You are on page 1of 18

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos PERSONAGENS: Ins Pereira: Principal personagem da pea. Moa bonita, solteira, pequena-burguesa. Seu cotidiano enfadonho: passa os dias bordando, fiando, costurando. Sonha casar-se, vendo no casamento uma libertao dos trabalhos domsticos. Despreza o casamento com um homem simples, preferindo um marido de comportamento refinado. Idealiza-o como um fino cavalheiro que soubesse cantar e danar. Contraria as recomendaes maternas rejeitando Pero Marques e casando-se com Brs da Mata, frustrase com a experincia e aprende que a vida pode ser boa ao lado de um humilde campons. Ins deixa-se levar pelas aparncias e ridiculariza Pero Marques depedindo-o de sua casa para receber Brs da Mata. Casa-se com ele, mas sua vida torna-se uma priso, ela no pode sair e constantemente vigiada por um moo. Ins sofre e chega a desejar a morte do marido. Ele morre covardemente na guerra e Ins casa-se com Pero Marques. Ele satisfaz todos os seus desejos e chega at a carreg-la nas costas para um encontro com um amante (sem saber, porm, que era para isso). Pero Marques: Campons simples, no conhece os costumes das pessoas da cidade. uma personagem ambga, ao mesmo tempo que ridicularizado pela ingenuidade, valorizado pela integridade de carter. Fiel e dedicado, revela se um gentil e carinhoso marido. to simples que no sabe para que serve uma cadeira. teimoso como um asno e diz que no se casar at que Ins o aceite um dia. Brs da Mata: Interesseiro e dissimulado a representao da esperteza das classes superiores. um nobre empobrecido que no perde o orgulho e pretende aproveitar-se economicamente de Ins atravs do dote. Brs da Mata um escudeiro, isto , homem das armas que auxiliava os cavaleiros fidalgos. Na mudana do feudalismo para o capitalismo, a maioria permaneceu numa condio subalterna, procurando imitar a aristocracia. Me: a tpica dona de casa pequeno-burguesa e provinciana. Preocupada com a educao e o

futuro da filha em idade de casar. D conselhos prudentes, inspirada por uma sabedoria popular imemorial. Chega a ser comovente em sua singela ternura pela filha, a quem presenteia com uma casa por ocasio das npcias. Lianor Vaz: o estertipo da comadre casamenteira que sabe seu ofcio e dele se desincumbe com desenvoltura. Sabe valorizar seu produto com argumentos prticos de quem tem a experincia e o senso das coisas da vida: Lato e Vidal: Os judeus casamenteiros so muito parecidos, tm as mesmas caractersticas, na verdade so o mesmo repartido em dois. So a caricatura do judeu hbil no comrcio. Faladores, insinuantes, humildes, serviais e maliciosos, so o esteretipo de que a literatura s vezes se serviu, como, por exemplo, no caso desta pea de Gil Vicente. Moo: Pobre coitado, explorado por um amo infame. Humilde, deixa-se explorar e acredita ingenuamente nas promessas do Escudeiro. Cumpre sua obrigao sem ver recompensa, mas capaz de, em suas queixas, insinuar as farpas com que cutuca o mau patro. Ermito: um falso monge que veste o hbito para conseguir realizar seu propsito de possuir Ins. Ins filha de uma mulher simplria. Muito fantasiosa, finge que trabalha em casa. Sua me foi missa. A jovem entra cantando esta cantiga: Ins (canta): Vida de Ins difcil... difcil ser Ins... Ins: (fala) No quero trabalhar Nem curto quem o inventou! Dou de presente pro demo De to chato que realizar! Meu Jesus! Que sofrimento, E que raiva, e que encheo de... Coitada, assim vou ficar Acabada nesta casa Como... como... uma panela sem Que no pode sair do lugar! Vou ficar presa para sempre Nas tarefas que me rodeiam? J tenho a vida... cansada De ficar sempre na mesma.

asas

Todos esto numa boa, e eu... no; Todas meninas da minha idade vm e... vo Onde querem, e eu no posso. Desgraa! Que pecado eu cometi? Sou eu uma braadeira ou maaneta Ou sou um cachorro de madame Que no pode passar da porta para E quando posso, um dia sequer Olhar pela janela, Sinto-me mais que uma Maria Quando viu o Cristo... ressuscitado.

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

Entra Lianor Vaz, com um leque nas mos aliviando seu colo... E se benzendo! Lianor: Meu Jesus! Me salve do pecado! Me: Lianor Vaz, o que se passa?

fora?

Lianor: Olhem! Estou... plida? Me: maduro! Mais vermelha que um morango

Madalena

Lianor: Deus meu, Jesus meu, o que farei? Pobre de mim, Nunca passei tamanha... vergonha! Me: aconteceu? Lianor: dizer: Como ? O que de to ruim

Vem a me da igreja, e no achando-na trabalhando, diz: Me: Ah! Logo eu imaginei Na igreja onde eu rezava, Como a minha Ins... da casa cuidava A fcil tarefa que deixei... Menina! Anda rpido com isso! U! Nasceu-te alguma unha Rogo a Deus que algum milagre Tire-me do cativeiro. Voc se mostra to... feliz! O que est acontecendo? Bem... que no existe mais motivo De eu ficar para titia. J tenho 13 Mas como quer um marido Com essa fama de preguiosa? Mas eu, mame, sou esperta e ativa E voc... muito lenta, calma. Espera, vamos ver! J conheo o fim do seu filme!

