You are on page 1of 63

CAPA

Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad Manual de Elaborao Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Segurana Pblica Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Department for International Development (DFID) Unibanco Seguros Instituto Superior de Estudos da Religio (ISER) Viva Rio Redao do Manual: Luciane Patrcio com a colaborao de: Maurcio Lissovsky (ECO-UFRJ/ISER) Silvia Balestreri Nunes (IP/UFRJ) Hayde Caruso Concepo metodolgica do Curso: Ten Cel PM Luis Fernando Santos de Azevedo Maurcio Lissovsky Milton Quintino

Uma produo do Programa de Aes em Segurana Pblica PROASP/Viva Rio Rio de Janeiro, 2005

Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad Manual de Elaborao ndice

I. Apresentao Geral e Objetivos ....................................................................... 4 II. Institucionalizao ............................................................................................ 6 II.1. Articulao com as Polcias Militares ............................................................ 6 II.2. Estabelecimento da Parceria....................................................................... 10 III. Elaborao da Grade Curricular e do Material Didtico.............................. 11 III.1. Pesquisa e Elaborao da Grade Curricular e Contedo Programtico .... 11 III.2. Elaborao do Contedo das Aulas e do Material Didtico........................ 13 IV. Implementao............................................................................................... 18 IV.1. Elaborao do Regulamento do Curso ..................................................... 18 IV.2. Seleo dos Policiais Instrutores ............................................................... 19 IV.3. Qualificao dos Policiais Alunos .............................................................. 23 V. Monitoramento e Avaliao ........................................................................... 27 V.1. Monitoramento ............................................................................................ 29 V.2. Questionrios de Avaliao ........................................................................ 31 V.3. Banco de Dados ......................................................................................... 33 V.4. Relatrios Analticos ................................................................................... 36 VI. Referncias Bibliogrficas ............................................................................ 39 ANEXOS ............................................................................................................... 45

I. Apresentao Geral e Objetivos A proposta deste Manual apresentar a metodologia utilizada na implementao e no desenvolvimento do projeto de qualificao de policiais militares do Estado do Rio de Janeiro, realizado desde 2002 e intitulado Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad. Ao compartilhar esta experincia, buscamos oferecer informaes que facilitem a implantao de projetos semelhantes em outras Policias Militares do Brasil. Neste documento sero apresentados os passos e etapas que devem ser seguidas para a execuo deste trabalho, so elas:

1. a institucionalizao da iniciativa; 2. a elaborao da grade curricular e do material didtico; 3. a implementao, incluindo-se a seleo e capacitao dos instrutores; 4. a realizao do monitoramento e a avaliao do curso e a metodologia utilizada para este fim.

Em primeiro lugar, cabe apresentar o Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad, elaborado e implementado na Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Viva Rio, cuja experincia serviu de base para a redao deste Manual.

O Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad consiste numa qualificao continuada dirigida especialmente para o policial militar. Suas principais diretrizes so a humanizao e a elevao da qualidade do servio policial militar, com prioridade na preveno do crime e da violncia, valorizando o papel comunitrio da atividade policial, a tica profissional e o respeito lei.

O curso compe-se essencialmente de estudos de casos retirados do cotidiano dos policiais militares. Tais casos so apresentados s turmas e trabalhados em grupos pelos alunos, possibilitando o desenvolvimento de uma comunicao mais

fluente entre os participantes, onde as experincias de cada um facilitam a compreenso, a assimilao de conceitos e a aquisio de novos conhecimentos e tcnicas.

O currculo foi elaborado com base nas prticas e estatsticas de ocorrncias policiais e composto pelos seguintes temas: Uso da Fora, Uso da Arma, Violncia Domstica, Policiamento Comunitrio, Procedimento com Crianas e Adolescentes (ECA), Tcnicas de Abordagem, Rotinas Assistenciais, Preveno e Mediao de Conflitos, Imagem da Polcia, Valorizao e tica Profissional, Discriminao e Preconceito, Planejamento de Segurana Local, Procedimentos Tcnico-Profissionais, Segurana Pblica, Autoridade do Policial Militar,

Comunicao, Resoluo de Problemas, Meio Ambiente, Trnsito e Estatuto do Desarmamento.

O material didtico constitudo pelo caderno do aluno (contendo 27 aulas), 14 vdeos e o Manual do Instrutor. As aulas so orientadas por policiais multiplicadores, especialmente capacitados para esta funo. Uma vez qualificados, estes so responsveis pela transmisso do conhecimento para os demais policiais (praas) de suas unidades, ou seja, soldados, cabos e sargentos.

No se trata, portanto, de um material instrucional que apenas repassa informaes e procedimentos. Trata-se, sim, da sistematizao do conhecimento profissional de polcia que, por meio de tcnicas participativas, dinmicas de grupo, jogos e simulaes, criam oportunidades para que os alunos reflitam sobre o seu dia-a-dia e elaborem, a partir de sua prpria experincia, conceitos e atitudes que valorizam o carter comunitrio da ao policial e fazem da segurana pblica uma das dimenses fundamentais da cidadania.

II. Institucionalizao

II.1. Articulao com as Polcias Militares A institucionalizao da experincia talvez seja um dos mais importantes momentos para a execuo do curso. Sem ela, o desenvolvimento de todo o trabalho no adquire respaldo institucional e fica, provavelmente, sujeito s interferncias polticas em caso de mudanas de comando ou chefia. Em outras palavras, a institucionalizao extremamente necessria para que o curso seja includo na agenda de educao, capacitao e treinamento da Polcia Militar que o implementar, para que, independentemente dos processos governamentais de descontinuidade, ele permanea em desenvolvimento. Assim, o curso, e qualquer outra experincia desta natureza, precisa estar includo em uma poltica pblica educacional da Polcia Militar que o ir implementar.

Um exemplo do que est sendo colocado acima foi o processo de implementao do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad no Rio de Janeiro. Em primeiro lugar, houve a preocupao de realizar reunies preliminares com o comando da Polcia Militar. Considerando que as Chefias e Comandos das Polcias podem ser mudadas no decorrer do processo de implementao e desenvolvimento do programa, importante que tais reunies administrativas sejam repetidas sempre que tais mudanas ocorram, para garantir sua continuidade.

Depois de definidas, as diretrizes do trabalho foram formalizadas na Diretoria de Ensino e Instruo (DEI). Nesta diretoria, encontram-se todas as diretrizes e orientaes para o desenvolvimento dos cursos de formao, aperfeioamento, treinamentos e instrues em geral da polcia. O Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad foi reconhecido, junto a DEI, como uma instruo de manuteno, uma vez que seria inserida no ambiente dirio e cotidiano dos Batalhes de Polcia Militar do Rio de Janeiro.

Alm disso, aps 18 meses de desenvolvimento do curso nas unidades de polcia, a prpria PMERJ manifestou interesse em incluir o Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad na grade curricular dos cursos oferecidos pelo Centro de Formao e Aperfeioamento de Praas (CFAP), escola responsvel pela formao de soldados, cabos e sargentos da PMERJ.

Assim, no caso do Rio de Janeiro, alm de estar presente nos Batalhes de Polcia Militar, o Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad tambm integra o contedo dos Cursos de Formao e Aperfeioamento oferecidos pela PMERJ para seu contingente de praas. O Curso, que tem a carga horria total de 82 (oitenta e duas) horas, foi inserido parcialmente (20h) no Plano de Matrias do Curso de Formao de Soldados, do Curso de Formao de Cabos, do Curso de Formao de Sargentos e do Curso de Aperfeioamento de Sargentos.

Na hiptese do curso ser desenvolvido por uma instituio que no a prpria Polcia Militar (como por exemplo uma organizao no-governamental ou uma instituio de ensino), esta fase torna-se ainda mais importante. Assim, o primeiro passo estabelecer contato e empreender uma articulao com a instituio interessada em desenvolver o trabalho, isto , com a Polcia Militar do respectivo estado. IMPORTANTE Para o sucesso do curso, seus objetivos devem ser amplamente divulgados e discutidos com o Comando Geral da Polcia Militar e ter adeso macia, no s do Comando Geral, mas tambm dos Chefes e Comandantes de Batalhes, para que tenha total apoio no momento de sua implementao.

Depois de realizada a articulao com a Polcia Militar, necessrio confeccionar um projeto, contendo objetivos, metodologia, pblico alvo, cronograma e oramento. A fase de elaborao do oramento representa uma das mais

importantes no desenvolvimento do projeto, uma vez que nele sero previstos os gastos do curso.

Tendo como referncia a experincia do Rio de Janeiro, possvel dividir o oramento do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad nos seguintes grupos:

I. Equipe Trata-se da equipe que desenvolver o trabalho. Nela esto presentes: a coordenao geral, a equipe de monitores, a equipe de instrutores que qualificaro os policiais, pesquisadores, assistentes tcnicos e consultores que se fizerem necessrios.

II. Material Didtico Consiste no oramento de elaborao dos materiais, ou seja, na confeco do caderno do aluno, nos vdeos e no Manual do Instrutor. Este trabalho prev tanto a redao das aulas quanto a diagramao dos materiais. Tambm faz parte do oramento do Material Didtico a reproduo dos materiais em larga escala para ser utilizado pelos alunos. Certificados, etiquetas, folders e cpias em geral tambm devem estar previstas nesta rubrica.

III. Material de Consumo So todos os materiais de uso cotidiano necessrios para o desenvolvimento do trabalho, como papel, canetas, pilot, grampos, clipes, disquetes, CD Rom, cartucho para impressora, caixas box, entre outros materiais.

IV. Monitoramento e Avaliao Para acompanhar as atividades do Curso, necessrio prever a elaborao e reproduo de questionrios de monitoramento, assim como fazer uma estimativa do custo do deslocamento necessrio para observar as aulas ministradas. O custo de elaborao e manuteno de um banco de dados tambm dever estar previsto nesta rubrica.

V. Publicao e Seminrio O fruto da anlise do banco de dados e dos relatrios de monitoramento pode gerar uma publicao da experincia, expondo no s a

metodologia do trabalho, como tambm os resultados do curso e o impacto gerado por ele. Da mesma forma, pode ser organizado um seminrio no s para divulgar a experincia, mas tambm para compartilhar a metodologia do curso com outras polcias que desejem implement-lo.

Normalmente, o oramento de um projeto feito com a previso de gastos durante 12 meses, ou seja, um ano de trabalho. Assim, importante elaborar o oramento prevendo o tempo para a execuo de cada uma de suas fases.

II.2. Estabelecimento da Parceria Caso o trabalho seja realizado em parceria entre uma instituio (que pode ser uma ONG) e a Polcia Militar, importante o estabelecimento de um convnio, ou seja, um documento formal onde assinam ambas as partes e onde ficam explicitadas as competncias e responsabilidades de cada parceiro. Sobre este aspecto, no caso do Rio de Janeiro, foi elaborada uma diretriz, chamada posteriormente de Regulamento do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad, onde constam as responsabilidades da PMERJ e do Viva Rio. Por exemplo, coube ao Viva Rio e elaborao do material didtico e PMERJ disponibilizar, nos Batalhes de Polcia Militar, salas de aula equipadas com carteiras mveis, aparelho de TV, aparelho de videocassete e quadro, alm dos policiais militares para assistirem as aulas.
Ver anexo I Regulamento do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad.

Finalmente, tendo em vista a institucionalizao do Curso, importante que este seja amplamente divulgado no interior da corporao, para que todos os policiais tenham conhecimento do que est sendo proposto, do trabalho que ser desempenhado e quais sero os atores envolvidos. No caso da participao de uma instituio externa, essa divulgao mostra-se ainda mais relevante, uma vez que facilitar o acesso dos profissionais da instituio parceira s Unidades de Polcia e aos documentos que eventualmente iro utilizar para a elaborao do material didtico.

Realizada a articulao, estabelecida parceria, firmado o convnio e divulgado no interior na corporao, o trabalho poder ser iniciado de acordo com as orientaes previstas. Em seguida primeira fase, inicia-se o processo de elaborao do material didtico do Curso.

10

III. Elaborao da Grade Curricular e do Material Didtico III.1. Pesquisa e Elaborao da Grade Curricular e Contedo Programtico Para a elaborao da grade curricular do curso e seu respectivo contedo programtico, em primeiro lugar preciso que se faa uma pesquisa. Tendo em vista que o objetivo maior do curso fazer com que os policiais reflitam sobre suas prticas, justamente nos casos em que os policiais vivenciam no dia a dia que se buscar a inspirao para pautar os contedos que sero utilizados nas salas de aula.

Observou-se que, no caso do Rio de Janeiro, por exemplo, h uma velocidade demasiado acelerada na mudana de procedimentos tcnico-profissionais e, muitas vezes, no h tempo disponvel e lugar adequado para que estes sejam repassados ao efetivo. Assim, o curso pode funcionar tanto como espao para atualizao de procedimentos, como para que os policiais de diferentes funes e escalas possam trocar experincias e depoimentos sobre o que vivenciaram.

