You are on page 1of 53

Neurotransmissores

Rejane C. Santana

Os neurotransmissores afetam o neurnio pssinptico diretamente, ativando canais inicos, ou indiretamente, ativando protenas dentro do neurnio ps-sinptico. Os que atuam diretamente ao rpida (1/ 1.000s)

Os que atuam indiretamente ao lenta (1/10s) Regulam a transmisso sinptica rpida controlando a quantidade de neurotransmissor liberada dos terminais. Influenciam as aes dos neurotransmissores de ao rpida sobre a membrana ps-sinptica.

1) Aminocidos - glutamato (AMPA e NMDA) e aspartato so excitatrios. cido gama-aminobutrico (GABA), glicina e taurina so inibitrios.

2) Aminas biognicas: acetilcolina (Ach), serotonina (5HT), histamina (H) , e as catecolaminas dopamina (DA), noradrenalina (NA) e adrenalina ou epinefrina.
3) Purinas adenosina e trifosfato de adenosina (ATP).

Variedade de tipos qumicos e ao funcional grande: muitas substncias tem alto peso molecular (neuropeptdeos), outras so muito pequenas (gases NO e CO), seus mecanismos de ao so diversos.

Resumindo...

Agonista droga que se une ao receptor e promove os efeitos dos neurotransmissores de ocorrncia normal. Ex.: Nicotina. Antagonista droga bloqueia a liberao do neurotransmissor de ocorrncia natural. Ex.: Toxina botulnica A (Botox).

Botox
Melhora a capacidade funcional de pessoas com anormalidades de movimento devido a distrbios do SNC. Paralisia muscular durao 12 semanas (Borg-Stein e Stein, 1993), e acarreta melhora do limite de movimento, posio do membro em repouso e movimentos funcionais.

1)

Principal neurotransmissor inibitrio do SNC, especialmente em interneurnios na medula espinhal.

2)

GABA exerce seus efeitos atravs da ligao de trs receptores distintos, GABAA, GABAB e GABAC. Os receptores GABAA e GABAC so canais inicos ativados por ligante (Cl-). Os receptores GABAB so metabotrpicos e agem aumentando a condutncia de um canal associado K+.

3)

4)

Stios ligantes para GABA: 1. Barbitricos (hipnticos) -ligam-se as subunidades e de alguns receptores GABA. 2. Benzodiazepnicos (tranquilizantes)- ligam-se as subunidades e dos receptores GABAA

1)

Inibe as membranas ps-sinpticas no tronco enceflico e medula espinhal (inter-e motoneurnios). Formada no prprio SNC a partir da serina. Os receptores para glicina so canais de cloreto ativados por ligante (receptores GABAA). Tem papel importante como co-agonista do glutamato, ativando um stio especial dos receptores glutamatrgicos do tipo NMDA.

2)

3)

4)

1)

A inibio produzida tanto por GABA como por glicina serve para impedir uma atividade neuronal excessiva.

2)

Baixos nveis de transmissores inibitrios podem ocasionar uma hiperatividade neuronal, causando convulses.

1)

Principal neurotransmissor excitatrio rpido do SNC. Produz as alteraes neurais que ocorrem com o aprendizado e memria. Receptores ionotrpicos ativados por ligantes: NMDA, AMPA e cainato (Na+ e K+ Ca++). Possui trs classes de receptores metabotrpicos (RmGlus).

2)

3)

1)

A dopamina, norepinefrina e serotonina so produzidas por neurnios no tronco enceflico que se projetam atravs de todo o crtex cerebral e outras reas da substncia cinzenta. No SNC as aminas apresentam ao lenta e atuam como neuromoduladores.

2)

Existe tanto a nvel central como perifrico. No sistema nervoso central, as primeiras vias colinrgicas so a integrante do sistema reticular ativador ascendente e a que se estende do prosencfalo basal ao hipocampo, hipotlamo lateral e neocrtex. Esta ltima encontra-se bastante afetada nos quadros demenciais tipo Alzheimer.

Distribuio de neurnios colinrgicos e suas projees

1)

2)

Usado por todos os neurnios que fazem sinapse com fibras musculares (neurnios motores inferiores) ao rpida. Distribuio difusa no SNC inervando a maioria das regies cerebrais. Envolvida no aprendizado e na memria bem como na neuromodulao. No SNP apresenta ao lenta (funes autonmicas) No SNC apresenta ao lenta: Controle do movimento Seleo dos objetos da ateno

3)

4) a) b)

Sinapses Pr-ganglionares
A Ach o principal NT dos gnglios autonmicos; Os receptores nicotnicos desencadeiam PEPS rpidos e o muscarnico, PEPS lento.

Os neurnios pr-ganglionares neuromoduladores como encefalina, somatostatina.

autonmicos substncia P,

co-secretam GH PRL e

1)

Nveis deste neurotransmissor afetam o humor e a percepo de dor. Nveis baixos esto associados depresso e ao comportamento suicida. H pelo menos 14 subtipos diferentes de receptores para serotonina, conferindo grande diversidade nas respostas ao mesmo neurotransmissor

2)

3)

Liberado pelo ncleo da Rafe - linha mdia do tronco cerebral. Regulam as funes cognitivas complexas e o nvel de ateno (sono-viglia). - Poder ser recaptada. monoaminoxidase (MAO). A via catablica principal mediada pela

1)

Tem efeitos sobre a atividade motora, cognio e motivao. O excesso causa a esquizofrenia e sua falta o mal de Parkinson. Contra regula a secreo de prolactina.