Ruim? Ruim pouco! Eu vou lhes

encravada? Ins: Me: Ins: anos! Me: Ins: Me: Ins: Me:

Vinha agora pelo beco da rua detrs Como costumo fazer, E um frade, amiga, Por Deus, que vergonha, entrou na minha frente. No pude me defender. Diz que queria saber, imaginem, Como era por baixo do meu vestido! Queria levant-lo! Me: Lianor: Ai! Seria algum rapaz Que brincava por prazer?

Olha o respeito! No se esquea Que o tempo de Deus diferente do tempo dos homens. Quando menos esperar, Viro maridos aos montes E filhos como conseqncia. Ins: No vejo a hora! Fico melhor falando disso melhor do que uma vassoura na mo. No nasci para isso... Ali vem Lianor Vaz. E ela vem se... benzendo...!

Rapaz? Rapaz em... excesso, seria! Era um senhor rapaz! Braos grandes... pernas grossas... Eu vinha feliz, inocente, Fiquei to... excitada, digo, assustada. Quando ele chegou bem... ai... perto de mim, Que senti aquele... calor, houve uma... luta de interesses, ai: Deus deixa passar, no mal! ... no ... mal, sim! Ningum est vendo... Um pouquinho! Sou mulher direita, no! Deus meu! Homem! Que tem voc, servo de Deus? Irm, vou mostrar o gostinho do prazer... No sabe como bom! Que caminho...? Isso ... pecado! Dispenso... Eu no... quero! V embora... Quando viu que no ia ter o que ele queria, Foi e rasgou um pedao do meu vestido, olha!

Me: Ins:

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

Me: Oh! Um futuro homem de Deus, fazendo uma coisa dessas! Esse mundo est perdido! O futuro ser de que? Ningum de ningum?! Lianor: Eu fiquei... desconcertada... com... aquilo! No sabia o que... fazer... Ele, olhando para mim... Deu-me uma vontade de gargalhar, E, de repente, o jovem... sumiu! E eu ainda me lembro Das coisas que me dizia: Chamava-me: luz do dia Mas logo o diabo me deu Ccegas e vontade de rir, E paralisou-me para fugir, Mas fraca para no... vencer. Porm, tive... sorte, E ningum pra me... socorrer... Ai! O Diabo, e no pode ser... outro Parece ter tomado conta do corpo do novio! Me: Lianor: Me: Cus, Lianor! Conhecia o frade? No! Mas... queria conhecer, viu?! Meu senhor!

Me: tapa

Devia ter dado uma lio, um Como? Seria excomungada! No dei um jeito, Porque sou to... religiosa e... Sentimento de nobres... Que E isso encerra meu... infeliz Deixemos isso! Eu venho Tratar de outros assuntos. Ins est prometida Para casar-se com algum?

Lianor:

inocente calor! episdio!

Me: ningum Lianor: Ins: Lianor: Ins:

Que nada! At agora com Em nome de Santo Antonio, Eu tenho a ela um matrimnio. Mas, para quando, Senhora? J tenho c uma resposta. Sim! Mas no hei de casar Seno com um homem esperto Ainda que pobre e pelado Que assim eu tenho imaginado.

Lianor: Eu vou reclamar ao Cardeal, Vou me confessar E contar o acontecido Isso no ficar assim, no! Preciso saber... onde anda o jovem...! Mas, de que adianta? E mais, por que faria isso? Se, no meio da cruzada Veio um homem em sua mula Ao v-lo, estava no... Paraso! Mas, para ser sincera, Ai... Estava cansada. Nada valia orar, Nem adiantava gritar: Reinaldo Gianecchini Salva-me do pecado! Porque em mim daria uma... vontade de... tentar pecar! Lianor (sozinha): Fica quieta, Lianor Vaz, Que Deus te faa uma Santa. Um n d nessa garganta! O que podia eu, fraca, fazer? Sou senhora de respeito, casada!

Lianor:

Sim! Eu trago um bom marido, Rico, honrado, influente Disse que, mesmo vocs sendo pobres, a quer. Ins: individuo Lianor: Primeiro, quero saber do Se burro, se sabido. Nesta carta, que aqui vem Para voc, filha, de estimas, Vero vocs, queridas, O jeito que ele tem. Por Deus, mostre a carta! Quero Aqui. Mas, voc sabe ler? Com toda a certeza de Deus! Ins E gramtica, e contar at o infinito

Ins: ler! Lianor: Me: sabe latim,

Ins Pereira l a carta, a qual assim diz: Ins: minha, Senhora Ins Pereira, amiga Pero Marques, vosso amigo,

Venho a dizer nestas linhas, Digo desde agora que podes contar comigo E mais o digo, Digo que a abenoe, Deus, Que a fez de to fino jeito; Bom prazer e bom proveito E sem nenhum defeito E de mim tambm assim, Ainda que eu a vi, pobre de mim, Com outro dia de pesar, Porque no quisestes danar Nem cantar diante a mim... Senhora Lianor Vaz, este ... ele? Lianor: Ins: Menina! Leia a carta sem parar, Uma bela surpresa poder ter. ... Nem cantar diante a mim. S Deus sabe a raiva Que me deixara no meu sofrido corao. Ora, Ins, que acontea uma beno De seu pai e minha, Que acontea assim a concluso. E rogo a voc como amiga. Que permita, sem hesitar, Que nos falemos em particular.

