You are on page 1of 12

A Filosofia do Iluminismo (CASSIRER, E. [1932] A filosofia do Iluminismo. Traduo de lvaro Cabral. Campinas: Unicamp, 1992.

) Nesta obra, Ernst Cassirer contrape a viso dos clssicos e dos iluministas sobre os problemas fundamentais da Esttica. Esta resenha refere-se apenas ao captulo sobre este assunto. A era iluminista trouxe a razo para descrever todas as coisas e no poderia ser diferente com a arte. A empolgao trazida com o florescimento da geometria seduzia os pensadores a definirem regras para criar obras de arte. Os crculos do gemetra so sempre os mesmos porque descendem da mesma frmula construtora. Da mesma forma, toda obra de arte teria um mesmo significado para seus apreciadores e quanto mais ela se deixasse revelar, seria melhor. Isso era o ideal de beleza desses homens. Era o incio da consolidao da esttica como nova disciplina filosfica. J que o sculo das luzes tem a glria incomparvel de ter unido obra crtica obra criadora, ento a esttica tambm veio acompanhada de uma nova forma de criao artstica. Alm disso, o autor do texto ressalta que no sculo XVIII, h uma coincidncia perfeita entre os ideais cientficos e os ideais artsticos. Realismo na pintura, razo na fsica. No entanto, muito antes de Kant criticar a razo, j havia artistas contestando essa forma de tratar a realidade. Um deles o prprio Shakespeare e suas peas imprevisveis, com Hamlet trazendo a revolta para a corte e com o casal suicida apaixonado e cego. Mesmo havendo casos isolados, os pensadores da poca concordavam que deveria haver mtodos precisos para a criao e apreciao da arte. Assim, a obra se tornaria universal, tal quais os demais enunciados cientficos que eles se esforavam para criar. Desvinculando a obra de arte do prazer que ela causa no seu contemplador, que no passa de mera idiossincrasia, os clssicos queriam revelar sua realidade atravs de mtodos analticos. Comearam por quebrar as notas musicais das melodias. Verificar de quanto em quanto tempo, elas se repetem e com que intensidade. Assim, estariam chegando essncia da obra, para que ela pudesse ser imitada e ensinada sua gnese. A idia era libert-la dos limites da intuio e da imaginao. Dando o instrumental genrico ao artista, ele poderia criar alm de suas prprias limitaes pessoais. Erro cabal dessa teoria. Sem imaginao, no h obra de arte. preciso tanto imaginao do artista para conceber um modelo mental da obra, quanto do pblico que precisa imaginar o que est sendo transmitido com aquela coisa. Os prprios clssicos entram em contradio ao reconhecer a atratividade da fantasia, do imaginrio. Eles

atribuam esse fator nico da obra de um artista a um dom especial, que acompanhava o artista desde o nascimento. Arte no era pra qualquer um. Para esses homens, a natureza tem um significado mais funcional do que substancial, ou seja, a essncia das coisas est na funo delas, no na sua prpria subjetividade. Na verdade, natureza era tomada como sinnimo de sinnimo de razo (tudo razo). Por isso, a obra de arte precisava se fazer entender, ser clara e concisa. O belo deveria ser simples e verdadeiro. A beleza no se deixa abordar, seno pela verdade. Se isso fosse seguido, previam, os teatros ficaro lotados. Ao tomar uma medida emprica como essa para julgar a qualidade de uma obra de arte, os clssicos se afastam de sua razo universal para enveredarem-se por uma filosofia do senso-comum. Porm, a teoria do classicismo francs nunca se disps a fazer isso, porquanto no se apia no uso cotidiano e banal do entendimento, mas nas faculdades supremas da razo cientfica. Por isso, quando eles relacionam o gosto ao bom senso, na verdade querem evitar discusses subjetivas. H um dito popular que diz que gosto no se discute. Mas porque no? Por que difcil! E isso que uma nova corrente da esttica quer fazer com Diderot e outros. Embora no haja como encontrar padres de gostos precisos entre os homens, possvel encontrar similitudes. Cada gosto est limitado ao que os homens tm em comum, ou seja, ele varia dentro de uma amplitude limitada. Em certos lugares do mundo, uma mulher de pescoo comprido considerada bonita pela sociedade, mas em outras no. Esse gosto foi adquirido por cada membro da sociedade atravs da sua cultura. O gosto ao mesmo tempo, objetivo e subjetivo. Subjetivo porque repousa no sentimento individual e objetivo porque resultado de centenas de experincias factuais. Mas o que essa corrente frisa mais que a obra de arte no um produto de significado nico, como queriam estabelecer os clssicos. Pelo contrrio, quanto maior a multiplicidade de significados, mais belo. A expresso que importante, no o contedo do pensamento do artista. Primeiramente, o foco das reflexes desses pensadores foi na impresso que a obra de arte causa no seu contemplador. Diderot prope a esttica emprica, onde o entendimento ocupa o lugar que a razo ocupava na esttica clssica. Porm, apesar de criticar a racionalizao extremista de outrora, os tericos dessa poca no descartam as regras de criao, j que a esttica no deve ser entregue ao acaso e ao arbitrrio. No desdobramento da teoria esttica, Shaftesbury comea a dar passos definitivos para o estabelecimento da Esttica como filosofia autnoma. Inspirado pela Renascena,

