You are on page 1of 9

F a c u l t a d

d e

C i e n c i a s

H u m a n a s

Cansao e no pertena: a importncia da cano na trilha sonora do filme Terra Estrangeira, de Walter Salles
Gergia Cynara Coelho de Souza-Santana1, 2 y Lisandro Magalhes-Nogueira1
2 1 Universidade Federal de Gois (UFG) Universidade Estadual de Gois (UEG), Goinia, Gois, Brasil

Resumo
O presente artigo prope a anlise da trilha sonora do filme brasileiro Terra Estrangeira (Walter Salles e Daniela Thomas, 1995), tendo como foco o uso da cano popular no filme. O trabalho tem por objetivo demonstrar a indissociabilidade entre som/msica e imagem no discurso cinematogrfico e o valor dramtico, afetivo e narrativo da cano no cinema brasileiro, inserindo a obra no atual contexto dos estudos do som em produes audiovisuais nacionais. Fundamentam o estudo pesquisas sobre histria e esttica da trilha sonora em cinema e a msica na comunicao audiovisual. Palavras chave: Cinema brasileiro; trilha sonora; cano.

Resumen
Este artculo propone un anlisis de la banda sonora de la pelcula brasilea Terra Estrangeira (Walter Salles e Daniela Thomas, 1995), teniendo como foco el uso de la cancin popular en la pelcula. El estudio tiene por objetivo demostrar la inseparabilidad de sonido/msica e imagen en el discurso cinematogrfico y el valor dramtico, afectivo y narrativo de la cancin en el cine brasileo, con la insercin de la pelcula en el contexto actual de los estudios del sonido en las producciones audio-visuales brasileas. Justifican el estudio bsquedas sobre la historia y la esttica de la banda sonora en el cine y la msica en la comunicacin audio-visual. Palabras clave: Cine brasileo; banda sonora; cancin.

Abstract
This article brings an analysis of the Brazilian movie Terra Estrangeira soundtrack (Walter Salles e Daniela Thomas, 1995), by focusing on the use of popular songs in the film. This study has the purpose to demonstrate the sound/image inseparability in the audio-visual and cinematographic discourse and dramatic, affective and narrative values of the songs in nacional movies, by placing the film in the current Brazilian movie sound studies context. Researches about movie soundtracks history and aesthetics and music in audio-visual communication substantiate this article. Key words: Brazilian movies; soundtrack; popular song.

I N V E S T I G A C I N U N I V E R S I T A R I A M U L T I D I S C I P L I N A R I A - AO 10, N 10, DICIEMBRE 2011

71

F a c u l t a d

d e

C i e n c i a s

H u m a n a s

Introduo
Som, msica, cano no cinema Tendo como premissa as afirmaes de Mximo (2003) e Gorbman (1987) de que a msica do cinema anterior ao prprio cinema, por ter composto dramas musicados (melodramas), peras e operetas, a linguagem musical sempre esteve presente no discurso cinematogrfico. Nos primrdios do cinema, final do sculo XIX e incio do XX, a msica era separada da ao; ou se tratava de improvisao do instrumentista ou de temas conhecidos pelo pblico, utilizados, desde ento, para intensificar a emoo das cenas. No entanto, as condies dos instrumentos e das salas de exibio, que detinham a responsabilidade pelo acompanhamento musical, muitas vezes eram precrias, e a penumbra dificultava a viso da partitura (quando havia) pelo solista. Com advento do som no cinema, no final da dcada de 1920, o cinema pode reformular sua linguagem, descobrindo novas possibilidades estticas, de acordo com Prendergast (1992). No entanto, havia incompatibilidade entre as cmeras pesadas, obsoletas e ruidosas da poca que impediam os movimentos de cmera e a agilidade da cena e as exigncias de cada vez mais ritmo e velocidade da banda sonora. Acrescente-se que a novidade era temida por alguns artistas e tericos receosos de que o som diminusse a fora potica da banda visual e desmontasse o complexo de cdigos no-verbais do cinema, fazendo dele um teatro filmado, conforme explica Carrasco (2003). Enquanto em 1926 William Fox testava o Movietone mtodo criado por alemes e suos em que o som era gravado no prprio filme , os irmos Warner a Bell Telephone e a Western Electric j vinham trabalhando no Vitaphone: o som era gravado em disco de 40 cm de dimetro e sincronizado com o filme por meio da conexo dos motores da vitrola com o do projetor. Esse processo foi usado pela primeira vez no filme Don Juan (Alan Crosland, 1926). Historiadores do som no cinema atribuem a The Jazz Singer (Alan Crosland, 1927), o ttulo de primeiro filme totalmente cantado do cinema, aps o fracasso total ou parcial de experincias anteriores, como em Don Juan. Em 1929, a Fox aperfeioou o Movietone, possibilitando a gravao sonora na prpria pelcula de celuloide.

