You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE CINCIAS DA SADE FACULDADE DE MEDICINA MEDICINA GERAL DO ADULTO II HEMATOLOGIA

LEANDRO SILVA FIGUEREDO

USO RACIONAL DE SANGUE E REAES TRANSFUSIONAIS

Belm 2012

1. Concentrado de hemcias O concentrado de hemcias (CH) e obtido por meio da centrifugao de uma bolsa de sangue total (ST) e da remoo da maior parte do plasma. Seu volume varia entre 220ml e 280ml. Assim como o ST, o concentrado de hemcias deve ser mantido entre 2C e 6C e sua validade varia entre 35 e 42 dias, dependendo da soluo conservadora. Os concentrados de hemcias sem soluo aditiva devem ter hematcrito entre 65% e 80%. No caso de bolsas com soluo aditiva, o hematcrito pode variar de 50% a 70%. Os CH podem ser desleucocitados com a utilizaoo de filtros para leuccitos ou desplamatizados pela tcnica de lavagem com soluo salina fisiolgica preferencialmente em sistema fechado. 2. Indicaes e contra-indicaes: A transfuso de concentrado de hemcias (CH) deve ser realizada para tratar, ou prevenir iminente e inadequada liberao de oxignio (O2) aos tecidos, ou seja, em casos de anemia, porm nem todo estado de anemia exige a transfuso de hemcias. Em situaes de anemia, o organismo lana mo de mecanismos compensatrios, tais como a elevao do debito cardaco e a diminuio da afinidade da Hb pelo O2, o que muitas vezes consegue reduzir o nvel de hipxia tecidual. 2.1 Transfuso de concentrado de hemcias em hemorragias agudas: A fisiologia do sangramento e a resposta a hemorragia so situaes bem conhecidas. O volume sanguneo normal corresponde a aproximadamente 8% do peso corpreo (4,8L em individuo adulto com 60kg). As perdas sanguneas podem ser classificadas em: Hemorragia classe I perda de ate 15% do volume sanguneo. Hemorragia classe II perda sangunea de 15% a 30%. Hemorragia classe III perda de 30% a 40%. Hemorragia classe IV perda maior que 40%. Pacientes com hemorragia classe III e IV podem evoluir para bito por falncia mltipla de rgos se no forem submetidos a esquemas de ressuscitao na primeira hora. A transfuso de CH esta recomendada apos perda volmica superior a 25% a 30% da volemia total. O hematcrito no e bom parmetro para nortear a deciso de transfundir, uma vez que s comea a diminuir uma a duas horas apos o inicio da hemorragia. Em hemorragias agudas o paciente deve ser imediatamente transfundido quando apresentar sinais e sintomas clnicos, como os a seguir: Frequncia cardaca acima de 100bpm a 120bpm. Hipotenso arterial. Queda no debito urinrio. Frequncia respiratria aumentada. Enchimento capilar retardado (> 2 segundos). Alterao no nvel de conscincia.

2.2 Transfuso de concentrado de hemcias em anemia normovolmica: De modo geral, anemias em que o nvel de Hb e superior a 10g/dL (Hct superior a 30%) so bem toleradas, e s excepcionalmente, requerem transfuso. Inversamente, quando a Hb e inferior a 7g/dL existe grande risco de hipxia tecidual e comprometimento das funes vitais. Neste caso, o paciente se beneficia com a transfuso de CH. Entre 7 e 10g/dL de Hb, a indicao de transfuso fica na dependncia da avaliao do estado clinico do paciente. Um exemplo e o que ocorre em pacientes com doenas pulmonares obstrutivas crnicas que devem ser mantidos com Hb acima de 10g/dL. Do mesmo modo, pacientes com cardiopatias isqumicas, se beneficiam com nveis de Hb acima de 9 a 10g/dL. Em pacientes acima de 65 anos de idade, sintomticos, aceitvel transfundir com nveis de Hb < 10g/dL. Do ponto de vista pratico, anemias de instalao crnica, que cursam com normovolemia, so muito melhor toleradas do que anemias de instalao aguda. Em situaes de anemia, sempre que possvel, deve-se considerar outras formas de intervenes teraputicas, tais como reposio de ferro ou o tratamento com eritropoetina, antes da transfuso. De maneira ideal, a deciso da realizao da transfuso de CH deve ser baseada em uma constelao de fatores clnicos e laboratoriais, tais como: idade do paciente, velocidade de instalao da anemia, historia natural da anemia, volume intravascular e a presena de co-fatores fisiolgicos que afetam a funo cardiopulmonar. Do ponto de vista pratico, alguns aspectos devem ser levados em considerao e a transfuso deve ser considerada nas seguintes situaes: Anemia aguda: para aliviar sintomas de descompensao clnica relacionados com a perda de sangue. Anemia crnica: para aliviar sintomas relacionados com a diminuio do volume de hemcias, quando outras intervenes teraputicas, tais como reposio de ferro ou o tratamento com eritropoetina, ou ambas foram insuficientes. A transfuso de concentrado de hemcias no deve ser considerada nas seguintes situaes: Para promover aumento da sensao de bem-estar. Para promover a cicatrizao de feridas. Profilaticamente. Para expanso do volume vascular, quando a capacidade de transporte de O2 estiver adequada. 2.3 Compatibilidade ABO e RhD: A compatibilidade ABO e RhD para a transfuso de hemcias pode ser vista no quadro abaixo:

