You are on page 1of 46

Informtica para Concursos

Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

EMBASA 2009 / 2010 Nvel Superior Em relao aos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue os itens a seguir. 24 No Windows, o conceito de arquivo representado por meio de um atalho exibido na rea de trabalho. Comentrio: ERRADO. A questo faz referncia ao conceito de ATALHO.
2

Um arquivo um item que contm informaes, por exemplo, texto, imagens ou msica. Quando aberto, um arquivo pode ser muito parecido com um documento de texto ou com uma imagem que voc poderia encontrar na mesa de algum ou em um arquivo convencional em seu computador, os arquivos so representados por cones; isso facilita o reconhecimento de um tipo de arquivo bastando olhar para o respectivo cone. Geralmente o tipo de informao encontrada dentro de um arquivo pode ser prevista observando-se os ltimos caracteres do seu nome, aps o ltimo ponto (por exemplo, txt para arquivos de texto sem formatao). Esse conjunto de caracteres chamado de extenso do arquivo.

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

25 No sistema operacional Windows, o cone Meu computador permite exibir o contedo de uma unidade de armazenamento em uma nica janela.
3

Comentrio: CERTO. Chamo a ateno para o que o examinador usa a palavra PERMITE. Como podemos ver na figura acima, a janela aberta da decorrncia da abertura do cone Meu Computador localizado no Desktop (rea de Trabalho) exibe as unidades de disco no computador, mas no exibe o contedo destas. Para exibir o contedo destas unidades de disco, seria necessrio aplicar o clique duplo no cone associado a elas. Mas como o examinador usou a palavra PERMITE, isso significa que possvel a partir dessa janela, exibir o contedo de uma unidade de armazenamento em uma nica janela, bem como que o que se pede na questo. Se o examinador no tivesse feito uso da palavra PERMITE a questo estaria ERRADA, pois a janela Meu Computador no exibe o contedo de uma unidade de armazenamento, nesse caso, uma unidade de disco qualquer (Disquete, Pen Drive, CD, DVD, Disco Rgido)

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

26 O Windows Explorer permite a visualizao do contedo de uma pasta por meio de quatro modos de exibio: cones grandes, cones pequenos, listas e detalhes. Comentrio: Depende da verso do sistema operacional Windows. No edital no foi especificado qual seria a verso (2000, XP, Vista, Seven). No gabarito preliminar, esse item foi dado como ERRADO, mas passvel de recurso. No edital do concurso do BRB (pg. 16), tambm no especificou qual seria a verso do sistema operacional. No edital consta apenas ambientes operacionais. Mas sabendo que mesmo o BRB sendo um grande banco, ainda sim acho que eles no tem dinheiro nem para bancar o Windows Vista e nem o Seven, eles devem ainda estar trabalhando com o Windows XP e o Linux. Para o Windows XP, no Windows Explorer, existem at 6 modos de exibio disponveis: Lado a Lado; Miniaturas; Detalhes; Lista; cones; e, Pelcula. Os 5 primeiros so os mais comuns. Windows XP Windows Vista Windows 7
4

Agora voltando resoluo da questo: Esse item deveria ser anulado porque no foi especificado no edital qual verso do Windows seria abordada. Se tratando ou do Windows Vista ou do Windows Seven, a questo estaria correta, caso fosse o Windows XP a questo estaria errada. E no concurso do BRB no foi especificado qual seria a verso do Windows. Em tempo: Windows Explorer o programa gerenciador de arquivos no Windows. com ele que vemos o contedo de pastas, unidades de disco, salvamos, copiamos, colamos, recortamos, apagamos, e mudamos o nome (renomear) os arquivos. No confunda com Internet Explorer: Este ltimo um navegador (browser) que visualiza o contedo de pginas da internet e intranet.

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

Julgue os prximos itens, referentes aos aplicativos Microsoft Office e BrOffice.org. 27 No aplicativo Writer do pacote BrOffice.org, a partir do menu Arquivo, possvel acessar a opo Recarregar, que substitui o documento atual pela ltima verso salva. Comentrio: No concurso do Ministrio da Educao em 2009 teve uma questo bem semelhante a esta. No BrOffice Writer, a opo Salvar tudo permite salvar todos os arquivos correntemente abertos, e a opo Recarregar permite desfazer as alteraes feitas em um documento, recuperando o estado original de quando ele foi aberto. Caderno Ansio Teixeira, questo 41. No caso do concurso do MEC a questo foi ANULADA pela banca examinadora, pois a opo Recarregar presente no menu Arquivo do BrOffice Writer cancela todas as alteraes desde a ltima salvao do documento e retorna ao estado de como o arquivo foi salvo pela ltima vez. E exatamente isso o que foi colocado nesta questo que estamos corrigindo. Por isso a questo est CORRETA. O examinador viu a besteira que tinha feito na prova do MEC e agora reescreveu a questo do jeito certo. Chamo a ateno que tambm temos essa opo de Recarregar no BrOffice Calc com as mesma funes. ;^) 28 No aplicativo Excel do pacote Microsoft Office, ao ser inserida na clula D20, a sequncia (A1 + B1) * C1, permitido atribuir a essa clula o resultado da soma dos contedos das clulas A1 e B1, multiplicado pelo contedo da clula C1. Comentrio: Temos que lembrar que seja no Excel, seja no Calc, TODO e QUALQUER CLCULO deve ser iniciado pelo sinal de igual (=). Logo como a questo no tem o sinal de igual, a expresso (A1 + B1) * C1 ser interpretada como TEXTO e no como clculo, por isso a questo est ERRADA. Taty: Mas professor, e se tivesse o sinal de igual, a questo continuaria errada ? Se tivesse o sinal de igual, Taty ? Vejamos... Tanto o Excel como o Calc, os clculos seguem a uma ordem de importncia semelhante ao que temos na matemtica 1 - resolve-se os parnteses ()
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

2 - resolve-se a exponenciao ^ 3 - resolve-se a multiplicao * ou diviso / 4 - resolve-se a adio + ou subtrao SE tivesse o sinal de igualdade, vamos ver como ficaria = (A1 + B1) * C1 Resolve-se primeiro os parnteses Dentro dos parnteses temos uma adio de A1 e B1 Essa adio de A1 e B1 assim que sasse dos parnteses iria ser multiplicada por C1. Logo a questo SE tivesse o sinal de igual estaria correta. Para ficar mais claro seria algo assim A1 = 10; B1 = 20; C1 = 3 = (A1 + B1) * C1 = (10 + 20) * 3 = ( 10 + 20 ) = 30 = 30 * 3 = 90 Acerca de conceitos de Internet e intranet, julgue os itens seguintes. 29 Para especificar como o servidor deve enviar informaes de pginas web para o cliente, a Internet utiliza o protocolo de comunicao HTTP (hypertext transfer protocol), enquanto a intranet utiliza o HTTPS (hypertext transfer protocol secure). Comentrio: Viagem total !!! Seja para a Internet, como para a intranet, os servios (email, navegao) bem como os protocolos (SMTP, IMAP, POP, HTTP, HTTPS, FTP) so os mesmos !!! A questo fica ERRADA. S relembrando... HTTP Protocolo de Hipertexto, usado para ver o contedo de pginas. Sempre aparece no comeo do endereo URL de uma pgina. HTTPS Protocolo de Hipertexto seguro, usado para pginas cujo contedo ao ser enviado no ser visualizado por terceiros = estranhos, bicudos. Este daqui, tem o smbolo de um cadeado. Esse cadeado identifica que aquele um site autntico com conexo criptografada entre o cliente e o servidor e aquele
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

