You are on page 1of 57

SUMRIO

Noes de Direito Processual Penal


Inqurito policial Notitia criminis ........................................................................................ 7 Ao penal Espcies ................................................................................................. 15 Jurisdio Competncia .......................................................................................... 29 Prova (artigos 158 a 184 do CPP) ................................................................ 40 Priso em flagrante ....................................................................................... 42 Processos dos crimes de responsabilidade dos funcionrios pblicos ......... 44

3
NOES DIREITO PROCESSUAL PENAL
Thiago Andr Pierobom de vila/Zlio Maia da Rocha
s polcias civis, dirigidas por delegados de polcia de carreira, incumbem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, exceto as militares.

INQURITO POLICIAL
INTRODUO Noes Introdutrias O inqurito policial o marco inicial na apurao do fato criminoso objeto de investigao. Pode ser conceituado como o conjunto de informaes e diligncias realizadas pela polcia judiciria com a finalidade de apurar e elucidar os delitos, identificando o possvel autor, por meio de indcios da participao no fato delituoso, apurando fatos e reunindo o maior nmero possvel de elementos que formaro o conjunto probatrio contra o investigado, para que o titular da ao penal possa postular em juzo a aplicao da lei ao caso concreto. Tem por objetivo fornecer os elementos suficientes para que o Ministrio Pblico (nas aes penais pblicas) e o querelante (autor, nas aes penais privadas) ofeream, se for o caso, a denncia ou a queixa, respectivamente. Polcia Polcia uma instituio de direito pblico destinada a manter a paz pblica e a segurana individual (Mirabete). Os rgos encarregados pela Constituio Federal para a manuteno da segurana pblica so os seguintes (art. 144, caput, CF/88): I Polcia Federal; II Polcia Rodoviria Federal; III Polcia Ferroviria Federal; IV Polcias Civis; V Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. Existem duas espcies de polcia: polcia administrativa e polcia judiciria. A polcia administrativa ou de segurana possui atuao preventiva, evitando a ocorrncia do ilcito. Possui atuao mais discricionria, para evitar a prtica de atos lesivos. Normalmente, no mbito penal, atua no policiamento ostensivo. Dentre os rgos acima elencados, exercem a funo de polcia administrativa a PRF, PFF e a PM. A polcia judiciria, como o prprio nome diz, possui a funo de auxiliar a justia. Atua quando o crime j ocorreu, no intuito de colher elementos de prova do crime para eventual ajuizamento de ao penal. Segundo a Constituio Federal, exercem a funo de polcia judiciria a Polcia Federal (CF/88, art. 144, 1, I), no mbito da Justia Federal, e as Polcias Civis (CF/88, art. 144, 4), no mbito da Justia Estadual. Segundo alguns autores, existiria um terceiro tipo de polcia, a polcia de investigao. Assim, a atuao da polcia dando cumprimento s decises judiciais seria uma atuao de polcia judiciria. J a atuao da polcia investigando as infraes penais seria uma atuao de polcia de investigao. A interpretao realizada com base no disposto no art. 144, 4, da CF/88, in verbis:

Da mesma forma, em relao Polcia Federal, incumbe a apurao das infraes penais contra a ordem poltica e social ou em detrimento de bens, servios e interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas e empresas pblicas, assim como outras infraes, cuja prtica tenha repercusso, interestadual ou internacional e exija represso uniforme, segundo se dispuser em lei (CF/88, art. 144, 1, I), bem como a funo de polcia judiciria da Unio (CF/88, art. 144, 1, IV). Registre-se que a maioria dos autores no realiza distino entre as duas atividades, nominando ambas como o exerccio da polcia judiciria. A Polcia Federal tambm exerce algumas funes de polcia administrativa, como a preveno e represso ao trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e descaminho, sem prejuzo da ao fazendria e de outros rgos pblicos nas respectivas reas de competncia, bem como exercer as funes de polcia martima, aeroporturia e de fronteiras (CF/88, art. 144, 1, incisos II e III, respectivamente). Natureza do Inqurito Policial O inqurito policial no jurisdio, mas um procedimento persecutrio de carter administrativo instaurado pela autoridade policial. Portanto, no existe um ru, e sim um investigado, que a pessoa suspeita da prtica do delito. Nos termos da exposio de motivos do prprio Cdigo de Processo Penal, o inqurito policial um procedimento preliminar ou preparatrio da ao penal. Como instruo provisria, o inqurito policial pea que antecede propositura da ao penal, oferecendo uma garantia contra os apressados e errneos juzos, que poderiam advir no momento de trepidao moral causada pela proximidade do fato delituoso. Com isso, possvel que a autoridade tenha uma melhor viso do conjunto dos fatos, nas suas circunstncias objetivas e subjetivas. Segundo a exposio de motivos: Por mais perspicaz e circunspecta a autoridade que dirige a investigao inicial, quando ainda perdura o alarma provocado pelo crime, est sujeita a equvocos ou falsos juzos, a priori, ou sugestes tendenciosas. No raro, preciso voltar atrs, refazer tudo, para que a investigao se oriente no rumo certo, at ento despercebido. Finalidade do Inqurito Policial O Inqurito Policial (IP) possui dupla finalidade. A primeira finalidade do IP fornecer subsdios para a formao da opinio delicti por parte do Ministrio Pblico ou do querelante. Opinio delicti o convencimento realizado pelo rgo de acusao no sentido de formar sua convico quanto existncia ou no do delito, diante dos elementos de informao que lhe so fornecidos.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

4
Destarte, recebendo o rgo do MP os autos do inqurito policial, este ir se convencer se o delito efetivamente ocorreu ou no, viabilizando o oferecimento de acusao (denncia) ou o arquivamento do procedimento investigatrio. A outra finalidade do IP constituir a justa causa da ao penal, comprovando a materialidade do crime e indcios da autoria. Nenhuma acusao pode ser recebida pelo Judicirio sem que haja um mnimo de provas, ab initio, a fundamentar a acusao. A denncia ou queixa j deve vir respaldada por elementos de convico que a sustentem, demonstrando a possibilidade de sucesso da acusao. Uma acusao oferecida sem qualquer suporte indicirio mnimo deve ser rejeitada pelo juiz, por manifesta ausncia de justa causa (CPP, art. 43, III, 2 parte). Todavia, o IP no indispensvel para o ajuizamento da ao penal. Indispensvel que exista um mnimo de provas a justificar o recebimento da acusao. Caso j existam outras provas, que no estejam no bojo do inqurito, mas que por si s j justifiquem a ao penal, poder o rgo do Ministrio Pblico ou o querelante dispensar o IP e ajuizar a ao penal (denncia ou queixa, respectivamente) com base nestas outras peas de informao. Neste sentido, dispe expressamente o art. 46, 1, do CPP:
Quando o Ministrio Pblico dispensar o inqurito policial, o prazo para o oferecimento da denncia contarse- da data em que tiver recebido as peas de informao ou a representao.

No mesmo sentido o STF:


Inqurito. Dispensabilidade (STF). No essencial ao oferecimento da denncia a instaurao de inqurito policial, desde que a pea acusatria esteja sustentada por documentos suficientes caracterizao da materialidade do crime e indcios suficientes da autoria. (RTJ 76/741)

Outros exemplos de dispensa de IP: nos crimes de imprensa, basta a cpia do jornal que publicou a matria ofensiva e j estar provada a materialidade e a autoria do delito (Lei n 5.250/67, art. 43); nos crimes de abuso de autoridade, a lei prev a possibilidade do Ministrio Pblico oferecer a denncia com base na representao da vtima (Lei n 4.898/65, art. 12). Caractersticas So caractersticas do inqurito policial: procedimento escrito, sigiloso, obrigatrio para a autoridade policial, indisponvel, inquisitivo, discricionrio e auto-executvel. Apesar do contraditrio e da publicidade serem princpios consagrados no processo penal, so dispensados no inqurito policial, justamente por ser um procedimento administrativo, que antecede o processo propriamente dito e lhe d as provas e indcios, ou seja, procedimento e no processo. O inqurito policial essencialmente escrito, pois servir de base formao da pea inicial. sigiloso devido necessidade de elucidao do fato ou exigncia da sociedade, bem como para resguardar o investigado preservando seu estado de inocncia. Dependendo do tipo
NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

de delito, ter o inqurito de ser sigiloso, sob pena de restarem prejudicadas as atividades de apurao do fato. Isso no significa que o indiciado fique entregue a sua prpria sorte e desacompanhado de um advogado. Na verdade, a presena do advogado um direito do indiciado, no havendo, como no processo, a obrigatoriedade da presena do advogado. A presena do advogado no desenvolver do inqurito d ao indiciado maior segurana quanto aos meios utilizados na investigao. Evita-se com isso que autoridades policiais venham a induzir o indiciado ou testemunhas a declararem o que no tenham presenciado. preciso considerar, tambm, as eventuais violncias praticadas em delegacias para obter provas. Portanto, a presena do advogado no obrigatria na fase policial, mas recomenda-se a sua assistncia uma vez que uma prova mal produzida na delegacia muitas vezes no pode ser refeita em juzo, devido ao tempo transcorrido. Devese ressaltar, ainda, que na fase de delegacia as declaraes so merecedoras de crdito por terem sido prestadas no calor dos acontecimentos. Como ensina a doutrina, no inqurito, o indiciado objeto de investigao e no sujeito de direito. Registre-se, todavia, que o sigilo do inqurito no estende-se ao Juiz ou ao Ministrio Pblico, haja vista que o Juiz fiscal do princpio da legalidade, e o IP destina-se ao rgo de acusao, sendo o Ministrio Pblico o dominus litis na aes penais pblicas. Tambm no se estende ao advogado do investigado, que pode ter vista dos autos do inqurito, independentemente de procurao nos termos do Estatuto da OAB (Lei n 8.906/94, art. 7, XIV), exceto se o sigilo das investigaes for decretado pelo prprio Juiz. Somente pode ser presidido por delegado de polcia, necessariamente bacharel em Direito. O inqurito tambm indisponvel, no podendo ser arquivado pela autoridade policial (art. 17, CPP). Segundo o Supremo Tribunal Federal, aps ser arquivado o inqurito policial por despacho do juiz, a requerimento do promotor de justia, no pode a ao ser iniciada sem novas provas (cf. Smula n 524 do STF). O inqurito obrigatrio para a autoridade policial. Isto significa que, tomando conhecimento de um crime de ao penal pblica incondicionada, o delegado de polcia no possui qualquer discricionariedade em no instaurar o procedimento investigatrio. Lembre-se, todavia, que para o Ministrio Pblico o inqurito dispensvel, porquanto pode oferecer a denncia com base em outros elementos de informao. O inqurito policial tambm inquisitivo, pois nele no existe direito ao contraditrio ou ampla defesa. Neste sentido:
Contraditrio no inqurito policial. Inexistncia (STF). A inaplicabilidade da garantia do contraditrio ao procedimento de investigao policial tem sido reconhecida tanto pela doutrina quanto pela jurisprudncia dos tribunais (RT 522/396), cujo magistrio tem acentuado que a garantia da ampla defesa traduz elemento essencial e exclusivo da persecuo penal em juzo. (RT 689/439)

Assim, o indiciado pode requerer a realizao de diligncias para a autoridade policial, as quais podero ser negadas caso a autoridade entenda serem tais diligncias

5
impertinentes (CPP, art. 14). A nica exceo para a realizao do exame de corpo de delito (CPP, art. 184), pois nesta hiptese obrigatria sua realizao. Tambm, como conseqncia da inquisitoriedade do inqurito, no existe argio de suspeio da autoridade policial (CPP, art. 107). Todavia, existem inquritos com contraditrio. Exemplo: inqurito falimentar (contraditrio facultativo, nos termos da LF, art. 106); inqurito da Polcia Federal, a pedido do Ministro da Justia, para a expulso de estrangeiro (contraditrio obrigatrio Lei n 6.815/80, art. 184). O IP discricionrio, sendo conduzido a juzo da autoridade policial na forma e no modo que entender de direito, pois nele no h procedimento prvio a ser seguido ou percorrido. O estabelecido no art. 6 do CPP apenas um roteiro a ser seguido pela autoridade policial, segundo as peculiaridades de cada caso. Finalmente, o IP auto-executvel, podendo as diligncias serem realizadas diretamente pela autoridade policial, sem necessidade de autorizao judicial para cada ato investigatrio. Assim, a autoridade policial pode apreender objetos que tiverem relao com o delito, intimar testemunhas para prestar seus depoimentos, determinar a realizao de percias, etc. Ressalve-se apenas as garantidas constitucionais relativas inviolabilidade do domiclio, do sigilo das comunicaes telefnicas e da necessidade de autorizao judicial para as prises que no sejam em flagrante (preventiva ou temporria), ou outras expressamente previstas em lei. Justa Causa no Inqurito Policial O inqurito policial deve possuir justa causa para sua instaurao. Consideram-se requisitos mnimos de uma investigao: Fato constituir crime em tese. Exemplo: inadmissvel IP para investigar incesto, por tratar-se de fato atpico. Sinais da existncia do fato. No estar extinta a punibilidade. Exemplo: prescrio, decadncia, renncia ao direito de queixa (cf. art. 107 do CP). No ter sido o investigado j condenado ou absolvido pelo mesmo fato. Estarem presentes as condies de procedibilidade. Exemplo: representao da vtima, requisio do Ministro da Justia, entrada do autor do fato no territrio nacional (nas hipteses do art. 7, 3, II, do CP) Caso no haja justa causa para a instaurao do inqurito policial, o mesmo poder ter seu curso trancado pela impetrao de habeas corpus. No impedem a instaurao de inqurito policial o desconhecimento da autoria, ou a circunstncia de o fato tpico ter sido cometido com excludentes da ilicitude (CP, art. 23: estado de necessidade, legtima defesa, estrito cumprimento do dever legal, exerccio regular de direito). Competncia Dispe o art. 4 do CPP:
Art. 4 A polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e da sua autoria. Pargrafo nico. A competncia definida neste artigo no excluir a de autoridades administrativas a quem por lei seja cometida a mesma funo.

A despeito de o pargrafo nico definir que se trata de competncia da autoridade policial, melhor seria ter falado em atribuio, haja vista que competncia, em termos tcnicos, a delimitao da jurisdio e, portanto, s possui competncia a autoridade judiciria. Autoridades policiais e membros do Ministrio Pblico possuem atribuio. A regra geral para definio da atribuio o local do resultado do crime (ratione loci). Todavia, os estados podem criar tambm as delegacias especializadas (atribuio ratione materiae). Exemplo: delegacia de atendimento mulher, delegacia de txicos, delegacia de furto de veculos, etc. Dispe o art. 22 do CPP:
Art. 22. No Distrito Federal e nas comarcas em que houver mais de uma circunscrio policial, a autoridade com exerccio em uma delas poder, nos inquritos a que esteja procedendo, ordenar diligncias em circunscrio de outra, independentemente de precatrias ou requisies, e bem assim providenciar, at que comparea a autoridade competente, sobre qualquer fato que ocorra em sua presena, noutra circunscrio.

Fora das hipteses do citado art. 22, caso a autoridade deva realizar diligncias no territrio de outra circunscrio, dever solicitar o colaborao da outra autoridade policial. Tratando-se de priso em flagrante, caso a autoridade policial esteja em perseguio, poder realizar a priso fora do territrio de sua circunscrio. Todavia, a autoridade competente para lavrar o auto de priso em flagrante ser a do local da priso (CPP, arts. 290 e 308). Registre-se que no existe o princpio do delegado natural. Assim, no gera nulidade do inqurito a sua realizao por autoridade incompetente. Nem mesmo na hiptese de priso em flagrante, no haver nulidade. Inquritos Extra-Policiais Conforme o pargrafo nico do art. 4 do CPP, podem existir inquritos realizados por outros rgos que no a polcia judiciria. Em uma abordagem panormica, veremos a seguir as vrias espcies de inqurito, que no tero aprofundado o estudo, pois limitamo-nos ao inqurito policial realizado pela polcia judicial (polcia civil ou federal). a) Judicial: que presidido pelo juiz de Direito, nos casos dos crimes falimentares (LF, arts. 103 a 108); b) Administrativo: que tem como objetivo apurar ilcitos administrativos; c) Civil: regido pela Lei n 7.347, de 24/6/85, que confere poderes ao Ministrio Pblico para conduzi-lo e apurar a responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico, com a finalidade de ajuizar a ao civil pblica;

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

6
d) Militar (IPM): para os crimes que so da competncia da justia castrense; e) Infrao cometida na sede da Cmara dos Deputados, Senado Federal, STF, STJ, etc., o inqurito ser realizado pelo prprio rgo; f) Crime cometido por membro do Ministrio Pblico ou magistrado: o inqurito ser realizado no mbito da Procuradoria-Geral de Justia, perante o Tribunal; g) Parlamentares: elaborados por Comisses Parlamentares de Inqurito (CPIs). CPIs As Comisses Parlamentares de Inqurito (CPIs), nos termos da CF/88, art. 58, 3, possuem poderes de investigao prprios das autoridades judicirias. Quanto aos limites a estes poderes de investigao, o STF manifestou-se no seguinte sentido (MS 23.452, Rel. Min. Celso de Mello): 1) CPIs possuem poderes de investigao. Portanto, podem determinar a quebra do sigilo bancrio, fiscal e telefnico, desde que mediante deciso fundamentada. A ausncia de fundamentao torna invlido o ato. Por sigilo telefnico entende-se os extratos das contas. 2) CPIs no possuem poderes de acautelamento. Portanto, no podem determinar a indisponibilidade de bens, a priso preventiva, no podem formular acusaes nem punir delitos. 3) Existe um princpio constitucional de reserva de jurisdio. Assim, para determinadas decises, apenas a autoridade judiciria (em sentido estrito) seria competente. Exemplos de situaes em que as CPIs no possuem poder para determinar: busca domiciliar, interceptao telefnica e priso. Excetue-se a hiptese de priso em flagrante (Ex.: falso testemunho), pois este tipo de priso pode ser realizado por qualquer pessoa do povo, sem necessidade de autorizao judicial, nos termos do art. 301 do CPP. Valor probatrio do Inqurito Policial O inqurito policial pea de informao para o rgo de acusao. Mesmo as provas produzidas na fase pr-processual, o Juiz pode consider-las para fundamentar eventual condenao. Todavia, segundo o entendimento do STF, vedada a condenao apoiada exclusivamente nas provas do inqurito policial, pois em tal situao haveria violao ao princpio constitucional do contraditrio. Portanto, deve haver um mnimo de provas produzidas durante a ao penal, sob o crivo do contraditrio, para que, corroboradas pelas provas produzidas inquisitivamente durante as investigaes, justifiquem a condenao. Vcios Os vcios do inqurito no contaminam a futura ao penal. Portanto, o inqurito realizado por autoridade policial sem atribuies, o interrogatrio do indiciado menor sem a nomeao de curador ou outros vcios, no geram a nulidade do processo penal. Todavia, a nulidade de um ato especfico pode diminuir-lhe o valor probatrio. Por exemplo, a confisso realizada pelo indiciado menor que no foi assistido por curador, antes do advento do novo Cdigo Civil. Juizados Especias Criminais As infraes de menor potencial ofensivo sero julgadas pelo Juizado Especial Criminal. Na Justia Estadual, a Lei n 9.099/95 disciplina a matria. No mbito federal, foram criados pela Lei n 10.259/01. A Lei n 9.099/95 dispunha que se consideravam infraes de menor potencial ofensivo as contravenes penais e os crimes cuja pena mxima no excedesse a um ano de pena privativa de liberdade, excetuados os crimes com procedimento especial. Todavia, a Lei n 10.259/01, disps que se consideram infraes de menor potencial ofensivo, no mbito da Justia Federal, os crimes com pena mxima no superior a dois anos, sem excetuar os crimes sujeitos a procedimento especial. Assim, a doutrina e jurisprudncia majoritrias concluram que no podem haver dois conceitos de infrao de menor potencial ofensivo, um da justia estadual e outro da federal, em respeito ao princpio da isonomia. A valer o entendimento literal das leis, o desacato contra delegado da Polcia Federal seria crime de menor potencial ofensivo (pena mxima igual a dois anos), mas o desacato contra delegado de polcia civil no seria (pena superior a um ano). Assim, o entendimento j uniformizado pelo STJ no sentido que a Lei n 10.259/01 deu novo conceito de infrao de menor potencial ofensivo, extensivo Justia Estadual, considerando-se os crimes com pena mxima igual ou inferior a dois anos. Tambm o entendimento majoritrio tem sido no sentido de que os crimes com procedimento especial tambm seriam de competncia dos Juizados Especiais Criminais. Finalmente, em relao aos delitos com pena alternativa de multa e pena privativa de liberdade superior a dois anos. (Ex.: alguns crimes contra as relaes de consumo na Lei n 8.137/90, com pena de dois a cinco anos de recluso ou multa), entende-se que no seriam de competncia dos Juizados Especiais Criminais. Tratando-se de infraes a serem julgadas perante os Juizados Especiais Criminais, no haver a instaurao de inqurito policial, mas apenas de Termo Circunstanciado (TC). O TC uma narrao suscinta dos fatos, com a indicao das testemunhas, da vtima e do autor do fato. Havendo necessidade de exame de corpo de delito para leses fsicas, admite-se boletim mdico, ou seja, dispensa-se a tradicional percia do Instituto Mdico Legal (IML). Tambm no haver a priso em flagrante para as infraes de menor potencial ofensivo se o autor do fato se comprometer a comparecer em juzo. Dentre os principais crimes da competncia dos Juizados Especiais Criminais (delitos mais comuns), dentro da nova competncia determinada pela Lei n 10.259/01, destacamos os seguintes: Cdigo Penal Leso corporal leve (CP, art. 129, caput) Leso corporal culposa (CP, art. 129, 6) Omisso de socorro (CP, art. 135) Maus-tratos (CP, art. 136)

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

7
Rixa (CP, art. 137) Constrangimento ilegal (CP, art. 146) Ameaa (CP, art. 147) Violao de domiclio (CP, art. 150) Dano (CP, art. 163) Receptao culposa (CP, art. 180, 3) Ato obsceno (CP, art. 233) Adultrio (CP, art. 240) Abandono intelectual (CP, art. 246) Exerccio ilegal de medicina, arte dentria ou farmacutica (CP, art. 282) Curandeirismo (CP, art. 284) Falsa identidade (CP, arts. 307 e 308) Prevaricao (CP, art. 319) Usurpao de funo pblica (CP, art. 328) Resistncia (CP, art. 329) Desobedincia (CP, art. 330) Desacato (CP, art. 331) Comunicao falsa de crime ou contraveno (CP, art. 340) Auto-acusao falsa (CP, art. 341) Exerccio Arbitrrio das prprias razes (CP, art. 345) Todas as contravenes penais (DL n 3.688/41) Porte ilegal de arma (Lei 9.437/97, art. 10, caput) Disparo de arma (Lei 9.437/97, 1, III) Cdigo de Trnsito Brasileiro Leso corporal no trnsito (Lei n 9.503/97, art. 303) Omisso de socorro (art. 304) Fuga aps acidente (art. 305) Violao de proibio de dirigir (art. 307) Racha (art. 308) Direo sem habilitao com perigo de dano (art. 309) Emprstimo de veculo a pessoa que no pode dirigir (art. 310) Direo perigosa prxima a estabelecimentos (art. 311) Alterao de local de acidente (art. 312)
Notitia criminis annima (TRF 5 regio): Padece de inconstitucionalidade o procedimento investigatrio que se origine de expediente delatrio annimo (art. 5, IV, CF/88). (JSTJ. 12/417)

NOTITIA CRIMINIS
A notitia criminis a notcia do crime. o conhecimento que se d pela autoridade policial de um fato aparentemente criminoso. A autoridade policial d incio s investigaes tendo por base a notitia criminis. Vrias so as formas dessa notcia chegar at a autoridade policial. Pode ocorrer quando, por qualquer meio, a autoridade policial tomar conhecimento do fato revestido de carter criminoso, podendo ser em suas atividades rotineiras, por acaso (notcia em jornal), ou ainda por provocao de terceiros que tomam conhecimento da infrao. A notitia criminis, ento, pode ser: a) notitia criminis de cognio direta ou imediata. Tambm chamada de espontnea ou inqualificada, onde a autoridade policial toma conhecimento diretamente ou por comunicao no formal do fato infringente da norma, seja atravs de suas atividades rotineiras, pelo noticirio televisivo, por meio da investigao da prpria polcia, por descoberta ocasional do corpo de delito e pela prpria vtima. Tambm considerada notitia criminis de cognio imediata a delao apcrifa, ou seja, annima.

Segundo alguns doutrinadores, nada impede que a autoridade policial, recebendo uma delao apcrifa realize, ex officio, diligncias para apurar o fato e, constatando a veracidade das informaes, instaure o inqurito policial. Assim, haver notitia criminis direta. b) notitia criminis indireta ou mediata. Comumente chamada de provocada, que ocorre quando h a provocao de algum nos termos da legislao processual penal. Acontece quando a comunicao do crime se d pela vtima, qualquer pessoa do povo (delatio criminis), requisio do juiz ou do Ministrio Pblico. c) notitia criminis coercitiva ou obrigatria. Ocorre quando se d a priso em flagrante delito, em que o agente pblico ou particular estar, ao efetuar a priso, levando autoridade policial a comunicao de um fato criminoso, o que acarretar, necessariamente, a cientificao desse fato criminoso. meio comum de instaurao a qualquer espcie de infrao, seja ao penal pblica condicionada ou incondicionada ou ao penal privada, desde que haja o flagrante delito. Considerando os autores que podem fazer a delatio criminis, temos: a) delatio criminis simples. Quando qualquer pessoa que tomar conhecimento do fato criminoso levar ao conhecimento da autoridade policial competente, podendo ser feita tanto por escrito quanto verbalmente. Tal somente poder ocorrer, frise, nos crimes de ao penal pblica. b) delatio criminis postulatria ou qualificada. Ocorre quando o ofendido ou seu representante legal, nos termos do art. 5, inciso II, do CPP, faz requerimento de instaurao do inqurito policial e tambm a comunicao do fato criminoso. Deve ser esclarecido que tal requerimento policial no se trata de representao, como originariamente v-se no jargo policial, pois esta, conforme veremos adiante no captulo da Ao Penal, um ato jurdico praticado pela vtima ou seu representante, como requisito de procedibilidade do inqurito policial e da ao penal pblica condicionada a representao (art. 5, 4). Neste caso, a vtima alm de comunicar o fato criminoso postula a instaurao do inqurito policial, exigindo providncias por parte da polcia. A notitia criminis provocada pode ser endereada tanto autoridade policial (CPP, art. 5), como ao Ministrio Pblico (CPP, arts. 27, 39 e 40) ou ao Juiz (CPP, art. 39). Verificando a autoridade policial que existe justa causa para a instaurao do inqurito policial (cf. item 4.1.6), dever instaurar o inqurito sob pena de incorrer, conforme a situao, em delito de prevaricao (CP, art. 319). Caso verifique que inexiste justa causa para a investigao, poder indeferir o pedido, cabendo recurso para o chefe de polcia, nos termos do art. 5, 2, do CPP. Todavia, havendo requisio do Juiz ou do Ministrio Pblico para a instaurao do IP, a autoridade no poder recursar-se a instaurar o IP, sob pena de incorrer no delito de desobedincia (Tourinho Filho). Todavia, na hiptese de delito sujeito a ao penal privada ou pblica condicionada, a requisio no poder ser atendida sem que se a faa acompanhar da autorizao da vtima, em razo da condio de procedibilidade. Neste sentido:

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

8
Inqurito. Instaurao. Ao penal privada (TacrimSP). Em se tratando de infrao onde a ao de iniciativa privada, inadmissvel a requisio de instaurao de inqurito policial por parte do Ministrio Pblico. (RJDTacrimSP, 12/211).

comum ouvir de leigos e s vezes, absurdamente, de tcnicos da rea jurdica a expresso dar queixa na delegacia. de todo inconcebvel tal expresso, posto que a delegacia jamais receber queixa. Sendo a queixa uma pea processual prpria para a propositura da ao penal privada, dever ser endereada exclusivamente a juzo criminal. Portanto, o que se far na delegacia a comunicao de um crime (notitia criminis). INSTAURAO DO INQURITO POLICIAL E DESENVOLVIMENTO De acordo com o professor Fernando Capez, as peas inaugurais do inqurito policial so: portaria: quando instaurado ex officio (ao penal pblica incondicionada); requisio do Ministrio Pblico ou da autoridade judiciria (ao penal pblica condicionada quando acompanhada de representao e incondicionada); representao do ofendido ou de seu representante legal, ou requisio do Ministro da Justia (ao penal pblica condicionada); requerimento do ofendido ou de seu representante (ao penal privada); auto de priso em flagrante (qualquer espcie de infrao penal). A notcia do fato criminoso dever ser encaminhada verbalmente ou por escrito, por qualquer do povo, autoridade policial, que, verificando a sua procedncia, determinar a abertura do inqurito policial. Nos casos em que se exige representao, o inqurito no poder ser iniciado sem ela. E nos crimes de ao privada, a autoridade policial s poder instaur-lo mediante requerimento de quem tem legitimidade para intent-la. A autoridade policial no tem disponibilidade sobre a instaurao ou no do inqurito policial. Trata-se de um dever funcional que lhe impe uma conduta positiva sempre que tiver conhecimento da prtica da infrao penal. De qualquer modo, so de natureza discricionria as atribuies da autoridade policial, que pode escolher livremente, dentro dos limites legais, a forma de conduo dos procedimentos de investigao. No h, portanto, procedimento estabelecido previamente para sua conduo. Todavia, o cdigo estabelece no art. 6 um roteiro a ser seguido pela autoridade policial. Assim, logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, a autoridade policial dever:
I dirigir-se ao local, providenciando para que no se alterem o estado e conservao das coisas, at a chegada dos peritos criminais;

ou agente policial que primeiro tomar conhecimento do fato poder autorizar, independentemente de exame do local, a imediata remoo das pessoas que tenham sofrido leso, bem como dos veculos nele envolvidos, se estiverem no leito da via pblica e prejudicarem o trfego (Lei n 5.970/73, art. 1). Para tal autorizao bastar a lavratura de boletim de ocorrncia.
II apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos criminais;

Para tal apreenso no necessria autorizao judicial. Tratando-se, todavia, de busca e apreenso domiciliar, a diligncia dever ser precedida de autorizao judicial, nos termos do art. 5, XI, da CF/88. Caso o agente seja condenado, efeito da condenao a perda em favor da Unio, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f, dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito, nos termos do art. 91, alnea a, do CP.
III colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstncias; IV ouvir o ofendido;

Admite-se, inclusive, a conduo coercitiva da vtima para ser ouvida, nos termos do art. 201, pargrafo nico, do CPP.
V ouvir o indiciado, com observncia, no que for aplicvel, do disposto no Captulo III do Ttulo VII deste Livro, devendo o respectivo termo ser assinado por duas testemunhas que lhe tenham ouvido a leitura;

Em caso de acidente de trnsito, a autoridade policial

Indiciamento a imputao a algum, no inqurito policial, da prtica de ilcito penal. Havendo uma convergncia de indcios da autoria do crime para determinada pessoa, esta dever ser indiciada pela autoridade policial, que concentrar suas investigaes em relao quele suspeito. Para seu interrogatrio, poder ocorrer a conduo coercitiva do indiciado, por aplicao analgica do disposto no art. 260 do CPP. Todavia, o investigado possui o direito constitucional de permanecer em silncio, sem que tal circunstncia seja considerada em seu desfavor. Assim, o art. 186 do CPP, em sua parte final, que dispunha que o silncio do interrogado poderia ser considerado em seu desfavor no foi recepcionado pela nova Constituio de 1988. Quanto necessidade de curador ao indiciado menor, vide comentrios abaixo. O art. 21 determina que a autoridade policial poder determinar a incomunicabilidade do indiciado quando o interesse da sociedade ou a convenincia da investigao o exigir, mediante despacho fundamentado. Segundo vrios doutrinadores, tal dispositivo no foi recepcionado pela atual Constituio, porque a mesma vedou a incomunicabilidade at mesmo na hiptese de estado de defesa, situao em que vrios direitos individuais j sofrem restrio (CF/88, art. 136, 3, IV). Portanto, se na situao de restries no

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

9
admissvel a incomunicabilidade, numa situao de normalidade com muito mais razes seria inadmissvel. Neste sentido: Tourinho, Mirabete e Capez. Em sentido contrrio, admitindo como vlido o dispositivo pelo princpio da proporcionalidade: Damsio e Vicente Greco. Em qualquer hiptese, ainda que se admita vlida a incomunicabilidade, a mesma no se estender ao advogado do indiciado, nos termos do estatuto da OAB (Lei n 8.906/94, art. 7, III).
VI proceder a reconhecimento de pessoas e coisas e a acareaes; VII determinar, se for o caso, que se proceda a exame de corpo delito e a quaisquer outras percias;

cao criminal independentemente da identificao civil (Lei n 9.034/95, art. 5).


IX averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condio econmica, sua atitude e estado de nimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contriburem para a apreciao do seu temperamento e carter.

Sobre a realizao de percias, vide arts. 158 a 184 do CPP.