ele desloca o centro das atenes dos estticos da fruio para o ato da criao. Sua nfase na espontaneidade da criao artstica. Por isso, a criatividade do gnio artstico indescritvel e muito menos analisvel. Alis, ele confere ao gnio a autoridade de quebrar todas as regras e impor novas. O gnio responsvel pela renovao do pensamento e da arte. E genial aquilo que supera o comum, inova. Apesar de concordar com os princpios de Shaftesbury, Dubos traz de volta o centro para a fruio e toma quase que como medida nica para a obra de arte a excitao que ela causa no seu fruidor. Para ele, a emoo de ver uma pintura anloga a de ver uma execuo sumria. Quanto mais chocante, melhor. A obra de arte se torna um espetculo. Dubos era categrico, afirmava que os homens sofrem mais por viver sem paixes do que por causa de suas paixes que os fazem sofrer. Em seguida, vem Baugartem e diz que devemos nos ater as impresses, mas no trat-las como nico fator. Este homem o responsvel por sistematizar a esttica, liberando-a da lgica e metafsica tradicional. A intuio, to rejeitada pelos clssicos, agora faz parte da criao, mas obedece a certa lgica. Intuio nada mais do que um clculo inconsciente e inesperado baseado em experincias anteriores. E as paixes, consideradas como perturbaes da alma pelos cartesianos, agora o motor da vida. Baugartem concorda com Dubos nesse ponto: no h como fazer arte sem uma boa dose de paixo. Como podemos ver, os pensadores iluministas foram paulatinamente aprendendo a relativizar os conhecimentos, tornando-os mais parecidos com o prprio homem, que convive com a dualidade o tempo todo.