site tem um certificado digital que a identidade digital do site. Identidade essa, emitida por uma Autoridade Certificadora (CA), uma espcie de cartrio virtual. O orkut na sua pgina inicial usa o protocolo HTTPS no comeo do seu endereo URL. Cuidado com a pegadinha do examinador: NO obrigatrio digitar o protocolo HTTPS para acessar um site com esse protocolo. O mesmo vale para o protocolo HTTP, e isso j foi questo de prova do CESPE. No Internet Explorer 7, o acesso a pginas em HTML feito por meio do protocolo HTTP. O nome da pgina, por exemplo, http://www.cespe.unb.br, deve ser obrigatoriamente digitado no campo endereo para que o sistema identifique o protocolo do servio em uso. Concurso do Ministrio da Educao 2009, Caderno Ansio Teixeira, questo 45 Gabarito: ERRADO. Relembrando a diferena de internet para intranet. gumercinda.genisvalda@mpu.gov.br e gegehtinha@hotmail.com O primeiro email seria o que a Gumercinda usa dentro da intranet do MPU e de uso restrito aos funcionrios do MPU. O segundo email o que ela usa na Internet e que livre e pblico e qualquer um pode ter. Logo, as diferenas entre internet e intranet so: O tamanho (a internet muito maior que a intranet), e a restrio. No mais, todos os servios (email e navegao, p.ex) e protocolos so iguais. Esse tipo de questo bem clssica no apenas em provas do CESPE bem como em questes de outras bancas tambm. 30 O Internet Explorer permite que os endereos dos stios visitados nos ltimos dias, a partir de um mesmo computador, possam ser automaticamente armazenados e buscados em uma lista Favoritos. Comentrio: Essa fcil. Os sites visitamos nos ltimos dias ganham um link (atalho) no HISTRICO. Logo a questo est ERRADA. Favoritos armazenam os ENDEREOS URL dos sites preferidos do usurio.
7

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

Nvel Mdio - EMBASA

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do BrOffice 3.0 com um documento em edio, julgue os itens a seguir. 35 O smbolo , observado no documento em edio, indica o final de um pargrafo, que pode ter sido criado ao se pressionar a tecla ENTER. CORRETO. Sem comentrios. 36 Para centralizar o ttulo do referido documento e criar um recuo de primeira linha no pargrafo imediatamente abaixo desse ttulo, suficiente realizar o seguinte procedimento: selecionar o ttulo e o pargrafo; clicar o boto e, em seguida, clicar .

Comentrio: suficiente... Lembre que toda vez que numa prova de informtica do CESPE a expresso suficiente quer dizer que a sequncia de aes deve estar completa para o correto procedimento. Ento s marque esse tipo de questo que tem a expresso suficiente se de total conhecimento de causa. Se estiver em dvida, em provas estilo CERTO/ERRADO melhor deixar em branco.
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

Mas no caso dessa questo, nem tem muito perigo no. S de olhar o boto Diminuir recuo j podemos dar a questo como ERRADA. Afinal o examinador quer aplicar um recuo de primeira linha e esse tipo de recuo se aplica somente a primeira linha de cada pargrafo selecionado. J o boto cria um recuo no apenas na primeira linha, bem como em todas as linhas do pargrafo selecionado. 37 Ao se copiar, para uma planilha no Excel 2007, a tabela mostrada no documento, no ser possvel realizar clculos com os valores da coluna Quantidade de pessoas atendidas porque os contedos das clulas dessa coluna sero considerados na planilha Excel formatados para texto. Comentrio: no ser possvel... A presena desse tipo de expresso em prova j torna bem suspeita a questo. Em tempo No ser possvel = IMPOSSVEL, concorda ? E isso j meio caminho andado para a questo estar errada. E est ERRADA de fato! possvel tranquilamente copiar a tabela para o Excel e realizar os clculos com os dados da tabela. Alis, seria possvel realizar esse clculos inclusive no prprio Calc (Menu Tabela Fmula). 38 Caso o documento em edio, de nome texto.odt, fosse salvo em um arquivo de nome texto.html, este arquivo poderia ser visualizado apenas no Internet Explorer. Comentrio: Em tempo: HTML a linguagem que se usa para criar pginas da internet. Mas HTML tambm pode ser uma extenso para se salvar esse tipo de arquivo. Ao se salvar um arquivo em HTML ele poder ser visualizado em qualquer programa do tipo navegador (browser) tal como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera, Safari, Netscpape. Logo a questo est ERRADA. A respeito de conceitos de ambientes Windows e Linux, julgue os prximos itens. 39 O Windows XP oferece suporte para gerenciador de sincronizao, com o qual o usurio pode determinar quando os arquivos offline sero sincronizados com os arquivos na rede. Comentrio: Essa opo se encontra disponvel no Menu Ferramentas do Windows Explorer.

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

10

Como podemos ver o examinador fez um copia-e-cola do que tem na janela. Questo CORRETA. 40 Arquivos criados no ambiente Linux no podem ser lidos por aplicativos que sejam executados no Windows XP, a menos que a verso do arquivo seja do tipo xdtl. Comentrio: Que diabos esse tipo xdtl? Lembrando que TIPO = EXTENSO = FORMATO = SOBRENOME do arquivo. Mas enfim, nem preciso saber que extenso essa. S a presena dessa expresso no podem ser j me diz muita coisa... Bem, o BrOffice pode ser instalado tanto no Windows como no Linux. Como sabemos ele livre, piriguete = BR e roda com qualquer um, tanto com Windows (marido) como Linux (solteiro) e se em um computador com Linux, eu no BrOffice Writer, salvo um arquivo com o nome salvei na piriguete.odt ou criei na piriguete.html ou fiz na piriguete.doc , posso abrir esse arquivo no Word (casadinha que s roda com o Windows) tranquilamente sem precisar mudar de extenso. Logo a questo est ERRADA.

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

41 No Windows Explorer, possvel iniciar procedimento de envio de arquivo para destinatrio de e-mail utilizando-se a opo Enviar para, que apresentada na lista disponibilizada ao se clicar o nome do arquivo com o boto direito do mouse.

11

Correto! Tambm estaria correto se o examinador tivesse mencionado a opo Enviar Para presente no menu Arquivo

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

42 Em uma pasta criada no Windows Explorer, possvel inserir subpastas, arquivos e programas, independentemente do tipo de disco utilizado. Correto, sem maiores comentrios.

12

Julgue os itens a seguir, considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Microsoft Word 2003, com um documento em processo de edio, no qual est selecionado. 43 Sabendo-se que a palavra Braslia, no ttulo do documento mostrado, est sublinhada, correto afirmar que o boto pode ter sido utilizado para se obter esse efeito. CORRETO, sem maiores comentrios. Lembrando que no Writer e no Calc, CTRL + U pode ativar e desativar o sublinhado. No Word e no Excel quem ativa/desativa o sublinhado o CTRL + S. E CTRL + S no Writer e no Calc tem a funo de Salvar. 44 Considerando-se que constitui um link para uma referncia bibliogrfica, correto afirmar que esse link pode ter sido includo no documento mostrado usando-se funcionalidades disponibilizadas na janela Notas, que acessada no submenu Referncia, do menu Inserir. Comentrio: Sabe quando voc folheia um livro e l embaixo no rodap aparece um nmerozinho com o significado daquela palavra difcil? Aquilo ali uma nota de rodap!
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

No Writer, criamos essa nota de rodap no menu Inserir, opo Nota de rodap / Nota de fim.
13

Essa numerao tanto pode ser automtica bem como ser definida pelo usurio. Ento a questo para o Word fica correta. J para o Writer, o correto seria o menu Inserir, opo Nota de rodap / Nota de fim. 45 Caso se deseje copiar o nmero 2.557.158 para imediatamente antes da palavra Inaugurada, suficiente realizar o seguinte procedimento: selecionar o referido nmero; clicar ; posicionar o ponto de insero imediatamente antes da referida palavra; clicar . Para, em seguida, se desfazer esse procedimento, suficiente clicar . Comentrio: Perceba a presena da expresso suficiente... Bem o procedimento est completo e por isso suficiente e a questo est CORRETA.