VIII ordenar a identificao do indiciado pelo processo datiloscpico, se possvel, e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes;

As diligncias elencadas no art. 6 so meramente exemplificativas. Por exemplo, em certos casos a autoridade poder determinar a reconstituio do fato delituoso com escopo de elucidar pontos que no estejam devidamente esclarecidos e apurados, vista dos elementos indicirios colhidos. A NOVA MAIORIDADE CIVIL E SEUS REFLEXOS NO PROCESSO PENAL Dispunha o art. 15 do CPP que tratando-se de indiciado menor, a autoridade policial (e no a autoridade judicial) deveria nomear-lhe curador. Entendia-se que indiciado menor era aquele que estava entre os 18 e 21 anos de idade, no momento da realizao do ato procedimental. Cumpre analisar como fica a regncia de tal matria ante o advento do novo Cdigo Civil, que reduziu a capacidade civil para os 18 anos. Dispunha o revogado Cdigo Civil de 1916 que as pessoas naturais menores de 16 anos eram consideradas absolutamente incapazes, e os maiores de 16 anos e menores de 21 eram relativamente incapazes. Como no mbito penal a pessoa adquire a capacidade aos 18 anos, havia uma situao de transio durante a idade de 18 anos aos 21 anos incompletos, pois a pessoa j possua capacidade penal, mas ainda era considerada incapaz perante o direito civil. Assim, havia vrias disposies penais e processuais penais para tais situaes tais quais: necessidade de curador ao indiciado ou ru entre 18 e 21 anos incompletos; legitimao concorrente do representante legal da vtima durante esta idade, para a prtica de diversos atos (oferecimento de queixa, renncia ao direito de queixa, requerimento de diligncias no inqurito, oposio ao perdo da vtima). O novo Cdigo Civil (Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que entrou em vigor em 10 de janeiro de 2003) estabeleceu que se consideram relativamente incapazes as pessoas maiores de 16 anos e menores de 18 anos. Assim, o novo cdigo reduziu a idade para aquisio da capacidade plena para os 18 anos, fazendo-a coincidir com a maioridade no mbito penal. Destarte, cumpre perquirir se a alterao na maioridade civil tambm trar reflexos no mbito penal e processual penal. A doutrina majoritria posicionou-se no sentido de que o novo cdigo civil efetivamente alterou as disposies do cdigo de processo penal que consideravam a pessoa entre 18 e 21 anos como carente de pleno discernimento, necessitando de curador (ru) ou representante legal (com legitimao concorrente com a vtima). Isto porque as disposies do CPP eram determina-

A Constituio Federal dispe que o civilmente identificado no ser submetido identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei. Por identificao civil entende-se os documentos de identidade admitidos na legislao vigente (RG, carteira funcional e, atualmente, at a CNH). Identificao criminal a identificao datiloscpica, ou seja, a colheita das impresses digitais para comparao perante o Instituto de Identificao. Segundo o STJ, a identificao criminal abrange tanto a identificao datiloscpica quanto a identificao fotogrfica, no havendo ofensa ao direito imagem da pessoa investigada. O dispositivo constitucional possibilitou que lei ordinria estabelecesse excees regra constitucional, ou seja, hipteses em que, mesmo havendo a identificao civil, poder proceder-se identificao criminal. Tais excees esto previstas na Lei n 10.054/00, em seu art. 3, e ocorrero quando: 1) houver prtica de delito de homicdio doloso, crimes contra o patrimnio praticados mediante violncia ou grave ameaa (roubo, extorso, extorso mediante seqestro, esbulho possessrio), crime de receptao qualificada (no exerccio de atividade comercial), crimes contra a liberdade sexual (estrupro, atentado violento ao pudor, e outros), ou crime de falsificao de documento pblico; 2) houver fundada suspeita de falsificao ou adulterao do documento de identidade; 3) o estado de conservao ou a distncia temporal da expedio de documento apresentado impossibilite a completa identificao dos caracteres essenciais; 4) constar de registros policiais o uso de outros nomes ou deferentes qualificaes; 5) houver registro de extravio do documento de identidade; 6) o indiciado ou acusado no comprovar, em quarenta e oito horas, sua identificao civil. Tambm a Lei do Crime Organizado estabeleceu que sempre que uma pessoa estiver envolvida com a ao praticada por organizaes criminosas ser realizada a identifi-

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

10
das no sentido de compatibilizar o sistema processual com o regramento da vida civil da pessoa, dando uma maior proteo quele que, segundo a lei civil, ainda no havia atingido a plena maturidade. Todavia, com a alterao da maioridade civil para os 18 anos, as disposies que consideravam necessria curadoria ou representao pessoa menor de 21 anos tornaram-se desnecessrias, estando, segundo o entendimento doutrinrio majoritrio, tacitamente derrogadas pelo novo Cdigo Civil. Isto porque o maior de 18 anos, hoje, pode praticar os atos da vida civil e processuais livremente, sem necessidade de assistncia ou representao. No sentido do texto, entendendo que houve imediata derrogao tcita dos diversos artigos do CPP que estabeleciam necessidade de curador ao ru ou indiciado menor, ou que concediam legitimao concorrente ao representante legal da vtima maior de 18 anos e menor de 21 anos: Damsio de Jesus, Gianpaollo Poggio Smanio, Fernando Capez, Ricardo Cunha Cimenti, Victor Eduardo Rios Gonalves, Vitor Frederico Kmpel, Andr Estefam Arajo Lima1, Arnaldo Siqueira de Lima2, Luiz Flvio Gomes3 e Fernando Fulgncio Felicssimo4. Registre-se que existe entendimento doutrinrio em sentido contrrio, entendendo que, apesar de assistemtico o Cdigo de Processo Penal com a nova regulamentao civil, seria necessria legislao especfica para a revogao dos dispositivos processuais, haja vista a dicotomia entre as esferas cvel e penal, e a existncia de regras especficas na legislao criminal. Neste sentido: Marcus Vinicius de Viveiros Dias5. Todavia, como dito, o primeiro entendimento tem prevalecido na doutrina, aguardando-se um pronunciamento definitivo por parte da jurisprudncia. Assim, todas as disposies do cdigo de processo penal que concediam legitimidade de atuao ao representante legal da vtima, devem ser relidos segundo o entendimento de que este possui legitimidade apenas quando a vtima menor de 18 anos, ou possui alguma deficincia mental que comprometa seu pleno desenvolvimento intelectual. Assim, necessitam de nova interpretao sistemtica os artigos 14 e 38. As disposies que expressamente reconheciam legitimidade ao representante da vtima quando esta fosse maior de 18 anos foram tacitamente ab-rogados pelo novo Cdigo Civil. Assim, esto revogados os artigos 34, pargrafo nico do art. 50, art. 52 e 54. As disposies que exigiam curador ao indiciado ou ru menor de 21 anos tambm foram ab-rogadas. Assim, os artigos 15, 194 e 262 foram revogados, e o artigo 449
1

foi derrogado no parte em exigia nomeao de curador ao menor de 21 anos. Tambm o artigo 564, III, c, foi derrogado, pois no h mais nulidade pela ausncia de curador durante o processo. Entendemos, todavia, que apenas na hiptese de ru incapaz por doena mental, ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, ser necessria a nomeao de curador, nos termos do art. 149, 2o, do CPP, haja vista que nesta hiptese a incapacidade no decorrente de idade inferior aos 21 anos. Contudo, existe entendimento que o artigo 279, III, que veda a atuao como perito criminal de analfabetos e menores de 21 anos, bem como o art. 434, que veda o servio como jurado do menor de 21 anos ou maior de 60 anos, ambos no estariam revogados pelo novo Cdigo Civil, haja vista no tratarem de limitaes relativas incapacidade civil, mas apenas de um requisito para maior maturidade e experincia queles que vo prestar um servio justia criminal (neste sentido: Damsio de Jesus, op. cit.). Como ainda no houve uma manifestao definitiva pelos Tribunais Superiores quanto matria, mantemos os comentrios no texto original da obra, logo abaixo. Todavia, recomendamos, desde j, a adoo do novo posicionamento ora apresentado, segundo a communis opinio doctorum majoritria. Finalmente, em relao aos reflexos da nova maioridade civil no direito penal (material), o entendimento majoritrio no sentido de que no houve qualquer influncia em relao s disposies que, de alguma forma, privilegiavam o menor de 21 anos, por tratar-se de uma questo de poltica criminal punir de forma menos severa o jovem que recm adquiriu a capacidade penal. Assim, permanece vlida a atenuante da menoridade prevista no art. 65, I, e a reduo do prazo prescricional pela metade, prevista no art. 115, ambos do CP6. Disciplina antiga da matria Como o tema ainda no foi plenamente sedimentado pelos tribunais superiores, segue abaixo a explanao relativa disciplinada antiga da matria, quanto necessidade de curador ao indiciado menor de 21 anos. A funo deste curador era auxiliar o indiciado em todos os atos que este participa, dando-lhe um apoio moral neste momento difcil de sua vida. Todavia, entendiase que o curador no possua direito de reperguntar o interrogado ou as testemunhas. No era necessrio que o curador fosse parente do indiciado, ou mesmo que se tratasse de advogado. Todavia, segundo entendimento jurisprudencial, no podiam ser curador o analfabeto, ou outro menor de 21 anos. Tambm entendia-se que no poderia ser curador um funcionrio sem imparcialidade para exercer a funo (ex.: o agente de polcia que efetuou a priso do indiciado). Contudo, este ltimo entendimento controvertido. A ausncia de nomeao de curador ao indiciado menor no gerava a nulidade do inqurito policial, mesmo porque, como visto, o IP apenas pea de informao, e no processo. Todavia, a ausncia do curador no auto de priso em flagrante anulava o auto como pea coercitiva, determinando o relaxamento da priso. Estas disposies caram no vazio, porquanto, como
6

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

2 3 4
5

Todos professores do Complexo Jurdico Damsio de Jesus. Vide: JESUS. Damsio de. Mesa de Cincias Criminais A nova maioridade civil: reflexos penais e processuais penais. So Paulo: Complexo Jurdico Damsio de Jesus, fev. 2003. Disponvel em <www.damasio.com.br/novo/html frame_artigos.htm>. aut. cit., Alguns reflexos do novo cdigo civil no mbito penal, apud Revista Jurdica Consulex, Ano VII, n 146, 15/2/2003, pp. 53-54. Aut. cit., Maioridade Civil e as medidas do ECA, disponvel em <www.speretta.adv.br/pagina_indice.asp?iditem=1478>. Aut. cti. A reduo da maioridade civil e seus reflexos no sistema jurdicopenal; apud RT Fasc. Pen., ano 91, v. 804, out.2002, pp. 461-467. Aut. cit. Nova maioridade reflete tambm no mbito penal, apud Revista Consultor Jurdico, n 27, So Paulo, 9/1/2003. Disponvel em <www.intelligentiajuridica.com.br/artigos/artigo5-oldjan2003.html>.

Neste sentido: Damsio de Jesus e Arnaldo Siqueira de Lima, j citados. Em sentido contrrio, entendendo j haver revogao destas disposies: Fernando Fulgncio Felicssimo, op. cit.

11
visto acima, no mais necessria a nomeao de curador ao indiciado menor, pela revogao tcita dos dispositivos que disciplinavam a matria neste sentido pelo novo Cdigo Civil (Lei n 10.406/02). ENCERRAMENTO Possibilidades da acusao O inqurito policial termina com o relatrio do delegado, contendo sempre no inqurito, se for o caso, certides, mandados, elementos de prova, etc., sem, contudo, expender opinies, julgamentos ou qualquer juzo de valor. O prazo para se concluir o inqurito policial de dez dias se o indiciado estiver preso, e de trinta dias se estiver solto, podendo haver dilao do prazo neste ltimo caso. Na Justia Federal, o prazo de quinze dias podendo ser prorrogado por mais quinze, a pedido devidamente fundamentado de autoridade policial e deferido pelo juiz a quem competir o conhecimento do processo. H tambm, em legislao esparsa, prazos diferenciados, como o de dez dias nos casos de crimes contra a economia popular, estando o indiciado solto ou preso. Tratando-se de crimes referentes a txicos, estando o indiciado preso, ser de quinze dias o prazo para concluso do IP, ou de trinta dias na hiptese de estar o investigado solto, conforme a nova lei de txicos ( Lei n 10.409/01, art. 29). A antiga lei de txicos (Lei n 6.368/76) estabelecia o prazo de cinco dias para a hiptese de indiciado preso. Existe controvrsia quanto ao termo inicial para a contagem do prazo estando o indiciado preso. Segundo parte da doutrina, o prazo seria de direito material, incluindo o dia da realizao da priso no prazo, por tratarse de prazo que interfere no jus libertatis (CP, art. 10). Neste sentido: Tourinho Filho e Mirabete. Em sentido contrrio, entendendo que se trata de prazo de direito processual e, portanto, exclui-se o dia do incio, nos termos do art. 798, 1, do CPP: Damsio e Capez. De qualquer forma, estando o indiciado solto, o prazo ser de direito processual, iniciando-se da instaurao do IP, exclundo-se o dia do incio. Sendo decretada a priso temporria no curso do IP, somam-se dez dias (cinco dias renovveis uma vez) ao prazo de concluso. Exemplo: estando no dcimo segundo dia do IP, com indiciado solto, sendo decretada a priso temporria do mesmo, o prazo do IP se estender por mais cinco dias aps a realizao da priso, podendo ser renovado uma vez por igual perodo. Assim, o IP, neste caso, poder ser encerrado com um total de vinte e dois dias (12+5+5). Segundo o STF, havendo fora maior, o prazo pode ser superado. De qualquer sorte, iniciada a ao penal, fica superada a alegao de excesso de prazo, para efeitos de relaxamento da priso do indiciado. Encerrado o inqurito, os autos sero remetidos ao juiz competente, acompanhados dos instrumentos do crime e dos objetos que interessarem prova. Tratando-se de crime de ao penal pblica, o Juiz remeter os autos ao Ministrio Pblico, para formao da opinio delicti. Quando tratar-se de crimes de iniciativa privada, a autoridade judiciria s poder agir mediante manifestaRecebendo o Ministrio Pblico os autos do inqurito policial, poder manifestar-se de trs formas diferentes: poder oferecer denncia, solicitar novas diligncias, ou requerer o arquivamento do inqurito. Caso o Ministrio Pblico receba o inqurito suficientemente instrudo, e convena-se (opinio delicti) que efetivamente ocorreu crime, e que a autoria est suficientemente provada, dever oferecer denncia. O prazo para oferecimento da denncia de cinco dias, estando o ru preso e quinze dias estando solto. Apenas por motivos poderosos e imprescindveis ao oferecimento da denncia, poder o Ministrio Pblico requerer a devoluo do inqurito autoridade policial para a realizao de outras diligncias. Considerando que o Ministrio Pblico o dominus litis, entende-se que o Juiz no pode negar tal pedido, sob pena de sujeitar-se ao recurso de correio parcial. Estando o ru preso, o pedido de novas diligncias feito pelo Ministrio Pblico no suspende o prazo do oferecimento da denncia, de sorte que se houver tal requerimento dever ser determinado o relaxamento da priso por excesso de prazo. Todavia, nada impede que o Ministrio Pblico, dentro do prazo do oferecimento da denncia, solicite diretamente Polcia as diligncias que considere imprescindveis e depois oferea a denncia, ainda dentro do prazo. Entende-se que dever ser designado novo prazo autoridade policial para concluir as diligncias, o qual no poder ser superior ao anteriormente estabelecido. Aps a concluso das diligncias, a polcia remeter os autos novamente ao Judicirio, que os encaminhar ao Ministrio Pblico. Ao receber novamente os autos, o Ministrio Pblico ter novo prazo para oferecimento de denncia. O Ministrio Pblico no pode requerer a priso preventiva do indiciado e solicitar a baixa dos autos delegacia para realizao de novas diligncias. Isto porque, para a decretao da priso preventiva, exige-se prova da existncia do crime e indcio suficiente da autoria (art. 312 do CPP). Portanto, ou existe prova suficiente para o pedido de decretao da priso preventiva e oferece-se denncia, ou no existe prova suficiente para o pedido, e solicita-se o retorno do inqurito delegacia. A respeito do arquivamento do inqurito policial, somente cabe ao juiz determin-lo, a requerimento do Ministrio Pblico, que o titular da ao penal. Como visto, o delegado no pode determin-lo. Caso o juiz discorde do pedido de arquivamento feito pelo Ministrio Pblico, dever enviar os autos para o procurador-geral de justia, que poder oferecer a denncia, ou determinar outro rgo do Ministrio Pblico a faz-lo, ou ainda, insistir pelo arquivamento, quando o juiz ser obrigado a acat-lo (CPP, art. 28). Entende-se que o promotor designado obrigado a oferecer denncia, pois no age em nome prprio, mas em nome do proo do ofendido ou de seu representante legal. Nesses casos, a autoridade policial, concludo o inqurito, remete-o ao Poder Judicirio, onde ficar aguardando providncias por parte do interessado. Segundo o art. 19 do CPP, pode ser entregue traslado dos autos ao requerente.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

12
curador-geral de justia. Nesta situao, o Juiz atua em funo anmala como fiscal do princpio da obrigatoriedade da ao penal pblica. Caso o arquivamento seja determinado por insuficincia de provas, o inqurito policial poder ser reaberto, surgindo novos elementos de convico (art. 18 do CPP). Todavia, se o arquivamento foi determinado pela atipicidade da conduta, ou pelo reconhecimento expresso de que o investigado no praticou o fato, o inqurito policial no poder ser reaberto, pois nesta situao a deciso que o arquivou fez coisa julgada material (STF). O pedido de arquivamento ou o requerimento de novas diligncias torna inadmissvel a ao penal privada subsidiria da pblica. Existe controvrsia relativamente ao pedido implcito de arquivamento. Ocorre quando existem vrios crimes em apurao no mesmo inqurito e o Ministrio Pblico oferece denncia em relao a um delito, deixando de oferec-la em relao a outro, sem manifestar-se expressamente quanto ao arquivamento. Entende-se que no admissvel tal arquivamento implcito, no havendo que se falar em precluso para o Ministrio Pblico. Segundo Tourinho Filho, nesta situao o juiz pode aplicar o disposto no art. 28 do CPP. Finalmente, registre-se que no admissvel pedido de arquivamento tratando-se de crime de ao penal privada. Nestes crimes, o ofendido, caso no tenha interesse no prosseguimento do feito, poder realizar a renncia ao direito de queixa, que causa extintiva da punibilidade. SINOPSE
Juiz

LEGISLAO CDIGO DE PROCESSO PENAL ..................................................................................................... LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL TTULO I Disposies Preliminares Art. 1 O processo penal reger-se-, em todo o territrio brasileiro, por este Cdigo, ressalvados: I os tratados, as convenes e regras de Direito Internacional; II as prerrogativas constitucionais do Presidente da Repblica, dos ministros de Estado, nos crimes conexos com os do Presidente da Repblica, e dos ministros do Supremo Tribunal Federal, nos crimes de responsabilidade (CF, arts. 86, 89, 2, e 100);
Nota: Os artigos citados neste inciso fazem referncia CF de 1937. Na Constituio de 1988 ver arts. 50, 2; 52, I e pargrafo nico; 85; 86, 1, II; e 102, I, b. Obs.: temos aqui a competncia por prerrogativa de funo decorrente de mandamento constitucional.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

III os processos da competncia da Justia Militar; IV os processos da competncia do tribunal especial (CF, art. 122, n 17);

13
Nota: Referncia CF de 1937.

V os processos por crimes de imprensa. Pargrafo nico. Aplicar-se-, entretanto, este Cdigo aos processos referidos nos nos IV e V, quando as leis especiais que os regulam no dispuserem de modo diverso. Art. 2 A lei processual penal aplicar-se- desde logo, sem prejuzo da validade dos atos realizados sob a vigncia da lei anterior. Art. 3 A lei processual penal admitir interpretao extensiva e aplicao analgica, bem como o suplemento dos princpios gerais de direito. TTULO II Do Inqurito Policial Art. 4 A polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e da sua autoria.
Nota: A Lei n 9.043/95 substituiu a expresso jurisdio por circunscrio, atendendo, assim, velha reivindicao da doutrina que indicava como incorreta aquela expresso por entender prpria da atividade jurisdicional do Estado (Poder Judicirio) e no da polcia que desenvolve mera atividade administrativa.

I dirigir-se ao local, providenciando para que no se alterem o estado e conservao das coisas, at a chegada dos peritos criminais; II apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos criminais; III colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstncias; IV ouvir o ofendido; V ouvir o indiciado, com observncia, no que for aplicvel, do disposto no Captulo III do Ttulo VII deste Livro, devendo o respectivo termo ser assinado por duas testemunhas que lhe tenham ouvido a leitura; VI proceder a reconhecimento de pessoas e coisas e a acareaes; VII determinar, se for caso, que se proceda a exame de corpo delito e a quaisquer outras percias; VIII ordenar a identificao do indiciado pelo processo datiloscpico, se possvel, e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes;
Nota: Quanto ao processo datiloscpico de identificao, deve ser atendido o disposto no art. 5, LVIII, da CF que dispe sobre a identificao penal, e Lei n 10.054/00.

Pargrafo nico. A competncia definida neste artigo no excluir a de autoridades administrativas, a quem por lei seja cometida a mesma funo. Art. 5 Nos crimes de ao pblica o inqurito policial ser iniciado: I de ofcio; II mediante requisio da autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo. 1 O requerimento a que se refere o n II conter sempre que possvel: a) a narrao do fato, com todas as circunstncias; b) a individuao do indiciado ou seus sinais caractersticos, e as razes de convico ou de presuno de ser ele o autor da infrao, ou os motivos de impossibilidade de o fazer; c) a nomeao das testemunhas, com indicao de sua profisso e residncia. 2 Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inqurito caber recurso para o chefe de polcia. 3 Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existncia de infrao penal em que caiba ao pblica poder, verbalmente ou por escrito, comunic-la autoridade policial, e esta, verificada a procedncia das informaes, mandar instaurar inqurito. 4 O inqurito, nos crimes em que a ao pblica depender de representao, no poder sem ela ser iniciado. 5 Nos crimes de ao privada, a autoridade policial somente poder proceder a inqurito a requerimento de quem tenha qualidade para intent-la. Art. 6 Logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, a autoridade policial dever:

IX averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condio econmica, sua atitude e estado de nimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contriburem para a apreciao do seu temperamento e carter. Art. 7 Para verificar a possibilidade de haver a infrao sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poder proceder reproduo simulada dos fatos, desde que esta no contrarie a moralidade ou a ordem pblica. Art. 8 Havendo priso em flagrante, ser observado o disposto no Captulo II do Ttulo IX deste Livro. Art. 9 Todas as peas do inqurito policial sero, num s processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade. Art. 10. O inqurito dever terminar no prazo de dez dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hiptese, a partir do dia em que se executar a ordem de priso, ou no prazo de 30 (trinta) dias, quando estiver solto, mediante fiana ou sem ela.
Nota: O prazo de concluso de inqurito policial nos crimes da competncia da Justia Federal (Lei n 5.010/66) de 15 (quinze) dias, prorrogveis por mais 15 (quinze), quando o indiciado estiver preso.

1 A autoridade far minucioso relatrio do que tiver sido apurado e enviar os autos ao juiz competente. 2 No relatrio poder a autoridade indicar testemunhas que no tiverem sido inquiridas, mencionando o lugar onde possam ser encontradas. 3 Quando o fato for de difcil elucidao, e o indiciado estiver solto, a autoridade poder requerer ao juiz a devoluo dos autos, para ulteriores diligncias, que sero realizadas no prazo marcado pelo juiz. Art. 11. Os instrumentos do crime, bem como os ob-

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

14
jetos que interessarem prova, acompanharo os autos do inqurito. Art. 12. O inqurito policial acompanhar a denncia ou queixa, sempre que servir de base a uma ou outra. Art. 13. Incumbir ainda autoridade policial: I fornecer s autoridades judicirias as informaes necessrias instruo e julgamento dos processos; II realizar as diligncias requisitadas pelo juiz ou pelo Ministrio Pblico; III cumprir os mandados de priso expedidos pelas autoridades judicirias; IV representar acerca da priso preventiva. Art. 14. O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado podero requerer qualquer diligncia, que ser realizada, ou no, a juzo da autoridade. Art. 15. Se o indiciado for menor, ser-lhe- nomeado curador pela autoridade policial.
Entende-se que este artigo foi tacitamente revogado pelo novo Cdigo Civil (Lei n 10.406/02), que reduziu a plena capacidade civil para os 18 anos.

Nota: Referncia ao Estatuto revogado. Aplica-se hoje a Lei n 8.906/94. No que se refere incomunicabilidade, este preceito contraria a nova CF de 1988, estando, pois, revogado este artigo no que se refere incomunicabilidade. Art. 22. No Distrito Federal e nas comarcas em que houver mais de uma circunscrio policial, a autoridade com exerccio em uma delas poder, nos inquritos a que esteja procedendo, ordenar diligncias em circunscrio de outra, independentemente de precatrias ou requisies, e bem assim providenciar, at que comparea a autoridade competente, sobre qualquer fato que ocorra em sua presena, noutra circunscrio. Art. 23. Ao fazer a remessa dos autos do inqurito ao juiz competente, a autoridade policial oficiar ao Instituto de Identificao e Estatstica, ou repartio congnere, mencionando o juzo a que tiverem sido distribudos, e os dados relativos infrao penal e pessoa do indiciado. .......................................................................................................................................

AO PENAL
Art. 16. O Ministrio Pblico no poder requerer a devoluo do inqurito autoridade policial, seno para novas diligncias, imprescindveis ao oferecimento da denncia. Art. 17. A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito. Art. 18. Depois de ordenado o arquivamento do inqurito pela autoridade judiciria, por falta de base para a denncia, a autoridade policial poder proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notcia.
Nota: Smula n 524 do STF: Arquivado o inqurito policial, por despacho do juiz, a requerimento do promotor de justia, no pode a ao penal ser iniciada, sem novas provas.

INTRODUO Ao penal o direito de se invocar a tutela jurisdicional do Estado, ou o direito de se pedir ao Estado a aplicao do Direito Penal positivo ao caso concreto, ou o direito de se pedir ao Estado uma deciso sobre um fato penalmente relevante (Fernando da Costa Tourinho Filho). A seguir ser feito um estudo sobre a ao penal, que a forma processual de se iniciar a apurao de uma infrao penal. O Estado, tentando evitar o conflito direto dos cidados em litgio, passou a trazer para si o nus da administrao da justia, ou seja, a ditar regras a todos impostas para evitar a autodefesa, ou, em ltima instncia, o cometimento de injustias, que a supremacia do forte sobre o mais fraco, em detrimento do fim colimado pela lei: a Justia. Portanto, a vingana privada foi abolida com a ao penal, que o conjunto de formas tendentes a levar os acusados aos tribunais para serem dignamente julgados por seus crimes. No Cdigo de Processo Penal esto previstas as formas, os procedimentos pelos quais a infrao legalmente tipificada no Cdigo Penal tem uma forma nica para sua apurao. Evoluo das Teorias sobre o Direito de Ao Segue breve sinopse quanto evoluo das teorias sobre o direito de ao. Tal matria possui maior importncia para concursos direcionados a bacharis em Direito. Teoria Civilista (Savigny): ao o prprio direito material reagindo sua violao. Windsheid: ao o direito de exigir algo de outrem. Muther: ao o direito de exigir do Estado para que este torne respeitado o direito violado. Adolf Wach: o direito de ao pblico

Art. 19. Nos crimes em que no couber ao pblica, os autos do inqurito sero remetidos ao juzo competente, onde aguardaro a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou sero entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado. Art. 20. A autoridade assegurar no inqurito o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. Pargrafo nico. Nos atestados de antecedentes que lhe forem solicitados, a autoridade policial no poder mencionar quaisquer anotaes referentes instaurao de inqurito contra os requerentes, salvo no caso de existir condenao anterior. Art. 21. A incomunicabilidade do indiciado depender sempre de despacho nos autos e somente ser permitida quando o interesse da sociedade ou a convenincia da investigao o exigir. Pargrafo nico. A incomunicabilidade, que no exceder de 3 (trs) dias, ser decretada por despacho fundamentado do juiz, a requerimento da autoridade policial, ou do rgo do Ministrio Pblico, respeitado, em qualquer hiptese, o disposto no art. 89, III, do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei n 4.215, de 27 de abril de 1963).

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

15
(contra o Estado) e autnomo (no elemento do direito material), mas s compete a quem tem razo. Chiovenda: ao direito potestativo exercido contra o adversrio. O Estado apenas conduz a pretenso. Plz e Degenkolb: ao direito abstrato. Caractersticas do Direito de Ao Autnomo: no se confunde com o direito material. Abstrato: independe do resultado final do processo. Subjetivo: titular pode exigir do EstadoJuiz a prestao jurisdicional. Pblico: a atividade jurisdicional possui natureza pblica. Condies da Ao Possibilidade jurdica do pedido: o pedido do autor deve ser, em tese, admissvel pelo ordenamento jurdico. Exemplos de hipteses em que no h possibilidade jurdica do pedido: fato no constitui crime em tese (atipicidade ou excludentes da ilicitude); inexistncia da sano penal pleiteada para aquele crime (ex: pena de morte). Interesse em agir: necessidade e utilidade do provimento jurisdicional. Como a lide no processo penal sempre obrigatria, sempre existe necessidade do processo para a condenao. Utilidade significa eficcia da deciso. Exemplo de hipteses em que o processo penal no ter eficcia: ocorrncia de causas extintivas da punibilidade, impetrao de HC por excesso de prazo se o ru j foi solto. Alguns autores admitem a prescrio em perspectiva pela ausncia de interesse em agir se o ru ter extinta sua punibilidade pela provvel condenao pela pena in concreto (prescrio retroativa CP, art. 110, 2). Todavia, o entendimento jurisprudencial majoritrio no sentido da inadmissibilidade da prescrio em perspectiva. Legitimao para agir: a pertinncia subjetiva da ao. A legitimao ativa do Ministrio Pblico, para a ao penal pblica, e da vtima, seu representante legal, ou sucessores (art. 31, CPP), na hiptese de ao penal privada. A legitimao passiva de quem participou do fato tpico (exigncia de indcios da autoria). Condio de procedibilidade: este requisito especfico da ao penal. Podem ser citadas como condies especficas de procedibilidade da ao penal: Justa Causa: existncia de suporte indicirio mnimo para ajuizamento da ao. Representao da vtima ou requisio do Ministro da Justia: nas hipteses de crime de ao penal pblica condicionada. Entrada do agente no territrio nacional, nas hipteses do CP, art. 7, 3, a e b. Trnsito em julgado da sentena que anula o casamento, no crime do art. 236 do CP. Exame pericial nos crimes contra a propriedade material, se o delito deixou vestgios (CPP, art. 525). Defesa preliminar nos crimes de responsabilidade dos funcionrios pblicos (CPP, art. 516). Tentativa de reconciliao nos crimes contra a honra (CPP, art. 520). Tentativa de acordo civil nas infraes penais de menor potencial ofensivo sujeitas ao penal privada ou pblica condicionada representao, dentro da competncia dos Juizados Especiais Criminais. Imunidade formal dos congressistas: no suspenso do processo pela Casa respectiva no prazo de 45 dias, conforme CF/88, art. 53, 3, na redao da EC n 35/01 (se houver deliberao, suspende-se a prescrio). Trata-se, neste caso, de condio negativa de prosseguibilidade.

CLASSIFICAO DA AO PENAL A ao penal poder ser pblica ou privada. Essa classificao diz respeito ao interesse defendido e a quem prope a ao penal. Quando o interesse estatal se sobrepe vontade particular, a ao penal ser proposta pelo rgo do Estado, vale dizer, pelo membro do Ministrio Pblico (Promotor de Justia ou Procurador da Repblica). Em contrapartida, se a vontade de ver desvendado um crime tem por objeto interesses extremamente ntimos e secretos do ofendido, o Estado, na forma acima exposta, no poder desvendar o delito sem que a parte demonstre seu interesse e, para tanto, provoque o Poder Pblico, exigindo a punio do responsvel. Na primeira hiptese, a ao penal pblica, o meio pelo qual se inicia a ao penal, a pea inicial, a denncia, oferecida pelo Ministrio Pblico (Promotor ou Procurador). J para a segunda, ao penal privada, sendo o maior interessado o prprio ofendido, este dever intentar a ao; a pea que d incio a queixa. Na ao penal privada, o Estado concede ao ofendido o direito de julgar sobre a convenincia da propositura da ao. Exs.: estupro, injria, etc. O critrio identificador da ao penal pblica ou privada estabelecido no Cdigo Penal. Quando o mesmo dispe que somente se procede mediante queixa, tratase de delito de ao penal privada. Quando o Cdigo Penal dispe que somente se procede mediante representao, trata-se de ao penal pblica condicionada. Quan-

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

16
do o CP nada menciona, entende-se que o delito de ao penal pblica, que a regra geral (CP, art. 100, caput). Justificativa da ao penal privada A ao penal privada possui basicamente dois fundamentos. O primeiro o chamado streptus judicii (escndalo do processo). Em determinadas situaes, as investigaes, o constrangimento de ser obrigada a contar a terceiros o fato criminoso, de encontrar-se novamente frente a frente com o autor do crime, de documentar e registrar para a posteridade toda a dor sofrida, enfim, de no ter respeitado o direito personalssimo da tranquilidade (right to be let alone), faz com que a vtima conclua que o processo criminal muito mais malfico que a prpria impunidade do criminoso. O Estado, reconhecendo tais circunstncias, permite que a vtima disponha da ao penal, atravs de institutos especficos como a decadncia do direito de queixa, a renncia, o perdo (se aceito), e a perempo. De outra parte, justifica-se a ao penal privada porquanto a viabilidade de concretizao do jus puniendi depende, nestas circunstncias, de dilao probatria a ser produzida quase que exclusivamente com a colaborao da vtima. Havendo negligncia por parte da vtima em auxiliar a persecutio criminis, no anseio de esquecer o mal que se passou, superar os traumas e prosseguir com sua vida, restar praticamente fadada ao fracasso eventual a ao penal a ser proposta, eventualmente, pelo Estado. Finalmente, considerando que em determinadas hipteses estaria presente um prevalente interesse privado, se a prpria vtima perdoasse seu ofensor, ou no desejasse prosseguir em sua responsabilizao, o procedimento da ao penal por iniciativa pblica iria apenas institucionalizar e perpetuar uma desnecessria situao de beligerncia, situao esta que antagnica finalidade primordial do Direito (e de forma especial do Direito Penal) que a pacificao social. AO PENAL PBLICA A ao penal pblica subdivide-se em condicionada e incondicionada, conforme imponha ou no alguma condio ao Estado para sua propositura. Ao Penal Pblica Incondicionada Dipe a Constituio Federal, em seu art. 129, I, que compete privativamente ao Ministrio Pblico promover a ao penal pblica, na forma da lei. Assim, verifica-se que no foi recepcionado o procedimento judicialiforme das contravenes penais, previsto nos arts. 26 e 531 do CP. Conforme o dispositivo constitucional, a lei poderia limitar o exerccio desta atribuio do Ministrio Pblico. As excees so a ao penal privada subsidiria da pblica (CF/88, art. 5, LIX; CPP, art. 29) e o recurso supletivo do ofendido (CPP, art. 598 e 584, 1). A ao penal pblica incondicionada no impe qualquer condio para que o rgo do Ministrio Pblico tome iniciativa para a apurao do fato. Chegando ao seu conhecimento a ocorrncia de algum crime, o Promotor Pblico, independentemente de qualquer carta branca, j denuncia o criminoso. Exs.: homicdio, furto, roubo, etc. Independentemente, pois, da vontade do ofendido, que, mesmo que no queira ver seu agressor envolvido em processo, nada poder fazer, pois o Estado no ouvir as suas lamentaes. A ao pblica condicionada, como o prprio nome indica, exige condies para que o Estado venha propor a competente ao criminal, que so a representao do prprio ofendido ou requisio do Ministrio da Justia. A diferena bsica entre esse tipo e a ao penal privada que esta ao ser proposta pelo prprio ofendido e aquela, condicionada pblica, ser proposta pelo Estado, entretanto, com o aval, ou seja, a permisso do ofendido. Ao Penal Pblica Condicionada por Representao Essa ao constitui exceo, sendo necessria para seu implemento a representao do prprio ofendido. Na ao pblica condicionada, a ao continua sendo pblica, isto , proposta pelo prprio rgo do Ministrio Pblico, que no poder proced-la enquanto no for satisfeita a condio aqui exposta, ou seja, a representao do prprio ofendido. Ex.: ameaa. A representao constitui verdadeiro sinal verde para o oferecimento da pea acusatria nas aes penais pblicas que exigirem essa condio. A regra que toda ao seja pblica incondicionada, sendo exceo a exigncia da representao que, em cada hiptese, dever conter expressamente a previso da representao. So crimes de Ao Penal Pblica Condicionada representao previstos no Cdigo Penal brasileiro: crimes contra a honra praticados contra funcionrio pblico no exerccio de suas funes: representao do ofendido (art. 141, II, CP); crimes de violao de correspondncia: representao do ofendido (art. 151, 4, CP); crimes de violao de segredo e violao de segredo profissional: representao do ofendido (art. 153, pargrafo nico, CP); crimes contra o patrimnio cometidos contra cnjuge separado judicialmente, irmos e tio ou sobrinho, com quem o agente coabita (esses crimes somente sero condicionados quando forem praticados sem violncia ou grave ameaa) (art. 182, CP); crimes de concorrncia desleal previstos no art. 196, incisos X a XII do CP; crimes contra os costumes (estupro, atentado violento ao pudor, posse sexual mediante fraude, atentado ao pudor mediante fraude, seduo, corrupo de menores, rapto), em que a vtima ou seus pais no podem prover s despesas do processo (art. 225, 2, CP); crimes de leses corporais leves e leses corporais culposas (Lei n 9.099/95, art. 88).