I - Cassirer e a interpretao do sculo XVIII como descoberta do gosto No Prefcio de seu A filosofia do Iluminismo1, Ernst Cassirer reivindica para a intelligentsia do sculo XVIII uma contribuio cuja originalidade reside no tanto nos contedos por ela propostos, mas na maneira pela qual contedos herdados da tradio foram abordados. Deste ponto de vista, o sentido verdadeiramente fecundo do pensamento das Luzes manifesta-se menos por um contedo do que pelo prprio uso que faz do pensamento filosfico, pelo lugar que lhe confere e pelas tarefas que lhe atribui 2. Da por que Cassirer insista em voltar nossa ateno para a atitude que, sob a diversidade dos campos tematizados pelos iluministas, presidiria o perodo e que ele resume na idia motriz da autonomia da Razo, efetuada em todos os domnios da vida e do esprito 3. A esttica um dentre estes domnios e a este ttulo que seus problemas fundamentais so expostos na 3 e na ltima parte de A filosofia do Iluminismo. Tal como de se esperar, Cassirer a ir expor os motivos que nos autorizam a reencontrar, no regime das questes vinculadas produo artstica e literria, a efetuao do ideal esclarecido, a saber, sua aposta na espontaneidade originria do pensamento 4. Embora admitam diversas manifestaes, esses motivos convergem para um mesmo ponto de fuga, representados pela conscincia indita da dignidade filosfica do sensvel 5. Ao afirmar que o sculo XVIII marca o advento da esttica a ttulo de disciplina autnoma que tematiza o sensvel enquanto tal, Cassirer vincula sua interpretao da inovao do Iluminismo no campo da arte e da literatura a um juzo nada complacente acerca da esttica que precede imediatamente ao sculo XVIII a ponto de podermos at nos perguntar se, uma vez subscrita a tese de Cassirer, tal ttulo de fato convm reflexo sobre a arte e a literatura seiscentistas. Pois seria legtimo design-la por esse termo, se verdade que, antes do sculo XVIII, o sensvel tem sua temtica ignorada e, como quer Cassirer, inteiramente subordinada ao conhecimento intelectual?
1 2

CASSIRER. A filosofia do Iluminismo, p. 7-16. Ibidem, p. 11. 3 Ibidem, p. 15. 4 Ibidem, p. 11. 5 Reencontramos o mesmo processo em todos os esforos, to diversos e to divergentes, efetuados no sculo XVIII para a fundao da esttica: ele foi seu centro de gravidade latente, o seu foco espiritual. evidente que entre os numerosos pensadores que participaram nesse movimento, nenhum deles tem, no incio, a menor conscincia do objetivo para o qual ele tende, nenhum reconhece de imediato uma linha determinada qual o curso do pensamento ligar-se-ia, um problema bsico nitidamente concebido e conscientemente visado no conflito das mltiplas correntes. A problemtica, pelo contrrio, mantm-se em permanente movimento e, segundo o predomnio deste ou daquele interesse psicolgico, lgico, tico , assiste-se a um perptuo deslocamento de sentido das normas e dos conceitos fundamentais que governam a esttica nascente. Mas, no final, cristaliza-se, a partir desse complexo de tendncias de aparncia contraditria, uma nova configurao (Ibidem, p. 369-370).

Antes de esboar por nossa conta e risco uma resposta a esta questo, e apresentar eventuais ressalvas interpretao de Cassirer, tratemos de coment-la um pouco mais. Pelo que se depreende do que j foi dito, fica claro que nosso intrprete v nas Luzes a progressiva emancipao do sensvel em relao ao intelectual, o gradual reconhecimento de que o sensvel dispe de uma dinmica prpria a ponto de se poder falar do advento de uma nova problemtica, irredutvel questo do conhecimento ou da moral. No faltam textos que, primeira vista, confirmam esta leitura. assim que, em 1750, Baumgarten define a esttica como cincia do conhecimento sensitivo, o que requer a admisso de que, ao lado da perfeio representada pelo conhecimento intelectual, nico capaz de distino, h uma perfeio de outra ordem, que recobre o territrio do belo. Contra a tradio intelectualista da filosofia seiscentista, que enxergava no sensvel o lugar da fala confusa, a ser vertida na distino prpria aos conceitos do intelecto, Baumgarten institui a idia de uma perfeio esttica delimitando o terreno sobre o qual a abordagem ao belo ir agora comportar o estatuto de uma Wissenschaft6. Essa inovao, j o sabemos, Cassirer no a v como um fato isolado, e sim como a variante da atitude que o Iluminismo tem diante da arte e da literatura. Na sua direo j apontava a defesa que, do interior do classicismo francs, Bouhours (1628-1702), polemizando com os jansenistas, fazia do estilo7. Antecipando a idia de iluso esttica, que prefigura a emancipao do belo frente ao verdadeiro, Bouhours fornecia as condies para a edificao da esttica do sentimento, que ser elaborada por Du Bos na metade do sculo XVIII (Rflexions critiques sur la posie et la peinture, 1755)8. Idntica tendncia verificaramos no debate anglo-saxo, no interior do qual Cassirer traa um fio de continuidade que, de Shaftesbury a Hume, passando por Francis Hutcheson e Edmund Burke, consolida a concepo de que o elemento principal na obra literria ou artstica no a imitao, mas o ato de criao cujos aspectos subjetivos, ao ocuparem o centro da anlise, propiciam a elaborao de uma esttica do sublime e do gnio que subverte o carter prescritivo da esttica seiscentista9.
6

