You are on page 1of 19

FACULDADES INTEGRADAS ESPRITO-SANTENSES - FAESA CURSO DE GRADUAO EM CINCIA DA COMPUTAO

LEANDRO SOUZA NUNES

COMPUTAO EM NUVENS

VITRIA 2012

LEANDRO SOUZA NUNES

COMPUTAO EM NUVENS

Trabalho Acadmico da do Curso de Cincia da Computao apresentado Faculdades Integradas Espritosantenses, como parte das exigncias da disciplina Introduo Computao sob orientao da prof. Renata Laranja.

VITRIA 2012

RESUMO

Na evoluo dos computadores, h vrios marcos importantes, hoje a tecnologia da informao encontra-se no meio-termo do universo das nuvens, um mundo onde no ser necessrio investimentos em grandes tecnologias para rodar aplicativos em PCs, os recursos necessrios sero oferecidos por empresas que dispem de servidores capazes de armazenar arquivos e dados, desta forma, utilizar tecnologia, ser possvel com preos mais atrativos, tanto para quem tem um computador em casa quanto para grandes empresas. Este trabalho descreve as caractersticas das novas nuvens tecnolgicas que iro mudar a maneira como enxergamos e usamos a computao. Palavras-chave: virtualizao. Infraestrutura. servidores. arquivos.

SUMRIO
INTRODUO ------------------------------------------------------------------------------------- 5 1 HISTRIA ---------------------------------------------------------------------------------------- 6 2 O QUE VIRTUALIZAO ----------------------------------------------------------------- 7 3 COMPUTAO EM NUVENS -------------------------------------------------------------- 8 3.1 A ORIGEM DO TERMO ------------------------------------------------------------------ 10 3.2 ARQUITETURA -----------------------------------------------------------------------------10 3.2 PRINCIPAIS VANTAGENS -------------------------------------------------------------- 11 3.3 REQUISITOS -------------------------------------------------------------------------------- 12 3.4 SEGURANA ------------------------------------------------------------------------------- 13 4 CATEGORIAS DISPONVEIS ------------------------------------------------------------- 14 5 ALGUNS SERVIOS DISPONVEIS ---------------------------------------------------- 16 CONCLUSO ------------------------------------------------------------------------------------ 18 REFERNCIAS ---------------------------------------------------------------------------------- 19

INTRODUO
Apesar de ser apontada como o futuro dos meios de armazenamento e do acesso contedos multimdia, a Computao em Nuvens ainda parece um mistrio difcil de compreender para muitos, respostas para como surgiu? quais tecnologias existem por trs da ferramenta? como ela afetar o dia a dia das pessoas? ainda no esto evidentes, criando uma desconfiana sobre suas vantagens e o poder de sua utilizao. Um problema originado dentro das corporaes o alto custo com Tecnologia da Informao (TI). As organizaes de TI gastam hoje 80% de seu tempo com a manuteno de sistemas e no seu objetivo de negcio manter dados e aplicativos em operao. dinheiro jogado fora, o que inaceitvel nos dias de hoje, defende Clifton Ashley, diretor do Google para a Amrica Latina. O que torna a tecnologia to interessante atualmente que, devido ao avano da capacidade de armazenamento de HD e das velocidades de conexo disponveis, no somente msicas podem ser acessadas rapidamente. Filmes, sries, msicas, imagens em alta resoluo e games de ltima gerao so s alguns dos itens que podemos acessar atualmente atravs da nuvem. Dentro desse contexto, o PC ser apenas um chip ligado internet, a "grande nuvem" de computadores. No h necessidade de instalao de programas, servios e armazenamento de dados, mas apenas os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e sada (monitor) para os usurios. Voc no mais precisar daqueles computadores super poderosos com muito espao em disco para rodar aquelas aplicaes com licenas cada vez mais caras. O grande fato que toda atividade poder ser realizada a partir de qualquer computador.