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

17
Especificamente em relao aos crimes contra a honra de funcionrio pblico, no exerccio de suas funes, o STF entende que a ao penal poder ser tanto pblica condicionada representao, quanto privada. A natureza jurdica da representao da vtima ou da requisio do Ministro da Justia de condio de procedibilidade da ao penal. Sem tais autorizaes, sequer pode ser instaurado o inqurito policial. A representao possui natureza processual (exerccio do direito de ao), mas subordinada s regras de direito material (o prazo decadencial contado incluindo o dia do incio). Em relao ao direito de representao, a titularidade conferida pela lei vtima. Sendo esta incapaz, ser exercida por seu representante legal. Admite-se a representao por procurador com poderes especiais. O prazo para realizao da representao de seis meses a contar do conhecimento da autoria do fato. As demais observaes ao direito de representao, quanto titularidade e prazo, so semelhantes, no que couber, ao direito de queixa (cf. itens abaixo). Segundo o STF, a representao prescinde de forma especial, devendo ser aceita a manifestao inequvoca de vontade da vtima no sentido de se proceder responsabilizao penal do autor do fato. Assim, a circunstncia da vtima procurar a autoridade policial, narrando os fatos e solicitando providncias, deve ser encarada como sua representao. Neste sentido, acrdo do STJ:
Vtima analfabeta que comparece Delegacia de Polcia e presta declaraes, tomadas por termo, relatando o estupro e apontando o seu autor. Intuito manifesto de ver instaurado o inqurito e o conseqente processo contra o agente do crime. Manifestao de vontade equivalente representao, para qual no se exige qualquer formalismo. (RT, 685/368) co, a vista dos elementos indicirios de prova que lhe foram fornecidos, tem plena liberdade de denunciar a todos os implicados no evento delituoso, mesmo que no nomeados pela vtima. (RT, 501/364).

Ao Penal Pblica Condicionada Requisio do Ministro da Justia Tambm uma exceo da ao pblica, que necessita de uma condio para sua propositura, a requisio do Ministro da Justia. Nesse tipo de ao, que pblica, exige-se a ocorrncia da necessidade de requisio do Ministro da Justia, sem a qual impossvel a instaurao do processo. Exemplos dessa espcie de ao so os crimes contra a honra praticados contra o Presidente da Repblica, chefe de governo estrangeiro, (CP, art. 141, c/c 145, pargrafo nico), crimes praticados por estrangeiros contra brasileiros fora do Brasil (extraterritorialidade condicionada) CP, art. 7, 3, b. No existe prazo para a requisio do Ministro da Justia. Assim, no estando extinta a punibilidade, admissvel a requisio. O destinatrio da requisio deve ser o Ministrio Pblico. Predomina na doutrina o entendimento pela irretratabilidade da requisio, ou seja, uma vez feita a requisio no pode o Ministro da Justia voltar atrs e desistir da requisio, competindo apenas ao rgo do Ministrio Pblico propor a ao penal atendendo exclusivamente ao princpio da obrigatoriedade. Diferena entre Ao Penal Pblica Condicionada e Incondicionada A regra a ao pblica incondicionada, ou seja, a ao ser proposta pelo Estado, atravs do Ministrio Pblico e no necessita de qualquer condio para sua propositura. Quando a lei deseja que uma ao penal seja condicionada, expressamente dever consignar em texto de lei qual ser esta condio, se a representao da vtima ou se a requisio do Ministro da Justia. Mas em ambas haver o incio do processo mediante uma denncia do Ministrio Pblico. Possibilidade de Retratao da Representao Retratar-se voltar atrs, desistir do prosseguimento de algo. admissvel a retratao da representao, nos termos do art. 25 do CPP. Todavia, o termo final para a possibilidade de tal retratao o oferecimento da denncia. Veja-se que a renncia da representao; no desistncia da ao penal, que, por ser pblica, da alada do Estado, saindo em decorrncia da esfera de controle do ofendido. A retratao s poder ocorrer antes de existir a ao, vale dizer, antes de oferecida a denncia (pea inicial da ao pblica). A retratao, segundo o texto legal aqui transcrito, no se dirige ao penal, mas sim representao; porNOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

Destinatria da representao pode ser tanto a autoridade policial, quanto o juiz ou o Ministrio Pblico. Sendo prestada oralmente, dever ser reduzida a termo, exceto se vier por escrito, com firma reconhecida. O Juiz, recebendo a representao, caso a considere completa, a encaminhar diretamente ao Ministrio Pblico; seno, a encaminhar para a autoridade policial, para as diligncias necessrias, requisitando a instaurao de inqurito policial. A apresentao da representao no vincula do Ministrio Pblico na formao de sua opinio delicti. Sendo o Ministrio Pblico o dominus litis, ir avaliar se efetivamente ocorreu o ilcito penal, para o ajuizamento da ao, podendo, apesar da representao da vtima, requerer o arquivamento dos autos, se entender incabvel a ao penal. A representao abrange o fato criminoso, e no os agentes citados. Assim, feita a representao para apurar o delito praticado por uma pessoa, caso no curso das investigaes descubra-se que outras pessoas que tambm participaram do delito, no ser necessria nova representao, pois a primeira j estende-se a todo o fato criminoso. Neste sentido, deciso do STF:
Na ao penal pblica condicionada, desde que feita a representao pelo ofendido, o Ministrio Pbli-

18
tanto, no h que se falar em retratao da ao penal, mas sim da representao antes de iniciada a ao penal, que se d pela denncia. Admite-se a retratao da retratao da representao (nova representao), desde que realizada dentro do prazo decadencial de seis meses do conhecimento da autoria do fato. Arquivamento do Inqurito Policial Como foi visto, a autoridade policial no poder requerer ou determinar o arquivamento do inqurito policial. Poder, contudo, o Ministrio Pblico, no desejando ofertar a denncia, requerer o arquivamento do inqurito policial, cabendo autoridade judicial acatar ou no tal requerimento. Somente o juiz arquiva o inqurito policial, aps requerimento do rgo do Ministrio Pblico. Tamanha a preocupao estatal em manter a ordem social que, mesmo requerido o arquivamento por aquele a quem compete buscar a justia (promotor) em nome da sociedade, cabe ao juiz julgar ou no a convenincia do arquivamento, atuando como fiscal do princpio da obrigatoriedade. Achando infundadas as razes para o arquivamento, a autoridade judicial remeter o inqurito ao procuradorgeral, que poder oferecer denncia, indicar outro promotor para ofertar a denncia (CP, art. 28), ou ainda insistir no arquivamento. Neste ltimo caso, estar o juiz obrigado a acatar a manifestao ltima de vontade do Ministrio Pblico. AO PENAL PRIVADA Como visto anteriormente, determinados crimes so de interesse exclusivo do prprio ofendido de propor ou no a ao penal. Determinados crimes, por ferirem a esfera ntima do cidado, exigem uma avaliao sobre a convenincia ou no de ser discutido em um processo, e somente o prprio ofendido quem julgar tal convenincia, e no o Estado. Estas aes constituem excees e so encontradas no Cdigo Penal quando este expressamente determina que o processo somente ser iniciado mediante queixa. O silncio da lei importa em que a ao ser pblica, que a regra geral. Os crimes que se iniciam por queixa so: os crimes contra a honra injria, difamao e calnia (art. 145 do CPB); contra os costumes estupro, atentado violento ao pudor (art. 225 do CPB); alterao de limites e usurpao de guas praticadas sem violncia e quando a propriedade particular (art. 161, 3, do CPB); dano e introduo ou abandono de animais em propriedade alheia (art. 167 do CPB); fraude execuo (art. 179 do CPB); violao de direito autoral (art. 189 do CPB), privilgio de inveno, marca de indstria ou comrcio e concorrncia ou propaganda desleal (art. 199 da Lei n 9.279, de 14 de maio de 1996); induzimento a erro ou ocultao de impedimento para casamento (art. 236 do CPB) e adultrio (art. 240 do CPB); exerccio arbitrrio das prprias razes sem violncia (art. 345 do CPB). Ao Penal Privada Genrica Tambm conhecida por ao penal privada propriamente dita, ou de iniciativa exclusiva da vtima. aquela em que quando ausente o ofendido ou tendo este falecido, os seus sucessores podero iniciar o processo ou dar continuidade, se este j estiver em andamento (art. 31 do CPP). So sucessores: cnjuge, ascendente, descendente e irmo. Trata-se de ordem preferencial, de sorte que, por exemplo, o pai possui preferncia diante do filho. Ao Penal Privada Personalssima Trata-se de uma subespcie de ao penal privada de iniciativa exclusiva da vtima. A ao privada procura resguardar interesses intrnsecos, cabendo ao prprio ofendido ou a seu representante oferecer a queixa. Quando, nos crimes de ao penal privada, o ofendido morre ou declarado ausente, seus sucessores (cnjuge, ascendente, descendente ou irmo) podero prosseguir com a ao ou, se ainda no tiver sido proposta, inici-la. A ao sob comento, personalssima, ao contrrio, s poder ser proposta pelo prprio ofendido. Ou seja, desaparecendo a figura dos sucessores a ao no poder ser iniciada. Ex.: o crime de adultrio (CP, art. 240) e o induzimento a erro essencial e ocultao de impedimento ao casamento (CP, art. 236). Para esses dois crimes, somente o prprio ofendido poder propor a ao. Vindo a desaparecer ou morrer, automaticamente se extingue a punibilidade, no se aplicando a ordem sucessria prevista no art. 31 do CPP. Nos crimes anteriormente citados, no ocorrer essa sucesso nem prosseguir a ao penal, culminando com a extino da pretenso punitiva. Ao Privada Subsidiria da Pblica aquela que se intenta nos crimes de ao penal pblica, ou seja, condicionada ou incondicionada, se o rgo do Ministrio Pblico no oferecer a denncia no prazo legal. Essa ao est prevista no art. 29 do CPP e no inciso LXIX do art. 5 da Constituio Federal. inadmissvel a ao penal privada subsidiria da pblica caso o Ministrio Pblico j tenha oferecido a denncia, solicitado novas diligncias, ou pedido arquivamento, porquanto nestas hipteses no houve inrcia por parte do titular da ao penal pblica. O prazo para o ajuizamento da queixa subsidiria ser de seis meses, iniciando-se o prazo a partir do trmino do prazo do Ministrio Pblico. O prazo para oferecimento de denncia de cinco dias, estando o indiciado preso, ou de quinze dias, estando solto. Se h pedido de novas diligncias por parte do Ministrio Pblico, aps o retorno dos autos da delegacia, ser aberto novo prazo ao Ministrio Pblico para o oferecimento da denncia, renovando-se a oportunidade da vtima ajuizar a ao penal privada subsidiria da pblica na hiptese de nova desdia ministerial.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

19
O Ministrio Pblico atua na ao penal privada subsidiria da pblica como assistente litisconsorcial, auxiliando a acusao privada. No existe perempo na ao penal privada subsidiria da pblica, pois caso a vtima negligencie o andamento do processo, abandonando-o, esta sair do feito e o Ministrio Pblico retomar a titularidade da ao penal. Conforme o art. 29 do CPP, o Ministrio Pblico pode aditar a queixa (acrescentar dados), repudi-la e oferecer denncia substitutiva (em caso de inpcia da acusao), intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova e interpor recurso. Esclarea-se que a hiptese de repdio da queixa apenas admissvel se a mesma for inepta, ou seja, possua um vcio intrnseco (e.g., narrativa absolutamente truncada do fato tpico). Caso a mesma esteja formalmente em ordem, no poder o Ministrio Pblico repudi-la. OUTRAS ESPCIES DE AO PENAL Alm da clssica diviso acima exposta, existem outros tipos de ao penal. Existe a ao penal popular, na hiptese da jurisdio poltica exercida pelo Senado Federal. Segundo o art. 52, I e II, da CF/88, compete ao Senado Federal processar e julgar os crimes de responsabilidade das seguintes autoridades: Presidente da Repblica, VicePresidente, Ministros do STF, Procurador-Geral da Repblica e Advogado-Geral da Unio, bem como os Ministros de Estado e Comandantes das Foras Armadas, estes ltimos apenas nos crimes conexos com os do Presidente. Nestas hipteses, dispe os arts. 14 e 41 da Lei n 1.079/50 que qualquer cidado poder denunciar a autoridade e acompanhar o desenrolar do processo como parte acusadora. Trata-se, destarte, de ao penal popular. Tambm considerada ao penal popular o habeas corpus. Apesar de no possuir finalidade condenatria, mas desconstitutiva de coao liberdade de locomoo, o habeas corpus possui natureza penal, haja vista garantir o status libertatis. E por admitir legitimao ativa universal, tambm uma ao penal popular. Antes do advento da Constituio Federal de 1988, existia a ao penal ex officio. Nas hipteses de contraveno penal, ou crimes de leso corporal e homicdio, ambos culposos, admitia-se o incio da ao penal mediante mera portaria da autoridade policial ou pelo auto de priso em flagrante, ou ainda por iniciativa judicial, independentemente de denncia do Ministrio Pblico. Todavia, este procedimento judicialiforme foi extinto pela atual Carta Magna, que prev ser atribuio privativa do Ministrio Pblico promover a ao penal pblica (CF, art. 129, I). AO PENAL NOS CRIMES CONTRA OS COSTUMES A questo relativa ao penal nos crimes contra os costumes das mais controversas no Direito Penal. Inicialmente, o legislador determinou a regra geral no sentido de que a ao penal em relao a tais delitos proceder-se-ia mediante queixa (art. 225, caput, CP). A justificativa de o legislador entregar o jus persequendi in judicio nas mos da vtima uma questo de poltica criminal (streptus judicii). Todavia, o prprio legislador que estabeleceu esta regra geral em relao aos crimes contra os costumes, passou a estabelecer vrias excees, s quais a jurisprudncia se encarregou de acrescentar outras, de sorte que o estudo dogmtico da ao penal nos crimes contra os costumes tornou-se verdadeira celeuma. Dispe o art. 225, 1, I, c/c 2, CP, que, tratandose de vtima pobre a ao penal ser pblica condicionada representao. Dispe o art. 225, 1, II, CP, que tratando-se de crime cometido com abuso do ptrio poder, ou da qualidade de padrasto, tutor ou curador, a ao penal ser pblica incondicionada. Da mesma forma tratando de crime contra os costumes qualificado pelo resultado leso corporal grave ou morte (art. 223, CP), a ao penal ser pblica incondicionada. Trata-se de uma interpretao sistemtica do art. 225, eis que o mesmo dispe que nos crimes definidos nos captulos anteriores, somente se procede mediante queixa, e o delito capitulado no art. 223 est dentro do mesmo captulo, de sorte que no alcanado pela norma de exceo, e, portanto, alcanado pela regra geral estabelecida no art. 100 do CP, que a da ao penal pblica incondicionada. Alm destas hipteses de ao penal pblica incondicionada, o Egrgio STF editou a Smula n 608, nos seguintes termos:
No crime de estupro, praticado mediante violncia real, a ao penal pblica incondicionada.

Por violncia real entende-se leso corporal (ainda que simples). E, segundo tal entendimento, mesmo o advento da Lei n 9.099/95 no teria alterado a ao penal pblica incondicionada nestas hipteses. Neste sentido, recente deciso do STJ: Ementa
Habeas Corpus. Penal. Estupro com leses corporais leves. Ao Penal Pblica Incondicionada. Smula 608/STF. Delito considerado hediondo. Impossibilidade de progresso de regime. O estupro absorve as leses corporais leves decorrentes do constrangimento, ou da conjuno carnal, no havendo, pois, como separar estas daquele, para se exigir a representao prevista no art. 88, da Lei n 9.099/95. (HC n 7.910/PB, Rel Min. Anselmo Santiago, in DJ de 23/11/1998). Vigncia da Smula 608, do STF. Consoante entendimento recentemente adotado pelo Col. STF, secundado por julgados desta Corte, os crimes de estupro e atentado violento ao pudor, quando cometidos em sua forma simples ou com violncia presumida, enquadram-se na definio legal de crimes hediondos (art. 1, da Lei n 8.072/90), recebendo essa qualificao ainda quando deles no resulte leso corporal de natureza grave ou morte da vtima. Hiptese dos autos em que incide a regra proibitiva da progresso de regime inserta no 1, do art. 2, da Lei n 8.072/90. Ordem denegada. (HC 21423 / SP, Reg. n 2002/ 0036067-0, 5 Turma, Relator Min. Jos Arnaldo da Fonseca, DJ 26/8/2002, p. 279)

O entendimento justifica-se no disposto no art. 101 do CP, segundo o qual no crime complexo se uma das

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

20
elementares ou circunstncias constiturem crime que por si s seja de ao penal pblica, todo o delito complexo ser de ao penal pblica. Destarte, considerando que o delito de leses corporais de ao penal pblica, caso o estupro seja praticado com violncia fsica, deveria ser procedido por denncia do Ministrio Pblico. Tal entendimento sofre crticas doutrinrias, porquanto o estupro no um delito complexo, segundo o entendimento clssico de Antolisei, para o qual delito complexo a reunio de dois outros delitos em uma nova figura. Haja vista tratar-se de uma leso corporal ou ameaa mais a conjuno carnal, como esta ltima no um crime, o estupro no seria um crime complexo (neste sentido Damsio de Jesus, Cdigo Penal-anotado 11. ed. So Paulo: Saraiva, 2001, p. 308). Tambm critica-se o entendimento pelo fato de o art. 101 ser uma norma geral e o art. 225 uma norma especial, de sorte que pelo princpio geral de hermenutica a regra especial afastaria a aplicao da regra geral (neste sentido: Cezar R. Bitencourt, Cdigo Penal anotado e legislao complementar 2 ed. So Paulo: RT, 1999, p. 378). Todavia, trata-se de uma deciso do STF, cpula do Judicirio brasileiro, de sorte de tal entendimento deve ser respeitado e considerado, dentro das peculiaridades de cada caso concreto. Por violncia real entende-se a violncia fsica (leses corporais, ainda que leves). Destarte, apenas restaram para aplicao da regra geral da ao penal privada para os crimes contra os costumes os delitos cometidos exclusivamente com grave ameaa, ou apenas com violncia ficta (art. 224, CP). Neste sentido, deciso do STJ:
Estupro. Grave ameaa. Hiptese em que o estupro foi praticado mediante grave ameaa, no rendendo ensejo ao pblica incondicionada. Distino entre a grave ameaa e violncia. Inaplicabilidade da Smula 608, do STF. (RSTJ, 19/352)

Princpio da Oficialidade Somente o Estado que tem legitimidade para propor a ao penal pblica. Foi institudo um rgo prprio para representar o Estado no direito de pedir a punio de quem venha agir contrariamente lei. Esse rgo o Ministrio Pblico. Portanto, tem o Ministrio Pblico o ofcio de propor a ao penal pblica. Princpio da Legalidade Para a propositura da ao penal, o Ministrio Pblico tem por fundamento exclusivamente a previso legal, que vem prevista no art. 24 do CPP. Princpio da Obrigatoriedade O direito de ao cabe ao Estado, especificamente ao Ministrio Pblico, ao qual, no entanto, no dado o direito de avaliar a convenincia ou no da propositura da ao penal pblica. Ocorrendo delito de ao penal pblica incondicionada, ou ao penal condicionada estando presente a condio de procedibilidade (representao da vtima ou requisio do Ministro da Justia), o membro do Ministrio Pblico obrigado a ajuizar a ao penal. Como desdobramento deste princpio, todo requerimento de arquivamento de inqurito promovido pelo Ministrio Pblico dever ser devidamente motivado. So mitigaes a este princpio a transao penal prevista na Lei n 9.099/95 e o princpio da insignificncia. Na hiptese de crimes de menor potencial ofensivo, sendo o autor do fato primrio e possuidor de bons antecedentes, poder voluntariamente submeter-se a uma pena alternativa proposta pelo Ministrio Pblico e, cumprido o acordo, extinta estar sua punibilidade, sem a necessidade de ajuizamento da ao penal pblica. Segundo o princpio da insignificncia, as leses que atingem de forma mnima o bem juridicamente tutelado no so dignas de represso pelo direito penal. A leso insignificante do bem jurdico significa a atipicidade da conduta. Exemplo: furto de caixa de fsforo, leso corporal consistente em pequeno arranho. Nestas hipteses de insignificncia, segundo entendimento doutrinrio, poderia o Ministrio Pblico deixar de oferecer denncia, pela atipicidade material da conduta. Princpio da Indisponibilidade O direito de ao cabe ao Estado, especificamente ao Ministrio Pblico, ao qual, no entanto, no dado o direito de dispor da ao penal, conforme consigna o art. 42 do CPP. Portanto, aps o oferecimento da denncia, o Ministrio Pblico no pode desistir da ao penal. Sendo o recurso um desdobramento do direito de ao, tambm no pode o Ministrio Pblico desistir do recurso interposto (CPP, art. 576). Todavia, o Ministrio Pblico pode pedir a absolvio do acusado em alegaes finais, sem que isto implique em desistncia da ao, pois apesar de seu pedido de absolvio poder o juiz condenar o ru (CPP, art. 385). Configura exceo ao princpio da indisponibilidade a suspenso condicional do processo (Lei n 9.099/95,

Destarte, podemos resumir a questo nos seguintes termos:

AP Pblica incondicionada

morte (art. 223, CP) - com violncia fsica (S. 608, STF) abuso do ptrio - com 225, 1, II, CP) poder (art.
- com leso corporal grave ou

AP Pblica condicionada
NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

- vtima pobre (art. 225, 1, I, c/c 2o, CP)


- apenas grave ameaa - violncia presumida

AP Privada

PRINCPIOS QUE REGEM A AO PENAL PBLICA Oficialidade Legalidade Obrigatoriedade Indisponibilidade Indivisibilidade Intranscendncia

21
art. 89), pois nesta hiptese o Ministrio Pblico est legalmente autorizado a propor a ao penal e a realizar um acordo com o acusado para suspender o curso do processo, se presentes determinados requisitos previstos na lei. Princpio da Indivisibilidade A ao penal, tanto a pblica quanto a privada, una, indivisvel, ou seja, aquele que prope a ao penal no pode escolher contra quem mover a ao quando houver pluralidade de autores. Havendo mais de um autor da infrao penal, o Ministrio Pblico dever contra todos oferecer a denncia. Segundo alguns autores, vigiria o princpio da divisibilidade em relao ao penal pblica, pois o Ministrio Pblico poderia propor a ao penal contra alguns dos autores e prosseguir nas investigaes contra outros, mediante manifestao motivada, sem que houvesse ofensa ao princpio em comento. Neste sentido decises do STJ e STF (cf. STF, 1a T, HC 74.661-6/RS, Rel. Min. Celso de Mello, DJU 25/4/97, p. 15202). Princpio da Intranscendncia Por esse princpio, garantido constitucionalmente, s responde pela infrao penal a pessoa que a cometeu. Vale dizer que a ao penal no ultrapassa a pessoa que cometeu a infrao penal. O sistema jurdico penal brasileiro no permite, por exemplo, que o genitor responda pela infrao cometida pelo filho. PRINCPIOS QUE REGEM A AO PENAL PRIVADA Princpio da Oportunidade ou Convenincia Princpio da Disponibilidade Princpio da Indivisibilidade Princpio da Intranscendncia Princpio da Oportunidade ou Convenincia Ao contrrio da ao penal pblica, em que o seu titular (Ministrio Pblico) est obrigado pela lei a propor a ao penal, na ao de iniciativa privada dado ao ofendido/vtima a liberdade de julgar da convenincia ou no da propositura da ao penal, isto , o titular do direito da ao prope se quiser. Por esse princpio, no h obrigao, mas sim faculdade de propositura da ao penal. Como ensina Tourinho Filho: Mesmo que a Autoridade Policial surpreenda algum cometendo um crime de alada privada, no poder prend-lo em flagrante, se o ofendido ou quem legalmente o represente no o permitir. Poder intervir, para evitar conseqncias outras. Darlhe voz de priso e lev-lo Delegacia, para lavratura do auto de priso em flagrante, no (Processo Penal. 10 ed. So Paulo: Editora Saraiva, 1987. p. 375. V. 1). Antes da propositura da ao penal privada, o ofendido pode avaliar a convenincia ou no de ajuiz-la, podendo extinguir a punibilidade do ofensor pelos institutos da decadncia ou renncia ao direito de queixa. Princpio da Disponibilidade J foi visto que, em se tratando de ao penal pblica, o Ministrio Pblico jamais pode desistir de seu prosseguimento. O direito da ao penal exclusivo do ofendido ou de quem o represente. Do mesmo modo, o Estado d ao ofendido o direito de, aps o incio da relao processual, desistir do seu prosseguimento, o que pode ser feito pelo perdo, conforme previsto nos arts. 52 e 55 do CPP. Tambm poder dispor da ao penal privada atravs da perempo, ao abandonar o processo (art. 60, CPP). O princpio em anlise abrange a ao penal at mesmo aps proferida a sentena condenatria, quando o querelante poder perdoar o querelado, desde que a sentena no tenha transitado em julgado (art. 106, 2, do Cdigo Penal). Princpio da Indivisibilidade comum tanto ao penal pblica quanto ao penal privada, consistindo em que a ao penal no pode ser fracionada quando houver mais de um autor da infrao penal (o assunto foi comentado quando tratados os princpios da ao penal pblica). A excluso injustificada de um dos autores do delito implica em renncia tcita a todos os demais, nos termos do art. 49 do CPP. Princpio da Intranscendncia comum igualmente ao penal pblica e privada. INCIO DA AO PENAL A ao penal, seja incondicionada ou condicionada, se inicia sempre com o oferecimento da denncia ou queixa, sendo ela pblica ou privada respectivamente. A denncia a pea processual inicial da ao penal pblica. Dever conter a exposio do fato criminoso, todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado, a classificao do delito e, quando necessrio, o rol de testemunhas. Caso a denncia no contenha exposio circunstanciada do fato criminoso, o juiz poder rejeit-la. Tal exposio necessria por servir de base para o julgamento do delito e por facilitar a tarefa do julgador e, por que no dizer, do prprio acusado, que ter nela os elementos para estabelecer a sua defesa. Segundo o disposto no art. 41 do Cdigo de Processo Penal, a denncia ou queixa deve ser dirigida ao juiz, redigida em vernculo e conter a assinatura de quem a oferece. Resumindo, na denncia ou queixa o acusador faz um relato do fato delituoso, informa quem o suposto autor, sua qualificao ou elementos para a sua identificao, o enquadramento jurdico-penal do fato e, querendo a indicao das testemunhas que presenciaram o fato ou que possam esclarec-lo. Finalmente deve pedir ao juiz que cite o agente ou o acusado para que comparea em juzo para ser interrogado e se defenda das acusaes nos termos da ao penal proposta.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

22
Titularidade da Ao Penal Pblica O nico e exclusivo titular (dono) da ao penal pblica o Ministrio Pblico (promotor ou procurador). Titularidade diz respeito a quem tem competncia para provocar o Estado julgado para pronunciar-se acerca de uma situao ftica que esteja prevista em lei como conduta tpica (crime). Tratando-se de ao penal pblica, somente o Ministrio Pblico tem essa titularidade, isso por imposio do prprio texto constitucional, que determina em seu art. 129 que ao Ministrio Pblico compete promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei. Titularidade da Ao Penal Privada Ao contrrio da ao penal pblica em que o titular da ao um rgo representante do Estado, na ao penal privada, ao contrrio, o nico titular o ofendido. No tendo este capacidade para estar diretamente no processo (menor de 18 anos ou amental), ser a ao proposta por intermdio de seu representante legal. Caso a vtima do delito seja pessoa jurdica, a queixa poder ser iniciada pelo representante legal da instituio. Se a vtima no possua representante, ou seus interesses colidirem com os do representante, o juiz, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, designar curador especial ao incapaz para avaliar a convenincia do exerccio do direito de queixa (CPP, art. 33). A existncia desse curador em nada foi afetada pelo advento do novo Cdigo Civil, haja vista que a vtima efetivamente incapaz e no possui representante. Durante a idade dos 18 aos 21 anos, entendia-se que tanto a vtima quanto seu representante legal possuam legitimidade para exercer o direito de queixa. A legitimao de ambos era independente, de sorte que se um oferece a queixa, o processo prosseguiria, mesmo que o outro no desejasse o ajuizamento da ao. Todavia, aps o advento do novo Cdigo Civil, o representante legal da vtima perde sua legitimao automaticamente quando esta completa seus 18 anos, porquanto nesta idade a mesma est plenamente apta a exercer pessoalmente todos atos da vida civil. Aps os 18 anos a vtima no possui mais representante legal, de sorte que este perde sua legitimao. Vide comentrios ao tema no captulo sobre o inqurito policial (a nova maioridade civil e seus reflexos no Processo Penal). Caso a ao penal tenha sido iniciada pelo representante legal da vtima incapaz, completando esta a maioridade (18 anos), a vtima dever assumir a titularidade da ao penal, sob pena de perempo (CPP, art. 60, I). Na hiptese de morte ou ausncia da vtima, podero exercer o direito de queixa seus sucessores. A ordem de sucesso do CPP diferente da ordem do direito de famlia. Nos termos do art. 31 do CPP a seguinte: cnjuge, ascendente, descendente, irmo (para facilitar, CADI). Entende-se que no podem exercer o direito de queixa o curador de ausente e o companheiro, pela inadmissibilidade de analogia in malam partam. A ordem de sucesso preferencial, de sorte que, concorrendo cnjuge e filho, v.g., a preferncia do exerccio do direito de queixa ser do cnjuge. Caso o titular do direito abandone o processo, o outro titular dever assumir a ao penal em 60 dias, sob pena de perempo (CPP, art. 60, II). Prazo para oferecimento da queixa Regra geral, o prazo para oferecimento de queixa ser de seis meses, a contar do conhecimento da autoria do fato (CPP, art. 38). Portanto, no fluir necessariamente do dia do crime, mas do dia em que a vtima tomar conhecimento de quem foi o autor do delito. O prazo decadencial, ou seja, inclui o dia do incio e exclui o dia do trmino. O prazo fatal, no se suspendendo nos feriados ou recesso forense. Caso o dia final do prazo termine em dia no til, no haver prorrogao para o dia subseqente. Ultrapassado o prazo de seis meses sem o oferecimento da queixa, ocorrer a decadncia, que causa extintiva da punibilidade. Por exceo regra geral do prazo, existe a lei de imprensa, que estabelece o prazo de trs meses do fato (Lei n 5.250/67, art. 41, 1), tanto para o exerccio do direito de queixa quanto de representao. No delito de adultrio (CP, art. 240), o prazo ser de um ms. Na hiptese do delito tipificado no art. 236 do CP (induzimento a erro essencial e ocultao de impedimento ao casamento), o prazo para oferecimento de queixa ser de seis meses a contar da sentena que anule o casamento. Finalmente, nos crimes contra a propriedade imaterial, se houver requerimento de prova pericial, dever a vtima ajuizar a queixa dentro de 30 dias aps a intimao do laudo pericial (CPP, art. 529), e, ainda assim, dentro dos seis meses do conhecimento da autoria do fato. Em relao a crime continuado, o prazo da queixa contado isoladamente a cada crime. Na hiptese de crime permanente, o incio do prazo de quando a vtima toma conhecimento da autoria do fato, e no de quando cessa a atividade. Dispe a smula n 594 do STF: os direitos de queixa e de representao podem ser exercidos, independentemente, pelo ofendido ou por seu representante legal. Esta smula tinha aplicao quando a vtima estava entre os 18 e 21 anos, porquanto havia legitimao concorrente entre a mesma e seu representante legal, significando que o incio da contagem do prazo era contado independentemente para cada um deles. Todavia, hoje a discusso est prejudicada ante o novo Cdigo Civil, que reduziu a capacidade para os 18 anos. Entende-se que se a vtima menor de 18 anos, no estar correndo o seu prazo decadencial, pois no correm os prazos contra incapazes. Assim, quando completar a maioridade penal aos 18 anos, iniciar o curso de seu prazo decadencial, at os dezoito anos e seis meses, mesmo que seu representante legal tenha tomado conhecimento da autoria do fato e se quedado inerte, sem ajuizar a queixa. Assim, a decadncia para o representante legal da vtima quando esta incapaz no prejudica o direito da mesma quando vier a completar sua maioridade aos 18 anos. DENNCIA E QUEIXA Denncia a pea inicial da ao penal pblica. A queixa a pea inicial da ao penal privada. Ambas devem conter elementos suficientes para a propositura do processo contra o indiciado. Podemos afirmar que toda ao penal pblica ser iniciada mediante denncia. Tambm podemos afirmar

