You are on page 1of 9

EMPREGO DO BAGAO DA CANA-DE-ACAR (Saccharum officinarum)...

297

EMPREGO DO BAGAO DA CANA-DEACAR (Saccharum officinarum) E DAS FOLHAS CAULINARES DO BAMBU DA ESPCIE Dendrocalamus giganteus NA PRODUO DE CHAPAS DE PARTCULAS
Rosane Aparecida Gomes Battistelle Carolina Marcilio
DEC/FE/UN ESP-Bauru

Francisco Antonio Rocco Lahr


LaMEM/SET/EESC-USP

Resumo
Neste trabalho apresenta-se o bagao da cana-de-acar (Saccharum officinarum), maior resduo da agroindstria brasileira, e as fibras das folhas caulinares do bambu da espcie Dendrocalamus giganteus, disponvel em grande parte das propriedades agrcolas brasileiras, sendo um recurso natural de rpido crescimento e de fcil renovao. Ambos foram utilizados como matria-prima para a produo de chapas de partculas. Alm da breve descrio de cada material e do processo produtivo, em laboratrio, so comentados alguns dos ensaios fsicos e mecnicos recomendados pelo documento normativo ABNT (2002), NBR 14.810-3, para a caracterizao desses painis produzidos. Foram determinados: a densidade especfica, o mdulo de resistncia e o mdulo de elasticidade na flexo esttica. Os resultados mostraram que o bagao da cana-de-acar apresenta bom potencial para a produo de chapas de aglomerados. Palavras-chave: bagao da cana-de-acar, folhas caulinares de bambu, chapas de partculas.

Introduo
Os problemas decorrentes da grande quantidade de rejeitos produzidos a partir dos processos industriais e a disposio inadequada destes so, atualmente, algumas das mais srias questes a serem discutidas em mbito tanto social quanto ambiental. Neste sentido, o desenvolvimento de materiais alternativos utilizando-se diferentes resduos slidos fazse necessrio, e entre as possibilidades de solues para esta questo, vinculadas construo civil, destacam-se as pesquisas de Agopyan (1988), Battistelle et al. (2004), Nascimento (2003) e Silva (2006). O presente trabalho enfoca a utilizao do bagao da cana-de-acar, resduo originrio do processamento da

Saccharum officinarum nas usinas de produo de acar e lcool, atravs da incorporao do mesmo em um novo material de construo. Por meio da produo de chapas para vedao interna de edificaes, constitudas do bagao e das fibras presentes nas folhas caulinares do bambu (trituradas) da espcie Dendrocalamus giganteus, visa-se estabelecer uma nova alternativa na disposio final desses resduos. A cana-de-acar (Figura 1) tida como a cultura agrcola mais importante da histria da humanidade, pois provocou alteraes nos planos econmicos, ecolgicos e comerciais. Alm disso, tal produo tambm gerou grandes exigncias em termos de mo-de-obra, sendo responsvel pela migrao de milhes de negros africanos. A cana foi introduzida inicialmente na China, antes do incio da era Crist.

Figura 1 Exemplo de cana-de-acar in natura e seu respectivo bagao. Minerva, 5(3): 297-305