1 HISTRIA
H mais de dez anos j se discutia a possibilidade de se transferir aplicaes para servidores remotos, para que pudessem serem utilizadas, sem a necessidade de se investir em hardware. Embora ainda parea uma novidade, o armazenamento na nuvem acontece desde o princpio da internet, embora em escala bastante reduzida. Exemplo disso so as mensagens de email, que desde sua inveno dependem de servidores prprios aos provedores do servio para funcionar corretamente. Na dcada de 1970, cintistas j arriscavam dizer que o advento das redes de comunicao, acabaria resultando na criao de um espao virtual sem dono e sem fronteiras, pelo qual transitariam software e outras aplicaes, acessveis a qualquer pessoa. A Amazon.com foi uma das pioneiras a propor o processamento via internet. Em 2002 a empresa comeou a alugar servios de armazenamento utilizando parte de sua infraestrutura que ficava ociosa na baixa temporada de compras, em 2006, ela colocou dois servios acessveis ao pblico sob o modelo tecnolgico de computao em nuvem. Depois disso, a IBM lanou o Blue Cloud, onde os clientes podem fazer armazenamentos em servidores da prpria IBM, pagando um aluguel por esses espaos remotos. Empresas como Dell, AT&T, Salesforce, HP, Microsoft, Google, Sun, entre outras, tambm entraram no mercado alugando seus enormes parques de hardware, dotados de softwares, para oferecerem via web, aplicativos para gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM). No Brasil, a Computao em Nuvem (expresso em portugus para Cloud Computing), comeou a ser testada em 2007, mas foi em 2008 que esse modelo de tecnologia passou a ser oferecido comercialmente a empresas e a outros usurio na web.

2 O QUE VIRTUALIZAO
Esse nome dado tecnologia que transformou os antigos data centers em usinas da nuvem. A Virtualizao pode ser traduzida como poder de gerenciar recursos computacionais de modo que uma srie de mquinas interligadas funcione como uma s. Isso no seria novidade sem a capacidade que os sistemas virtuais tm de destinar poder de processamento apenas quando necessrio, impedindo que os data centers fiquem obsoletos. Isso a inteligncia da nuvem, que opera focada nas empresas, quanto mais elstico, ou seja, inteligente for o sistema, mais eficiente ser o servio.

FIGURA 1 Simbolizado virtualizao, vrios sistemas em um. Fonte: http://www.targettrust.com.br, 28/05/2012

Ter uma boa compreenso dos recursos que suportam a virtualidade proposta pela Computao em Nuvem pode ajudar bastante na deciso sobre a soluo de TI mais adequada a seus negcios e demandas. Empresas que oferecem nuvens garantem que no h registros de ocorrncias de penetrao entre clientes de software ou dados hospedados na nuvem. Especialistas afirmam que isso se deve ao bom abastecimento de recursos de segurana. Dentre os principais software de virtualizao podemos citar o Xem, Hypervisor, XCI, Cloud Platform, Hyper-V, VMware, Workstation, Server, ESX Server e o Player.

3 COMPUTAO EM NUVENS
No h uma definio formalizada do termo, isso porque as ideias por trs da noo de Computao nas Nuvens so muito novas e as opinies de especialistas em computao ainda divergem, assim, uma definio interessante descrita na Revista W diz:
Computao em nuvem a oferta de recursos computacionais feita por fornecedores independentes que dispem de servidores capazes de armazenar arquivos e dados de seus clientes.

FIGURA 2 Estrutura envolvida na Computao em Nuvens Fonte: http://www.mundodastribos.com, 28/05/2012

O conceito de Computao em Nuvem, consiste na utilizao de processamento, memria, armazenamento de dados, etc, de computadores (servidores) compartilhados e interligados pela internet, possibilitando ser utilizado de qualquer lugar e indepndente da plataforma (sistema operacional), as mais variadas aplicaes. O usurio conecta-se rede e seus arquivos ficam disponveis para manuseio sem a necessidade de instalao

9 de programas em sua mquina local, ou seja, ele simplesmente cria uma conta nos chamados servios online e pode salvar todo o trabalho feito e acessar de qualquer computador com acesso internet, por isso que dizemos que est nas nuvens.

FIGURA 3 Utilizando a Computao em Nuvens Fonte: http://nossacibervida.blogspot.com.br/, 28/05/2012

Esse modelo de servios no dispensa o armazenamento de arquivos em discos rgidos, ao contrrio do que muitos pensam, tal trabalho realizado por servidores gigantescos que ocupam diversos galpes, ao invs de ficarem armazenados em dispositivos na casa do usurio. O pagamento desses recursos baseado no consumo e no no custo do equipamento, baseando-se na quantidade de recursos utilizados pelo consumidor que pode ser medidos em termos de horas ou na transferncia de dados. Acredita-se que no futuro ningum mais precisar instalar nenhum software em seu computador para desempenhar qualquer tipo de tarefa, pois tudo isso ser acessvel atravs da internet.