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

23
que os crimes sujeitos na ao penal pblica podero ser iniciados mediante denncia (regra geral) ou mediante queixa (na hiptese de ao penal privada subsidiria da pblica). Conforme foi dito, delitos existem que interessam exclusivamente ao ofendido. So os crimes de ao penal privada, em que o processo penal s tem incio mediante o ato formal da queixa. Com a queixa, o querelante assume um papel de substituto processual do Estado. Vale lembrar que, mesmo atuando como substituto processual, o querelante no assume o direito de punir, que continua privativo do Estado. Na verdade, a lei concede ao ofendido, ou ao seu representante legal, apenas o direito de acusar. Nesses casos, o interessado ingressa em juzo para, em nome prprio, defender interesse alheio (do Estado), que o de manter a ordem e a paz social perturbadas pela infrao penal perpetrada pelo acusado. Requisitos da denncia ou queixa So requisitos tanto da denncia quanto da queixa: a) Descrio do fato em todas as suas circunstncias. Caso a denncia no apresente elementos suficientes ou no exponha o fato com clareza, dever o juiz rejeitla, pois se trata de requisito legal. Tal exposio circunstanciada se faz necessria para o julgador ter sua tarefa facilitada, como tambm para o indiciado, uma vez que, sabendo do que est sendo acusado, poder melhor preparar sua defesa. um direito assegurado ao acusado pela prpria Constituio quando estabelece o princpio da ampla defesa e do contraditrio, com os recursos a ele inerentes. O fato descrito deve constituir crime. Tratando-se de hiptese de excludente da ilicitude (caso em que estiver patentemente reconhecida tal circunstncia), no pode a denncia ser recebida. Todavia, havendo dvidas quanto ao reconhecimento ou no da excludente, deve a denncia ser recebida, porquanto na fase de recebimento da acusao vige o princpio in dubio pro societatis; apenas quando do julgamento da pretenso punitiva na sentena final, haver o princpio in dubio pro reo, ou seja, havendo dvidas impe-se a absolvio. No caso de concurso de pessoas, deve haver a individualizao da conduta de cada agente, haja vista que a responsabilidade penal pessoal. Segundo entendimento jurisprudencial, nos crimes de autoria coletiva e multitudinrios admite-se narrao genrica do fato, amenizando a exigncia de rigorosa descrio da conduta individual de cada agente. De qualquer forma, necessrio que se acuse que o mesmo participou do delito. Nos delitos societrios, o simples fato de ser scio no acarreta responsabilidade penal objetiva, ou seja, mesmo sendo scio ser necessrio demonstrar que o agente tinha conscincia e vontade de participar da conduta delituosa. Se o crime culposo, a acusao deve descrever em qual modalidade de culpa incidiu o agente (negligncia, imprudncia, impercia). Segundo entendimento majoritrio, inadmissvel a denncia alternativa, em respeito ao princpio da ampla defesa. (ex.: descreve um roubo, e, caso no se prove a violncia, requer a condenao por furto). Em sentido contrrio, admitindo a acusao alternativa: Afrnio Jardim, Mirabete. Tratando-se de denncia, pode ser aditada at a sentena (CPP, art. 569). Aps este momento, ocorrer a precluso. Todavia, a queixa s poder ser emendada dentro do prazo decadencial. b) Qualificao do acusado. So os dados identificadores do acusado tais quais: nome, filiao, naturalidade, endereo, nmero de seus documentos de identificao. Trata-se de requisito no essencial, pois admite-se a identificao por esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo. Por exemplo a alcunha (apelido), tatuagem, descrio da compleio fsica, ou outros sinais caractersticos. c) Classificao do delito. a descrio do artigo da Lei Penal violado pela conduta praticada pelo acusado (tipificao). O Juiz no pode rejeitar a denncia ou queixa por incorreo da tipificao da conduta, por tratar-se de requisito que no essencial. Ao final do processo, poder o Juiz corrigir a acusao pelo instituto da emendatio libelli (CPP, art. 383), ou mesmo alter-la pela mutatio libelli (art. 384). O Juiz tambm no pode determinar a excluso de qualificadoras. Na hiptese de homicdio qualificado, em que a injusta incluso de uma qualificadora tornar o delito um crime hediondo, com todas as severas conseqncias processuais, entende-se que, caso o Juiz discorde da qualificadora, dever rejeitar a denncia. d) Rol de testemunhas. Tambm no se trata de requisito essencial, de sorte que a no indicao das testemunhas no acarretar a rejeio da acusao. Todavia, o momento para a juntada do rol de testemunhas j no momento do oferecimento da denncia ou queixa, sob pena de precluso da faculdade de produzir prova testemunhal. Aps este momento, as testemunhas podero ser ouvidas apenas como testemunhas do juzo (CPP, art. 209). No procedimento ordinrio, o nmero mximo de testemunhas de oito (CPP, art. 398), e no procedimento sumrio de cinco (CPP, art. 539). e) Pedido de condenao. Pode ser implcito. f) Endereamento da petio ao juiz. Segundo o STF, o erro no endereamento no gera inpcia, devendo-se remeter a acusao para o juzo competente. g) Assinatura. Entende-se que a ausncia de assinatura do promotor no invalida a denncia se no houver dvida quanto autenticidade da pea (ex.: assinatura na cota manuscrita encaminhando a denncia). Alm destes requisitos, a queixa tambm dever ser ajuizada por intermdio de advogado regularmente inscrito na OAB (CPP, art. 44). Exige-se procurao com poderes especiais, devendo mencionar o fato criminoso e o nome do querelado, para que se determine eventual responsabilidade pelo delito de denunciao caluniosa (CP, art. 339). Todavia, caso o querelante assine a queixa juntamente com seu advogado, suprida estar a exigncia. PRAZO PARA OFERECIMENTO DA DENNCIA Regra geral (CPP, art. 46): 5 dias estando o indiciado preso e 15 dias estando o indiciado solto. Todavia, o excesso de prazo no invalida a denncia intempestiva. A qualquer momento, pode o Ministrio

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

24
Pblico oferecer a acusao, desde que no esteja extinta a punibilidade por outra razo (v.g., prescrio). A conseqncia do excesso de prazo a abertura de possibilidade para a vtima de ajuizamento da ao penal privada subsidiria da pblica, o relaxamento da priso tratando-se de ru preso, ou ainda punio administrativa disciplinar ao promotor desidioso. Outros prazos para oferecimento de denncia: Crime eleitoral 10 dias (Cdigo Eleitoral, art. 357); Crime de Imprensa 10 dias (Lei n 5.250/67, art. 40); Crime contra a economia popular 2 dias (Lei n 1.521/51, art. 10, 2); Abuso de autoridade 48 horas (Lei 4.898/65, art. 13); Crime falimentar 3 dias (preso) ou 5 dias (solto) (Lei de Falncias, art. 109 e 200, 5); Txicos 10 dias (Lei n 10.409/02, art. 37). O prazo na antiga Lei de Txicos (Lei n 6.368/76, art. 22) era de 3 dias. ADITAMENTO QUEIXA PELO MINISTRIO PBLICO Dispe o art. 45 do CPP que o Ministrio Pblico poder aditar queixa, na hiptese de ao penal privada de iniciativa exclusiva da vtima. Todavia, tal aditamento limita-se a dados acessrios, ou seja, no pode o Ministrio Pblico incluir um novo crime de ao penal privada ou acrescentar um co-autor. Na hiptese de excluso injustificada de co-autor, entende-se que houve a renncia tcita ao direito de queixa em relao ao mesmo. E a renncia a um dos autores do fato estende-se a todos os demais (art. 49, CPP), de sorte que nesta hiptese todos os autores do fato tero sua punibilidade extinta pela renncia ao direito de queixa. Todavia, caso o querelante desconhea um dos autores, tal circunstncia autoriza que o Ministrio Pblico indique tal circunstncia ao querelante, que dever promover o aditamento da queixa, a sim sob pena de extino da punibilidade a todos os agentes do delito. O prazo para o aditamento por parte do Ministrio Pblico de 3 dias (CPP, art. 46, 2). Nas aes penais privadas, o Ministrio Pblico deve intervir obrigatoriamente em todos os atos do processo como fiscal da lei, sob pena de nulidade relativa (CPP, art. 564, III, d), ou seja, se a nulidade no for argida oportunamente se convalidar (CPP, art. 572, I). Vale lembrar que a hiptese de repdio da queixa e oferecimento de denncia substitutiva cabvel apenas para a ao penal privada subsidiria da pblica (CPP, art. 29). REJEIO DA DENNCIA OU QUEIXA As hipteses de rejeio da denncia ou queixa esto previstas no art. 43 do CPP. Trata-se, na realidade, de ausncia de uma das condies da ao, que acarreta o norecebimento da acusao. So elas: I O fato narrado evidentemente no constituir crime. Trata-se da ausncia da possibilidade jurdica do pedido. Tratando-se de fato atpico, da presena de excludente da ilicitude, no dever o juiz receber a acusao. Todavia, havendo dvidas, deve o juiz receber, pois nesta fase vige o princpio in dubio pro societatis. II Se j estiver extinta a punibilidade. Nesta hiptese, inexiste interesse em agir para a ao penal. O rol exemplificativo das causas extintivas da punibilidade est elencado no art. 107 do CP, in verbis: a) morte do agente; b) anistia, graa ou indulto; c) abolitio criminis; d) prescrio, decadncia ou perempo; e) renncia ao direito de queixa ou perdo aceito, nos crimes de ao penal privada; f) retratao do agente, nos casos em que a lei admite (ex.: crimes contra a honra, falso testemunho); g) casamento do agente com a vtima, nos crimes contra os costumes; h) pelo casamento da vtima com terceiro, nos crimes contra os costumes, se cometidos sem violncia real ou grave ameaa e desde que a ofendida no requeira o prosseguimento do inqurito policial ou da ao penal no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da celebrao; i) perdo judicial. H entendimento jurisprudencial de que o juiz j pode reconhecer a circunstncia de perdo judicial para o norecebimento da denncia ou queixa, apesar de o momento processual adequado para tal ser a sentena. O entendimento majoritrio da jurisprudncia no sentido de que o juiz no pode rejeitar a denncia pelo reconhecimento de prescrio antecipada (em perspectiva). III Ilegitimidade de parte ou ausncia de condio de procedibilidade. Sobre tais temas remetemos o leitor ao item no incio deste captulo sobre as condies de procedibilidade. Entende-se que inadmissvel a rejeio posterior ao recebimento da denncia, pois implicaria em o juiz conceder habeas corpus contra si mesmo. Segundo o STF, no necessria fundamentao no ato do recebimento da denncia, para evitar-se uma incurso antecipada no mrito, que comprometeria a imparcialidade do julgador. Todavia, nos termos da Smula 564 do STF, o recebimento de denncia na hiptese de crime falimentar exige fundamentao. O recebimento da denncia possui dois efeitos. O efeito material a interrupo da prescrio. Segundo o STJ, o recebimento da denncia por juiz absolutamente incompetente no interrompe a prescrio. O efeito processual que com o recebimento da denncia o juiz assume eventual coao para efeitos de habeas corpus. Recursos contra o recebimento ou rejeio da acusao

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

25
RENNCIA a abdicao do direito de oferecer queixa-crime ou do direito de promover a ao penal privada. A renncia poder ser expressa ou tcita. A primeira se d quando proferida em documento datado e assinado pelo prprio ofendido, seu representante legal ou, ento, pelo prprio advogado com poderes especiais para tanto. A segunda, quando o titular da ao penal privada pratica ato incompatvel com o direito de queixa. A renncia referente a qualquer um dos ofensores estende-se a todos (CPP, art. 49). Outro aspecto que merece destaque o que rege a ao penal privada: o princpio da disponibilidade pelo qual seu titular poder dela desistir. A renncia ato unilateral, de sorte que no necessita de aceitao por parte do autor do fato. A disponibilidade da ao penal privada pode manifestarse antes da propositura da ao pela decadncia e renncia, ou aps a propositura por meio da perempo e do perdo. PERDO Na ao penal privada, o querelante pode perdoar o querelado por fora do princpio da disponibilidade. Com o perdo, revela-se a vontade de no prosseguir com a ao; com o desinteresse da vtima, acompanhado da aceitao do ofensor, extingue-se a punibilidade. Trata-se de instituto especfico e prprio da ao penal privada. Como figura de Direito, o perdo pode ser processual ou extraprocessual. O primeiro, quando concedido dentro dos prprios autos. O segundo, quando proferido fora dos autos ou processo. O perdo pode se classificar ainda em expresso ou tcito. expresso, quando proferido em documento datado e assinado pelo ofendido, por seu representante legal ou por seu advogado com poderes especiais. Tcito, quando resulta da prtica de ato incompatvel com a vontade de prosseguir com a ao penal. O perdo tcito poder ser presumido e provado por quaisquer meios. Entretanto, os atos incompatveis no podero ser vagos ou incertos. Tais atos devero revelar de forma inequvoca que a vontade do autor no a de prosseguir na queixa apresentada. Embora no seja previsto de modo expresso no Cdigo de Processo Penal, o perdo poder ser concedido, ainda, por procurador com poderes especiais. O perdo exige como condio indispensvel para sua validade a bilateralidade. Validamente concedido, s produzir efeitos de extino da punibilidade se aceito pelo querelado. Portanto, caso o querelado o recuse, no produzir nenhum efeito. A aceitao do perdo por representante legal ou curador especial no mais admissvel, haja vista o advento do novo Cdigo Civil que reduziu a capacidade para os 18 anos, coincidindo com a capacidade penal. Caso o querelado, intimado a manifestar-se sobre a aceitao do perdo, permanea em silncio no prazo de trs dias, entender-se- que houve aceitao tcita ao perdo (CPP, art. 58). Distino entre Perdo e Renncia Tanto o perdo quanto a renncia representam causa de extino da punibilidade. Ambos podero ser expresso ou tcito. A distino dos institutos, porm, pode ser vista sob os seguintes aspectos: a) a renncia antecede a propositura de ao penal e s ocorre antes do oferecimento da queixa; j o perdo posterior propositura da ao e, por conseguinte, um obstculo ao seu prosseguimento; b) a renncia unilateral, o perdo bilateral; c) o perdo s admitido nos crimes de exclusiva ao privada; a renncia pode ter lugar tanto nos crimes de ao privada quanto nos de ao privada subsidiria da pblica; d) o perdo pode ser proferido aps a sentena condenatria (mas antes de seu trnsito em julgado). PEREMPO Na hiptese de ao penal privada, o Estado concede vtima o jus persequendi in judicio. Significa o direito de ajuizar a ao, e prosseguir na conduo da acusao at a sentena condenatria. Portanto, no basta acusao privada simplesmente ajuizar a queixa, mas dever prosseguir no feito at seu termo final na primeira instncia, mediante uma sentena condenatria. Caso haja o abandono do processo na ao penal privada, deixando de existir o acusador privado, ou deixando o mesmo de conduzir a pretenso punitiva at seu termo, ocorrer a perempo da ao penal privada, que causa extintiva da punibilidade do agente (CP, art. 107, IV, 3a figura). As hipteses de perempo esto previstas no art. 60 do CPP, e so as seguintes: I quando, iniciada a ao penal privada, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 30 (trinta) dias seguidos; II quando, falecendo o querelante, ou sobrevindo sua incapacidade, no comparecer em juzo, para prosseguir no processo, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, qualquer das pessoas a quem couber faz-lo. Na hiptese de um dos sucessores desistir de prosseguir no feito, dever o prximo sucessor, dentro da ordem preferencial estabelecido no art. 31 do CPP, assumir a titularidade da ao penal dentro deste prazo de 60 dias, sob pena de perempo; III quando o querelante deixar de comparecer, sem motivo justificado, a qualquer ato do processo a que deva estar presente, ou deixar de formular pedido de condenao nas alegaes finais; IV quando, sendo o querelante pessoa jurdica, esta se extinguir sem deixar sucessor. No existe perempo aps a sentena condenatria de primeiro grau, pois j houve a manifestao judicial sobre a pretenso punitiva. SINOPSE Condies da ao: Possibilidade Jurdica do Pedido: fato tpico e ilcito Interesse em agir: inexistncia de causas extintivas da punibilidade Legitimao para agir: MP (pblica) ou vtima (privada) Condio de procedibilidade Classificao da ao penal:
Pblica
NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

Incondicionada Condicionada

representao do ofendido requisio do MJ

26
Privada

Exclusivamente Personalssima Subsidiria da pblica

Justificativa da Ao Penal Privada: streptus fori, produo de provas, interesse privado. Princpios da Ao penal: Pblica Oficialidade e Legalidade Obrigatoriedade Indisponibilidade Indivisibilidade (ou divisibilidade) Intranscendncia Indivisibilidade Intranscendncia Oportunidade e convenincia Disponibilidade Privada

AP Privada Subsidiria da Pblica Inadmissibilidade: se MP ofereceu denncia, requereu arquivamento ou solicitou novas diligncias. Prazo: 6 meses aps MP Se MP solicita novas diligncias: novos prazo aps o retorno dos autos Atuao do MP: assistente litisconsorcial No h perempo Prazo da denncia Regra
5 dias preso 15 dias solto

Outros:

Representao da vtima

Crime Eleitoral 10 dias Crime de Imprensa 10 dias Crime contra a economia popular 2 dias Abuso de autoridade 48 horas Crime falimentar 3 dias preso 5 dias solto Txicos 10 dias Perdo Aps a queixa Processual Bilateral (aceitao)
- Judicial - Extra-judicial

vtima se incapaz (-18 anos ou amental): repre sentante legal sem representante ou interesses colidem: juiz nomeia curador Titularidade: especial 18 aos 21 anos: apenas a vtima (novo Cdigo Civil) Sucesso: cnjuge, ascendente, descen dente, irmo
6 meses conhecimento da autoria do fato prazo decadencial (fatal, inclui incio, ex clui trmino) prazo da vtima se inicia quando comple ta a maioridade

Renncia Antes da queixa Pr-processual Unilateral Formas: - Expresso - Tcito LEGISLAO

Prazo:

CDIGO DE PROCESSO PENAL ........................................................................................................................................ TTULO III Da Ao Penal Art. 24. Nos crimes de ao pblica, esta ser promovida por denncia do Ministrio Pblico, mas depender, quando a lei o exigir, de requisio do Ministro da Justia, ou de representao do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo.
Nota: Smula n 388 do STF: O casamento da ofendida com quem no seja o ofensor faz cessar a qualidade de seu representante legal, e a ao penal, s pode prosseguir por iniciativa da prpria ofendida, observando os prazos legais de decadncia e perempo.

Forma: sem forma especial Destinatrio: Autoridade policial, Ministrio Pblico, Juiz Retratao: antes do oferecimento da denncia Retratao da retratao: dentro do prazo decadencial No vinculao do MP: opinio delicti Abrangncia: o fato criminoso, no as pessoas indicadas
NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

Requisio do MJ Prazo: sem limite Retratao: inadmissvel Destinatrio: MP Queixa


vtima (idem representao) Titularidade: quando a vtima completa 18 anos, cessa a legitimao do representante legal

1 No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de representao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo.
Nota: Smula n 594 do STF: Os direitos de queixa e de representao podem ser exercidos, independentemente, pelo ofendido ou por seu representante legal.

Prazo:

6 meses do conhecimento da autoria do fato (idem representao)

27
2 Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimnio ou interesse da Unio, Estado e Municpio, a ao penal ser pblica. Art. 25. A representao ser irretratvel, depois de oferecida a denncia. Art. 26. A ao penal, nas contravenes, ser iniciada com o auto de priso em flagrante ou por meio de portaria expedida pela autoridade judiciria ou policial.
Nota: Este artigo prev o Procedimento Judicialiforme, sendo, portanto, incompatvel com a Constituio de 1988, (art. 129, I, da CF).

Entende-se que este artigo foi tacitamente revogado pelo novo Cdigo Civil (Lei n 10.406/02), que reduziu a plena capacidade civil para os 18 anos.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

Art. 27. Qualquer pessoa do povo poder provocar a iniciativa do Ministrio Pblico, nos casos em que caiba a ao pblica, fornecendo-lhe, por escrito, informaes sobre o fato e a autoria e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convico. Art. 28. Se o rgo do Ministrio Pblico, ao invs de apresentar a denncia, requerer o arquivamento do inqurito policial ou de quaisquer peas de informao, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razes invocadas, far remessa do inqurito ou peas de informao ao procurador-geral, e este oferecer a denncia, designar outro rgo do Ministrio Pblico para oferecla, ou insistir no pedido de arquivamento, ao qual s ento estar o juiz obrigado a atender. Art. 29. Ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministrio Pblico aditar a queixa, repudi-la e oferecer denncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligncia do querelante, retomar a ao como parte principal. Art. 30. Ao ofendido ou a quem tenha qualidade para represent-lo caber intentar a ao privada. Art. 31. No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. Art. 32. Nos crimes de ao privada, o juiz, a requerimento da parte que comprovar a sua pobreza, nomear advogado para promover a ao penal. 1 Considerar-se- pobre a pessoa que no puder prover s despesas do processo, sem privar-se dos recursos indispensveis ao prprio sustento ou da famlia. 2 Ser prova suficiente de pobreza o atestado da autoridade policial em cuja circunscrio residir o ofendido. Art. 33. Se o ofendido for menor de dezoito anos, ou mentalmente enfermo, ou retardado mental, e no tiver representante legal, ou colidirem os interesses deste com os daquele, o direito de queixa poder ser exercido por curador especial, nomeado, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, pelo juiz competente para o processo penal. Art. 34. Se o ofendido for menor de vinte e um e maior de dezoito anos, o direito de queixa poder ser exercido por ele ou por seu representante legal.

Art. 35. Revogado pela Lei n 9.520, de 27 de novembro de 1997. Art. 36. Se comparecer mais de uma pessoa com direito de queixa, ter preferncia o cnjuge, e, em seguida, o parente mais prximo na ordem de enumerao constante do art. 31, podendo, entretanto, qualquer delas prosseguir na ao, caso o querelante desista da instncia ou a abandone. Art. 37. As fundaes, associaes ou sociedades legalmente constitudas podero exercer a ao penal, devendo ser representadas por quem os respectivos contratos ou estatutos designarem ou, no silncio destes, pelos seus diretores ou scios-gerentes. Art. 38. Salvo disposio em contrrio, o ofendido, ou seu representante legal, decair do direito de queixa ou de representao, se no o exercer dentro do prazo de seis meses, contado do dia em que vier a saber quem o autor do crime, ou, no caso do art. 29, do dia em que se esgotar o prazo para o oferecimento da denncia. Pargrafo nico. Verificar-se- a decadncia do direito de queixa ou representao, dentro do mesmo prazo, nos casos dos arts. 24, pargrafo nico, e 31. Art. 39. O direito de representao poder ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declarao, escrita ou oral, feita ao juiz, ao rgo do Ministrio Pblico ou autoridade policial. 1 A representao feita oralmente ou por escrito, sem assinatura devidamente autenticada do ofendido, de seu representante legal ou procurador, ser reduzida a termo, perante o juiz ou autoridade policial, presente o rgo do Ministrio Pblico, quando a este houver sido dirigida. 2 A representao conter todas as informaes que possam servir apurao do fato e da autoria. 3 Oferecida ou reduzida a termo a representao, a autoridade policial proceder a inqurito, ou, no sendo competente, remet-lo- autoridade que o for. 4 A representao, quando feita ao juiz ou perante este reduzida a termo, ser remetida autoridade policial para que esta proceda a inqurito. 5 O rgo do Ministrio Pblico dispensar o inqurito, se com a representao forem oferecidos elementos que o habilitem a promover a ao penal, e, neste caso, oferecer a denncia no prazo de quinze dias. Art. 40. Quando, em autos ou papis de que conhecerem, os juzes ou tribunais verificarem a existncia de crime de ao pblica, remetero ao Ministrio Pblico as cpias e os documentos necessrios ao oferecimento da denncia. Art. 41. A denncia ou queixa conter a exposio do fato criminoso, com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado ou esclarecimento pelos quais se possa identific-lo, a classificao do crime e, quando necessrio, o rol das testemunhas. Art. 42. O Ministrio Pblico no poder desistir da ao penal. Art. 43. A denncia ou queixa ser rejeitada quando: I o fato narrado evidentemente no constituir crime; II j estiver extinta a punibilidade, pela prescrio ou outra causa; III for manifesta a ilegitimidade da parte ou faltar condio exigida pela lei para o exerccio da ao penal.

28
Pargrafo nico. Nos casos do n III, a rejeio da denncia ou queixa no obstar ao exerccio da ao penal, desde que promovida por parte legtima ou satisfeita a condio. Art. 44. A queixa poder ser dada por procurador com poderes especiais, devendo constar do instrumento do mandato o nome do querelante e a meno do fato criminoso, salvo quando tais esclarecimentos dependerem de diligncias que devem ser previamente requeridas no juzo criminal.
Nota: H aqui um erro grfico: onde se l querelante, deve ser lido querelado.

concedido por um, havendo oposio do outro, no produzir efeito.


Entende-se que este artigo foi tacitamente revogado pelo novo Cdigo Civil (Lei n 10.406/02), que reduziu a plena capacidade civil para os 18 anos.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

Art. 45. A queixa, ainda quando a ao penal for privativa do ofendido, poder ser aditada pelo Ministrio Pblico, a quem caber intervir em todos os termos subseqentes do processo. Art. 46. O prazo para oferecimento da denncia, estando o ru preso, ser de cinco dias, contado da data em que o rgo do Ministrio Pblico receber os autos do inqurito policial, e de quinze dias, se o ru estiver solto ou afianado. No ltimo caso, se houver devoluo do inqurito autoridade policial (art. 16), contar-se- o prazo da data em que o rgo do Ministrio Pblico receber novamente os autos. 1 Quando o Ministrio Pblico dispensar o inqurito policial, o prazo para o oferecimento da denncia contar-se- da data em que tiver recebido as peas de informao ou a representao. 2 O prazo para o aditamento da queixa ser de trs dias, contado da data em que o rgo do Ministrio Pblico receber os autos, e, se este no se pronunciar dentro do tributo, entender-se- que no tem o que aditar, prosseguindo-se nos demais termos do processo. Art. 47. Se o Ministrio Pblico julgar necessrios maiores esclarecimentos e documentos complementares ou novos elementos de convico, dever requisit-los, diretamente, de quaisquer autoridades ou funcionrios que devam ou possam fornec-los. Art. 48. A queixa contra qualquer dos autores do crime obrigar ao processo de todos, e o Ministrio Pblico velar pela sua indivisibilidade. Art. 49. A renncia ao exerccio do direito de queixa, em relao a um dos autores do crime, a todos se estender. Art. 50. A renncia expressa constar de declarao assinada pelo ofendido, por seu representante legal ou procurador com poderes especiais. Pargrafo nico. A renncia do representante legal do menor que houver completado dezoito anos no privar este do direito de queixa, nem a renncia do ltimo excluir o direito do primeiro.
Entende-se que este artigo foi tacitamente revogado pelo novo Cdigo Civil (Lei n 10.406/02), que reduziu a plena capacidade civil para os 18 anos.

Art. 53. Se o querelado for mentalmente enfermo ou retardado mental, e no tiver representante legal, ou colidirem os interesses deste com os do querelado, a aceitao do perdo caber ao curador que o juiz lhe nomear. Art. 54. Se o querelado for menor de vinte e um anos, observar-se-, quanto aceitao do perdo, o disposto no art. 52.
Entende-se que este artigo foi tacitamente revogado pelo novo Cdigo Civil (Lei n 10.406/02), que reduziu a plena capacidade civil para os 18 anos.

Art. 51. O perdo concedido a um dos querelados aproveitar a todos, sem que produza, todavia, efeito em relao ao que o recusar. Art. 52. Se o querelante for menor de vinte e um e maior de dezoito anos, o direito de perdo poder ser exercido por ele ou por seu representante legal, mas o perdo

Art. 55. O perdo poder ser aceito por procurador com poderes especiais. Art. 56. Aplicar-se- ao perdo extraprocessual expresso o disposto no art. 50. Art. 57. A renncia tcita e o perdo tcito admitiro todos os meios de prova. Art. 58. Concedido o perdo, mediante declarao expressa nos autos, o querelado ser intimado a dizer, dentro de trs dias, se o aceita, devendo, ao mesmo tempo, ser cientificado de que o seu silncio importar aceitao. Pargrafo nico. Aceito o perdo, o juiz julgar extinta a punibilidade. Art. 59. A aceitao do perdo fora do processo constar de declarao assinada pelo querelado, por seu representante legal ou procurador com poderes especiais. Art. 60. Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se- perempta a ao penal: I quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante trinta dias seguidos; II quando, falecendo o querelante, ou sobrevindo sua incapacidade, no comparecer em juzo, para prosseguir no processo, dentro do prazo de sessenta dias, qualquer das pessoas a quem couber faz-lo, ressalvado o disposto no art. 36; III quando o querelante deixar de comparecer, sem motivo justificado, a qualquer ato do processo a que deva estar presente, ou deixar de formular o pedido de condenao nas alegaes finais; IV quando, sendo o querelante pessoa jurdica, esta se extinguir sem deixar sucessor. Art. 61. Em qualquer fase do processo, o juiz, se reconhecer extinta a punibilidade, dever declar-lo de ofcio. Pargrafo nico. No caso de requerimento do Ministrio Pblico, do querelante ou do ru, o juiz mandar autu-lo em apartado, ouvir a parte contrria e, se o julgar conveniente, conceder o prazo de cinco dias para a prova, proferindo a deciso dentro de cinco dias ou reservando-se para apreciar a matria na sentena final. Art. 62. No caso de morte do acusado, o juiz somente vista da certido de bito, e depois de ouvido o Ministrio Pblico, declarar extinta a punibilidade. .......................................................................................................................................

29
COMPETNCIA
INTRODUO Como visto anteriormente, a jurisdio o poder/dever do Estado de aplicar o direito material a um caso concreto, compondo a lide. Todos os juzes possuem este poder de julgar, de sorte que a jurisdio una e indivisvel. Todavia, por questes de racionalizao dos servios e especializao nas matrias, o juiz no possui poder para julgar todos os casos que lhe forem apresentados, ocorrendo uma diviso de tarefas entre os rgos judiciais. Assim, a competncia o limite e a medida da jurisdio. Segundo Tourinho Filho, competncia o mbito, legislativamente delimitado, dentro no qual o rgo exerce o Poder Jurisdicional. ESPCIES DE COMPETNCIA Material (ratione materiae): em razo da espcie de delito praticado. Por prerrogativa de funo (ratione personae): de acordo com o cargo ocupado pelo autor do delito. Em razo do lugar territorial (ratione loci): conforme o local da prtica do delito, ou da residncia do agente. Funcional: de acordo com a funo desempenhada pelos vrios juzes que podem eventualmente atuar no processo. COMPETNCIA MATERIAL (RATIONE MATERIAE) Existem duas fontes legislativas para a definio da competncia em razo da matria: a Constituio Federal e as Leis de Organizao Judiciria de cada Estado. A Constituio estruturou o Poder Judicirio em diversos ramos, de acordo com a matria de especializao. Assim, em matria criminal, a competncia constitucional est delimitada em: a) Justia Especializada Jurisdio poltica do Senado Federal: competncia para julgar os crimes de responsabilidade das seguintes autoridades: Presidente da Repblica, Vice-Presidente, Ministros do STF, Procurador-Geral da Repblica e Advogado-Geral da Unio, bem como os Ministros de Estado nas infraes conexas com as do Presidente (CF, art. 52). Justia Militar da Unio: competncia para julgar os crimes militares praticados pelos integrantes das Trs Armas, ou eventualmente civil (CF, art. 124). Justia Eleitoral: competncia para julgar os crimes eleitorais. b) Justia Comum Justia Federal: competncia para julgar os seguintes delitos (CF, art. 109): Crimes polticos; Crimes praticados em desfavor de bens, servios ou interesse da Unio ou de suas entidades autrquicas ou empresas pblicas, excludas as contravenes penais e ressalvada a competncia da Justia Militar e da Justia Eleitoral; Crimes previstos em tratado ou conveno internacional, quando, iniciada a execuo no Pas, o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente; Crimes contra a organizao do trabalho; Crimes contra o sistema financeiro e a ordem econmico-financeira nas hipteses legais; Crimes cometidos a bordo de navios ou aeronaves, ressalvada a competncia da Justia Militar; Crimes de ingresso de estrangeiro ou permanncia irregular de estrangeiro (CP, art. 338, e Lei n 6.815/80). Justia Estadual: os demais delitos que no estejam na competncia de algum dos outros ramos da Justia.