298

BATTISTELLE, MARCILIO & LAHR

Na Europa, foi introduzida pelos rabes e, com a insuficincia da produo, aliada ao descobrimento da Amrica, a expanso das reas cultivadas de cana-deacar foi extraordinria. As primeiras mudas aqui plantadas foram trazidas da Ilha da Madeira, em 1502, e, j em 1550, os numerosos engenhos espalhados pelo litoral brasileiro produziam um acar de qualidade equivalente ao da ndia (Kirchhoff, 1991). A produo canavieira brasileira teve incio em So Vicente, trazida por Martim Afonso de Souza sua capitania. Nos ltimos 500 anos, a produo da cana-de-acar foi alterada para larga escala, o que a torna autofgica, conforme denominado por Castro (1952). Prova disso o processo que acompanha seu plantio, com a derrubada ou queima de toda a vegetao local. Para se ter uma idia, entre 1985 e 1990, a reserva florestal brasileira perdeu 5.330 km2, reduzindo-se a 83.500 km2 (Rocha & Gonalves, 2005). Apesar de o Brasil ser o maior produtor mundial de cana-de-acar, o bagao da cana , ainda, um resduo de baixa explorao. Segundo Santana e Teixeira (1993), o bagao in natura composto, aproximadamente, por 44,5% de fibras lignocelulsicas, 50% de umidade, 2,5% de slidos solveis em gua e 3% de teor de cinza. Neste trabalho verificou-se ainda que, morfologicamente, o bagao possui 50% de fibra, 30% de tecidos parenquimatosos e 20% de vasos e epiderme. De acordo com Kirchhoff (1991), a queima das plantaes de cana implica danos irreparveis humanidade, decorrentes da poluio atmosfrica. Assim, num pas em que se tm, aproximadamente, 2.300 ha de cana-de-acar cultivada, faz-se necessrio o desenvolvimento de novas pesquisas e tcnicas que dem um destino sustentvel ao montante dos resduos oriundos dessa plantao. Atualmente, esse rejeito basicamente utilizado na queima, no interior das prprias usinas, para a produo de energia, o que tornam as usinas praticamente autossuficientes quanto ao seu abastecimento. Vrios resduos

gerados no processamento do lcool combustvel so, tambm, reaproveitados pelas prprias usinas, como o caso da denominada torta de filtro e vinhaa. A torta de filtro um lodo que advm da clarificao do caldo e bagacilho, sendo uma substncia rica em fsforo e, por isso, utilizada como adubo. J a vinhaa, tambm subproduto da produo do lcool, contm significativa quantidade de potssio e outros nutrientes e, portanto, utilizada para irrigao e fertilizao no cultivo de uma nova produo (Silva, 2006). Outro resduo usado neste trabalho a folha de bambu triturada, que, de acordo com Santos (1998) e Beraldo et al. (2003), pertence famlia Graminae, a mesma da cana-de-acar, e possui mais de 1000 espcies nativas em todo o mundo, exceto no continente europeu. No Brasil, o bambu foi introduzido na poca da colonizao pelos imigrantes japoneses. A espcie Dendrocalamus giganteus, conhecida como bambu-gigante, adapta-se bem s regies tropicais e subtropicais e, portanto, tornou-se comum em nosso meio (Figura 2). Essa espcie considerada pelo seu alto porte, apresentando colmos com altura de 24 a 40 m, interndios variando entre 0,40 e 0,50 m, dimetro mdio de 0,10 a 0,20 m e com uma parede espessa, que varia de acordo com a altura do colmo. Segundo Janssen (2002), a srie de folhas que cobrem os sucessivos colmos internos do bambu, quando este est em crescimento, denominada de folha caulinar. Essas folhas apresentam mudanas de tamanho, forma, substncia e vestimenta (cobertura) progressivamente em relao posio do colmo onde se origina. Em colmos maduros, geralmente a brctea (como tambm so conhecidas as folhas caulinares) cobre o n na metade do colmo e nas proximidades da base. As brcteas so compostas por: folha propriamente dita, aurcula, lgula e blade (ponta). Na produo das chapas desenvolvidas neste trabalho, foram utilizados todos os componentes das folhas caulinares, sem distino de suas partes.

Figura 2 Exemplo da folha caulinar do bambu Dendrocalamus giganteus e uma amostra (cortada e triturada).

Minerva, 5(3): 297-305

EMPREGO DO BAGAO DA CANA-DE-ACAR (Saccharum officinarum)...

299

A produo nacional de painis de vedao pode ser destinada a diversos usos, como o forro de madeira, isopor, gesso, entre outros. O material em estudo, compsitos de resduo da cana-de-acar e das cascas de bambu, apresenta algumas vantagens: os rejeitos utilizados na confeco das chapas deixam de ir para os aterros sanitrios e, melhor, so reaproveitados, tornando-se, novamente, matria-prima e, consequentemente, uma fonte de renda. Alm disso, o custo da matria-prima empregada na produo dessas chapas zero, o que reduz muito o preo do produto final, deixando-o mais acessvel para a populao de baixa renda, podendo futuramente ser utilizado em conjuntos habitacionais populares e mutires. Por fim, acredita-se que, por ser um material poroso, essas chapas tenham timo desempenho trmico e acstico, contribuindo para maior conforto interno nas habitaes localizadas em regies de clima tropical. A partir dos conceitos abordados, busca-se, atravs desta pesquisa, a reutilizao de dois resduos: bagao da cana e folhas de bambu. Com isso, diminui-se o impacto ambiental que estes causam natureza e tambm se acopla um valor mais nobre a esses resduos, uma vez que sero empregados como matria-prima na fabricao de um novo produto.