COPIAR CTRL + C CTRL + Insert

COLAR CTRL + V Shift + Insert

DESFAZER CTRL + Z Alt + Backspace

Quando o examinador usa a expresso ponto de insero ele est se referindo barrinha que pisca quando voc digita um texto. Cursor na verdade a setinha do mouse na tela.

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

46 Sabendo-se que o trecho terceira capital do Brasil est em negrito no documento mostrado, correto afirmar que esse efeito pode ter sido aplicado usando-se o boto ou o conjunto das teclas CTRL e N. Comentrio: CORRETO. O efeito de Negrito no WORD pode ser usado com as teclas CTRL + N. Mas no seu concurso do BRB no cai WORD !!! No seu concurso cai WRITER e para se obter o efeito de Negrito no WRITER deve-se utilizar as teclas CTRL + B. CTRL + N no WRITER cria um NOVO arquivo. 47 Os botes e podem ser usados, respectivamente, para realizar as aes de distribuir texto e de justificar texto. Considerando-se que a palavra Braslia, no ttulo do documento, esteja centralizada, esse efeito pode ter sido obtido clicando-se tanto o primeiro boto como o segundo. Comentrio: (ajustar texto apenas no Word, no Writer no existe) e (justificar, presente no Word e no Writer). Esse boto ajustar texto sinceramente no sei para que que serve, aqui no meu computador ele ficou desabilitado o tempo todo (risos). Mas enfim, o boto justificar esse bem conhecida a sua funo. Ele alinha um pargrafo tanto do lado esquerdo, bem como do lado direito, tal como esse material que eu estou elaborei para vocs). Ento nada a ver quando ele diz que Braslia poderia ser centralizada usando o boto , pois neste caso, a palavra seria justificada. Questo ERRADA. Acerca de aplicativos e tecnologias associados Internet, julgue os itens a seguir. 48 O Outlook Express um aplicativo utilizado para a navegao na Internet com caractersticas avanadas, entre elas, est a no obrigatoriedade de conexo a provedor de acesso. Comentrio: Tanto o Outlook Express (j acompanha o Windows), como o Microsoft Outlook (acompanha o Microsoft Office), como o Mozilla Thunderbird so programas para gerenciamento de email (envio/recebimento) e no para navegao na internet. A questo est totalmente ERRADA. 49 Os cookies, tambm denominados cavalos de troia, so arquivos indesejveis que se instalam no computador durante um acesso Internet e coletam informaes armazenadas na mquina para posterior envio a destinatrio no autorizado. Comentrio: Cookies no so vrus, no so vermes (worms), nem trojans (cavalos de tria) e nem espies (spywares). Cookies so pequenos arquivos de texto gravados por alguns sites no computador do usurio com a finalidade de armazenas as preferncias de navegao daquele usurio em alguns sites. Os sites ao lerem o cookie no computador do usurio iro identific-lo e mostrar uma pgina personalizada de acordo com as suas preferncias. Questo totalmente ERRADA.
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

14

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

50 Quando um nmero grande de usurios recebe um vrus eletrnico por meio de arquivo anexado a uma mensagem de e-mail, caracterizase a situao de vulnerabilidade denominada spam. Spam uma mensagem indesejada enviada em massa para um grande nmero de usurios. No tem nada a ver com o envio de vrus. Alis, at acontece isso, mas seria o caso do vrus spam, um outro evento totalmente diferente. Questo ERRADA. Ministrio da Sade 2009 / 2010 - Nvel Mdio Com relao aos sistemas operacionais Windows e Linux e aos aplicativos do Microsoft Office e do BR Office, julgue os itens a seguir. 11 No MS Word 2003, por meio da opo ndices, encontrada na opo Referncia do menu Inserir, possvel a incluso de sumrios e ndices em um documento em edio. A incluso feita automaticamente para aqueles itens ou ttulos que foram devidamente formatados pela opo Estilo do texto. Gabarito: CERTO

15

Quando voc no seu documento precisar criar um ndice com base nos ttulos e subttulos, basta que voc selecione todos os ttulos e subttulos e em seguida clique no menu Formatar e escolha a opo Estilos e formatao e clicar no estilo que voc desejar. Depois de escolhido o estilo de formatao, voc poder ir ao menu Inserir, escolher a opo ndices e sumrios, clicar na guia Estilo, escolher o estilo e clicar no boto OK.

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

16

No final, ser criado um ndice. =)

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

12 Nos aplicativos Impress e Writer do BROffice, os comandos de localizar e substituir podem ser utilizados para acesso a outros documentos armazenados em arquivo, com a finalidade de controle de verses anteriores de documentos que possam ser mais ou menos atuais que a verso corrente em uso. Comentrio: Caminho completo: Menu Editar Localizar e Substituir Tecla de atalho: CTRL + F

17

O localizar e substituir tem a nica funo de substituir palavras ou expresses por critrios definidos pelo usurio. Por exemplo, em um texto, trocar todas as palavras Valparazo por Valparaso de Gois.

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

13 Na barra de status do aplicativo Writer da sute BR Office, o asterisco (*) indica que um documento em processo de edio apresenta alteraes que ainda no foram salvas.
18

Comentrio: Basta ver a figura acima. Questo CORRETA. 14 Para se compartilhar arquivos ou pastas no Windows XP, pode-se faz-lo a partir da opo Conexes de rede, disponvel no Painel de controle. Essa opo tambm permite compartilhar impressoras, firewall e conexo com a Internet.

Comentrio: Observe a palavra permite. O item Conexes de Rede conecta o computador a outros computadores e redes Internet. Mas como podemos ver na imagem acima, ele tem um atalho que PERMITE ir para o ambiente de Configurao de Rede e Configurao do Firewall do Windows. Logo a questo est CORRETA.

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

15 SQL Server, Nautilus e Mozilla so ferramentas utilizadas no Linux para gerenciar bancos de dados. Comentrio: Que questo cretina! Mas tudo bem, eu no preciso conhecer todos os programas que existem no mundo. S esse Mozilla a j diz muita coisa. Se for o Mozilla Firefox um navegador (browser) para navegao na Internet e o Mozilla Thunderbird para gerenciamento de correio eletrnico (email). Ento isso j d a questo como errada. E nem precisa se preocupar com banco de dados, j que no seu edital no consta esse item. Julgue os prximos itens, a respeito da Internet e da intranet. 16 A Internet funciona a partir de um modelo cliente/servidor, em que servidores so os usurios que produzem informaes (documentos, imagens, programas) e os clientes so os provedores de acesso que contratam as empresas de telecomunicao para oferecerem servios de conexo rede. Comentrio: justamente o contrrio! Servidores so os computadores que provm servios para os computadores cliente. Quando voc num terminal eletrnico de um banco vai fazer uma movimentao na sua conta, o seu terminal eletrnico o cliente e algum computador em algum lugar por a o servidor que ir reconhecer que voc inseriu sua senha correta e liberando voc para servios como saque, depsito, pagamento, etc. A questo est ERRADA. 17 O protocolo HTTP utilizado para o acesso a pginas web na Internet. Comentrio: Falamos dele l na questo 29 da prova de nvel superior da EMBASA, lembra ? HTTP Protocolo de Hipertexto, usado para ver o contedo de pginas. Sempre aparece no comeo do endereo URL de uma pgina. Questo correta, sem mais delongas. 18 A URL (uniform resource locator) um servio que permite localizar pginas web da Internet por meio de uma palavra-chave. Esse recurso utilizado para facilitar o acesso a contedos localizados em determinado stio cujo nome seja desconhecido. Comentrio: Olha essa questo na prova do Ministrio do Desenvolvimento Social em 2009 A URL um identificador de endereos utilizado pelos diversos hospedeiros de pginas na Internet. Vrios hospedeiros de pginas podem ter a mesma URL, o que facilita a deduo e, portanto, o acesso do usurio a um stio. Questo 32 As duas questes esto erradas. URL o endereo de qualquer objeto na internet. E quando eu digo objeto, eu digo pginas, imagens, arquivos de udio, vdeo, texto, planilhas, apresentaes, etc. http://www.cespe.unb.br o endereo URL do site do CESPE.

