You are on page 1of 11

pessoas atentas ao tema procuram o sucesso profissional sem se descuidar dos detalhes Cuidar bem da imagem garantir e ampliar

r as oportunidades de crescimento profissional. O que levar em conta? Antes do profissional e da competncia, fundamental ter uma imagem de pessoa de valor, inteligente, simptica, tica e cooperativa. Tem muito profissional que nasce com estas qualidades, talentosa. Mas o que no sabemos podemos aprender a fazer! Outro detalhe importante que o profissional denote disciplina, disposio, seriedade, respeito aos outros e auto-estima. As pessoas formam uma imagem, pelo menos inicial, a partir do que vem. positivo trabalhar bem o prprio visual, sem parecer extravagante e deslocado do ambiente. Chegar atrasado aos compromissos e na empresa ponto negativo. Perceba as demandas do ambiente e se adapte a elas. Mentiras criam imagem de amadorismo e malandragem que s pioram a situao. Estar despreparado como no ter carto de visita ou caneta horrvel. Se cometer pequenos erros de ortografia, reclamar para vingar-se do outro, o indivduo certamente ir perder pontos relevantes na vida profissional.

A executiva de contas Cristine de Castro Coelho, 39 anos, segue risca os mandamentos do marketing pessoal. Ser simptica, se vestir bem e ser pontual, sempre foi importante em sua vida. Acredito que tenho dois pontos fortes: a simpatia e a oratria. Ela ressalta que muito importante saber conversar com a mesma desenvoltura com presidentes de empresas e operrios de fbricas. Este comportamento deve ser natural, sem afetao porque, caso contrrio, vai soar falso, o que horrvel. Confiana, disposio, amabilidade e humildade nunca atrapalham. Na minha trajetria profissional estas qualidades s acrescentam, tanto que, ao longo desses anos, mantenho amizade com colegas e clientes de outras empresas em que trabalhei .Chego at a ser convidada para festas de ex-companheiros, lembra a executiva. O leiloeiro rural Nilson Francisco Genovesi, 40 anos, nunca se descuidou de sua imagem e do seu trabalho, que bem diferenciado. Convivendo diariamente com empresrios, fazendeiros e pees, Genovesi se preocupa com o vesturio, aparncia e, principalmente, com o relacionamento com os clientes e o pblico dos leiles. Sou simptico sem ser servil e tenho atitudes positivas em situaes inesperadas, apesar de no abrir mo de minhas convices, acrescenta. Para estar sempre bem informado na rea econmica e transmitir com clareza estes dados ao pblico, Nilson l trs jornais dirios e estuda muito. Estudar a alma do negcio, a base de dados se amplia e o leilo fica mais atraente.

Para obter o sucesso deve-se dedicar todos os esforos no aspecto profissional e financeiro?

Existem pessoas que acreditam que podem separar o lado pessoal, do profissional: da porta da empresa para dentro o profissional, da porta para fora o pessoal!

Pode-se at tentar e se iludir, mas na realidade isso no existe! Uma pessoa pode no trabalhar to bem, por exemplo, se estiver no meio de um grande conflito familiar. Da mesma forma, se dois colegas de trabalho se encontram em um Shopping Center e um deles no cumprimenta o outro poder passar por antiptico, influenciando negativamente sua imagem. Uma das primeiras coisas a termos em mente que o marketing pessoal um trabalho que fazemos no pela empresa, mas por ns mesmos, e ele to constante como respirar. marketing pessoal um hbito, e voc precisar de tempo para se habituar com esta nova maneira de agir em sua vida, portanto, corra! o plano de marketing pessoal traz reconhecimento social pelos anos de esforos, estudos e trabalho. O que est esperando, ande!

Um plano de marketing pessoal algo fcil de ser implantado, na realidade, trata-se de um conjunto de mudanas de atitudes, de aes e ferramentas que, se utilizados em conjunto, ajudam a promover uma vida de sucesso de acordo com os seus padres de felicidade.