3. Dose e modo de administrao: Deve ser transfundida a quantidade de hemcias suficiente para a correo dos sinais/sintomas de hipxia, ou para que a Hb atinja nveis aceitveis. Em individuo adulto de estatura media, a transfuso de uma unidade de CH normalmente eleva o Hct em 3% e a Hb em 1g/dL. Em recem-nascidos, o volume a ser transfundido no deve exceder 10 a 15mL/kg/hora. O tempo de infuso de cada unidade de CH deve ser de 60 a 120 minutos em pacientes adultos. Em pacientes peditricos, no exceder a velocidade de infuso de 2030mL/kg/hora. A avaliao da resposta teraputica a transfuso de CH deve ser feita atravs de nova dosagem de HB ou HT 1-2 horas aps a transfuso, considerando tambm a resposta clinica. Em pacientes ambulatoriais, a avaliao laboratorial pode ser feita 30 minutos aps o termino da transfuso e possui resultados comparveis. 4. Reaes transfusionais: A transfuso e um evento irreversvel que acarreta benefcios e riscos potenciais ao receptor. Apesar da indicao precisa e administrao correta, reaes as transfuses podem ocorrer. Portanto, e importante que todos profissionais envolvidos na prescrio e administrao de hemocomponentes estejam capacitados a prontamente identificar e utilizar estratgias adequadas para resoluo e preveno de novos episdios de reao transfusional. A ocorrncia destas reaes esta associada a diferentes causas, dentre as quais fatores de responsabilidade da equipe hospitalar como erros de identificao de pacientes, amostras ou produtos, utilizao de insumos inadequados (equipos, bolsa, etc.), fatores relacionados ao receptor e/ou doador como existncia de anticorpos irregulares no detectados em testes pre-transfusionais de rotina. 4.1 Definio: A reao transfusional e, portanto, toda e qualquer intercorrncia que ocorra como conseqncia da transfuso sangunea, durante ou aps a sua administrao.

4.2 Classificao: As reaes transfusionais podem ser classificadas em imediatas (ate 24 horas da transfuso) ou tardias (apos 24 horas da transfuso), imunolgicas e nao-imunologicas, conforme apresentado no quadro.

4.3 Sinais e sintomas: A ocorrncia destas reaes pode associar-se a um ou mais dos seguintes sinais e sintomas como: a) Febre com ou sem calafrios (definida como elevacao de 1C na temperatura corprea), associada a transfuso. b) Calafrios com ou sem febre. c) Dor no local da infuso, torcica ou abdominal. d) Alteraes agudas na presso arterial, tanto hipertenso como hipotenso. e) Alteraes respiratrias como: dispnia, taquipneia, hipxia, sibilos. f) Alteraes cutneas como: prurido, urticria, edema localizado ou generalizado. g) Nusea, com ou sem vmitos. A ocorrncia de choque em combinao com febre, tremores, hipotenso e/ou falncia cardaca de alto debito sugere contaminao bacteriana, podendo tambm acompanhar o quadro de hemlise aguda. A falncia circulatria, sem febre e/ou calafrios, pode ser o dado mais importante de anafilaxia. A alterao na colorao da urina pode ser o primeiro sinal de hemlise no paciente anestesiado. 4.4 Conduta Clnica:

Interromper imediatamente a transfuso e comunicar o medico responsvel pela transfuso. Manter acesso venoso com soluo salina a 0,9%. Verificar sinais vitais e observar o estado cardiorrespiratrio. Verificar todos os registros, formulrios e identificao do receptor. Verificar a beira do leito, se o hemocomponentes foi corretamente administrado ao paciente desejado. Avaliar se ocorreu a reao e classific-la, a fim de adequar a conduta especifica. Manter o equipo e a bolsa intactos e encaminhar este material ao servio de hemoterapia. Avaliar a possibilidade de reao hemoltica, TRALI, anafilaxia, e sepse relacionada a transfuso, situaes nas quais so necessrias condutas de urgncia. Se existir a possibilidade de algumas destas reaes supracitadas, coletar e enviar uma amostra ps-transfusional junto com a bolsa e os equipos (garantir a nao-contaminacao dos equipos) ao servio de hemoterapia, assim como amostra de sangue e/ou urina para o laboratrio clinico quando indicado pelo medico. Registrar as aes no pronturio do paciente. NOTA 1: As amostras devem ser colhidas preferencialmente de outro acesso que no aquele utilizado para a transfuso. NOTA 2: Em casos de reao urticariforme ou sobrecarga circulatria, no necessria a coleta de amostra ps-transfusional. 4.5 Preveno Treinamento dos profissionais da sade quanto as normas de coleta e identificao de amostras e do paciente. Avaliao criteriosa da indicao transfusional. Avaliao das transfuses de Urgncia. Realizar uma historia pre-transfusional detalhada, incluindo historia gestacional, transfusional, diagnostico e tratamentos anteriores. Ateno em todas as etapas relacionadas a transfuso. Ateno redobrada na conferencia da bolsa e do paciente a beira do leito. Infuso lenta nos primeiros 50ml. De acordo com a reao transfusional utilizar pre-medicacoes, sangue desleucocitado, irradiado ou lavado (vide tabela).

REFERNCIA: BRASIL. MS, Departamento de Ateno Especializada. Guia para o uso de hemocomponentes. Serie A. Normas e Manuais Tcnicos, 2010.

You might also like