You are on page 1of 12

ASSEMBLEIA NACIONAL

Lei n. 14/91 de 11 de Maio


A criao das condies materiais e tcnicas para a edificao em Angola de um Estado democrtico de direito um dos objectivos a atingir, na actual fase de reformas polticas e sociais. Porm, a materializao de tal objectivo exige a participao activa e consciente de todos os cidados atravs das formas previstas na Lei Constitucional, nomeadamente no exerccio do direito de associao estabelecido pelo artigo 24. daquela lei. Algumas das disposies, que nos artigos 167. e 184. do Cdigo Civil regulavam essa matria, mostram-se desajustadas face s novas exigncias decorrentes da aplicao da democracia, tendo em vista uma maior participao da sociedade civil nos destinos da Nao. Tendo em conta que as associaes prosseguem de entre outros, fins profissionais, cientficos, culturais, recreativos e que o seu mbito pode ser nacional, regional ou local conforme a extenso territorial onde exeram a sua actividade, todos os cidados podem, nos limites da lei, constituir associaes, sendo estas autnomas, no havendo interferncia dos poderes pblicos quanto prossecuo dos seus fins. A igualdade entre os scios, a elegibilidade dos rgos da direco e a prestao de contas por parte destes so princpios que informam o contedo da presente Lei e conferem s associaes um carcter mais democrtico. Nestes termos, ao abrigo da alnea b) do artigo 51. da Lei Constitucional e no uso da faculdade que me conferida pela alnea q) do artigo 47. da mesma Lei, a Assembleia do Povo aprova e eu assino e fao publicar a seguinte:

Pgina 1/12

LEI DAS ASSOCIAES CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1. (Objecto) A presente lei tem por objecto regular o exerccio do direito da associao previsto no artigo 24. da Lei Constitucional. Artigo 2. (Definio) Para efeitos do disposto na presente lei, entende-se por associao toda a unio voluntria de cidados angolanos ou estrangeiros, com carcter duradoura que visa a prossecuo de um fim comum e sem intuito lucrativo. Artigo 3. (mbito das associaes) 1. As associaes podem ser de mbito nacional, regional ou local.

2. So de mbito local as associaes cuja actividade se circunscreve a uma provncia, municpio, comuna ou bairro. 3. So de mbito regional as associaes cuja actividade se circunscreve a uma regio socioeconmica, abrangendo o territrio de mais de uma provncia. 4. As associaes de mbito nacional so aquelas cuja actividade se estende a todo o territrio nacional. Artigo 4. (Representaes) 1. As associaes de mbito regional ou local podem criar representaes dentro da respectiva rea de actividades. 2. Sempre que o seu desenvolvimento o justifique, as associaes de mbito nacional podem criar no territrio nacional representaes fora da rea da respectiva sede.
Pgina 2/12

Artigo 5. (Direito Aplicvel) As associaes regem-se pela presente lei e demais legislao em vigor que lhes seja aplicvel, nomeadamente as normas do direito civil. Artigo 6. (Regimes especficos) 1. Os sindicatos, as cooperativas, as organizaes religiosas, as associaes desportivas e os partidos polticos ficam sujeitos a legislao prpria. 2. As ordens profissionais e outras associaes de direito pblico so constitudas mediante aprovao dos respectivos estatutos por decreto do Conselho de Ministros, sem prejuzo da iniciativa dos interessados e da respectiva autonomia. CAPTULO II Princpios fundamentais Artigo 7. (Liberdade de associao) 1. Todos os cidados maiores de 18 anos no pleno gozo dos seus direitos civis, podem livremente e nos limites da lei, constituir associaes. 2. Sempre que a natureza da associao o justifique, podem nela afiliar-se, de acordo com os respectivos estatutos, cidados com idade inferior a 18 anos, no podendo contudo fazer parte da respectiva direco, cidados com idade inferior a 16 anos. 3. O exerccio do direito de associao livre. Ningum pode ser obrigado a fazer parte de uma associao ou nela permanecer.

Pgina 3/12

Artigo 8. (Fins das Associaes) 1. Nos termos da presente lei podem constituir-se associaes para prosseguirem entre outros, os seguintes fins: a) profissionais; b) cientficos e tcnicos; c) culturais e recreativos; d) educativos; e) solidariedade social; f) convvio e promoo social; g) proteco do meio ambiente; h) promoo e desenvolvimento comunitrio; i) polticos; j) solidariedade internacional. 2. As associaes que visem a prossecuo de fins polticos vedada: a) participar na actividade dos rgos do Estado; b) contribuir para a determinao da poltica nacional, designadamente atravs da participao em eleies ou de outros meios democrticos; c) contribuir para o exerccio dos direitos polticos dos cidados; d) definir programas de governo e de administrao; e) influenciar a poltica nacional no Parlamento ou no Governo.