Desenvolvimento
Os musicais: principais caractersticas A febre dos musicais em Hollywood data de meados da dcada de 1930 e vigorou por cerca de 20 anos. A pesquisadora em tango-cano Helosa Valente (2003) atribui o sucesso desse gnero cinematogrfico, entre outros aspectos, boa receptividade do pblico s operetas e outros tipos de dramas musicais que o antecederam. Segundo ela, desde o surgimento do cinema sonoro, os cantores so convidados a encenarem papis principais ou coadjuvantes: O mero sucesso de um cantor suficiente para que protagonize um filme, mesmo se no revela talento dramtico (Valente, 2003, p. 119). A autora, citando o compositor e musicgrafo Michel Chion (1995), destaca a predominncia de protagonistas e vozes masculinos como Bing Crosby, Fred Astaire, Frank Sinatra , dada a estridncia das vozes femininas, devido s deficincias da tecnologia de fonocaptao de ento para a gravao de sons de alta frequncia (agudos).

Playback e dublagem passaram a ser adotados para solucionar um outro problema, desta vez de ordem esttica: a falta de segurana ou de afinao dos atores-cantores. Outra caracterstica interessante dos musicais levantada por Valente o envolvimento da dana e da coordenao coletiva dos atores-figurantes-bailarinos e a sincronizao de suas performances com a msica, como em Rio Rita (Luther Reed, 1929), da primeira fase, e Singin in the Rain (Stanley Donen, 1952) da segunda fase de auge do gnero.
Entre as fases dos musicais de 1930 e 1950, a trilha sonora para cinema era comparada aos poemas sinfnicos de Richard Strauss, tal a sua grandiloquncia e carter pico. O fim dos anos de 1940 foi marcado pelo uso da msica em funo do gnero: os filmes noir, os suspenses e os romances eram ambientados pela msica conforme suas peculiaridades estticas e narrativas, com o objetivo de gerar determinados efeitos sensoriais no pblico. O reinado da cano popular no cinema Na dcada de 1960, a msica popular plenamente incorporada trilha sonora cinematogrfica, quando a msica orquestral recua para funes subjacentes. Trata-se da fase aurea dos cancionistas no cinema, como Burt Bacharach, Lalo Schifrin e Henry Mancini.

72

I N V E S T I G A C I N U N I V E R S I T A R I A M U L T I D I S C I P L I N A R I A - AO 10, N10, DICIEMBRE 2011

F a c u l t a d

d e

C i e n c i a s

H u m a n a s

As canes ora substituam a msica sinfnica e a trilha sonora original movimento que fez explodir, em 1970, musicais como Jesus Christ Superstar (Norman Jewison, 1973), que usavam a msica pop e o rocknroll para pontuar cenas de ao na trama compostas para o filme, eram lanadas como canes-tema a serem vendidas em singles, em partituras (hoje muito raramente) (Valente, 2003, p. 119). Chion (1995) revela que a concepo de uma cano-tema vem desde os anos de 1950, quando eram lanados compactos de 45 rpm (rotaes por minuto) como por exemplo, As Time Goes By (Herman Hupfeld, 1931), cano-tema do filme Casablanca (Michael Curtiz, 1942). Constata-se, assim, que desde o incio de seu uso, a cano original j composta para ser comercializada como um desdobramento da produo cinematogrfica. Uma alternativa comercial ausncia de uma cano-tema a retomada da trilha de abertura do filme e sua transformao em cano e disco, como no caso de Laura (David Raskin, 1944) para o filme Laura (Otto Preminger, 1944). J filmes mais recentes, como The Bodyguard (Mick Jackson, 1992), protagonizado por Whitney Houston, intrprete da cano I Will Always Love You (Dolly Parton, 1973), aproveita-se de canes de sucesso do passado, em nova verso, conforme analisado por Valente (2003). Nas dcadas seguintes, a msica pop foi intensamente explorada, at que filmes como ET (Steven Spielberg, 1982) e Amadeus (Milos Forman, 1984) devolveram a partitura orquestral narrativa cinematogrfica. Assim, a partir da dcada de 1990, a msica orquestrada passou a conviver com a msica pop e as canes-tema nos filmes. Som, msica e cano no cinema brasileiro O cinema brasileiro, mesmo em sua fase dita muda, sempre foi acompanhado de msica popular (Carvalho, 2008). Embasada nos escritos do historiador Jos Ramos Tinhoro (1972), a autora relata a participao de msicos e compositores como Ernesto Nazar, Pixinguinha e Ari Barroso na execuo de peas musicais nas salas escuras de projeo ou nas salas de espera dos cinemas, aproximando-os dos msicos eruditos: () a prpria barreira entre msicos eruditos e populares desapareceu, permitindo ouvir num cinema o flautista Jos do Cavaquinho..., e no outro o futuro maestro Villa-Lobos manejando um violoncelo (Tinhoro, 1972, p. 229).