O fabricante (Alba Qumica, 2002) indica que a densidade do adesivo pode variar entre 1,05 e 1,13 g/cm3 e que seu ponto de ebulio atingido prximo de 100C, com o pH variando entre 7,4 e 7,8. A temperatura indicada pela empresa foi o ponto de partida durante a fase de prensagem das chapas. O material bagao (Figura 3) foi colhido logo aps ser passado em moenda, na forma de tiras, e levado ao laboratrio para o primeiro tratamento em gua. O bagao permaneceu submerso em gua durante 4 (quatro) dias para a retirada das sobras de sacarose e de impurezas. Durante esse processo foi verificado o pH da gua a cada 24 h e realizou-se a mudana do mesmo (pH = 4,7 em at 96 horas de tratamento). Logo aps esse perodo de tratamento, o resduo foi retirado da gua e submetido inicialmente a uma secagem natural ao sol. O processo de secagem artificial foi feito em seguida, em estufa, por aproximadamente 24 h, a uma temperatura de 60C. Depois desse tratamento, o material coletado perdeu em torno de 68% do seu peso inicial (mido).

Objetivos
Neste contexto, constituem-se objetivos deste trabalho: a produo, em laboratrio, de chapas de partculas compostas do bagao da cana-de-acar e das folhas de bambu; e a determinao de propriedades fsicas e mecnicas das chapas produzidas para, posteriormente, comparar os resultados dos testes com os valores estabelecidos pela norma CS 236-66 (Commercial Standart, 1968), buscando evidenciar as possibilidades de essas chapas terem aplicaes anlogas s das chapas comerciais (divisrias internas).

Materiais e Mtodos
No desenvolvimento da parte experimental do trabalho foram empregados os seguintes materiais: bagao da cana-de-acar, coletado em garapeiros na regio de Bauru, SP; fibras da folha caulinar do bambu, da espcie Dendrocalamus giganteus, recolhidas na rea experimental agrcola da UNESP, Campus Bauru; adesivo uria-formaldedo (UF); emulso de parafina, com a funo de preencher os vazios entre as partculas; e gua, papis alumnio e celofane, luvas, etc. Todos esses materiais foram selecionados, principalmente, devido ao baixo, ou praticamente nulo, custo (no caso dos resduos), j que as chapas propostas tm por meta seu uso em habitaes de interesse social. O adesivo base de uria-formaldedo o mais empregado na indstria de produtos derivados da madeira.

Figura 3 Bagao submetido secagem em estufa.

O bagao em forma de tiras foi ento introduzido em uma mquina conhecida como picador (Figura 4), que o transforma em partculas. Esse material foi peneirado, utilizando-se uma peneira com 4 mm de abertura (Figura 5). As partculas do bagao retidas na peneira foram descartadas, enquanto as demais foram misturadas s fibras das folhas caulinares do bambu, para posterior produo das chapas.

Minerva, 5(3): 297-305

300

BATTISTELLE, MARCILIO & LAHR

Figura 4 Triturador de bagao.

Figura 5 Partculas de bagao peneiradas.

