You are on page 1of 8

Anotaes durante a Aula:

REVISO:
Em geral a politiica externa brasileira at a dec 60 foi de americanismo. Teve polticas distintas ao loingo do tempo, mas desde o principio o Brasil se alinha com os EUA. Os EUA apresentaram o grande eixo organizador da politica do Brasil at os anos 60. Logo aps a II Guerra o Brasil foi (Dutra) fazer um alinhamento automtico com os EUA acreditando que teria grandes vantagens, o que no aconteceu. Quando Vargas entrou no poder ele tentou mudar as coisas tomando algumas medidas nacionalistas, mas mesmo assim, no pode evitar que o desenvolvimento do Brasil fosse feito dentro do capital externo. JK consegue criar algo menos Norte-Americano e se relacionar com a America Latina. Rompe com FMI, juta o pau da barraca e comea a a lidar com os americanos de igual para igual. No final do seu mandado tem a revoluo Cubana. De 64 at 67 - Castelo Branco. Americanismo voltou, pois era inevitvel. Costa e Silvagrande milagre econmico brasileiro. Papel fundamental na autopercepo do Brasil como pas relevante. Ascenso do 3 mundo Flexibilidade da Disputa Bipolar. Brasil passou por uma transio importante adotando o Globalismo como foco da insero Brasileira. Medisse e Costa e Silva = AI5 (????) preocupados com problemas internos no pas. CRISE DO PETRLEO!!! Mediddas: Universalizao de Pareciras Comerciais (Geisel) No era possivel o brasil manter relaes exclusivistas com os EUA. Obteno de crdito fcil. Poragmatismo ecumenico e responsvel Repercusso politica pois tinha consolidao da ideia do Brasil potencia. (dec 70) Para isso teve que passar por um desenvolvimento de projeto Nuclear., pois um pas para ser potencia, deveria ter bomba atmica. 1975 assinaram uma cooperao com a Alemanha. Da pra frente a relao com os EUA nunca mais seria normal. Governo Figueiredo. Inicia o esquema de reaproximao com a ARGENTINA. II choque do petrleo. Brasil vai por gua abaixo. Grande crise inflacionria do Brasil. A poltica externa brasileira no tinha muito o quer inovar. Por isso a argentina era importante, pois eles eram parecidos e estavam quase na mesma situao financeira. Assina um acordo ITAIPU-CORPUS, ou seja, Brasil e Argwentina cooperaram na area energtica. 85-90 = Sarney. Muitos problemas 1. Divida externa 2. Lei da informtica 3. Rodada URUGUAI do Gatt. Brasil isolado no mundo e com pssima relao com os EUA.

i. ii. iii.

Collor Fez com que o Brasil se reaproximasse Dos EUA. Alinhamento automtico em bases dependentes com os EUA voltou a acontecer. O brasil procurou durante este mandato acabar com o discurso terceiromundista por um discurso primeiromundista. O Brasil incorporou o consenso de Washington. "Estado Normal" (o pais opta pela politica neoliberal a todo custo) no lugar do chamado "Estado desenvolvimentista" e se transformou em "Projeto de vo curto". Tudo isso resultou na Marginalizao do Itamaraty. MERCOSUL e RIO+20 ITAMAR FRANCO. Recconstri as bases nacional-desenvolvimentistas. Retorno de cooperao Sul-Sul FHC. (1995-2002) - Autonomia pela Participao nos grandes Regimes internacionais. Funcdamentalmente multilateral. E atacou simultaneamente duas importancias -1) ONU 2) OMC Seus planos eram transformar o Brasil um "global trader" LULA. "pintou e bordou" na politica externa. Poltica externa "ativa e altiva" com o objetivo de fazer o Brasil um Global Player. Foi uma politica externa movimentada. Diplomacia PRESIDENCIAL!!! QUAL ERA O APELIDO DO FERNANDO HENRIQUE NO CASSETA E PLANETA??? VIAJANDO HENRIQUE CARDOSO. Eixos combinados de relao norte-sul e sul-sul. Minilateralismo- ao mesmo tempo que participava do G3 tambem participou do G4 e fundou oficialmente o grupo BRICS e co fundador do G20.

23_02_2012

Objetivos basicos do texto: Compreender as relaes possvei entre a diplomacia e a poltica domstica Insuficiencia das anlises de "segunda imagem" e "segunda imagem reversa" Quando vc tem um efeito domestico causado por uma situao internacional. Discutir a possibilidade de uma teoria de "equilibrio geral" entre as variaveis externa e domstica.

Antecedentes tericos: James Rosenau: "linkage politics" Haas e Deutsch: integrao regional Graham Allison: "bureaucratic politics" primeiro cara que estuda modelos comparativos Politica organizacional Politica burocratica Politica racional Ao contrario do modelo anterior quem compe as decises internacionais so individuos.