10

3.1 A ORIGEM DO TERMO


Na maior parte dos diagramas de arquitetura de tecnologia, a internet representada por uma nuvem. o termo cloud computing deriva dessas representaes grficas. A expresso se popularizou quando se adicionaram novos computadores para rodar aplicaes ou softwares distribudos.

3.2 ARQUITETURA
A tecnologia tem como base uma rede de servidores fsicos e virtuais usados para armazenar e processar computao. Isso parte dos Data Centers, controlados por grandes empresas de TI, como Microsoft, Google e Amazon, dotados de software de virtualizao, responsveis por enviar servios sob demanda via rede e, assim, aproveitar ao mximo e durante mais tempo o poder das mquinas.

FIGURA 4 Data Centers

11

3.2 PRINCIPAIS VANTAGENS


Possibilidade de usar aplicaes de internet sem que estejam instaladas no computador do usurio, Permite acesso a diversos aplicativos independentemente de seu OS ou hardware, Nos planos mais completos, backup, controle de segurana e manuteno, entre outros servios, passam a ser de responsabilidade da empresa fornecedora de servio, Reduo de custo com infraestrutura. No modelo tradicional, so altos os gastos com energia, pessoal e hardware. Alm disso, o espao nos Data Centers limitado, Facilidade em compartilhar dados, j que todos os usurios passaro a manter e acessar dados a partir da nuvem, via internet, Simplifica muito as operaes do usurio.

FIGURA 5 Computao em Nuvens Fonte: http://www.mixd.com.br, 28/05/2012

12

3.3 REQUISITOS
Para fazer uso da computao em nuvens no necessrio grandes investimentos em hardware, impresindvel o acesso a internet e que o PC tenha os recursos mnimos para tal tarefa. Independente da aplicao, o usurio no necessita conhecer a estrutura que h por trs, ou seja, o que importa ao usurio saber que a aplicao est disponvel nas nuvens, no importa de que forma.

FIGURA 6 Pc-aranha utilizando Computao em Nuvens Fonte: http://www.tecmundo.com.br/, 28/05/2012

13

3.4 SEGURANA
Ao projetar o mundo da computao em nuvens, muitas pessoas travam debates sobre a segurana das informaes. Esse item realmente sensvel, mas, em geral, arquivos pessoais ou corporativos esto mais seguros na nuvem que no disco rgido de um PC. Afinal, as empresas que fornecero o servio usam softwares poderosos e contam com profissionais especializados para evitar qualquer problema. De quebra, ao contrrio da maioria das pessoas, realizam backups peridicos.

14

4 CATEGORIAS DISPONVEIS
Modelos tecnolgicos responsveis na transio do conceito de software como programa para o modelo de servio contratado conforme a demanda. Armazenamento como servio (storage as a service): prov armazenamento em um site remoto que existe fisicamente, mas que, na lgica, um recurso de armazenagem local para qualquer tipo de aplicao. Banco de dados como servio (DaaS, de database as a service): fornece banco de dados remoto, compartilhado por outros usurios, como as mesmas funes de um centro de dados local. Informao como servio (Information as a service): gerenciamento de informao, hospedada remotamente, via interface de programao de aplicativos (API). Exemplos: informao sobre preos de mercado, validao de endereo e relatrio de crdito. Processo como servio (process as a service): agrega vrios outros recursos, como servios e dados hospedados na mesma fonte de nuvem ou disponveis remotamente. Aplicao como servio (AaaS, de apllication as a service): tambm conhecido como software como servio, ou SaaS, abrange o funcionamento de aplicaes via web, acessadas normalmente pelo browser. Plataforma como servio (PaaS, de platform as a service): prov plataforma completa de servios, remotamente hospedada, que inclui desenvolvimento de aplicaes, interface e banco de dados, armazenamento e ensaios. Integrao como servio (Integration as a service): fornecimento via nuvens de funcionalidades como interface com aplicaes, mediao semntica, controle de fluxo e projeto de integrao. Segurana como servio (security as a service): prov servios de segurana remotos pela internet, entre eles gerenciamento de identidade. Gerenciamento/controle como servios (management/governance as a service): gerenciamento de um ou mais servios hospedados na nuvem, como topologia, uso de recursos, virtualizao, e das condies de operao.