As folhas caulinares do bambu foram coletadas entre os meses de maro a abril, perodo em que se soltam dos colmos pela ao do vento. As folhas foram rapidamente recolhidas para que no entrassem em contato com a umidade do solo ou chuvas, prejudicando assim sua resistncia. Aps a secagem em ambiente coberto, elas foram cortadas manualmente, obtendo-se assim pedaos menores. As folhas cortadas foram introduzidas em uma mquina conhecida como moinho (Figura 6) para que as fibras, aps serem trituradas, adquirissem a forma de partculas. Por fim, as partculas foram peneiradas e misturadas ao bagao da cana. Finalizado o preparo dos materiais, iniciou-se o processo de fabricao e subsequente moldagem do colcho de partculas e prensagem. Todo o processo de fabricao pode ser visualizado na Figura 7. A prensa utilizada (Figura 8) foi a de Modelo PHH (motor de 23 A, reservatrio superior para 110 L, capacidade de prensagem de at 80 ton, fora e velocidade controlada de avano e com presso controlada de at 203,94 kgf/ cm2). As chapas foram aquecidas at uma temperatura de 110C, com um tempo de prensagem de 12 minutos. No total, foram produzidas 20 chapas (Figura 9), igualmente divididas em 4 traos: 100%, 75%, 50% e 25% de bagao em relao massa total de compsitos e completadas com as partculas de bambu, como pode ser visto na Tabela 1. Nas Figuras 10 e 11 apresentam-se imagens microscpicas (Microscopia Eletrnica de Varredura MEV), em diferentes escalas, de cada trao desenvolvido. As chapas produzidas apresentaram uma espessura nominal de 12 mm e densidade entre 0,56 e 0,61 g/cm3. Registra-se que tal densidade foi inferior das chapas de madeira comerciais, que atingem de 0,6 a 0,8 g/cm3, de acordo com informao dos fabricantes (Nascimento, 2003). Concluda a fase de produo, as chapas foram armazenadas por 72 horas e, em seguida, levadas para lixamento e corte.

Figura 6 Equipamento denominado de moinho e as partculas j peneiradas. Minerva, 5(3): 297-305

EMPREGO DO BAGAO DA CANA-DE-ACAR (Saccharum officinarum)...

301

1a. Folhas caulinares do bambu 5. Batedeira industrial

6. Bolo de partculas 2a. Picador: transforma folhas em partculas

4. Mistura dos resduos e adio do adesivo

7. Prensa hidrulica

3. Pesagem dos resduos

2b. Estufa: secagem do bagao

1b. Bagao da cana-de-acar

8. Painis prontos: bagao da cana-de-acar e fibras das folhas de bambu

Figura 7 Sequncia das etapas de preparao dos resduos e fabricao das chapas.

Figura 8 Prensa hidrulica a quente utilizada na fabricao.

Figura 9 Vista geral de uma chapa de partcula pronta.

Tabela 1

Delineamento experimental.

Traos T1 T2 T3 T4

(%) bagao de cana-de-acar e folhas de bambu 100/0 75/25 50/50 25/75

Teor de adesivo (%) 12 12 12 12


Minerva, 5(3): 297-305

302

BATTISTELLE, MARCILIO & LAHR

Trao T1 (100% bagao)

Trao T2 (75% bagao e 25% bambu)


Figura 10 Imagens por microscopia para os traos T1 e T2.

Trao T3 (50% bagao e 50% bambu)

Trao T4 (100% bambu)


Figura 11 Imagens por microscopia para os traos T3 e T4.

Minerva, 5(3): 297-305

EMPREGO DO BAGAO DA CANA-DE-ACAR (Saccharum officinarum)...

303

Os corpos-de-prova (CPs) foram confeccionados na marcenaria do Laboratrio de Processamento da Madeira, localizado na UNESP, campus de Bauru. De cada uma das chapas, produzidas com dimenses nominais de 450 450 12 mm, foram extrados diferentes CPs para a determinao de cada propriedade fsica e mecnica. Todos os procedimentos obedeceram s recomendaes da norma ABNT (2002), NBR 14.810-3 Chapas de madeira aglomerada parte 3: mtodos de ensaio, utilizando-se a mquina universal e demais equipamentos disponveis no Laboratrio de Materiais de Construo Civil, do Departamento de Engenharia Civil da UNESP de Bauru, e do LaMEM, USP, So Carlos. Os resultados dos testes foram comparados com os valores estabelecidos pela norma CS 236-66, conforme resumo apresentado na Tabela 2 (Commercial Standart, 1968).

Apresentao e Discusso dos Resultados


Neste item so apresentados e discutidos os resultados dos ensaios realizados para a determinao de algumas propriedades fsicas e mecnicas, anteriormente mencionadas.