Misso A misso de uma empresa a sua alma, a sua razo de existncia, e deve ir para alm do puro materialismo na obteno de lucros (ou de conquistar bens materiais). E voc? Qual a razo da sua existncia? O que a faz mover-se, de onde vem a sua fora e motivao para viver? Partindo do princpio que temos todos os recursos essenciais e necessrios para conquistar qualquer realizao na nossa vida, e que no existem quaisquer barreiras na concretizao de qualquer que seja o nosso sonho. Caso pudesse escolher e no tendo quaisquer limites aos seus sonhos pode questionar-se sem pudor de: Qual o seu apelo ao? O que mais o realiza? O que o faz sentir-se especial e reconhecido? O que lhe transmite realizao pessoal e/ou profissional? Qual o preo que est disposto a pagar para realizar os seus sonhos?

At onde est preparado para ir?

Por exemplo, o seu sonho a ajuda ao prximo porque alimenta o seu corao ou ento administrar sua prpria empresa a realizao mais importante para si neste momento. Por norma todos ns j sabemos o que precisamos, no entanto temos muita dificuldade em reconhecer e assumir esse sentimento dentro de ns. Se olhar sua volta, o mundo representa essa ausncia de realizao e reflexo de nossas escolhas. Ser que as verdades impostas pela sociedade tem sido uma resposta positiva? Ser que anular os nossos sonhos representa uma soluo? Escutando o seu corao e tendo em conta os seus sonhos e realizao, que escolhas vai fazer daqui para frente? E no tente abafar seus desejos em funo de sua situao atual. O potencial do Ser Humano imenso e capaz de transformar tudo aquilo que desejar. Passo a passo, dia-a-dia, voc poder alcanar seus objetivos mantendo o foco e a disciplina. A misso de uma empresa a razo de sua existncia, que sempre deve ir alm de gerar lucro (ou de conquistar bens materiais). E voc? Qual a sua razo? Viso A maioria das declaraes de viso pessoal gira em torno de a pessoa ser uma pioneira em um nicho especfico, e com a diferenciao e qualidade tornar-se reconhecido no meio social e profissional. Valores Os valores representam as crenas sobre as quais regemos a nossa vida, em que que acreditamos que nos torna especiais e melhores pessoas e profissionais. Exemplos de valores honestidade, respeito s pessoas, as leis e ao meio-ambiente, liberdade, f, boa vontade, fidelidade, amor e valor prprio, entre outros. Quais valores o fazem parar e pensar antes de agir? Que valores gostaria de inserir na sua vida? Como voc se v daqui a cinco ou 10 anos? Como voc se v com 60 anos? O que deseja ter realizado? O que deseja ter mudado? Como espera ser visto pelas pessoas de sua convivncia? Que tipo de exemplo deseja ser?

Poltica Pessoal A nossa forma de agir e como colocamos em prtica a nossa misso, viso e valores representa a nossa poltica pessoal. As opes que escolhemos e as regras que estabelecemos sobre nos mesmos definem a consistncia e firmeza com que percorremos o caminho que definimos para alcanar as nossas realizaes.

Por exemplo: suas regras de como administrar as finanas, a metodologia que adotar na educao dos filhos, os limites que estabelece entre os amigos e a esposa / o marido. Acredite: estabelecer regras que orientem suas decises no s facilita o alcance dos objetivos, como tambm permite liberar sua mente para coisas mais importantes.