2)

Est associada a sentimentos de prazer e recompensa, e assim, motiva certos comportamentos (comer e vcio). A cocana e as anfetaminas afetam diretamente a sinalizao pela dopamina ao interferirem com a recaptao de dopamina para dentro do neurnio prsinptico.

3)

A DA um dos neurotransmissores que modula e regula o estado de animo e cognio, particularmente a memria e ateno, alm de funes endcrinas. A DA atua em duas famlias de receptores, D1 e D2. Na primeira famlia se agrupam os receptores D1 e D5 e na segunda famlia incluem o D2, D3 e D4.

Neurnios dopaminrgicos da substncia negra (mesencfalo) projetam-se para o estriado e controlam a motricidade. Neurnios da rea tegmental ventral (ATV) projetam-se para estruturas lmbicas tais como a amgdala, estriado ventral (ncleo accumbens) e giro do cngulo. Neurnios da ATV tambm se projetam para o crtex pr-frontal medial. Na esquizofrenia, alterao da atividade de neurnios mesolmbicos e mesocorticais, pode causar os sintomas positivos e negativos, respectivamente.

1)

Usada pelo sistema nervoso autnomo, pelo tlamo e hipotlamo. Influencia o sono e a viglia, a teno e o comportamento alimentar. Essencial para a produo da reao de fuga ou luta ao estresse. A hiperatividade produz medo e, em casos extremos, Transtorno do pnico (regies corticais e lmbicas).

2)

3)

4)

1)

A ativao de receptores 2 centrais gera sedao e tambm analgesia (crtex cerebral)- analgesia por estresse.

Distribuio de neurnios noradrenrgicos e suas projees

Todas as trs catecolaminas so removidas por recaptao para dentro dos terminais nervosos ou gliais vizinhas por um transportador dependente de Na+. As duas enzimas envolvidas no catabolismo so a monoaminoxidase (MAO) e a catecol O-metiltransferase (COMT).

1. Encontrada em neurnios do hipotlamo que enviam projees para quase todas as regies do encfalo e da medula espinhal. 2. As projees centrais da histamina medeiam o alerta e a ateno, de forma similar s projees centrais de Ach. 3. Anti-histamnicos que cruzam a hematoenceflica atuam como sedativos. barreira

Distribuio de neurnios histaminrgicos e suas projees

ATP UM NEUROTRANSMISSOR?
1. Atua como neurotransmissor excitatrio em neurnios motores da medula espinhal, bem como em gnglios sensoriais e neurovegetativos. 2. Aes ps-sinpticas do ATP no SNC, especificamente em neurnios do corno dorsal e em um subconjunto de neurnios hipocampais. No tato a ativao dos receptores P2x3 medeiam as resposta ao toque e a dor.

RECEPTORES PARA ATP


Os P2x so pertencentes a uma superfamlia de canais inicos seletivamente permeveis aos transmissores e quando ligados ao ATP se abrem para formar um canal para entrada de sdio e clcio na clula e j os P2y no abrem porem o ato ligado a sua superfcie extracelular inicia uma cascata de interaes que resulta na liberao do clcio interno, clcio este que inicia eventos moleculares notveis que alteram o comportamento da clula: uma enxurrada de ons clcio entrando na clula pelos canais P2x, por exemplo, pode levar a clula a liberar outros neurotransmissores ou pode alterar a atividade de genes envolvidos na diviso.

1)

Est presente no hipocampo e no neocrtex, alm do trato gastrointestinal. Tambm liberada das fibras C (informao sobre dor e temperatura).

2)

um neurotransmissor sensorial na medula espinhal. Opiides liberados de interneurnios inibem a liberao de substncia P, resultando em supresso da dor.
Estimula terminaes nervosas no local da leso e dentro da medula espinhal intensificando os sinais neurais percebidos como dor.

3)

1)

Incluem as nociceptina.

endorfinas,

encefalinas,

dinorfinas

2)

Encontram-se amplamente distribudos por todo o encfalo e esto frequentemente co-localizados com neurotransmissores pequenos, como GABA e a 5-HT. Inibem neurnios no SNC que esto envolvidos na percepo da dor.

3)

Protenas integrais de membrana que mudam sua conformao ao se ligarem ao transmissor. Podem causar excitao ou inibio da clula.

Tipos de receptores: Ionotrpicos - Canais Inicos dependentes de ligante. Metabotrpicos Ao indireta e intracelular. Atuam via protena G e segundos-mensageiros. Ativao da transcrio de genes. Importante para alteraes prolongadas como memria.

Receptores ps-sinpticos e mecanismos para converter sinais


1.

2.

3.

So trs mecanismos: Abrindo diretamente canais inicos (transmisso sinptica rpida); Abrindo indiretamente canais inicos (transmisso lenta); Ativando uma sequncia de acontecimentos intracelulares (transmisso lenta).

1. Abrindo diretamente canais inicos (transmisso sinptica rpida)

3. Ativando uma sequncia de acontecimentos intracelulares (transmisso lenta).

Os receptores NMDA contm stios de ligao para glutamato e para o co-ativador glicina, bem como um stio ligante para o Mg2+

Os receptores nicotnicos N1 (na medula adrenal e los gnglios autonmicos) o N2 (no msculo esqueltico). Os receptores muscarnicos m1 (no sistema nervoso autnomo, estriado, cortex e hipocampo) o m2 (no sistema nervoso autnomo, corao, msculo liso, crebro posterior e cerebelo).

You might also like