You are on page 1of 42

PRTICO

GUIA

Fotografe
melhor
www.fotografemelhor.com.br

Faa o Certo No erre mais

REGRA DOS TEROS


CURSO DE FOTOGRAFIA

ERRADO
Posicionar uma pessoa ou objeto que esteja inserida no cenrio no centro do enquadramento. Colocar o horizonte da paisagem dividindo o quadro ao meio. Essa composio costuma ficar pouco interessante e transmite sensao de montonia. Usar a regra dos teros para todas as situaes fotogrficas. Nem sempre esta tcnica deve ser utilizada. A criatividade e a ousadia no podem ser esquecidas.

CERTO
Posicionar o tema prinicipal em um dos cruzamentos das linhas, o que resulta uma composio muito mais equilibrada do que situ-la no centro do quadro. Em uma foto de pr-do-sol, por exemplo, a regra dos teros sugere situar o sol em um destes pontos de cruzamento. Colocar a linha do horizonte, nas fotos de paisagens, no tero inferior ou superior do enquadramento. Tudo vai depender da inteno do fotgrafo: mais destaque para o cu ou para a terra. Deixar o horizonte mais baixo ou mais acima de uma das linha dos teros tambm recomendvel. Ter um primeiro plano para a foto ganhar profundidade e conduzir o olhar para dentro da cena.

CUIDADO COM A QUALIDADE


CURSO DE FOTOGRAFIA

ERRADO
Retratar pessoas com a mquina na posio horizontal, e outros assuntos, predominantemente horizontais, com a mquina na posio vertical. O correto usar a posio horizontal ou vetical para encher o quadro com o assunto. Com isso, elimina-se elementos desnecessrios do fundo (veja como sobra espao na lateral da foto abaixo). Fotografar pessoas obesas ou mal vestidas de corpo inteiro. Por uma questo de esttica e respeito pessoa, faa um enquadramento fechado, em meio corpo. Baixinhos e crianas tambm devem ser retratados com cuidado, no mesmo nvel da altura deles ou mais de baixo (se for preciso, ajoelhe-se). Registrar grupos de pessoas displicentemente arrumados em eventos: certifique-se que esto bem vestidos, penteados, com maquiagem (se for o caso). Cuide da arrumao das gravatas, golas, bolsas, culos, palets amarrotados. Nada de crachs, cigarro na mo ou na boca.
O enquadramento vertical, com corte de meio corpo, uma boa opo para retratos; o horizontal deve ser evitado

Veculos devem ser fotografados de baixo para cima para a imagem ter mais impacto visual

CERTO
Retratar uma pessoa apoiada - num muro, porto, janela, cadeira... As mo tambm devem estar apoiadas ou segurando algo. Quando isto no for possvel, enquadrar na vertical e fazer um corte na altura do cotovelo. Fotografar veculos sempre que possvel de baixo para cima, de preferncia ao nvel do solo, para dar mais impacto visual. Clicar pessoas (ou outro assunto) bem afastadas do fundo - que deve ficar desfocado. A zoom em meia-tela ideal para isto.

LENTE ZOOM
CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Usar zoom em meia-tele para desfocar o fundo. Utilizar grande angular para obter profundidade de campo (diafragma fechado f/16 f/22 Respeitar o alcance do flash.

ERRADO
Fazer closes com a zoom em grande angular (distorce). Fotografar muito de frente (assunto fica chapado) Usar tele ou meia tele em condioes de baixa luminosidade. Neste caso e melhor usar grande angular.

CERTO

ERRADO

PROFUNDIDADE DE CAMPO
CURSO DE FOTOGRAFIA
Abertura intermediaria, f/8, zona de nitidez limitada

CERTO
Utilizar a maior profundidade de campo para arquitetura, paisagens,grupo de produtos, decoraao, jardins e situaoes em que o foco em todo enquadramento seja necessario. Usar o botao de previsao de profundiade de campo ou o modo automatico DEP em maquinas que tenham este recurso. Fazer macrofotografia com lentes apropriadas (macro) e flash para ganhar profundidade de campo.

