsticas, etc.). Se no ficar satisfeito com a temperatura de sua bebida, repita o processo de resfriamento rpido. * Para evitar vazamento de lquidos e rompimento de garrafas (plsticas/vidro) e latas, no deixe bebidas no interior do freezer nas seguintes condies: - Por tempo prolongado; - Funo Drink Express (resfriamento rpido de bebidas) desativada; - Funo Turbo Congelamento ativada.

Como Economizar Energia

Mantenha a porta de seu refrigerador aberta apenas o tempo necessrio. Se a porta no estiver devidamente fechada, aumentar o consumo de energia e poder ocorrer formao irregular de gelo. Procure regular a temperatura conforme informaes contidas neste manual. importante no obstruir a circulao do ar com a colocao de toalhas, plsticos ou com a m distribuio dos alimentos nas prateleiras, com o objetivo de manter a temperatura homognea. Nunca coloque alimentos quentes no refrigerador. Em caso de curta ausncia (ex.: feriados), seu refrigerador poder ficar ligado (utilize a funo Frias). Entretanto, lembre-se de que poder haver queda de energia prolongada durante a sua ausncia. Em caso de ausncia prolongada (ex.: viagens longas), pretendendo desligar o refrigerador, remova todos os alimentos e limpe-os deixando as portas entreabertas para evitar mofo e odores desagradveis. O fato do refrigerador permanecer desligado no comprometer seu funcionamento ao ser religado. Caso falte energia eltrica por um perodo prolongado, evite abrir as portas enquanto a energia eltrica no for restabelecida para no comprometer a conservao dos alimentos.

rpido e uniforme. Alimentos gordurosos tm um menor prazo de congelamento. O sal tambm reduz o tempo de armazenamento dos alimentos. Embale bem os alimentos assegurando-se de que esto bem fechados. Nunca coloque alimento a ser congelado em contato com o alimento j congelado, pois a temperatura do alimento congelado tende a aumentar.

Descongelamento de Alimentos
Para descongelar carnes, peixes e frutas mantenhaos no compartimento refrigerador. Pedaos pequenos de carne podem ser cozidos ainda congelados. Vegetais podem ser descongelados em gua fervente. Pratos pr-cozidos podem ser aquecidos diretamente no forno desde que sua embalagem seja adequada. Fornos de microondas so adequados para descongelar todos os tipos de alimentos, dependendo do tipo de embalagem. Siga as instrues do fabricante de seu forno.

Armazenamento de Alimentos

Congelamento de Alimentos

Os produtos a serem congelados devem ser frescos e limpos. Embale os alimentos em pores adequadas ao tamanho de sua famlia e que possam ser consumidos de uma s vez. Alimentos descongelados no devem ser congelados novamente. Pacotes pequenos permitem um congelamento

Para preservar as caractersticas dos alimentos ou lquidos mantenha-os em recipientes fechados. Para verduras, legumes e frutas coloque-os em sacos plsticos e armazene-os nas gavetas de frutas/verduras. Seque os recipientes antes de coloc-los no refrigerador. Caso voc venha a armazenar produtos alimentcios ou lquidos que absorvam ou transmitam odores muito fortes com facilidade, guarde-os em recipientes com tampa ou embalados cuidadosamente.
19

8. Especificaes Tcnicas
Modelo
Capacidades (litros) (norma ISO8561) Armazenamento Refrigerador Armazenamento Freezer Armazenamento Total Bruto Refrigerador Bruto Freezer Bruto Total Tempo mximo de conservao sem energia (horas) Capacidade de congelamento a cada 24 horas (kg) (ISO8561) Altura (mm) Largura do gabinete (mm) Largura das portas (mm) Profundidade com porta fechada (mm) Profundidade com porta aberta 90 (mm) Peso lquido (kg) Frequncia (Hz) Tenso (V) Corrente (A) Potncia das lmpadas (W) Fluido refrigerante Consumo de energia (kWh/ms) (norma ISO8561)

DFW51 e DW51X
328 113 441 330 113 443 9 7,0 1915 693 702 720 1290 91,5 60 127/220 2,2 / 1,0 15 R134a 59

Caso seja necessrio utilize um transformador com potncia de 2000W. Esta informao vlida para 127V e 220V.

IMPORTANTE
Este Refrigerador deve ser utilizado somente para uso domstico.

Sistema de Filtragem

- Temperatura de Utilizao: mnimo 5C / mximo 50C - Volume interno do filtro: 0,15l - Volume interno do reservatrio: 5l total 3,0l antes da filtragem 2l aps filtragem
20