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

Ins pensa... Ins: Pois sim! Que venha e veja a mim. Quero ver quando me vir, Se vai perder o entender, a conscincia Logo chegando aqui, Para me fazer rir. Me: Ter que se preparar bem para receb-lo, caso venha, Pois para o futuro casamento o encontro atenda. Ins: Hum... No sei, mas c estou eu o imaginando... Sabe, me, que eu sou uma profetisa? Sinto no cho que a gente pisa... As ferraduras em seus ps, o cheiro de esterco em sua camisa. Aparece Pero Marques. Pero: mim! No sei onde mora aqui... Imagino tanto que esqueo de Esta porta a sua. J conheo que aqui. Chega Pero Marques onde elas esto, e diz, tremendo: Pero: Desculpem a mim pela imensa... demora. Eu escrevi... de onde vim Uma bela cartinha... Me: aquela cadeira. Pero: cadeira! Ins (sozinha): Tenha calma e sente-se Que bichinha formosa essa Jesus meu! Que paspalho?! Todo desalinhado, Nervoso e cansado.

Antes que outros a sua mo pea, E, se gostar de mim acontea, Esteja sua estimada me na presena, A senhora Lianor Vaz de presente Veremos se a Senhora, amiga Ins, est contente E queira a minha pessoa ter ao seu lado para sempre . Ins senta-se na cadeira, assustada. Lianor Vaz e sua me vo at ela. Ins: Desde que nasci at agora Nunca vi um rapaz como este, To... sem-jeito, desastrado, Nem no Oeste, nem ao Leste! No queira ser to exigente. Casa, filha, nem pense, No perca a oportunidade. Quer casar com muita escolha No tempo em que vivemos, Ins? Melhor casar a contragosto, Aproveita que apareceu um bom esposo. O bom estar casada. A vida de uma mulher essa. Por Deus, amiga, mas assim mesmo! Mata o cavalo de sela E bom o asno que me leva. Devo avis-lo que venha, Ins?

Lianor:

Assentou-se abraando a cadeira e de costas para elas, e diz: Pero: no estou bem... Me: jovem? Pero: beno, tenha ao seu lado. Eu acho... Eu acho que Qual o seu nome, meu Sou Pero Marques, a sua Como meu pai, que Deus

Me:

Lianor:

Faleceu o coitado. E sou eu seu herdeiro. E isso o meu... mar gadu. Me: voc falando? Pero:

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

dizer

Nem ningum h o que

Gado?! De quanto gado est Mas gado eu tenho muito, E o maior de todo o gado, Digo... maior algum tanto. E-eu desejo ser... casado, Quisera o nosso Esprito Com Ins, que eu me espanto Quem me fez ser pretendente. Parece moa de porte e de No ser de agrado melhor Esto assustadas pelo que Notem que eu trago comigo Uma Pra de presente Aguarde um momento, minha Que grande coisa h de me

(sozinha) galante atrevido... Que bobalho! Ai de mim! Como enganado ele deve estar! at de chorar Suas pretendentes ficaram sem vontade de casar, Pero: Ins: Pero: partir Vaz, responder... Ins: insistente! me interessa. Sua me no voltar? Ela volta... Muito bem senhora, devo Antes que caia a noite. Vir aqui a senhora Lianor Veremos o que vai voc Como voc No sei se quero, se D at pena! D vontade

Santo,

bem, algum, estou vendo.

Ins. Ins: oferecer...

Pero Marques vai retirando uma srie de coisas do seu capuz... Pero: Ins: parar? Pero: Nunca tal mal me aconteceu! Algum a elas comeu...! Porque as duas, deixei aqui Mas a ferradura no se perdeu. Pois trazia as pras... Ins: Pero: quente. Fresco vinha o presente, Que cheirinho... agradvel! Elas vinham metidas Aqui, bem no fundo, no mais... Sua me... foi-se? Bem... Ela nos deixou a ss, aqui? Nossa! Preciso sair correndo E no diga a ningum que fiz a E voc, o que h de fazer, Deixo as cordas no cho. Trs chocalhos e um novelo, E as... pras... Mas onde as pras... foram

Deveria procurar uma noiva... em outro continente! Pero: incomodarei mais, repente. casar me queira mais. Pero sai, dizendo: (a si mesmo) mulheres! gastar sapato linguagem agradvel, Muito bem! No Ainda que te seja de Prometo com outra no At que a senhora no

! Assim so as Anda um homem a Apressa-se a usar uma

Subitamente... zombam de ns! Essas mulheres! (Para Ins): daqui afastada! ficamos? Ins: esqueceu... de nada... Olha se no se Eu vou a outra cidade, Senhora, assim

daqui, ti algo ruim... Ins:

Pero: acesa?

Ainda no tem uma vela Suponhamos que algum Venha como eu vim agora, E acha voc sozinha, nesta

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

hora Deus:

Parece que certo? Fica, minha senhora, com Tranca bem a porta Segurando a sua velhinha E quem sabe voc ser pra Ento, espero que logo nos

Ins: Cada um vive a sua maneira. Diria algum sabicho! Como disse, tendo com pedao de po E na outra mo, um copo de gua fria, Posso dar cabo de cada dia. Me: minhas orelhas! cavalheiros que ali vm? Ins: aqui casamenteiros Como isso queimam E quem so esses Eu falei ontem Que passaram por Os Judeus

sempre minha: veremos...