A pesquisa dos contedos que sero trabalhados em sala de aula pode ser realizada com a consulta aos Tales de Registro de Ocorrncia, s estatsticas policiais, s matrias sobre a atividade policial veiculadas por jornais, revistas e telejornais, e tambm no depoimento de policiais.

Para

levantamento

dos

contedos,

podero

ser

utilizadas

diferentes

metodologias de pesquisa qualitativa, como realizao de grupos focais e entrevistas, alm do levantamento e anlise da bibliografia disponvel.

Essa pesquisa visa principalmente identificar os casos que costumam levantar mais dvidas no seio da tropa e aqueles em que a atitude adequada do policial largamente dependente de seu bom senso e da sua habilidade de discernimento e avaliao de risco.

11

Levantados os casos, importante que esse conjunto seja discutido com um grupo de policiais, de modo a identificar os temas mais relevantes e que vo dar origem a lista de contedos da grade curricular, isto , a definio da durao do curso, do nmero de aulas e dos assuntos que sero abordados em cada uma delas.

Exemplo de uma Grade Curricular:

GRADE CURRICULAR Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad Durao do Curso: 06h Nmero de Aulas: 03 aulas

Aula 01 02

Ttulo Jogos da Paz Vero Quente

Tema/Assuntos Mediao de Conflitos. Planejamento de Segurana Local; Resoluo de Problemas.

Durao 2h 2h

03

Desarmamento

Estatuto do Desarmamento; Mitos e Realidades sobre o uso da arma de fogo.

2h

12

III.2. Elaborao do Contedo das Aulas e do Material Didtico Estabelecida a grade curricular e seu contedo programtico inicia-se o processo de elaborao das aulas. Como um dos objetivos fundamentais do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad fazer com que os policiais reflitam sobre suas prticas, importante prever para cada aula os mecanismos e atividades que favoream o debate e a participao dos alunos. Cada aula, portanto, deve ser detalhadamente concebida levando-se em considerao os seguintes aspectos:

1) o tema, definindo-se previamente os conceitos e contedos que devem ser assimilados pelos alunos; 2) o roteiro de exposio deste tema e o encadeamento dos conceitos, isto , o modo como o conhecimento do aluno produz-se e desenvolve-se ao longo da aula; e 3) os exerccios e atividades que permitem evocar as vivncias e experincias de cada um, aplicar conhecimentos adquiridos e fixar conceitos.

Materiais Didticos

Cursos de formao e qualificao profissional, como todo processo pedaggico, costumam valer-se de materiais didticos que sirvam de apoio s atividades desenvolvidas em aulas e que contenham informaes que o aluno possa vir a consultar posteriormente. A deciso sobre que tipos de material utilizar deve ser feita previamente, pois tem impacto direto no oramento do projeto.

No caso do curso desenvolvido no Rio de Janeiro, foram utilizados dois tipos de materiais didticos: cartilhas e vdeos. Cada um dos materiais, isoladamente, correspondia a uma aula de aproximadamente 02 (duas) horas de durao. Na primeira verso do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad do Rio de

13

Janeiro, foram elaboradas 20 cartilhas e 14 vdeos, perfazendo a carga horria total de 68 (sessenta e oito) horas1.

Cada cartilha tem como objetivo apresentar um tema do conjunto de assuntos definidos na grade curricular. No caso do Rio de Janeiro, as cartilhas caracterizavam-se por possuir exerccios individuais e em grupo, dinmicas, exerccios de dramatizao, histrias reais e fictcias, textos de apoio e informaes sobre a legislao do tema que estava sendo abordado.

Os vdeos tambm foram concebidos especialmente para uso em sala de aula, e no para serem exibidos sem interrupo como em um programa de televiso ou sesso de cinema. Eles apresentam imagens de arquivo retiradas de programas jornalsticos, depoimentos de policiais e pessoas da populao, entrevistas com especialistas, simulaes de casos e situaes encenados por atores. Com o objetivo de estimular o debate em sala de aula, a apresentao destes elementos intercalada com cenas de um programa de auditrio em que a platia formada inteiramente por policiais militares.

Esta platia debate mais ou menos as mesmas questes propostas aos alunos em sala de aula, ajuda-os a vencer inibies e confronta-os com um universo maior de experincias e opinies. Os vdeos podem desempenhar um papel importante no processo de ensino/aprendizagem porque trazem mais veracidade aos casos e situaes debatidas e, frequentemente, tambm mobilizam emocionalmente os alunos em torno dos problemas e temas de interesse do curso.

No caso do Rio de Janeiro, o nmero de cartilhas foi expandido em funo da necessidade de agregar novos contedos e foram, finalmente, reunidas em um s volume, formando o caderno do aluno.

Anexo II Grade Curricular do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad do Rio de Janeiro.

14

Um outro manual, destinado ao Instrutor, tambm foi criado, reunindo as instrues e dicas relativas a cada uma das aulas. Trata-se de um passo a passo, onde os tempos previstos para cada atividade esto determinados e contm, igualmente, sugestes de questes para estimular o debate entre os alunos e informaes adicionais relacionadas aos temas abordados na aula. No Manual do Instrutor tambm constam alguns documentos de apoio, importantes para quem desempenhar essa funo, como dados, leis, normas, diretrizes, etc.

Aps a elaborao do Material Didtico, ele deve ser pr-testado com um pequeno grupo de alunos, a fim de verificar a aplicabilidade dos contedos e da metodologia que foi proposta em cada aula. Assim, sugere-se que, na medida em que os materiais estiverem sendo produzidos, forme-se uma turma com aproximadamente 15 (quinze) policiais para testar o material e, a partir desta experincia, realizar eventuais mudanas com vistas ao seu aperfeioamento, antes de sua reproduo em maior escala.

Metodologia

A metodologia do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad foi inspirada em outros projetos que j haviam sido implementados pelo Viva Rio, no entanto, foi desenvolvida especialmente para este Programa, levando em considerao os seguintes fatores: a) a natureza do trabalho policial e o desgaste (fsico e emocional) que estes profissionais sofrem em muitas aes do seu dia-a-dia; b) o grau de informao e a riqueza de experincias de vida que estes profissionais adquirem pelo prprio exerccio da profisso (devido ao contato com universos e realidades muito diversificados e complexos); c) a inteligncia prtica aguada que adquirem estes profissionais devido s necessidades impostas pela profisso (necessidade de encontrarem solues e tomarem decises, com muita rapidez, sob risco da prpria vida e da vida da populao que devem proteger);

15

d) a necessidade de se criar um espao para que estes profissionais pudessem refletir sobre suas prticas e trocarem experincias e, com isso, aprenderem com os erros e acertos uns dos outros; e) a necessidade de informar e promover reflexes de ordem legal, ligando essas informaes diretamente a situaes prticas vividas pelos policiais; f) a constatao de que uma metodologia em que fossem utilizados jogos com desafios para resoluo de problemas, dramatizao de situaes, atividades em grupo que envolvessem troca de experincias e intercmbio de idias para avaliao de alternativas de ao, alm de ser mais dinmica, pode trazer resultados mais duradouros e efetivos, por vincular todo o aprendizado experincia, incentivando a autonomia, a partir da reflexo profunda e envolvente sobre os problemas que a prtica coloca.

Verificamos que a soluo de grande parte dos casos que chegam ao policial depende, alm da informao que adquirem nos seus Cursos de Formao, tambm do seu bom senso e de sua capacidade de resolver conflitos.

importante mencionar que h tambm uma cultura institucional nas polcias, onde policiais mais modernos aprendem e so objeto de uma educao informal atravs do exemplo e das prticas dos policias mais antigos. Esta educao, como sabemos, pode ser tanto positiva, quanto desabonadora. O que pretendemos propiciar, com a escolha dos temas e com a maneira como so abordados, um incentivo s boas influncias: treinando policiais com experincia para serem instrutores/multiplicadores a fim de ajudar os alunos a encontrar ou inventar bons caminhos para os muitos tipos de dificuldades que a profisso os coloca.

As tcnicas de dramatizao de situaes favorecem um alvio da tenso provocada por certas experincias profissionais, que, apesar de corriqueiras, so desgastantes/estressantes para o policial. Atravs do humor ou da simples

16

possibilidade de compartilhar os problemas de forma vvida, facilita-se uma anlise detalhada das situaes e se fortalece o sentido de grupo.

Uma aprendizagem que deve ser feita de corpo inteiro mais facilmente apropriada pelo aluno e no corre o risco da memorizao vazia (a chamada decoreba). Educadores e psiclogos esto de acordo, h j algum tempo, de que s aprende quem se envolve, quem descobre sentidos para o aprendizado e respeitado em sua autonomia e nos conhecimentos que traz para a sala de aula. Assim, todos os jogos dramticos respeitam e solicitam a inteligncia dos policiaisalunos, atravs da procura e debate de solues para problemas complicados, da requisio de planejamentos e de outros desafios que, para serem realizados, envolvem, alm de informao: sensibilidade, disponibilidade para reconhecer erros e generosidade para reconhecer acertos, tanto em si como nos colegas de profisso.

17

IV. Implementao IV.1. Elaborao do Regulamento do Curso Com o material didtico pronto e testado, chega o momento de implementao do curso. importante ressaltar que, como um dos objetivos do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad fazer com que a educao e a instruo faam parte da rotina do trabalho dos policiais, a primeira estratgia de implementao do Curso, no caso do Rio de Janeiro, foi inseri-lo no cotidiano dos Batalhes de Polcia Militar.

Assim, cada policial teria uma vez ao dia ou toda vez que entrasse de servio, conforme a escala no seu ambiente de trabalho, um espao para aprender e se atualizar sobre as prticas policiais cotidianas e como proceder diante de cada uma delas. Teria oportunidade de expor suas dvidas e falar sobre que encaminhamentos deu para determinado caso, que provavelmente se repetiu, se repetir ou foi vivenciado tambm por algum colega de profisso.

Com vistas a esta insero no cotidiano dos Batalhes de Polcia Militar, preciso elaborar um regulamento2 deste trabalho, luz da proposta feita inicialmente, estabelecendo a responsabilidade de cada um dos parceiros envolvidos.

no momento de elaborao do regulamento que tambm dever ser concebido o cronograma de execuo do curso, constando as datas e rgos envolvidos em reunies, capacitaes e treinamentos. Finalmente, importante que todo esse material esteja disposto publicamente e seja divulgado amplamente no interior na polcia, a fim de atingir a todos os rgos e setores envolvidos. Cada polcia dever buscar os mecanismos de divulgao mais efetivos para alcanar esse fim, como: boletim interno, cartazes informativos, informes, ofcios, etc.

Ver Anexo I Regulamento do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad.

18

IV.2. Seleo dos Policiais Instrutores Pensando que esta iniciativa deve representar uma estratgia de larga escala, uma vez que estamos falando de polcias estaduais, adotou-se a metodologia de formao de agentes multiplicadores. Estes tero a responsabilidade de atuar como instrutores do curso, implementando a metodologia e garantindo a continuidade do trabalho.

A Polcia Militar ou a Instituio responsvel pela execuo do trabalho deve, ento, iniciar o processo de seleo das pessoas que desempenharo esta funo. No caso do Rio de Janeiro, a graduao escolhida para desempenhar este trabalho foi a de Sargentos. Essa escolha se deu porque, como o Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad do Rio de Janeiro tem como pblico alvo praas (soldados, cabos e sargentos) da Polcia Militar, a figura do Sargento mostrou-se como melhor elemento de ligao entre os oficiais e os praas.

Alm disso, como o Sargento representa uma graduao contida no interior do prprio crculo de praas, sua presena tambm no prejudicaria a implementao da metodologia dialgica do curso, ou seja, permitiria que policiais de graduaes inferiores exprimam-se livremente, participando da aula sem a inibio da hierarquia.

Cada policia deve escolher qual a melhor graduao/patente para desempenhar a funo de instrutor, dependendo do pblico alvo em cada caso. Feita a escolha, deve-se iniciar o processo de identificao e seleo desses policiais.

Para a identificao dos policiais, preciso que sejam divulgadas as vagas e os objetivos do trabalho atravs de mecanismos de publicidade no interior da prpria corporao de modo a atingir um maior nmero de policiais. No obstante a divulgao, pode-se tambm contar com a indicao dos prprios comandantes dos Batalhes, desde que sejam considerados critrios como voluntariedade, aptido para ministrar aulas, ficha disciplinar adequada, entre outros. importante
19

lembrar que a simples indicao do comandante no deve credenciar ningum como instrutor do curso, devendo estes, assim como os demais interessados, passar pelo processo de seleo.

Os interessados devero inscrever-se em local previamente definido at um prazo limite para que seja iniciado o processo de seleo.