A constituio tambm estabelece como competncia ratione materiae a competncia do Tribunal do Jri para processar e julgar os crimes dolosos contra a vida. So crimes dolosos contra a vida: homicdio, participao em suicdio, infanticdio e aborto, seja na forma consumada ou tentada. O homicdio culposo no julgado pelo Jri popular por no se tratar de delito doloso. O latrocnio (CP, art. 157, 3, 2 parte roubo seguido de morte) no julgado pelo Tribunal do Jri, por tratar-se de delito contra o patrimnio (Smula n 603, STF). Da mesma forma, os demais delitos qualificados pelo resultado morte (extorso seguida de morte, estupro seguido de morte, etc.). Tambm estabelece a Constituio Federal a competncia dos Juizados Especiais Criminais para conciliao, julgamento e execuo das infraes de menor potencial ofensivo (CF, art. 98, I). Todavia, o conceito de infrao de menor potencial ofensivo ficou a cargo da legislao ordinria (Lei n 9.099/95, posteriormente ampliada por analogia pela Lei n 10.259/01), e a instituio dos Juizados fica a cargo de Lei de iniciativa de cada estado. Alm da Constituio Federal, cada Estado pode estabelecer as regras de diviso de sua competncia em razo da matria na Justia Estadual, por meio das Lei de Organizao Judiciria Estadual. Por exemplo, no Distrito Federal existem as seguintes varas criminais especializadas: Vara de Entorpecentes e Contravenes Penais, Vara de Delitos de Trnsito, Vara do Tribunal do Jri, Juizados Especiais Criminais e Vara de Execues Penais. Os demais delitos que no sejam da competncia destas varas especializadas sero julgados pelas Varas Criminais, que possuem a competncia remanescente. A Justia Comum integrada pela Justia Federal e Justia Estadual. Na Justia Estadual, cada estado da Federao possui um Tribunal de Justia. Em relao justia federal, existem cinco Tribunais Regionais Federais (TRF), divididos nos seguintes termos: 1a Regio: Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Gois, Mato Grosso, Acre, Rondnia, Roraima, Amap, Amazonas, Par, Maranho e Piau.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

30
Sede: Braslia. 2a Regio: Rio de Janeiro e Esprito Santo. Sede: Rio de Janeiro. 3a Regio: So Paulo e Mato Grosso do Sul. Sede: So Paulo. 4a Regio: Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sede: Porto Alegre. 5a Regio: Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraba, Rio Grande do Norte e Cear. Sede: Recife. Anotaes Jurisprudenciais sobre a competncia em razo da matria Justia Militar Smula n 78, STJ: Compete Justia Militar processar e julgar policial de corporao estadual, ainda que o delito tenha sido praticado em outra unidade federativa. No compete Justia Militar, mas Justia Estadual: crime de abuso de autoridade praticado por policial militar (S. 172, STJ); crime de leses corporais praticado por militar fora de servio contra civil; crime doloso contra a vida de civil (Lei n 9.299/96). Justia Estadual Compete Justia Estadual julgar os seguintes crimes: Estelionato por falsificao grosseira de moeda (S. 73, STJ); Estelionato por falsificao de GRPS, sem prejuzo ao INSS (S. 107, STJ); Falsificao e uso de documento falso relativo a estabelecimento particular de ensino (S. 104, STJ); Em que ndio seja autor ou vtima do delito (S. 140, STJ);
Obs.: genocdio contra populao indgena de competncia da Justia Federal.

Crime praticado por servidor pblico federal fora da funo Justia Estadual. Crime praticado por servidor pblico federal no exerccio das funes Justia Federal (S. 147, STJ). Desvio de verbas realizado por prefeito: se sujeito a prestao de contas perante rgo federal Justia Federal (S. 208, STJ); se a verba j foi transferida e definitivamente incorporada ao patrimnio municipal Justia Estadual (S. 209, STJ). Crime de reingresso de estrangeiro expulso (CP, art. 338) Justia Federal. Crimes contra a organizao do Trabalho, Sistema Financeiro Nacional e Ordem Econmica e Financeira: leso ao conjunto Justia Federal; leso individual Justia Estadual. Em relao aos crimes cometidos a bordo de navios, deve tratar-se de navio apto a realizar navegao de cabotagem (entre portos). Crimes cometidos em pequenas embarcaes (ex.: lancha) sero julgados pela Justia Estadual. Compete Justia Federal julgar crime de falso testemunho praticado em processo trabalhista (S. 165, STJ). O crime de trfico de drogas no territrio nacional de competncia da justia estadual. J o delito de trfico internacional de drogas da competncia da justia federal. Contudo, nesta ltima hiptese, caso o local da consumao do delito no seja sede da justia federal, o juiz estadual julgar o delito investido de jurisdies federal, cabendo eventual recurso para o Tribunal Regional Federal. COMPETNCIA POR PRERROGATIVA DE FUNO (RATIONE PERSONAE) Determinadas pessoas, em razo do cargo especial que esto ocupando, possuem a prerrogativa de serem processadas e julgadas originariamente por um Tribunal, e no pelo Juiz de primeira instncia. No se trata de foro privilegiado, vedado pela Constituio (CF, art. 5, XXXVII), j que a prerrogativa no concedida em razo da pessoa, mas em razo do cargo que esta ocupa. Quadro sinptico da competncia por prerrogativa de funo As autoridades abaixo relacionadas sero julgadas originariamente pelos seguintes Tribunais: Presidente da Repblica, Vice-Presidente, Ministros do STF, PGR e AGU: Comum STF Responsabilidade Senado Federal Ministros de Estado: Comum STF Responsabilidade: Conexo com Presidente Senado Federal Sem conexo STF

Crimes contra a fauna, desde que no atinja bem da Unio (STJ revogou a S. 91). Obs.: pesca em mar territorial da Unio Justia Federal. Justia Federal competente para julgar os crimes cometidos contra a Unio, Autarquias e Empresas Pblicas Federais. Ex.: Caixa Econmica Federal, Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos, INSS, Iphan, etc. Normalmente, nas capitais dos estados, h um frum da justia federal, competente para as infraes cometidas em todo o estado. Algumas unidades da federao possuem outros fruns da justia federal no interior (v.g., So Paulo). Crimes contra Sociedade de Economia Mista da Unio (ex.: Banco do Brasil) so de competncia da Justia Estadual. Contraveno penal contra a Unio da competncia da Justia Estadual (S. 38, STJ).
NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

31
Membros do Congresso Nacional: Comum STF Responsabilidade Casa respectiva (Senado/ Cmara) Ministro de Tribunal Superior (STJ, STM, TSE, TST) e diplomatas: Comum e Responsabilidade STF Governador: Comum e Eleitoral STJ Responsabilidade Assemblia Legislativa (depende da Constituio Estadual) Membro de Tribunal de 2 Grau (TJ, TRF, TRT, TRE): Comum e Responsabilidade STJ Juiz de Direito: Comum e Responsabilidade TJ Eleitoral TRE Juiz Federal, do Trabalho, Eleitoral, Militar (1 instncia): Comum e Responsabilidade TRF Eleitoral TRE Membros do Ministrio Pblico Estadual (promotor de justia ou procurador de justia): Comum e Responsabilidade TJ Eleitoral TRE OBS: Crime de Responsabilidade do ProcuradorGeral de Justia Legislativo Estadual Membros do Ministrio Pblico da Unio (MPF, MPDFT, MPT e MPM) de 1 instncia: Comum e Responsabilidade TRF Eleitoral TRE Membros do Ministrio Pblico da Unio (MPF, MPDFT, MPT e MPM) de 2a instncia: Comum, Eleitoral e Responsabilidade STJ Deputado Estadual: Comum TJ Doloso contra a vida TJ (h controvrsias) Federal TRF Eleitoral TRE Responsabilidade Assemblia Legislativa Prefeito Municipal: Comum e doloso contra a vida TJ Federal TRF Eleitoral TRE Responsabilidade Cmara de Vereadores prerrogativa de funo. Assim, por exemplo, um ex-deputado federal que no se reeleger para nenhum outro cargo no ser julgado pelo STF, mas por um juiz de 1 grau. Mesmo que o processo j esteja em curso perante o STF, ser encaminho ao juiz de 1 grau, exceto se j foi julgado pelo Tribunal. (vide observao abaixo) 3) De qualquer forma, a competncia no se estende aos delitos cometidos aps a cessao da funo (S. 451, STF). 4) As autoridade sujeitas a competncia originria do TJ ou TRF sero julgadas sempre por este tribunal, mesmo que o delito seja praticado em outra unidade da Federao. 5) Mesmo que se trate de crime doloso contra a vida, a autoridade ser julgada pelo Tribunal, pois foi a prpria Constituio que excepcionou a regra da competncia do Tribunal do Jri. 6) Tratando-se de conexo ou continncia envolvendo uma autoridade sujeita a foro por prerrogativa de funo, e uma pessoa sem tal prerrogativa, ambos sero julgados originariamente pelo Tribunal. Tratando-se, todavia, de crime doloso contra a vida, haver a separao dos processos, pois o CPP no poderia afastar a aplicao de dispositivo constitucional. Da mesma forma se duas autoridades, sujeitas a julgamento perante tribunais diferentes, cometerem infraes com conexo ou continncia haver a separao dos feitos. 7) Nos crimes contra a honra em que for querelante qualquer das pessoas sujeitas a foro por prerrogativa de funo, havendo exceo da verdade, esta ser processada perante o Tribunal com competncia para julgar a autoridade. A exceo da verdade a oportunidade concedida ao querelado (ru) de provar a veracidade de suas afirmaes ofensivas, sendo admissvel apenas nas hipteses de calnia ou difamao contra funcionrio pblico, com algumas excees previstas no CP. Assim, caso o querelante consiga provar que suas alegaes eram verdadeiras, indiretamente est provando que o querelante efetivamente cometeu um crime. E sendo este uma autoridade sujeita a foro por prerrogativa de funo, dever a exceo da verdade ser julgada originariamente pelo Tribunal competente. Novas regras da Lei n 10.628/02 No apagar das luzes do ano de 2002 foi editada a Lei n 10.628/02, alterando a redao do art. 84 do CPP, que dispunha sobre a competncia por prerrogativa de funo. A nova lei trouxe duas inovaes. Primeiro estabeleceu que a competncia por prerrogativa de funo estende-se aos ilcitos administrativos cometidos pelas autoridades sujeitas a julgamento originrio em tribunal. Ilcitos administrativos abrangem os atos de improbidade administrativa, previstos na Lei n 8.429/92, sujeitos a responsabilizao atravs de ao civil pblica. Esta nova disposio positiva o recente entendimento do STF, no julgamento da Reclamao n 2138/DF, no qual cinco ministros do STF j votaram entendendo que os atos de improbidade administrativa so, na realidade, crimes de responsabilidade, e que as autoridades mais graduadas no esto sujeitas ao processo previsto na Lei n 8.429/92, tendo em vista haver regramento especfico

Regras especiais para a competncia por prerrogativa de funo 1) A competncia por prerrogativa de funo abrange os delitos cometidos antes do exerccio do cargo. 2) Segundo o entendimento atual (at durante o ano de 2002) do STF, aps a revogao da Smula n 394, cessado o exerccio da funo, cessa a competncia pela

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

32
para tais autoridades na Lei n 1.079/50. Segundo a tese, os ilcitos administrativos das autoridades sujeitas a foro por prerrogativa de funo deveriam ser julgados perante o Tribunal que possui competncia para julg-los. O julgamento foi suspenso em 20/11/2002 por pedido de vista do Ministro Carlos Velloso, j havendo cinco votos favorveis tese. Todavia, a segunda novidade est prevista no 1 do novo art. 84, in verbis:
1 A competncia especial por prerrogativa de funo, relativa a atos administrativos do agente, prevalece ainda que o inqurito ou a ao judicial sejam iniciados aps a cessao do exerccio da funo pblica.

tanto os ilcitos administrativos quanto penais, aps cessado o exerccio da funo, seriam processados pelo tribunal competente para julgar a autoridade ex ratione personae, desde que cometidos durante o exerccio da funo. Por este entendimento, deveria haver a repristinao do entendimento sugrafado na revogada Smula n 394 do STF. Deve-se, contudo, aguardar a manifestao do Excelso Pretrio sobre o tema. COMPETNCIA EM RAZO DO LUGAR (RATIONE LOCI) Tambm conhecida como competncia territorial. No tratando-se de hiptese de competncia por prerrogativa de funo, fixado o ramo do Poder Judicirio competente para o julgamento da causa, restar delimitar qual juiz julgar a causa. Obviamente o juiz no exerce a jurisdio sobre todo o territrio nacional, limitando seus poderes a uma rea do territrio, denominada circunscrio judiciria. No mbito da justia estadual, existem as comarcas, que so as reas de competncia nas quais o juiz exerce sua jurisdio. Existem trs teorias sobre o local do crime: a) Teoria da atividade: lugar do crime o da ao ou omisso. Foi adotada na Lei n 9.099/95, art. 63 (Juizados Especiais Criminais); b) Teoria do resultado: lugar do crime o do resultado, independente do local da conduta. Esta a regra geral em termos de competncia, nos termos do CPP, art. 70, caput; c) Teoria da ubiqidade: lugar do crime tanto o da conduta quanto o do resultado. Esta teoria foi adotada pelo Cdigo Penal (art. 6). Possui aplicao em termos de competncia apenas na hiptese de competncia internacional, para tambm atrair a competncia da Justia brasileira. Na hiptese de conduta e resultado praticados dentro do territrio nacional, aplica-se a regra da competncia pelo lugar do resultado. As regras de competncia, em razo do lugar do crime, apenas ensejam maior complexidade nas hipteses dos crimes plurilocais, onde a conduta praticada em um local e o resultado do delito ocorre em outro. Exemplos: um artefato explosivo postado na agncia dos correios de Braslia, vindo a explodir em Vitria, causando leses corporais na vtima. A conduta foi praticada em Braslia e o resultado ocorreu em Vitria. Assim, o Juiz da Comarca de Vitria ser competente para julgar este crime, nos termos do art. 70, caput, do CPP. Assim, podemos resumir as regras de competncia no seguinte quadro sinptico:
CONDUTA RESULTADO Brasil Brasil Brasil Exterior FORMA COMPETNCIA DISPOSITIVO Art. 70, caput, CPP

Esta disposio contrariou o entendimento do STF, que revogou a Smula n 394 em 25/8/99, no julgamento da questo de ordem na Ao Penal n 319/DF. Esta Smula estabelecia que cometido o crime durante o exerccio funcional, prevalece a competncia por prerrogativa de funo, ainda que o inqurito ou a ao penal sejam iniciados aps a cessao daquele exerccio. Com a revogao desta smula, o STF passou a entender que cessado o exerccio da funo, cessaria a competncia por prerrogativa de funo, devendo os autos, mesmo se j em curso perante o tribunal, serem baixados para o juzo de primeiro grau. Com a nova disposio legal, entendemos que provavelmente trs correntes devero surgir: 1) o dispositivo inconstitucional, haja vista instituir um foro privilegiado, vedado pela Constituio Federal (art. 5, XXXVII), pois no protege o ocupante da funo (como nas hipteses previstas na Constituio), mas seu ex-ocupante. Ademais, a competncia do STF e STJ de direito estrito, ou seja, apenas a Constituio Federal pode estabelecer novas hipteses de competncia. Assim, caberia apenas ao STF interpretar sua competncia estabelecida na Constituio. Como a lei contrariou o entendimento do STF (consubstanciado na revogao da Smula n 594), a nova lei seria inconstitucional. Neste sentido j foi ajuizada Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADIn 2797) pela Associao Nacional dos Membros do Ministrio Pblico (CONAMP) argindo a inconstitucionalidade do art. 84 do CPP, j havendo parecer da Procuradoria-Geral da Repblica favorvel declarao de inconstitucionalidade. Aguarda-se o julgamento do mrito. 2) O dispositivo tem aplicao limitada aos ilcitos administrativos, haja vista sua redao limitar a regra a esta hiptese. Trata-se de uma interpretao literal do 1 do novo art. 84 do CPP. Assim, em relao responsabilidade pelo fatos tipificados como crimes, permaneceria o entendimento do STF, aps a revogao da Smula n 394, de que cessada a funo tambm cessaria a competncia por prerrogativa de funo. 3) O dispositivo seria aplicvel tanto s infraes administrativas quanto s infraes penais. Se para o ilcito administrativo, que o minus, estabelecida a competncia por prerrogativa de funo, para garantia da imparcialidade do julgador e maior liberdade de ao da autoridade, com muito mais razo, dentro de uma interpretao sistemtica, deveria ser tambm aplicvel aos ilcitos penais. Assim, dando uma interpretao extensiva ao dispositivo,

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

Consumado Resultado Tentado ltimo ato de execuo

Consumado- ltimo ato de execuo no Art. 70, 1, CPP /tentado territrio nacional Consumado Resultado Onde deveria ter ocorrido o Art. 70, 2, CPP resultado

Exterior

Brasil

Tentado

Exterior

Exterior

Capital do Estado onde por ltimo residiu o acusado, ou Consumado se nunca residiu no Brasil, Art. 88, CPP ou tentado ser julgado no juzo da Capital da Repblica Local do primeiro ou ltimo Arts. 89 e 90, CPP porto ou aeroporto

Crimes cometidos a bordo de embarcaes ou aeronaves

33
Dispe o art. 70, 3, do CPP, que quando incerto o limite territorial entre duas ou mais jurisdies, ou quando incerta a jurisdio por ter sido a infrao consumada ou tentada nas divisas de duas ou mais jurisdies, a competncia firmar-se- pela preveno. O dispositivo prev regra para a hiptese de incerteza quanto ao local do crime (dvida, por exemplo, entre A ou B). Exemplo: a vtima tem sua carteira subtrada dentro de um nibus, quando realizava viajem entre as cidades A e B; no se sabe com certeza se a subtrao foi realizada quando o veculo estava no territrio da cidade A ou B, mas com certeza ocorreu no territrio de uma delas; a competncia ser firmada pela preveno entre os juzes das cidades A e B. Tratando-se da hiptese de total desconhecimento do local, aplica-se a regra prevista no art. 72, sendo a competncia estabelecida pelo local da residncia do ru. Segundo o art. 71, tratando-se da hiptese de crime continuado ou permanente, praticado no territrio de duas ou mais jurisdies, a competncia firmar-se- pela preveno. Crime permanente aquele cuja consumao protraise no tempo. Exemplo: seqestro, no qual a vtima colocada no porta-malas de um veculo e transita pelos territrios de vrias comarcas. Em todos estes locais houve a consumao do crime, de sorte que o primeiro Juiz, destas comarcas, que tomar conhecimento do fato ser competente para julgar o delito. Crime continuado ocorre quando o agente pratica crimes da mesma espcie com proximidade temporal e semelhana na forma de agir (mesmo modus operandi), nos termos do art. 71 do CP. Exemplo: um agente rouba durante a noite um posto de gasolina na cidade A, na noite seguinte rouba mais dois postos de gasolina na cidade B, e no dia seguinte mais trs postos na cidade C. Para o Cdigo Penal, existe, por fico legal, um nico crime, que deve ser julgado pelo mesmo juiz em razo da continncia (CPP, art. 77, II). Assim, o Juiz das cidades A, B ou C que primeiro tomar conhecimento dos fatos estar prevento para o julgamento de todos os delitos. Importante no confundir a presente hiptese, de crime continuado, com a conexo de crimes diferentes sujeitos mesma jurisdio, com penas idnticas (art. 78, II, b), hiptese em que a competncia ser determinada pelo local onde houver ocorrido o maior nmero de infraes. Anotaes Jurisprudenciais sobre a competncia em razo do lugar Estelionato mediante emisso de cheque sem proviso de fundos competncia do lugar da recusa de pagamento (sede da agncia do banco sacado). (S. 244, STJ). Estelionato mediante falsificao de cheque local da obteno da vantagem (emisso). (S. 48, STJ). Uso de documento falso competncia do mesmo local da falsificao, e no o local do uso. Homicdio segundo a jurisprudncia majoritria, a competncia ser do local da atividade. Justificativa: facilitar a colheita de provas. Falso testemunho prestado em depoimento por carta precatria competncia do juzo deprecado (local efetivo do testemunho mendaz). Contrabando ou descaminho preveno do juzo federal do lugar da apreenso dos bens, independente do local da entrada das mercadorias no territrio nacional. (S. 151, STJ). Apropriao indbita. Regra geral: local da inverso da posse. Jurisprudncia: se desconhecido o local da inverso da posse, admite-se a competncia do local onde deveria ocorrer a prestao de contas. Na hiptese de alterao do territrio da comarca, mantm-se a competncia original, por aplicao analgica do art. 87 do CPC (perpetuatio jurisdiciones). A incompetncia territorial gera nulidade relativa, ou seja, se no for alegada oportunamente ocorrer sua prorrogao. Na hiptese de crime qualificado pelo resultado, o delito consumar-se- quando ocorrer um dos eventos que majoram a pena. Neste sentido: Tourinho Filho e Tomaz Shintati. COMPETNCIA PELO DOMICLIO OU RESIDNCIA DO RU No sendo conhecido o lugar da infrao, a competncia regular-se- pelo domiclio ou residncia do ru (art. 72, caput, CPP). Domiclio o local onde a pessoa exerce suas ocupaes com nimo definitivo (art. 70 do Cdigo Civil Lei n 10.406/02). Exemplo: um cadver encontrado em um lago; descobre-se que o autor do delito foi Mvio, sem precisar-se o local em que ocorreu o crime. Ser competente para julgar o crime o juiz do local da residncia de Mvio. Se o ru tiver mais de uma residncia, considerar-se domiclio qualquer delas (NCCB, art. 71), sendo a competncia regulada pela preveno (CPP, art. 72, 1). Se o ru no tiver residncia certa ou for ignorado o seu paradeiro, ser competente o juiz que primeiro tomar conhecimento da fato (CPP, art. 72, 2). Exemplo: artista de circo, andarilho. Nos casos de ao privada de iniciativa exclusiva da vtima, o querelante poder preferir o foro de domiclio ou da residncia do ru, ainda quando conhecido o lugar da infrao, conforme o art. 73 do CPP. Nestas hipteses qualquer dos dois foros, o do lugar do crime ou do domiclio do ru, sero competentes. No pode, todavia, o querelado exigir que a ao seja proposta neste ou naquele foro, haja vista que o direito de escolha foi conferido pela lei ao querelante. Todavia, tal dispositivo no aplicvel aos casos de ao penal privada subsidiria da pblica, porquanto o dispositivo aplicvel apenas na hiptese de exclusiva ao privada. DA COMPETNCIA POR DISTRIBUIO Havendo vrios juzes igualmente competentes dentro da mesmo circunscrio judiciria, a competncia ser determinada pela distribuio. Distribuio um sorteio aleatrio, que atualmente, em algumas comarcas mais modernizadas, realizado por processo eletrnico. Exemplo: numa cidade existem quatro juzes criminais. Cada processo que der entrada no frum ser sorteado entre estes juzes, para determinar qual deles ser competente para julg-lo.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

34
DA COMPETNCIA POR PREVENO Quando vrios juzes forem competentes para julgar o mesmo delito, o que tiver antecedido aos outros na prtica de algum ato do processo ou de medida a este relativa, ainda que anterior ao oferecimento da denncia ou da queixa, estar prevento para o julgamento da causa (CPP, art. 83). De ver-se que a preveno, no Processo Penal, no exige citao vlida (como no Cvel art. 219, CPC), mas o exame da questo pelo magistrado. Exemplos: pedido de liberdade provisria, requerimento de decretao de priso preventiva, requerimento de busca e apreenso domiciliar. Exige-se que o juiz efetivamente tome conhecimento da matria, examinando o mrito da questo. Segundo entendimento jurisprudencial, no induz em preveno o pedido de habeas corpus, ou simples comunicao da priso em flagrante, sem exame do mrito da questo pelo juiz. So hipteses de fixao da competncia pela preveno: limite incerto da prtica do crime entre duas jurisdies (CPP, art. 70, 3); crime continuado ou permanente (CPP, art. 71); competncia pelo domiclio do ru, quando o mesmo possui mais de uma residncia (CPP, art. 71, 1); competncia pelo domiclio do ru, quando o mesmo no possui residncia certa ou for ignorado seu paradeiro (CPP, art. 72, 2); Exame de medida cautelar anterior ao ajuizamento da ao penal (CPP, art. 75, pargrafo nico), para efeito de distribuio; Hiptese de conexo ou continncia, havendo delitos sujeitos mesma jurisdio, com penas idnticas, sem local de maior nmero de infraes (CPP, art. 78, II, c); Incerteza na aplicao das regras relativas competncia para julgamento dos crimes cometidos a bordo de embarcaes ou aeronaves (CPP, art. 91). DA CONEXO E CONTINNCIA Conceito de Conexo A conexo e a continncia no so propriamente causas de fixao da competncia, mas sim causas de modificao da competncia. Conexo o nexo, a ligao existente entre dois crimes, que justifica a unio dos mesmos em um nico processo, para melhor prestao jurisdicional. As hipteses de conexo esto previstas no art. 76 do CPP: Conexo intersubjetiva a) Por simultaneidade: se ocorrendo duas ou mais infraes, houverem sido praticadas, ao mesmo tempo, por vrias pessoas reunidas. Exemplo: briga de futebol na qual A agride B, C agride D, E pratica dano contra o veculo de F. b) Por concurso: se duas ou mais infraes houverem sido praticadas por vrias pessoas em concurso, embora diverso o tempo e o lugar. Exemplo: atividade de gangue na qual A, B e C praticam furtos e depois se renem para dividir os lucros entre si. c) Por reciprocidade: infraes praticadas por vrias pessoas, umas contra as outras. Exemplo: duelo, havendo leses corporais recprocas. Conexo objetiva: ou conexo material. Na hiptese de ocorrerem vrias infraes, se houverem sido praticadas para facilitar ou ocultar as outras, ou para conseguir impunidade ou vantagem em relao a qualquer delas. a) facilitao: tambm conhecida como conexo teleolgica. Exemplo: homicdio do marido para facilitar o estupro da esposa. b) ocultao: as hipteses de ocultao, assegurar impunidade ou vantagem do crime tambm conhecidas como conexo conseqencial. Neste caso o agente comete um crime para que o primeiro delito no seja descoberto. Exemplo: meliante pratica furto em depsito, e aps comete dano colocando fogo no galpo para que o primeiro delito no seja conhecido. c) assegurar impunidade: o delito conhecido, mas o agente visa garantir sua absolvio. Agente pratica furto de veculo, e no dia seguinte mata a nica testemunha do fato. Delito de fraude processual (CP, art. 347), em que o agente inova artificialmente uma situao, para induzir o juiz ou perito a erro. d) assegurar a vantagem do crime: quadrilha rouba um banco e, aps, um dos assaltantes mata os demais para ficar com todo o proveito do crime. Conexo instrumental (ou probatria, processual): quando a prova de uma infrao ou de qualquer de suas circunstncias elementares influir na prova de outra infrao. Evita-se, destarte, decises antagnicas. Exemplo: furto e receptao. Conexo material significa ligao entre crimes. Conexo processual significa ligao entre os procedimentos (facilitao da colheita de provas). Conceito de Continncia Ocorre continncia, como o prprio nome indica, quando uma causa est contida em outra, no sendo possvel a separao dos processos. Nos termos do art. 77 do CPP, d-se continncia nas seguintes hipteses: a) concurso de pessoas (cumulao subjetiva); b) concurso formal uma nica conduta gera vrios resultados (cumulao objetiva). Exemplo: homicdio de mulher grvida, em que tambm ocorre o delito de aborto sem consentimento da gestante (CP, art. 125). c) aberratio ictus agente pretendia praticar o delito contra uma vtima e por erro na execuo acaba praticando o mesmo delito contra outra. Exemplo: atira na vtima virtual e acerta a namorada (vtima efetiva). d) aberratio criminis agente pretendia praticar um delito, mas por erro na execuo pratica outro. Exemplo: atira a pedra para acertar na vidraa e por erro acerta o transeunte. Regras para fixao do foro prevalente Existindo dois ou mais delitos, entre os quais exista conexo ou continncia, todos devero ser julgados pelo mesmo juiz. Assim, um dos juzos ceder sua competncia para outro, que ser o foro prevalente. As regras para a reunio dos processos esto previstas no art. 78 do CPP:

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

35
1) No concurso entre a competncia do jri e a de outro rgo da jurisdio comum, prevalecer a do jri. Exemplo: agente mata o marido para estuprar a esposa. Homicdio e estupro sero julgados pelo Tribunal do Jri. 2) No concurso entre jurisdies da mesma categoria, preponderar a do lugar da infrao qual for cominada a pena mais grave. Exemplo: agente rouba veculo na cidade A e aps vende o automvel para o desmanche na cidade B. O roubo e a receptao sero julgados na cidade A, local do crime com pena mais grave (roubo). 3) No concurso de jurisdies da mesma categoria, sendo todas as infraes da mesma gravidade (pena idntica), prevalecer a competncia do local em que houver ocorrido o maior nmero de infraes. Normalmente as hipteses de aplicao deste dispositivo ocorrem entre os delitos de furto, apropriao indbita e receptao, j que todos possuem exatamente a mesma pena, de um a quatro anos de recluso. Ou ainda entre os delitos de leso corporal simples, perigo para a vida e sade de outrem, difamao e constrangimento ilegal, em que todos possuem idntica pena de trs meses a um ano de deteno. Exemplo: agente comete um furto e uma apropriao indbita na cidade A, e aps aliena os objetos dos crimes para um receptador na cidade B. Todos os trs delitos sero julgados na cidade A, local onde ocorreu o maior nmero de infraes. Exemplo 2: Joo difama Antnio na cidade A. Antnio, no dia seguinte, agride Joo e o irmo deste na cidade B. Havendo conexo intersubjetiva por reciprocidade, a difamao e os dois delitos de leso corporal sero julgados na cidade B, local onde ocorreu o maior nmero de infraes. 4) Na hiptese anterior, no havendo local com maior nmero de infraes, a competncia firmar-se- pela preveno. Exemplo: um furto na cidade A e uma receptao na cidade B. Qualquer dos juzos das cidades A ou B que primeiro tomar conhecimento do fato ser prevento para julgar ambos os delitos. 5) No concurso de jurisdies de diversas categorias, predominar a de maior graduao. Trata-se da hiptese de crime sujeito a julgamento originrio em Tribunal em decorrncia de foro por prerrogativa de funo, sendo conexo com outro delito comum. Ambos os delitos sero julgados diretamente pelo Tribunal. Exemplo: Um Deputado Federal solicita a seu motorista que o mesmo solicite uma propina em nome do primeiro. Nesta hiptese, ambos praticaram o delito de corrupo ativa, em concurso de pessoas, hiptese de continncia. Assim, ambos sero julgados originariamente pelo STF. Todavia, a presente regra comporta excees. Tratando-se de crime doloso contra a vida, dever o processo ser separado, sendo a autoridade julgada perante o Tribunal e a pessoa que no possui prerrogativa de funo julgada pelo Jri popular. Isto porque a disposio do CPP no poderia afastar a incidncia da regra constitucional. Tambm na hiptese de ambos os agentes serem sujeitos a foro por prerrogativa de funo perante tribunais diversos, haver o desmembramento do feito. Exemplo: Governador paga a propina solicitada pelo promotor de justia, para que o mesmo no ajuze ao de improbidade administrativa contra o Chefe do Executivo. O Governador ser julgado pelo delito de corrupo ativa perante o STJ, e o promotor de justia ser julgado pelo delito de corrupo passiva perante o TJ. 6) No concurso entre a jurisdio comum e a especial, prevalecer a especial. Apesar de a Justia Federal ser ramo da Justia Comum, entende-se que no concurso entre a Justia Federal e a Estadual, prevalecer a primeira. Este o entendimento do STJ, conforme sua Smula n 122. Tratando-se de crime da Justia Militar, haver a separao de processos, conforme dispe o art. 79, I, do CPP. Dispe a Smula n 90 do STJ: Compete Justia Estadual Militar processar e julgar o policial militar pela prtica do crime militar, e Comum pela prtica do crime comum simultneo quele. Tambm, no concurso entre a competncia do Jri e a eleitoral, haver a separao dos processos, pois ambas possuem assento constitucional, no podendo a legislao ordinria afastar as disposies da Constituio. Resume-se assim a questo: Estadual Federal Estadual Eleitoral Federal Eleitoral Jri Estadual Jri Federal Jri Eleitoral Jri Militar Estadual Militar Federal Militar Eleitoral Militar Tribunal Comum Tribunal Jri Tribunal 1 Tribunal 2 = Federal = Eleitoral = Eleitoral = Jri = Jri = separao = separao = separao = separao = separao = Tribunal = separao = separao

7) Caso os processos hajam sido instaurados perante juzes diferentes, a autoridade com jurisdio prevalente dever avocar os processos, nos termos do art. 82 do CPP. Todavia, se um dos processos j estiver com sentena de primeiro grau proferida, no mais ser possvel a juno dos feitos, nos termos da Smula n 235 do STJ, havendo unificao apenas na fase de execuo penal, para efeito de soma ou de unificao das penas, conforme prev o art. 66, III, a, da Lei de Execues Penais (Lei n 7.210/84). Separao de processos Haver separao dos processos nas seguintes hipteses: a) concurso entre Justia Militar e Justia Comum; b) concurso entre crime e ato infracional praticado por menor de 18 anos. O menor de 18 anos inimputvel, no praticando crime, e estando sujeito s medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069/90). Portanto, os processos sero separados; c) Havendo vrios co-rus, sobrevindo doena mental a um deles: ficar suspenso o processo do co-ru enfermo; d) Havendo co-ru foragido que no possa ser julgado revelia, separam-se os processos para que seja
NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

36
suspenso o feito do ru foragido. Nos termos do art. 366 do CPP, estando o ru em lugar incerto e no sabido, sendo citado por edital e no comparecendo, nem constituindo defensor, o processo ser suspenso, no correndo a prescrio; e) Ser facultativa a separao dos processos quando as infraes tiverem sido praticadas em circunstncias de tempo ou de lugar diferentes, ou quando pelo excessivo nmero de acusados e para no lhes prolongar a priso provisria, ou por outro motivo relevante, o juiz reputar conveniente a separao (CPP, art. 80). lar em perpetuatio jurisdicione (CPP, art. 81, pargrafo nico). Tratando-se de desclassificao operada no plenrio do Tribunal do Jri, a competncia para julgamento do crime desclassificado e do crime conexo ser transferida ao juiz presidente do Tribunal do Jri (CPP, art. 492, 2). Tratando-se da hiptese de absolvio pelos jurados em relao ao crime doloso contra a vida, os jurados continuaro competentes para julgarem o outro crime conexo. DA COMPETNCIA FUNCIONAL Competncia funcional a distribuio feita pela lei entre diversos Juzes da mesma instncia ou de instncias diversas para, num mesmo processo, ou em um segmento ou fase do seu desenvolvimento, praticar determinados atos (Tourinho Filho). Assim, em um determinado processo, s vezes, vrios juzes sero chamados a realizar determinados atos. As regras sobre a atuao de cada um deles denomina-se competncia funcional. Existem as seguintes espcies de competncia funcional: 1) Competncia funcional vertical: ocorre quando existe a interposio de recurso em um processo, figurando os juzes do Tribunal como instncia revisora. As regras de competncia dos Tribunais vm estabelecidas na Constituio Federal, no CPP e nos Regimentos Internos dos Tribunais. 2) Competncia funcional horizontal: ocorre entre juzes do mesmo grau de jurisdio. Pode ser das seguintes espcies: a) Pela fase do processo: em uma primeira fase do processo atua um juiz, e na fase seguinte atua outro juiz. Exemplo: em algumas comarcas pode ocorrer de um juiz ter competncia para proferir a sentena de pronncia nos crimes dolosos contra a vida, e outro presidir o julgamento Plenrio perante o Tribunal do Jri. b) Pelo objeto do juzo: na sentena proferida em Plenrio pelo Tribunal do Jri, os jurados julgam as questes de fato, e o Juiz Presidente julga as questes de direito. Tambm na hiptese de Incidente de Argio de Inconstitucionalidade a ser julgado perante um Tribunal, a questo constitucional ser julgada pelo Plenrio (CF, art. 97), a matria infraconsititucional ser julgada pelo rgo fracionrio (Turma ou Cmara). SINOPSE Competncia: o limite e a medida da jurisdio
- Material Espcies - Prerrogativa de funo - Territorial - Funcional
J. Especializada Militar Eleitoral CF Federal Competncia Estadual Material J. Comum Jri e Juizados Es peciais LOJ Varas Criminais Varas Especializadas