Pero Marques vai embora e diz Ins Pereira: Ins: Velhinha?! Mal conhece o diminutivo das palavras! Que pessoa eu conheo Agiria de outro modo...? Casaria com um tolinho, Aparecesse outro homem, agora, E diante de mim na hora, Estando, assim, s escuras, Falaria a mim mil douras, Ainda que mais...

Aqui aparecem os Judeus casamenteiros, chamados: Lato e Vidal. Um deles, Lato, diz: Lato: Ins: Vidal: aqui ns dois estamos! Lato: quanto andamos. de casa! Quem ? Em nome de Deus, No sabem o Passamos por Ele e eu. Eu, e ele... Pela lama e pelo p Que era de dar d, Com chuva, sol e Foi de tal maneira, Tal fritura e tal Passei por... uma... caganeira! Para a senhora ver O que nos pediu. O que nos pediu Ser como deve ser. Procuramos muito! E logo Cale-se!

Vem a me, dizendo: Me: embora? Ins: aqui? Me: Ins: Pero Marques j foi E porque ficaria mais No te agradou? Que suma de uma vez! Pode ser homem mal feito, Feio, pobre... sem descrio, gua e po. cantiga de escola! importa. Me: danar, Ento sempre voc vai E sempre ele vai musicar? Se no tiver o que comer, A msica vai sua barriga Que saiba tocar viola, Mesmo que eu passe de Saiba, ao menos, uma Sendo de bom corao, Porque isso o que me

Vidal: tempos difceis. Lato: Vidal: seca das bravas. canseira,

Lato:

Vidal: conseguimos... Lato:

sustentar?

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

Vidal: seu... parceiro? Lato: com voc? eu? mesma carne? Vidal: Lato: Vidal: dias.... Lato: falo? dizer: foram melhor Vidal: um marido isso? Lato: boba, com bom-senso... Vidal: deixar falar? Lato: falar. Vidal: Lato: vontade fogo do Inferno. devo... calar. no? levantando a mo?

No quer que eu diga? No sou eu tambm Eu tambm no tava Voc e eu no somos... Voc judeu e eu... judeu, No somos unha da Sim, somos. Deixa eu falar! Certo! Senhora, passaram trs Mas fala voc ou eu Diz logo o que tem que Que foi, que fomos, que Busc-lo, conhec-lo Voc, menina, quer Discreto, e de... viola, Esta moa no ... Porque quer casar Judeu, quer me Claro! No quero... Fomos atrs dele... Foi difcil! Creio que a nossa Um dia congelar o Digo quando Calo a mim agora ou Ou falo, antes

Ins: todos os Santos! nenhum de vocs?

Deus! Jesus e No falar

Haja pacincia! Nessas horas, esqueo os modos! Me: minha filha! Ins: da velha: comer outros mexer. Me: No sei quem te aconselha... Ins: novidade vocs trazem? Vidal: voc quer, dessa sorte, seno na corte no vai achar. Badajuz, solteiro; seresteiro, o Diabo da cruz! Leandro Gulim de mim: daqui uma hora, consigo a falada senhora. Fomos atrs de Que disse perto Voltem trazendo Deus meu! Enfim, que O marido que De viola e No existe Que por aqui Falamos com Msico, ntegro, Este seria o seu Mas fugiu como Que educao... Nem parece Diz o exemplo o que no quer deixe para

Ins: No conseguiram nada? Quanta competncia! Vidal: pacincia! de um escudeiro, resistncia fala... E como fala! Espera, tenha Ns soubemos Que vir sem Que bem

dele essa sala. como toca. msica se desloca, galante.

Estremecer a voz

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

que onde estaremos ficar. Moo (sozinho): frente de um Rei! Ai de mim! isso assim... Escudeiro: olhar, com estranheza, cho e faz reverncia! Moo (sozinho): demncia! Escudeiro: mentir, com excesso, para eu ter sucesso casa, para rir! amor... a mim. Moo: senhor, a dizer me atrevo, que nos ps tenho plano em fracasso por inteiro. Escudeiro: se o sapateiro... O sujeito solas, nem tem pele? Que jeito?

Aviso a voc Calado tem que Como na Muito bem vai E se eu a ti Ajoelha no Quanta E se me vir Elogiando-me Ou fica quieto Ou sai fora da Faa isso por Porm, Os calados Pode por o Que fao, No tem Sapatos, Caso dinheiro Eu o E mais, Esse Coitada

Ah! E toca violo... Aos cus sua E se julga muito

Vem o escudeiro com seu Moo, que lhe traz uma viola, e diz, falando com ele mesmo: Escudeiro: tanto descreveram, a pintaram, no pode ser entretanto. com que via ela, donzela. chegar, observar honesta, da festa enfim, se revelar. Me (falando para Ins): Me: escudeiro h mesmo de vir impresso, rir. muito olhar deve ficar, julguem muda calada querida. Escudeiro (falando para o criado): Escudeiro: quem vou casar. Olha aqui! Eu vou Conhecer com Se este tal Tem que passar boa Falar pouco, e no E mais, Ins, no Sem se mexer voc Mais que te Porque a moa a jia mais Se a tal senhora Como os judeus a De certo os anjos E de outro modo Diz que os olhos Moa de vila ser Uma bela Assim que Muito bem vou Se formosa, se Porque o melhor ver a verdade,

Moo: poderia ele dar, o senhor pudesse me pagar... Escudeiro: conseguirei logo. roupas novas, prometo. Moo (sozinho): homem no tem respeito, dessa senhora!