BAUMGARTEN. Aesthetica. In: Esttica A lgica da arte do poema, 1, 14 e 17. Para o comentrio de CASSIRER, ver: A filosofia do Iluminismo, p. 444. 7 a expresso, no o contedo do pensamento como tal, que contm cada vez mais a verdadeira carga esttica. No surpreendente, portanto, e muito menos paradoxal, nesse contexto, que Bouhours exija para todo produto vlido da arte no a verdade pura e simples, mas certa mistura expressa de falsidade, e que por essa mesma razo justifique o equvoco, porque o falso e o verdadeiro a esto misturados e formam uma unidade (CASSIRER. A filosofia do Iluminismo, p. 399). 8 Du Bos, segundo Cassirer, radicaliza, assim, a independncia do esttico diante do terico: A essncia da esttica no pode ser conhecida de maneira puramente conceitual; o terico, nesse domnio, no dispe de outros meios para comunicar suas intuies de um modo convincente a no ser recorrendo sua prpria experincia interior (A filosofia do Iluminismo, p. 401). 9 CASSIRER. A filosofia do Iluminismo, p. 419-433.

A crer em Cassirer, portanto, ao longo do sculo XVIII, assistimos a esforos diversos que tendem, todos, para a fundao da esttica. Disso, o Iluminismo fez seu centro de gravidade latente, o seu foco espiritual 10. No cmputo geral, no pouco: essa 'humanizao' da sensibilidade, como a designa Cassirer11, inscreve a instituio da temtica prpria ao sensvel no movimento da aceitao da finitude do homem pois por meio de sua sensibilidade que o homem, distinguindo-se do infinito, adquire sua marca especfica. Desde que a fundao da esttica terica sustenta a causa da autonomia do belo, ela anuncia implicitamente, desse modo, que a natureza finita tem fundamentalmente direito ao seu modo de ser autnomo 12. Ou seja: o significado mais amplo da fundao da esttica no sculo XVIII est em que este fato vale como certido de nascimento da idia de homem. O projeto de uma antropologia filosfica, desenvolvida por Cassirer em outros textos, v-se, desse modo, avalizado pela leitura que faz da esttica setecentista. Com isso, em contrapartida, vai se tornando clara a outra face do elogio de Cassirer ao Iluminismo. Se foi mesmo preciso esperar pelo sculo XVIII para que o sensvel tivesse sua dignidade filosfica reconhecida, ento, ser foroso concluir, o classicismo francs, a rigor, no foi, nem poderia ter sido uma esttica. Confirma-o o que diz Cassirer de alguns de seus principais representantes D' Aubignac (Pratique du thtre, 1657), Boileau (Art potique, 1674), Batteux (Les beaux arts rduits un mme principe, 1747). Afirmando que neles o belo se v subordinado a fins exteriores, vinculados, sobretudo descoberta da verdade, Cassirer conclui que a real significao do sensvel lhes permaneceu oculta. A atribuio deste carter deficitrio ao classicismo ele no uma esttica, pois no reconhece o sensvel apia-se na caracterizao deste ltimo como conjunto de prescries ao artista, cuja imaginao domesticada e subordinada a uma inteno edificante; como se isso no bastasse, as regras alimentam o desprezo pelo singular e individual em prol de ideais universais e atemporais. Avessa ao gosto, cujo exerccio requer o livre desenvolvimento da subjetividade, a mimesis clssica , aos olhos de Cassirer, refm de seu compromisso com a exposio da verdade; enquanto permanecer vlida, a imaginao do poeta deve ser guiada e controlada pela razo e sujeita s regras desta 13.