Na primeira dcada do sculo XX, surgiram os filmes cantantes, geralmente de curta durao, nos quais msicos populares estratgia para a conquista de pblico interpretavam personagens que dublavam o som da prpria voz cantada no momento da exibio, atrs da tela. Nh Anastcio chegou de viagem (Jlio Ferrez, 1908) considerado, de acordo com o crtico Alex Viany (1959), a primeira pelcula do gnero, com a presena de canes ou apropriao de espetculos teatrais e trechos de dramas musicais. Apenas na dcada seguinte haveria a seleo ou composio de temas musicais articulados ao desenrolar das estrias dos filmes (Carvalho, 2008, artigo publicado no n 0 da Revista Universitria do Audiovisual-Unicamp) como em Barro Humano (Adhemar Gonzaga, 1929) e Limite (Mrio Peixoto, 1931). Segundo Viany (1959), o primeiro longa-metragem brasileiro totalmente sonorizado e sincronizado foi Acabaram-se os otrios (Lus de Barros, 1929). Dois anos depois, Coisas nossas (Wallace Downey, 1931) seria consagrado como o primeiro sucesso do cinema falado brasileiro, principalmente devido presena de estrelas do rdio, como Paraguassu, Batista Jnior, Jararaca e Ratinho. Fica clara, a partir de ento, a influncia dos musicais de Hollywood no cinema nacional, como analisa o jornalista e crtico Joo Mximo: [o gosto pelos musicais] mantido durante as duas dcadas subsequentes pelas chanchadas da Atlntida e a partir de 1960 pelas comdias montadas em torno da popularidade da Jovem Guarda, dos humoristas de TV e das apresentadoras de programa infantil (Mximo, 2003, p. 121). Com a esperana de que o cinema sonoro impulsionaria a indstria cinematogrfica nacional, o produtor mineiro Adhemar Gonzaga funda a Cindia, responsvel pela implantao do sistema Movietone (gravao do som na pelcula) no pas, em 1932. O som traz novos custos para filmes e exibidores e refora a dependncia tecnolgica em relao indstria norteamericana, ao mesmo tempo que estimula a produo de comdias, muitas com temtica carnavalesca, compostas por vrios nmeros musicais. A imagem icnica de Carmem Miranda se destaca nesse perodo, como em A voz do carnaval (Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro, 1933), assim como as figuras de Lamartine Babo, Noel Rosa, entre outros artistas do rdio. Tambm nessa poca, composta a primeira trilha musical original do cinema brasileiro por Villa-Lobos, para O descobrimento do Brasil (Humberto Mauro, 1937).

I N V E S T I G A C I N U N I V E R S I T A R I A M U L T I D I S C I P L I N A R I A - AO 10, N 10, DICIEMBRE 2011

73

F a c u l t a d

d e

C i e n c i a s

H u m a n a s

A Atlntida, criada em 1941 por Moacyr Fenelon e parceiros, consolidou a relao entre msica, rdio e cinema no Brasil, seguindo a linha da maior parte das produes da Cindia a comdia musical popularesca que deu origem chanchada, gnero de grande aceitao que perdurou at a dcada de 1950 quando foi absorvido pela televiso e foi retomado em 1960, em So Paulo, por Amacio Mazzaropi. Nos anos de 1950, a Companhia Cinematogrfica Vera Cruz, fundada por Franco Zampari e Assis Chateaubriant, em So Paulo, tentou implantar no pas um sistema efetivamente industrial de produo cinematogrfica, por meio da realizao de dramas universais com produes luxuosas e caras, de forte apelo comercial e conservador, no melhor estilo hollywoodiano e com forte investimento norte-americano (Carvalho, 2008, idem) projetos para os quais a companhia contava com uma equipe tcnica estrangeira. Compositores como Radams Gnattali, Francisco Mignone, Gabriel Migliori e Guerra Peixe eram contratados para criar as trilhas musicais dos filmes da Vera Cruz, que seguia o mtodo tradicional hollywoodiano do uso dramtico dos temas. Em oposio s produes de estdio influenciadas por Hollywood surge o Cinema Novo, caracterizado por produes inspiradas nas vanguardas europeias dos anos de 1960 e realizadas por crticos e cineastas independentes, como Nelson Pereira dos Santos e Glauber Rocha. Sobre a msica utilizada nesses filmes, Carvalho (2008) frisa a presena constante do samba de Z Kti e de canes de protesto. Segundo Mximo (2003), nos filmes brasileiros recentes no enquadrados no gnero musical, as canes parecem oscilar entre um recurso gratuito, sem funo em trilha incidental, e um elemento funcional: [a maioria dos nossos cineastas] no sabem o que querem musicalmente; acham que qualquer coisa serve desde que consigam colocar msica num filme, seja esta ouvida ou no (Mximo, 2003, p. 142). O pesquisador cita, dentre os compositores eruditos que escreveram ou escrevem msica para o cinema nacional, Villa-Lobos, Fernando Mignone, Guerra-Peixe, Cludio Santoro e John Neschling. Entre os cancionistas brasileiros com contribuies no cinema esto Chico Buarque, Caetano Veloso, Tom Jobim, Lus Bonf e David Tygel. No final do sculo XX, Francis Hime, Egberto Gismonti, Wagner Tiso, Edu Lobo, Cristvo Bastos, Luiz Henrique Xavier, Luiz Avellar, Jaques Morelenbaum, Antnio Pinto e Jos Miguel Wisnik surgem no quadro de compositores de trilhas sonoras brasileiras. Este ltimo