Pgina 4/12

Artigo 9. (Autonomia das Associaes) 1. As associaes prosseguem livre e autonomamente os fins, gozando para o efeito de autonomia jurdica, administrativa e financeira. 2. As associaes no podem ser extintas, nem verem suspensas as suas actividades seno nos termos da lei. Artigo 10. (Democracia interna) Os princpios democrticos que regem o funcionamento das associaes so os seguintes: a) igualdade entre os scios; b) elegibilidade e livre revogabilidade dos rgos eleitos pela Assembleia Geral; c) direco colegial; d) prestao de contas pelos rgos eleitos Assembleia Geral. Artigo 11. (Associaes proibidas) 1. So proibidas as associaes que tenham por finalidade promover a violncia, o dio entre os indivduos ou grupos de indivduos ou o derrube das instituies da Repblica, bem como aquelas cujos fins sejam contrrios independncia e unidade da Nao, integridade territorial ou aos princpios e objectivos consagrados na Lei Constitucional. 2. nula a constituio de associao, cujo fim seja fsica ou legalmente impossvel, indeterminvel, contrrio lei, ordem pblica ou moral social. 3. A declarao de nulidade deve ser promovida pelo Ministrio Pblico e pode ser invocada por qualquer interessado nos termos gerais do direito.

Pgina 5/12

CAPTULO III Constituio e reconhecimento Artigo 12. (Associados) 1. Para a constituio de uma associao necessrio um nmero mnimo de 15 ou 7 membros, conforme se trate de uma a associao de mbito nacional ou regional e local respectivamente. 2. Podem filiar-se em associaes angolanas os cidados estrangeiros residentes. Artigo 13. (Aquisio de personalidade jurdica) 1. As associaes adquirem personalidade jurdica pelo depsito contra recibo de um exemplar da escritura pblica de constituio, no Ministrio da Justia ou no Comissariado Provincial da respectiva sede, conforme se tratar de associao de mbito nacional ou regional e de mbito local respectivamente. 2. O depsito referido no nmero anterior deve ser feito aps prvia publicao da escritura pblica na 3.a srie do Dirio da Repblica ou num dos jornais mais lidos na respectiva sede, conforme se tratar de associao de mbito nacional ou regional e de mbito local respectivamente. 3. No prazo de 15 dias a contar da data do depsito, o depositrio remeter cpia do exemplar do Dirio da Repblica que publicar a escritura de constituio, ao Procurador-Geral da Repblica ou Procurador Provincial conforme o mbito da associao, para que este no caso de os estatutos ou o fim da associao no estar conforme lei, ordem pblica ou moral social, promova a declarao judicial de extino. 4. A escritura pblica, bem como as respectivas alteraes, s produziro efeito em relao a terceiros a partir da sua publicao no Dirio da Repblica. 5. Sempre que assim o entenda, podero as associaes criar comisses instaladoras para a dinamizao dos procedimentos previstos no nmero anterior.

Pgina 6/12

Artigo 14. (Estatutos) 1. Para a sua constituio e funcionamento as associaes devem adoptar um estatuto. 2. Dos estatutos constaro necessariamente os seguintes elementos: a) a denominao social; b) a durao; c) o fim social; d) a sede; e) o mbito territorial; f) o modo de representao perante terceiros; g) os direitos e deves dos associados, bem como as condies da sua admisso e excluso; h) os rgos sociais da associao, suas atribuies e competncias; i) termos de extino e consequente destino do patrimnio. 3. A publicao no Dirio da Repblica s obrigatria para os elementos constantes das alneas a), b), c), d) e e). Artigo 15. (Registo) Aps o depsito referido no artigo 13. n.1 da presente lei, o Ministrio da Justia ou o Comissariado Provincial procedero oficiosa e obrigatoriamente ao registo das associaes, conforme se trate de associaes de mbito nacional ou regional e de mbito local respectivamente.

Pgina 7/12

CAPTULO IV Associaes internacionais e estrangeiras Artigo 16. (Autorizao) 1. Carecem de autorizao prvia do Ministro da Justia: a) a constituio em Angola de associaes internacionais; b) a actividade em territrio angolano de associaes internacionais constitudas fora do Pas; c) a constituio de associaes integradas s por estrangeiros; d) a actividade em Angola de associaes legalmente constitudas no estrangeiro. 2. As associaes referidas nas alneas a) e c) do n. 1 devem respeitar o disposto nos artigos 13. a 15. da presente lei. 3. As associaes referidas nas alneas b) e d) esto sujeitas ao disposto nos artigos 15. e 17. da presente lei. 4. O Ministrio da Justia dar conhecimento ao Ministrio das Relaes Exteriores do registo das associaes referidas no presente artigo. Artigo 17. (Recusa de autorizao) 1. A recusa de autorizao para o exerccio de actividade de uma associao s pode ocorrer com fundamento em violao dos requisitos legais a que esto sujeitas as associaes. 2. Do indeferimento do pedido de autorizao apenas cabe recurso para o Tribunal Popular Supremo.