Abertura, f/22, zona de nitidez maior grande profundidade de campo

Abertura, f/4, zona de nitidez bem pequena

ERRADO
Fazer retratos, books e fotos de esporte com aberturas pequenas.(necessidade de fundo desfocado). Pensar que uma meia-tele (70 a 135mm) ou acima consegue grande profundiade de campo. A profundidade de campo e maior nas grandes angulares. Focalizar o assunto em primeiro plano. O certo e dar foco no primeiro tero, ou seja um pouco antes de sua metade.

PRIORIDADE DE VELOCIDADE
CURSO DE FOTOGRAFIA
Para congelar o movimento a prioridade de velocidade foi ajustada em 1/2000 e a camera determinou a abertura ideal. Nem sempre a abertura maxiam da lente permite velocidades altas. 1/2000 e a foto pode sair tremida

CERTO
Respeitar a velocidade minima recomendada para cada distancia focal (posiao) da zoom: 1/15 para grande angular 28-35mm; 1/30 para a normal 50mm. e 1/125 para meia-tele 80 mm. Evita-se fotos tremidas. Preceitos basicos da regulagem de velocidade: Fotos de esporte 1/125; fotos internas, 1/30; fotos com flash, todas as velocidades ate a maxima. Utilizar tripe com velocidades abaixo de 1/15 ou menor. Com grande angular e possivel fotografar ate 1/8 com apoio.

ERRADO
Fazer retratos, books e fotos de esporte com aberturas pequenas.(necessidade de fundo desfocado). Pensar que uma meia-tele (70 a 135mm) ou acima consegue grande profundiade de campo. A profundidade de campo e maior nas grandes angulares. Focalizar o assunto em primeiro plano. O certo e dar foco no primeiro tero, ou seja um pouco antes de sua metade.

PRIORIDADE DE ABERTURA
CURSO DE FOTOGRAFIA

A prioridade de abertura muito usada em fotos de esportes pois assegura exposio correta com velocidade alta; mas utilizar a abertura mxima do diafragma pode comprometer o foco, como na foto ao lado.

CERTO
Optar pela abertura f/5.6 - diafragma que garante uma velocidade compativel (e segura) para a maioria das fotos domsticas e de viagem em gera. Para obter maior profundidade de campo, usar abertura menores - f/11, f/16 e f/22. Neste caso segure firme a mquina ou use trip. Para reduzir a profundidade de campo de maneira a deixar o fundo bem desfocado, use a abertura mxima - f/4 ou f/5.6(conforme a lente). Mas ateno no foco, que fica crtico especialmente nas fotos a curta distncia.

ERRADO
Fazer retratos, books e fotos de esporte com aberturas pequenas.(necessidade de fundo desfocado). Pensar que uma meia-tele (70 a 135mm) ou acima consegue grande profundiade de campo. A profundidade de campo e maior nas grandes angulares. Focalizar o assunto em primeiro plano. O certo e dar foco no primeiro tero, ou seja um pouco antes de sua metade.

COMPENSAO DE FOTMETRO
CURSO DE FOTOGRAFIA

ERRADO CERTO

CERTO

ERRADO ERRADO

CERTO

Para fotos na praia, neve, de produtos claros ou temas e assuntos dispostos frente de fundos brancos, paredes claras ou cu nublado muito claro, a compensao deve ser regulada para +1ou 2 pontos (mais luz). Para assuntos escuros ou com fundo escuro atrs,a compensao deve ser de -1 ou -2 pontos (menos luz) Maquina regula exposio automaticamente. Fazer a compensao e tambm o brackting quando usar filme cromo.