10 11

Ibidem, p. 369. Ibidem, p. 459. 12 Ibidem, p. 458. 13 CASSIRER. Ensaio sobre o homem, p. 249. Ver tambm: A filosofia do Iluminismo, p. 371-394.

Como se depreende da, Cassirer prope-nos interpretaes complementares do classicismo e do Iluminismo, a passagem entre eles obedecendo lgica da descoberta. A hiptese de que o sculo XVII dispunha de uma esttica prpria, pautada por parmetros irredutveis queles que iro guiar a reflexo sobre a literatura e a arte no sculo XVIII no entra na pauta. A leitura de Cassirer formula-se em uma intuio diversa: o classicismo permaneceu cego para tudo aquilo que ser trazido luz pelo Iluminismo. O homem j estava l, aguardando um esprito de poca capaz de reconhecer sua proximidade incgnita, sua presena secreta, da qual parte constitutiva o sensvel e as variantes em que ele se manifesta no sculo XVIII as paixes, o sentimento, a imaginao livre de intentos cognitivos, o gnio. Em que medida Cassirer considera a poca clssica ter sido incapaz deste reconhecimento da esttica o que fica claro, to logo o seguimos em sua digresso sobre os vnculos essenciais que, a seu ver, ligam o classicismo filosofia cartesiana. A dependncia do belo em relao ao verdadeiro, no sculo XVII, responderia exigncia de que a arte seja conforme a razo e, nesta medida, pautada pelo ideal da verdade. Esta adequao revelaria a primazia exercida pelo esprito do cartesianismo em todos os domnios da vida espiritual seiscentista14. Da por que Cassirer explique as diretrizes da mimesis clssica como resultados da transposio do cartesianismo para o mbito da reflexo sobre a literatura e a arte. O ideal de unidade propugnado por Descartes estaria desse modo, na origem do esforo do classicismo em reduzir a diversidade potica a princpios formulveis no corpo de uma teoria; a irrelevncia da dimenso criadora e do juzo subjetivo para a mimesis clssica explicando-se, igualmente, pelo fato de que, no cartesianismo, todo elemento subjetivo direcionado para a descoberta da verdade. Intentar aqui nossa prpria reconstruo do classicismo nos desviaria de nosso objetivo, bem mais modesto. Porm, a fim de propor uma aproximao da originalidade da esttica do sculo XVIII, preciso reaver, mesmo que apenas na forma da polmica com Cassirer, aqueles que nos parecem ser os termos adequados formulao da passagem do classicismo s Luzes sobretudo porque, a nosso ver, esses termos no giram em torno do progresso que teria sido representado pela descoberta da autonomia da sensibilidade e, no plano mais abrangente, pela descoberta do homem. inegvel que o classicismo se apia em um conjunto de regras que pautam a produo da obra, assim como tambm inquestionvel que, em funo disso, a imaginao se v subordinada a
14

CASSIRER. A filosofia do Iluminismo, p. 372. Para a noo de poca enquanto sistema de valores, ver do mesmo autor, Descartes, Corneille, Christine de Sude e, sobretudo, Das Erkenntnisproblem in der Philosophie und Wissenschaft der neueren Zeit, in: Gesammelte Werke, v. II.