Primeira Fase da Seleo: Reunio Geral

No caso do Rio de Janeiro, os inscritos foram divididos em grupos de cerca de 50 (cinqenta) policiais para participarem de uma Reunio Geral, primeira etapa do processo seletivo. Nesta reunio, a coordenao do curso expunha a sua finalidade e natureza, informando o tipo de atividade que os futuros agentes multiplicadores iriam desempenhar, alm de apresentar as fases do processo de seleo.

Nesta reunio, cada candidato deve expor, oralmente e em pblico, as razes que motivaram seu interesse e responder s perguntas que a coordenao julgar relevante fazer. importante ressaltar que a coordenao deve respeitar criteriosamente o item voluntariedade, no aprovando candidatos que no queiram, por quaisquer motivos, desempenhar a funo de agente multiplicador.

Tambm podem ser aplicados questionrios, com o objetivo de avaliar conhecimentos e habilidades especficas dos candidatos e caracterizar as suas vises de mundo, em particular se elas no se conflitam com a filosofia do curso. A manifestao de preconceitos raciais, sexuais e de gnero ou uma viso demasiado militarista da atividade policial, que privilegia o confronto, por exemplo, no so perfis indicados para a funo de instrutor deste curso.

20

Avaliando a participao e as respostas de cada candidato, devem ser selecionados para a segunda fase um nmero de candidatos pelo menos 50% superior s vagas disponveis para agentes multiplicadores.

Segunda Fase da Seleo: Capacitao dos Policiais Instrutores

Os selecionados na Reunio Geral devero ser submetidos a um curso de capacitao de instrutores, que, dependendo da carga horria total do curso, pode ter a durao de 02 (duas) a 04 (quatro) semanas. No caso do Rio de Janeiro, onde o Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad possua inicialmente a carga horria de 68 (sessenta e oito) horas, a capacitao de instrutores foi feita num perodo de 03 (trs) semanas, perfazendo a carga horria total de 120 (cento e vinte) horas.

Sero os profissionais da equipe da coordenao do curso os responsveis por ensinar os futuros agentes multiplicadores como aplicar a metodologia do curso. Caso no se disponha, na equipe da coordenao, de quadros tcnicos para desenvolver esta atividade, deve-se realizar um processo de seleo e contratao, mesmo que temporria. No caso do Rio de Janeiro, a capacitao da coordenao do projeto foi realizada pelos especialistas responsveis pela elaborao do material pedaggico, no mbito do pr-teste destes materiais.

Alm de repassar cada contedo para os futuros agentes multiplicadores, mostrando o passo a passo de cada aula, com o auxlio do Manual do Instrutor, durante a capacitao dos instrutores que eles sero familiarizados com as tcnicas pedaggicas utilizadas no curso. Tambm recebem instrues para a elaborao de documentos pertinentes atividade, como a ficha individual dos alunos (onde deve constar o nome, RG e as aulas assistidas), os controles do curso (freqncia dos alunos, nmero total de capacitados, carga horria) e cronograma de execuo.

21

A avaliao dos candidatos um processo permanente. Assim, a todo o momento a equipe responsvel por esta capacitao dever estar atenta aos seguintes critrios: 1) Se as concepes , idias e vises de mundo do candidato esto prximas filosofia do curso; 2) Se o candidato mostra-se cordial, educado, respeitoso com os colegas, seja em aes ou em palavras; 3) Se o candidato tem uma boa oralidade e uma boa leitura; 4) Se o candidato mostra-se pr-ativo, tendo iniciativas positivas de mobilizao do grupo; 5) Se o candidato mostra-se interessado, trazendo sugestes, dvidas e colocaes que somam ao desenvolvimento do trabalho.

Ao final do processo de capacitao, os responsveis pelo treinamento dos futuros agentes multiplicadores devem expor oralmente e em pblico, para que todos da turma possam participar a avaliao de cada candidato e o resultado da capacitao, ou seja, se esto aptos ou no a ministrar instrues do Curso de Aprimoramento da Pratica Policial Cidad em seu Batalho. Neste momento tambm importante que os responsveis pelo treinamento ouam o feedback dos policiais sobre a capacitao.

Para fins prticos, sugere-se escolher 04 (quatro) policiais multiplicadores, onde 02 (dois) atuaro como titulares e 02 (dois) como suplentes, que podero vir a tornar-se titulares caso haja algum impedimento dos que assim foram nomeados.

Todos os participantes deste processo devero ser devidamente certificados, sendo que os escolhidos para atuarem como multiplicadores devero receber certificado especfico para este fim. Os demais alunos devero receber o certificado que cursaram o Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad, mas este no os apta a desempenhar a funo de agente multiplicador.

22

IV.3. Qualificao dos Policiais Alunos Uma vez capacitados e devidamente certificados, os agentes multiplicadores devero iniciar a qualificao dos alunos nos Batalhes de Polcia Militar. Neste momento, caber a Unidade providenciar sala de aula adequada, com carteiras mveis, quadro negro ou quadro branco, aparelho de TV (20 polegadas ou superior), aparelho de videocassete e um armrio para que os materiais dos alunos sejam armazenados.

Neste momento, a Polcia Militar do estado j dever ter reproduzido em larga escala os materiais dos alunos (cartilhas ou cadernos do aluno), assim como os KITs do Curso (compostos pelas cartilhas ou cadernos do aluno, Manual do Instrutor e Vdeos). O ideal que cada Unidade de Polcia tenha em sua sede um KIT do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad.

Alm disso, os agentes multiplicadores tambm devero estar vinculados seo do BPM responsvel pelas atividades de instruo, para que tenham o apoio necessrio para o desenvolvimento das atividades. Devem estar em sintonia com a seo de recursos humanos, para que esta faa a escala dos policiais que iro assistir s aulas, seja de acordo com a escala de servio, ou pelo estabelecimento de uma escala prpria para o atendimento ao curso. importante fazer com que os multiplicadores estejam desempenhando exclusivamente a funo de instrutor, para que no seu trabalho estejam ora ministrando as aulas para os alunos, ora preparando as aulas e incorporando novos materiais.

No caso do Rio de Janeiro, o grupo de policiais multiplicadores representa o Corpo de Instrutores do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad. Estes esto vinculados e submetidos a DEI e prestam servio como instrutores nos Batalhes de Polcia.

23

Dependendo da carga horria total elaborada para o curso, este poder ser dividido em mdulos, a fim de viabilizar a sua implementao no Batalho de Polcia.

Assim, sugere-se que, tendo em vista que um curso possua a carga horria total X, ela pode ser dividida em X/3, de modo que os alunos assistam, em diferentes momentos, a cada uma dessas partes. Qualquer iniciativa de transmitir os conhecimentos do curso que seja inferior tera parte da sua carga horria total implicar no no rendimento dos policiais e na baixa assimilao dos contedos por parte dos mesmos.

No caso do Rio de Janeiro, onde o curso tinha inicialmente a carga horria total de 68 (sessenta e oito) horas, ele foi dividido em trs mdulos de 22 (vinte e duas) horas cada, aproximadamente. Assim, o agente multiplicador teria como responsabilidade montar uma turma e transmitir a ela o referente a 22 (vinte e duas) horas de curso (Mdulo I). Depois de formada, essa turma poder, num momento posterior, vir a receber o restante do treinamento (Mdulos II e III).

Outro aspecto importante a ser considerado a quantidade de alunos em sala de aula. Como se trata de um curso que valoriza o debate, a troca de experincias e o material est repleto de dinmicas que s podem ser desenvolvidas em grupo, a quantidade mnima de alunos para cada aula de 10 (dez) pessoas. Pelos mesmos motivos (no se trata de uma palestra), o contingente mximo recomendado de 20 (vinte) alunos por turma, de modo que todos possam participar adequadamente das atividades. Um terceiro aspecto a ser considerado a elaborao dos cronogramas das aulas considerando as diferentes especificidades de cada Batalho.

No Rio de Janeiro, diferentes propostas de cronograma foram elaborados de modo a no comprometer, por um lado, o desenvolvimento do curso e, por outro, as atividades dos Batalhes.

24

Exemplos:

Exemplo1 10 (dez) policiais so retirados da escala de servio no perodo necessrio para assistirem ao correspondente a 1/3 (um tero) da carga horria total do curso. No caso do Rio de Janeiro, 10 (dez) policiais so retirados da escala durante 05 (cinco) dias, assistindo a uma carga horria diria de 04 (quatro) horas aula, totalizando 20h/aula, ou seja, um dos mdulos do curso.

Exemplo 2 O curso se adapta escala de servio do Batalho, ou seja, considerando que h 04 (quatro) alas de servio (A, B, C e D), o policial multiplicador ministrar 02 (duas) horas de aula para a ala que estiver entrando de servio. Ou seja, aps a qualificao, os policiais assumem o trabalho.

Exemplo 3 10 (dez) policiais so retirados da escala de servio no perodo necessrio para a execuo da carga horria total do curso. Aps a qualificao, os alunos recebem o certificado de concluso do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad.

Outro aspecto importante na qualificao dos alunos diz respeito ao policial multiplicador. Em primeiro lugar, este deve estar apto a desempenhar esta funo e estar sempre se atualizando sobre os temas pertinentes ao curso. Uma outra questo a necessidade de preparao de cada uma das aulas. O policial multiplicador tem em suas mos o Manual do Instrutor, que o orienta na aplicao das aulas. No entanto, o Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad tambm tem como caracterstica possuir um Material Didtico flexvel. Isso significa dizer que este material no esgota o tema, podendo ser complementados com outros materiais que se fizerem necessrios.

Assim, a preparao da aula uma das fundamentais atribuies do policial multiplicador. Alm disso, e tendo em vista o mtodo dialgico do curso,

25

estimulando o debate e a discusso sadia e positiva, orienta-se que as aulas sejam ministradas pelos policiais multiplicadores em duplas, de modo que um possa complementar o outro na conduo do debate realizado na turma.

Finalmente, tambm visando a melhor aplicao da metodologia do curso, os policiais multiplicadores devem atentar para as condies em que se encontram a sala de aula onde ser ministrado o curso. Um ambiente adequado, bem ventilado e limpo fundamental. No obstante, as carteiras (mveis) devem estar dispostas em semicrculo, favorecendo o melhor aproveitamento dos alunos e a melhor apreenso dos conhecimentos.

26

V. Monitoramento e Avaliao Os processos de Monitoramento e Avaliao (M&A) de projetos dedicados capacitao de policiais ainda so pouco difundidos no Brasil. Em geral, os projetos esto bem fundamentados terica e metodologicamente, apresentando objetivos ambiciosos, material didtico de qualidade e professores bem intencionados. Todavia, pouca ateno destinada elaborao de mecanismos que auxiliem no monitoramento das atividades previstas, bem como na avaliao dos resultados alcanados.

O M&A deve ser uma atividade sistemtica e contnua, capaz de produzir informaes sintticas, que permita realizar anlises situacionais com o objetivo de corrigir aes e facilitar a tomada de decises. Ele vital para o xito de uma experincia de capacitao de policiais em larga escala. Portanto, precisa ser includo no planejamento das aes, e importa na construo de instrumentos necessrios coleta dos dados que subsidiam a avaliao criteriosa do andamento do projeto e dos resultados alcanados. O M&A tambm ajuda a identificar e aprimorar o desempenho das reas e servios que no esto funcionando conforme previsto, revelando eventuais gargalos tcnicos e logsticos que podem prejudicar, ou mesmo comprometer, a gesto do projeto.

A chave para a realizao de um bom processo de avaliao ter um Plano de Ao completo que, necessariamente, inclui: objetivos, estratgias,

cronograma, metas e resultados esperados. Os critrios adotados para o monitoramento e avaliao de um projeto como o Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad, por sua vez, devem ser claros e sistematizados periodicamente, a fim de garantir transparncia gesto do Curso. Pode-se optar por metodologias qualitativas e quantitativas, a fim de coletar os dados que serviro de base para a anlise dos resultados. Neste caso, fundamental que a equipe responsvel pelo projeto consiga criar indicadores capazes de mensurar a eficincia, eficcia e efetividade deste tipo de curso para os policiais militares de seu estado.
27

Indicadores so instrumentos capazes de mensurar quantitativamente e/ou qualitativamente os avanos alcanados com a proposta do Curso, tanto na atividade profissional dos policiais nas ruas como na percepo da populao acerca da melhoria do atendimento policial.

No Rio de Janeiro, foram adotadas tcnicas qualitativas e quantitativas de coletas de dados no processo de M&A. Ambas mostraram-se fundamentais e complementares para realizao do monitoramento e avaliao das atividades. A seguir, sero detalhadas as estratgias adotadas:

28

V.1. Monitoramento O processo de Monitoramento de Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad iniciou-se no momento da qualificao dos policiais alunos. Por se tratar de uma experincia de capacitao policial realizada com base na metodologia de treinar treinadores, fez-se necessrio promover acompanhamento in loco das aulas aplicadas pelos policiais multiplicadores qualificados para desempenhar esta funo.