19

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

http://www.cespe.unb.br/concursos/BRB2009/arquivos/ED_1_2009_BRB_ABE RTURA_20_11_FINAL.PDF o endereo URL do edital do concurso do BRB. Esse endereo nico para cada objeto na internet. Ah sim, seu email no endereo URL ok! =) Acerca dos conceitos de organizao e gerenciamento de informaes, arquivos, pastas e programas, julgue os seguintes itens. 19 O Windows oferece um conjunto de unidades de armazenamento de dados, as quais so representadas por letras. A representao padro desse sistema utiliza, por exemplo, C para identificar o disco rgido, e D para a unidade de CD.
20

Comentrio: Ver imagem acima. Questo CERTA. 20 No Windows, o nome de um arquivo pode conter qualquer quantidade e tipo de caractere, tais como letras, nmeros e smbolos diversos, como / \ : < > .

Comentrio: Ver imagem acima. justamente o que no permitido. O limite de tamanho de at 255 caracteres. Questo ERRADA. Ministrio da Sade - Nvel Superior Em relao aos sistemas operacionais Windows XP e Linux, julgue os itens a seguir.
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

11 No Windows XP, as teclas CTRL e ALT, quando pressionadas simultaneamente, permitem alternar rapidamente entre os programas abertos.

21

Comentrio: Quem faz isso so as teclas ALT + TAB. Uma outra variao poderia ser SHIFT + ALT + TAB. Tanto no caso do ALT + TAB como do SHIFT + ALT + TAB eu ESCOLHO qual programa quero colocar em primeiro plano. H tambm outra forma de alternar os programas por tecla de atalho que seria ALT + ESC, s que neste caso, as janelas dos programas so exibidas na ordem em que foram abertas, neste caso o usurio NO ESCOLHE o programa. Logo a questo est totalmente ERRADA. 12 O Windows XP disponibiliza, por meio do menu Iniciar-Todos os Programas-Acessrios-Ferramentas do Sistema, a ativao do programa Desfragmentador de disco, que pode ser utilizado para recuperar fragmentos de arquivos danificados por falhas de disco. Comentrio: Esse o caminho completo do Desfragmentador de disco, ok, mas de forma alguma ele tem essa funo de recuperar fragmentos de arquivos danificados por falhas de disco. Mas sim, desfragmenta os discos, tornando o computador mais rpido e eficiente. A questo ento fica ERRADA. Quando o usurio copia, move, apaga, salva arquivos no computador, vrios fragmentos desses arquivos so espalhados pelo disco rgido. Com o passar do tempo, o computador vai ficando lento e a abertura dos arquivos bastante demorada.
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

A desfragmentao ir reunir esses fragmentos de arquivos fazendo assim com que se aumente o desempenho do computador quando se for abrir um arquivo, a abertura seja mais rpida. 13 No sistema operacional Linux tpico, o subdiretrio /dev do diretrio raiz contm os arquivos executveis (binrios) de comandos essenciais pertencentes ao sistema, e que so usados com frequncia pelas aplicaes. Comentrio: Questo clssica sobre os diretrios mais comuns do Linux. Recomendo estudar bastante !!! / Diretrio raiz /home Diretrio comuns dos usurios onde estes iro salvar os seus arquivos. /home/Leonardo Diretrio de arquivos do usurio Leonardo /home/Daniela Diretrio de arquivos do usurio Daniela /usr A pasta mais importante do Linux, equivalente a pasta Windows para o sistema operacional Windows. /etc Diretrio dos arquivos de configurao do Linux, equivalente ao Painel de Controle do Windows. /proc Diretrio virtual dos processos (processo = programa em execuo = programa rodando) /boot Arquivos de boot (inicializao = abrir o sistema operacional) (lilo, grup); kernel do Linux. /bin Arquivos executveis de comandos essenciais do sistema (ls, mkdir, rmdir, shutdown, cat, halt, tar, touch, cp, rm, mv) /sbin Arquivos de sistema essenciais (executveis do superusurio root) exemplo: adduser, userdel, addgrp. /root Diretrio local do superusurio (root). /dev Dispositivos (devices) de entrada/sada: floppy, hardisk, cdrom, modem /mnt Diretrio de montagem de dispositivos, sistemas de arquivos e partio. Para ver o contedo dos discos (disquete, cd, dvd, pendrive)

22

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

14 No sistema operacional Linux, um ponto (.) no incio do nome identifica os arquivos ocultos. Comentrio: Esse um dos conceitos mais bsicos sobre o Linux. CORRETO sem muito mais delongas. Leonardo => Arquivo visvel .Leonardo => Arquivo oculto Quanto aos aplicativos do Microsoft Office e do BrOffice.org, julgue os itens que se seguem. 15 No aplicativo Writer do BrOffice.org, para se fechar um arquivo que esteja sendo editado, possvel usar qualquer uma das duas seguintes combinaes de teclas: CTRL + W ou CTRL + F4 Comentrio: Tecla de atalho bem bsica mas que confunde muito o candidato na hora da prova. Questo correta. CTRL + F4 ou CTRL + W Fecha o documento, mas a janela do aplicativo continua aberta. ALT + F4 Fecha a janela do aplicativo (e lgico, a do documento tambm). 16 O aplicativo Microsoft Word 2003, na sua configurao padro, permite, a partir do menu Exibir, quatro modos de visualizao do texto: Normal, Layout da web, Layout de impresso e Estrutura de tpicos.

23

Comentrio: Questo CERTA. Lembrando que para o concurso do BRB no o Word o assunto presente em edital e sim o Writer. E os modos de visualizao de texto so o Layout de Impresso e o Layout da Web.

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

17 No aplicativo Microsoft PowerPoint 2003, uma das maneiras possveis de se iniciar a apresentao dos slides de um arquivo em edio clicar no menu Apresentaes e selecionar a opo Exibir Apresentao.

24

Comentrio: Correto. Ver imagem acima. Acerca de conceitos de organizao de arquivos e Internet, julgue os itens seguintes. 18 Firewall o mecanismo usado em redes de computadores para controlar e autorizar o trfego de informaes, por meio do uso de filtros que so configurados de acordo com as polticas de segurana estabelecidas. Comentrio: Perfeita descrio do Firewall. S relembrando: o Firewall ajuda a bloquear vrus, worms, cavalos de tria e outros tipos de malware mas de modo algum os elimina !!! No Windows, o firewall recebe o nome de Windows Firewall e no Linux, recebe o nome ou de iptables ou shorewall. Firewall pode tanto ser um programa, como um hardware (servidor firewall). No caso de ser uma combinao dos dois (software + hardware) teremos um appliance. Pro concurso da CEF voc no precisa se preocupar com isso ok! 19 No Internet Explorer, ao se clicar o boto , o usurio tem possibilidade de configurar o endereo URL do site que ser exibido ao iniciar o navegador Internet Explorer. Comentrio: Esse boto da casinha que na verdade a Pgina Inicial ao ser clicado abre a pgina inicial que foi configurada como a primeira pgina a ser aberta quando se inicia a navegao na internet. Essa questo foi repetida recentemente na prova de Agente de Polcia Federal realizada pelo CESPE.