Marketing Pessoal = Sucesso Profissional Por Adm. Marizete Furbino

"Aparentar ter competncia to importante quanto a prpria competncia". (Chuck Lieppe-Publicitrio)

Importante perceber que quando se faz o marketing pessoal, obtm-se como resultado o sucesso profissional. Pensando assim, sua imagem pessoal deve ser tratada com muito cuidado, pois a mesma vale ouro. Releva notar que as pessoas deixam as suas marcas onde quer que estejam e so lembradas de forma positiva e/ou negativa conforme a vivncia deixada. Podemos dizer que, de forma negativa, so lembradas pelo seu pessimismo diante da vida, atitudes de promiscuidade, mediocridade, maldade, fingimento, egosmo e individualidade, pela visvel inveja, pela maneira rude de tratar com as pessoas, pela miservel desonestidade e pelas famosas fofocas destacando-se por ser um s nessa triste habilidade, etc. Por outro lado, so lembradas de forma positiva quando assumem uma postura diferenciada da vida, tais como a maneira otimista de encarar a vida, de se relacionar com os demais, por sua simpatia, educao e gentileza ao tratar com as pessoas, por preocupar e cuidar da aparncia, por ser um bom ouvinte, pelo seu equilbrio emocional, por estar sempre atencioso, solidrio, companheiro, receptivo e aberto s pessoas, por gostar de fato do que se faz e entregar-se de corpo e alma ao trabalho, pela sua honestidade, sinceridade e transparncia, etc. Por essa razo, torna-se importante ressaltar que as caractersticas acima citadas esto atreladas ao seu carter e que ningum consegue atuar como um ator por muito tempo; um dia a mscara ir cair, e quando cair, sua reputao profissional j ter ido para o ralo, comprometendo assim toda sua imagem profissional perante o mercado. Em contrapartida, a boa notcia que podemos mudar, bastando apenas o querer. Convm ressaltar que psicopatas no mudam, mas to somente se adaptam temporariamente a uma situao adversa para posteriormente voltarem s suas caractersticas habituais. Estima-se que 4% da populao so de pessoas com as caractersticas de personalidade antisocial (popularmente chamados de psicopatas). Felizmente apenas uma pequena parcela deles se transforma nos assassinos em srie (os serial killers). As pessoas com perfil de psicopata

esto espalhadas em todos os nveis e esferas da sociedade, tais como no trabalho, na famlia, nas relaes sociais, etc. Frisa-se que, em meio era selvagem da competio, o profissional deve ficar sempre atento construo de sua marca, razo pela qual deve ficar antenado e vigilante quanto s suas atitudes e comportamentos, bem como quanto ao seu visual; portanto, o profissional deve no somente preocupar-se com sua entonao de voz, sua maneira de falar, sua forma de agir e conduzir os fatos, de andar e de se assentar, reeducando sempre que possvel em prol da melhoria contnua, mas dever tambm ter bom senso e sabedoria de adequar seu traje ao contedo do cargo. Igualmente deve ter particular esmero quanto ao ambiente em que se encontra, tendo o cuidado para no descuidar de sua aparncia, mas tendo cautela para no cometer exageros, pois em se tratando de marketing pessoal sua aparncia conta e muito. Assim sendo, todo e qualquer profissional deve fazer uma auto-anlise quanto aos seus comportamentos, atitudes e conhecimentos, procurando transformar seus pontos negativos em positivos, fazendo das ameaas oportunidades e, assim, melhorando, desenvolvendo e crescendo cada vez mais, alcanando desta forma um novo posicionamento no mercado atravs do marketing. Em adio, importante lembrar que devemos cuidar de nosso networking, pois, nossa rede de relacionamentos de suma importncia em nossa vida profissional. Devemos nos esforar para manter o interesse em conquistar mais e mais pessoas, sendo que isso deve fazer parte de nossa rotina. Por conseqncia, o profissional deve sempre dar um jeito de ser lembrado, enviando e-mails, telefonando, freqentando feiras, congressos, coquetis e outros eventos, de forma a no somente manter, mas a ampliar sua rede de relacionamentos. Desta forma, assim como as empresas se preocupam em destacar-se no mercado atravs do marketing, torna-se de fundamental importncia que o profissional tenha uma incessante preocupao relacionada ao seu marketing pessoal. Considera-se decisivo que ele tenha toda sabedoria e cautela ao se expor no mercado, estando sempre atento ao seu estilo, elaborando um bom plano e traando estratgias para se tornar conhecido neste mercado global. Com essa prudente estratgia ele permite que o mercado conhea suas habilidades, conhecimentos e talentos, para assim destacar-se e fazer o diferencial em sua carreira, e desta forma alcanar o seu to sonhado alvo. Ante o exposto, de suma importncia perceber que hoje temos uma grande aliada a internet que nossa grande parceira, medida que permite que o profissional divulgue o seu trabalho e torne no somente conhecido em todo o mundo, mas amplie seu networking utilizando seus contatos para fazer grandes negcios, mostrando suas qualidades. A internet permite ainda mostrar o que voc sabe fazer de melhor, contribuindo desta forma para que se faa no somente a divulgao de sua imagem, mas a consolidao de sua marca, neste mercado altamente competitivo e globalizado. Finalmente conclumos que, em meio era globalizada onde impera tamanha competitividade, no suficiente saber fazer, preciso aparecer, sobretudo com estilo. 04/08/2008