Para a realizao do Monitoramento, preciso constituir um corpo tcnico de monitores, que, depois de treinados para desempenhar essa funo, passam a observar as aulas ministradas pelos policiais multiplicadores.

Sugere-se que a equipe de monitores seja formada por estudantes universitrios da rea de Cincias Humanas, cursando entre 4 e o 7 perodo, com experincia comprovada em trabalho de campo, alm de habilidade para a observao e redao, uma vez que os monitores sero responsveis pela elaborao de relatrios analticos.

O Monitoramento deve ser realizado atravs de visitas peridicas in loco e tem por objetivos:

a) Analisar o desempenho dos policiais instrutores nos seguintes aspectos:

1. Estmulo ao debate; 2. Se o instrutor cumpre o papel de multiplicador-facilitador e no de portador do discurso da verdade; 4. Contribuio do Multiplicador para a correta realizao dos exerccios; 5. Capacidade do Multiplicador de esclarecer dvidas dos alunos sobre legislao, procedimentos, etc.; 6. Desvios da temtica principal; 7. Uso de material extra, como textos de apoio;
29

8. Interao do Multiplicador com o material didtico; 9. Afinamento do Multiplicador com a ideologia proposta pelo curso.

b) Avaliar o apoio do BPM, atravs do seu comandante e dos comandantes intermedirios, para a implementao do curso, observando os seguintes aspectos:

1. Sala de aula adequada; 2. Equipamento (TV e Vdeo) adequado e em funcionamento; 3. Carteiras mveis em quantidade para o nmero de alunos; 4. Escalao de no mnimo 10 e no mximo 20 policiais para assistirem as aulas.

Depois de realizada a visita e feita a observao da aula segundo os critrios acima, os monitores devem elaborar um relatrio de monitoramento, que posteriormente ser somado a outros mecanismos de monitoramento e avaliao a fim de elaborar o Relatrio Analtico do Curso.

30

V.2. Questionrios de Avaliao A fim de complementar as visitas in loco, foram elaborados questionrios de avaliao com o objetivo de traar o perfil social dos alunos, assim como perceber suas concepes sobre questes relacionadas segurana pblica, papel da polcia, violncia e ordem pblica e analisar o impacto do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad na mudana de viso de mundo dos policiais capacitados, sobretudo diante de situaes de seu cotidiano profissional.

Assim, foram confeccionados 02 (dois) questionrios de avaliao para serem aplicados, respectivamente, no incio e no final do curso. Alternativamente, os questionrios tambm podem ser aplicados no primeiro dia de aula e ao final do correspondente a 1/3 (um tero) do curso. No caso do Rio de Janeiro, os questionrios I e II3 foram construdos em conjunto para que fosse possvel realizar uma anlise comparada entre o momento em que o aluno iniciou o curso e quando ele termina a qualificao.

O questionrio I constitudo de duas partes. Na primeira (Parte I), encontram-se as perguntas referentes ao perfil social do aluno (sexo, idade, cor da pele, grau de escolaridade, tempo na corporao, estado civil, religio, etc.). J na segunda (Parte II) esto as perguntas referentes s concepes de segurana e ordem pblica, violncia e papel da polcia.

O questionrio II, alm das Partes I e II, constitudo tambm de uma terceira parte (parte III) cujo objetivo avaliar o Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad em si e seu impacto no cotidiano do trabalho dos policiais militares a ele submetido. Aqui, encontram-se as perguntas sobre a qualidade do curso, seu contedo, sua metodologia, a qualidade do material didtico, a aquisio de novos conhecimentos e a qualidade dos instrutores.

Ver Anexo III Questionrios de Avaliao

31

Nesta parte tambm esto presentes perguntas abertas para que os alunos possam descrever, com suas prprias palavras, percepes acerca do trabalho executado.

Uma vez preenchidos, os questionrios devem ser reunidos e deve-se iniciar o processo de digitao dos mesmos em um banco de dados para que a anlise das suas respostas possa ser realizada.

32

V.3. Banco de Dados Aps aplicar inmeros questionrios, como analisar todo este material?

necessrio criar um Banco de Dados, para que seja alimentado com as informaes contidas nos questionrios preenchidos. Esta ferramenta possibilitar a organizao de todo material coletado. Tal organizao deve ser iniciada atravs da digitao das informaes correspondentes aos questionrios I e II do Curso.

A fase de digitao muito importante e precisa ser conferida com extremo rigor, j que informaes digitadas equivocadamente ou com partes faltando podem inviabilizar uma boa anlise. Para tanto, importante numerar todos os questionrios antes de iniciar a digitao, de modo a consult-los posteriormente no caso de perda de dados ou alguma incorreo.

O Banco de Dados deve ser capaz de produzir cruzamentos entre as informaes coletadas, isto , possibilitar anlises envolvendo mais de uma varivel preenchida no questionrio.

Tomando a experincia do Rio de Janeiro como referncia, o Banco de Dados criado permite realizar os seguintes cruzamentos:

1. Avaliao do curso para a qualificao dos policiais (se essencial, relevante pouco relevante ou dispensvel) segundo a relao entre os contedos e exerccios apresentados e o cotidiano da atividade policial (as situaes apresentadas no curso acontecem todos os dias, no acontecem com freqncia, so raras ou nunca acontecem);

2. Avaliao do curso para a qualificao dos policiais (se essencial, relevante pouco relevante ou dispensvel) segundo sua possibilidade de

33

aplicao prtica (h grande, mdia, pouca ou nenhuma possibilidade de aplicao prtica dos conhecimentos do curso);

Trazendo alguns resultados oriundos do Banco de Dados do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad realizado no Rio de Janeiro, possvel perceber, sobretudo, como h mudanas de vises de mundo do incio para o final do curso.

Tabela 01: Distribuio dos policiais militares que participaram do curso segundo as condies que favorecem um bom trabalho policial.
Incio do Curso Salrios compatveis com a funo Treinamento Equipamento tcnico Adequao da carga horria Auto Estima Sistema de promoo interna Boa imagem pblica Maior efetivo e mais viaturas Remunerada por produtividade Mais armamento 76,7 73,8 67,4 55,8 26,7 22,7 20,9 16,3 11,6 11,6 Final do Curso 74,8 76,3 72,7 51,8 38,8 20,9 33,1 11,9 7,9 5,0 - 2% + 3% + 5% - 4% + 12% - 2% + 13% - 5% - 4% - 6%

Nesta pergunta, possvel perceber que, ao serem perguntados sobre as condies que favorecem um bom trabalho policial, as respostas mais registradas no incio do curso, so salrios compatveis com a funo, treinamento e equipamento tcnico. Se observarmos a mesma pergunta feita no final do curso, as respostas so semelhantes: treinamento, em primeiro lugar (76,3%), salrios compatveis com a funo (74,8%) e equipamento tcnico (72,7%).

No entanto, interessante observar os itens auto estima e boa imagem pblica, que aumentam 12% e 13% respectivamente, do incio para o final do curso. Ao

34

passo que maior efetivo e mais viaturas e mais armamento caem 5% e 6%, respectivamente.

Tabela 02: Distribuio dos policiais militares que participaram do curso, segundo a possibilidade de mudana de sua prtica cotidiana enquanto policial militar.
Sim No

% 75,5 24,5

Dos policiais que participaram do curso, 75,5% responderam que h possibilidade de mudana de sua prtica cotidiana enquanto policial militar depois de submetidos ao Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad.

Tabela 03: Nvel de relao entre os contedos e exerccios apresentados e o cotidiano da atividade policial.
% Situaes como essas acontecem todo dia Situaes como essas no acontecem com freqncia Situaes como essas so bastante raras Situaes como essas nunca acontecem 79,9 17,3 2,5 0,4

Finalmente, a tabela acima representa uma avaliao feita pelos alunos sobre a contundncia dos assuntos escolhidos para integrarem a grade curricular do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad. De acordo com os dados, aproximadamente 80% dos policiais que assistiram aulas do curso afirmam que as situaes apresentadas no Material Didtico acontecem todos os dias.

35

V.4. Relatrios Analticos Aps o amplo esforo de monitorar todas as atividades desenvolvidas pelo curso atravs de visitas in loco e da aplicao de questionrios, chegada a hora de sistematizar todas estas informaes em relatrios analticos.

Os relatrios so importantes instrumentos de acompanhamento das aes, por isso, devem ser produzidos periodicamente. Imaginando que o planejamento das aes deve compreender 12 (doze) meses de atividades, indicado produzir o primeiro relatrio parcial decorridos 06 (seis) primeiros meses do curso. Posteriormente, o relatrio final deve ser confeccionado quando for concludo o primeiro ano do programa.

Estes relatrios serviro no s para sistematizar todas as informaes reunidas ao longo do tempo, como tambm para produzir anlises construtivas que permitam apresentar o progresso e as possveis mudanas de rumo que precisaram ser tomadas.

O resultado deste trabalho deve ser divulgado junto ao Comando da Polcia Militar do estado que o est executando, para a Secretaria de Segurana, assim como para a Diretoria de Ensino da PM e as equipes das Escolas de Formao de Policiais, a fim de garantir transparncia no desenvolvimento das atividades e, sobretudo, permitir, de fato, que haja um processo de avaliao interna.

Este momento poder ser extremamente importante para garantir a continuidade do projeto nos anos seguintes, assim como sensibilizar aqueles que porventura ainda no estejam convencidos da importncia do trabalho. Cabe destacar que os policiais multiplicadores, responsveis pela instruo, devem estar participando deste momento de divulgao dos resultados, tendo em
36

vista que eles representam uma parte fundamental do trabalho. Deste modo, as discusses que fundamentaro a elaborao do relatrio devero ser promovidas junto aos policiais multiplicadores, a fim de garantir no texto do relatrio, as suas percepes acerca do andamento das atividades e dos resultados obtidos.

Os relatrios analticos tero como principais subsdios para sua confeco: 1) Os dados qualitativos coletados e sistematizados pela equipe de monitoramento; 2) Os dados quantitativos e qualitativos contidos nos questionrios I e II; 3) Os relatrios tcnicos produzidos pelos policiais multiplicadores.

A partir destes subsdios ser possvel produzir a anlise completa da experincia do Curso, objetivando: 1) Divulgar os resultados alcanados para a cpula da segurana pblica do estado, como tambm para a prpria corporao e para a sociedade civil; 2) Demonstrar como foi feito o acompanhamento das aes; 3) Apresentar as possveis mudanas de rumo; 4) Promover anlise comparativa dos policiais contemplados no curso, detalhando por patente e, se possvel, por unidade policial; 5) Prestar conta aos financiadores do projeto.

A divulgao dos resultados do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad poder resultar em desdobramentos muito importantes, tais como:

1) Incluso de novos temas que necessitam ser trabalhados com os policiais; 2) Desligamento de instrutores que no se adaptaram a metodologia e a filosofia de trabalho; 3) Reviso de aulas que venham a estar aqum das demandas dos alunos policiais;

37

4) Anlise comparada por patente e por unidade policial, enfocando determinadas questes que parecem ser mais urgentes de serem trabalhadas; 5) Ampliao do curso para outros grupos de policiais que no tenham sido contemplados ainda; 6) Transformao desta experincia numa poltica educacional promovida e incorporada pela prpria polcia militar.

38

VI. Referncias Bibliogrficas


ABREU. Sandra Cristina Souza Reis. Espelho, espelho meu... nova imagem para polcia militar, uma questo (tambm) curricular. Dissertao de Mestrado em Educao. Universidade Federal da Bahia. 1999. ALBUQUERQUE. Carlos Francisco Linhares de. Escola de Btavos Cotidiano e Currculo numa academia de polcia militar. Dissertao de Mestrado em Sociologia. Universidade Federal da Bahia, 1999. ALBUQUERQUE. Carlos Linhares e MACHADO. Eduardo. Sob o signo de Marte: modernizao e ritos da instituio policial militar. Sociologias. Porto Alegre, ano 3, n 5, jan/jun, 2001. BEATO FILHO, Cludio. Reestruturao do Sistema Policial Brasileiro. SEMINRIO VIOLNCIA, POLCIA E CIDADANIA, promovido pela Fundao Joo Pinheiro, 1997. BEATO FILHO. Cludio. Reinventando a Polcia: Avaliao de implementao de um Programa de Policiamento Comunitrio. SEMINRIO POLCIA COMUNITRIA NA AMRICA LATINA - BID. Washington DC - USA : Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2001. BEATO FILHO. Cludio.Polticas de Segurana e a Questo Policial. SEMINRIO "A POLCIA E O CONTROLE CIVIL", organizado pelo NEV / USP. So Paulo. 1998. BENGOCHEA. Jorge Luiz Paz et all. A transio de uma polcia de controle para uma polcia cidad. So Paulo em Perspectiva, vol.18, n 1, 2004. BOAL, Augusto. Jogos para atores e no atores. 14.edio revisada e ampliada. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. BRASIL. Glaucria Mota e ABREU. Domingos. Uma experincia de integrao das Polcias Civil e Militar: os Distritos-Modelo em Fortaleza. Sociologias. Porto Alegre, ano 4, n 8, jul/dez, 2002. BRETAS, Marcos. A guerra das ruas; povo e policia na cidade do Rio de Janeiro. Dissertao de mestrado em Cincia Poltica.. Rio de Janeiro. IUPERJ. 1988. _________________. Police Practies in Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Fundao Casa de Rui Barbosa. Mimeo. 1990. ___________________.Observao sobre a falncia dos modelos policiais. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, So Paulo, vol. 9, n 1. 1997. ___________________. Ordem na Cidade: o exerccio cotidiano da autoridade policial no Rio de Janeiro, 1907-1930. Rio de Janeiro: Rocco. 1997. __________________. PONCIONI, Paula. A Cultura policial e o policial civil carioca. In Pandolfi, D.C. et lli. Cidadania, e Justia e Violncia. Rio de Janeiro: FGV. 1999. BRITO. Alexandre SantAna e Souza. Ldio. Representaes de policiais civis sobre profissionalizao. Sociologias, Porto Alegre, ano 6, n 12, jul/dez, 2004. CARUSO, Hayde Glria Cruz. Das prticas e dos seus saberes: A construo do fazer policial entre as praas da PMERJ. Dissertao de Mestrado em Antropologia. Programa de Ps-Graduao em Antropologia e Cincia Poltica. ICHF. Universidade Federal Fluminense. Niteri. 2004 CERQUEIRA, Carlos M. N. Remilitarizao da segurana pblica. : a operao Rio. Discursos Sediciosos: Crime Direito e Sociedade. Ano 1, n 1. Rio de Janeiro. 1996.