o compositor da msica original de Terra Estrangeira (Walter Salles e Daniela Thomaz, 1995) e parceiro de Paulo Tatit, que assina a produo musical da pelcula, a ser analisada a seguir. O mal-estar do estrangeiro A fotografia em preto e branco de Walter Carvalho d o tom noir de Terra Estrangeira (Walter Salles e Daniela Thomas, 1995, imagem 1), filme que fala da solido, desesperana e do sentimento de no pertena dos imigrantes de pases em desenvolvimento na Europa, especificamente em Portugal, pontuando o Brasil como margem em relao nao lusa e Portugal como margem em relao Europa.
Imagem 1. Cartel du Terra Estrangeira.

Terra Estrangeira, Walter Salles. Brasil. 1950. 110 min.

O eixo narrativo escolhido pelo diretor Walter Salles a vida de Paco/Francisco Ezaguirre (Fernando Alves Pinto), jovem estudande de classe mdia que vive com a me, Manuela Ezaguirre (Laura Cardoso), num apartamento prximo ao Elevado (Minhoco), na capital So Paulo. Paco sonha em ser ator; solitrio, anda sempre com um livro de poemas mo. Manuela s tem ao filho e sonha em, com ele, conhecer San Sebastian, onde viveram seus antepassados capital da provncia de Guipzcoa, localizada a cerca de 8.600

74

I N V E S T I G A C I N U N I V E R S I T A R I A M U L T I D I S C I P L I N A R I A - AO 10, N10, DICIEMBRE 2011

F a c u l t a d

d e

C i e n c i a s

H u m a n a s

quilmetros de So Paulo, no Pas Basco espanhol, fronteira entre Espanha e Frana, rodeada pela Baa da Concha (mar da Biscaia) e conhecida como um ponto gastronmico importante da Europa. Ambos os sonhos se desmoronam quando Paco no consegue declamar o poema em um teste para atores e, paralelamente, sua me morre, logo aps o anncio, pela TV, do plano econmico do governo Collor que confiscava as cadernetas de poupana dos brasileiros , pela ento ministra da Fazenda, Zlia Cardoso. Fico e recente histria brasileira se encontram, sendo esta ltima o marco contextual da reviravolta na vida de Paco. Diante da morte da me e do fracasso como ator, sem dinheiro nem perspectiva, Paco, num bar, conhece gor (Luis Melo). Traficante internacional de joias, este prope que o jovem entregue uma encomenda misteriosa um violino cheio de diamantes para um amigo em Lisboa e, com a comisso, realize o sonho de sua me e visite San Sebastian. Paco, j em terras lusas, no encontra o destinatrio da encomenda, mas sim a polcia levando embora o corpo de Miguel (Alexandre Borges), msico contrabandista assassinado aps tentar roubar uma encomenda que deveria ter sido entregue a mando de gor. O jovem, ento, procura por Alex (Fernanda Torres), garonete brasileira num restaurante portugus que, frente morte do ex-namorado Miguel, vende seu passaporte para poder sobreviver em Lisboa. Paco e Alex fogem de gor, depois que ela d a encomenda sob responsabilidade de Paco para um desconhecido. Nessa fuga, os dois realizam que no tem ningum alm de si e do outro. Interceptados por gor na fronteira de Portugal com a Espanha, Alex perfura a mo dele com um garfo mesa de um pequeno restaurante, enquanto Paco baleado pelo comprador dos diamantes. Os dois retomam a fuga, Alex no volante com Paco no colo, cantando para que ele no durma, e cruzam a fronteira em alta velocidade. Tensas cenas de fuga em cmera na mo contrastam com a melancolia de enquadramentos que evidenciam a pequenez e impotncia de Paco e Alex diante dos abismos e mares que precisam cruzar em busca de uma vida estvel. O navio encalhado na praia sinaliza a grande probabilidade de fracasso. Como consolo, a aparente frieza desiludida de Alex encontra na indignao, desespero e juventude de Paco algo que se parea com um lar.