Marizete Furbino, com formao em Pedagogia e Administrao pela UNILESTE-MG, especializao em Empreendedorismo, Marketing e Finanas pela UNILESTE-MG. Administradora, Consultora e Professora Universitria na UNIPAC- Vale do Ao. Contatos atravs do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br. Reproduo autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilizao atravs do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br

Autor: Marizete Furbino

Caminhos que podem ser tomados: DESCUIDAR CUIDAR

Fugir das armadilhas da vaidade. Quem no se lembra do filme "O Advogado do Diabo", onde o pecado capital preferido do personagem de Al Pacino era a vaidade. Quanto maior a ambio, maior a vulnerabilidade de cair na armadilha da vaidade. Pela vaidade, muitos cederam s tentaes de ignorar a moral, o respeito e a tica. Devemos ter em mente que o que deve reger a atuao do advogado so os seus princpios e o seu conhecimento.

Definir claramente seu plano para futuro. Quando no se sabe para onde ir, no se chega a lugar nenhum. E quando no se sabe que imagem quer transmitir, o risco que ela seja distorcida aos olhos de quem v. O advogado que tem bem definida a razo de ser da sua advocacia, seus valores, sua identidade, os benefcios que oferece aos seus clientes, dificilmente pagar preos altos relacionados uma imagem negativa, pois se h um plano a ser seguido, todas essas questes foram cuidadosamente pensadas com antecedncia.

Cuidar do cliente como se ele fosse um cristal. Temas bsicos como: retornar ligaes, prestar contas, pesquisar suas necessidades jurdicas, ouvi-lo, entende-lo, mant-lo informado, etc. so pequenas atitudes que fazem toda a diferena. E o melhor: ele vai falar positivamente sobre o advogado dele para outras pessoas.

No se descuidar do Marketing Pessoal. A sabedoria popular diz que "a primeira impresso a que fica". Isso significa que temos que estar sempre preparados para qualquer situao: um cliente novo, uma entrevista, um encontro inesperado. Ser educado, estar bem arrumado (roupas, cabelo, unhas, etc.), ter cartes de visita, ser positivo, ter entusiasmo e paixo pelo

que faz, compartilhar o sucesso, ser pr-ativo, so boas dicas para quem quer transmitir uma boa imagem.

Equvocos Fazer uso de uma roupa bonita para esconder o real produto. No primeiro banho de lama que levar no mercado, tudo acabado. Afinal, era mera iluso!

Apenas pegar um bocado de dicas e macetes enlatados de como se vestir e se comportar em pblico, e pronto, est voando rumo ao sucesso!

Encarar o $UCE$$O como sinnimo de dinheiro e bens materiais!