Chega o escudeiro onde est Ins Pereira, e todos se levantam, fazem suas honrarias. Diz logo o Escudeiro: Escudeiro: me diga demais, Antes que eu

que aqui jaz, minha, alis, firmado atrs. graa, nesse despejo, donzela, metade da laranja, aquela busco e desejo.

Deus te Salve, rosa

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

Escudeiro: Moo:

Venha aqui, j! Por que faria?

E que permita ser Pelo compromisso Bem eu vejo, Nesse ar, nessa Minha graciosa Que voc , minha Que eu sempre Fez bem a Natureza Em presente-la

Escudeiro: Por qu? Para seguir as minhas ordens, lembra? Moo: vou... Moo (sozinho): prenda em mim pregou: Ah, sim! Logo O diabo uma

Tirar-me um homem de bem, colocar este outro E me colocar a este que nada de til tem, um frouxo Escudeiro: um rapaz como ouro, este tolo... Fui dispensar Que me valia Para contratar Moo! Moo: Escudeiro: Traga a minha viola! Moo (sozinho): senhora, sbia escolha, Moo (ao Escudeiro): afinada: senhor se preocupar. Escudeiro: a voc eu acertar uma s cacetada! Moo (sozinho): emprestada, dono uma nova pagar? Moo (ao Escudeiro): embora, partir! Escudeiro: Moo: como seguir Meu amo, vou Por qu? Assim no tm Faria bem dela Na cabea, em Sei bem que Quem poderia ao Meu... senhor? O que, moo? Coitada dessa No ser nada Se ele for sua Ficar perdida! Aqui est, bem Nem precisa o

com tal condio discrio riqueza. importa tiver, se est a condio. calhorda meu... pobre corao! Lato: Vidal: cala! ouvido... Lato: este ser o marido abala. Escudeiro: muito de meu, senhor seu.

Parece manter a E no ligar para a De nada me muito... Se... sem dote... no Seria eu, um... De no obedecer... Como fala! E a moa, s se Concentra-se pelo Tenho em mim que Como a situao se Eu no tenho O Marechal o meu E criado, escudeiro Sei ler Exmio em escrever, E na parte de tocar Sou muito bom, logo Moo, que est Que manda o

viola, ir perceber. fazendo? Moo: senhor...

condies de bem servir! Escudeiro: Moo: com goteiras. garganta Escudeiro: dessa viola... Moo: No vejo outra escolha! Escudeiro: Pertence-se... a mim aqui, Me: um pressgio meu filha, entrar no... Paraso. Ins: meu! Me: delicadeza! Ins: demncia! ignorncia! riqueza melhor preparado? Me: pecado! assim?! Que tristeza! Lato: ouvir; cantar; bela donzela, tocar. Canta o Judeu

O senhor no d a mim No dorme bem?

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

Lato: rosas, quer estar aqui. perfume que te perdi... coisas... eu choro por ti!

Choram as Porque no Sem seu Porque j sei E entre outras

No cho... E o telhado E chega a coar a Porque a fome tanta... Vejam os detalhes No me d ateno! Que boas cordas! Esta viola! Vejam isso! Deixa eu resolver tudo Depois cuido disso! Agora devo dizer Certamente, minha E da? Todo o problema Quanta... Como chata a... No casar com Pode haver maior Do que um homem Deus meu! Que Ele, um homem... J ouvi, e Ins Escudeiro, Uma cano muito Encante sua jovem Esta msica voc

Canta o Escudeiro o romance de Mal me quieren em Castilha (Choram as rosas, de Bruno e Marrone ^^), e diz Vidal: Vidal: o sono conta de mim parada assim disso, no comigo! Lato: te digo! sbio cantar: Lato, toma Msica to Que no sai O mesmo eu Ouviste o

To ficando atoladinha, to ficando atoladinha! Calma, calma! Foguentinha! Vidal: deu para perceber, grande oportunidade desaparecer. msico, conhecedor, seu dispor. seu amor! Moa Ins, No deixe a Escudeiro, Das coisas, Galante, ao Aceite-o, para Poder encontrar um medroso, inexperiente, piolhento. eu disse, com desgosto, com muito a meu gosto, Me: com toda a tristeza, casamenteiros vergonha, trambiqueiros. Violento,

De tudo o que Este escudeiro, o oposto! Quero rir, Destes seus Dois sem-

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

bem uma situao dessas. Um bom oficial nessa desgraa graa? pobre a voc... igual. Lato: se! Cuidado: ser, conter determinado. Vidal: anjo passe e abenoa!

Manipulam to

por parceira Santa Igreja. Ins: diante de Deus, aceito voc, Mata...? Esse o seu... nome? Igreja dita e manda. Lato: Deus! Jurastes vs! Os Judeus, juntos: Judeus: bode, brao de carneiro cubram de paz por inteiro! de Jacob, ! o Fara! que no pode ser desfeito! Deus de Abrao pela manh! por toda e sempre a terra Cana! Mais um casamento perfeito!