Pgina 8/12

Artigo 18. (Tramitao do pedido) 1. O pedido de autorizao para o exerccio de actividade relativo s associaes previstas nas alneas b) e d) do artigo 16. deve ser formulado em requerimento, devidamente reconhecido por notrio e entregue no Ministrio da Justia. 2. Instruem o processo, para alm do requerimento, uma cpia dos respectivos estatutos. 3. No prazo de 60 dias, contados do recebimento do pedido, o Ministro da Justia deve pronunciar-se.

CAPITULO V Relaes entre as Associaes e os organismos da Administrao Pblica Artigo 19. (Apoio do Estado) 1. A administrao central e local do Estado deve incentivar e apoiar a constituio e actividade das associaes registadas, sem prejuzo do disposto nos artigos 7. e 9. da presente lei. 2. s associaes de utilidade pblica ser prestado um apoio especial. Artigo 20. (Associaes de utilidade pblica) 1. As associaes podem ser declaradas de utilidade pblica, quando sejam de fim altrusta ou visem colaborar com a administrao na realizao de atribuies do Estado, sobretudo no mbito do desenvolvimento comunitrio. 2. A utilidade pblica pode ser local ou geral consoante a actividade da associao, interesse apenas a uma comunidade territorial determinada ou a toda a Nao. 3. A declarao de utilidade pblica local compete ao Comissariado Provincial a que pertence a comunidade interessada, competindo a de utilidade pblica geral ao Governo. 4. O Governo regular por decreto a declarao de utilidade pblica das associaes, bem como os respectivos efeitos.

Pgina 9/12

Artigo 21. (Tributao) O Governo regulamentar as condies de pagamento dos impostos e contribuies no quadro dos incentivos ao associativismo. CAPTULO VI Infraces Artigo 22. (Coao) Aquele que obrigar ou exercer coaco sobre algum para o obrigar a inscreverse numa associao ou nela permanecer ser punido com a pena de priso at 6 meses e multa correspondente. Artigo 23. (Desobedincia) 1. Aqueles que prosseguirem com as actividades de uma associao aps o trnsito em julgado da deciso judicial que a extinguiu fora dos limites estabelecidos no artigo 184. do Cdigo Civil, sero punidos com a pena de priso at 1 ano e multa correspondente. 2. A mesma pena ser aplicada quele que dirigir ou administrar uma associao no constituda nos termos da lei. CAPTULO VII Disposies finais Artigo 24. (Filiao em organizaes internacionais) 1. As associaes podem filiar-se em organizaes internacionais congneres, ou manter com elas relaes sempre que tal se mostre til prossecuo do seu fim social. 2. Da deciso de filiao deve ser dado conhecimento ao Ministrio da Justia.

Pgina 10/12

Artigo 25. (Extino) 1. As associaes extinguem-se: a) por deliberao do colectivo dos associados tomada por maioria qualificada de 2/3 dos mesmos; b) pelo decurso do prazo ou pela ocorrncia de qualquer outra causa extintiva prevista no acto de constituio ou nos estatutos da associao; c) pelo falecimento ou ausncia de todos os associados confirmada por declarao judicial, a requerimento de qualquer interessado. 2. As associaes podem ainda ser extintas por deciso judicial, quando: a) o seu fim se tenha esgotado ou se haja tornado impossvel; b) o seu fim seja comprovadamente prosseguido por meios ilcitos ou imorais; c) por insolvncia. 3. Para efeitos do n. 2 do presente artigo, poder intentar a competente aco, qualquer interessado ou o Ministrio Pblico. Artigo 26. (Destinos dos bens) 1. Extinta a associao os bens do seu patrimnio tero o destino que lhes for fixado pelos estatutos ou por deliberao dos associados, sem prejuzo dos dispostos em leis especficas. 2. Havendo bens que tenham sido doados ou deixados associao com qualquer encargo, sero atribudos, com o mesmo encargo, a outra associao de fim compatvel, designada nos estatutos, ou por deliberao dos membros da associao extinta. 3. Na falta de fixao, designao ou lei especfica, os bens do patrimnio da associao extinta so entregues ao municpio da sede daquela, que os pode atribuir a outra associao, em qualquer caso respeitando na medida do possvel, o fim a que estavam afectados e os encargos que sobre os mesmos impediam.

Pgina 11/12

Artigo 27. (Revogao) 1. Fica revogada toda a legislao que contrarie o disposto na presente lei e nomeadamente: a) a Lei n. 1901, de 21 de Maio de 1935; b) o Decreto-Lei n. 37447, de 13 de Junho de 1949; c) o Decreto-Lei n. 39660 de 20 de Maio de 1954; d) o Decreto-Lei n. 520/71, de 24 de Novembro; e) os artigos 167., 168., 169., 182., 183., n. 2, 195., n. 1, do Cdigo Civil; f) o artigo 282. do Cdigo Penal. 2. So derrogados na parte respeitante s associaes os artigos 158.e 161. do Cdigo Civil. Artigo 28. (Entrada em vigor) Esta lei entra imediatamente em vigor.

Pgina 12/12

You might also like