Densidade das chapas A densidade mdia das chapas foi de 0,60 g/cm3, o que as classifica como de baixa densidade (critrio C), conforme Tabela 2. Essa classificao importante, pois valores mnimos de mdulo de elasticidade (MOE), mdulo de ruptura (MOR), ligao interna (LI), inchamento em espessura (IE) e absoro de gua (AA) guardam estreita relao com a densidade. Valores variando de 0,61 a 0,74 g/cm3 foram observados no trabalho de Silva (2006). A densidade mdia, em unidade, para os traos foi, respectivamente, T1 = 0,56; T2 = 0,60; T3 = 0,61; e T4 = 0,61. No foi observada diferena significativa entre as mdias das densidades. Complementando, o Grfico 1 apresenta o comportamento dos diferentes traos em relao s densidades. Analisando o comportamento do Grfico 1, observa-se que o aumento na quantidade de casca de bambu nas chapas fez aumentar a densidade das mesmas. Essa relao j era esperada, pois a massa especfica da casca de bambu superior do bagao da cana-de-acar.

Tabela 2 Propriedades mnimas exigidas para chapas de partculas.

Tipo/Uso

Densidade (g/cm3) mdia min. B (mdia, entre 0,60 e 0,80 g/cm3) C (baixa, abaixo de 0,60 g/cm3)

MOR (kgf/cm2) mdia min. 112

MOE (kgf/cm2) mdia min. 24500

LI (kgf/cm2) mdia min. 4,9

IE (%) 2h 35

56

10500

1,4

30

Fonte: CS 236-66, tipo 1, chapas de partculas produzidas com resina uria-formaldedo, adequadas para interiores.

Ensaio de densidade das chapas


0,620

Densidades Mdias

0,600 0,580 0,560 0,540 0,520 1 2 Traos 3 4

Grfico 1

Mdia das densidades das chapas de partculas com bagao de cana-de-acar e casca de bambu.

Minerva, 5(3): 297-305

304

BATTISTELLE, MARCILIO & LAHR

Mdulo de resistncia (MOR) e mdulo de elasticidade (MOE) na flexo Na Tabela 3 esto apresentadas, de forma resumida, as mdias dos resultados obtidos na flexo esttica, de MOR e MOE. Para o mdulo de elasticidade (MOE), o trao T1 (12% de adesivo e 100% de bagao de cana-de-acar) apresentou maior valor mdio absoluto, e somente esse trao alcanou valor superior mdia mnima estabelecida pela norma CS 236-66 de 10.500 kgf/cm2. Para o mdulo de ruptura (MOR), o trao T1 (12% de adesivo e 100% bagao de cana-de-acar) apresentou maior valor mdio absoluto e o trao T3 (12% de adesivo e 50% bagao de cana-de-acar), o menor valor mdio absoluto.

no processo de fabricao, como o tempo e a temperatura de prensagem, bem como a quantidade de adesivo empregado. Segundo Silva (2006), pode-se variar a porcentagem das resinas (at 20%) e a temperatura de prensagem (at 130C). Cabe ressaltar que esta pesquisa est em andamento, com o acrscimo de novos traos, aumento da densidade e tambm a realizao de outros ensaios laboratoriais (trao paralela e perpendicular, adeso interna, condutividade trmica e acstica, etc).

Agradecimentos
Os autores agradecem FAPESP pelo auxlio financeiro (Processo n. 04/15900-8), a Maria de Ftima do Nascimento, bolsista de CNPq/LaMEM/USP/So Carlos, e ao tcnico Ricardo, do Laboratrio de Caracterizao Microestrutural LIEC/UFSCar/So Carlos.

Concluses
Os resultados permitem concluir: O bagao da cana-de-acar, resduo mais produzido na agroindstria brasileira, e as fibras das folhas caulinares do bambu da espcie Dendrocalamus giganteus, recurso natural que menos tempo leva para ser renovado e que est disponvel em grande parte das propriedades agrcolas brasileiras, apresentam potencial para uso na fabricao de chapas de partculas, agregando valor em sua aplicabilidade. possvel produzir, em laboratrio, chapas de partculas homogneas (CPH) com valores mdios e variabilidade de propriedades equivalentes aos das chapas fabricadas em escala industrial e com densidade variando de 0,9 a 1,0 g/cm3. Nos ensaios preliminares, o trao com 100% de cana (trao testemunha) obteve os maiores valores de MOR (9829,0 MPa) e MOE (1167,0 MPa), embora o trao apenas com partculas de bambu na mistura (T4) tenha obtido valores prximos a esses [MOR (9300,0 MPa) e MOE (1028,0 MPa)]. Entretanto, para os traos intermedirios, com a presena dos dois rejeitos, os valores de MOR e MOE foram inferiores. As chapas de bagao de cana-de-acar reforadas com as fibras das folhas caulinares do bambu, provavelmente, podero alcanar valores mdios de MOR e MOE superiores, se consideradas algumas mudanas