Krasner e Katzenstein: papel das economias nacionais na EPI ("state strength") Jogos de dois nveis: uma metfora Nivel domestico: grupos domesticos avanavam seus interesses pressionando o governo. Neste esquema analitico o tomador de deciso central gtem um papel importante pois a nica pessoa que se senta nas duas mesas ao memso tempo. Tem que ao mesmo tyempo barganhar com os interesses domsticos e com o cenrio internacional. VER SLIDE!!! Nvel internacional: governos querem maximizar a satisfao domstica e minimizar perdas com relao aos seus pares.

Uma teoria da ratificao??? Consideraes iniciais sobre negpciao: Cada lado representado por um lder, O lider no possui preferencias politicas independentes. O lider quer chegar a um acordo bom para seu pblico. Duas etapas(hipoteticas) do processo Barganha entre os negociadores (nivel I) Discusses dentro dos grupos de constituents (nivel II) Na teoria do putman primeiro o lider procura assinar acordos internacionais e depois vai procurar apio interno. Primeiro vc faz um acordo no plano internacional para depois ratificar (internamente)

Quesito terico bsico: a ratificao: Ratificao: processo de aprovao de uma determinada negociao internacional no ambito domstico (nivel II) seja formal (votao no Senado, p. ex.) ou informal (grupos de interesse). Mudanas impostas pelo Nivel II podem frustar inteiramente i acordo no nvel I (take-it-orleave-it) O papel do win-set Win-set: o conjunto de todos os acordos possveis no Nvel I que "ganhariam" (seriam aprovados) no Nvel II. Win set mais amplos tornam mais provavel o acordo no Nvel I Distino entre defeco voluntria e involuntria da negociao O tamanho relativi dos Win-set do nvel II afetaro a distribuio de ganhos coletivos advindos da negociao do Nvel I. DETERMINANTES DO WIN-SET Distribuio d epoder, preferencias e coalizes possiveis entre os atores domesticos do Nivel II. Quanto menos o custo do "no acordo" aos constituents, menor o win-set. Conflitos homogeneos X conflitos heterogeneos. Cises domsticas podem aumentar a chance de acordo A composio da constituency varia com a politizao do assunto (cooprao X tarifas) O tamanho do win-set depender das instituies polticas no Nvel II. Ratificao deve ser aprovada por 2/3 (win-set menor) Ratificao deve ser aprovada por 50% (win-set maior)

Existencia de comies legislativas ou comits de consulta (veto players ou veto points) Culturas politicas consociativas versus marjoritrias. Diversos nveis de ratificao (estados federados, UE...) Autonomia decisria com relao ao publico. O tamanho do win-set depender das estratgias dos negociadores do Nvel I Dilema ttico: quanto maior o win-set, maior a chance de sucesso do acordo, mas menor o poder de barganha do negociador. A Importancia dos pagamentos laterais; Popularidade e "boa vontade" A "faca de dois gumes" da incerteza* REESTRUTURAO E REVERBERAO Jogadores buscam com frequencia reestruturar o jogo: aumentar o win-set alheio (aumentar a perda do outro) "reverberao": presses internacionais impactam no posicionamento dos atores domsticos* Importancia da Issue-linkage

O PAPEL DO NEGOCIADOR-CHEFE Simplificao do papel do negociador como "honest broker" distorce situaes da vida real; Teoria do agente-principal: problemas de representao Motivaes do negociador: Popularidado ou posio poltica; mudar o equilibrio poltico no Nvel II; Avanar sua propria idia de interesse nacional.

-------- / / --------

01/03/2012

-------- / / --------

Continuao Pultinam.... Obs.: como se as grandes teorias explicassem a piolitica externa brasileira como um atcado enquanto teorias como a de Pultinam visse isso como "varejo". O grande problema uqe se um negociador chefe deveria representar um catalizador ou um representante dos interesses de quem o elegeu, na verdade no o !. Voto distrital = Igual dos EUA.

As questes do pultnam so inspiradas no modelo Americano de governo, e no se aplica ao Brasil.

-----

Quando se fala de democracia, em geral se fala em uma relao entre regime politico e a ao internacional (ou regime politico e politica externa) Pode-se incarar afdemocracia desde uma perspectiva liberal, ou uma referencia paz democrtica. Os liberais diriam que as democracias tem mecanismos intitucionais que coibem a tirania ou que evitam que um determinado estadista tome uma deciso que seja contraria aos interesses do seu povo. O controle popular e sobretudo o interesse do povo faz com que o estadista aga como tais iteresses. A tradio kantiana (paz democratica) diz que o que tortrrna as democracias unicas a noo que tem um sentido que as democracias se encontram para viver em paz democraticamente. Isso pode explicar o fato de que "ddemocracias no entram em guerra contra outra democracia" Quando juntamos as duas tradies chegamos unma percepco de uma relao onde democracias so do bem e ditaduras so ruins para populao (politica externamente falando) Varivel dependente = a ao do estado (O TEMA A SER ESTUDADO/ EXPLICADO) Varivel explicativa = possiveis explicaes para o tema. Quando usamos Regimes politicos (democrtico, autoritrio ou revolucionrio) para entender a ao do estado O regime o qual se olha com mais otimismo o democrtico. Poltica externa est acima da politica interna, pois a politica externa representa o interesse nacional no mundo. INTERESSE NACIONAL = PODER