39

______________________. O futuro de uma iluso: o sonho de uma Nova Polcia. Discursos Sediciosos: Crime Direito e Sociedade. Ano 2, n 3. Rio de Janeiro. 1997. COSTA. Nelson Ramos da. Ofcio de polcia, violncia policial e a luta por cidadania em Mato Grosso. So Paulo em Perspectiva, vol. 18, n 1, 2004. FERREIRA FILHO. Juvenal Marques. Proposta Jurdica para otimizao no desempenho das polcias civil e militar do estado de So Paulo. Disponvel em; <www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=1595>. Acesso em 20/05/2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1997. GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Poltica pblica para segurana, justia e cidadania. Plano estadual. Rio de Janeiro. 2000. HOLLOWAY, Thomas. Polcia no Rio de Janeiro. Represso e Resistncia numa cidade do sculo XIX. Rio de Janeiro: FGV. 1997. KANT DE LIMA. Roberto. Cultura jurdica e prticas policiais: A tradio inquisitorial brasileira. Revista Brasileira de Cincias Sociais. Vol. 4, n 10. So Paulo. 1989. _______________________. A polcia da Cidade do Rio de Janeiro: seus dilemas e paradoxos.Rio de Janeiro: Forense. 1995. ________________________. Polcia e excluso na cultura Judiciria. Tempo Social. Revista de Sociologia USP, vol. 9, n 1. So Paulo 1997. ________________________. Polcia, Justia e sociedade no Brasil: uma abordagem comparativa dos modelos de administrao de conflitos no espao pblico. Revista de Sociologia e Poltica. N 13. Curitiba. 1999. _______________________ et all. Polcia e Democracia: controle social e administrao da justia. Revista OAB/ RJ, n 22. Rio de Janeiro. 1985. _______________________Direitos Civis, Estado de Direito e Cultura Policial: a formao policial em questo. Revista Brasileira de Cincias Criminais. So Paulo, SP. P. 241 256, 2003. Editora Revista dos Tribunais. Ano 11. Janeiro a Maro de 2003. KANT DE LIMA, Roberto, VARELLA, Alex. (no prelo). Saber Jurdico e Direito Diferena no Brasil: questes de teoria e mtodo em uma perspectiva comparada. [s.n.t.]. mimeo. LEMGRUBER, Julita. O policial civil: Conflitos e contradies. Revista OAB/ RJ, n 22. Rio de Janeiro. 1985. _________________. Polcia, Direitos Humanos e Cidadania: notas para um estudo. Papis avulsos, n 1. Fundao Casa de Rui Barbosa. 1986. ___________________A face oculta da ao policial. Cincia Hoje, vol 5, n 28. 1987. MATRIZ CURRICULAR NACIONAL PARA A FORMAO EM SEGURANA PBLICA. Secretaria Nacional de Segurana Pblica/SENASP. Ministrio da Justia. MINGARDI, Guaracy. Tiras, gansos e trutas. Cotidiano e reforma da polcial civil. So Paulo: Scritta. 1992. MONJARDET, Dominique. Profissionalismo e Mediao da Ao Policial. Antropoltica. N 10/11. Niteri, RJ, 2001.

40

MUNIZ, Jacqueline. Ser policial , sobretudo, uma Razo de Ser. Cultura e cotidiano da polcia militar do Estado do Rio de Janeiro. Tese de Doutorado em Cincia Poltica. Rio de Janeiro, IUPERJ. 1999. ____________________. A Crise de Identidade das Polcias Militares Brasileiras: Dilemas e Paradoxos da Formao Educacional. Research and Education in Defense and Security Studies. CENTRER FOR HEMISPHERIC STUDIES. Washington DC. MAy 22-25, 2001. __________________ et all. Resistncias e dificuldades de um programa de policiamento comunitrio. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, vol. 9, n 1. So Paulo. 1997. MUNIZ, J. LARVIE, S. MUSUMECI, L. Imagem da desordem e modelo de policiamento. Comunicaes ISER. Cidade em Movimento, n 49, ano 17, ISER, Rio de Janeiro. 1998. NEVES, Paulo Srgio da costa. RIQUE Clia D. G. e FREITAS Fbio F. B.. Polcia e Democracia: Desafios educao em direitos humanos. GAJOP. Editora Bagao. Recife, PE, 2002 NEDER, Gizlene. Instituio policial e as estratgias de controle social no Rio de Janeiro na Repblica Velha. Arquivo e Histria, n 1, Niteri. 1994. _____________ et all. A polcia na corte e no distrito federal: 1831-1930. Srie Estudos, n 3. Departamento de Histria, PUC Rio. 1981. NEME, Cristina. A instituio policial na ordem democrtica: O caso da Polcia Militar do Estado de So Paulo. Dissertao de mestrado em Cincia Poltica. So Paulo, FFLCH-USP. 1999. NUMMER. Fernanda Valli. Em QAP: a experincia do curso de formao na construo de um saber ser soldado da Brigada Militar. Dissertao de Mestrado em Antropologia Social. Programa de Ps-graduao em Antropologia Social. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001. PAIXO. Antnio L. A organizao policial numa rea metropolitana. DADOS Revista de Cincias Sociais. Vol.25, n 1. Rio de Janeiro. 1982. _________________. A distribuio da segurana publica e a organizao policial. Revista OAB/ RJ, n 22, Rio de Janeiro 1985. _________________. Polcia e segurana pblica. Alferes. Revista da Polcia Militar do Estado de Minas Gerais. Vol. 9, n 30. 1991. _________________. O problema da polcia. Srie Estudos, n 91. Rio de Janeiro, IUPERJ. 1995 _________________. BEATO FILHO, Cludio. Crimes, vtimas e policiais. Tempo Social vol 9, n 1. 1997. PINHEIRO. Paulo. S. Polcia e a crise poltica: o caso dos policiais militares. IN: DAMAtta, R. A Violncia Brasileira. So Paulo: Brasiliense. 1981. _________________. O controle da polcia no processo de transio democrtica no Brasil. Temas IMESC: Sociedade, Direito e Sade. So Paulo. 1985. __________________. A polcia e os movimentos sociais no Brasil. In: Pinheiro. P. S. O papel da Polcia no Regime Democrtico. So Paulo: MAGEART. 1996. _________________ .Violncia, crime e sistemas policiais em pases de novas democracias. Tempo Social - Revista de Sociologia da USP, vol. 9, n 1. So Paulo. 1997.

41

________________. Polcia e consolidao democrtica: o caso brasileiro. In. Pinheiro, P. S. et all. So Paulo sem medo: um diagnostico da violncia urbana. Rio de Janeiro; Garamond. 1998. _________________ . et all. O papel da polcia no regime democrtico. So Paulo. MAGEART. 1996. _________________. SADER, Emir. O controle da polcia no processo de transio democrtica. Temas IMESC, vol 2, n 2. So Paulo. 1985. PINTO, Adilson Jos Vieira. O Inqurito Policial luz dos Direitos e Garantias Individuais da Constituio Federal de 1988. Revista Brasileira de Cincias Criminais. Ano 7. N 27. Editora Revista dos Tribunais. So Paulo, SP, 1999. PMERJ. Conhea a sua Polcia Militar. Secretaria de Estado da Polcia Militar. 1997. RIBEIRO. Iselda Corra. Polcia. Tem futuro? Polcia e Sociedade em David Bayley. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n 8, jul/dez, 2002. RONILSON DE SOUZA. Luiz. O currculo de formao dos soldados da Polcia Militar frente as demandas Democrticas. Dissertao de Mestrado em Educao. Pontifcia Universidade Catlica de Petrpolis, 2003. S. Leonardo Damasceno de. Os filhos do Estado: auto-imagem e disciplina na formao dos oficiais da Polcia Militar do Cear. Rio de Janeiro: Relume Dumar: Ncleo de Antropologia da Poltica/ UFRJ, 2002. SANSONE. Livio. Fugindo para a fora: cultura corporativista e cor na Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Estudo Afro-Asiticos. V. 24. n. 3. Rio de Janeiro, 2002. SANTOS, Daniel dos. Prolegmenos sobre a Violncia, a Polcia e o Estado na era da Globalizao. Antropoltica: Revista Contempornea Antropologia e Cincia Poltica. N8. Niteri, EdUFF, 2000. SANTOS. Marcos Antnio. A formao bsica do policial militar de Minas Gerais: as especificidades do ensino militar em relao educao profissional de nvel tcnico. Mestrado em Administrao Pblica. Fundao Joo Pinheiro ( Escola de Governo), 2000. SILVA, Suamy Santana da. Teoria e Prtica da Educao em Direitos Humanos nas Instituies Policiais Brasileiras. Edies CAPEC. Porto Alegre, RS, 2003. SILVA. Agnaldo Jos. Praa Velho. Um estudo sobre a socializao Policial Militar. Dissertao de Mestrado em Sociologia. Faculdade de Cincias Humanas e Filosofia. Universidade Federal de Gois. Goinia, 2002. SILVA. Jaqueline da. Policial Militar: o real e o simblico na construo de uma identidade profissional. Dissertao de Mestrado em Psicologia. Universidade Federal do Esprito Santo, 1997. SILVA, Jorge da. Polcia Militar: o outro lado. Revista OAB/ RJ, n 22. Rio de Janeiro. 1985. SOUZA. Baltazar Donizete de. O Ensino Policial e a Formao de Oficiais na Academia de Polcia Militar do Estado de Gois. Dissertao de Mestrado em Educao. Universidade Catlica de Gois, 2003. SOUZA. Luis Antnio Francisco. Poder de polcia, policia civil e prticas policiais na cidade de So Paulo (1889-1930). Tese de Doutorado em Sociologia. Programa de Ps-Graduao em Sociologia da FFLCH. Universidade de So Paulo. So Paulo. 1998.

42

TISCORNIA, Sofa. Poder de Polica, Costumbres Locales y Derechos Humanos em Buenos Aires de los 90. Antropoltica: Revista Contempornea Antropologia e Cincia Poltica. N9. Niteri, EdUFF, 2000. VIANNA, Adriana de Resende Barreto. O Mal que se adivinha: Polcia e Menoridade no Rio de Janeiro, 1910 1920. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1999. ZAVERUCHA, Jorge. Polcia Civil de Pernambuco: o Desafio da Reforma. Editora Universitria UFPE. Recife, PE, 2004.

