You are on page 1of 6

1. Escreve as funes de todos os minerais estudados bem como os alimentos que podemos encontra-los.

Clcio Presente nos ossos e dentes, atua na mineralizao ssea, transmisso nervosa e regulao do msculo cardaco, sendo tambm necessrio no processo de coagulao sangunea. Sua deficincia osteomalcia, osteoporose. Fontes: leite e derivados, sardinha, moluscos, couve, brcolis. Fsforo Presente em sua maioria na poro inorgnica de ossos e dentes, considerado o mais verstil pois atua no metabolismo e utilizao de CHO, protenas, lipdeos, est presente no DNA, RNA, ATP e fosfolipdeos. Fontes excelentes: carne bovina, aves, peixes e ovos. Deficincia: sntese diminuda de ATP, anormalidades neurais, musculares, esquelticas. Boas fontes: leite e derivados, nozes, leguminosas. Magnsio Cofator de mais de 300 enzimas, ajuda a estabilizar a estrutura do ATP em reaes enzimticas, importante na transmisso neuromuscular. Deficincia: tremores, espamos musculares, anorexia, nusea e vmito.Fontes: Cereais integrais, tofu, hortalias e chocolate. Zinco Funciona associado a mais de 300 enzimas, participa intensamente do metabolismo de cidos nuclicos, CHO, protenas e lipdeos. Deficincia: Acuidade de paladar diminuda, cicatrizao de feridas mais lenta, leses cutneas.Fontes: carne, peixes, aves, cereais matinais. Flor Apresenta benefcios para o esmalte dental, atua como agente bacteriano na cavidade oral, servindo como inibidor de muitas enzimas, seu excesso pode causar fluorose Fontes: gua potvel, alimentos preparados com gua fluoretada e frutos do mar. Cobre Componente de muitas enzimas. Atua na oxidao do ferro para seu transporte no plasma, presente na enzima responsvel pela formao de colgeno, atua na produo de energia mitocondrial, na proteo contra radicais livres. Fontes: fgado, mariscos, aves, ostras, chocolate. Iodo utilizado na sntese de tri-iodotironina T3 e tiroxina, T4, hormnios importantes na regulao da produo de energia. Sua deficincia o bcio endmico e no ps-natal o cretinismo. Fontes: sal iodado, frutos do mar.

Selnio Componente da enzina glutationa peroxidase que atua com outros antioxidantes e varredores de radicais livres, atua na converso do T3 em T4. Deficincia: Doena de Kashan-Beck. Fontes: gros, cebolas. Cromo Potencializa a ao da insulina, influenciando no metabolismo de CHO, protenas e lipdeos. Deficincia: resistncia insulina. Fontes: leo de milho, moluscos, levedo de cerveja.F. Ferro Altamente reativo pelas reaes de redox, sua deficincia nutricional e anemia ainda esto presentes hoje em dia. Est presente na hemoglobina, mioglobina e enzimas, ferro armazenado na transferrina. Deficincia: Anemia Fontes: fgado, frutos do mar, aves e carnes magras. Principais so feijes secos e as hortalias, nos vegetais.

2. Por que motivo pessoas que moram em Gois podem ter uma suscetibilidade maior em vir a ter bcio endmico do que as pessoas que moram no Rio de Janeiro? O Rio de Janeiro, por ser uma rea litoral, possui em seu solo mais iodo do que regies nolitorneas, assim sendo, a dieta de um carioca teria mais iodo do que de um goiano, sendo esse suscetvel ao bcio devido falta de iodo nos alimentos.

3. O que so substncias bociognicas? Em quais alimentos podemos encontra-los? So encontrados naturalmente nos alimentos, podem causar bcio por bloquearem a captao de iodo do sangue pelas clulas da tireide. Os alimentos que contm bociognicos incluem repolho, nabo, semente de colza, amendoins, mandiocas, batatas doces, algas e soja. Os bociognicos so inativados por aquecimento ou cozimento.

4. Descreva e exemplifique os tipos de interaes nutricionais existentes. Tipo precursor: So aquelas que quando os requerimentos de um segundo nutriente podem ser reduzidos por um aumento na ingesto do primeiro e vice-versa: Ex: Triptofano (+) e niacina (+); Fenilalanina e tirosina