A nossa tradio de politica externa est organizada por apenas uma organizao que o ITAMARATY. E este o nico canal de comunicao entre o Estado e o mundo. O grua de politizao d Populao muito baixo. A nossa politica externa trouxe tradies republicanas. Muto embora a democracia no seja um valor para o itamaraty, a damocracia frequentemente evocada no discurso da politica externa como um valor que o Brasil tem. o discurso esxterno do Brasil oportunista!

O PAPEL DAS IDEIAS NA P.E.B.

Keohane / Goldstein (1993) - existem 3 tipos de ideias World views = as grandes posies do pais a respeito do mundo. Como o pais se encherga, sua misso no mundo. Seu PAPEL. Crenas de principios = alguns valores que um conjunto de decisores dentro do estado carregam consigo. Noo do que certo e o que errado Cause of believes (crenas causais) = crenas objetivas, dependendo de cada caso o pais age te tal forma. Atos para chegar a algum objetivo. Pra que servem essas ideias?? Existem tres funoes das ideias:

1. Definir mapas do caminho/rota (road-maps) = a ao necessria para se atingir um objetivo. 2. Funcionar como uma espcie de cimento ou "ponto focal" de uma deciso. = uma tendencia de comportamento ao se tomar decises em casos especificos. Tendencia, pois a ao geralmente segue o tipo de comprtamento das ultimas aes. ("tradio") 3. Institucionalizao = fazer com que um conjunto de prticas se torne tradio na tomada de deciso.

Essas ideias fazem com que o comportamento do pas se torne coerente no seu histrico de decises no decorrer da sua histria.

Itamaraty - tres periodos 1. Periodo patriomnialista (imprio) a diplomacia ewra ditada para os interesses da nobresa e da monarquia. Interesses pessoais dos imperadores. (dominao tradicional - weber) 2. Periodo carismatico (baro do rio branco) por causa do carisma do Baro que se consolidou as relaes polticas exteriores como ele hoje, com suas caracteristicas mediadoras. 3. Periodo racional-burocrtico (1918 - hoje) primeiro concurso para o Itamaraty. A profissionalizao da carreira 4. 5. 6. 7. Diplomtica

___________________________________ ~ ~ 22/03/2012 ~ ~ _____________________________________________

Mudanas na politica erxterna brasileira.

Em geral ns achamos que a cada governo a politica externa muda, por isso estudamos governo a governo. A mudana no vem s disso, existem outros fatores que ajudam a mudar a politica externa. Existem foras externas que acabam influenciando a forma como o Brasil se comporta. Graus de mudana:

Mudana de ajuste = Mudanas no nvel de engajamento e/ou no escopo dos alvos uma questo de analisar as circunstancias que o pas se depara. Mudana gradual. Mudana Programtica = Mudanas nos mtodos ou nos meios pelos quais se lida com o objetivo/problema.

Mudana de problema /objetivo = Mudana nos propsitos, problemas ou objetivos da ao externa.

Mudana de orientao Internacional = Novo direcionamento da politica externa de um pas no seu sentido mais geral. No Issue-specific.

Mudanas de um lado, pode no significar mudanas simetricas do outro lado. Em geral podemos assumir que do ponto de vista domestico a politica do pais pode mudar de acordo com tres vertentes: 1. Grau de institucionalizao/comprometimento 2. Grau de apoio/ engajamento 3. Grau de saliencia/significancia

Tomada de deciso burocrtica Instituies, personalidade, percepes.... Cibernetica Teoria dos sistemas, informao/feedback, controle/direo. Toda plitica publica que tem burocracia em seu sistema, vai ter esse "processamento de dados" Faz-nos entender a continuidade burocratica. Abordagens de aprendizagem Processos cognitivos => Soluo de problemas Repeties... Quais as fontes de mudana???

Conduzida pelo lder => dependendo do pas o lider pdoe exercer papel fuincamental na politica externa. Engajamento burocrtico => Diplomatas, e outras instituies, Podem exercer papel fundamental na politica externa, como e em que velocidade ela age. Reestruturao domstica => Choques externos =>

Dimeno da mudana da politica externa totalmente CONCEITUAL!! A politica externa brasileira nos ultimos 20 anos, tem sofrido mudanas nesses 4 ultimas fontes.

You might also like