21

Certificado de Garantia
A fabricante Electrolux do Brasil S.A. concede garantia contra qualquer vcio de fabricao aplicvel nas seguintes condies: 1. O incio da vigncia da garantia ocorre na data de emisso da competente nota fiscal de venda ao consumidor correspondente ao produto a ser garantido com identificao, obrigatoriamente, de modelo e caractersticas de produto; 2. O prazo de vigncia da garantia de 12 (doze) meses contados a partir da data da emisso da nota fiscal preenchida conforme disposio do item 1 deste certificado e divididos da seguinte maneira: a) 3 (trs) meses de garantia legal; e, b) 9 (nove) meses de garantia contratual. 3. A fabricante no concede qualquer forma e/ou tipo de garantia para produtos desacompanhados de nota fiscal de venda ao consumidor, ou produtos cuja nota fiscal esteja preenchida incorretamente (observar orientao do item 1 deste certificado); 4. Para o produto modelo DFW51, subsequentemente a garantia de 12 (doze) meses mencionada no item 2, a fabricante concede garantia suplementar 24 (vinte e quatro) meses aplicvel exclusivamente aos vcios provenientes de oxidao e/ou corroso natural, eventualmente identificados em porta(s) e tens metlicos intrnsecos de porta(s) de tais produtos acima identificados; 5. Para o produto modelo DW51X, subsequentemente a garantia de 12 (doze) meses mencionada no item 2, a fabricante concede garantia suplementar 24 (vinte e quatro) meses aplicvel exclusivamente aos vcios provenientes de oxidao e/ou corroso natural, eventualmente identificados em porta(s) e/ou gabinete(s) e tens metlicos intrnsecos de porta(s) e/ou gabinete(s) de tal produto acima identificado; 6. Exclui-se da garantia suplementar mencionada no item 4 e "5", casos de corroso provocada por riscos, deformaes ou similares decorrentes da utilizao do produto, bem como eventos conseqentes da aplicao de produtos qumicos, abrasivos ou similares que danifiquem a qualidade do material componente; Condies.desta.Garantia: 7. Qualquer defeito que for constatado neste produto deve ser imediatamente comunicado ao Servio Autorizado Electrolux mais prximo de sua residncia, cujo contato e endereo pode ser encontrado na relao que acompanha o produto, no site da fabricante (www.electrolux.com.br), ou, informado pelo Servio de Atendimento ao Consumidor Electrolux. 8. Esta garantia abrange a substituio de peas que apresentem vcios constatados como de fabricao, alm da mo de obra utilizada no respectivo reparo. 9. Vidros, peas plsticas (botes, gavetas, capa dos puxadores, tampas, prateleiras, porta laticnios, frisos, acabamentos, emblemas, filtro de gua, etc.) e lmpadas so garantidos contra vcios de fabricao apenas pelo prazo legal de 90 (noventa) dias, contados a partir da emisso da nota fiscal de compra do produto. A.Garantia.perder.a.Validade.quando: 10. Houver remoo e/ou alterao do nmero de srie ou da etiqueta de
22

identificao do produto. 11. O produto for instalado ou utilizado em desacordo com o Manual de Instrues e utilizado para fins diferentes do uso domstico (uso comercial, laboratorial, industrial, etc.). Tambm no tero nenhum tipo de cobertura pelas garantias (legal e contratual), indenizao e/ou ressarcimento, materiais ou alimentos armazenados no interior do produto utilizado para os fins citados. 12. O produto for ligado em tenso diferente a qual foi destinado. 13. O produto tiver recebido maus tratos, descuidos ou ainda sofrer alteraes, modificaes ou consertos feitos por pessoas ou entidades no credenciadas pela Electrolux do Brasil S.A. 14. O defeito for causado por acidente ou m utilizao do produto pelo Consumidor. A.Garantia.concedida.pelo.Fabricante.no.cobrir: 15. Despesas com Instalao do produto. 16. Produtos ou peas danificadas por acidente de transporte ou manuseio, riscos, amassamentos ou atos e efeitos da natureza. 17. O no funcionamento ou falhas decorrentes de problemas de fornecimento de energia eltrica e/ou falta de gua no local onde o produto est instalado. 18 Despesas com transporte, peas, materiais e mo de obra para preparao do local onde ser instalado o produto (ex. rede eltrica, conexes eltricas e hidrulicas, tomadas, esgoto, alvenaria, aterramento, etc.). 19, Chamadas relacionadas unicamente a orientao de uso constantes no Manual de Instrues ou no prprio produto sero passveis de cobranas. Outras disposies: 20. As despesas de deslocamento do Servio Autorizado, para atendimento de produtos instalados fora do municpio de sua sede, obedecero os seguintes critrios: a) para situaes existentes nos primeiros 90 (noventa) dias seguintes data de emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas pela fabricante; b) para situaes existentes aps o 91 (nonagsimo primeiro) dia seguinte data da emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas nica e exclusivamente pelo Consumidor. 21. As despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas que no pertenam ao produto so de responsabilidade nica e exclusiva do Consumidor. 22. A Electrolux declara que no h nenhuma outra pessoa fsica e/ou jurdica habilitada a fazer excees ou assumir compromissos, em seu nome, referente ao presente certificado de garantia. 23. Este CERTIFICADO DE GARANTIA vlido apenas para produtos vendidos e utilizados no territrio brasileiro, sendo que qualquer dvida sobre as disposies do mesmo devem ser esclarecidas pelo manual de instrues, pelo site da fabricante ou pelo Servio de Atendimento ao Consumidor Electrolux. 24. Para sua comodidade, preserve o MANUAL DE INSTRUES, CERTIFICADO DE GARANTIA E A NOTA FISCAL DO PRODUTO. Quando necessrio, consulte a nossa Rede Nacional de Servios Autorizados e/ou o Servio de Atendimento ao Consumidor.
23

Electrolux do Brasil S.A. - R. Ministro Gabriel Passos, 360 - Fone: 41 3371-7000 - CEP 81520-900 Curitiba - PR - Brasil. http://www.electrolux.com.br
69492216. . . . . . . . Set/10...Rev.01

You might also like