Por esposa e Como dita a Eu aqui, Ins Pereira, Brs... da Como a santa Assim por

Presta a ateno! Que a voc ganhe Um escravo de Casar com um Senhora, caleO que vai ser, vai E ningum poder O que por Deus foi E assim algum

Perna de Que os dois Bendito o Deus Antes Ele que Abriu o cu Bendito o Bendita Pois bem...

Me: Ins! Fuja dessa situao! Como pode ser to tola?! Escudeiro sem posses voc quer? Ins: todos os Santos juntos, tanto nos meus assuntos! adivinha, vaidade vontade; tambm casar minha. Me: filha! Voc quem sabe! Escudeiro: minha senhora. a sua vontade?! Ento casa, D essa mo, Em nome de Chega de se meter Voc, minha me Conseguiu por sua Casar sua Oras! Quero

Vidal: Agora, pague-nos o combinado, nem que forem centavos! Me: Valha-me, Deus! Amanh! Que... desesperados! Se assim , bem ser assim; meus conhecidos de acol. comemorar... o casamento... Escudeiro: mais... solteiro! Ins: se por inteiro? Escudeiro: minha, nem me fale, um cativeiro! Agora, cale-se! Oh! No sou ArrependeuOra, esposa O casamento No pode ficar Vou chamar Para

Ins: Entrega a voc de muito bom grado, no mesmo? Escudeiro: olhar alm! assim seja! escudeiro, Ins Pereira, Muito bem! Recebo voc, quem Em nome de Deus, Eu, Brs da Mata, Aceito sua mo,

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

Logo vem a Me com algumas moas e rapazes, para fazerem a festa, e diz uma delas, Luzia: Luzia: bem assim veja! esposo, e muita alegria! Ins: que o seu tambm... seja! Me: minha filha, trs por trs. Fernando: Luzia, aqui, desposada ali: cantiga, qual a linha. E eles entoam a msica Cio da Terra: Debulhar o trigo Recolher cada bago do trigo milagre do po Forjar no trigo o E se fartar de po... Decepar a cana, Recolher a garapa Roubar da a doura Se lambuzar de A festa foi Meu casal de Que o nosso Senhor E que possam viver A prenda que eu Fora pouco, porm Ficam com Deus Com prazer e sade, E que Ele sempre os Em alcanar os Ora, vai ali Ins, E bailem todos de Aqui conosco, E a nossa querida Ora, veja qual ser a Pois bem, Luzia, assim que espero Ins, pelo seu Um formoso

Me: Deus, minha filha, la to depressa beno... j tem. estamos dois entrego procurar outra casinha. senhor meu, como sempre fiz eu, que nasceu, conheceu, senhor. Sai a me.

Fica com No virei visitA minha Esta casa onde De prenda aos E vou embora, Senhor filho e Cuida dela E como, desde A outros no Seno a voc,

Fica Ins Pereira e o Escudeiro. A jovem comea a cuidar da casa, cantando uma cantiga: Ins: difcil, casada... Vida de Ins difcil ser Ins... Mas agora,

da cana do mel mel... Fernando: animada. honrados ceda um presente de entrada despreocupados. dera sincera! Luzia: dois ajude anseios seus.

O Escudeiro, vendo Ins Pereira, fica irado... E grita: Escudeiro: Senhora Ins Pereira? que voc fez! e ltima vez! outra vez voc cantar, nem mais assoviar... Ins: quer, meu marido, por voc pedido, por esquecido. Escudeiro: que obedea. deve ser que acontea. Acho bom Sempre assim Voc cantou, No acredito no Ser a primeira Se eu ouvir No conseguir Se assim o Farei o que me E demos o caso

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

Ins: bravo, marido? Escudeiro: motivo? minha esposa... responda, eu digo fala,

Por que ficou E precisa de Digo s uma coisa: Assim deve ser Que no me Quando o marido A mulher se cala! Voc no vai falar Com mulher ou Nem ir igreja Eu j preguei as

senhora: que fique para fora. trabalhe, fica por aqui. Moo: isso, pirulito... Escudeiro: demasia, demonstrar mais alegria? Moo: acabar o dinheiro?

O que faz sua No permita Voc, Com tudo No dar a um J tem em No consegue Quanto! E depois que

homem que seja; janelas, fora delas; isolada, reclamar! Ins: pecados foram os meus? mantm nessa priso? Escudeiro: defeito razo... guardar meu ouro?

No por seu rosto Vai ficar trancada, E nem um pio vai , Deus? Quantos Por que razo me No h outro jeito Mant-la, sem voc, mulher, a Que mal existe Voc meu tesouro!