Errar e fazer o oposto, ou seja compensar para mais em assuntos escuros e menos em assuntos claros. Esquecer de desativar a compensao depois de feita a foto. Acreditar cegamente no fotmetro e no compensar. Assunto escuros (acima lado esquerdo) exigem compensao para menos luz e temas claros (acima lado direito) mais luz.

LATITUDE DE EXPOSIO
CURSO DE FOTOGRAFIA

ERRADO
Usar cromo em situao muito crtica de fotometria sem que haja condies para uma perfeita medio de luz. Utilizar servios de laboratrio ruim, que no consegue boa ampliao de negativos coloridos super ou subexpostos. So laboratrios que costumam no repetir a ampliao, mesmo que a foto esteja evidentemente muito clara ou escura. Esses defeitos podem ser corrigidos. Confiar demais na latitude de exposio. Algumas vezes, o erro da exposio passa dos 3 pontos e a no d para esperar milagres do saboratrio. Se for de 3 ou at 4 pontos acima, ainda h boas chances de uma ampliao satisfatria. J se for de 3 ou 4 pontos abaixo, quando o negativo sai muito subexposto, no h como garantir uma boa ampliao.

CERTO
Usar filme negativo sempre quando no houver confiana plena na fotometria ou quando a condio de luz variar muito caso de fotos de shows e espetculos de circo. Em caso de dvida, use a abertura mxima e deixe para que o laboratrio resolva o problema. Fazer puxada de ISO com filme negativo. Por causa da maior latitude de exposio, os resultados geralmente so melhores que os de cromos. Mesmo que esqua de regular a sensibilidade correta do filme negativo no precisa se preocupar se o erro for de at dois pontos (ou seja, ISO 100 usado como 400) porque a latitude garante. Pedir ao laboratrio para corrigir a foto caso a ampliao no estija como o esperado. A latitude e exposio do negativo colorido permite ajustes e correes de defeitos causados por superexposio ou subexposio (desde que sem exageros).

Acima, foto feita com negativo colorido ISO 400: filme aguentou erro de at 2 pontos de subexposio; com 3 pontos a imagem ficou muito escura

O FILME IDEAL
CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Dar prioridade para o uso de filmes de marca conhecida, geralmente com melhor qualidade. Em caso de cromo, adquira somente filmes conservados em refrigerador apropriado. Preferir cromos ISO, 64 ou 50, que asseguram melhor qualidade em cor, contraste e granulao. Filmes de maior sensibilidade somente se necessrio. No caso de esportes e shows noturnos, os negativos ISO 800 ou 1.600 so os mais indicados. Apostar na nova gerao de filmes negativos coloridos ISO 400. Esses tipo de filmes potencializa a utilizao de objetivas de menor luminosidade (f/4, f/5,6).

ERRADO
No usar filtros de correo para cromo negativo. Ao fotografar sob a luz florescente, deve-se usar um filtro magenta (FL-D ou FL-W) para evitar que a foto tenha um tom esverdeado. Sob luz de uma lmpada comum de tungstnio, deve usar um filtro azul (srie 80) para neutralizar o tom amarelado deste tipo de iluminao. Utilizar filme ISO 400 para ampliaes acima de 20 x 25 cm. Guardar filmes em locais com alta tempertura e pouca ventilao. Cromos, de preferncia, devem ser guardados nas partes mais baixas da geladeira. Negativos no precisam de tanto mas devem estar protegidos de alta temperatura e umidade.

FILME PUXADO
CURSO DE FOTOGRAFIA
Filme ISO 400 puxado para ISO 1600: cores mais saturadas Foto tremida: sensibilidade original do filme no assegura velocidade alta no obturador

ERRADO
Alterar o ISO do filme para 1 ou dois pontos acima e depois voltar o ajuste para o normal. Uma vez alterado, o filme todo deve ser batido no ISO selecionado. No avisar o laboratrio sobre a alterao do ISO. Com isso, o filme ser revelado normalmente, no ISO de origem, o que prejudicar a qualidade das fotos. Achar que o resultado ser igual ao do filme no ISO normal numa condio de luz ideal. O filme puxado sempre est sujeito a alteraes de cor, contraste e granulao, que variam de intensidade conforme for a puxada.