Grande questo: VOC EST FAZENDO MARKETING PESSOAL DE PRODUTO OU S DE EMBALAGEM? >>>

Risco: trabalhar apenas embalagem ESTAMOS CONSTRUINDO CASCAS DESPROVIDAS DE CONTEDO!

Conceito>>>>Recriar-se a cada instante, colocando excelncia em tudo o que realiza. A pessoa deve esculpir-se para ser (um produto de qualidade), ter (habilidades e conhecimentos...), para depois mostrar-se, vender-se.

O Mix de Marketing e VOC

VOC pode dizer que um produto que atende a alguma necessidade? VOC pode dizer que faz Promoo das suas qualidades?

VOC pode dizer que tem um valor (preo) no mercado? VOC pode dizer que tem um ponto de trabalho?

Somos: MARCA? PRODUTO? EMPRESA? Resposta: os trs

O OBJETIVO do Marketing Pessoal o SUCESSO!

Conceito de sucesso: paz consigo e com o mundo (Paz de Esprito); a inexistncia de tenso. Sucesso no medido pela posio que se alcana na vida; medido pelos obstculos que se supera.

Conceito de fama;

No futuro, todos seremos famosos por 15 minutos. Andy Warhol

Fotos de pessoas que tem alto valor de mkt pessoal Ivete Fausto

No podemos Julgar o SUCESSO pessoal apenas a partir dos critrios Do marketing tradicional.

Vejamos >>>

Market-Share: As vendas esto aumentando? Mind-Share: O recall da marca est crescendo? Ela tem visibilidade e simpatia? Satisfao do cliente: O produto cumpre o que promete (benefcios), e satisfaz?

Market-Share: Algum que no ocupa as classes mais altas pode ser considerado um insucesso? Mind-Share: Algum que escolheu Fernando de Noronha para morar e estudar tartarugas marinhas pode ser chamado de insucesso?

Satisfao do cliente:

- Uma executiva que sai de uma reunio para socorrer a filha com febre no colgio, falhou em sua funo profissional? Satisfez?

Satisfao do cliente: Um palestrante que interrompe sua palestra para socorrer sua mulher grvida, a caminho do hospital, falhou em sua funo profissional?

Como voc os julgaria? So insucessos?

No podemos julgar o sucesso pessoal apenas atravs de critrios do marketing tradicional. Existem outros critrios de julgamento, que so subjetivos e pessoais. So baseados em outros valores, alm dos mercadolgicos. So eles valores morais, familiares, religiosos, ticos, sociais. Estes valores transcendem as variveis mercadolgicas.

Vamos s regras!

Elas no existem!

Melhoria contnua nos Departamentos da Pessoa emprEUsa Busca do equilbrio entre as Dimenses da Vida

Voc vai gerir o seu marketing pessoal da mesma forma que se organiza uma empresa: Contabilidade Estocagem Produo Cobrana Embalagem Marca Planejamento

Contabilidade Pontos fortes X pontos fracos

Estocagem Os conhecimentos adquiridos Voc s colher os frutos das sementes que estiver plantando em seu crebro

Produo O Crebro Para reprogramar o crebro preciso enfiar idias positivas na cabea para que elas expulsem as negativas.

Cobrana Ns devemos ser os maiores cobradores de ns mesmos Voc se cobra pelas coisas que deseja e que at hoje no conseguiu realizar?

Embalagem A imagem pessoal

Embalagem X contedo

A embalagem vende!

Uma questo de momento

Marca Nosso nome => percepo Sua marca de pessoa ntegra, correta e sensata o seu maior investimento durante toda a sua vida, por que lhe d crdito para comear de cabea erguida, quantas vezes forem necessrias, sem medo nem temores e com muitos aliados.

Planejamento Permite-nos definir objetivos e metas capazes de identificar se estamos evoluindo no caminho certo e direcionando todos os nossos esforos de desenvolvimento para uma mesma direo. O que voc quer? Como conseguir o que voc quer? Quando? Quanto de esforo ser necessrio?

You might also like