Documentos da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro Manuais, Notas de Instruo, Documentos Oficiais
Bases Doutrinrias para emprego da PMERJ (M-1). Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Estado Maior. 1983. Decreto 913 de 30/09/1976. Diretriz Geral de Operaes/DGO (D1). Decreto Lei 431 de 19/08/1965. Regulamento de Administrao da Polcia Militar (RAPM). Decreto Lei 92 de 06/05/1975. Dispe sobre a Competncia e a Organizao Bsica da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro e d outras providncias. (L-4). Decreto Lei n 667 de 02/07/1969. Reorganiza as Policiais Militares e os Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, dos Territrios e do Distrito Federal, e d outras providncias. Lei 1396 de 08/12/1988. Dispe sobre a fixao do efetivo da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro e d outras providncias. Lei 2108 de 19/04/1993. Altera a Lei 1375 de 27/10/1988; cria postos de tenente Coronel PM e de Major PM no quadro de Capeles Policiais Militares (QCPM); unifica os quadros de Oficiais Policiais Militares Masculinos (QOPM) e Femininos (QOPM-FEM), bem como as Qualificaes Policiais Militares particulares de Praas Combatentes Masculinos (QPMP-O) e Femininos (QPMPO FEM) da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro e d outras providncias. Lei 279 de 26/11/1979. Dispe sobre a remunerao da Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e d outras providncias. Lei 443 de 0107/1981. Dispe sobre o estatuto dos Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro e d outras providncias. Manual Bsico do Policial Militar (M-4). Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Estado Maior. 1987. Normas Gerais de Policiamento (M-3). Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Estado Maior. 1990. Plano de Disciplinas do Curso de Formao de Oficiais. Academia D. Joo VI. Diviso de Ensino e Instruo. PMERJ. 2005 Plano Diretor da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro para perodo de 1984 a 1987. Estado do Rio de Janeiro. Secretaria da Polcia Militar. 1984. Plano Matrias do Curso de Formao de Soldados. Centro de Formao e Aperfeioamento de Praas 31 de Voluntrios. Diviso de Ensino e Instruo. PMERJ. 2002

43

Plano Matrias do Curso de Formao de Soldados. Centro de Formao e Aperfeioamento de Praas 31 de Voluntrios. Diviso de Ensino e Instruo. PMERJ. 2005. Proposta de Reforma Curricular. Coordenao de Formao Policial. Instituto de Segurana Pblica. Secretaria de Estado de Segurana Pblica Governo do Estado do Rio de Janeiro. 2004. Regulamento Disciplinar da Polcia Militar (R9). Decreto 6579 de 05/03/1983. Regulamento Disciplinar da Polcia Militar. Decreto 31.739 de 28/08/2002. Regulamento Interno e dos Servios Gerais (RISG). Ministrio do Exrcito. Estado Maior do Exrcito. 1984.

44

ANEXOS

45

Anexo I Regulamento do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad

SEGURANA DO POLICIAL MILITAR DEI REGULAMENTO DO CURSO DE APRIMORAMENTO DA PRTICA POLICIAL CIDAD (CAPPC) Este comando, atendendo proposta do Diretor de Ensino e Instruo, torna pblico o Regulamento para funcionamento do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad (CAPPC), que consiste em uma qualificao continuada dirigida especificamente para a Polcia Militar, a qual foi desenvolvido pela ONG Viva Rio, em parceria com a Corporao, e tem como Metodologia de Trabalho a capacitao de Sargentos PPMM, para atuarem como Agentes Multiplicadores (Monitores), dos conhecimentos adquiridos e transmiti-los para as demais praas da Corporao, a saber: O contedo do Curso composto por temas relacionados Polcia Militar, a partir do Estudo de Casos extrados das ocorrncias Policiais Militares, transformados em Cartilhas e Vdeos. A carga horria total do Curso de 60h/aula. REGULAMENTO PARA FUNCIONAMENTO DO CAPPC NAS OPM:

1. FINALIDADE Instruir Sargentos, Cabos e Soldados da PMERJ, em suas respectivas OPM, atravs do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad (CAPPC). 2. OBJETIVOS a. Contribuir para a qualidade do servio policial militar, atravs da aplicao da qualificao continuada na rotina das OPM; b. Dotar os Sargentos, Cabos e Soldados dos conhecimentos profissionais necessrios ao desempenho de suas funes, tais como: uso da fora, utilizao de arma de fogo, violncia domstica, entre outros, utilizando a metodologia do Estudo de Caso. 3. MISSO Proporcionar as condies necessrias aos Sargentos Multiplicadores (Monitores) para que ministrem instrues do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad (CAPPC) para Sargentos, Cabos e Soldados da PMERJ, contribuindo para a melhoria da qualidade do servio policial militar. 4. EXECUO a. A cargo das Unidades Operacionais da PMERJ: 1) Disponibilizar 01 (uma) sala de aula adequada para a realizao das aulas a serem ministradas pelos Sargentos Multiplicadores (Monitores), contendo: 01 (uma) televiso, 01 (um) vdeo cassete, 01 (um) quadro de giz ou quadro
46

2)

3)

4)

5)

6)

7)

8)

9)

branco, carteiras mveis, armrio ou estante, alm de outros materiais que se fizerem necessrios; Designar 01 (um) oficial PM que ser responsvel tanto por garantir a execuo do CAPPC em suas respectivas unidades, quanto ser o oficial de ligao entre a sua OPM e a ONG VIVA RIO; Escalar o efetivo de no mnimo 10 (dez) e no mximo 20 (vinte) PPMM instruendos (Sargentos, Cabos e Soldados), por turma, para assistirem as instrues do referido curso, no sendo empenhados em outra atividade; Garantir que cada turma de PPMM instruendos, ESCALADA, cumpra a carga horria mnima do curso de 20 (vinte) horas aula por mdulo. O Curso tem a carga horria total de 60 (sessenta) horas aula; Garantir que os Sargentos Multiplicadores (Monitores) estejam dedicados, EXCLUSIVAMENTE, em ministrar o curso em suas OPM, no podendo ser empregados em nenhuma outra atividade e/ou servios; Encaminhar ao VIVA RIO, via fax, o QTS contendo os dias e horrios em que sero realizadas as instrues, com 01 (uma) semana de antecedncia ao incio das mesmas, atravs do telefone/fax (21) 2555-3753; Encaminhar Diretoria de Ensino e Instruo, seo DEI/4, e ONG Viva Rio, o Planejamento Mensal das Aulas, contendo o QTM, com dias e horrios das instrues de cada turma, relao dos instruendos e material didtico aplicado; Encaminhar Diretoria de Ensino e Instruo, seo DEI/4, e ao Viva Rio, mensalmente e de forma atualizada, o nmero de policiais instruendos capacitados, contendo a carga horria e o material didtico aplicado; Encaminhar Diretoria de Ensino e Instruo, seo DEI/4, e ao Viva Rio, ao final de cada turma formada com a carga horria total do curso, a relao de PPMM instruendos concludentes.

b. A cargo da ONG VIVA RIO e da PMERJ 1) A produo do material didtico do CAPPC ficar a cargo da ONG Viva Rio, e a reproduo e distribuio das cartilhas e Manuais dos Instrutor ficar a cargo da PMERJ; 2) A reproduo dos vdeos ficar a cargo da ONG Viva Rio; 3) O monitoramento das aulas nas OPM ser realizado pela ONG Viva Rio atravs de visitas regulares e contatos telefnicos feitos por sua equipe tcnica; 4) Quinzenalmente, ser encaminhado pela ONG Viva Rio Diretoria de Ensino e Instruo, o relatrio referente s visitas e contatos realizados atravs da equipe tcnica; 5) Ficar a cargo da ONG Viva Rio a produo de certificados que devero ser entregues aos Soldados, Cabos e Sargentos formados com a carga horria total, ou seja, que tenham assistido a todo o material didtico; 6) Ficar a cargo da ONG Viva Rio encaminhar s OPM os documentos que devero ser utilizados pelos Sargentos Multiplicadores (Monitores), modelos de relatrios e questionrios de avaliao, atravs da Diretoria de Ensino e Instruo, seo DEI/4;

47

7) Ficar a cargo da ONG Viva Rio a capacitao dos Sargentos Multiplicadores (Monitores) e a requalificao dos mesmos quando houver necessidade. c. A cargo da Diretoria de Ensino e Instruo (DEI) 1) Cabe Diretoria de Ensino e Instruo (DEI), seo DEI/4, a coordenao do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad; 2) Visitar regulamente as OPM a fim de monitorar o desenvolvimento do Curso; 3) Dar cincia s OPM das atividades pertinentes ao Curso, bem como as informaes e determinaes, atravs de publicaes em Bol PM; e 4) Encaminhar as documentaes enviadas pelas OPM ONG Viva Rio. 5. PRESCRIES DIVERSAS 1) As instrues devero ser ministradas, em dupla, pelos Sargentos Multiplicadores (Monitores); 2) Os Sargentos Multiplicadores (Monitores) devero ministrar as instrues, preferencialmente, em trajes civis; 3) O termo Sargento Multiplicador equivale categoria Monitor, para fins do Regulamento de Promoo de Praas da PMERJ; 4) As salas de aula devem estar equipadas com carteiras mveis e os Sargentos Multiplicadores (Monitores) devem dispor as mesmas em formato de semicrculo para realizar as instrues; 5) O material didtico do CAPPC composto por 20 (vinte) cartilhas e 14 (quatorze) vdeos, somando a carga horria total de 60h (sessenta horas). As instrues ministradas nas OPM podero ser divididas em 3 (trs) mdulos de 20h (vinte horas) cada. A turma de instruendos ser considerada formada aps 60h (sessenta horas) de instruo dada pelos Sargentos Multiplicadores (Monitores). A durao de cada aula dever respeitar o mnimo de 2h (duas horas/aula); 6) Todo encaminhamento de materiais ou documentos que se fizerem necessrios, tanto da ONG Viva Rio para as OPM, quanto das OPM para a ONG Viva Rio, ser realizado atravs da Diretoria de Ensino e Instruo (DEI), seo DEI/4; 7) A Diretoria de Ensino e Instruo (DEI) comunicar s OPM que no possuem Sargentos Multiplicadores (Monitores) capacitados pela equipe tcnica da ONG Viva Rio ou OPM cujos Sargentos Multiplicadores (Monitores) foram desligados do projeto, para que encaminhem seu efetivo de instruendos para serem capacitados em cursos especiais do CAPPC no CFAP, em data e horrio definir; 8) A definio descrita acima se aplica s seguintes OPM: 1 BPM, 4 BPM, 5 BPM, 7 BPM, 9 BPM, 15 BPM, 18 BPM, 22 BPM, 24 BPM, 27 BPM, 30 BPM, 31 BPM, 35 BPM, 38 BPM, BPTRAN, BpChoq, BPRv, BPVE, BOPE, GEPCPB, GTM, GAM, CIPM Ces, GPAE 12 BPM, GPAE 6 BPM, GPAE 16 BPM e GEPE.

48

9) Caber s ONG Viva Rio, em parceria com a Diretoria de Ensino e Instruo (DEI), promover a seleo e a capacitao de novos Sargentos Multiplicadores (Monitores) das Unidades acima citadas em data e horrio a definir; 10) Os Sargentos que manifestarem interesse em atuar como Multiplicadores (Monitores) em suas OPM, podero procurar a ONG Viva Rio, atravs dos telefones: (21) 2555- 3797 ou (21) 2555-3306; 11) Os Sargentos Multiplicadores (Monitores) podero, eventualmente, ser acionados pela Diretoria de Ensino e Instruo para ministrarem aulas do CAPPC nos Cursos de Formao e/ou Aperfeioamento oferecidos pelo CFAP 31 Vol ou ainda no CQPS, ficando disposio da DEI no perodo predeterminado; 12) Coordenao e Superviso: Diretoria de Ensino e Instruo (DEI) e ONG Viva Rio.
RELAO DE SARGENTOS MULTIPLICADORES (MONITORES) ATUANTES NO CAPPC N 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. OPM 2 BPM 2 BPM 3 BPM 3 BPM 3 BPM 6 BPM 6 BPM 8 BPM 8 BPM 10 BPM 10 BPM 11 BPM 11 BPM 11 BPM 11 BPM 12 BPM 12 BPM 13 BPM 14 BPM 14 BPM 16 BPM 16 BPM 17 BPM 17 BPM 19 BPM 19 BPM Efetivo 2 SGT PM RG 44923 LOURIVAL DAMSIO FILHO 2 SGT PM RG 38788 CARLOS FERNANDES 2 SGT PM RG 37233 JORGE JOS DIAS FILHO 3 SGT PM RG 39742 RENATO ALVES COUTINHO 2 SGT PM RG 36668 ALCIDES MAXIMIANO FILHO 3 SGT PM RG 43666 JOS CARLOS DEMTRIO SAMPAIO 3 SGT PM RG 45014 JOS RUI DA COSTA 1 SGT PM RG 31377 AMARO TADEU CABRAL VIANA 2 SGT PM RG 35536 SRGIO ROBERTO CANELLA 1 SGT PM RG 51523 BENILSON MORAES DE FARIA 2 SGT PM RG 39043 RANULPHO ANTUNES MOREIRA FILHO 2 SGT PM RG 37866 ROBERTO PAULA DOS SANTOS 2 SGT PM RG 45202 SILVIO CSAR MELLO PEREIRA 2 SGT PM RG 50083 MANOEL HENRIQUE RUFINO 1 SGT PM RG 40081 GILBERTO DE JESUS 3 SGT PM RG 42648 JAIRO DOS SANTOS AZEVEDO 2 SGT PM RG 30717 LUIS LIMA DE SOUZA 2 SGT PM RG 47878 LUS CLAUDIO MACHADO 2 SGT PM RG 36275 JOCELI NASCIMENTO SILVA ALVES 3 SGT PM RG 45324 CARLOS ELI PACHECO SANT'ANA 3 SGT PM RG 31565 WILSON COSTA JNIOR 1 SGT PM RG 45510 ENOQUE RAFAEL 2 SGT PM RG 41862 WALTER DUARTE NEPOMUCENO 2 SGT PM RG 30326 ANTONIO CARLOS MARTINS 3 SGT PM RG 40095 LUIZ MARCELO SANTOS RUSSO 3 SGT PM RG 38424 SRGIO RODRIGUES DO NASCIMENTO

49

27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. 66. 67.