Competitivas: Devido similaridade estrutural, ocorre competio por canais de absoro e stios de ligao entre o agonista e antagonista. O excesso do agonista prejudica a utilizao do antagonista. Ex: Zn (-) e Cu (-); Zn (-) e Fe (-) Combinao qumica: Muito comum no lmem intestinal. Ocorrem entre nutrientes e/ou componentes alimentares. Formaes inicas ou covalentes podem influenciar positiva ou negativamente na absoro de nutrientes. Ex: Fosfatos (-) Fe+2 e Fe+3 Vitamina C (+) Fe+2 , Fe+3 e Se Vitamina C (-) Cu+2 Lactose (+) Ca+2 Ocorre normalmente a formao de quelatos (compostos de grande estabilidade). Interaes metablicas no-competitivas So as mais frequentes e ocorrem a nvel de transformao do nutriente ou de excreo. Normalmente um nutriente necessrio para a utilizao de outro. Pode ocorrer tambm quando o excesso de um nutriente ou componente alimentar inibe rotas metablicas do outro. Ex: Energia (+) Protena Protena (-) Clcio Glicosinolatos (mandioca, milho, batata-doce, couve-flor) (-) Iodo Zinco (+) Vitamina A

Interaes tipo troca: Quando um nutriente pode ser substitudo por outro quando parcialmente deficiente, ainda que ambos possuam modos de ao diferentes.

Ex: Se (+) Vitamina E (+) Na deficincia de vitamina E, o selnio pode parcialmente lhe substituir. Este um dos poucos casos conhecidos. Interaes intraluminais: Lmem intestinal = meio complexo de substncias qumicas e sucos digestivos. A ao do pH intestinal determina a formao ou dissociao de inmeros compostos e as suas respectivas estabilidades. [Vitamina C] Ferro (+) Fibra alimentar Ferro (-) Interaes a nvel de mucosa 1. A nvel de membrana intestinal (competio por transporte). 2. A nvel de entercito: interaes intra-celulares. 3. Liberao e transporte a partir do entercitos 3.1 Protenas transportadoras circulantes 3.2 Mediadores endgenos. Ex: Zn e cobre competem pela ligao na metalotionena PTN Calbinding absoro do clcio Interaes a nvel de transporte e distribuio para os tecidos Normalmente envolvem ptn plasmticas e os nutrientes por elas transportadas. Ex: Deficincia de ptn de Protena de ligao do retinol Deficincia de vitamina A. Interao a nvel de transformaes metablicas Grupo mais numeroso de interaes entre nutrientes envolvendo sua transformao metablica no competitivas e de troca e envolvem todos os nutrientes. Ex: Cobalto formao da hemoglobina Utilizao do ferro. Glicosinolatos (bociognicos) = competem com a tireide pela captao do iodo.

Interaes a nvel de excreo de nutrientes: Ex: Interao protena-clcio-fosfato: Excesso de ingesto de protena Altera pH renal Diminui reabosro renal de clcio Fsforo compensa (em parte) o aumento da excreo do clcio.

5. Escreve os fatores que podem aumentar e diminuir a absoro do ferro. Aumento da absoro de ferro: cidos orgnicos: ascrbico, ctrico e mlico; fator Carne, peixes e aves; aminocidos: cistena, lisina e histidina; gravidez, lactao e crescimento. Diminuio da absoro de ferro: substncias fenlicas, caf e ch; cereais, fibras dietticas como celulose, lignina; protenas como ovo e leguminosas. 6. Explique como a vitamina C pode melhorar a absoro do ferro. A vitamina C reduz o ferro frrico em ferroso no trato intestinal para facilitar a absoro de ferro e est envolvida na transferncia de ferro da transferritina plasmtica para a ferritina heptica.

7. Por que motivo a saturao da transferrina um indicativo interessante das necessidades de ferro para o organismo? Porque a transferrina a globulina que liga e transporta o ferro da parede intestinal s clulas dos tecidos e funciona como reagente negativo de fase aguda, ou seja, suas condies diminuem durante condies inflamatrias. 8. Defina biodisponibilidade de um nutriente e escreve como so classificadas as interaes nutricionais, exemplificando cada uma delas. O termo biodisponibilidade aplicado a nutrientes em alimentos pode ser definido como a proporo da quantidade de nutrientes ingeridos que sofre absoro intestinal e ento utilizado pelo corpo. 9. Defina e explique quais as consequncias para o organismo e como podem ser formados: hidrocarbonetos aromticos policclicos, acrolena, acrilamida, aflatoxinas e as aminas heterocclicas. A produo de substncias cancergenas acontece especialmente quando os produtos so submetidos a altas temperaturas. Substncias formadas a partir da degradao de lipdios: acrolena, formada a partir do aquecimento excessivo do leo; acrilamida, alimentos ricos em CHO aliado altas temperaturas (batata chips ou fritas). Aminas

heterocclicas, So formadas ao assar, fritar ou cozinhar alimentos por longo perodo, principalmente os ricos em protenas, como carnes e pescados. Podem ser encontradas em resduos de panelas e em extratos de carne. HIDROCARBONETOS AROMTICOS POLICCLICOS, Formados principalmente em processos de combusto e pirlise de matrias orgnicas, como carvo e petrleo.Constitui um grupo considerado altamente carcinognico ou genotxicos, Relacionados aos CAs de pulmo e do TGI.

You might also like