A msica em Terra Estrangeira utilizada com economia e cautela em benefcio da polifonia audiovisual, de modo a se contrapor aos momentos de silncio (som ambiente) e, assim, valorizar, organicamente, sua insero na trama. Dentro ou fora da diegese, msica instrumental, cano e silncio respondem pela intensificao da melancolia demonstrada na performance geral dos protagonistas, cuja identidade fora perdida; pela tenso e velocidade nas cenas de fuga; pela alegria e despreocupao dos imigrantes angolanos que aparecem como coadjuvantes; ou realando a beleza nos raros momentos de afeto. A msica tambm participa efetivamente da trama, entre outras ocorrncias, por meio do violino que pode ser visto, ouvido e cuja melodia se funde cano-tema ao final do filme, como analisaremos aqui. A msica em Terra Estrangeira Msica original De acordo com Caznok (2003), a msica, por si s, j aponta a necessidade de indiferenciao, uma vez que ela , ao mesmo tempo, melodia (audio), textura (tato) e movimento (viso). Desse modo, quanto maior a indiferenciao de sentidos ao assistir ao filme, maior a fruio. A trilha musical original de Jos Miguel Wisnik compositor, arranjador e responsvel pela execuo de pianos e teclados revela o drama e a solido de que trata o filme, ainda nos crditos iniciais. As notas agudas tocadas ao piano; a intensidade do ataque dessas notas; o contraste entre notas agudas e graves, a melodia dissonante e a grande reverberao alcanada pela msica indicando poucos obstculos enfrentados pelo som para que pudesse ser refletido em um ambiente anunciam, no incio do filme, e pontuam, ao longo dele, a histria de Paco e Alex e tm correspondncia direta com a esttica adotada no plano visual: opo por preto e branco na fotografia, planos gerais estratgicos, fuses de entrada e sada de planos, etc. Como dissemos, a insero da msica no filme marcada pela economia, opo que valoriza as ocorrncias musicais, o silncio, os dilogos, enfim, a instncia sonora como um todo o que, para Michel Chion (1993), contribui para o valor agregado pelo som imagem. O conceito de valor agregado proposto pelo autor refere-se a um valor expressivo e informativo com o qual o som agrega significado imagem, de modo a dar a impresso de que tal informao j estava contida nela. Sequncias de perseguio, suspense e perigo, em Terra Estrangeira, tornam-se mais reais

I N V E S T I G A C I N U N I V E R S I T A R I A M U L T I D I S C I P L I N A R I A - AO 10, N 10, DICIEMBRE 2011

75

F a c u l t a d

d e

C i e n c i a s

H u m a n a s

com a presena do som sincronizado e da msica, que, assim como a correria dos personagens na imagem, imprime ritmo e agilidade s cenas. A relao entre som diegtico (o som da cena) e o extradiegtico (fora do enquadramento) define situaes de contraste: Miguel, namorado de Alex, toca trompete em um bar portugus; logo aps, o solo substitudo por lambada, quando Alex, recm-chegada ao local, convidada por um imigrante africano para danar, despertando cimes em Miguel, que conversa com o amigo Pedro (Joo Lagarto), violinista e vendedor de partituras. Aqui, o ritmo alegre e danante contrasta com o mal estar do casal. Em outra situao, quando Paco, gor e o francs, destinatrio da encomenda enviada por intermdio de Paco, esto num restaurante, a apresentao de um fado portugus, ao mesmo tempo em que sublinha sentimentos despertos pela narrativa saudade, cansao, abandono , contrasta, pelo seu carter de entretenimento do pblico do local, com a presso a que Paco submetido para entregar o pacote que, na verdade, perdeu. Digno de nota o comentrio dos personagens sobre a msica executada ou simplesmente ouvida dentro do espao diegtico: no primeiro caso, Pedro e Miguel comentam que o solo de trompete apresentado por este ltimo no havia feito tanto sucesso quanto a lambada colocada a seguir: Da prxima vez eu vou misturar uma bossa nova com rap e meu samba vai ficar assim, : ouve, ouve, diz Miguel. No segundo caso, diante de uma apresentao de fado no restaurante, os dois franceses comentam: fado significa destino, antes da chegada de Paco e gor ao local. Quanto relao entre as intensidades da msica e dos dilogos em simultaneidade, a trilha musical pode gerar, propositadamente, excesso de carga dramtica como quando Paco vai ao antiqurio de gor e este comea a falar como se recitasse, com veemncia, um texto teatral ou confuso entre sons como quando Paco, imaginando que o angolano Loli roubara a encomenda, entra no apartamento dos africanos, que hostilizam o brasileiro de forma incompreensvel, devido intensidade da msica. Trechos musicais inaudveis, conforme a classificao da msica para filmes por Gorbman (1987), tambm habitam a pelcula, sobretudo na primeira parte, enquanto notcias sobre a implantao do plano econmico do ento presidente Fernando Collor so