CERTO
Puxar 1 ou 2 pontos. Acima disso, 3 ou 4 pontos, o resultado pode no ser satisfatrio. Fazer a puxada em situales em que haja uma luz ambiente interessante a ser aproveitadada, como shows e esportes em geral. Puxar o filme para fotografar uma festa familiar noturna, por exemplo, no uma boa aternativa pois as fotos podem ficar amareladas devido iluminao do ambiente por lmpadas de tungstnio. Melhor usar o flash. Procurar laboratrios acostumados a atender profissionais. O filme puxado exige cuidado na revelao, pois os tempos dos banhos so aterados.

BRACKTING
CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Fazer sempre o bracketing com cromo, especialmente nos casos em que a cor do assunto ou a luminosidade da cena deixem dvidas na hora de fotometria. Com o filme negativo, use o bracketing sempre que for muito grande o contraste da cena, como fotos na praia, neve, com uma parede muito clara de fundo e no teatro, onde difcil fotometrar personagens muito iluminados com o fundo escuro de fundo. Em estdio, sempre faa o bracketing quando fotografar produto com fundo branco. Para maior preciso, o bracketing com cromo pode ser feito em etapas de meio ponto.

ERRADO
No fazer o braketing para economizar filme. Com cromo, algumas vezes a diferea de somente um ponto no basta para garantir a exposio correta. Especialmente quando se combinam vrios agravantes para o clculo de exposio, como objetos escuros em um fundo branco. Fazer o braketing somente ajustando o diafragma. Algumas vezes, melhor compensar a exposio pela volocidade do obturador, mantendo fixa a abertura do diafragma, o que facilita o fotografo trabalhar com a profundidade de campo que for necessria. Aceitar uma ampliao de negativo clara ou escura demais mesmo depois de ter compensado a exposio pelo bracketing. Isso acontece.

FLASH DE PREENCHIMENTO
CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Usar o fill-flash tambm nas fotos de ambientes internos (panormicas, de mquinas industriais e pessoas trabalhando) quando se preserva a iluminao natural, ficando a luz do flash somente para clarear o primeiro plano. Utilizar fill-flash com filme negativo. Problemas de exposio e correo de cores so geralmentes resolvidos nos minilabs automticos. Se necessrio, oriente o operador da processadora para correo de um problema especifico. Nas mquinas autofocus, deixar o clculo de exposio com fillflash totalmente a cargo do equipamento. Como o flash dedicado e faz a leitura de luz por TTL, no h nenhum motivo para colocar a mquina ou o flash no modo manual, fazer compensao ou esquentar a cabea com qualquer regulagem.

ERRADO
Usar fill-flash nos retratos contra luz. Muitas vezes, o efeito da bela luz que ilumina o assunto por trs se perde totalmente ao usar o flash. Deixar o fill-flassh um pouco mais forte (compensando a exposio). Neste caso, a prioridade de exposio acaba ficando para o flash, e o resultado ser o primeiro plano com iluminao chapada e o fundo escuro. Utilizar o fill-flash permanentemente. A foto perde naturalidade, o clima do sombreamento trazido pela luz natural e tambm compromete o relevo, textura e profundiade do enquadramento.

CERTO

ERRADO

FLASH REBATIDO
CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Rebater a luz do flash, apontando o refletor do flash em direo a uma parede ou o teto. Deixe para que o automtico do flash TTL calcule a exposio correta. Usar um carto branco preso ao refeltor do flash, que deve ser mantido na posio totalmente esticado. O carto sempre deve ser usado quando a parede ou o teto esto distante para rebater a luz. Utilize tambm sempre que precisar de uma luz mais frontal ao assunto. Prefira filme ISO 400 em situaes em que seja necessrio rebater a luz. Abrandar as sombras e clarear o fundo usando velocidade de obturador mais baixas (como 1/30s) e diafragma da objetiva mais aberto (como f/4) principalmente com o flas embutido na mquina e naqueles que no tm cabea mvel. Nessas condies, o filme capta a luz ambiente e a foto melhora muito.

