You are on page 1of 2

O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO PROCESSO DE FORMAO HUMANA: PERSPECTIVAS E PROJEES O que a Universidade e qual o seu papel no processo de formao humana?

? Problematizao, aparentemente, banal e simples de ser resolvida, pelo menos pelo vis acadmico-intelectual, no entanto a vida reclama solues mais firmes e, concretamente, efetivadas no campo praxiolgico. A Universidade um dos espaos mais privilegiados de convivncia, por onde transitam (ou deveriam transitar) as pessoas com o maior potencial para favorecer o desenvolvimento humano e cientfico-tecnolgico. Entretanto, ser que a Universidade capaz de olhar para si mesma e enxergar o mundo, percebendo as suas urgncias? Quanta pretenso, no mesmo?! Capacidade para enxergar o mundo! Obviamente, no apenas no nvel da constatao simplesmente. Mas, competente na viabilidade de um mundo necessrio e justo, que possibilite uma vida harmoniosa, solidria e feliz. DAS PERSPECTIVAS, ou algumas reflexes Paulo Freire, na sua obra Sombra desta Mangueira, refletindo sobre a ordem econmica global, pondera como empobrecedor o ensino baseado numa pseudo-formao cientfica e no treinamento. Assim como Freire, cremos numa Universidade de Gente sim, com letra maiscula; que ama, que chora, que ri, que fala, que ouve, que acredita, que questiona, que duvida, que apresenta solues, alternativas, e caminhos. Gente que cria, que troca, que complementa: Gente que pesquisa... Gente que no esquizofrnica, dicotmica ou que tem uma parte esquemtica e uma outra emotiva. Mas, Gente que um todo inteiro, equilbrio: razo e emoo tambm. Como feita de/por Gente, uma Universidade precisa criar, permanentemente, condies objetivas que potencializem os professores, os estudantes e os funcionrios, pois so eles os principais responsveis pela continuidade da formao dos homens e mulheres que continuaro o ambicioso projeto de povoar a Terra: gerar novos frutos, perpetuar a espcie, inventando outros modos de produzir conhecimentos com conscincia ampliada e tica. Isto posto, ratificamos a concepo de Boaventura de Souza Santos, no seu livro Pela Mo de Alice, ao afirmar que "uma transformao profunda nos modos de conhecer deve estar relacionada, de uma maneira ou de outra, com uma transformao igualmente profunda nos modos de organizar a sociedade." Esses novos modos de conhecer esto, intrinsecamente, relacionados com a produo do conhecimento e o desenvolvimento cientfico-tecnolgico. Portanto, alm de uma radical mudana no modo de conceber e inventar, so fundamentais mudar os modos sociais de relao, incluindo a as relaes homem-homem, homem-cincia e homem-cultura no interior da Universidade, que, sem dvida, ressoaro fora dela. DAS PROJEES, a Universidade precisa: - garantir espaos livres de convivncia tanto para os estudantes quanto para professores e funcionrios, capazes de promover a integrao, a criatividade e a solidariedade, mediados pelas artes, pela cultura, pelos livros;

- planejar aes que privilegiem a cultura, as lnguas e as artes em geral, por acreditar que os seres humanos se constituem na relao dialgica eu-outros; - continuar investindo em pesquisas que integrem o desenvolvimento cientfico-tecnolgico e o humano, buscando priorizar a formao de indivduos ticos, criativos, sensveis e solidrios...; interagir com os grupos humanos, mais diversificados, buscando uma troca de conhecimentos e sabedorias, trazendoos para dentro da Universidade e indo at eles; - entender que a cincia e a tecnologia devem estar voltadas para a formao humana e o cuidado com o Planeta; - garantir a manuteno de correntes epistemolgicas, muitas vezes, dspares, porm eticamente comprometidas com a busca de melhorias da vida humana e planetria; - possibilitar a compreenso de que a comunicao e a contraposio entre posicionamentos filosfico-cientficos contribuem para o avano dos processos de produo do conhecimento; - buscar, junto comunidade acadmica, encontrar os interesses comuns, que dignificam a vida humana e protejam o planeta; - acreditar no potencial humano, investindo nas suas potencialidades quer sejam cientficas, culturais ou artsticas; - superar os interesses individualizados e os lucros especficos, compreendendo que as relaes de foras, as disputas e as estratgias visam a beneficiar os interesses comuns dos participantes da Universidade, desejosos de um mundo mais solidrio, mais harmonioso.

Dessa maneira, a Universidade tem um papel primordial no processo de desenvolvimento humano, porque ela prepara, primordialmente, a gerao de hoje para cuidar de uma gerao ainda no nascida.

You might also like