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

Ao se clicar o boto , a pgina que estiver sendo exibida no navegador passar a ser a pgina inicial do IE7 sempre que este navegador for aberto. Questo 38
25

Em ambas as ocasies, as questes esto ERRADAS. Para configurar a pgina inicial, o usurio dever clicar a opo Opes da Internet no menu Ferramentas e na Guia Geral escolher a pgina inicial e em seguida clicar OK ou Aplicar para confirmar a configurao.

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

20 No Windows Explorer, para se excluir um arquivo definitivamente, sem que ele seja enviado para a Lixeira, necessrio clicar sobre o nome do arquivo com o boto direito do mouse, manter pressionada a tecla SHIFT e, na lista disponibilizada, clicar a opo Excluir.

26

GABARITO: ERRADO. Comentrio: Nada da tela necessrio... Nenhuma tecla de atalho necessria... Quando ele falou na tecla SHIFT, pode saber, item ERRADO. No existe s essa forma de apagar um arquivo permanentemente. A imagem acima fruto do resultado do que se pede na questo. Como podemos ver, no exclui coisa nenhuma. necessrio a confirmao. Portanto a questo est ERRADA. Alis, at existe um nico caso em que possvel excluir o arquivo sem pedir confirmao. Seria o caso de se manter a tecla SHIFT pressionada enquanto se ARRASTA o arquivo para a Lixeira. Em qualquer caso, para se excluir o arquivo, ele deve estar fechado! No possvel excluir um arquivo com ele aberto. TRE BA 2009 / 2010 Todos os cargos de nvel superior Com relao aos conceitos e aplicativos dos ambientes Microsoft Office e BROffice, julgue os itens de que se seguem. 20 A impresso de um documento do Word pode ser feita a partir do boto de impressora , localizado na barra de ferramentas, ou acionando-se as teclas CTRL + P. A diferena entre essas duas aes que a primeira permite a configurao de impresso de acordo com as opes desejadas, enquanto a segunda envia o documento
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

diretamente para a impressora padro que estiver configurada no computador em uso. Comentrio: ERRADO: Quando se clica no boto da impressora, no h opes (no se abre a janela de impresso); quando a gente aciona CTRL+P, porm, a janela aparece e possvel escolher opes! justamente o contrrio do que se informou no enunciado. 21 No Microsoft Word, os botes permitem, respectivamente, desfazer uma ao indesejada e refazer uma ao desfeita. Esses efeitos tambm podem ser obtidos por meio da combinao de teclas CTRL + Z e CTRL + R, respectivamente. Gabarito: CERTA Comentrio: Para a prova de vocs o que vale o Writer! E no Writer, tanto o desfazer como o refazer tem esses botes e esto presentes no menu Editar. O atalho do Desfazer o CTRL + Z (fcil essa, qualquer aplicativo assim) e a do Refazer a CTRL + Y. Mas para a questo que fala do Word, a questo fica CERTA, mas ficaria errada se fosse para o Writer. 22 Para se inserir dados em uma planilha do Microsoft Excel, deve-se, inicialmente, selecionar a clula onde os dados sero inseridos. Esse procedimento pode ser realizado com o uso do mouse, posicionando o cursor na clula desejada, ou a partir das setas do teclado, ou teclando ENTER, para, em seguida, se digitar os dados na clula e, por fim, confirmar a operao com ENTER. CORRETO: no h nenhum erro no procedimento descrito (sei, sei voc estranhou o primeiro ENTER, no foi? Mas ele est certo sim!) 23 No BROffice Writer, a partir do menu Exibir, possvel inserir, no documento em edio, um objeto do tipo grfico, frmula, som ou vdeo. ERRADO: no menu INSERIR que podemos inserir tais objetos! EXIBIR serve para ajustar os itens que sero mostrados na tela. Acerca de navegao, correio eletrnico, grupos de discusso e ferramentas de busca e pesquisa, julgue os prximos itens. 24 A caixa postal de correio eletrnico um diretrio criado no servidor de e-mail, o qual fica localizado no computador do usurio. Ao ser ligada a mquina, esse servidor recebe da Internet, via provedor de acesso, as mensagens que foram enviadas para o endereo do usurio.
27

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

ERRADO: a caixa postal fica no SERVIDOR no PROVEDOR DE CONTEDO - a empresa que presta o servio de Internet para o usurio - , e no no COMPUTADOR DO USURIO. 25 Um grupo de discusso uma maneira fcil e imediata de se interagir na Internet, a exemplo dos chats que, em tempo real, possibilitam a duas ou mais pessoas se comunicarem de forma assncrona. Os blogs e os fotologs tambm constituem exemplos de grupos de discusso. ERRADO: no EM TEMPO REAL (no CHAT - bate papo) O Grupo de Discusso se assemelha aos Fruns de discusso - em que a troca de informaes acontece no tempo de cada usurio: um posta algo e os demais respondem quando puderem Outro erro dizer que BLOGs so grupos de discusso: no so porque num BLOG, a rigor, s um usurio posta informaes. Com relao ao uso seguro das tecnologias comunicao, julgue os itens subsequentes. de informao e
28

26 No acesso Internet por meio de uma linha digital assimtrica de assinante (ADSL), a conexo feita usando-se uma linha de telefone ligada a um modem e os dados trafegam em alta velocidade. CERTO: perfeita definio do ADSL (Velox, da Oi). S poderiam ser mais "exatos" se descrevessem "usando-se a estrutura fsica de uma linha de telefone" mas no est errada, no! 27 Firewall um recurso utilizado para a segurana tanto de estaes de trabalho como de servidores ou de toda uma rede de comunicao de dados. Esse recurso possibilita o bloqueio de acessos indevidos a partir de regras preestabelecidas. CERTO: Definio exata do Firewall! Pro concurso da CEF voc no precisa se preocupar com isso ok! 28 Confidencialidade, disponibilidade e integridade da informao so princpios bsicos que orientam a definio de polticas de uso dos ambientes computacionais. Esses princpios so aplicados exclusivamente s tecnologias de informao, pois no podem ser seguidos por seres humanos. ERRADO: Os humanos (usurios) so os mais vulnerveis Eles TM de seguir as regras, nem que para isso seja necessrio impor punies para os casos de descumprimento! No adianta nada investir em segurana em nvel de Mquina e esquecer de treinar os usurios para evitarem erros que so comuns por parte deles!

