You are on page 1of 4

IQG111 INSTITUTO DE QUMICADEPARTAMENTO DE QUMICA INORGNICA Segunda ProvaIQG111QUMICA GERAL (16 de Junho de 2011) Prof. Juan Omar M.

HerreraLQICIQ Nome: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

DRE: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Questo nica: A espectroscopia de fotoeltrons (em ingls, PES) permite medir a energia necessria para remover um eltron de qualquer camada (valncia ou interna) em um tomo no estado gasoso. A informao que pode ser extrada dos espectros de fotoeltrons : Nmero de picos (proporcional ao nmero de subcamadas), Altura dos picos (proporcional ao nmero de eltrons em cada subcamada) e Posio dos picos (proporcional energia de ionizao). Considere que voc tem duas amostras gasosas: gs argnio Ar e on potssio K+ gasoso. 1. Escreva a estrutura eletrnica das duas espcies qumicas. 2. Desenhe resumidamente os espectros de fotoeltrons de ambas espcies, indicando: nmero de picos, intensidade relativa dos picos e ordenamento dos picos (de maior para menor energia de ionizao). Justique suas respostas. 3. De acordo com os itens anteriores possvel identicar ambas espcies? Se for possvel, mostre quais seriam os fatores responsveis pela identicao de cada substncia gasosa.

INSTITUTO DE QUMICADEPARTAMENTO DE QUMICA INORGNICA Trabalho Pratico 01 EE-IQG111QUMICA GERAL Estrutura Atmica Moderna (07 de Maio de 2009) Prof. Juan Omar M. HerreraLQICIQ

Recomendaes: Utilizar folha de papel sulte, almao ou folha de chrio. No usar folha de caderno. Os trabalhos feitos em folhas de cadernos no sero considerados. Mximo de 04 folhas. Escreva seu nome completo e o nmero de matrcula A resoluo do problema dever incluir: procedimento detalhado, equaes usadas, anlise dimensional e aproximaes consideradas. Informe todo o material bibliogrco consultado. Nome: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . DRE: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Questo 1.- Leia com bastante ateno os seguintes enunciados. Elabore uma resposta consistente com a matria discutida em sala de aulas. Por que as folhas de uma rosa vermelha esquentam mais do que as ptalas quando iluminadas com luz vermelha? Quando iluminadas com luz verde, porque as ptalas de uma rosa vermelha aparecem como pretas? Por que seria impossvel a um material uorescente emitir luz ultravioleta quando iluminado com luz infravermelha? Questo 2.- Um mol de tomos de hidrognio absorve energia suciente para que o eltron seja excitado at o sexto nvel, isto , n = 1 > n = 6. Quanta energia deve absorver o eltron para ser promovido at o nvel 6? Quantos ftons de energia diferente podem ser emitidos pelo eltron ao voltar ao estado fundamental? Calcule o comprimento de onda e determine a regio espectral de cada fton diferente emitido? Compare a energia absorvida com a soma das energias dos diferentes ftons. Discuta o resultado obtido.

INSTITUTO DE QUMICADEPARTAMENTO DE QUMICA INORGNICA Trabalho Extra EE2-IQG111QUMICA GERAL Estrutura EletrnicaPeriodicidadeLigao Qumica (24 de Agosto de 2010) Prof. Juan Omar M. HerreraLQICIQ

Questo 1. A espectroscopia de fotoeltrons (em ingls, PES) permite medir a energia necessria para remover um eltron de qualquer camada (valncia ou interna) em um tomo no estado gasoso. As energias de ionizao das sub camadas 4s e 3d do tomo de crmio (Z=24) so: 652.2 kJ mol1 e 835.6 kJ mol1 respectivamente. A anidade ao eltron do crmio 64 kJ mol1 . a) O crmio um elemento da primeira srie de transio que mostra uma discrepncia em sua estrutura eletrnica. A estrutura prevista [Ar]4s2 3d4 , entretanto a observada [Ar]4s1 3d5 . Para ambas estruturas determine a multiplicidade de spin 2S+1. Explique as razes da estrutura observada ser favorecida. b) Determine a congurao eletrnica do on de crmio Cr+ . Qual a energia de ionizao?. Qual a multiplicidade do on?. c Estime a diferena de energia entre as sub camadas 4s e 3d. d) Escreva a congurao eletrnica, incluindo a multiplicidade do spin, resultante da captura de um eltron para formar o on Cr . A anidade ao eltron do tomo de crmio um processo favorecido? Explique.

INSTITUTO DE QUMICADEPARTAMENTO DE QUMICA INORGNICA Prova 02 EB2-IQG111QUMICA GERAL Estrutura EletrnicaPeriodicidadeLigao Qumica (27 de Julho de 2010) Prof. Juan Omar M. HerreraLQICIQ

Questo 1. A espectroscopia de fotoeltrons (em ingls, PES) permite medir a energia necessria para remover um eltron de qualquer camada (valncia ou interna) em um tomo no estado gasoso. As energias de ionizao das sub camadas 4s e 3d do tomo de escndio (Z=21,Sc=[Ar]4sx 3dy ) so: 630,0 kJ/mol e 770 kJ/mol respectivamente. (6 pontos) a) Escreva a congurao eletrnica, incluindo a multiplicidade do spin 2S+1, do estado fundamental do tomo de escndio. O tomo diamagntico ou paramagntico? Explique. b) Escreva a congurao eletrnica, incluindo a multiplicidade do spin 2S+1, do estado fundamental do on Sc+ . Faa uma previso desta energia de ionizao. O on Sc+ paramagntico ou diamagntico? Explique seu raciocnio. c) Estime as energias das sub camadas 3d e 4s. Calcule a diferena de energia destas sub camadas. Explique. d) Escreva a congurao eletrnica, incluindo a multiplicidade do spin, resultante da promoo de um eltron da sub camada 4s para a sub camada 3d. Esta excitao sicamente possvel? Quanta energia necessria para esta excitao acontecer? Fundamente sua resposta. Questo 2. Os xidos e sulfetos de magnsio e de clcio so considerados compostos inicos. Entretanto, conhecido que mesmo substncias inicas, apresentam algum grau de covalncia em suas ligaes, que modica suas propriedades fsicas e qumicas. (4 pontos) Mg2+ 0,66 79 Ca2+ 0,99 106 O2 1,40 138 S2 1,84 160

raio inico (pm) polarizabilidade (pm3 )

Os 4 compostos, ordenados do mais inico ao mais covalente so: CaO > MgO > CaS > MgS Explique este ordenamento, justicando sua resposta.

You might also like