ERRADO
Rebater a luz do flash em algum anteparo colorido, j que a foto sair tingida pela cor da superfcie rebatida. Usar o flash direto com uma velocidade de sincronismo alta e abertura do diafragma muito fechada. Utilizar de forma permanente o flash rebatido. Nem sempre isso possvel ou recomendvel: no possvel rebater o flash em tetos e paredes distantes ou com acabamento escuro; como o rebatedor de flash rouba quase 3 pontos de luz do flash, mesmo usando o carto branco a distncia mxima de alcance de, no mximo 4 metros (com ISO 400); rebater a luz no teto costuma realar olheiras, criar sombras pronunciadas sob o queixo e fazer brilhar a cabea de calvos.

DETALHE DA CENA
CURSO DE FOTOGRAFIA
Fotografar um detalhe da cena com a meia-tele, mesmo que na vertical, pode dar mais beleza a uma paisagem, seja ela urbana, rural, de montanha ou de praia; veja na outra foto a mesma cena com a grande angular, no pouco criativo formato linguia.

CERTO
Destacar e fotografar, com a zoom na posio normal ou meia-tele, na paisagem somente uma parte: pode ser conjunto de coqueiros, prdios, uma ponte ou jardim. Fica melhor do que ver a paisagem inteira transformada numa linguia. Enquadrar um pouco mais de lado. Sempre mais agradvel aos olhos do que fazer a foto muito de frente, com pouca criatividade. Ter um primeiro plano como moldura: um arbusto, parte de uma arvore, uma bicicleta, um barco ou mesmo um poste de iluminao. Isto deixa a paisgem um pouco mais movimentada e curiosa.

ERRADO
Fotografar paisagens s com a grande angular, tudo fica muito distante e montono de ser visto - a menos que a grande angular seja usada de uma forma criativa, como rente a um primeiro plano com a paisagem de fundo ou com ngulos de tomada bem baixo (rente ao cho) ou bem de cima (de um telhado, por exemplo). Deixar a mquina torta. Na foto de uma paisagem ou das interessantes construes locais, no tem nada pior que a foto sair com o horizonte ou prdios inclinados. Por isso, recomenda-se fotografar sempre de um dos lados da paisagem para evitar problemas. Gastar filmes s com paisagens. A foto de carto postal bsica, mas deve-se fotografar outros detalhes de interesse, como das pessoas, objetos tpicos, barcos, detalhes das construes, flores...

PR-DO-SOL
CURSO DE FOTOGRAFIA

O uso de um filtro amarelo neste caso, reau o pro-do-so num dia de tempo nublado

A medio de luz muito prxima ao sol provoca rea mais escuras na foto

CERTO
Fazer o bracketing, usando at dois pontos a mais e a menos da regulagem de exposio considerada correta, principalmente com filme cromo. Esse cuidado garante pelo menos uma bela foto de pr do sol. Usar um filtro de cor vermelho, amarelo ou laranja. Nem sempre foto de por do sol sai com uma cor de impacto. O filtro refora e dramatiza a cena Mandar o filme para um bom laboratrio para revelar e ampliar as fotos. Sempre que necessrio, pea que repitam a ampliao (se sair muito clara ou escura demais) at obter o efeito desejado.

ERRADO
Apontar a mquina direto para o sol. Se estiver muito forte, o fotmetro pode se enganar e a foto sair escura demais. Economizar no filme. Bata pelo menos trs fotos com aberturas diferentes para garantir pelo menos uma foto boa. Ser precipitado e no esperar o sol se pr completamente. Muitas vezes, a melhor foto acontecem quando o sol est sendo engolido por montanhas, nuvens ou pelo mar. Para o nascer dos sol, as melhores imagens so quando pelo menos a metade (um pouco mais ou menos) do solsurge no horizonte.