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito dos sistemas operacionais Windows XP e Linux. 29 No Windows XP, possvel tornar um diretrio restrito, usando-se funcionalidade encontrada na aba Compartilhamento, que acessada a partir da opo Propriedades do menu Arquivo do Windows Explorer. CERTO: corretssimo! D para criar "pastas particulares" e estas serem de acesso restrito ao seu dono! 30 O Linux tem a caracterstica de ser um sistema desenvolvido de maneira colaborativa, tal que os software da sute BROffice, por exemplo, podem ser alterados durante o uso, depois de instalados. Assim, possvel modificar os comandos referentes aos cones dispostos na barra de ferramentas, alterar as teclas de atalho e tambm o idioma do aplicativo. ENGRAADO: Se separarmos em duas frases SEM NEXO CAUSAL entre elas, est tudo certo: "O Cu azul" "As rosas so vermelhas" mas se juntarmos criando um nexo entre elas, a expresso fica ERRADA "O cu azul, tal que as rosas so vermelhas" Isso SEM NEXO! SEM NOO! Pois bem: "O Linux tem a caracterstica de ser um sistema desenvolvido de maneira colaborativa" - VERDADE! "Os softwares da sute BROffice podem ser alterados durante o uso, depois de instalados"- VERDADE! (ajustes de configurao, exibio, personalizao) Mas no h NEXO entre uma e outra o conectivo "TAL QUE" d essa idia.. e isso que est ERRADO! O BrOffice nem faz parte do sistema Linux, para comeo de conversa! Questo 30 est ERRADA!!! TRE MT 2009 / 2010 Tcnico Judicirio 10 Quanto aos aplicativos do ambiente BROffice, assinale a opo correta.
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

29

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

A A opo Salvar Tudo do Writer permite salvar em um nico documento todas as alteraes que foram feitas nele por um ou mais usurios. FALSO: SALVAR TUDO salva todos os documentos que estiverem abertos na memria principal naquele momento em que o comando realizado! Logo, s as alteraes de um nico usurio sero guardadas! B No aplicativo Calc, possvel montar frmulas de clculo mais avanadas e com opes que no existem no Excel, visto que o primeiro um software livre desenvolvido e disponibilizado para uso muito antes do ltimo. FALSO: O Calc no mais antigo que o Excel... C Ao se atualizar um documento no Writer, possvel desfazer as alteraes feitas, considerando o estgio em que ele foi salvo pela ltima vez, a partir do comando Recarregar do menu Arquivo. VERDADEIRO: o comando RECARREGAR no menu arquivo simplesmente ignora todas as alteraes feitas desde o momento em que o arquivo foi salvo na ltima vez, recarregando na memria o exato estado em que o arquivo estava quando foi modificado (salvo) por ltimo. D Uma das vantagens dos aplicativos da sute BROffice a ausncia de assistentes de produo de documentos, pois eles so de pouca ajuda e confundem o usurio durante a edio de documentos ou apresentaes, visto que no possuem interface amigvel ou uma linguagem prxima do usurio. FALSO: assistentes so auxiliares muito simples, que permitem, amigavelmente, que se construa certos documentos! E o BrOffice tambm tem esse tipo de recurso! E Para se inserir uma nova frmula no Calc, deve-se usar a opo Calcular do menu Ferramentas. FALSO: Inserir / Funo ou simplesmente digitando. 11 Assinale a opo que contm apenas ferramentas de navegao e de correio eletrnico utilizadas em redes de computadores. A Internet Explorer, Mozilla Firefox, Outlook, Outlook Express B Chat, ICQ, MSN, Twitter C WAIS, Web, WWW, Finger D Goher, Usenet News, Wais, Netnews E Frum, HomePage, Password, Usenet Internet Explorer, Mozilla Firefox, Outlook, Outlook Express
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

30

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

Tranquila demais! Dois navegadores e dois programas de e-mail! 12 Assinale a opo correta com relao ao sistema operacional Windows XP. A O Windows XP possui, aparente em todos os aplicativos que so executados nesse sistema operacional, uma barra de ferramentas de janela padro com opes de abrir ou fechar arquivos ou pastas, acessar unidade de rede e ligar ou desligar. FALSO: A barra que o Windows apresenta para todos os programas a BARRA DE TITULO das janelas, que apresenta os botes MAXIMIZAR, MINIMIZAR e FECHAR (a janela). B A opo Mapear unidade de rede, acessada diretamente pelo cone , permite identificar onde est localizado um arquivo que se deseja encontrar na mquina em uso. FALSO: o cone o PESQUISAR (em primeiro lugar)... Depois, o MAPEAR UNIDADE DE REDE serve para associar uma pasta compartilhada em outro micro como uma UNIDADE DE DISCO do micro em uso. C Por meio da opo Propriedades da barra de tarefas e do menu Iniciar do Windows XP, possvel ter acesso rpido e imediato s opes de Salvar, Imprimir, Importar e Exportar os arquivos que so utilizados pelo usurio. FALSO: Essa opo apenas configura a barra de tarefas (a barra onde fica o boto iniciar) e o menu iniciar (opes que aparecem ou no nesses itens). D Em Propriedades de Disco local (C:) do Windows XP, possvel ter acesso a informaes acerca da quantidade de espao usado e de espao livre no HD. Tambm possvel acessar a ferramenta Limpeza de disco para otimizar a distribuio de arquivos no HD. FALSO: OTIMIZAR A DISTRIBUIO DE ARQUIVOS NO HD? Limpeza de Disco? ERRADO!!! ERRADO!!! Quem faz isso o programa para DESFRAGMENTAR O DISCO! O Programa LIMPEZA DE DISCO pode, sim, ser acessado atravs das propriedades do disco C:, mas no otimiza a distribuio de arquivos, apenas APAGA os arquivos desnecessrios! E O Painel de controle do Windows XP oferece um conjunto de ferramentas teis para que os usurios configurem suas tarefas bsicas, como receber e enviar e-mails, acessar os programas e as ferramentas de entretenimento e acessar a pasta Meus documentos, entre outras. VERDADEIRO: notem... a questo fala em "configurar tarefas bsicas, como ... bla bla bla..."
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

31

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

OU seja, a questo no perguntou se o Painel de Controle permite REALIZAR tais operaes... perguntou se ele permite CONFIGURAR tais operaes... e pode sim! Mas dava para ter "interpretaes" diversas.. mesmo assim, pessoal, no h outra resposta melhor para a questo, no! 13 Com relao ao uso da Internet e da intranet, assinale a opo correta. A As intranets so destinadas ao uso em locais remotos, onde no se dispe de acesso a provedores de acesso Internet. FALSO: Uma intranet um SITE restrito aos funcionrios de uma empresa... no tem nada a ver com acesso Internet. B Para se realizar uma conexo intranet, necessrio um provedor de acesso instalado na mquina do usurio e um cabo de banda larga para a transferncia de arquivos de dados. FALSO: PROVEDOR DENTRO DO MICRO?!?! Provedor uma EMPRESA que fornece o acesso Internet! C Na Internet, o acesso dedicado feito por meio de uma linha privativa, com conexo disponvel 24 horas por dia. VERDADEIRO: Conexo dedicada o sonho da maioria dos internautas (e o seu custo o pesadelo!) D A conexo Internet por ondas de rdio permite a utilizao de tecnologias sem fio, para que se possa captar sinal e acessar diretamente as redes de comunicao a partir de zonas rurais, mas requer que haja linhas telefnicas fixas instaladas nas proximidades. FALSO: no h necessidade de linhas telefnicas, visto que a conexo Rdio (ondas de rdio) acontece do provedor diretamente para o cliente, por meio de antenas! E A Internet, tambm denominada WWW, uma nica rede de computadores, de abrangncia mundial, formada por inmeras intranets, as quais disponibilizam as informaes que trafegam na Internet em tempo real. FALSO: A Internet no a WWW (so duas coisas diferentes); A Internet no UMA NICA REDE (so vrias); A Internet no formada por INTRANETs... formada por diversas REDES... 14 Acerca de sistema de informao e segurana da informao, assinale a opo correta. A Para que uma empresa tenha infraestrutura de tecnologia da informao (TI), necessrio que ela esteja cadastrada no Ministrio das Comunicaes para poder adquirir e oferecer acesso Internet, e obter um conjunto de software livres.
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

