You are on page 1of 10

CURSO DE DIREITO

DANIELE FERREIRA DA SILVA

RELEVNCIA JURDICA E SOCIAL AOS CRIMES CONTRA A VIDA

Feira de Santana

2012

DANIELE FERREIRA DA SILVA

RELEVNCIA JURDICA E SOCIAL AOS CRIMES CONTRA A VIDA

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Direito da Faculdade Ansio Teixeira (FAT), como requisito parcial para aprovao na disciplina TCCI

Feira de Santana 2012

SUMRIO

1 TEMA PROBLEMA 2 JUSTIFICATIVA 3 OBJETIVOS 3.1 OBJETIVO GERAL 3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS 4 FUNDAMENTAO TERICA 5 METODOLOGIA 6 PROJETO DE SUMRIO REFERNCIAS

1 TEMA PROBLEMA O ser humano nasceu para a vida em sociedade por natureza. Inevitvel, que ocorra os agrupamentos sociais, para regularizar essa convivncia dos integrantes de determinados grupos, necessria a imposio de normas de conduta. Com a evoluo das sociedades, o controle das relaes sociais passou a ser formalmente exercido pelo Direito. Numa sociedade altamente capitalista e egostica onde os bens patrimoniais so demasiadamente valorizados, onde o dinheiro muitas vezes pode manipular a vida humana, onde atitudes banais incomodam o prximo de tal maneira que a parcimnia com o homicida, que pode ser, o delito, considerado fato isolado na vida daquele que praticou tal crime. A todo ato antijurdico, reprovvel, culpvel, que a lei define como crime, resultar uma pena, proporcional ao tipo do delito, as circunstncias como tal aconteceu, personalidade do agente. Os crimes so diversas espcies, definidos no Cdigo Penal. Crimes contra a honra, contra a liberdade sexual, contra o sentimento religioso, tributrios e/ou o sistema financeiro, contra a vida, contra o patrimnio, crimes administrativos, que tambm so apreciados na esfera penal, enfim, hoje, no arf de ocultar a inrcia legislativa, que sua nica produo tem sido ratificar os projetos de iniciativa do executivo, ou por este incentivado, vive-se de fazer jogo de cena com a populao, especialmente menos esclarecida. No Brasil, nos encontramos no momento que definimos como era da criminalizao, onde a Lei de Execues Penais, apenas se cumpre em um de seus papis, o menos importante, que segregar o Ser Humano, forma de retribuio do dano causado, que todas as inteligncias do mundo repudiam e se debruam sobre meios e formas de punir, mas com dignidade. Partindo deste pressuposto seja na sociedade latente, no meio acadmico e dentre os bacharis, surge uma discusso bastante valiosa. Ser que o bem jurdico mais protegido vida possui relevncia jurdica e social?

2 JUSTIFICATIVA Mesmo que seja uma discusso aparentemente subjetiva, mas de grande relevncia discutir as premissas que envolvem a este questionamento como base nas reas da filosofia, da antropologia, tica e do ordenamento jurdico penal brasileiro. Com o intuito de ajudar a desmistificar esta ideia a partir da interpretao dicotmica entre a lei e o discurso, o ensino e a realidade. Tendo como objetivo geral discutir sobre tratamento do ordenamento jurdico penal brasileiro e as atitudes rotineiras da sociedade, aos crimes contra a vida entendendo o porqu da inverso de valores. A no atitude de alguns fatos de homicdio em nosso dia-dia, o achar comum um homicdio, os crimes esto sendo cada dia mais tpicos pela impunidade (este o argumento principal), e como veremos a punio existe sim, o nosso ordenamento jurdico est em vigncia para organizar uma sociedade, que cada dia que passa est mais preocupada com valores materiais, que com valores imateriais, porm mais relevantes, como carter e tica.

3 OBJETIVOS 3.1 OBJETIVO GERAL a) Elucidar de que forma existe a banalizao por parte da sociedade do bem jurdico mais protegido pelo ordenamento jurdico brasileiro: vida. 3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS a) Demonstrar que a vida parece no ter relevncia social b) Breve anlise do papel da mdia e a sua influncia para que haja relevncia ou irrelevncia nos casos de crimes contra a vida