Escudeiro: Aqui por perto tem umas figueiras, esfomeado E espero que no morra engasgado! Moo: Escudeiro: esperava? faltava... sem se deixar notar Ah, sim! O que mais Era s o que Qualquer coisa, Deve galinhas (E vai o meu Vou esperar s Se no

emprestadas do vizinho, pegar! Moo: senhor guerra, oito dias ele voltar,

mandar pouco; um porco vai ter que confirmar. ordenar! Moo: frica, tornar cavaleiro. Escudeiro: permanecer aqui, assim;

Em casa no vai Por nada, nenhum Se eu disser: Isto Com a cabea baixa S eu posso No vai voc chorar! L na guerra da Poderia eu me Voc deve Vai vigiar por mim

acontecer, irei no mundo desaparecer) Sado o Escudeiro, diz o Moo a Ins: Moo: que ele me ordenou coragem de fazer. Ins: d ao menos o que comer, cumprir o que te mandou. Moo: cansou de trabalhar; cansado, vou me divertir senhora eu vou trancar. A senhora Eu, no to Aqui dentro a Senhora, o No o tenho Pois se ele te Sua paga ser

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

E assim fica Ins Pereira sozinha, fechando, trabalhando e cantando esta cantiga: Ins: e mal escolhe, venha, no se encolhe. discrio condio; fosse cavaleiro escudeiro. cavalaria! povos africanos que ele mata que maltrata, paz nenhum dia! voltar a ficar, desejo, escolher um marido, todo o ano, meu olhar... vingana e dessa baguna! O moo aparece com a carta nas mos, vinda de Arzila, dizendo: Moo: da frica... ou alm, senhor. Ins: Se for do nosso senhor a vem. A jovem l no envelope: Ins: prezada senhora esposa do senhor da Mata, minha Ins Pereira, D-me aqui... Veremos... o que Esta carta vem Creio ser do meu Nossa, que Coitados dos E da tola mulher Sem deixar em Se solteira eu Muito meu Que eu saiba Homem pacifico Que obedea ao Seria essa minha De todo esse mal Quem bem tem Por mais mal que No quero Estava a boa Eu cuidei que Fidalgo e

estimada esta retrata. irmo! Em boa hora! partiu da Tavila? Moo: meses que fora... passado. a carta, alis! Ins: o explicado...

minha irm De meu Ser que Ora! Trs Bem pequena Vamos ver

Ins Pereira l a carta, que diz: Ins: honrada irm, corao novidade de Deus fora a vontade. Ins: isso...? Que sensao! (continua) Ins: maravilhe que a vida faa, triste, nos embaraa dia pela manh, indo fugindo uma vila, tempo de Arzila, mouro pastor. Moo: senhor! Ins: aqui agora essa chave, quiser da sua vida. Moo: triste despedida! Ins: Que nova to... suave! E no se Com as coisas Alm de ser Saiba que, um Seu marido Da batalha de A pouco O matou um No! Meu Moo! D E faz o que Oh! Que Deus meu! Muito Segure o Uma triste E entenda que Ora! O que

d, e para o cu me levante valente, galante fora um mouro s! homenzarro, espertalho toda a gente. rumo quero tomar, aproveitar, manso marido; sabido, me custar.

Se por ele tenho

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

um... senhor marido e to... sabido, de minha vida...? Lianor: por esquecido parece que herdou no se cabe em um s punhado parece viver de passado... Ins: sim... acabou! no... herdou, me serve de lio. Lianor: esse saber, quer, faltar razo!

A quem perdeu To... discreto... E to... amigo... D o passado Pero Marques... Dinheiro que Mas voc Basta! Agora Se herdou ou A experincia Deixe de lado Queira quem a No lhe deixe

Que um anjo venha E se dizia to E quem o matou Guardar de Um fingido, Que mentia para Agora um novo Quero da boa vida E do meu lado, um No quero muito Pois bem caro pode

Aparece Lianor Vaz. Ao v-la de longe, Ins Pereira finge chorar. Lianor Vaz diz: Lianor: Pereira? Ins: Vaz. Lianor: choradeira? Ins: se desfaz! Lianor: contente ficar. Ins: herdeiros do... falecido tomei partido. Lianor: tristeza, sentimento preza. fazer? minha filha. Ins: Deus! Estou sozinha! diga, sem-sentido? Meu Jesus, meu Isso coisa que se Como est, Ins Muito triste, Lianor Por qu essa Choro pelo que Se pegou barriga, Quisera eu Mas deste bem no Filha, deixa essa Que a morte esse O que poderia Case-se novamente,

Sai Lianor Vaz atrs de Pero Marques. E Ins fica sozinha, logo dizendo: Ins: Pero Marques seja! meu marido mim bem querido toda vez que me veja. bom-senso espero, leve quero, fogoso; que leo Vem Lianor Vaz juntamente Marques. Diz Lianor Vaz: Lianor: de Pero Fazer o qu?! Quero para ser Quem tenha a Trate-me bem Para usar de Asno que me E no cavalo Antes lebre do

Sem cerimnias agora; V abraar Ins Pereira Faa dela sua mulher e parceira. Estou todo atrapalhado, em m E quanto a abraar, Assim ser depois de casar;

Pero: hora,

Somente assim poder eu aceitar. Ins: Lianor: Pero: j! Lianor: digo... Pero: seus? Lianor: Pero: centelhas No tenha medo, caro amigo No aceito o seu desejar; Quero eu logo me contentar. Ora! D-me sua mo c. Conhece as palavras, sim?