32

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

FALSO... para ter um COMPUTADOR necessrio ter cadastro?! Claro que no!! VIAGEM!!! B A infraestrutura de TI, por ser uma tecnologia de alto custo, embora seja importante para uma empresa, deve ser adquirida apenas quando se esgotarem outras formas de armazenamento de informaes com mais baixo custo. FALSO: a letra C est dizendo "s comprem computadores quando o papel ofcio acabar!!!" - Sem p nem cabea! C Segurana da informao um conceito utilizado em TI, visto que todas as tecnologias empregadas tanto nas redes de computadores quanto nas mquinas pessoais possuem segurana contra hackers, crackers e vrus. FALSO: TODAS? Comqui? T dizendo que tudo j est protegido totalmente?! Sem chance! D Uma das formas de se evitar a infeco por vrus de computador pela Internet sempre renovar a senha de acesso caixa postal de e-mail do usurio, j que a senha deve ser secreta, pessoal e intransfervel. FALSO: no tem nada a ver (Virus x senha da caixa postal)... Feito "POSTE" e "SORVETE" - nenhuma ligao! Pro concurso da CEF voc no precisa se preocupar com isso ok! E De modo a verificar se a mquina est infectada, recomendvel utilizar, frequentemente, os servios de scan de vrus. VERDADEIRO: os servios (mesmo os on-line) de verificao (varredura - ou scan) de virus so sempre bem vindos! prefervel, claro, que o programa esteja instalado na mquina a ser protegida, previamente! BASA Tcnico Bancrio A respeito dos ambientes Windows XP e Linux, julgue os itens a seguir. 31 Os sistemas Windows XP e Linux tm kernel comum, aberto, que pode ser facilmente customizado pelo usurio. ERRADO: Apenas o Linux tem essa caracterstica. Em tempo, Kernel o ncleo de um sistema operacional. E essa customizao (modificao) no to fcil assim no. Tem que ser um conhecedor de uma linguagem de programao para tal. 32 O Linux, um sistema multitarefa e multiusurio, disponvel em vrias distribuies, entre as quais, Debian, Ubuntu, Mandriva e Fedora. CORRETO: Essas so algumas das principais distribuies ou compilaes do Linux. Existem outras como: Kurumin, Slackware, Librix, Mandrake, Red Hat, Conectiva.
33

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

33 O Windows XP possui, por padro, uma interface grfica, enquanto o Linux tem disponveis vrias interfaces grficas, que podem ser instaladas e customizadas segundo a necessidade do usurio. CORRETO: Interface grfica a cara bonitinha do sistema operacional. No caso do Windows XP essa s que a gente conhece mesmo. No caso do Linux, temos a KDE e a GNOME. 34 Tanto o Linux quanto o Windows XP possuem suporte nativo ao protocolo TCP/IP para acesso Internet. CORRETO: Todos os protocolos de acesso Internet so os mesmos tanto para Windows como para Linux. Considerando que, em uma empresa, um computador seja usado por vrias pessoas para acesso Intranet, julgue os itens que se seguem. 35 Em uma situao normal, caso um usurio deseje acessar a Internet e a intranet da empresa ao mesmo tempo, ele deve usar duas verses diferentes de navegador, por questo de incompatibilidade de tecnologia entre a Internet e a intranet. ERRADO: Nada a ver uma coisa com a outra. O mesmo programa navegador (browser) pode ser usado tanto para navegar na Internet como na Intranet. 36 Na situao em questo, o uso de correio eletrnico pode ser feito por meio de um cliente de correio, como o Microsoft Outlook, ou com o uso de uma interface web. Em ambos os casos, possvel que as mensagens de correio do usurio fiquem armazenadas no servidor de e-mail da empresa. CORRETO: possvel acessar os emails tanto num programa como o MS Outlook, Mozilla Thunderbird e Outlook Express estes so clientes de email. Bem como usar os webmail (Yahoo, Hotmail, Gmail). 37 Para melhorar o nvel de controle de acesso dos usurios Internet, possvel o uso de mecanismos de segurana como firewalls e antivrus. CORRETO: Nada a comentar... Pro concurso da CEF voc no precisa se preocupar com isso ok! 38 Caso se deseje usar o referido computador para gerar documentos no Windows XP, possvel salvar esses documentos na pasta Meus Documentos, mas, por padro, nenhuma pasta ou subpasta pode ser excluda desse computador, e tambm no possvel enviar documento anexado a correio eletrnico. ERRADO: Que histria essa de no poder excluir pasta e nem enviar arquivo anexado por email ??? 39 Se o acesso Internet for feito mediante um servidor proxy, pode ser impedido o acesso a determinadas pginas e tipos de software, em funo de configuraes de restrio que podem ser realizadas.
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

34

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

CORRETO: Proxy um servidor que tem tanto a funo de firewall como a funo de conectar sua rede internet e tambm acelerar o acesso ao contedo de pginas na Internet. 40 TCP/IP o protocolo padro para o acesso Internet. No caso da intranet, o acesso realizado, por padro, com o uso do protocolo IPv6. ERRADO: Nem na Internet, nem na Intranet se usa ainda o protocolo IPv6, POR ENQUANTO. Ainda se usa o protocolo IPv4 com 4 octetos (nmeros) para endereamento dos computadores. J existe realmente o projeto IPv6 que para suportar o grande nmero de sites hospedados na internet, mas ainda usado o IPv4. BRB 2009/2010 Escriturrio Com relao aos conceitos de informtica, ambientes operacionais e aplicativos usados para a criao de textos, planilhas eletrnicas e apresentaes, julgue os itens a seguir. 15 O Calc um aplicativo includo na sute de pacote de software do BROffice e disponibilizado gratuitamente para uso a partir de um modelo de troca, no qual, se o usurio concordar em contribuir com adaptaes e mudanas nos programas, ele poder ento receber um conjunto de cpias assim que as mudanas forem aceitas. Errado: eita questozinha... A questo de software livre no tem essa questo de modelo de troca que SE eu concordar, eu receberei um conjunto de cpias, no, no, no. Eu posso contribuir ou no com melhorias num software livre, no sou obrigado a tal, e mesmo assim usar esse programa, ou deixa de usar quando bem entender. Afinal, ele livre e eu tambm. 16 O editor de texto Writer do BROffice, disponvel para download na Internet, tem a desvantagem de no permitir a gravao de dados em formatos comerciais, tal como o PDF, uma vez que no possvel integrar funcionalidades desse ambiente com outros softwares proprietrios. Errado: possvel sim integrar funcionalidades do writer com software proprietrio como o do Word por exemplo. Word salva seus arquivos em DOC. Writer pode tanto abrir, quanto gravar (editar, alterar, modificar) quanto salvar seus arquivos em DOC sem problema algum.
35

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

36

17 O Impress um software que permite a edio de apresentaes de slides, os quais, de acordo com a preferncia do usurio, podem ser adequados audincia para a qual ser apresentado o contedo, podendo-se escolher o formato como retrato ou paisagem, e variar os tipos de design e leiaute, os estilos e a formatao. Certo. Clicando no Menu Formatar e escolhendo a opo Pgina, temos...

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

37

No menu Formatar podemos ver as opes que o examinador coloca na questo

Design, neste caso: modelos de slides; Layout; Estilos e formatao.


www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

A respeito dos conceitos relacionados Internet, julgue os itens que se seguem. 18 O acesso Internet em alta velocidade por meio de conexo dialup, via linha telefnica, tambm conhecido como servio ADSL, dispensa o uso de modem, visto que, nesse caso, a conexo ocorre diretamente a partir de infraestrutura das empresas de telefonia fixa ou mvel (celular). Errado: tudo errado... ADSL dispensando uso de modem... tsc, tsc... ADSL usa modem ADSL !!!
38

19 Para que o SMTP, um protocolo de recebimento de mensagens de email pela Internet, seja utilizado, necessrio um endereo IP do servidor que armazene as mensagens de correio eletrnico do usurio do servio. Errado: smtp = s =sai = sai email, envia email 20 Com o surgimento da WWW (world wide web), o acesso a arquivos de contedo apenas textual evoluiu para arquivos que agregam diversos formatos, com destaque para os documentos hipermdia, que so a unio de hipertexto com multimdia, ou seja, textos com links, imagens, sons, vdeos, entre outros recursos. Certo: aqui a historinha da internet... antigamente a internet era usado pelo governo, faculdades, instituies de pesquisa para troca de informaes, em que textos eram suficiente para passar o que queria, tal como consultar saldo ou extrato no banco. No existia Orkut, MSN, Google, youtube... com a evoluo e popularizao da internet e da informtica a sim, tivemos o contedo hipermdia que tudo isso nas pginas quando abrimos hoje: texto, imagem, som, vdeo, etc... 21 No Internet Explorer (IE), a partir de Opes da Internet, encontrada no menu Ferramentas, possvel configurar uma srie de parmetros como, por exemplo, a pgina inicial que ser acessada
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

toda vez que o IE for aberto e em que pasta devem ser armazenados os arquivos temporrios da Internet. Certo.
39

Na seo Histrico de navegao, vamos clicar no boto configuraes

Vai abrir essa caixa de dilogo...

