You are on page 1of 2

Sistema Digestivo

O Aparelho digestivo um conjunto destinado mastigao, digesto e absoro dos alimentos. Est formado pelas seguintes partes : boca,(abrangendo o vestbulo bucal e a cavidade bucal propriamente dita);esfago,estmago,intestino delgado formado pelo duodeno ,jejuno ,e leo. Intestino grosso formado pelo ceco, clon ascendente, clon descendente ,clon sigmoide ,reto ,canal anal ,nus; glndulas anexas que so as glndulas salivares , o pncreas e o fgado. O sistema digestivo no apenas um tubo aberto nas duas extremidades com as paredes permeveis atravs das quais os alimentos so assimilados. Ele a sede de um processo extremamente complexo que envolve a destruio mecnica e qumica dos alimentos. Essa combinao de aes mecnica e qumica altera a estrutura dos alimentos. O fgado e o pncreas so as partes do sistema digestivo que so responsveis pela produo de enzimas que ajudam a quebrar a comida em partculas menores. Nutrientes como carboidratos, gorduras e protenas contm molculas que tem de serem partidas para serem assimiladas por nossas clulas.

Estomago
O estomago possui a forma de um 'J', conecta o esfago ao duodeno. Uma vez que o alimento pode ser ingerido muito mais rapidamente do que os intestinos pode digeri-lo e absorv-lo, uma das funes do estomago funcionar como uma cmara de mistura e de deposito. A um intervalo apropriado, depois que o alimento ingerido, o estomago fora uma pequena quantidade para o duodeno. A posio e o tamanho do estomago variam continuamente. O estomago tem quatro regies principais: -Fundo gstrico. -Corpo gstrico. -Parte palrica. -

Crdia.

Fundo Crdia

Piloro

Crdia

O estomago continuo ao esfago, atravs do stio Crdio, e ao duodeno, atravs do piloro. Apresenta duas curvaturas, uma maior e outra menor, das quais partem respectivamente o amento menor e o amento maior. O estomago tem as seguintes camadas: externamente formado pelas tnicas serosa e subserosa, forrado pelo peritnio visceral; a tnica muscular por duas ou trs camadas, dependendo da poro do estomago. O estomago constitudo por uma membrana mucosa que contm milhares de glndulas gstricas. Estas glndulas secretam cido clordrico, enzimas e muco, substancias essas que vo compor o que se chama suco gstrico. Ao cair no estomago, o bolo alimentar banhado pelo suco gstrico. Este um acido to forte que queimaria o interior do rgo, se no fosse a camada de muco, de cerca de dois(2), milmetros que o reveste. O estomago produz cerca de trs litros de suco gstrico por dia. O alimento pode permanecer no estomago por quatro(4), horas ou mais e se misturar ao suco gstrico auxiliado pelas contraes da musculatura estomacal. A digesto das protenas comea no estomago onde duas enzimas,( renina e pepsina), decompe as grandes molculas em componentes mais simples. Mais tarde a digesto das protenas prossegue, sob a ao de outras enzimas,( a tripsina no suco pancretico e a peptidose no suco intestinal). Toda a molcula de protena constituda de aminocidos, quando essas molculas so decompostas nos diferentes aminocidos pelas enzimas, ento a digesto das protenas se completa. As principais enzimas contidas no suco gstrico so: A pepsina, a lipose. Cerca de trs contraes peristlticas por minutos vo misturando o suco gstrico ao bolo alimentar at deix-lo cremoso. Os alimentos so mantidos na cavidade estomacal pelo msculo do 'esfincter piloro', at que esta etapa do processo digestivo termine, isso em media leva trs horas para a maioria dos alimentos. O bolo alimentar passa ento atravs do piloro para o intestino delgado.

You might also like