veiculadas na televiso, pondo fim no somente ao sonho de Manuela, me de Paco, de conhecer a terra de seus antepassados, como tambm, de forma metafrica, prpria vida da personagem momento em que essa trilha musical para de se intensificar para dar lugar ao tema da dor do filho. A aridez inevitvel da metrpole contemplada pela linguagem musical, o que liga, na trama, So Paulo (melodia ao piano e, depois, no violino) e Lisboa (fado portugus e violino tocado por Pedro), antes mesmo do encontro dos protagonistas, que compartilham sentimentos parecidos, porm separados pelo Atlntico. A relao msica-lugar tambm se faz presente em outras ocasies: quando, do avio, Paco v Lisboa, violo e bandolim unem-se ao piano e s cordas num tema instrumental que lembra o fado; quando a msica africana danante, ouvida no aparelho de som dos imigrantes angolanos, invade a rua ou a penso onde moram mostrando como conseguem suportar, por meio da alegria de suas tradies, o preconceito e o fato de estarem longe de casa ; ou, ainda, no momento em que Paco e Alex cruzam a fronteira portuguesa rumo Espanha, a nuance flamenca que a trilha musical adquire, com o dedilhar de violes. O violino possui uma funo chave na narrativa, sendo o elemento conector central entre msica e imagem na obra. Toda a trama se desenrola a partir do momento em que Paco precisa, a pedido de gor, entregar uma encomenda um violino cheio de diamantes a um cliente do traficante em Lisboa. Solos de violino podem ser ouvidos a partir do momento em que Paco v a me morta, no Brasil. Quando, na cena seguinte, Pedro aparece tocando violino em sua loja de partituras, est selada a relao com Portugal. Ouve-se o mesmo instrumento na cena de sexo entre Alex e Paco, solando (revelando) a melodia da cano Vapor Barato (Jards Macal e Waly Salomo, 1972, interpretada por Gal Costa) cano-tema do filme, apesar de no ter sido composta para tal finalidade e fazendo referncia ao prazer sentido pelos personagens naquele momento. A cano no filme A primeira insero de cano em Terra Estrangeira ocorre em So Paulo, no bar onde Paco conhece gor e conta-lhe sua histria. Pense em Mim (Douglas Maio, Jos Ribeiro e Mrio Soares, 1991), sucesso sertanejo nas vozes de Leandro e Leonardo, ouvida no bar (cano diegtica), est em segundo plano sonora e

76

I N V E S T I G A C I N U N I V E R S I T A R I A M U L T I D I S C I P L I N A R I A - AO 10, N10, DICIEMBRE 2011

F a c u l t a d

d e

C i e n c i a s

H u m a n a s

visualmente, uma vez que o dilogo entre os personagens, fundamental para o desenrolar da histria, se sobrepe a ela. Aqui, a cano exerce uma funo semelhante que o bar exerce na imagem, relacionada contextualizao de um ambiente decadente, onde encontros perigosos podem acontecer. Canes africanas tambm tm seu espao na trama, com uma funo de demarcar o lugar do imigrante negro em Portugal, mencionando sua cultura de origem. Eles so vistos sempre em grandes grupos, danando, reagindo msica alegre que ouvem. Tais canes destacam cenas de alvio de tenso, ao serem colocadas entre sequncias de perseguio ou suspense. A insero dessas canes e de toda a msica composta para o filme parece sublinhar, direta ou indiretamente, aquela que, mesmo no tendo sido concebida para a obra, torna-se sua cano-tema: Vapor Barato. Em comunicao pessoal ocorrida em junho de 2010, durante o XII Festival Internacional de Cinema e Vdeo Ambiental (FICA), na Cidade de Gois (Gois, Brasil), Jos Miguel Wisnik contou autora deste artigo que a atriz Fernanda Torres, ao trmino da gravao da cena Fernando Alves Pinto na praia, prximo a um navio encalhado, cantarolou um trecho da cano. O diretor Walter Salles, ento, teve a ideia de coloc-la no filme. De acordo com Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello (1998):
O show Gal a Todo o Vapor, que virou elep, foi o grande acontecimento musical do vero de 1972, transformando a cantora em musa e mito sexual da turma que frequentava o Pier de Ipanema, local tambm chamado de Dunas da Gal ou Dunas do Barato. () Sobre essa letra (Oh, sim, eu estou cansado / mas pra dizer / que no acredito mais em voc), Macal ps uma melodia e Vapor Barato se tornaria o hino dos hippies (especialmente dos que frequentavam as Dunas), que era cantado com entusiasmo pelas plateias do show da Gal (Severiano e Mello, 1998, p. 179).