Referncias Bibliogrficas
ABNT. NBR 14810: chapa de madeira aglomerada. Parte 3: mtodos de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 27 p. AGOPYAN, V. Materiais reforados com fibras para a construo civil nos pases em desenvolvimento: o uso de fibras vegetais. 1991. 204 f. Tese (Livre-Docncia) Escola de Engenharia, Universidade de So Paulo, So Paulo. ALBAQUMICAINDSTRIAE COMRCIO LTDA. Resina base de uria formol para fabricao de Chapas de Partculas Aglomeradas. Boletim Tcnico PB2346 Cascamite, 2002. AZZINI, A.; BERALDO, A. L. Mtodos prticos para utilizao do bambu. Campinas: Grfica da UNICAMP, 2001. 14 p. BATTISTELLE, R. A. G.; FERREIRA, O. P.; VECCHIA, F. Placas para forro habitacional: compsitos de resduo de celulose e papel com embalagens Tetra Pak. In: SIMPSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 4., 2004, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUC-RS, 2004. BERALDO, A. L.; AZZINI, A.; GHAVAMI, K.; PEREIRA, M. A. R. Tecnologias e materiais alternativos de construo bambu: caractersticas e aplicaes. Campinas: Editora UNICAMP, 2003. 336 p.

Tabela 3

Valores de MOR e MOE.

Traos T1 T2 T3 T4

MOR (MPa) 9,829 7,650 7,170 9,300

Desviopadro 0,394 0,893 0,930 0,550

MOE (MPa) 1167,0 1009,0 998,50 1028,0

Desviopadro 173,8 204,4 117,00 189,4

Minerva, 5(3): 297-305

EMPREGO DO BAGAO DA CANA-DE-ACAR (Saccharum officinarum)...

305

CASTRO, J. de. Geografia da fome. Rio de Janeiro, 1952. 322 p. COMMERCIAL STANDART. CS 236-66: mat formed wood particleboard. [S.I.: s.n.], 1968. JANSSEN, J. J. A. Designing and building with bamboo. Beijing, China: International Network for Bamboo and Rattan (INBAR), 2002. Technical report n. 20. KIRCHHOFF, V. W. J. H. As queimadas da cana. So Jos dos Campos: Transtec Editorial, 1991. KOLLMANN, F. F. P.; KUENZI, E. W; STAMM, A. Principles of wood science and technology. New York: SpringerVerlag, 1975. 703 p. MALONEY, T. M. Modern particleboard and dry-process fiberboard manufacturing. San Francisco: Miller Freeman Publications, 1977. 671 p. NASCIMENTO. M. F. Chapas de partculas homogneas: madeiras do Nordeste do Brasil. 2003. 143 f. Tese (Doutorado) Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, So Carlos.

ROCHA, G. J. M.; GONALVES, A. R. Bagao de cana: a principal matria-prima da pesquisa aplicada no grupo de converso de biomassa vegetal da Faenquil. Revista ALCOOLbrs, ano VII, n. 96, p. 98-99, 2005. SANTANA, M. A. E.; TEIXEIRA, D. E. Uso do bagao de cana-de-acar na confeco de chapas de aglomerados. In: CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO, 7.; CONGRESSO FLORESTAL PANAMERICANO, 1., 1993, Curitiba. Anais... So Paulo: SBS/SBEF, 1993. p. 667-672. SANTOS, R. L. dos; LOPES, J. D.; SARAIVA. Construes com bambu: opo de baixo custo. Viosa: Centro de Produo Tcnica, 1998. 40 p. SILVA, A. J. P. da. Aplicao de partculas longas e orientadas de bagao de cana-de-acar na produo de painel particulado similar ao OSB. 2006. 152 f. Dissertao (Doutorado) Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, So Carlos.

Minerva, 5(3): 297-305

You might also like