Perpetuatio Jurisdiciones
Dispe o art. 81 do CPP que verificada a reunio dos processos por conexo ou continncia, ainda que no processo da sua competncia prpria venha o juiz ou tribunal a proferir sentena absolutria ou que desclassifique a infrao para outra que no se inclua na sua competncia, continuar competente em relao aos demais processos. Assim, por exemplo, no j citado caso do Deputado Federal que juntamente com seu motorista comete o delito de corrupo, ambos sero julgados pelo STF. Caso o STF absolva o deputado pelo delito de corrupo, mesmo assim continuar competente para julgar seu motorista, podendo eventualmente conden-lo. Regras especiais para o Tribunal do Jri Em relao ao Tribunal do Jri, todavia, as regras da perpetuatio jurisdiciones possuem aplicao diferenciada, em razo do procedimento escalonado dos crimes dolosos contra a vida. Nestes crimes, existe uma fase inicial, chamada judicium accusatione (juzo da acusao), na qual o juiz decidir se existem indcios da prtica de crime doloso contra a vida. Se verificar que esto presentes tais requisitos, ir proferir a sentena de pronncia, submetendo o ru ao julgamento perante o Tribunal do Jri. Caso o juiz verifique que no existem indcios da prtica de crime, ir impronunciar o ru, arquivando o procedimento. Se o juiz verificar que no houve a prtica de crime doloso contra a vida, mas de outro delito (por exemplo, leso corporal), realizar a desclassificao do crime, remetendo os autos ao juzo competente. Finalmente, caso o juiz verifique que est patentemente provado nos autos a excludente da ilicitude, poder proferir sentena de absolvio sumria, submetendo sua deciso ao recurso ex officio (CPP, art. 411). Apenas na hiptese de sentena de pronncia o ru ser submetido ao julgamento perante o plenrio do Tribunal do Jri. Neste novo julgamento, chamado de judicium causae (juzo da causa), os jurados novamente examinaro o delito, no estando subordinados deciso de pronncia anteriormente proferida. Assim, podero os jurados absolver o ru, ou desclassificar o crime para outra infrao que no seja crime doloso contra a vida. Assim, desclassificado o crime na primeira fase do judicium accusatione, (fase da sentena de pronncia), o juiz remeter o crime principal e eventual crime conexo, ambos, para o juzo competente, no havendo que se fa-

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

Poltica (Senado)

37
Competncia por prerrogativa de funo: julgamento originrio por Tribunal Competncia territorial (ratione loci): Consumado: lugar do resultado do crime Tentativa: ltimo ato de execuo Crime continuado ou permanente: preveno Desconhecimento do lugar do crime: domiclio do ru Ao penal privada: tanto o lugar do crime quanto o do domiclio do ru Distribuio: sorteio aleatrio entre os juzes Preveno: juiz que primeiro tomar conhecimento da causa Conexo e Continncia: regras para reunio dos processos (modificao da competncia) J. Comum X J. Militar Crime X Ato infracional (menor) Co-ru foragido ou com doena mental Facultativa: tumulto processual CAPTULO I Da Competncia pelo Lugar da Infrao Art. 70. A competncia ser, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infrao, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o ltimo ato de execuo. 1 Se, iniciada a execuo no territrio nacional, a infrao se consumar fora dele, a competncia ser determinada pelo lugar em que tiver sido praticado, no Brasil, o ltimo ato de execuo. 2 Quando o ltimo ato de execuo for praticado fora do territrio nacional, ser competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado. 3 Quando incerto o limite territorial entre duas ou mais jurisdies, ou quando incerta a jurisdio por ter sido a infrao consumada ou tentada nas divisas de duas ou mais jurisdies, a competncia firmar-se- pela preveno. Art. 71. Tratando-se de infrao continuada ou permanente, praticada em territrio de duas ou mais jurisdies, a competncia firmar-se- pela preveno. CAPTULO II Da Competncia pelo Domiclio ou Residncia do Ru Art. 72. No sendo conhecido o lugar da infrao, a competncia regular-se- pelo domiclio ou residncia do ru. 1 Se o ru tiver mais de uma residncia, a competncia firmar-se- pela preveno. 2 Se o ru no tiver residncia certa ou for ignorado o seu paradeiro, ser competente o juiz que primeiro tomar conhecimento do fato. Art. 73. Nos casos de exclusiva ao privada, o querelante poder preferir o foro de domiclio ou da residncia do ru, ainda quando conhecido o lugar da infrao. CAPTULO III Da Competncia pela Natureza da Infrao Art. 74. A competncia pela natureza da infrao ser regulada pelas leis de organizao judiciria, salvo a competncia privativa do Tribunal do Jri. 1 Compete ao Tribunal do Jri o julgamento dos crimes previstos nos arts. 121, 1 e 2, 122, pargrafo nico, 123, 124, 125, 126 e 127 do Cdigo Penal, consumados ou tentados.
NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

Separao dos processos

Perpetuatio Jurisdiciones: se o juiz absolve ou desclassifica o delito que atraiu sua competncia, continua competente para julgar os crimes conexos.

Tribunal do Jri

Desclassificao na fase de pronncia: remete tudo para outro juiz competente Desclassificao em Plenrio do Jri: competncia transferida para Juiz Presidente Absolvio em Plenrio do Jri: jurados continuam competentes para julgar os crimes conexos

Vertical: recursos Por fase do proCompetncia Funcional cesso Horizontal Por objeto do juzo

LEGISLAO CDIGO DE PROCESSO PENAL ...................................................................................................................................... TTULO V Da Competncia Art. 69. Determinar a competncia jurisdicional: I o lugar da infrao; II o domiclio ou residncia do ru; III a natureza da infrao; IV a distribuio; V a conexo ou continncia; VI a preveno; VII a prerrogativa de funo.

Nota: Smula n 603 do STF: A competncia para o processo e julgamento de latrocnio do Juiz singular e no do Tribunal do Jri.

2 Se, iniciado o processo perante um juiz, houver desclassificao para infrao da competncia de outro, a este ser remetido o processo, salvo se mais graduada for a jurisdio do primeiro, que, em tal caso, ter sua competncia prorrogada. 3 Se o juiz da pronncia desclassificar a infrao para outra atribuda competncia de juiz singular, observar-se- o disposto no art. 410; mas, se a desclassificao for feita pelo prprio Tribunal do Jri, a seu presidente caber proferir a sentena (art. 492, 2).

38
CAPTULO IV Da Competncia por Distribuio Art. 75. A precedncia da distribuio fixar a competncia quando, na mesma circunscrio judiciria, houver mais de um juiz igualmente competente. Pargrafo nico. A distribuio realizada para o efeito da concesso de fiana ou da decretao de priso preventiva ou de qualquer diligncia anterior denncia ou queixa prevenir a da ao penal. CAPTULO V Da Competncia por Conexo ou Continncia Art. 76. A competncia ser determinada pela conexo: I se, ocorrendo duas ou mais infraes, houverem sido praticadas, ao mesmo tempo, por vrias pessoas reunidas, ou por vrias pessoas em concurso, embora diverso o tempo e o lugar, ou por vrias pessoas, umas contra as outras; II se, no mesmo caso, houverem sido umas praticadas para facilitar ou ocultar as outras, ou para conseguir impunidade ou vantagem em relao a qualquer delas; III quando a prova de uma infrao ou de qualquer de suas circunstncias elementares influir na prova de outra infrao. Art. 77. A competncia ser determinada pela continncia quando: I duas ou mais pessoas forem acusadas pela mesma infrao; II no caso de infrao cometida nas condies previstas nos arts. 51, 1, 53, segunda parte, e 54 do Cdigo Penal.
Nota: Referncia feita aqui a parte geral do Cdigo j revogado pela Lei n 7.209/84. Na nova parte geral, ver arts. 70, 73 e 74.

1 Cessar, em qualquer caso, a unidade do processo, se, em relao a algum co-ru, sobrevier o caso previsto no art. 152. 2 A unidade do processo no importar a do julgamento, se houver co-ru foragido que no possa ser julgado revelia, ou ocorrer a hiptese do art. 461. Art. 80. Ser facultativa a separao dos processos quando as infraes tiverem sido praticadas em circunstncias de tempo ou de lugar diferentes, ou, quando pelo excessivo nmero de acusados e para no lhes prolongar a priso provisria, ou por outro motivo relevante, o juiz reputar conveniente a separao. Art. 81. Verificada a reunio dos processos por conexo ou continncia, ainda que no processo da sua competncia prpria venha o juiz ou tribunal a proferir sentena absolutria ou que desclassifique a infrao para outra que no se inclua na sua competncia, continuar competente em relao aos demais processos. Pargrafo nico. Reconhecida inicialmente ao jri a competncia por conexo ou continncia, o juiz, se vier a desclassificar a infrao ou impronunciar ou absolver o acusado, de maneira que exclua a competncia do jri, remeter o processo ao juzo competente. Art. 82. Se, no obstante a conexo ou continncia, forem instaurados processos diferentes, a autoridade de jurisdio prevalente dever avocar os processos que corram perante os outros juzes, salvo se j estiverem com sentena definitiva. Neste caso, a unidade dos processos s se dar, ulteriormente, para o efeito de soma ou de unificao das penas. CAPTULO VI Da Competncia por Preveno Art. 83. Verificar-se- a competncia por preveno toda vez que, concorrendo dois ou mais juzes igualmente competentes ou com jurisdio cumulativa, um deles tiver antecedido aos outros na prtica de algum ato do processo ou de medida a este relativa, ainda que anterior ao oferecimento da denncia ou da queixa (arts. 70, 3, 71, 72, 2, e 78, II, c). CAPTULO VII Da Competncia pela Prerrogativa de Funo Art. 84. A competncia pela prerrogativa de funo do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justia, dos Tribunais Regionais Federais e Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal, relativamente s pessoas que devam responder perante eles por crimes comuns e de responsabilidade. 1 A competncia especial por prerrogativa de funo, relativa a atos administrativos do agente, prevalece ainda que o inqurito ou a ao judicial sejam iniciados aps a cessao do exerccio da funo pblica. 2 A ao de improbidade, de que trata a Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, ser proposta perante o tribunal competente para processar e julgar criminalmente o funcionrio ou autoridade na hiptese de prerrogativa de foro em razo do exerccio de funo pblica, observado o disposto no 1.
Nota: Redao deste artigo determinada pela Lei n 10.628/02.

Art. 78. Na determinao da competncia por conexo ou continncia, sero observadas as seguintes regras: I no concurso entre a competncia do jri e a de outro rgo da jurisdio comum, prevalecer a competncia do jri; II no concurso de jurisdies da mesma categoria: a) preponderar a do lugar da infrao, qual for cominada a pena mais grave;
Nota: Smula n 122 do STJ: Compete Justia Federal o processo e julgamento unificado dos crimes conexos de competncia federal e estadual, no se aplicando a regra do art. 78, II, a do Cdigo de Processo Penal.

b) prevalecer a do lugar em que houver ocorrido o maior nmero de infraes, se as respectivas penas forem de igual gravidade; c) firmar-se- a competncia pela preveno, nos outros casos; III no concurso de jurisdies de diversas categorias, predominar a de maior graduao; IV no concurso entre a jurisdio comum e a especial, prevalecer esta. Art. 79. A conexo e a continncia importaro unidade de processo e julgamento, salvo: I no concurso entre a jurisdio comum e a militar; II no concurso entre a jurisdio comum e a do juzo de menores.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

39
Art. 85. Nos processos por crime contra a honra, em que forem querelantes as pessoas que a Constituio sujeita jurisdio do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais de Apelao, quele ou a estes caber o julgamento, quando oposta e admitida a exceo da verdade. Art. 86. Ao Supremo Tribunal Federal competir, privativamente, processar e julgar: I os seus ministros, nos crimes comuns; II os ministros de Estado, salvo nos crimes conexos com os do Presidente da Repblica; III o procurador-geral da Repblica, os esembargadores dos Tribunais de Apelao, os ministros do Tribunal de Contas e os embaixadores e ministros diplomticos, nos crimes comuns e de responsabilidade. Art. 87. Competir, originariamente, aos Tribunais de Apelao o julgamento dos governadores ou interventores nos Estados ou Territrios, e prefeito do Distrito Federal, seus respectivos secretrios e chefes de Polcia, juzes de instncia inferior e rgos do Ministrio Pblico.
Nota: Sobre competncia por prerrogativa de funo ver arts. 102, I , b, e 105, I, a, da CF.

II quando entre elas surgir controvrsia sobre unidade de juzo, juno ou separao de processos. Art. 115. O conflito poder ser suscitado: I pela parte interessada; II pelos rgos do Ministrio Pblico junto a qualquer dos juzos em dissdio; III por qualquer dos juzes ou tribunais em causa.
Nota: Smula n 59 do STJ: No h conflito de competncia se j existe sentena com trnsito em julgado, proferida por um dos juzes conflitantes.

CAPTULO VIII Disposies Especiais Art. 88. No processo por crimes praticados fora do territrio brasileiro, ser competente o juzo da Capital do Estado onde houver por ltimo residido o acusado. Se este nunca tiver residido no Brasil, ser competente o juzo da Capital da Repblica. Art. 89. Os crimes cometidos em qualquer embarcao nas guas territoriais da Repblica, ou nos rios e lagos fronteirios, bem como a bordo de embarcaes nacionais, em alto-mar, sero processados e julgados pela justia do primeiro porto brasileiro em que tocar a embarcao, aps o crime, ou, quando se afastar do Pas, pela do ltimo em que houver tocado. Art. 90. Os crimes praticados a bordo de aeronave nacional, dentro do espao areo correspondente ao territrio brasileiro, ou ao alto-mar, ou a bordo de aeronave estrangeira, dentro do espao areo correspondente ao territrio nacional, sero processados e julgados pela justia da comarca em cujo territrio se verificar o pouso aps o crime, ou pela da comarca de onde houver partido a aeronave. Art. 91. Quando incerta e no se determinar de acordo com as normas estabelecidas nos arts. 89 e 90, a competncia se firmar pela preveno. ....................................................................................................................................... TTULO VI Das Questes e Processos Incidentes .............................................................................................................................................. CAPTULO IV Do Conflito de Jurisdio Art. 113. As questes atinentes competncia resolver-se-o no s pela exceo prpria, como tambm pelo conflito positivo ou negativo de jurisdio. Art. 114. Haver conflito de jurisdio: I quando duas ou mais autoridades judicirias se considerarem competentes, ou incompetentes, para conhecer do mesmo fato criminoso;

Art. 116. Os juzes e tribunais, sob a forma de representao, e a parte interessada, sob a de requerimento, daro parte escrita e circunstanciada do conflito, perante o tribunal competente, expondo os fundamentos e juntando os documentos comprobatrios. 1 Quando negativo o conflito, os juzes e tribunais podero suscit-lo nos prprios autos do processo. 2 Distribudo o feito, se o conflito for positivo, o relator poder determinar imediatamente que se suspenda o andamento do processo. 3 Expedida ou no a ordem de suspenso, o relator requisitar informaes s autoridades em conflito, remetendo-lhes cpia do requerimento ou representao. 4 As informaes sero prestadas no prazo marcado pelo relator. 5 Recebidas as informaes, e depois de ouvido o procurador-geral, o conflito ser decidido na primeira sesso, salvo se a instruo do feito depender de diligncia. 6 Proferida a deciso, as cpias necessrias sero remetidas, para a sua execuo, s autoridades contra as quais tiver sido levantado o conflito ou que o houverem suscitado. Art. 117. O Supremo Tribunal Federal, mediante avocatria, restabelecer a sua jurisdio, sempre que exercida por qualquer dos juzes ou tribunais inferiores. ........................................................................................................................................ PERCIAS Percia o exame realizado por pessoa com conhecimentos tcnicos especializados acerca de fatos necessrios ao deslinde da causa. Possui a natureza jurdica de meio de prova. No possui carter vinculativo ao juiz (CPP, art. 182), que pode recusar a concluso do laudo pericial. Requisitos A percia pode ser realizada tanto por perito oficial quanto por perito no-oficial. Perito oficial aquele que realizou concurso pblico para o cargo de perito nos quadros da polcia judiciria. O perito no-oficial (ou louvado) um particular que foi designado pelo juzo para emitir parecer tcnico. Exige o art. 159, 1o, do CPP que os peritos louvados devem ser pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior, preferencialmente dentro da habilitao tcnica, portanto, no necessariamente dentro de sua rea de especializao. O nmero mnimo de perito de dois, sejam oficiais ou louvados. Antes da Lei n 8.862/94, entendia-se que seria possvel a realizao de percia por um nico perito oficial,
NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

40
interpretao esta no mais admissvel ante a nova redao do caput do art. 159 do CPP. Segundo a Smula n 361 do STF nulo o laudo pericial assinado por apenas um perito (oficial ou louvado). Trata-se de nulidade relativa, ou seja, se no for oportunamente argida e provando-se o prejuzo, haver a convalidao. Os peritos no-oficiais devem prestar compromisso antes de assumirem o encargo de realizar a percia (CPP, art. 159, 2o). H entendimento de que estaria revogado este dispositivo ante o disposto no art. 422 do CPC (redao dada pela Lei n 8.455/92), que dispensa o compromisso no Processo Civil. Os peritos oficiais no necessitam prestar compromisso a cada percia, pois trata-se de dever inerente ao seu cargo. Procedimento A realizao de uma percia passa por trs fases: Determinao: a percia pode ser determinada pela autoridade policial, durante as investigaes do inqurito, ou pelo juiz, no curso da ao. Caso seja desnecessria, poder ser indeferida (art. 184), exceto no caso de exame de corpo de delito. Realizao: a percia feita pelos experts, por meio de respostas aos quesitos formulados pela autoridade e pelas partes. Quesitos so perguntas que devem ser respondidas pelos peritos. Corporificao: a percia se materializa em um laudo pericial, que contm as concluses dos peritos. Na divergncia das concluses dos peritos, ser observado o procedimento do art. 180, devendo a autoridade mandar ouvir um terceiro perito; se este divergir dos anteriores, poder ser determinada a realizao de uma nova percia. No processo penal no h assistentes tcnicos (peritos nomeados pelas partes para acompanhar o perito do juzo). Exame de corpo de delito Corpo de delito o conjunto de vestgios materiais deixados pela infrao penal. a materialidade do crime. Exame de corpo de delito o laudo pericial, que comprova o corpo de delito. Segundo o art. 158, indispensvel a realizao do exame de corpo de delito, direto ou indireto, quando a infrao deixar vestgios. Exemplo de crimes que deixam vestgios: homicdio, estupro, falsificao. Exemplo de infraes sem vestgios: calnia oral, desacato, violao de domiclio. Exame direto o realizado pelos peritos sobre os vestgios do crime. Entende-se que o exame de corpo de delito indireto o referido no art. 167 do CPP, ou seja, o depoimento de testemunhas. Possui dois requisitos para poder ser realizado: (1) os vestgios do crime desapareceram; (2) prova testemunhal categrica, sem dvidas. Na realidade no uma percia, mas sim prova testemunhal. A confisso no pode suprir a ausncia do exame de corpo de delito indireto. A no realizao do exame de corpo de delito (direto ou indireto) acarreta nulidade (CPP, art. 564, III, b). Na ausncia do exame de corpo de delito, sendo possvel sua realizao, o juiz no deve absolver, mas determinar a sua realizao (CPP, art. 502). Espcies de percias Sendo a percia um laudo relativo a um conhecimento tcnico de determinada rea, sobre um fato relevante ao processo, existem diversas espcies de percia, de acordo com o conhecimento tcnico empregado. Vejamos: necrpsia ou autpsia (art. 162, 164 e 165): exame interno do cadver para constatar a causa da morte; exumao (art. 163-166): desenterramento do cadver para exames; exame de leses corporais (CPP, art. 168): tratando-se de leso corporal grave (CP, art. 129, 1o, I) necessria a realizao de exame complementar ( 2o e 3o) logo aps os 30 dias; o atraso no invalida o exame (STF); exame de local (art. 169, 171, 173); exame laboratorial (art. 170): deve ser guardada amostra do material, para eventualidade de nova percia; exame de avaliao (art. 172): til, e.g.para configurao do furto privilegiado (singela melancia), ou para aplicao do princpio da insignificncia; exame grafotcnico (art. 174): para reconhecimento de escritos, por comparao de letra; exame de eficincia (art. 175): por exemplo, quanto eficincia de uma arma de fogo; exame psiquitrico: para verificao de inimputabilidade e periculosidade; exame toxicolgico: caso se verifique que h indcios de que o acusado dependente de drogas. CDIGO DE PROCESSO PENAL ................................................................................................ TTULO VII Da Prova ........................................................................................... CAPTULO II Do Exame do Corpo de Delito e das Percias em Geral Art. 158. Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso do acusado. Art. 159. Os exames de corpo de delito e as outras percias sero feitos por dois peritos oficiais. 1 No havendo peritos oficiais, o exame ser realizado por duas pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior, escolhidas, de preferncia, entre as que tiverem habilitao tcnica relacionada natureza do exame. 2 Os peritos no oficiais prestaro o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo. Art. 160. Os peritos elaboraro o laudo pericial, onde descrevero minuciosamente o que examinarem, e respondero aos quesitos formulados. Pargrafo nico. O laudo pericial ser elaborado no prazo mximo de 10 (dez) dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. Art. 161. O exame de corpo de delito poder ser feito em qualquer dia e a qualquer hora.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

41
Art. 162. A autpsia ser feita pelo menos 6 (seis) horas depois do bito, salvo se os peritos, pela evidncia dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararo no auto. Pargrafo nico. Nos casos de morte violenta, bastar o simples exame externo do cadver, quando no houver infrao penal que apurar, ou quando as leses externas permitirem precisar a causa da morte e no houver necessidade de exame interno para a verificao de alguma circunstncia relevante. Art. 163. Em caso de exumao para exame cadavrico, a autoridade providenciar para que, em dia e hora previamente marcados, se realize a diligncia, da qual se lavrar auto circunstanciado. Pargrafo nico. O administrador de cemitrio pblico ou particular indicar o lugar da sepultura, sob pena de desobedincia. No caso de recusa ou de falta de quem indique a sepultura, ou de encontrar-se o cadver em lugar no destinado a inumaes, a autoridade proceder s pesquisas necessrias, o que tudo constar do auto. Art. 164. Os cadveres sero sempre fotografados na posio em que forem encontrados, bem como, na medida do possvel, todas as leses externas e vestgios deixados no local do crime. Art. 165. Para representar as leses encontradas no cadver, os peritos, quando possvel, juntaro ao laudo do exame provas fotogrficas, esquemas ou desenhos, devidamente rubricados. Art. 166. Havendo dvida sobre a identidade do cadver exumado, proceder-se- ao reconhecimento pelo Instituto de Identificao e Estatstica ou repartio congnere ou pela inquirio de testemunhas, lavrandose auto de reconhecimento e de identidade, no qual se descrever o cadver, com todos os sinais e indicaes. Pargrafo nico. Em qualquer caso, sero arrecadados e autenticados todos os objetos encontrados, que possam ser teis para a identificao do cadver. Art. 167. No sendo possvel o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestgios, a prova testemunhal poder suprir-lhe a falta. Art. 168. Em caso de leses corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se- a exame complementar por determinao da autoridade policial ou judiciria, de ofcio, ou a requerimento do Ministrio Pblico, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor. 1 No exame complementar, os peritos tero presente o auto de corpo de delito, a fim de suprir-lhe a deficincia ou retific-lo. 2 Se o exame tiver por fim precisar a classificao do delito no art. 129, 1, I, do Cdigo Penal, dever ser feito logo que decorra o prazo de 30 (trinta) dias, contado da data do crime. 3 A falta de exame complementar poder ser suprida pela prova testemunhal. Art. 169. Para o efeito de exame do local onde houver sido praticada a infrao, a autoridade providenciar imediatamente para que no se altere o estado das coisas at a chegada dos peritos, que podero instruir seus laudos com fotografias, desenhos ou esquemas elucidativos. Pargrafo nico. Os peritos registraro, no laudo, as alteraes do estado das coisas e discutiro, no relatrio, as conseqncias dessas alteraes na dinmica dos fatos. Art. 170. Nas percias de laboratrio, os peritos guardaro material suficiente para a eventualidade de nova percia. Sempre que conveniente, os laudos sero ilustrados com provas fotogrficas, ou microfotogrficas, desenhos ou esquemas. Art. 171. Nos crimes cometidos com destruio ou rompimento de obstculo a subtrao da coisa, ou por meio de escalada, os peritos, alm de descrever os vestgios, indicaro com que instrumentos, por que meios e em que poca presumem ter sido o fato praticado. Art. 172. Proceder-se-, quando necessrio, avaliao de coisas destrudas, deterioradas ou que constituam produto do crime. Pargrafo nico. Se impossvel a avaliao direta, os peritos procedero avaliao por meio dos elementos existentes nos autos e dos que resultarem de diligncias. Art. 173. No caso de incndio, os peritos verificaro a causa e o lugar em que houver comeado, o perigo que dele tiver resultado para a vida ou para o patrimnio alheio, a extenso do dano e o seu valor e as demais circunstncias que interessarem a elucidao do fato. Art. 174. No exame para o reconhecimento de escritos, por comparao de letra, observar-se- o seguinte: I a pessoa a quem se atribua ou se possa atribuir o escrito ser intimada para o ato, se for encontrada; II para a comparao, podero servir quaisquer documentos que a dita pessoa reconhecer ou j tiverem sido judicialmente reconhecidos como de seu punho, ou sobre cuja autenticidade no houver dvida; III a autoridade, quando necessrio, requisitar, para o exame, os documentos que existirem em arquivos ou estabelecimentos pblicos, ou nestes realizar a diligncia, se da no puderem ser retirados; IV quando no houver escritos para a comparao ou forem insuficientes os exibidos, a autoridade mandar que a pessoa escreva o que lhe for ditado. Se estiver ausente a pessoa, mas em lugar certo, esta ltima diligncia poder ser feita por precatria, em que se consignaro as palavras que a pessoa ser intimada a escrever. Art. 175. Sero sujeitos a exame os instrumentos empregados para a prtica da infrao, a fim de se lhes verificar a natureza e a eficincia. Art. 176. A autoridade e as partes podero formular quesitos at o ato da diligncia. Art. 177. No exame por precatria, a nomeao dos peritos far-se- no juzo deprecado. Havendo, porm, no caso de ao privada, acordo das partes, essa nomeao poder ser feita pelo juiz deprecante. Pargrafo nico. Os quesitos do juiz e das partes sero transcritos na precatria. Art. 178. No caso do art. 159, o exame ser requisitado pela autoridade ao diretor da repartio, juntando-se ao processo o laudo assinado pelos peritos. Art. 179. No caso do 1 do art. 159, o escrivo lavrar o auto respectivo, que ser assinado pelos peritos e, se presente ao exame, tambm pela autoridade. Pargrafo nico. No caso do art. 160, pargrafo nico, o laudo, que poder ser datilografado, ser subscrito e rubricado em suas folhas por todos os peritos. Art. 180. Se houver divergncia entre os peritos, sero consignadas no auto do exame as declaraes e respostas de um e de outro, ou cada um redigir separadamente o seu laudo, e a autoridade nomear um terceiro;

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

42
se este divergir de ambos, a autoridade poder mandar proceder a novo exame por outros peritos. Art. 181. No caso de inobservncia de formalidades, ou no caso de omisses, obscuridades ou contradies, a autoridade judiciria mandar suprir a formalidade, complementar ou esclarecer o laudo. Pargrafo nico. A autoridade poder tambm ordenar que se proceda a novo exame, por outros peritos, se julgar conveniente. Art. 182. O juiz no ficar adstrito ao laudo, podendo aceit-lo ou rejeit-lo, no todo ou em parte. Art. 183. Nos crimes em que no couber ao pblica, observar-se- o disposto no art. 19. Art. 184. Salvo o caso de exame de corpo de delito, o juiz ou a autoridade policial negar a percia requerida pelas partes, quando no for necessria ao esclarecimento da verdade. nea da liberdade, sem que seja hiptese de flagrante e sem autorizao judicial, apenas para checar uma situao. inadmissvel tal procedimento, configurando abuso de autoridade (Lei n 4.898/65, art. 3o, a e i). Dentre estas hipteses de priso, apenas a priso em flagrante e a priso disciplinar militar podem ser realizadas sem autorizao judicial. Alm destas, na hiptese de estado de stio admite-se priso sem ordem judicial (CF, art. 139, II). A recaptura de preso foragido independe de novo mandado judicial (CPP, art. 684), haja vista que em relao ao recolhimento anterior existia justa causa (flagrante ou ordem judicial). Dispe o art. 300 do CPP que, sempre que possvel, as pessoas presas ficaro separadas das que j estiverem definitivamente condenadas. Todavia, segundo a Lei de Execues Penais, tal separao obrigatria (Lei n 7.210/84, art. 84, caput). O estabelecimento prisional destinados aos presos provisrios a cadeia pblica, e aos presos j definitivamente condenados (priso-pena) a penitenciria (regime fechado), a colnia agrcola ou industrial (regime semi-aberto), ou casa do albergado (regime aberto). Momento Espcies de priso Existem as seguintes espcies de priso: a) Priso-Pena. a decorrente de sentena penal condenatria irrecorrvel. Possui carter repressivo. Deveria ser a regra geral. b) Priso Processual (ou provisria). a priso penal que ocorre antes do trnsito em julgado da deciso. So as seguintes hipteses: 1) priso em flagrante (CPP, art. 301 a 310); 2) priso preventiva (CPP, art. 311 a 316); 3) priso temporria (Lei n 7.960/89); 4) priso decorrente de pronncia procedimento do Tribunal do Jri (CPP, art. 282 e 408, 1); 5) priso decorrente de sentena penal condenatria sujeita a recurso (CPP, art. 393, I e art. 594). c) Priso Civil. A Constituio admite a priso por dvidas apenas nas hipteses de devedor inescusvel de obrigao alimentcia e do depositrio infiel. A priso, nestes casos, possui apenas a funo de compelir o devedor a adimplir sua obrigao, no possuindo funo satisfativa. Segundo o STF vlida a priso de devedor na alienao fiduciria, pois trata-se de depositrio infiel (DL n 911/69). O STJ entende inadmissvel. d) Priso Administrativa. As hipteses de cabimento da priso administrativa, sem autorizao judicial, previstas no art. 319 do CPP no foram recepcionadas pela Constituio Federal de 1988. Neste sentido: STF, RHC 66.730-9/DF, 2a T., DJU 31/3/89. Todavia, entende o STF que ainda cabvel a priso administrativa na hiptese do procedimento administrativo de extradio (Lei n 6.815/80), mediante prvia autorizao judicial. e) Priso Disciplinar Militar. cabvel nas hipteses de transgresso militar, independentemente de autorizao judicial (CF, art. 5o, LXI). f) Priso para averiguao. a privao momentA priso pode ser realizada em qualquer dia e hora, seja feriado ou durante a noite (CPP, art. 283). Esta regra possui duas excees: 1) Perodo eleitoral. vedada a priso de qualquer eleitor 5 dias antes e 48 horas aps a eleio, salvo nas hipteses de flagrante delito, ou sentena penal condenatria por crime inafianvel. Incabvel, portanto, execuo de mandado de priso preventiva, ainda que decretada anteriormente. 2) Inviolabilidade do domiclio. Dispe a Constituio Federal em seu art. 5, XI: a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial. Assim, so as seguintes hipteses de violao do domiclio: Durante a noite: flagrante delito ou desastre, para prestar socorro, ou com autorizao do morador. Durante o dia: todas as hipteses anteriores, mais a autorizao judicial. Portanto, caso a pessoa esteja dentro de casa (sua ou de terceiro) apenas ser possvel a priso durante a noite se o morador autorizar a entrada, ou se um delito estiver sendo ali cometido. Exemplo: seqestro, depsito de entorpecentes, marido agredindo fisicamente sua esposa. Entende-se que apenas o flagrante prprio (crime sendo cometido no interior da residncia) d ensejo violao do domiclio. Na hiptese de mandado judicial, apenas poder ser executada a priso durante o dia, devendo a autoridade guardar todas as sadas da residncia e aguardar o amanhecer para arrombar a porta e efetuar a priso (art. 293, CPP). Caso a pessoa esteja na rua, poder ser presa a qualquer hora do dia ou da noite. Existem dois entendimentos quanto ao conceito de

PRISO
INTRODUO Priso a privao, mais ou menos intensa, da liberdade ambulatria de uma pessoa. (Tourinho Filho)