O primeiro cantarolar de Alex contrasta com o segundo, quando, depois de ferir gor e matar o francs que o acompanhava os dois haviam alcanado os fugitivos na fronteira , Alex dirige desesperadamente ao volante, com Paco baleado no colo, chorando e pedindo para que ele no durma. Alex canta novamente o mesmo trecho da cano, entremeado por arranjos (extradiegticos) de um violino. Quando ela canta vou descendo por todas as ruas / e vou tomar aquele velho navio, a voz de Gal Costa, enfim, aparece, fora da diegese, num canto com a personagem. O carro se afasta na paisagem, tambm rida, do futuro dos dois. Num dado momento, h um corte para o ambiente do metr, em Lisboa, onde um velho cego toca uma melodia no violino (no mesmo tom de Vapor Barato, dando a ideia de continuidade sonora). O estojo do instrumento pisoteado, revelando os diamantes no asfalto, ignorados pelos transeuntes ao redor. O violino continua a ser tocado quando aparecem os crditos, fundindo-se novamente cano neste momento completa e cantada apenas por Gal Costa, numa costura inteligente e flexvel entre diegese e extradiegese.

Concluso
Utilizando-se outro conceito de Chion (1993), podemos dizer que a trilha musical de Terra Estrangeira fundamentalmente emptica: ela participa da cena, imprime ritmo imagem, delimita espaos diferentes, comentada pelos personagens, exprime o estgio psicolgico deles e inclusive cantada por um dos protagonistas. Nos momentos em que a msica compe um cenrio para informaes mais importantes, pode ser conceituada como msica de fundo, da qual temos poucas ocorrncias na obra analisada. Situando a trilha do filme dentro das caractersticas da msica nos filmes de narrativa clssica propostas por Gorbman (1987), pode-se afirmar que a msica invisvel quando extra-diegtica o aparato fonte da msica no est visvel para o pblico ; e quase totalmente audvel, salvo raros casos. Em relao aos dilogos e rudos, a economia na insero da trilha evidencia todas as ocorrncias de som, de modo que a msica avana ou recua medida em que alguma outra situao sonora torna-se importante. Fica claro que, ao contrrio de vrios filmes comerciais, no existe a prioridade de fazer da trilha sonora uma

A cano de Jards Macal e Waly Salomo interpretada por Gal Costa, antes de poder ser ouvida no filme, j era comentada pelos solos de violino ou pelo navio encalhado na praia at que, numa pausa da fuga de Alex e Paco, a primeira cantarola um trecho da msica, em um momento descontrado, tomando caf da manh perto da fronteira com a Espanha: Oh, sim / eu estou to cansado / mas no pra dizer / que eu estou indo embora....

I N V E S T I G A C I N U N I V E R S I T A R I A M U L T I D I S C I P L I N A R I A - AO 10, N 10, DICIEMBRE 2011

77

F a c u l t a d

d e

C i e n c i a s

H u m a n a s

obra de arte independente apesar do emprego de uma cano de sucesso da dcada de 1970. Esta e as composies originais, reforadas ou no ao longo da trama, tem como funo primeira servir ao filme, narrativa no se submetendo imagem, mas colaborando com ela. A msica no s fornece pistas narrativas ao espectador por meio do violino, por exemplo como conduz a histria e promove a continuidade rtmica entre planos e cenas, seguindo os princpios estticos propostos por Giorgetti (2008). Todo uso que se faz dela funcional, evitando excessos e o consequente desgaste do recurso musical. Especialmente em se tratando da cano-tema, a msica configura-se tambm como um significante independente de emoes, uma vez que, independentemente da existncia do filme, o espectador-ouvinte nutre sentimentos e interpretaes prvias em relao cano, que, aps resgatada por Walter Salles para o filme, foi regravada por alguns artistas contemporneos1. A estratgia adotada para a msica em Terra Estrangeira ainda uma exceo no universo das produes nacionais, em que a trilha sonora, via de regra, tem a funo de promover filmes, por meio da relao com a forte indstria fonogrfica do pas como o caso, sobretudo, das pelculas de entretenimento produzidas por grandes conglomerados de comunicao. O que se espera com a inovao no uso dos recursos musicais sobretudo no caso da cano trazida pelo filme aqui analisado que haja estudos mais aprofundados sobre o tema no Brasil, cuja cultura riqussima em termos de msica popular. Espera-se tambm que o cinema brasileiro faa um uso orgnico dessas canes, aproveitando o potencial narrativo inerente a elas, e que, desse modo, possa-se falar, com categoria, em funcionalidade da msica popular na produo cinematogrfica nacional.