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

40

Vamos clicar no boto Vai aparecer a seguinte caixa de dilogo

E assim voc far a mudana da pasta de arquivos temporrios da internet.

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

Acerca da organizao e da segurana da informao em meio eletrnico, julgue os prximos itens. 22 Confidencialidade, um dos princpios bsicos da segurana da informao, tem como caracterstica garantir que uma informao no seja alterada durante o seu trnsito entre o emissor e o destinatrio. Errado: esse conceito acima faz referncia INTEGRIDADE. Confidencialidade sigilo, onde entra a criptografia... 23 Os worms so pouco ofensivos, pois referem-se ao envio automtico de mensagens indesejadas de correio eletrnico a um grande nmero de destinatrios, que no as solicitaram ou que tiveram seus endereos eletrnicos copiados de um stio pirata. Errado: Worms pouco ofensivos ???? E a questo est falando do SPAM. Pro concurso da CEF voc no precisa se preocupar com isso ok! 24 Em um ambiente computacional, a perda das informaes por estragos causados por vrus, invases indevidas ou intempries pode ser amenizada por meio da realizao de cpias de segurana (backup) peridicas das informaes, as quais podem ser feitas da mquina do usurio, de servidores e de todos os demais dispositivos de armazenamento, local ou remoto, de dados. Certo: para o CESPE. Backup = Cpia de segurana. Pra isso que ele serve, perfeito. Pro concurso da CEF voc no precisa se preocupar com isso ok! BRB 2010 Advogado A respeito dos conceitos de tecnologias e protocolos utilizados na Web,julgue os itens a seguir. 31 O conjunto de tcnicas usadas no protocolo WWW permite a criptografia das conexes de rede realizadas por meio dos protocolos XML, HTTP e FTP. Errado: Criptografia com o HTTPS ok! Veja a questo 33. 32 O DNS (domain name system) um protocolo de aplicao que faz a converso de um nome em um endereo IP. Certo: isso o CONCEITO de DNS. Mas eu vou te exemplificar www.cespe.unb.br o endereo URL do site do CESPE certo? Esse fcil de memorizar agora... 200.252.137.135 o endereo IP do site do CESPE. Ao invs de colocar www.cespe.unb.br voc poder colocar o IP 200.252.137.135 que ir navegar
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

41

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

do mesmo jeito. Mas venhamos e convenhamos, decorar IP de site ningum merece n? Ainda bem que o DNS faz isso por ns. Todo site tem pelo menos um endereo IP certo? Seu computador quando est na internet tambm recebe um endereo IP. Para ver seu endereo IP acesse www.meuip.com.br 33 O uso de HTTPS (HTTP seguro) permite que as informaes enviadas e recebidas em uma conexo na Internet estejam protegidas por meio de certificados digitais. Certo: no apenas est correto como CONCEITO!!!
42

Clicando no cadeado temos

Cadeado fechado

Clicando no boto

temos a tela do certificado digital.

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

43

34 O protocolo FTP, utilizado para videoconferncia na Internet, tem um modo de conexo ativo, em que o cliente negocia os parmetros da conexo. Errado: FTP protocolo de transferncia de arquivos, upload (quando voc envia para a internet) e download (quando voc baixa da internet) 35 A linguagem HTML utilizada para formatar o contedo de uma pgina da Internet e pode ser editada com o uso de qualquer editor de texto. Certo. No precisa decorar o HTML abaixo ok! Voc no precisa saber nada de HTML pro concurso que voc vai fazer.

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

No nosso navegador ficar assim


44

No caso usei o bloco de notas, poderia usar tambm o wordpad ou Word ou writer, enfim qualquer programa editor de texto. Acerca de segurana e proteo de computadores, julgue os prximos itens. 36 Um worm se aloja no servidor de e-mail e infecta automaticamente o computador do usurio sempre que este realiza uma conexo ao servio de correio eletrnico. Errado: Um worm (verme) um tipo de malware que no precisa ser executado para infectar o computador. S que na sua rede da empresa que voc trabalha, caso um computador de algum colega tenha algum worm, esse worm se envia para todos os computadores da rede. Ele no precisa de um comando para infectar e se replicar (criar cpias de si mesmo). Pro concurso da CEF voc no precisa se preocupar com isso ok! 37 O firewall, mecanismo que auxilia na proteo de um computador, permite ou impede que pacotes IP, TCP e UDP possam entrar ou sair da interface de rede do computador. Certo: firewall o filtro que protege nossa rede/computador de ataques. Protege na entrada da interface de rede (placa de rede), caso algum queira possuir nosso computador e protege na sada caso algum hacker queira roubar alguma informao importante nossa. Pro concurso da CEF voc no precisa se preocupar com isso ok! 38 Um vrus mutante de computador capaz de assumir mltiplas formas com o intuito de burlar o software de antivrus. Certo, mas vamos manter o foco, vamos? Pro concurso da CEF voc no precisa se preocupar com isso ok! 39 Quando o firewall padro do sistema operacional Windows detecta uma tentativa de ataque por meio do protocolo MSN, ele
www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

automaticamente desabilita o software, aciona o antivrus e bloqueia o usurio do MSN para evitar novas tentativas de ataque. Errado: Protocolo MSN? MSN, Skype, Gtalk so mensageiros, comunicadores instantneos. Protocolo? No, no. Protocolo TCP/IP, FTP, SMTP, POP, IMAP, HTTP, HTTPS. 40 Vrus de computador so capazes de usar arquivos executveis para se espalhar. Alguns tipos de vrus detectam e contaminam automaticamente arquivos e pastas que podem estar armazenados em um pendrive. Certo: da mesma forma que na questo 38, vamos manter o foco? Pro concurso da CEF voc no precisa se preocupar com isso ok! Com relao aos aplicativos BrOffice Writer, Calc e Impress, julgue os itens subsequentes. 41 O Writer no permite a gerao de arquivos do tipo RTF (rich text format), entretanto suporta a criao e a manipulao de tabelas. ERRADO: Permite salvar em RTF sim. Veja a prxima imagem.

45

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

Informtica para Concursos


Professor Leonardo Gabriel

Provas comentas do CESPE

42 O Impress capaz de exportar uma apresentao para o formato PDF. CERTO: exportar, o mesmo que salvar. Todos os aplicativos do broffice (calc, calc e impress) j so capazes de exportar em PDF.

46

Mas ateno, em sua instalao padro (sem plugins) caso caia assim na prova, o MS Office (Word, Excel e Power Point) no salvam em PDF.

www.leonardogabriel.com.br Vdeo aulas, apostilas, exerccios, questes comentadas e muito mais... Bons estudos e SUCESSO na conquista do cargo pblico!

You might also like