uma disciplina rgida, que inibe o desvio e coopta o autor a formas institudas previamente no cnone. Tampouco se pode negar a interdio ao burlesco e ao estilo afetado, presentes como orientao normativa geral do classicismo francs, e justificada com base no compromisso da arte com a imitao da natureza. Ocorre apenas que nenhum destes elementos faz do classicismo uma teoria cujo significado ltimo teramos de buscar no cartesianismo. Para dirimir qualquer suspeita a esse propsito, basta evocar por contra-exemplo ao esquema interpretativo de Cassirer a potica horaciana, na qual cada gnero literrio demarca um domnio e define um tom prprio, exigindo do artista um estudo que o habilita a adequar-se a preceitos institudos de antemo. Guarde cada gnero o lugar que lhe coube e lhe assenta 15. Horcio no se baseou em Descartes para proferir essa mxima, nem a instituio de uma esttica prescritiva, por si mesma, acarreta necessariamente o compromisso da mimesis com a objetividade do saber. A rigor, no h nenhuma incompatibilidade de origem entre a existncia de um conjunto de preceitos e a incidncia de certo gosto16, desde que o compreendamos como categoria pautada por diretrizes diversas do gosto iluminista. Cassirer descarta de antemo esta correlao entre prescrio e beleza (presente na potica antiga e retomada pelo classicismo francs) por partir da idia de que, substancialmente, a inteligibilidade da literatura e da arte inseparvel da histria da filosofia. Da por que veja nos elementos prescritivos efetivamente presentes no classicismo francs o resultado de um preconceito objetivista, fruto da transposio do cartesianismo para os mbitos da arte e da literatura, em vez de uma escolha estilstica fundada em razes que pouco ou nada devem filosofia.

15 16

HORCIO. Arte potica, in: A potica clssica, p. 57. O termo comparece em Horcio, Arte potica, op. cit., p. 61.

Nesta obra clssica da histria intelectual, Ernst Cassirer fornece tanto uma sntese coerente e uma anlise penetrante de um dos maiores pocas da histria intelectual: o Iluminismo. Argumentando que no havia uma base comum sob as diversas vertentes de pensamento desse perodo, ele mostra como os filsofos do Iluminismo se basearam as idias dos sculos anteriores, mesmo quando radicalmente transformando-as para se ajustar ao mundo moderno. Na opinio de Cassirer, a filosofia do Iluminismo libertados do domnio do pensamento puro e restaurou-o para o seu verdadeiro lugar como uma fora ativa e criativa atravs da qual o conhecimento do mundo atingido. Em um novo prefcio, Peter Gay considera A filosofia do Iluminismo, no contexto em que foi escrita - na Alemanha em 1932, no precipcio da apreenso do poder pelos nazistas e um dos maiores assaltos nos ideais do Iluminismo. Ele tambm argumenta que os trabalhos de Cassirer permanecem uma defesa incisiva contra os inimigos do Iluminismo, no sculo XXI.

Nesta obra, Cassirer procura demonstrar o caminho percorrido pela esttica desde o neoclassicismo francs do Sculo XVII at o Iluminismo do Sculo XVIII fazendo um paralelo com o pensamento filosfico destes sculos. Ele trata a filosofia de uma poca como algo que encerra a conscincia do seu modo de ser, ou seja, a filosofia reflete de maneira privilegiada o todo multiforme de uma poca, ou seja, a arte, a cincia, a religio e a sociedade. Dentro dessa idia, ele inicia a seo A esttica clssica e o problema da objetividade do belo apresentando o vinculo entre o cartesianismo e o classicismo, com o segundo numa espcie de subordinao filosofia cartesiana no seu postulado universal da razo. Para ele, este postulado tem a ambio de englobar no apenas toda a cincia, mas todos os aspectos e todos os modos de agir. Partido desta premissa, conclui a no existncia de uma esttica neoclssica e sim um conjunto de regras e conceitos derivados da objetividade do belo, ou seja, a esttica clssica, assim como a matemtica e outras cincias que recebem uma orientao racional, deve ser submetida s mesmas exigncias restritas, sendo aferida pela razo e sendo testada atravs de regras racionais. Nesta filosofia que tem como seu ponto o conhecimento como a certeza, o conceito de belo passa a ser pensado como dotado de um aspecto objetivo e confundindose com a prpria verdade, retirando o prazer subjetivo que uma obra desperta em ns. Desta forma, a obra deve se ater natureza da criao e do julgamento artstico em sua unidade e integridade submetidas a um s e mesmo princpio.O que se exprime por uma teoria prescritiva do belo dentro de um ideal de unidade e uma concepo de arte como imitao da natureza. Cassirer vai citar vrios autores para mostrar o vinculo entre a reflexo sobre a arte e a filosofia da razo de Descartes, entre eles, L Bossu em seu Trait du pome pique, que diz que a arte e a cincia tem em comum a origem fundada na razo e conduzidas pela luz da natureza. Acontece que o autor no leva em conta a extrema ligao da literatura clssica com os escritores clssicos gregos tais como Homero, Ccero e Virgilio que tambm tinham um ideal de razo em suas obras. Isto muito bem demonstrado por DAubignac em seu Pratique du ttre de 1657, que diz que as regras do teatro no so fundadas na autoridade e sim na razo que era utilizada pelos escritores clssicos gregos. Alm disso, Cassirer no considera a sociedade cortes francesa do Sculo XVII e os seus ideais ligados ao projeto de hegemonia da lngua e da cultura francesa promovido