15 Ensaio como servio (TaaS, de testing as a service): prov testes de sistemas locais a partir de software e servios hospedados remotamente. Infraestrutura como servio (IaaS, de infrastructure as a service); centro de dados fornecidos como servio, acessados remotamente. Em outras palavras, o cliente aluga um servidor fsico com software para realizar suas atividades, sem a necessidade de interface ou de aplicaes mtricas.

16

5 ALGUNS SERVIOS DISPONVEIS


GMail e Google Talk: o GMail um cliente de email com uma poro de funes para organizar no s e-mails, mas tambm os arquivos que so recebidos junto com ele. Google Maps: atravs dele voc pode navegar para qualquer lugar do mundo digitando uma referncia. Alm disso, permite que voc crie trajetos para andar de carro pela sua cidade partindo de um ponto e tendo uma certa localizao como destino. Google Docs: com uma poro de ferramentas no estilo Office. eyeOS: Este sistema desenvolvido por uma comunidade denominada EyeOS Team e possui o cdigo fonte aberto ao pblico. O objetivo dos desenvolvedores criar um ambiente com maior compatibilidade com os aplicativos atuais, MS-Office e OpenOffice. iCloud: sistema lanado pela Apple em 2011, capaz de armazenar at 5 GB de fotos, msicas, documentos, livros e contatos gratuitamente, com a possibilidade de adquirir mais espao em disco (pago). Ubuntu One: nome da sute que a Canonical (Mantenedora da distribuio Linux Ubuntu) usa para seus servios online. Atualmente com o Ubuntu One possvel fazer backups, armazenamento, sincronizao e compartilhamento de arquivos e vrios outros servios que a Canonical adiciona para oferecer mais opes e conforto para os usurios. IBM Smart Business - engloba um conjunto de servios e produtos integrados em nuvem voltados para a empresa. O portflio incorpora sofisticada tecnologia de automao e auto-servio para tarefas to diversas como desenvolvimento e teste de software, gerenciamento de computadores e dispositivos, e colaborao. Inclui o Servidor IBM CloudBurst Server (US) com armazenamento, virtualizao, redes integradas e sistemas de gerenciamento de servio embutidos.

17

FIGURA 6 Empresas que oferecem servios de Computao em Nuvens

Fonte: http://www.webdig.com.br, 28/05/2012

18

CONCLUSO
Esse conceito pretende levar s ltimas conseguncias transferncia de

processamento. E o melhor de tudo isso pensar na ideia de que uma hora ou outra no ser mais necessrio investir em mquinas com HD alto para suportar aplicativos pesados, j que a computao em nuvem abre de vez os caminhos para um processo de migrao macia de softwares alojados em PCs para servidores mais potentes. claro que ainda h muita coisa por fazer. Por exemplo, a simples ideia de determinadas informaes ficarem armazenadas em computadores de terceiros (no caso, os fornecedores de servio), mesmo com documentos garantindo a privacidade e o sigilo, preocupam pessoas e, principalmente, empresas, motivo pelo qual este ponto precisa ser melhor estudado. Alm disso, h outras questes, como o problema da dependncia de acesso internet: o que fazer quando a conexo cair? Algumas companhias j trabalham em formas de sincronizar aplicaes off-line com on-line, mas tecnologias para isso ainda precisam evoluir bastante. De qualquer forma, o futuro aponta para esse caminho. Alm das mencionadas empresas neste artigo, companhias como Dell, Intel, Oracle e Microsoft j esto trabalhando nas mais variadas solues para Cloud Computing. Esta ltima, por exemplo, j at lanou o Azure, uma plataforma prpria para a execuo de aplicaes nas "nuvens".

19

REFERNCIAS
INFOR WESTER, http://www.infowester.com/cloudcomputing.php, 06/05/2012 REVISTA W, Especial Cloud Computing - Editora Europa WIKIPEDIA, http://pt.wikipedia.org/wiki/Cloud_computing em 06/05/2012 UFES - Ncleo de Cidadania Digital (NCD), http://www.ncd.ufes.br/ncd/images/M_images/jornal_ncd/novojornal01.pdf em 06/05/2012

You might also like