20 BPM 20 BPM 21 BPM 21 BPM 23 BPM 23 BPM 25 BPM 25 BPM 26 BPM 26 BPM 26 BPM 26 BPM 28 BPM 28 BPM 29 BPM 29 BPM 29 BPM 29 BPM 32 BPM 33 BPM 33 BPM 33 BPM 33 BPM 34 BPM 36 BPM 36 BPM 36 BPM 36 BPM 37 BPM 37 BPM 1 CIPM 1 CIPM BPFMA BPTUR BPTUR BPFER GETAM GETAM GETAM GETAM RCECS

1 SGT PM RG 42209 JEFFERSON PAES BARRETO 2 SGT PM RG 33143 CARLOS AUGUSTO MOREIRA JARDIM 3 SGT PM RG 31735 ANTNIO EUCLIDES DA SILVA 2 SGT PM RG 31735 DEJALMA DE ALMEIDA FILHO 1 SGT PM RG 44049 SRGIO DOS SANTOS VIEIRA 2 SGT PM RG 36325 SUELI MAGNO SOARES 2 SGT PM RG 49124 EDUARDO JOS DA SILVA 2 SGT PM RG 34364 CLUDIO HENRIQUE VENTURA 2 SGT PM RG 41951 SRGIO LUIZ DOS SANTOS ROCHA 2 SGT PM RG 48067 WILSON JOS DE ANDRADE NETO 1 SGT PM RG 41545 GILSON DA SILVA PEREIRA 1 SGT PM RG 48330 JOSIAS LUCIANO BARRETO 3 SGT PM RG 43100 GERSON VICENTE DA SILVA 3 SGT PM RG 45785 CLVIS ALVES DE MELO 3 SGT PM RG 45163 ROGRIO ALVES FERREIRA 2 SGT PM RG 51507 JOS LUIS PIRES 2 SGT PM RG 49655 WALMIR DUTRA DE AGUIAR 2 SGT PM RG 35730 CSAR SIMES RODRIGUES 2 SGT PM RG 52764 GERALDO DE ALMEIDA CARNEIRO 2 SGT PM RG 40583 JOS LUCAS FILHO 2 SGT PM RG 39774 EVANY MAURO COUTINHO 2 SGT PM RG 51681 PETERSON DOS SANTOS ROSENBROCK 2 SGT PM RG 34086 MARCOS DE OLIVEIRA HENRIQUES 3 SGT PM RG 40616 PAULO BARCELLOS DE ANCHIETA 2 SGT PM RG 46481 MARIDELSON NEVES 2 SGT PM RG 50238 ERODICE CAMPOS LEITE 3 SGT PM RG 49767 SILVIO SILVA SANTOS 2 SGT PM RG 49671 ARIDELSON BALTAR TERRA 2 SGT PM RG 40313 EDINALDO GUIMARES DOS SANTOS 2 SGT PM RG 43065 REINALDO JOS DE OLIVEIRA LOPES 2 SGT PM RG 36814 REGINALDO DE FREITAS 2 SGT PM RG 48676 EDSON DA COSTA FARIA 3 SGT PM RG 51566 MARCO ANTNIO SOUZA MUNIZ 1 SGT PM RG 34581 FLIX ANTNIO DE OLIVEIRA 3 SGT PM RG 40093 LUCIANO DOS ANJOS MATOS 3 SGT PM RG 42.640 FRANCISCO ROBSON GONCALVES DA COSTA 1 SGT PM RG 47539 RONALDO SANTOS GOMES 2 SGT PM RG 45795 ANTONIO CARLOS RODRIGUES 3 SGT PM RG 50563 ORLANDO PEREIRA DE SOUZA 3 SGT PM RG 50517 MARCO ANTNIO VICTOR DA COSTA 2 SGT PM RG 48684 LUIS ANTONIO MENDES DE OLIVEIRA

50

68. 69. 70.

RCECS GPAE 2 BPM GPAE 2 BPM

2 SGT PM RG 36309 ROSNGELA SANTOS DE OLIVEIRA 3 SGT PM RG 51755 PAULO ROBERTO VIDAL 3 SGT PM RG 44723 EDNALDO JOS DE ARAJO

Os Sargentos Multiplicadores (Monitores) no citados na lista acima referem-se: a) Aos Monitores que solicitaram, voluntariamente, desligamento do Projeto; b) Aos que no atenderam aos requisitos metodolgicos e pedaggicos para o desenvolvimento das atividades; c) Aos que foram transferidos; e d) Aos pertencentes s Unidades onde o Projeto no foi implementado. Os Sargentos Multiplicadores (Monitores) desligados e interessados em reintegrar-se ao Projeto devero entrar em contato com a equipe tcnica da ONG Viva Rio. Quaisquer alteraes referente ao efetivo supracitado devero ser comunicadas, de imediato, pelas OPM interessadas, Diretoria de Ensino e Instruo, Seo DEI/4, para adoo de Medidas Cabveis. Torna-se sem efeito a Publicao contida no Bol PM n 073 de 27 de abril de 2004, que trata do assunto em epgrafe. Tomem conhecimento e providenciem os rgos interessados. (NOTA n 936 de 24 de junho de 2005, DEI/4)

Fonte: Boletim da PMERJ 113 de 24/06/2005 e Boletim da PMERJ 116 de 29/06/2005.

51

Anexo II Grade Curricular do Curso de Aprimoramento da Prtica Policial Cidad

Curso de Aprimoramento da Prtica Policia Cidad (PMERJ) GRADE CURRICULAR Carga Horria Total: 82h/aula Total de aulas: 41 aulas Nome da Aula 1. 2. 3. O que Segurana Pblica? Isso caso de polcia? O Medo Tema/Assunto Amplo debate sobre as noes de segurana pblica e ordem pblica aplicadas ao trabalho cotidiano da Polcia Militar. O que e o que no caso de polcia? Como o policial deve agir diante de algumas demandas apresentadas por cidados? Como o medo interfere na ao do policial? Como o temor que muitas pessoas tm da polcia interfere nas relaes entre policiais e comunidade? Debate sobre os requisitos necessrios para o exerccio da autoridade profissional. A partir desta discusso, procura trabalhar a autoridade construda atravs do respeito, em contrapartida autoridade imposta pelo medo. A partir de algumas situaes concretas, discute-se o uso correto e legal da fora pelo policial para inibir a correspondente ameaa. Como agir preventivamente, antecipando-se a um problema ou evitando o agravamento de uma situao? Dividindo-se em grupos, os participantes discutem sobre diversos aspectos que envolvem uma abordagem de domiclio realizada numa ao policial. Enfatiza a importncia da comunicao para o trabalho da Polcia Militar e as possveis conseqncias quando ocorre falha na comunicao. Atravs de um caso real, pretende-se ilustrar pontos importantes que marcam a diferena entre a ao profissional de polcia e o excesso da ao. Sendo assim, o que se quer discutir so os diferentes fatores e Tipo Durao

Cartilha 2h/aula Cartilha 2h/aula Cartilha 2h/aula

4.

O Segredo da Autoridade

Cartilha 2h/aula

5. 6. 7.

Saber Usar Prevenir ou Remediar? A casa sua?

Cartilha 2h/aula Cartilha 2h/aula Cartilha 2h/aula

8. 9.

Falha Nossa A Diferena

Cartilha 2h/aula Cartilha 2h/aula

52

10.

Vero Quente

11.

Resoluo de Problemas

12.

Cuidando do que de todos

13.

Quem embala Mateus?

14.

Imagens da Polcia

15.

E agora Jos?

16.

Trnsito

17.

Isso problema meu?

conseqncias presentes numa ao policial profissional que busca agir na legalidade e legitimidade, bem como de forma eficaz e eficiente, utilizando-se do uso comedido da fora. A partir do exemplo de uma pequena comunidade beira-mar, que no vero recebe um nmero expressivo de turistas, discute-se a elaborao de um plano local de segurana pblica que consiga minimizar a ocorrncia de crimes. Apresenta algumas tcnicas utilizadas para identificao e resoluo de problemas que devero ser utilizadas pela Polcia Militar no seu planejamento de segurana local. Promove um amplo debate sobre casos de crimes contra o meio ambiente e as possibilidades de atuao da Polcia Militar diante da legislao vigente. A partir de uma complicada situao de criana perdida, abordam-se questes relativas ao tema da criana e do adolescente, discutindo aspectos importantes presentes no Estatuto da Criana e do Adolescente. Por um lado, coloca em debate o tema da corrupo policial pontuando de forma ampla suas negativas implicaes para a imagem da polcia e ressalta a importncia de dar visibilidade as aes positivas desenvolvidas pela polcia e que via de regra no so conhecidas. Dois policiais em dia de folga presenciam uma situao em que a populao deseja linchar um homem que acabara de matar sua mulher e sogra. A partir deste caso, prope-se um debate sobre os deveres do policial e os riscos diante de uma situao como esta. Estimula a reflexo em torno das motivaes que levam as pessoas a obedecer s regras de trnsito e sobre o papel educativo da multa. Trabalha casos concretos onde os policiais devem usar o bom senso para analisar circunstncias de infrao e optar se multam, ou no, os motoristas. Abordando a violncia domstica contra a mulher, permite um debate em torno de possveis procedimentos a serem adotados pelo policial que se encontra diante deste tipo de problema. Tambm apresentada a legislao pertinente, alm de importantes

Cartilha 2h/aula

Cartilha 2h/aula

Cartilha 2h/aula

Cartilha 2h/aula

Cartilha 2h/aula

Cartilha 2h/aula

Cartilha 2h/aula

Cartilha 2h/aula

53

18.

O Neves

19.

Pedao de Dignidade

20.

Voc Sabe?

21.

Pode Namorar?

22.

Quem que manda?

23. 24.

Disque Racismo Cantada Fatal

25.

Desarmamento

26.

A vida no filme!

informaes sobre servios disponveis de atendimento mulher vtima de violncia. A partir do episdio do encontro de um cadver, prope-se um jogo em que os policiais assimilam os procedimentos fundamentais relacionados preservao da cena do crime a fim de facilitar o curso das investigaes. Reflexo sobre situaes que podem gerar crculos virtuosos ou viciosos de comportamento seguido de um debate sobre ocorrncias em que o policial pode e deve agir de forma virtuosa, superando as expectativas da sociedade no momento de uma atuao profissional. Coloca em debate situaes conflitantes em que o policial, no exerccio do seu dever, depara-se com a famosa carteirada. Atravs de uma anlise breve da lei, formas alternativas de abordagem so apresentadas a fim de auxiliar o policial neste tipo de situao. Apresenta situaes de conflito que surgem a partir de casais de namorados em lugares pblicos, sejam heterossexuais ou homossexuais. Como o policial deve agir diante de cada caso? Atravs de exemplos fictcios que ilustram comunidades marcadas pela presena de faces criminosas rivais, os policiais so levados a pensar de que modo outros atores da sociedade (professores, dirigentes comunitrios, moradores etc.) podem colaborar para a diminuio da violncia no local. Aborda o tema do preconceito racial, destacando suas diferentes expresses e algumas formas de discriminao. Prope uma reflexo sobre os diversos tipos de cantadas as quais o policial est vulnervel no exerccio de sua profisso, destacando os perigos que pode enfrentar ao se envolver em corrupo e extorso. Trabalha uma srie de mitos amplamente difundidos sobre o uso da arma e o Estatuto do Desarmamento, atravs de dados de pesquisas e estatsticas. So promovidas atividades teatrais que buscam ampliar os conhecimentos dos policiais militares sobre o tema. A cartilha promove um debate sobre fronteiras entre fico e realidade a

Cartilha 2h/aula

Cartilha 2h/aula

Cartilha 2h/aula

Cartilha 2h/aula

Cartilha 2h/aula

Cartilha 2h/aula Cartilha 2h/aula

Cartilha 2h/aula

Cartilha 2h/aula

54

27.

Jogos da Paz

28. 29. 30. 31. 32. 33.