por Luiz XIV, bem como, a mediao entre o autor e uma platia que no annima, que possui valores bem determinados e muito consciente do seu ideal aristocrtico. Da ele apresenta a partir da seo O problema do gosto e a converso ao subjetivismo a evoluo para uma nova configurao espiritual presente em Kant na forma da natureza da intuio humana para dar conta de como possvel conhecer, ou como pretende Cassirer a descoberta do homem em seu subjetivismo. Ele ainda cita Kant, para quem, o gosto no determinado por um conceito, o gosto uma indeterminao, num conceito claramente contrario ao classicismo das prescries e cnones. O fenmeno esttico, por sua prpria essncia passa a ser um fenmeno puramente humano. Mais uma vez Cassirer vai privilegiar a filosofia como sendo a causa de um novo modo, uma nova dimenso no processo de criao artstica, cabendo ao Sculo do Iluminismo a tarefa de unir numa perfeio inigualvel a obra critica obra criadora, conferindo a cada uma as virtudes da outra. Mais uma vez Cassirer no considera a formao da sociedade na poca e a mudana da base social ocorrida no sculo XVII com a constituio de uma sociedade burguesa e de um publico leitor que vai surgir a partir do evento da popularizao do livro como uma mercadoria. Assim, o autor deste sculo vai lidar com uma comunidade indeterminada, no se submetendo a nenhuma regra externa como veremos na prxima seo, dando inicio ao que chamamos imaginao criativa, ou seja, uma literatura relacionada a valores indeterminados, numa expectativa universal e no objetiva. Ainda dentro deste clima da supremacia da filosofia sobre a arte, e no o inverso, como bem poderamos avaliar, o autor vai discutir uma verdadeira esttica na seo A esttica da intuio e o problema do gnio em contraposio teoria neoclssica do belo. O autor mostra que a esttica inglesa representada por Shaftesbury apresenta pela primeira vez a intuio e a importncia do gnio, sendo a esttica como uma verdadeira regra de vida. Uma espcie de lei que ir reger a organizao de um universo intimo da personalidade espiritual numa valorao da subjetividade. Ele afirma que na criao se atingira a verdade da natureza. E o verdadeiro esta no interior do artista. Ou como bem diz Schiller, o gnio no tem de ir busca da natureza e da verdade, tem-nas em si mesmo.... Finalmente em a Fundao da esttica sistemtica - Baumgarten, Cassirer vai chegar esttica do sculo XVIII, onde a mesma ser vista como a teoria da

sensibilidade, do conhecimento sensvel. A cincia no deve ser rebaixada para o domnio da sensibilidade, o sensvel que deve ser elevado ao status do saber. Domnio que deve ser penetrado e dominado por uma forma especifica do saber. Para Baumgarten s pode ser um poema, um discurso que possui o poder de uma perfeita expresso sensvel, que suscita o aparecimento de uma intuio viva e nos retm constantemente em sua presena. Cassirer volta a dar importncia filosofia do Sculo do Iluminismo, ao finalizar afirmando que esta esttica de Baumgarten elucida os vnculos com a filosofia desta poca ao renunciar ao absoluto no sentido estritamente metafsico, ao ideal de um conhecimento regido pelo divino, substituindo-o por um ideal puramente humano.

You might also like