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

43
dia. O critrio cronolgico define dia como o perodo das 6 s 18 horas. O critrio fsico-astronmico o define como o perodo entre a aurora e o crepsculo. Considerando o horrio de vero, anualmente adotado no Brasil, entendemos mais adequado realidade ptria o segundo critrio. LEGISLAO CDIGO DE PROCESSO PENAL ...................................................................................................................................... TTULO IX Da Priso e da Liberdade Provisria CAPTULO I Disposies Gerais Art. 282. exceo do flagrante delito, a priso no poder efetuar-se seno em virtude de pronncia ou nos casos determinados em lei, e mediante ordem escrita da autoridade competente. Art. 283. A priso poder ser efetuada em qualquer dia e a qualquer hora, respeitadas as restries relativas inviolabilidade do domiclio. Art. 284. No ser permitido o emprego de fora, salvo a indispensvel no caso de resistncia ou de tentativa de fuga do preso. Art. 285. A autoridade que ordenar a priso far expedir o respectivo mandado. Pargrafo nico. O mandado de priso: a) ser lavrado pelo escrivo e assinado pela autoridade; b) designar a pessoa, que tiver de ser presa, por seu nome, alcunha ou sinais caractersticos; c) mencionar a infrao penal que motivara priso; d) declarar o valor da fiana arbitrada, quando afianvel a infrao; e) ser dirigido a quem tiver qualidade para dar-lhe execuo. Art. 286. O mandado ser passado em duplicata, e o executor entregar ao preso, logo depois da priso, um dos exemplares com declarao do dia, hora e lugar da diligncia. Da entrega dever o preso passar recibo no outro exemplar; se recusar, no souber ou no puder escrever, o fato ser mencionado em declarao, assinada por duas testemunhas. Art. 287. Se a infrao for inafiancvel, a falta de exibio do mandado no obstar priso, e o preso, em tal caso, ser imediatamente apresentado ao juiz que tiver expedido o mandado. Art. 288. Ningum ser recolhido priso, sem que seja exibido o mandado ao respectivo diretor ou carcereiro, a quem ser entregue cpia assinada pelo executor ou apresentada a guia expedida pela autoridade competente, devendo ser passado recibo da entrega do preso, com declarao de dia e hora. Pargrafo nico. O recibo poder ser passado no prprio exemplar do mandado, se este for o documento exibido. Art. 289. Quando o ru estiver no territrio nacional, em lugar estranho ao da jurisdio, ser deprecada a sua priso, devendo constar da precatria o inteiro teor do mandado. Pargrafo nico. Havendo urgncia, o juiz poder requisitar a priso por telegrama, do qual dever constar o motivo da priso, bem como, se afianvel a infrao, o valor da fiana. No original levado agncia telegrfica ser autenticada a firma do juiz, o que se mencionar no telegrama. Art. 290. Se o ru, sendo perseguido, passar ao territrio de outro municpio ou comarca, o executor poder efetuar-lhe a priso no lugar onde o alcanar, apresentando-o imediatamente autoridade local, que, depois de lavrado, se for o caso, o auto de flagrante, providenciar para a remoo do preso. 1 Entender-se- que o executor vai em perseguio do ru, quando: a) tendo-o avistado, for perseguindo-o sem interrupo, embora depois o tenha perdido de vista; b) sabendo, por indcios ou informaes fidedignas, que o ru tenha passado, h pouco tempo, em tal ou qual direo, pelo lugar em que o procure, for no seu encalo. 2 Quando as autoridades locais tiverem fundadas razes para duvidar da legitimidade da pessoa do executor ou da legalidade do mandado que apresentar, podero pr em custdia o ru, at que fique esclarecida a dvida. Art. 291. A priso em virtude de mandado entenderse- feita desde que o executor, fazendo-se conhecer do ru, lhe apresente o mandado e o intime a acompanh-lo. Art. 292. Se houver, ainda que por parte de terceiros, resistncia priso em flagrante ou determinada por autoridade competente, o executor e as pessoas que o auxiliarem podero usar dos meios necessrios para defender-se ou para vencer a resistncia, do que tudo se lavrar auto subscrito tambm por duas testemunhas. Art. 293. Se o executor do mandado verificar, com segurana, que o ru entrou ou se encontra em alguma casa, o morador ser intimado a entreg-lo, vista da ordem de priso. Se no for obedecido imediatamente, o executor convocar duas testemunhas e, sendo dia, entrar fora na casa, arrombando as portas, se preciso; sendo noite, o executor, depois da intimao ao morador, se no for atendido, far guardar todas as sadas, tornando a casa incomunicvel, e, logo que amanhea, arrombar as portas e efetuar a priso. Pargrafo nico. O morador que se recusar a entregar o ru oculto em sua casa ser levado presena da autoridade, para que se proceda contra ele como for de direito. Art. 294. No caso de priso em flagrante, observarse- o disposto no artigo anterior, no que for aplicvel. Art. 295. Sero recolhidos a quartis ou a priso especial, disposio da autoridade competente, quando sujeitos priso antes de condenao definitiva: I os ministros de Estado; II os governadores ou interventores de Estados ou Territrios, o prefeito do Distrito Federal, seus respectivos secretrios, os prefeitos municipais, os vereadores e os chefes de Polcia; III os membros do Parlamento Nacional, do Conselho de Economia Nacional e das Assemblias Legislativas dos Estados; IV os cidados inscritos no Livro de Mrito; V os oficiais das Foras Armadas e os militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios; (NR)* VI os magistrados;
* Redao dada pela Lei n 10.258, de 11/7/2001.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

44
VII os diplomados por qualquer das faculdades superiores da Repblica; VIII os ministros de confisso religiosa; IX os ministros do Tribunal de Contas; X os cidados que j tiverem exercido efetivamente a funo de jurado, salvo quando excludos da lista por motivo de incapacidade para o exerccio daquela funo; XI os delegados de polcia e os guardas-civis dos Estados e Territrios, ativos e inativos. 1 A priso especial, prevista neste Cdigo ou em outras leis, consiste exclusivamente no recolhimento em local distinto da priso comum.* 2 No havendo estabelecimento especfico para o preso especial, este ser recolhido em cela distinta do mesmo estabelecimento.* 3 A cela especial poder consistir em alojamento coletivo, atendidos os requisitos de salubridade do ambiente, pela concorrncia dos fatores de aerao, insolao e condicionamento trmico adequados existncia humana.* 4 O preso especial no ser transportado juntamente com o preso comum. 5 Os demais direitos e deveres do preso especial sero os mesmos do preso comum. (NR)* Art. 296. Os inferiores e praas de pr, onde for possvel, sero recolhidos priso, em estabelecimentos militares, de acordo com os respectivos regulamentos. Art. 297. Para o cumprimento de mandado expedido pela autoridade judiciria, a autoridade policial poder expedir tantos outros quantos necessrios s diligncias, devendo neles ser fielmente reproduzido o teor do mandado original. Art. 298. Se a autoridade tiver conhecimento de que o ru se acha em territrio estranho ao da sua jurisdio, poder, por via postal ou telegrfica, requisitar a sua captura, declarando o motivo da priso e, se afianvel a infrao, o valor da fiana. Art. 299. Se a infrao for inafianvel, a captura poder ser requisitada, vista de mandado judicial, por via telefnica, tomadas pela autoridade, a quem se fizer a requisio, as precaues necessrias para averiguar a autenticidade desta. Art. 300. Sempre que possvel, as pessoas presas provisoriamente ficaro separadas das que j estiverem definitivamente condenadas. Procedimento dos crimes de responsabilidade dos funcionrios pblicos Crimes de responsabilidade so os crimes para cuja configurao essencial (elementar) a condio de funcionrio pblico (CP, arts. 312 a 326). No basta a mera circunstncia qualificadora de funcionrio. Dispe a lei que se o delito for afianvel (pena mnima no excede 2 anos), haver a necessidade de uma defesa preliminar, antes do recebimento da acusao. Trata-se de medida justificvel, pois o procedimento admite a imputao com base em peas de informao. Entende-se que o contraditrio prvio previsto para este rito dispensvel se a denncia se fez acompanhar de um inqurito policial (STJ). No se estende ao co-ru que no funcionrio e dispensvel se o ru j deixou o cargo pblico quando do incio da ao.
* Redao dada pela Lei n 10.258, de 11/7/2001.

A ausncia de defesa preliminar causa de nulidade relativa, devendo ser argida oportunamente (at as alegaes finais), com a prova de prejuzo, sob pena de convalidao. Entende-se incabvel a anulao do processo por ausncia de defesa preliminar se o ru j foi condenado em primeiro grau.

........................................................................................ LIVRO II DOS PROCESSOS EM ESPCIE ........................................................................................ TTULO II Dos Processos Especiais ........................................................................................ CAPTULO II Do Processo e do Julgamento dos Crimes de Responsabilidade dos Funcionrios Pblicos ........................................................................................ Art. 513. Nos crimes de responsabilidade dos funcionrios pblicos, cujo processo e julgamento competiro aos juzes de direito, a queixa ou a denncia ser instruda com documentos ou justificao que faam presumir a existncia do delito ou com declarao fundamentada da impossibilidade de apresentao de qualquer dessas provas. Art. 514. Nos crimes afianveis, estando a denncia ou queixa em devida forma, o juiz mandar autu-la e ordenar a notificao do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de 15 (quinze) dias. Pargrafo nico. Se no for conhecida a residncia do acusado, ou este se achar fora da jurisdio do juiz, ser-lhe- nomeado defensor, a quem caber apresentar a resposta preliminar. Art. 515. No caso previsto no artigo anterior, durante o prazo concedido para a resposta, os autos permanecero em cartrio, onde podero ser examinados pelo acusado ou por seu defensor. Pargrafo nico. A resposta poder ser instruda com documentos e justificaes. Art. 516. O juiz rejeitar a queixa ou denncia, em despacho fundamentado, se convencido, pela resposta do acusado ou do seu defensor, da existncia do crime ou da improcedncia da ao. Art. 517. Recebida a denncia ou a queixa, ser o acusado citado, na forma estabelecida no Captulo I, do Ttulo X, do Livro I. Art. 518. Na instruo criminal e nos demais termos do processo, observar-se- o disposto nos Captulos I e III, Ttulo I, deste Livro.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

45
EXERCCIOS Inqurito Policial 1. Durante a fase do inqurito policial, dar-se- ao ru menor de 21 anos a) tutor legal. b) curador especial. c) advogado dativo. d) assistncia judiciria. 2. Se o indiciado for menor, ser-lhe- nomeado curador, durante a fase do inqurito policial a) pelo representante do MP. b) pelo juiz competente. c) pela autoridade policial. d) pela curadoria de menores. 3. Tratando-se de crime em que somente se procede mediante queixa, o inqurito policial ser entregue a) ao representante do MP. b) ao curador de ausentes. c) ao juiz competente. d) ao ofendido para oferecer queixa. 4. Nos crimes cometidos contra a honra do Presidente da Repblica ser exigido, para instaurao do inqurito policial, requisio do a)Procurador-Geral da Repblica. b)Presidente do Senado. c)Presidente do Supremo Tribunal Federal. d)Ministro da Justia. 5. Das afirmaes abaixo uma incorreta. a) O inqurito policial fase preliminar ou preparatria da ao penal. b) O inqurito policial instruo provisria. c) O inqurito policial no um processo, mas um procedimento administrativo. d) Nos casos em que se procede mediante requisio lcito autoridade policial realizar no inqurito policial investigaes urgentes, antes de realizada a requisio. 6. Dentre os objetivos do inqurito policial no se encontra a) apurar a infrao. b) identificar a autoria. c) reunir provas. d) condenar o acusado. 7. O prazo para concluso do inqurito policial, estando o indiciado preso, ser de a) 5 dias. b) 10 dias. c) 15 dias. d) 30 dias. 8. O prazo para concluso do inqurito policial, estando o indiciado em liberdade, ser de a) 10 dias. b) 20 dias. c) 30 dias. d) 60 dias. 9. Se o juiz no concordar com o pedido de arquivamento do inqurito policial dever remet-lo ao a) Ministro da Justia. b) Procurador-Geral de Justia. c) Procurador-Geral da Fazenda. d) Secretrio de Segurana Pblica. 10. Quando, em autos ou papis de que conhecerem, os juzes ou tribunais verificarem a existncia de crime de ao pblica, remetero as cpias e documentos necessrios ao oferecimento da dennica ao a) tribunal imediatamente superior. b) rgo do Ministrio Pblico. c) Ministrio da Justia. d) Conselho Federal da Magistratura. 11. (Cespe/UnB TJ-Auxiliar/93) Por meio de inqurito policial, a polcia judiciria rene provas e indcios com vistas a oferecer ao Ministrio Pblico condies de formar a opinitio delicti. Nesta atividade policial a) eventual vcio ou irregularidade contamina o inqurito, invalidando-o e, bem assim, a ao penal correspondente, em obsquio ao princpio da ampla defesa. b) observa-se, em todas as fases do inqurito, o princpio constitucional do contraditrio, segundo o qual a toda ao da polcia equivaler a necessria e indispensvel audincia do ru. c) o prazo para a sua concluso, estando o ru preso, de vinte dias. d) a autoridade policial poder determinar o arquivamento do inqurito quando, a toda evidncia, estiver caracterizada a inexistncia de crime. e) a autoridade policial somente nomear curador ao ru, se este for menor. 12. (Cespe/UnB Ag. Polcia/98) Assinale a opo correta. a) Instaurado o inqurito policial, dever o indiciado ser sempre identificado pelo processo datiloscpio. b) O crime de latrocnio da competncia do tribunal do jri. c) Arquivado o inqurito por falta de base para a denncia, vedado autoridade policial efetuar, por qualquer motivo, novas pesquisas. d) A ao penal pblica sempre incondicional. e) Somente a autoridade judiciria pode determinar o arquivamento do inqurito policial. 13. (Cespe/UnB Ag. Polcia/98) Julgue o item abaixo. O inqurito policial pea imprescindvel para o oferecimento da ao penal. 14. (Cespe/UnB Ag. Polcia/98) Julgue os itens a seguir. a) O juiz deve atender imediatamente ao pedido de arquivamento do inqurito formulado pelo promotor de justia. b) A autoridade policial dever instaurar, de ofcio, o inqurito, sempre que chegar ao seu conhecimento a prtica de qualquer infrao penal.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

46
15. (Cespe/UnB Ag. Polcia/98) Julgue os itens seguintes. a) A autoridade policial deve nomear, nos autos do inqurito, curador ao indiciado que tenha vinte anos de idade. b) Segundo o Cdigo de Processo Penal, o inqurito dever ser concludo no prazo de dez dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante ou estiver preso preventivamente. c) O indiciado pode requerer diligncias autoridade policial. 16. (Juiz de Direito DF/98) Arquivado o inqurito policial, a requerimento do Promotor de Justia, a) outro rgo do Ministrio Pblico, se discordar dos fundamentos de seu antecessor, acolhidos pelo juiz, poder oferecer denncia. b) outro juiz poder determinar a remessa dos autos ao Procurador-Geral para que oferea denncia ou designe outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la. c) no pode a ao penal ser iniciada sem novas provas. d) outro juiz, de ofcio, poder determinar seu desarquivamento para que a autoridade policial proceda a novas investigaes. 17. (Juiz de Direito DF/98) Promotor de Justia requer o arquivamento do inqurito policial por entender que os fatos nele apurados no constituem crime. O Juiz, se considerar improcedentes suas razes, deve a) devolver-lhe os autos para que oferea denncia se estiver convencido de que o fato tpico e que o indiciado seu autor. b) intimar o ofendido ou quem tenha qualidade para represent-lo a fim de que, no prazo de quinze dias, oferea queixa substitutiva de denncia. c) remeter os autos a outro Promotor de Justia para que oferea denncia. d) remeter os autos ao procurador-geral para que oferea denncia, designe outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la, ou insista no pedido de arquivamento. 18. (Escrivo da Polcia Federal/99) Julgue os itens apresentados marcando verdadeiro ou falso. O inqurito policial a) pode ser instaurado, de ofcio, pela autoridade policial, independentemente da espcie de crime. b) somente pode ser arquivado por deciso judicial, proferida de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico. c) pea imprescindvel para o oferecimento da ao penal, pblica ou privada. d) comporta, a critrio da autoridade policial, a realizao de diligncia requerida pelo ofendido ou pelo indiciado. e) admite a incidncia dos princpios constitucionais do contraditrio e da ampla defesa. 19. (Ag. Penitencirio/PCDF/98) Acerca do inqurito policial e da notcia de crime (notitia criminis), assinale a opo correta. a) O inqurito policial procedimento indispensvel para a propositura da ao penal pblica. b) O inqurito policial caracteriza-se como um procedimento escrito, sigiloso e contraditrio. c) O inqurito policial tem por finalidade a apurao das infraes penais e da sua autoria, fornecendo ao titular da ao penal os elementos necessrios propositura dessa ao, e o eventual vcio do inqurito no anular a ao penal, uma vez que ele pea meramente informativa. d) Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existncia de infrao penal em que caiba ao penal pblica ou privada poder verbalmente ou por escrito, comunic-la autoridade policial, e esta, verificada a procedncia das informaes, mandar instaurar inqurito. e) Do despacho da autoridade policial que indeferir requerimento de instaurao de inqurito policial no cabe recurso na esfera administrativa. 20. (Ag. Penitencirio/PCDF/98) Julgue o item seguinte. No caso do inqurito policial, sendo o indiciado menor de vinte e um anos e maior de dezoito, serlhe- nomeado curador, que no precisar ser parente ou advogado do menor. 21. (Tc. Jud. TJDF/2000) A respeito do inqurito policial e da ao penal, julgue os itens. a) O inqurito policial poder iniciar-se por portaria da autoridade policial, por ofcio requisitrio do promotor de justia ou do juiz de direito, por requerimento do ofendido ou de quem possa legalmente represent-lo ou por auto de priso em flagrante. b) O inqurito policial sempre necessrio para que se inicie a ao penal. c) A autoridade policial poder determinar o arquivamento de autos de inqurito policial, quando concluir que no foi o indiciado o autor do crime. Ao Penal Responda s questes de 22 a 28 utilizando a chave a seguir apresentada. a) I e II esto corretas. b) I, II e III esto corretas. c) I e III esto corretas. d) Apenas I verdadeira. e) Apenas II e III so verdadeiras. 22. I A ao penal ser pblica ou privada. II A aco penal pblica ser iniciada por denncia. III A denncia substitutiva somente ser apresentada nas aes penais privadas propriamente ditas, inadmitida na ao penal privada personalssima. 23. I Regra geral, aes penais sero pblicas, constituindo exceo as aes penais privadas. II A denncia ser rejeitada pelo juiz quando extinta a punibilidade pela prescrio. III A denncia ser rejeitada pelo juiz quando extinta a punibilidade pela perempo.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

47
24. I Uma vez oferecida a denncia pelo Ministrio Pblico, este no mais poder desistir da ao penal. II - O prazo para oferecer a denncia de 15 dias, estando o ru solto. III Rejeitada a denncia pela falta de requisito de procedibilidade, esta poder ser oferecida em outra oportunidade, desde que satisfeita a condio. 25. I O juiz rejeitar a denncia, nas aes penais pblicas condicionadas, quando desacompanhadas da representao ou requisio do Ministro da Justia, quando houver tais exigncias. II - Quando a parte for ilegtima, a denncia ser rejeitada, provocando, por conseqncia, a extino da punibilidade. III No requisito da denncia o nome do autor. 26. I A perempo jamais ser motivo para rejeio da denncia. II A queixa ser rejeitada quando o Ministrio Pblico no classificar o crime. III A classificao do crime requisito da denncia, no da queixa. 27. I Em nenhuma hiptese ser a denncia rejeitada, uma vez que pelo princpio da obrigatoriedade, o Ministrio Pblico dever oferecer a pea acusatria. II A denncia conter: exposio do fato criminoso, com todas suas circunstncias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a classificao do crime e, se necessrio, o rol de testemunhas. III No sendo oferecida a denncia no prazo legal, mesmo assim o Ministrio Pblico poder oferec-la. 28. I Havendo devoluo do inqurito policial, o prazo para o Ministrio Pblico oferecer a denncia ser suspensa e continuar pelo restante aps o retorno dos autos. II A denncia especificar o nome do querelante. III A denncia a pea pela qual o Ministrio Pblico, dirigindo-se ao juiz, leva ao conhecimento do Estado-Juiz um fato criminoso, pedindo, por conseqncia, a condenao do culpado. 29. Sobre denncia correto afirmar que a) ser oferecida pelo Ministrio Pblico, apenas na Ao Penal pblica incondicionada. b) no existe na Ao Penal privada personalssima, sendo possvel apenas na Ao Penal privada propriamente dita. c) a denncia ser oferecida nas aes penais pblicas condicionadas ou incondicionadas. d) poder ser oferecida a denncia em delegacia. e) a denncia a pea pela qual o delegado instaura o Inqurito Policial. 30. A denncia poder ser oferecida pelo Ministrio Pblico independentemente de Inqurito Policial, desde que qualquer do povo oferea provas da ocorrncia de um fato criminoso. Isto ocorrer nas aes penais pblicas incondicionadas e condicionadas. De acordo com o enunciado podemos afirmar que a) a assertiva e a justificativa esto corretas. b) a assertiva e a justificativa esto erradas. c) a assertiva est correta e a justificativa est errada. d) a assertiva est incorreta e a justificativa est correta. e) n.d.a. 31. So requisitos da denncia a) exposio do fato criminoso com algumas circunstncias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a qualificao do crime e, quando necessrio, o rol de testemunhas. b) exposio do fato criminoso com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais no se possa identificlo, a classificao do crime e, quando necessrio, o rol de testemunhas. c) exposio do fato criminoso com todas as suas circunstncias, a classificao do acusado, ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a qualificao do crime e, quando necessrio, o rol de testemunhas. d) exposio do fato criminoso com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a classificao do crime e, quando necessrio, o rol de testemunhas. e) a exposio do fato criminoso, a qualificao do acusado, a classificao do crime e, obrigatoriamente, o rol de testemunhas. 32. A ao penal pblica ser iniciada a) por denncia, sempre. b) por denncia ou queixa. c) por queixa, sempre. d) por denncia e queixa. e) por queixa nas aes subsidirias da privada. 33. Marque a assertiva correta. a) Qualquer pessoa do povo poder provocar a iniciativa do Ministrio Pblico, em caso de Ao Penal privada. b) Qualquer pessoa do povo poder propor a Ao Penal pblica, fornecendo-lhe, por escrito, informaes sobre o fato e a autoria, e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convico. c) Qualquer pessoa do povo poder provocar a iniciativa do Ministrio Pblico, nos casos em que caiba ao pblica, fornecendo-lhe, por escrito, informaes sobre o fato e a autoria e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convico. d) Qualquer pessoa do povo dever provocar a iniciativa do Ministrio Pblico, nos casos em que caiba ao pblica, fornecendo-lhe, por escrito, informaes sobre o fato e a autoria e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convico. e) Qualquer pessoa do povo iniciar a Ao Penal pblica. 34. Na Ao Penal privada, subsidiria da pblica, o rgo do Ministrio Pblico poder a) aditar e repudiar a queixa, apenas. b) aditar a queixa, repudi-la ou oferecer denncia substitutiva.
`

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

48
c) apenas aditar a queixa. d) repudiar, desde que d os motivos do aditamento. e) oferecer denncia substitutiva, somente. 35. Sobre a Ao Penal privada correto afirmar que a) ser proposta pelo ofendido ou seu representante legal. b) no caso de morte e quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de oferecer a queixa ou prosseguir na ao passar ao cnjuge, ascendente ou irmo. c) no caso de morte ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de oferecer a queixa ou prosseguir na ao passar ao cnjuge, descendente, ascendente e irmo. d) nos crimes de ao privada, o juiz, a requerimento do Ministrio Pblico, nomear advogado para promover a Ao Penal. e) se o ofendido for menor de 18 anos e no tiver representante legal, ou colidirem os interesses destes com os daquele, o direito de queixa poder ser exercido por curador especial, nomeado de ofcio pelo Ministrio Pblico. 36. I Se o ofendido for menor de 18 e maior de 21 anos, o direito de queixa poder ser exercido por ele ou por seu representante legal. II Se comparecer mais de uma pessoa com direito de queixa, ter preferncia o cnjuge. III O ofendido ou o seu representante legal decair do direito de queixa em 6 meses. Face s proposies apresentadas, responda utilizando as chaves apresentadas. a) Apenas I est correta. b) I e III esto corretas. d) Todas esto corretas. c) II e III esto corretas. e) I e II esto corretas. 37. Quanto Ao Penal privada, pode-se dizer que a) no est sujeita perempo. b) no pode ser ajuizada por pessoa jurdica. c) no pode ser instaurada por meio de procurador sem poderes especiais, salvo se a queixa assinada tambm pelo querelante. d) no est sujeita a prazo decadencial. 38. Considerar-se- perempta a Ao Penal a) quando iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 15 dias. b) no crime de adultrio, com a morte do querelante. c) quando o querelante deixar de formular o pedido de condenao na defesa prvia. d) se o querelado no comparecer audincia de inquirio de testemunhas. 39. Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se- perempta a Ao Penal, quando a) no oferecida a queixa dentro do prazo legalmente estabelecido. b) iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 30 dias seguidos. c) o ofendido praticar ato incompatvel com a vontade de iniciar a ao penal privada. d) o ofendido receber indenizao do dano causado pelo crime. e) o ofendido ou o seu representante legal expressamente declarar a inteno de no dar incio Ao Penal. 40. A representao criminal ser irretratvel a) depois de recebida a denncia. b) depois de oferecida a denncia. c) depois que o juiz mandar citar o ru. d) depois que o ru for citado. 41. Nos crimes de ao pblica condicionada, a representao a) irretratvel aps o oferecimento da denncia pelo Ministrio Pblico. b) irretratvel somente aps o recebimento da denncia. c) permite o perdo judicial. d) conduz decadncia do direito de queixa. 42. Nos crimes de ao pblica, esta ser promovida por a) denncia. b) queixa. c) representao. d) requisio. 43. Nos crimes de ao pblica, esta ser promovida, privativamente, pelo rgo a) encarregado da investigao policial. b) vinculado ao Ministrio da Justia. c) do Ministrio Pblico. d) do Poder Judicirio. 44. No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de representao passar, respectivamente, ao a) descendente, ascendente, cnjuge ou irmo. b) ascendente, descendente, cnjuge ou irmo. c) cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. d) cnjuge, descendente, ascendente ou irmo. 45. Depois de oferecida a denncia, a representao ser a) retratvel. b) irretratvel. c) recusvel. d) excusvel. 46. Nos crimes de ao privada proceder-se- mediante a) queixa. b) denncia. c) requisio. d) portaria. 47. Considerar-se- pobre a pessoa que a) perceber at 5 salrios mnimos. b) apresentar atestado de pobreza. c) apresentar comprovante de rendimentos. d) no puder prover s despesas do processo sem privar-se de recursos indispensveis ao prprio sustento ou da famlia.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

49
48. O direito de queixa poder ser exercido pelo ofendido desde que seja maior de a) 14 anos. b) 16 anos. c) 18 anos. d) 21 anos. 49. Assinale a alternativa correta. a) As pessoas jurdicas no podero exercer a Ao Penal. b) O direito de representao ser exercido pessoalmente pelo ofendido, no se admitindo exerc-lo por procurao. c) A representao poder ser escrita ou verbal. d) A representao ser sempre escrita. 50. Salvo disposio em contrrio, o ofendido, ou seu representante legal, decair do direito de queixa ou de representao, se no o exercer dentro do prazo de a) 1 ms. b) 2 meses. c) 3 meses. d) 6 meses. 51. O prazo concedido ao ofendido, ou seu representante legal, na Ao Penal privada a) prescricional. b) decadencial. c) constitucional. d) jurisprudencial. 52. O rgo do Ministrio Pblico dispensar o inqurito, se com a representao forem oferecidos elementos que o habilitem a promover a Ao Penal, e, neste caso, oferecer a denncia no prazo de a) 15 dias. b) 30 dias. c) 45 dias. d) 60 dias. 53. A denncia ou queixa ser rejeitada, exceto quando a) no houver qualificao do acusado. b) o fato narrado, evidentemente, no constituir crime. c) j estiver extinta a punibilidade, pela prescrio ou outra causa. d) for manifesta a ilegitimidade da parte ou faltar condio exigida pela lei para o exerccio da Ao Penal. 54. O prazo para oferecimento da denncia, estando o ru preso, ser contado da data em que o rgo do MP receber os autos do inqurito policial e no poder exceder de a) 5 dias. b) 10 dias. c) 15 dias. d) 30 dias. 55. O prazo para o aditamento da queixa ser contado da data em que o rgo do MP receber os autos e no exceder a a) 3 dias. b) 5 dias. c) 10 dias. d) 15 dias. 56. Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se- perempta a Ao Penal, exceto a) quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 30 dias seguidos. b) quando o querelante deixar de comparecer, sem motivo justificado, a qualquer ato do processo a que deva estar presente. c) quando o querelante deixar de formular o pedido de condenao nas alegaes finais. d) quando, sendo o querelante pessoa jurdica, esta se extinguir, ainda que deixe sucessor. 57. Em qualquer fase do processo, o juiz, se reconhecer extinta a punibilidade, dever a) declar-lo por provocao do MP. b) declar-lo de ofcio. c) aguardar manifestao do interessado. d) informar ao Instituto de Criminalstica. 58. O juiz s declarar extinta a punibilidade em razo de morte do acusado, mediante o seguinte requisito: a) vista da certido de bito. b) depois de ouvidos sucessores. c) se demonstrada a ocorrncia da prescrio. d) aps cumpridas as formalidades legais. 59. A ao penal ser personalssima, ou seja, privativa do ofendido em um dos crimes abaixo relacionados: a) adultrio. b) estupro. c) seduo. d) rapto. 60. No caso de inrcia do MP em intentar a Ao Penal pblica, o ofendido ou seu representante legal promover Ao Penal privada a) paralela. b) subsidiria. c) incondicionada. d) condicionada. 61. Assinale a alternativa incorreta. a) O perdo exige como condio indispensvel para sua validade a bilateralidade. b) A renncia unilateral e dispensa manifestao do querelado. c) A renncia pode ser proferida aps a sentena condenatria, porm antes de seu trnsito em julgado. d) O perdo s admitido nos crimes de exclusiva ao privada. 62. (TJDF/Sup.) O chefe do Servio Mdico e Assistncia Social de uma repartio pblica federal foi ofendido, nesta condio, por um particular que o acusou, publicamente, de se apropriar de um eletrocardigrafo, em proveito prprio. Contra o caluniador deve-se promover a Ao Penal a) pblica incondicionada. b) pblica condicionada representao do ofendido. c) pblica condicionada requisio do Ministro da Justia.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

50
d) exclusivamente privada. e) privada subsidiria da pblica. 63. (TJDF/Sup.) Dirigida representao ao Ministrio Pblico e sendo caso de arquivamento, deve o Promotor a) arquivar a representao. b) requerer ao Juiz o arquivamento. c) notificar o representante para facultar-lhe o uso de ao penal subsidiria. d) requerer a instaurao de inqurito policial. e) dirigir-se ao Procurador-Geral sugerindo o arquivamento. 64. (TJDF/Sup.) Caio injuria Mvio no dia 2 de abril de 1988. Comete o crime previsto no art. 140 do Cdigo Penal (injuriar algum, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro). Na mesma data, o injuriado tem cincia de quem foi o autor do delito. Acontece que Mvio, para melhor apurao dos fatos, pede a instaurao de inqurito policial. O prazo para o exerccio do direito de queixa encerra-se a) seis meses aps o dia 2 de abril de 1988, data em que o ofendido tomou conhecimento da autoria. b) seis meses aps a concluso do inqurito policial. c) em dois anos, que o prazo de prescrio da pretenso punitiva. d) seis meses aps o requerimento do inqurito policial. e) qualquer tempo, antes da concluso do inqurito policial. 65. (TJDF/Sup.) O prazo para oferecimento da denncia de quinze dias, estando o indiciado solto, e de cinco dias quando o indiciado estiver preso. O atraso no oferecimento da denncia ter como conseqncia(s) a) a rejeio da denncia pelo Juiz de Direito. b) o recebimento da denncia pelo Juiz, se a pea contiver os elementos do art. 41 do CPP, sem prejuzo da sujeio do Promotor s sanes disciplinares cabveis. c) a perda do prazo e a conseqente decadncia do direito de ao. d) a nica conseqncia possvel a soltura do indiciado por excesso de prazo. e) no h qualquer conseqncia, porque o fato processualmente irrelevante.
NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

67. (Cespe/UnB STJ-Tec./94) Julgue o item abaixo. A teor do que dispe o Cdigo de Processo Penal, a representao irretratvel aps o recebimento da denncia. 68. (Cespe/UnB STJ-Tec./94) A Ao Penal pblica divide-se em incondicionada e condicionada representao do ofendido ou de quem o represente. Quanto ao penal condicionada, a) segundo o Cdigo Processo Penal, a representao ser irretratvel depois de recebida a denncia. b) a representao a pea que legitima o Ministrio Pblico a propor ao contra autor de crime contra a honra de funcionrio pblico, ofendido no em razo de sua funo. c) o direito de representao poder ser exercido pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declarao escrita ou oral, feita exclusivamente ao Juiz e ao Promotor. d) o Ministrio Pblico, diante de representao em que forem oferecidos elementos que o habilitem a promover a ao penal, oferecer a denncia no prazo de quinze dias, dispensando inqurito. e) recebida a representao, pelo juiz e encaminhada ao Delegado de Polcia, poder este deixar de instaurar inqurito, ainda que tenha sido requisitada a instaurao. 69. (Cespe/UnB STJ-Tec./94) A denncia do Ministrio Pblico a pea inicial da ao penal. No art. 41 do Cdigo de Processo Penal, esto elencados os seus requisitos. Com base neles, pode-se concluir que inepta a denncia que a) descreve os fatos tidos por criminosos, mas lhes atribui errnea tipificao. b) oferecida fora do prazo previsto na lei. c) no descreve fato definido como crime. d) no estiver assinada pelo Promotor, embora no haja dvida quanto a sua autenticidade. e) no contm rol de testemunhas. 70. (Cespe/UnB STJ-Tec./94) So os seguintes os princpios que regem a ao penal pblica incondicionada: a) oficialidade, indisponibilidade, oralidade, indivisibilidade, intranscendncia. b) indisponibilidade, indivisibilidade, legalidade, oficialidade, devido processo legal. c) oficialidade, indisponibilidade, legalidade, indivisibilidade, intranscendncia. d) legitimidade, oficialidade, indisponibilidade, legalidade, indivisibilidade. e) oficialidade, indisponibilidade, legalidade, indivisibilidade, tempus regit actum. 71. (Cespe/UnB Ag. Polcia/98) Julgue o item a seguir. Nos crimes de ao penal, exclusivamente privada, os autos do inqurito podem ser entregues vtima mediante traslado.

66. (TJDF/Sup.) A denncia ou queixa conter a exposio do fato crime, com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a classificao do crime e, quando necessrio, o rol de testemunhas. Tais exigncias so vlidas a) para os crimes punidos com a pena de deteno. b) para os crimes punidos com a pena de recluso. c) para todos os crimes e todas as contravenes. d) somente para os crimes de ao penal pblica. e) somente para os crimes cuja ao depende da iniciativa privada.