4 FUNDAMENTAO TERICA O Direito Penal utilizado como arma jurdica do estado no deve ser o primeiro meio de controle e garantia dos direitos individuais e coletivos, j que a represso e a fora manipuladora do Estado no conseguem diminuir o nvel de criminalidade dentro de um Pas. Quando um crime contra a vida ocorre, a sociedade clama por justia, clama para que aquele indivduo que cometeu tal fato seja punido, de preferncia seja preso de imediato, e mofe na priso. Sem contar daqueles cidados que fazem a justia pelas prprias mos, esquecendo-se que j houve evoluo do processo, saiu da autotutela ou defesa privada que o ofendido resolve (ou tenta resolver) de forma direta o conflito, a sua vontade, onde prevaleceria a fora das partes. sentindo-se na obrigao de defender o outro, sentindo-se to ofendido quanto quem sofreu o dano. Acima citado uma observao a se fazer de uma sociedade por maioria, aquela que vivenciamos no nosso dia-dia. Podemos observar e comparar, aqueles casos em que passam nos jornais diariamente, de que um nmero de pessoas foram assassinadas de forma brutal, e que simplesmente falamos: o mundo est muito violento, e de forma simples / natural, nos acostumamos com esta violncia. Se no meio da informao vier dizendo que este indivduo que foi morto de forma cruel possua antecedentes criminais, a sociedade se mostra satisfeito por ser menos um a cometer crimes no nosso convvio social. Ora, no podemos falar em mudana de hbitos e atitudes, em mudana de carter e tica se no houver relevncia sobretudo social aos crimes contra a vida sejam eles: Homicdio; Instigao ou Auxlio ao suicdio; Aborto; Infanticdio, crimes estes previstos no Cdigo Penal o Ttulo I, captulo I, da parte especial, nos artigos 121 ao 128. O Crime de Homicdio, sem sombra de dvidas maior dano contra a vida que se possa perpetrar, condenvel ainda que de forma culposa, ou seja, mesmo quando o indivduo no quis produzir o dano, tampouco o resultado, mas este ocorreu. Elucidando o conceito de crime, preceitua Mirabete em sua obra Manual de Direito Penal em face do aspecto formal que:

[...] podem-se citar os seguintes conceitos de crime: crime o fato humano contrrio lei; crime qualquer ao legalmente punvel; crime toda ao ou omisso proibida pela lei sob ameaa de pena; crime uma conduta (ao ou omisso) contrria ao Direito, a que a lei atribui uma pena.(MIRABETE, 2001, p.26 )

Havendo qualquer conduta que seja contra a norma jurdica penal, ilcita, punvel e culpvel, ser considerado crime nos termos da nossa legislao vigente. Mirabete ainda ressalta:
[...] a importncia do bem vida justifica preocupao do legislador brasileiro, que no se limitou a protege-la, com a tipificao do homicdio, em graus diversos (simples, privilegiado e qualificado), mas lhe reservou outras figuras delituosas, como o aborto, o suicdio e o infanticdio, que apesar de serem figuras autnomas, no passam de extenses ou particularidades daquela figura central, que prev a supresso da vida de algum.(MIRABETE, 2001, p. 37)

Diante da situao em que praticado um ilcito penal e surgido o jus puniendi para o Estado, estabelece-se um conflito de interesses entre o Estado e o indivduo: um conflito entre o dever de punir e o direito de liberdade da pessoa (jus libertatis), em regra, o direito penal se utiliza da privao de liberdade como a principal sano. A lide penal surge, quando h oposio de uma parte pretenso punitiva estatal. O Processo Penal vem para melhor organizao dessa lide penal. Para entender de forma clara o Direito Processual Penal:
[...] no conjunto de normas e princpios que regulam a aplicao jurisdicional do Direito Penal objetivo, a sistematizao dos rgos de jurisdio e respectivos auxiliares, bem como da persecuo penal. (TOURINHO FILHO, 2005, P. 13)

Abordando em nmeros as penas do crime de homicdio, podemos verificar que, o homicdio doloso aquele em que o agente quis produzir o resultado morte, as penas aplicveis conforme a nossa legislao vigente vo de seis anos (pena mnima) a trinta anos (pena mxima). J nos crimes de homicdio culposo aquele em que o agente no teve a inteno de produzir o resultado morte, as penas sero menor do que a do doloso, ficando seis anos (pena mnima) a vinte anos (pena mxima). No artigo 121 2 do Cdigo Penal, esto tipificadas as qualificadoras legais: mediante pago ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe;

por motivo ftil; com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum; a traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime, tem suas penas mnima e mxima elevadas para de doze a trinta anos. Pode- se ter este aumento de pena em 1/3 (um tero), nos casos em que o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro a vtima, no procura diminuir as consequncias de seu ato, ou foge para evitar a priso em flagrante. Nos casos do homicdio doloso a pena aumentada em 1/3 (um tero) se o crime praticado contra menos de 14 ou maior de 60 anos. explcito a influncia da mdia na deciso dos tribunais, pelo incentivo do clamor popular, principalmente as pessoas menos esclarecidas no Brasil fazem jogo de cena, condenando ou inocentando X ou Y, pelo mero desconhecimento da populao ao nosso Cdigo Penal. Acontece que o Estado geralmente no cumpre o seu dever. Deixam para o submisso judicirio, contra o qual se voltam as vozes, da imprensa, da sociedade, instigados por um executivo ineficiente e uma sociedade que entende de forma equivocada a Lei.

You might also like