FILTRO POLARIZADOR
CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Usar o polarizador em fotos de paisagem em geral, o que melhora bastante a saturao das cores, a definio dos elementos e a nitidez em geral. Mas h situaes em que o polarizador no funciona, especialmente nas cenas em contra-luz. Utilizar o polarizador especialmente quando o cu est azul, com nuvens esparsas. Alm dele remover a bruma, o azul do cu adquire um tom escuro, que destaca as nuvens e a paisagem em geral. Fazer uso do polarizador para remover os reflexos da gua de um lago, por exemplo, ou da folhagem de uma mata, para criar uma cena irreal na foto paisagem

ERRADO
Achar que o filtro polarizador melhora as cores, o contraste ou at a nitidez em gera de todas as fotos. Isso acontece em fotos de paisagens, de natureza e situaes em que o vu atmosfrico interfere na nitidez e nas cores. Usar o filtro polarizador de forma permanente. Isso no ajuda em nada, pois o filtro absorve 2 pontos de luz, o que limita o uso da cmera em condies de baixa luminosidade. Colocar filtro polarizador linear em cmeras autofocus. Este tipo de mquina rquer uso de filtro polarizador circular (C-PL).

CENA NOTURNA
CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Usar sempre um cabo disparador (ou controle remoto) para acionar a mquina nas exposies mais longas, o que evita imagens tremidas. Ou usar o disparador automtico da cmera na exposio at 30 segundos. Fotometrar sempre no modo de medio geral - e no parcial ou pontual. Caso contrrio, uma nica lmpada da rua, por exemplo, pode prejudicar a exposio) e deixar a foto escura. Fotografar tambm no modo manual (M) - medindo a luz na parte mais escura do enquadramento e usando velocidades cada vez mais lentas. Em geral, com filme ISO 100 e abertura f/5.6, para uma rua bem iluminada basta exposio de 1/8 enquanto que um parque de diverses requer 1 segundo; carros em movimento, 20 segundos com f/16.

ERRADO
Usar uma abertura de diafragma mais fechada. Esta regulagem pede uma velocidade ainda mais lenta, nem sempre desejvel ou suficiente para a exposio. Em foto noturna, como no importa muito a profundidade de campo, deve-se usar a abetura mxima. Economizar no filme. Em foto noturna, o efeito pode variar - muito - conforme o tempo de exposio. Vale a pena usar pelo menos cinco velocidades mais lentas que a considerada normal. Se a exposio for contada em minutos, a variao deve ser de 5 em 5 minutos. No usar trip para registrar a cena noturna. Na falta de um, pode-se apoiar a mquina sobre um muro, uma mesa ou algo que d firmeza. Em exposio acima de 30 segundos todo cuidado pouco para evitar que a mquina balance - deve ser protegida do vento, da trepidao etc.

FOTOMETRIA CUIDADOSA
CURSO DE FOTOGRAFIA
A areia da praia costuma fazer o fotmetro determinar um diafragma mais fechado que o ideal; neste caso, deve-se compensar para + (mais luz) Erro tpico: a foto fica escura porque a parte clara da areia engana o fotmetro.

CERTO
Compensar sempre quando ao menos a metade do enquadramento for ocupada por elementos muito claros ou escuros demais. Compesar para + 2 pontos nas cenas com muito contraste (claros e escuros exagerados) quando usar filme negativo colorido, pois a latitude de exposio geralmente assegura um bom resultado. Usar o carto cinza em caso de dvida de medio. Na falta do carto, mea a luz na palma da mo ou na cala jeans de algum companheiro. O tom mais escuro destas superficies garante a exposio correta. Com filme cromo, recorra ao bracketing para garantir, ao menos, uma foto bem exposta.

