You are on page 1of 1

CSA-144 DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR DE EDUCAO FSICA NO INCIO DE SUA TRAJETRIA PROFISSIONAL

Vinicius Christino Dornellas (IC), Pedro Luz Fonteneli (IC), Jos Solano Gomes Junior (IC), 1 1 Paulo Henrique de Cristo (IC) e Jairo Antnio da Paixo (PQ)
1. Faculdade de Minas - FAMINAS - 36880-000 - Muria-MG
1 1 1

Palavras-Chave: Trajetria profissional, Educao Fsica escolar.

Apresentao

A anlise da percepo do professor de educao fsica quanto s dificuldades enfrentadas no incio de sua trajetria no mbito escolar constitui o enfoque deste estudo. As dificuldades ressaltadas pelos professores, como a inexistncia de infra-estrutura material por parte da escola, indisciplina dos alunos e ainda a inexperincia de prtica docente denotam a ntima relao destas com questes pertinentes educao no nosso pas.

compreenso da dimenso do papel do dever-ser, estipulado socialmente. Mostra ainda, com propriedade, como o cotidiano construdo pela histria, pelo concreto das relaes sociais.

Consideraes Finais
Acima de tudo, fundamental compreender as dificuldades apontadas pelos professores que marcaram o incio de sua trajetria no contexto escolar. A partir dessa compreenso torna-se possvel traar caminhos para a melhoria da prtica pedaggica do professor de educao fsica na escola.

Desenvolvimento
O estudo foi realizado com professores de educao fsica atuantes em quatro escolas da rede pblica de ensino (dois estaduais e dois municipais) da cidade de Muria/MG. Os dados foram coletados a partir de um questionrio estruturado com perguntas abertas e fechadas, abordando aspectos referentes atuao do professor de educao fsica na escola no incio de sua trajetria na escola. Com base nos dados coletados, possvel afirmar que a grande incidncia (85%) das dificuldades apontadas pelos entrevistados recaiu sobre a falta de materiais didticos e infra-estrutura para as aulas prticas, a indisciplina por parte dos alunos, que em sua maioria advm das classes socioeconomicamente desfavorecidas. Na maioria das vezes, a escola no conta com o apoio dessas famlias no acompanhamento da vida escolar de seus filhos. Essa situao adversa ao processo ensino-aprendizagem enfrentada pela maioria dos entrevistados (93%) com criatividade e em alguns casos com investimento por parte do prprio professor na compra de materiais didticos. O mais curioso que as dificuldades evidenciadas por esta parcela profissional no incio de sua trajetria profissional se mantm em sua maioria no presente momento. E pior, acrescidas de outras dificuldades. Ainda que esses professores tenham explicitado a as dificuldades enfrentadas no decorrer de sua atuao na escola, percebeu-se que seus depoimentos se mostravam totalmente desprovidos de anlise poltica da realidade educacional brasileira. Tal fato nos d indcios da falta de conscincia poltica por parte dos prprios professores participantes deste estudo. Como afirma Cunha (2004), este aspecto importante na

Referncias Bibliogrficas
1

BORGES, Ceclia M. F. O professor de Educao Fsica e a construo do saber. 4. ed. Campinas, SP : Papirus, 1998. 2 .CUNHA, Maria I.. O bom professor e sua prtica 16 ed. Campinas, SP : Papirus, 2004.

3 Encontro de Iniciao Cientfica FAMINAS da Zona da Mata - MG Muria(MG), 13, 14 e 15 de novembro de 2006 Revista Cientfica da FAMINAS - Muria - v. 3, n. 1, sup. 1, p. 456, jan.-abr. 2007.

You might also like