Uso da Arma Ocorrncia com refm Comrcio de Armas tica Profissional Ser Policial Conflitos de Massa

partir de casos reais e crnicas sobre policiais. Que riscos corre o policial quando confunde o cenrio de sua atuao com a cena de um filme? Focaliza o papel do policial como mediador de conflitos, destacando caractersticas que devem estar presentes na postura do profissional voltado para diminuir ou dissipar uma situao de conflito real ou potencial. Apresenta situaes e dicas relativas ao uso da arma de maneira correta. O vdeo aborda ocorrncias com refns a partir de casos reais. O vdeo debate o comrcio legal e ilegal de armas e sua relao com a criminalidade e a segurana pblica. Apresenta depoimentos de populares, policiais e especialistas sobre tica Profissional. O vdeo apresenta declaraes da populao, casos e depoimentos relacionados tica profissional no trabalho da polcia. O vdeo apresenta imagens de arquivo, depoimentos de populares sobre violncia urbana e de oficiais da PM sobre medidas de preveno e tcnicas de atuao junto aos conflitos de massas. Apresenta diversas situaes envolvendo o uso da fora policial. O vdeo apresenta situaes de violncia domstica e conflitos entre cidados. Destaque para o depoimento do presidente da ABRAPIA, Dr. Lauro Monteiro Filho, enfocando aspectos da violncia contra a criana e/ou adolescente. Apresenta diferentes situaes de violncia no dia-a-dia. Destacam-se, especialmente as situaes de violncia contra a mulher na rua e em casa. O vdeo discute a questo do preconceito racial contra cidados negros. Apresenta situaes de abordagem e relatos de policiais que sofreram discriminao. Apresenta diversas situaes a respeito de como proceder a uma abordagem policial corretamente.

Cartilha 2h/aula

Vdeo Vdeo Vdeo Vdeo Vdeo Vdeo

2h/aula 2h/aula 2h/aula 2h/aula 2h/aula 2h/aula

34. 35.

Uso da Fora Violncia Domstica

Vdeo Vdeo

2h/aula 2h/aula

36.

Violncia do Dia a Dia

Vdeo

2h/aula

37.

Abordagem e Preconceito

Vdeo

2h/aula

38.

Tcnicas de Abordagem

Vdeo

2h/aula

55

39.

Policiamento Comunitrio

40. 41.

Rotinas Assistenciais O Dia a Dia do Policial Comunitrio

O vdeo apresenta a experincia de implantao na cidade do Rio de Vdeo Janeiro do Policiamento Comunitrio. Enfoca tambm a resistncia e a rejeio pelos prprios policias militares deste tipo de servio. Aborda o relacionamento da PM com a comunidade e a participao de policias na resoluo de problemas sociais. O vdeo apresenta vrias situaes de interao entre o policial e a Vdeo comunidade que no dizem respeito a aes criminosas. Apresenta dramatizaes e reportagem do cotidiano de um policial Vdeo comunitrio no bairro do Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro.

2h/aula

2h/aula 2h/aula

56

Anexo III Questionrios I e II

CURSO DE APRIMORAMENTO DA PRTICA POLICIA CIDAD QUESTIONRIO DE AVALIAO DO CURSO (I) Data: Nome dos Instrutores: PARTE I

1. Sexo: (a) M (b) F 2. Idade: (a) Menos de 20 anos (b) 20 a 30 anos (c) 31 a 40 anos (d) 41 a 50 anos (e) 51 a 60 anos (f ) 61 em diante 3. (a) (b) (c) (d) (e) (f) Cor da Pele Branco Negro Pardo Amarelo Indgena No declarado

6. Tempo na corporao: (a) At 01 ano (b) 01 a 05 anos (c) 05 a 10 anos (d) 10 a 15 anos (e) 15 a 20 anos (f) 20 a 25 anos (g) 25 a 30 anos (h) Mais de 30 anos 7. Estado Civil Atual (a) Casado Legalmente (b) Unio Estvel (Amigado/a; Amasiado/a; Vive Junto) (c) Separado (Divorciado/a; Desquitado/a) (d) Solteiro/a (e) Vivo 8. Religio ( a ) Catlica ( b ) Evanglica. Qual? ______________ ( c ) Esprita. Qual? _________________ ( d ) Afro Brasileira (Umbanda, Candombl, etc.) ( e ) Ateu ( f ) No tem religio ( g ) Outras. Qual? ________________ 9. Graduao (a) Soldado (b) Cabo (c) Sargento

4. Grau de escolaridade quando ingressou na PMERJ: (a) Ensino Fundamental Completo (b) Ensino Mdio Incompleto (c) Ensino Mdio Completo (d) Superior Incompleto (e) Superior Completo 5. Grau de escolaridade atual: (a) Ensino Fundamental Completo (b) Ensino Mdio Incompleto (c) Ensino Mdio Completo (d) Superior Incompleto (e) Superior Completo

10. Local de Residncia 10.1. Bairro: 10.2. Municpio: 11. BPM que est lotado: 12. Turno de Trabalho a. Expediente administrativo b. 12 horas de servio / 24 horas de folga c. 12 horas de servio / 48 horas de folga d. 24 horas de servio / 48 horas de folga e. Alternando 12/24 e 12/48 f. Outra opo:_____________________

PARTE II 1. Na sua opinio, quais so as condies que favorecem um bom trabalho policial? (Marque apenas 4 respostas) (a) (b) (c) (d) (e) Equipamento tcnico qualificado Salrios compatveis com a funo Boa imagem pblica Treinamento Auto Estima (f) Sistema de promoo interna (g) Adequao da carga horria (h) Remunerao por produtividade (i) Mais armamento (j) Maior efetivo e mais viaturas

2. Na sua opinio, quais das atuaes policiais abaixo so prioritrias? (Marque apenas 4 respostas) (a) (b) (c) (d) (e) Preveno de conflitos Assistncia populao Apreenso de drogas Prises em flagrante Apreenso de armas (k) Controle de violncia de massa (l) Policiamento comunitrio (m) Controle da populao de rua (n) Trnsito (o) Abordagem de suspeitos

3. Quais so as medidas a serem adotadas na reduo da violncia e da criminalidade? (Marque apenas 6 respostas) (a) (b) (c) (d) (e) (f) (g) (h) (i) (j) (k) (l) Melhor distribuio de renda Mais interveno do estado Mais empregos Fim da corrupo policial Pena de morte Maior salrio para policiais Melhor sistema educacional Procedimentos policiais independentes das leis Qualificao dos funcionrios de segurana pblica Maior presena e eficincia da polcia Melhorias sociais para o menor abandonado Igualdade de tratamento quanto aos procedimentos legais entre ricos e pobres

4. Alm de servir e proteger, qual o papel do policial militar?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 5. E qual o papel da sociedade civil no trabalho do policial militar? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 6. Num dia de domingo em operao na praia de Copacabana, sua guarnio percebe um assalto num movimento quiosque da orla. Ocorre um grande tumulto e tiros so disparados. Uma pessoa ferida e os suspeitos correm em direo a areia. O que fazer? (Marque apenas 1 resposta) (a) (b) (c) (d) (e) (f) Proteger a vida da vtima e chamar assistncia mdica Solicitar apoio Perseguir os suspeitos fazendo uso da arma Deixar de usar arma e possibilitar a fuga dos suspeitos Garantir a segurana das pessoas na orla Proteger a sua vida

7. Escreva cinco idias que tenham a ver com cidadania. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 8. Na sua opinio, quais so as causas que levam violncia contra a mulher? Cite 2 ou 3 motivos. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 9. Na sua opinio, o que discriminao? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 10. Quais so as suas expectativas em relao a esse curso? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Obrigado pela sua colaborao!

CURSO DE APRIMORAMENTO DA PRTICA POLICIA CIDAD QUESTIONRIO DE AVALIAO DO CURSO (II) Data: Nome dos Instrutores: PARTE I

1. Sexo: (a) M (b) F 2. Idade: (a) Menos de 20 anos (b) 20 a 30 anos (c) 31 a 40 anos (d) 41 a 50 anos (e) 51 a 60 anos (f ) 61 em diante 3. Cor da Pele (g) Branco (h) Negro (i) Pardo (j) Amarelo (k) Indgena (l) No declarado 4. Grau de escolaridade quando ingressou na PMERJ: (f) Ensino Fundamental Completo (g) Ensino Mdio Incompleto (h) Ensino Mdio Completo (i) Superior Incompleto (j) Superior Completo 5. Grau de escolaridade atual: (f) Ensino Fundamental Completo (g) Ensino Mdio Incompleto (h) Ensino Mdio Completo (i) Superior Incompleto (j) Superior Completo

6. Tempo na corporao: (i) At 01 ano (j) 01 a 05 anos (k) 05 a 10 anos (l) 10 a 15 anos (m) 15 a 20 anos (n) 20 a 25 anos (o) 25 a 30 anos (p) Mais de 30 anos 7. Estado Civil Atual (f) Casado Legalmente (g) Unio Estvel (Amigado/a; Amasiado/a; Vive Junto) (h) Separado (Divorciado/a; Desquitado/a) (i) Solteiro/a (j) Vivo 8. Religio ( a ) Catlica ( b ) Evanglica. Qual? ______________ ( c ) Esprita. Qual? _________________ ( d ) Afro Brasileira (Umbanda, Candombl, etc.) ( e ) Ateu ( f ) No tem religio ( g ) Outras. Qual? ________________ 9. Graduao (a) Soldado (b) Cabo (c) Sargento

10. Local de Residncia 10.1. Bairro: 10.2. Municpio: 11. BPM que est lotado: 12. Turno de Trabalho g. Expediente administrativo h. 12 horas de servio / 24 horas de folga i. 12 horas de servio / 48 horas de folga j. 24 horas de servio / 48 horas de folga k. Alternando 12/24 e 12/48 l. Outra opo:_____________________

PARTE II 1. Na sua opinio, quais so as condies que favorecem um bom trabalho policial? (Marque apenas 4 respostas) (f) (g) (h) (i) (j) Equipamento tcnico qualificado Salrios compatveis com a funo Boa imagem pblica Treinamento Auto Estima (f) Sistema de promoo interna (g) Adequao da carga horria (h) Remunerao por produtividade (i) Mais armamento (j) Maior efetivo e mais viaturas

2. Dentre as atuaes policiais abaixo, escolha as 04 mais importantes: (Marque apenas 4 respostas) (f) (g) (h) (i) (j) Preveno de conflitos Assistncia a populao Apreenso de drogas Prises em flagrante Apreenso de armas (f) (g) (h) (i) (j) Controle de violncia de massa Policiamento comunitrio Controle da populao de rua Trnsito Abordagem de suspeitos

3. Alm de servir e proteger, quais so as atribuies do policial militar? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 4. Na sua opinio, qual o papel de ONGs, associaes e da populao no trabalho do policial militar? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 5. Num dia de domingo na sada do Maracan sua guarnio percebe um tumulto entre torcidas. Tiros so disparados. Uma pessoa ferida e os suspeitos correm em direo rua. O que fazer? (Marque apenas 1 resposta) (a) Perseguir os suspeitos (b) Proteger a sua vida

(c) (d) (e) (f)

Solicitar apoio Deixar de usar arma e possibilitar a fuga dos suspeitos Garantir a segurana das pessoas na rua Proteger a vida da vtima e chamar assistncia mdica

6. Sugira uma definio do termo cidadania. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 7. Na sua opinio, quais so as causas que levam violncia contra a mulher? Cite 2 ou 3 motivos. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 8. Escreva uma definio para o termo discriminao. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 9. Quantas horas de aula voc participou neste curso? _____________________________________________________________________ PARTE III 1. Registre o seu grau de satisfao em relao aos itens abaixo: A. Qualidade geral do curso (a) Excelente (b) Bom (c) Regular (d) Fraco B. Contedo dos assuntos abordados (a) Excelente (b) Bom (c) Regular (d) Fraco C. Metodologia adotada (a) Excelente (b) Bom (c) Regular (d) Fraco D. Qualidade do material didtico (a) Excelente (b) Bom (c) Regular (d) Fraco E. Aquisio de conhecimentos novos (a) Excelente (b) Bom (c) Regular (d) Fraco F. Qualidade dos instrutores (a) Excelente (b) Bom (c) Regular (d) Fraco 2. Como voc avalia o curso para a qualificao do policial militar? ( a ) Essencial ( b ) Relevante ( c ) Pouco relevante ( d ) Dispensvel

3. Qual o nvel de relao entre os contedos e exerccios apresentados e o cotidiano da atividade policial? ( a ) Situaes como essas acontecem todo dia ( b ) Situaes como essas no acontecem com freqncia ( c ) Situaes como essas so bastante raras ( d ) Situaes como essas nunca acontecem 4. Como voc avalia a possibilidade de aplicao prtica dos conhecimentos adquiridos? ( a ) Grande possibilidade ( b ) Mdia possibilidade ( c ) Pouca possibilidade ( d ) Nenhuma possibilidade 5. Voc acredita que este curso pode mudar sua prtica cotidiana enquanto policial militar? ( ) No ( ) Sim Se sim, de que maneira? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 6. Dentre as atividades propostas no curso, qual(is) produziu(ram) melhores resultados para voc? Por que? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 7. E qual(is) das atividades propostas no curso no funcionou(ram)? Por que? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

Obrigado pela sua colaborao!

You might also like