51
72. (Juiz de Direito DF/98) Provado durante a instruo criminal que o ru, na data em que praticou o fato tido como delituoso, ainda no havia completado dezoito anos de idade, o juiz: a) anular o processo ab initio, por ser o ru parte ilegtima. b) declinar da competncia para a Vara da Infncia e da Juventude. c) renovar os atos praticados antes de o ru haver atingido a maioridade, com a presena de curador especial. d) as alternativas esto todas incorretas. 73. (Juiz de Direito DF/98) Na ao penal exclusivamente privada, se o querelante deixar de apresentar as alegaes finais com pedido de condenao do querelado, embora intimado para esse fim, juntamente com seu advogado, o juiz a) nomear advogado dativo para apresent-las. b) renovar as intimaes para que venham aos autos as alegaes finais. c) proferir sentena, em que apreciar amplamente a prova, condenando ou absolvendo o querelado, pois o pedido de condenao encontra-se implcito na queixa. d) declarar extinta a punibilidade em face da perempo. 74. (Escrivo da Polcia Federal/99) Julgue os itens. A ao penal a) ser pblica, quando o crime, seja ele qual for, houver sido praticado em detrimento do patrimnio da Unio. b) privada pode ser proposta pela mulher casada, independentemente do consentimento do marido. c) privada no pode ser ajuizada por pessoa jurdica. d) pblica ou privada admite desistncia. e) privada subsidiria da pblica admissvel sempre que o Ministrio Pblico deixe de oferecer a denncia no prazo legal. 75. (Ag. Penitencirio/PCDF/98) Em relao ao penal, jurisdio e competncia, julgue os itens que se seguem. a) A ao penal pblica, salvo quando a lei a declare privativa do ofendido. b) por intermdio da queixa que se inicia a ao penal privada. 76. (Ag. Penitencirio/PCDF/98) Julgue o item seguinte. A Ao Penal pblica pode, em determinados casos, depender de requisio do Ministro da Justia ou de representao do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo, caso em que a ao penal pblica se diz condicionada. 77. (Ag. Penitencirio/PCDF/98) Julgue os itens que se seguem. a) A medida de segurana traduz-se em pena aplicvel ao autor de denunciao caluniosa, a fim de que seja acompanhado, por certo tempo, para que no volte a molestar quem foi vtima de sua denncia. b) A anistia a extino da execuo da pena, decorrente do perdo da vtima nos casos de condenao por crime sujeito ao penal privada. 78. (Tc. Jud. TJDF/2000) A respeito do inqurito policial e da ao penal, julgue os itens. a) Quando a lei diz que em determinado crime somente se procede mediante representao, temse a hiptese de ao penal privada personalssima. b) O ofendido no tem legitimidade para intentar a ao penal pblica, assim como o Ministrio Pblico no tem legitimidade para intentar a ao penal privada. 79. No que se refere ao Direito Processual Penal, julgue os itens que se seguem. a) Considere a seguinte situao hipottica. Danilo, pessoa violenta, tentou assassinar sua esposa, Julieta, durante briga do casal. Julieta registrou a ocorrncia, e instaurou-se inqurito policial, que foi oportunamente remetido ao MP. O promotor de justia ofereceu denncia em face de Danilo por tentativa de homicdio. Iniciado o processo, Julieta procurou o promotor de justia, dizendo-lhe que se reconciliara com o marido, que desejava retirar a queixa e que gostaria de encerrar o processo. Nessa situao, considerando a natureza da ao penal, o pedido de Julieta no poderia ser atendido. b) Considere a seguinte situao hipottica. Eros foi vtima de injria praticada por Isabel no dia 1 de janeiro de 2001, em sua presena. Eros requereu a instaurao de inqurito policial e, com base nele, seu advogado ofereceu queixa contra Isabel no dia 1 de outubro de 2001. Nessa situao, considerando a natureza da ao penal, a queixa oferecida por Eros, se houvesse cumprido os requisitos processuais, deveria ser recebida pelo juiz competente. Competncia 80. O julgamento do Presidente da Repblica pela prtica de crimes comuns da competncia a) do Senado Federal. b) do Congresso Nacional. c) do Supremo Tribunal Federal. d) da Cmara dos Deputados.
NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

81. No da competncia do STF julgar, originariamente, a) Governadores de Estado nos crimes comuns e de responsabilidade. b) o Presidente da Repblica nos crimes comuns. c) seus prprios Ministros nas infraes comuns. d) nas infraes penais comuns o Procurador-Geral da Repblica. 82. O Vice-Presidente da Repblica ser julgado nas infraes penais comuns perante o a) STJ. b) STF. c) Senado Federal. d) Congresso Nacional.

52
83. O Procurador-Geral da Repblica, em crime eleitoral, ser julgado perante o a) STF. b) STJ. c) TSE. d) Senado Federal. 84. O Deputado Federal X apresentou queixa-crime, no foro da capital do Estado de So Paulo, contra o cidado Y imputando a este o crime de calnia, com base no Cdigo Penal, fato este que teria sido praticado na referida cidade. Citado, o querelado entrou com pedido de exceo da verdade disposto a provar que o querelante praticou mesmo o delito a ele atribudo. Neste caso, o juzo competente para julgar o incidente o a) prprio juzo onde tramita o processo principal. b) Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. c) Superior Tribunal de Justia. d) Supremo Tribunal Federal. 85. Os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios sero julgados perante a) o juiz de direito local. b) o juiz federal mais prximo. c) o Tribunal de Justia do Estado. d) o Superior Tribunal de Justia. 86. Os Prefeitos Municipais sero julgados perante a) os juzes federais locais. b) o juiz de direito do prprio Municpio. c) o Tribunal de Justia do Estado. d) o Tribunal Regional Federal da regio. 87. Os Juzes do Trabalho, nos crimes comuns e de responsabilidade, sero julgados perante a) o Tribunal Superior do Trabalho. b) o Tribunal Regional Federal de sua rea de jurisdio. c) o Tribunal do Jri do Estado. d) o Tribunal de Justia do Estado. 88. Os Juzes Federais do Trabalho, Militares e membros do Ministrio Pblico, nos crimes eleitorais sero julgados perante a) a Justia Eleitoral. b) a Justia Federal. c) a Justia Estadual. d) o Tribunal a que estiverem vinculados.
NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

ou da residncia do querelado, ainda quando seja conhecido o lugar da infrao. 91. (Cespe/UnB Ag. Polcia/98) Julgue o item seguinte. A competncia ser determinada pela conexo, quando duas ou mais pessoas forem acusadas pela mesma infrao. 92. A, B e C, todos maiores de dezoito anos, foram presos e autuados em flagrante no Gama, cidade-satlite de Braslia-DF, depois de roubarem um posto de combustvel. Em poder deles foram apreendidos bens que, segundo confessaram, haviam subtrado, mediante violncia a pessoa, pouco tempo antes, de um posto situado em Planaltina, de trs localizados em Sobradinho e de dois outros, no Plano Piloto. O juiz competente para process-los e julg-los a) o do Gama, em face da preveno. b) o de Sobradinho, localidade em que foi cometido o maior nmero de infraes. c) o de Planaltina, onde teve incio a prtica de infrao continuada. d) o de Braslia, por se tratar de Circunscrio Especial. 93. (Escrivo da Polcia Federal/99) A competncia delimita o poder de julgar e definida por critrios legalmente estabelecidos. Com relao a esse assunto, julgue os itens que se seguem. a) A prerrogativa de funo um dos critrios utilizados para fixar a competncia. b) Em regra, a competncia determinada pelo lugar em que se consumar a infrao; no caso de tentativa, pelo lugar onde foi praticado o primeiro ato de execuo. c) Tratando-se de ao penal privada, exclusiva ou subsidiria, o querelante poder preferir o foro do domiclio ou residncia do ru, ainda quando conhecido o lugar da infrao. d) A competncia ser determinada pela continncia, quando duas ou mais pessoas forem acusadas pelo mesmo crime. e) Compete ao Tribunal do Jri processar e julgar o crime de aborto e o crime de roubo lhe seja conexo. 94. (Ag. Penitencirio/PCDF/98) Em relao ao penal, jurisdio e competncia, julgue os itens. a) A competncia, no processo penal, ser quanto ao penal pblica, como regra geral, determinada pelo domiclio ou residncia do ru. b) O governador do Distrito Federal ser julgado, nos crimes comuns, pelo Superior Tribunal da Justia. 95. (Ag. Penitencirio/PCDF/98) Julgue o item seguinte. A incompetncia do juzo acarreta a nulidade de todos os atos do processo penal, que dever ser reiniciado desde o inqurito policial, se existente. 96. (Ag. Penitencirio/PCDF/98) Julgue o item que se segue. nula a sentena prolatada por juiz absolutamente incompetente.

89. Nos crimes comuns, o presidente de junta de conciliao e julgamento processado e julgado a) pelo Tribunal Regional do Trabalho, com recurso para o Superior Tribunal do Trabalho. b) pela Justia Comum do Estado, j que ele no tem foro privilegiado. c) pelo Tribunal Regional Federal. d) originariamente, pelo Superior Tribunal de Justia. 90. (Cespe/UnB Ag. Polcia/98) Julgue o item. Nos casos de ao exclusivamente privada, faculta-se ao querelante optar pelo foro do domiclio

53
97. No que se refere ao Direito Processual Penal, julgue os itens que se seguem. a) Considere a seguinte situao hipottica. A polcia descobriu um cadver na comarca de Belo Horizonte MG e a percia constatou que a morte no ocorrera naquela localidade. Posteriormente, as investigaes identificaram Juvenal, residente e domiciliado na Comarca de Diadema MG, como autor do crime. Jamais se descobriu, porm, onde realmente o homicdio ocorrera. Nessa situao, o juzo competente para o julgamento da ao penal seria, necessariamente, o da comarca onde o corpo foi localizado. b) Considere a seguinte situao hipottica. Afrodite recebeu financiamento do Banco do Brasil S.A., ao amparo de linha de crdito com verbas federais, para plantar lavoura de mandioca. Todavia, desviou os recursos do financiamento para a compra de uma casa na praia. Essa conduta configura crime contra o sistema financeiro nacional, cuja competncia para julgamento de juiz federal. Iniciadas as investigaes, Afrodite assassinou um servidor pblico federal que as conduzia, crime cujo julgamento compete ao tribunal do jri federal. Nessa situao, considerando que houvesse conexo entre os delitos, tanto o crime contra o sistema financeiro nacional quanto o homicdio deveriam ser julgados conjuntamente pelo tribunal do jri federal. 98. A respeito da competncia, julgue os itens a seguir: a) ( ) Um nibus desloca-se de Taguatinga para o Plano Piloto. Um furto realizado dentro do nibus, sendo que a vtima apenas d falta do bem subtrado ao chegar Rodoviria. Nesta hiptese, ser competente apenas o juzo do Plano Piloto, tendo em vista ser o destino do nibus esta localidade. b) ( ) Um nibus desloca-se de Belo Horizonte para Braslia. Ao parar em Trs Marias um passageiro ataca outro que estava dormindo, deixando-o inconsciente. Prende-o no banheiro do nibus e subtrai todos seus pertences e desce do nibus. Apenas quando chega ao destino final a vtima acorda, percebendo que fora roubada. Nesta hiptese, ser competente o juzo do domiclio do ru. c) ( ) Juan remete uma carta bomba de Buenos Aires para Recife via area. Ao fazer conexo em So Paulo, a carta explode nas mos do carregador da empresa area. Nesta hiptese ser competente para o julgamento do crime o juiz de Recife, local onde deveria ter ocorrido o resultado. d) ( ) Dnamo, em conluio com Track, preparou em Braslia uma carta bomba para explodir em Buenos Aires. Remeteu-a para seu amigo Track, residente em So Paulo, o qual a postou para Buenos Aires, vindo a explodir e causar leses corporais na vtima. Nesta hiptese, Dnamo e Track devero ser julgados em So Paulo, local do ltimo ato de execuo no pas. e) ( ) Dnamo remeteu de Braslia uma carta bomba para Recife. Quando o avio fazia conexo em So Paulo, a fiscalizao descobriu o dispositivo e retirou-o do avio, tendo se frustrado a inteno delituosa de Dnamo. Nesta situao, ser competente para julgar o crime o juiz de Recife, local predestinado para ocorrer o resultado. 99. a) ( ) Um avio decola de So Paulo com destino a Buenos Aires. Quando est exatamente sobre Porto Alegre, um dos passageiros discute com a aeromoa e dispara seu revlver na direo da tripulante, vindo a mat-la. O avio fez um pouso de emergncia em Montevido. Nesta hiptese, o competente para julgar o crime ser o juzo de Porto Alegre. b) ( ) Osama Bin-Laden, nacional da Arbia Saudita, aprisionou soldados americanos no Afeganisto e torturou-os com emprego de violncia fsica, causando sofrimento fsico e psquico, para obter informaes estratgicas sobre a guerra. Aps, disfarou-se de mulher e pegou um avio para o Brasil, sendo preso quando desembarcava no Rio de Janeiro. Nesta hiptese, o Brasil poder julgar o crime de tortura, sendo competente para tanto o juzo de Braslia. c) ( ) Um avio decola de Braslia com destino a Miami. Ao sobrevoar Palmas, o comandante briga com um passageiro, causando-lhe leses corporais. Tendo em vista o mau tempo, o avio fez um pouso de emergncia em Manaus, local onde o comandante foi preso. O juiz local relaxou a priso por entender que no cabia a priso preventiva. Nesta hiptese ser competente para julgamento do crime o juzo de Manaus. d) ( ) Ana, de 12 anos, residente em Braslia, manteve, de livre a espontnea vontade, relaes sexuais com Ricardo, de 20 anos, residente em So Paulo. As relaes ocorreram em Porto Seguro, quando ambos passavam suas frias de vero. O pai de Ana apresentou ao juiz de So Paulo queixa pelo crime de estupro contra Ricardo. Tendo tomado conhecimento que Ricardo j comprara uma passagem area para a Europa, visando fugir do processo, o querelante representou pela priso preventiva de Ricardo, sendo que o juiz deferiu o pedido. Nesta hiptese, Ricardo poder, sem auxlio de advogado, impetrar habeas corpus contra o ato do juiz de So Paulo, tendo em vista a incompetncia do juiz, pois o fato ocorreu em Porto Seguro. e) ( ) Andr, agente da Polcia Federal, cometeu crime de peculato ao subtrair dez computadores de sua repartio. Aps, vendeu-os no meio da rua a um pedestre pelo preo de R$ 100,00 todos os computadores, sem mencionar a origem dos bens. Nesta hiptese, com-

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

54
petir ao juiz federal julgar os crimes de peculato e receptao culposa. 100. a) ( ) Rambo, policial militar, abusando de sua funo, lesou a integridade fsica de um cidado. Nesta hiptese, competente para julgar o crime de abuso de autoridade ser a justia militar. b) ( ) Malus, armado de metralhadora AR-15, anunciou assalto a um banco. Coitadus, segurana do estabelecimento, sacou de seu revlver calibre 38, mas antes que pudesse atirar foi metralhado pelo assaltante. Malus, desesperado, fugiu do estabelecimento, sem realizar qualquer subtrao. Nesta hiptese, o Tribunal do Jri no ser competente para julgar o crime, o qual, segundo entendimento do STF, dever ser tipificado como latrocnio consumado. c) ( ) Ababoa, argelinano, foi expulso do territrio nacional. Desejando passar as frias em Fernando de Noronha, atravessou o Atlntico de barco no intuito de reingressar irregularmente no territrio nacional. Foi preso assim que desembarcou em Fernando de Noronha. Nesta hiptese, o competente para julg-lo ser o juiz federal de Recife. d) ( ) Andria viajou para Miami, para realizar compras. No retorno, escondeu inmeros celulares sob sua roupa, no intuito de no pagar o imposto de importao. Nesta hiptese, Andria praticou o crime de descaminho, de competncia da justia federal. e) ( ) Na hiptese de crime continuado, a competncia ser determinada pela continncia. 101. a) ( ) Ana, grvida, resolveu praticar um aborto em uma clnica irregular. Como no tinha dinheiro para tanto, resolveu praticar um roubo a um supermercado em Planaltina. Durante o roubo, o caixa reagiu e Ana matou-o. De posse do dinheiro, Ana dirigiu-se clnica em Ceilndia. Logo aps o aborto, quando ainda convalescia, a polcia prendeua. Nesta hiptese, existe conexo teleolgica entre os dois crimes, sendo competente para julgar ambos os crimes o juiz de Planaltina, tendo em vista l ter sido praticada a infrao mais grave. b) ( ) Dorotico, Governador de So Paulo, matou seu Vice-Governador com o auxlio de sua namorada Brbara. Nesta hiptese, tendo em vista o foro por prerrogativa de funo, Dorotico e Brbara devero ser julgados pelo STJ. c) ( ) Mvio furtou um automvel em Taguatinga, e outro em Ceilndia. Aps, vendeu os veculos no Gama para Tcio, dono de um desmanche, o qual sabia da origem ilcita dos bens. Nesta hiptese, os juzes tanto de Taguatinga, quanto de Ceilndia e do Gama sero teoricamente competentes para julgar os delitos, fixando-se a competncia pela preveno. d) ( ) Caio furtou um veculo em Taguatinga. Aps, furtou trs veculos em Ceilndia. Logo aps furtou mais dois veculos em Samambaia, sendo preso quando furtava outro veculo no Gama. Nesta hiptese, a competncia ser determinada pela preveno. e) ( ) A, com a inteno de estuprar B, invadiu sua residncia, na Asa Sul, e bateu em seus filhos C, D, e E at deix-los inconscientes. Aps, A conduziu B at Taguatinga, onde estuprou-a at a morte. Nesta hiptese, o competente para julgar A pelos trs crimes de leso corporal e pelo crime de estupro seguido de morte ser o juiz do Plano Piloto, onde ocorreu o maior nmero de infraes. 102. a) ( ) Recruta Zero cometeu um crime militar. Aps, matou a nica testemunha do delito. Nesta hiptese, o competente para julgar os dois delitos ser o Tribunal de Jri. b) ( ) Jernimo Magrelo, cabo eleitoral do PT, aprisionou por vrios dias dez eleitores do partido adversrio para que os mesmos no exercessem seu direito de voto no dia da eleio. Nesta hiptese, o competente para julgar o crime eleitoral e o crime de seqestro ser o juiz eleitoral. c) ( ) Kako furtou uma BMW estacionada em frente ao Congresso Nacional. Vendeu o tocaCD para um receptador A no Gama, e o veculo para outro receptador B, a duas quadras de distncia de A. Nesta hiptese, a competncia ser determinada pela preveno. d) ( ) Um senador e Jos Pereira da Silva realizaram um assalto a mo armada a um supermercado. Nesta hiptese, tendo em vista a participao de parlamentar federal no delito, ambos os agentes sero julgados pelo STF, em decorrncia da continncia. e) ( ) Na hiptese do item anterior, caso cesse o exerccio da funo sem que haja condenao, cessar tambm a competncia do STF, devendo o processo ser remetido ao juiz de 1 grau. Priso 103. (Ag. Penitencirio/PCDF/98) Julgue o item seguinte. A priso, qualquer que seja a sua espcie, s poder ser efetuada pela autoridade policial, civil ou militar, ou seus agentes. 104. (Tc. Jud. TJDF/2000) Quanto aos atos processuais e priso em flagrante, julgue os itens. a) Somente o policial civil e policial militar podem efetuar a priso em flagrante. b) Diz-se que o flagrante imprprio quando o conduzido no o autor do crime.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

55
105. No que diz respeito prova e priso no Direito Processual Penal, julgue os itens a seguir. a) A despeito da natureza cientfica de boa parte das provas periciais, o fato de determinada percia indicar que o ru foi o autor dos atos materiais em que se baseou a acusao no implicar, necessariamente, a condenao do acusado. b) Considere a seguinte situao hipottica. Uma equipe de policiais federais encontrava-se em planto e foi comunicada de que algumas pessoas haviam acabado de cometer roubo contra agncia da CAIXA. Aps algumas horas de diligncias e buscas, encontraram o grupo de criminosos com objetos que deram certeza aos policiais de eles haverem cometido o crime. A equipe, ento, levou o grupo ao DPF, onde foi autuado em flagrante pelo delegado de Polcia Federal. Nessa situao, agiu de maneira juridicamente vlida o delegado ao lavrar o auto de priso em flagrante. c) Se um indivduo praticar crime de seqestro e este se prolongar por mais de uma semana, a polcia pode, validamente, realizar a priso em flagrante do seqestrador mesmo se somente o conseguir capturar ao final desse perodo, pois, nesse caso, o estado de flagrncia perdurar. d) Considere a seguinte situao hipottica. Isabela j fora condenada, por sentena passada em julgado, pela prtica de roubo, cuja pena cumprira. Alm disso, figurava como r em diversas aes penais por essa espcie de crime. Certo dia, o promotor de justia recebeu mais um inqurito policial em que a polcia judiciria reunira provas de Isabela persistir nessa atividade criminosa. Por isso, juntamente com a denncia, o membro do MP requereu a priso preventiva dela. Nesse caso, luz do CPP, no havia fundamento para a autoridade judiciria decretar a priso preventiva de Isabela, pois, como ela cumprira a pena da nica condenao que sofrera, o fato de responder a outros processos no justificaria a priso. e) Considere a seguinte situao hipottica. Um cidado foi denunciado pelo MP sob a acusao de haver cometido crime de leses corporais. No curso do processo, veio aos autos prova de as leses haverem surgido como conseqncia do estrito cumprimento do dever legal do acusado. No obstante, o membro do MP entendeu, a certa altura, cabvel a decretao da priso preventiva do ru, motivo por que a requereu. Nessa situao, em face da prova mencionada, a priso preventiva no poderia ser, validamente, decretada. 106. (Cespe/Agente-PF/97) Julgue os itens. Instaurou-se o inqurito policial para a apurao de dois crimes de estelionato. A autoridade policial entendeu que Vigarista e Conversamole foram os autores dos crimes, pois j haviam sido processados por crimes praticados em semelhantes condies. A nica testemunha dos crimes recusou-se a depor, nas duas vezes em que fora intimada para o ato. Necessitando concluir as investigaes e diante da notcia de que os indiciados estavam praticando outros crimes na praa, o delegado de polcia a) dever prender cautelarmente os indiciados, providenciando a imediata convalidao judicial da priso. b) dever representar pela decretao da priso temporria dos indiciados, alegando garantia da ordem pblica. c) poder representar pela decretao da priso temporria da testemunha faltosa, j que o seu depoimento imprescindvel para o bom xito das investigaes. d) poder representar pela priso preventiva dos indiciados, por estarem eles cometendo outros crimes, fundamentando seu pedido na necessidade de garantia da ordem pblica. e) dever, na hiptese de serem os indiciados presos provisoriamente, concluir o inqurito policial, no mximo em trinta dias. 107. (Cespe-DPF/97) A priso em flagrante medida cautelar de carter pessoal, estando sujeita aos princpios que informam as prises provisrias. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens. a) Cometido um homicdio, em local ermo, sem que ningum o tenha testemunhado, o autor do crime, no dia seguinte, ao apresentar-se autoridade policial, que no tinha conhecimento do fato, pode ser preso em flagrante delito. b) A priso em flagrante somente vlida se efetuada no prazo mximo de vinte e quatro horas aps o crime haver sido praticado. c) No possvel a priso em flagrante para crimes punidos com pena de deteno. d) Ser invlido o auto de priso em flagrante em que no forem ouvidas, pelo menos, trs testemunhas que presenciaram o crime. e) A entrega da nota de culpa ao autuado deve ocorrer no prazo mximo de vinte e quatro horas aps a priso. Provas 108. (Cespe/UnB Ag. Polcia/98) Julgue o item abaixo. Em regra, os exames de corpo de delito e as outras percias devem ser efetuados por, no mnimo, um perito oficial. 109. (Cespe/UnB Ag. Polcia/98) Assinale a opo correta. a) O exame de corpo de delito pode ser feito em qualquer dia, exceto aos domingos. b) Nos exames periciais por precatria, a nomeao dos peritos feita pelo juiz deprecante. Todavia, nos casos de ao penal privada, havendo acordo entre as partes, a nomeao pode ser feita pelo juiz deprecado. c) Sob pena de caracterizar cerceamento de defesa, vedado ao juiz indeferir pedido de percia formulado pelo ru. d) O juiz vinculado ao laudo pericial.
NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

56
e) Tornando-se impossvel o exame de corpo de delito, pelo desaparecimento dos vestgios, a prova testemunhal poder suprir-lhe a falta. 110. (Juiz de Direito DF/98) Os exames de corpo de delito e as outras percias sero feitas a) por um s perito, quando oficial. b) por dois peritos oficiais. c) por uma pessoa idnea, no havendo perito oficial, escolhida entre as que tiverem habilitao tcnica relacionada natureza do exame. d) Por uma pessoa idnea, no havendo perito oficial, independentemente do compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo, quando portadora de diploma de curso superior. 111. (Escrivo da Polcia Federal/99) Julgue os itens abaixo. O exame de corpo de delito a) pode ser realizado em qualquer dia e a qualquer hora. b) ser indispensvel quando a infrao deixar vestgios, mesmo havendo confisso do acusado. c) inviabilizado pelo desaparecimento dos vestgios pode ser suprido pela prova testemunhal. d) pode ser realizado, excepcionalmente, por peritos no-oficiais. e) deve ser seguido da confeco do respectivo laudo, ao qual o juiz fica vinculado. 112. (Ag. Penitencirio/PCDF/98) Quanto prova no Direito Processual Penal brasileiro, assinale a opo correta. a) Quando a infrao penal deixar vestgios, s ser possvel dispensar o exame de corpo de delito se o acusado houver confessado o crime. b) No laudo pericial, que dever ser firmado por dois peritos, estes no podero divergir quanto s concluses do exame que hajam feito. c) A percia ser, preferencialmente, feita por quem tiver habilitao tcnica na matria. Mas se no houver no local ningum com habilitao tcnica, nada impede que seja feita por quem tenha somente conhecimento prtico acerca do assunto, desde que seja portador de diploma de curso superior de outra especialidade. d) Uma vez procedido o exame pericial, o juiz ficar adstrito, em seu julgamento, s concluses dos peritos, no podendo delas discordar. e) O crime cometido por meio de incndio no ser objeto de percia, porque o fogo no deixa vestgios. 113. (Ag. Penitencirio/PCDF/98) Julgue o item seguinte. Os vestgios materiais deixados pelo crime denominam-se corpo de delito. Procedimentos 114. (Cespe/UnB Ag. Polcia/98) Julgue o item abaixo. Nos crimes afianveis de responsabilidade dos funcionrios pblicos, o juiz, aps recebimento da denncia, determinar a notificao do acusado para oferecer resposta escrita. 115. (Ag. Penitencirio/PCDF/98) Acerca do procedimento nos crimes funcionais e do habeas corpus no Direito Processual Penal brasileiro, julgue o item. No caso de crime funcional tpico (descrito no Cdigo Penal), quando afianvel e de responsabilidade dos funcionrios pblicos, cujo processo e julgamento competir aos juzes de direito, o juiz, antes de se pronunciar quanto ao recebimento da denncia ou queixa, mandar notificar o acusado para apresentar resposta por escrito.

GABARITO Inqurito Policial 1. b* 2. c* 3. d 4. d 5. d 6. d 7. b 8. c 9. b 10. b 11. e** 12. e 13. F 14. F, F 15. V*, V, V 16. c 17. d 18. F, F, F, V, F 19. c 20. V* 21. V, F, F
* A questo perdeu o objeto, ante o advento do novo Cdigo Civil. ** O item e perdeu o objeto, ante o advento do novo Cdigo Civil.

Ao Penal 22. a 23. a 24. b 25. c 26. d 27. e 28. e 29. c 30. c 31. d 32. a 33. c 34. b 35. a 36. c 37. c 38. b 39. b 40. b 41. a

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

57
42. a 43. c 44. c 45. b 46. a 47. d 48. c 49. c 50. d 51. b 52. a 53. a 54. a 55. a 56. d 57. b 58. a 59. a 60. b 61. c 62. b 63. b 64. a 65. b 66. c 67. F 68. d 69. c 70. c 71. V 72. a 73. d 74. V, V, F, F, F 75. V, V 76. V 77. F, F 78. F, F 79. V, F Competncia 80. c 81. a 82. b 83. a 84. d 85. d 86. c 87. b 88. a 89. c 90. V 91. F 92. a 93. V, F, F, V, V 94. F, V 95. F 96. V 97. F, V 98. a) E No h incerteza quanto localidade, mas apenas dvida (Taguatinga ou Plano Piloto?). b) Nesta hiptese, a competncia fixa-se pela preveno, nos termos do CPP, art. 70, 3. E O problema afirma qual foi o lugar da consumao do delito: Trs Marias. Nesta hiptese, aplica-se a regra geral do CPP, art. 70, caput: o local do resultado. E. Se o resultado ocorreu em So Paulo, l ser o local competente para julgamento do delito. C a regra do CPP, art. 70, 1. E Na hiptese de tentativa, a competncia determinada pelo lugar do ltimo ato de execuo (CPP, art. 70, caput, 28 parte).

c) d) e)

100. a) E Compete justia comum processar e julgar militar por crime de abuso de autoridade, ainda que praticado em servio. Smula 172 do STJ. b) C Morte consumada e subtrao tentada, segundo o entendimento do STF, constitui latroc-

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

99. a) E Na hiptese de crime ocorrido a bordo de aeronave, a competncia ser do local de onde a mesma houvera decolado, ou onde a mesma aterrizar (CPP, art. 90) b) C No caso de tortura, a Lei n 9.455/97, art. 2, aplicou o princpio da Justia Universal ao crime de tortura, determinando que o Brasil possui competncia para julgar o delito se este for cometido contra brasileiro, ou se o agente entrar no territrio nacional. Como o delito foi cometido fora do territrio nacional e o agente no possui residncia no pas, ser competente o juzo da Capital da Repblica, Braslia (CPP, art. 88). c) C Mesma regra do inciso anterior. Ento, tanto Braslia quanto Manaus seriam competentes. Como o juiz de Manaus adiantou-se e tomou conhecimento da causa, emitindo deciso (relaxamento da priso em flagrante), ento a competncia fixou-se pela preveno (CPP, art. 83). d) E Na relao sexual mantida com menor de 14 anos h presuno de violncia (CP, art. 224, a). O estupro com violncia ficta crime de Ao Penal Privada. Como a vtima menor, a legitimao para oferecimento da queixa de seu representante legal (CPP, art. 30). Na hiptese de crime de Ao Penal Privada exclusiva, a ao poder ser proposta tanto no juzo do resultado (Porto Seguro), quanto no juzo do domiclio do querelado (So Paulo), nos termos do CPP, art. 73. Assim, no h incompetncia do juzo de So Paulo. e) C Pela desproporo do efetivo valor dos bens com o preo da venda, e pelas circunstncias da venda, infere-se que o adquirente deveria presumir a origem ilcita dos bens, havendo receptao culposa. Existe conexo probatria entre o peculato e a receptao. Como o peculato foi cometido contra bem de propriedade da Unio, a competncia ser da Justia Federal. E no concurso entre jurisdio comum e especial, prevalece a especial (CPP, art. 78, IV), sendo, portanto, a Justia Federal competente para julgar ambos os delitos.

58
nio consumado. Latrocnio, nos termos da Smula 603 do STF, no crime de competncia do Tribunal do Jri, por ser crime contra o patrimnio. c) C. Fernando de Noronha pertence ao Estado de Pernambuco. O crime de reingresso de estrangeiro expulso de competncia da Justia Federal, cuja sede fica na capital do estado, Recife. d) C O delito de contrabando ou descaminho (CP, art. 334) de competncia da Justia Federal. No caso houve descaminho, pois a mercadoria de circulao lcita, havendo apenas fraude no pagamento do tributo. e) E CPP, art. 71. A competncia decorrente de crime continuado fixa-se pela preveno de qualquer dos lugares onde um dos crimes foi cometidos, e no pela regra do maior nmero de infraes. 101. a) E Com efeito, h conexo teleolgica entre os dois delitos, pois o primeiro (latrocnio) foi cometido para assegurar a realizao do segundo (aborto). Todavia, o aborto crime doloso contra a vida, de competncia do Tribunal do Jri. E no concurso entre crimes da competncia do Tribunal do Jri e do Juiz de Direito, prevalece a competncia do primeiro, nos termos do CPP, art. 78, inciso I. b) E Havendo co-autoria, sendo que um agente possui foro por prerrogativa de funo e outro no, ambos sero julgados pelo Tribunal que julga a autoridade. Todavia, tratando-se de crime doloso contra a vida, o processo ser desmembrado, pois a competncia do Tribunal do Jri vem estabelecida na prpria Constituio, e o CPP no pode alter-la. c) C Entre furto e receptao existe conexo probatria. Como a pena de ambos idntica (1 a 4 anos), a competncia ser determinada pela preveno, nos termos do CPP, art. 78, II, c. d) C Trata-se de crime continuado, pois foram realizados vrios crimes da mesma espcie em seqncia delitiva (CP, art. 71). A regra do crime continuado a da preveno (CPP, art. 71). e) E A primeira regra para fixao da competncia pela conexo, sendo os delitos de competncia de jurisdio de mesma categoria (juiz de direito), a de que prevalece a do lugar da infrao qual for cominada a pena mais grave (CPP, art. 78, II, a). No caso, a pena do estupro seguido de morte a mais grave (CP, art. 223), sendo, portanto, o juzo de Taguatinga competente para julgar todos os delitos. 102. a) E No concurso entre jurisdio comum e militar, no h reunio de processos (CPP, art. 79, I). b) C No concurso entre jurisdio comum e especial (exceto militar), prevalece a especial (CPP, art. 77, IV). c) E Existe conexo probatria entre furto e receptao. Como a pena dos delitos idntica, aplica-se a segunda regra do concurso de jurisdies da mesma categoria: prevalece a do lugar em que houver ocorrido o maior nmero de infraes (CPP, art. 78, II, b). d) C No tratando-se de crime doloso contra a vida, ambos sero julgados pelo tribunal (CPP, art. 78, II). e) C STF revogou sua Smula 594, que estabelecia que prevalecia a competncia do Tribunal para o crime cometido durante o mandato. Hoje, o processo deve ser remetido 1 instncia. Priso 103. F 104. F, F 105. V, V, V, F, V 106. F, F, F, F, F 107. F, F, F, F, V Provas 108. F 109. e 110. b 111. V, V, V, V, F 112. c 113. V Procedimentos 114. F 115. V

NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

You might also like