Referncias
Baleiro, Z. (1997). Por onde andar Stephen Fry [CD]. Brasil: MZA Music. Barros, L. (diretor). (1929). Acabaram-se os otrios [DVD]. Brasil: Syncrocinex. Carrasco, C. (2003). Sygkhronos: a formao da potica musical do cinema. So Paulo: Via Lettera: Fapesp. Carvalho, M. (2008). A cano popular no cinema brasileiro: os filmes cantantes, as comdias musicais e as aventuras industriais da Cindia, Atlntida e Vera Cruz. Em Revista Universitria do Audiovisual. Vol. 00. 01-03. Campinas: Unicamp. Caznok, Y. B. (2003). Msica Entre o audvel e o visvel. So Paulo: Editora Unesp. Chion, M. (1993). La audiovisin Introduccin a un anlisis conjunto de la imagen y el sonido. Barcelona: Ediciones Paids. ______. (1995). La musique au cinma. Paris: Nathan. Crosland, A. (diretor). (1926). Don Juan [DVD]. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures. ______. (1927). The Jazz Singer [DVD]. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures. Curtiz, M. (diretor). (1942). Casablanca [DVD]. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures. Donen, S. (diretor). (1952). Singin in the Rain [DVD]. Estados Unidos: MGM Studios. Downey, W. (diretor). (1931). Coisas nossas [DVD]. Brasil: Byington & Cia. Ferrez, J. (diretor). (1908). Nh Anastcio chegou de viagem [DVD]. Brasil: Arnaldo e Cia. Forman, M. (1984). Amadeus [DVD]. Estados Unidos: The Saul Zaentz Company. Giorgetti, M. (2008). Da natureza e possveis funes da Msica no Cinema. Em http://www.mnemocine.art.br/index. php?option=com_content&view=article&id=117:func oes-musica-cinema&catid=53:somcinema&Itemid=67. Recuperado em 03 de fevereiro de 2010 Gonzaga, A. (diretor). (1929). Barro Humano [DVD]. Brasil: Benedetti Filmes. Gonzaga, A. e Mauro, H. (diretores). (1933). A voz do carnaval [DVD]. Brasil: Cindia. Gorbman, C. (1987). Unheard Melodies: Narrative Film Music . Bloomington: Indiana University Press. Hupfeld, H. (1931). As Time Goes By [CD]. Estados Unidos: Sony. Jackson, M. (diretor). (1992). The Bodyguard [DVD]. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures. Jewison, N. (diretor). (1973). Jesus Christ Superstar [DVD]. Estados Unidos: Universal Pictures. Macal, J. e Salomo, W. (1972). Vapor Barato (Costa, G., Fa-tal [CD]). Brasil: Philips.

Vapor Barato foi regravada nos lbuns Rappa Mundi (O Rappa, 1996); Por onde andar Stephen Fry, (Zeca Baleiro, 1997), como msica incidental na faixa flor da pele; Clssica (Daniela Mercury, 2005) e Impacincia (Vulgue Tolstoi, 2001), sendo esta ltima a regravao menos conhecida.

Maio, D., Ribeiro, J. e Soares, M. (1991). Pense em Mim [CD]. Brasil: Chantecler. Mauro, H. (diretor). (1937). O descobrimento do Brasil [DVD]. Brasil: Brazilia Filme.

78

I N V E S T I G A C I N U N I V E R S I T A R I A M U L T I D I S C I P L I N A R I A - AO 10, N10, DICIEMBRE 2011

F a c u l t a d

d e

C i e n c i a s

H u m a n a s

Mximo, J. (2003). A msica do cinema: os 100 primeiros anos. Vol. 2. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. Mercury, D. (2005). Clssica [CD]. Brasil: Columbia. O-Rappa (1996). Rappa Mundi [CD]. Brasil: Warner Music. Parton, D. (1973). I Will Always Love You [DVD]. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures. Peixoto, M. (diretor). (1931). Limite [DVD]. Brasil: Cindia. Preminger, O. (diretor). (1944). Laura [DVD]. Estados Unidos: 20th Century Fox Film Corporation. Prendergast, R. M. (1992). Film Music A neglected art: a critical study of music in films. 2nd ed. London: W. W. Norton & Company. Raskin, D. (1944). Laura [DVD]. Estados Unidos: 20th Century Fox Film Corporation. Reed, L. (diretor). (1929). Rio Rita [DVD]. Estados Unidos: RKO Radio Pictures. Salles, W. e Thomas, D. (diretores). (1995). Terra Estrangeira [DVD]. Brasil: Riofilme. Severiano, J. e Mello, Z. H. (1998). A cano no tempo 85 anos de msicas brasileiras. Vol. 2. So Paulo: Editora 34. Spielberg, S. (diretor). (1982). ET [DVD]. Estados Unidos: Universal Pictures. Tinhoro, J. R. (1972). Msica popular: teatro e cinema. Petrpolis: Vozes. Valente, H. A. D. (2003). As Vozes da Cano na Mdia. So Paulo: Via Lettera/Fapesp. Viany, A. (1959). Introduo ao cinema brasileiro. Rio de Janeiro: MEC/Instituto Nacional do Livro. Vulgue, T. (2001). Impacincia [CD]. Brasil: Tratore.

I N V E S T I G A C I N U N I V E R S I T A R I A M U L T I D I S C I P L I N A R I A - AO 10, N 10, DICIEMBRE 2011

79

You might also like