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

solidariedade, templo

Desde sempre s! Tenham Sou exemplo Meti-me em um Santo

Ensinaram-me... Mas... Ai de mim! Por causa do nervoso eu me esqueci Por todos os Santos! Diga como eu

Cuidando e jurando eu ser um monge, um ermito, At acabar a minha estrada infinita. contemplo; alma chora Tristeza grande eu Onde esta minha pobre No fim de tantos enganos. E acabando

Que nervoso, Santo Deus No precisamos das testemunhas, dos

Muito bem! Voc casa comigo E eu convosco, no Deus de luz e Caso no cumpra o que falar, E quando eu a voc negar, Que me decepem as orelhas! Vou embora! Fiquem com o... bom...

mudana

Sofrendo do mal eu ando, Sem esperar cura alguma. E assim, sem esperana De cobrar o merecido, Sirvo meus dias ao Cupido Com tanto amor e sem o Santo escolhido. Meus senhores, Os que vo bem de amores Do esmola quele sem Que habita a escurido com Um dos amantes Com essa interminvel

Lianor: Deus!

esperana suas dores

E sai Lianor Vaz. Diz Ins Pereira: Ins: Pero: Ins: Pero: Ins: Pero: Marido, estou saindo agora Andar por a afora. Sim, mulher, v se divertir Pois depois tambm devo sair Marido, escuta o que eu digo! Ora! Diga! Ouo que sou seu marido... Vou andar para onde EU quiser Pois muito que bem... V... onde quiser ir, Volte quando quiser voltar, Fica onde quiser ficar. Com o que deve se preocupar Que eu no deva... deixar? pedindo esmola. Moo andana

engano; Ermito, serei.

E rezarei Com grande devoo e f Que Deus os livre do Pois, por isso sou o E por todo o sempre eu

Pois voc, que sabe quem , sabe do meu triste sonho. Ins: Escuta, marido querido, Eu tenho por devoo Dar... esmola a um Ermito, E no venha voc comigo! Pode ir, mulher, L nada tenho o que fazer. Aceita esta esmola, padre, Pois foi Deus que o trouxe Seja pelo amor de mim Sua boa caridade

Pero: Ins: sim at mim. Ermito:

Vem um Ermito ainda, vem a dizer: Ermito: por amor ferido

Senhores, por caridade D uma esmola a um pobre e Ermito de Cupido,

senhora,

Tenha graas, minha bela Sua esmola mata o pecado; Deve saber, senhora, O que me fez fazer, Tornei-me um Ermito Faltando pedaos do corao Com o que voc deixou de dizer.

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

Ins: pelo rio, Pero: Ins: de seu ombro,

Pois bem. Passemos primeiro Tire os sapatos. Mas como? Oras!Vai me carregar em cima

Ins: minha!

Meu Deus, menino Jesus! Vida voc aquele que, um dia, Na casa de minha tia, Mandou-me uma florzinha Ora! Eu era pequena, menina, No queria o seu amar. Senhora, tenho a ti querido E voc a mim negado; Faa com o que o tempo passado Seja de volta ressuscitado. Ora, meu bom padre! Eu o Ao demo voc entrego Que com jeitinho sabe pedir! Eu decido que l vou ir, Ao templo, Deus deixando.

Para a minha pessoa no tocar na gua e sentir frio. Pero coloca Ins em suas costas, que diz: Ins: carrega! Pero: Ins: Pero: Ins: cima delas! Pero: Ins: Quer que eu as duas carregue? Pois sim: Uma aqui e a outra ali. Oh! Que bonitas so elas! Cantemos, marido, pode ser? Tenho medo de no conhecer... Pois muito bem! S eu cantarei! E voc me responder, Toda vez que eu acabar: Pois assim devem ser as coisas. Marido, que bom que me Assim te conforta? Sinto-me como no Paraso! Fico feliz ao saber disso. Heia! Pra vamos, pra! Olha aquelas pedras Servem para colocar lenha em

Ermito:

Ins: entendo!

Ermito: Ins:

Ora! E isso quando? Digo, pelo Cupido. Que irei um dia desses Ao raiar do Sol. No se apresse!

Pero: Ins:

Ermito: Minha senhora, vou embora flutuando! E desde agora esperando... Ins (sozinha): E eu sigo, pensando... Marido, aquele ermito ... um anjinho de... Deus... E voc, minha esposa, To fiel, bondosa e formosa! Marido! Sabe o que eu queria? Que quer, minha amada mulher? Que fssemos com todo o prazer Caminhando at o templo em No temos porque nos deter! Este caminho comprido Conta um conto, marido No me vem nenhum a mente,

Canta Ins Pereira: Ins: carrega, Pero: Ins: Marido como um bfalo me Com mais dois pedaos de pedra. Pois assim devem ser as coisas. Sempre soube voc, meu marido, Eu o amo como sois; Sempre fostes a mim preparado A pertencer como um lote de bois. Pois assim acontecem as coisas. Bem sabe voc, meu marido Quanto eu a ti... quero; Sempre foi percebido A ser um manso e chifrudo cervo.

Pero: Ins: Pero: Ins: romaria. Pero: Ins: Pero: mulher.

Pero: Ins:

carrega. pedra. Pero:

Alm disso, tornou-se o burro que me

A FARSA DE INS PEREIRA Roteiro Original: Gil Vicente Adaptao / Verso: Andr Gonalves dos Santos

Levando a mim e dois pedaos de Pois assim acontecem as coisas.

E aqui se acaba, com Cristo, Terminando o Auto escrito. A Farsa de Ins Pereira, autoria de Gil Vicente

You might also like