ERRADO
Compensar a exposio de maneira aleatria. Isso pode causar um erro maior na exposio. Lembre-se sempre que compensar para + significa entrada de mais luz na mquina, pois o diafragma fica mais aberto. Deixar a mquina com o fotmetro compensado o tempo todo, como a compensao s necessria em casos especiais, isto pode prejudicar a exposio (e a qualidade) de outras fotos. No recorrer compesao e usar a mquina no modo de exposio maual (M). Este recurso pode ser uma boa soluo, mas nas mos de fotgrafos pouco habituados a us-lo, nada garante que a foto saia com uma boa exposio.

FOTOMETRIA CUIDADOSA
CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
No futebol, concentrar-se em lances de cabeceio, bolas divididas, faltas e chutes ao gol. As fotos sempre ganham impacto nessas cenas. Close de jogadores machucados, briguentos ou felizes na comemorao do gol tambm rendem bons flagrantes. Nos esportes olmpicos, ficar atento aos lances decisivos. No basquete, focar todos os saltos dos jogadores junto cesta: no volei, no perder o momento exato da cortada; No tnis, a foto do saque fundamental, assim com a devoluo da bola e a ida rede para aparar a bolinha. Use velocidade alta para congelar o movimento. Nas provas de velocidade a motor, a maioria das fotos feita na largada, nas curvas durante a disputa e na chegada. Pode-se usar a baixa velocidade do obturador (como 1/60 ou menos) para acompanhar lateralmente o veculo e deixar o fundo riscado.

ERRADO
Economizar filme. Em esporte, comum gastar muitos filmes para garantir algumas poucas fotos de qualidade. Usar flash. Primeiro, porque pode ofuscar algum jogador. Segundo, porque tem alcance limitado, o que pode deixar a foto escura. Em condies de baixa luminosidade, o melhor usar filme puxado de ISO 400 para 800 ou 1.600 - o que costuma ser o suficiente para a maioria das situaes em ginsios e campos com iluminao artificial. Recorrer ao autofocus o tempo todo. Nos lances mais movimentados difcil acompanha o jogador que tem a bola com o autofocus. Assim, melhor fazer o foco manualmente

EQUIPAMENTO BSICO
CURSO DE FOTOGRAFIA
O ideal , sempre que possvel, chegar prximo cena e encher o quadro; mas deve haver cuidado com a luz e a composio, para a foto no ficar inexpressiva como esta.

Quanto mais potente a objetiva melhor para captar as cenas de esporte, principalmente quando muito difcil chegar prximo ao assunto: a zoom 70-300 mm bsica para este tipo de foto

CERTO
Compensar sempre quando ao menos a metade do enquadramento for ocupada por elementos muito claros ou escuros demais. Compesar para + 2 pontos nas cenas com muito contraste (claros e escuros exagerados) quando usar filme negativo colorido, pois a latitude de exposio geralmente assegura um bom resultado. Usar o carto cinza em caso de dvida de medio. Na falta do carto, mea a luz na palma da mo ou na cala jeans de algum companheiro. O tom mais escuro destas superficies garante a exposio correta. Com filme cromo, recorra ao bracketing para garantir, ao menos, uma foto bem exposta.

ERRADO
Insistir em fotografar com meia-tele ou tele quando as condies de luz no permitem uma regulagem segura da exposio. Neste caso a foto poder sair tremida. Usar sempre velocidades muito altas (acima de 1/500) para deixar a imagem congeladas e bem ntida. Com isso, pode-se perder a noo de movimento. Algumas vezes, uma velocidde no to alta (como 1/250) garante a foto e adiciona alguns elementos tremidos que do idia do movimento no lance. Tentar um enquadramento mais prximo com a meiatele para encher o quadro mas no cuidar da composio, deixando pessoas ou lances cortados e composio mal resolvida.

LUGAR CERTO
CURSO DE FOTOGRAFIA

Foto tpica de fotgrafo que estava no lugar e no momento certo.

O fotografo, mal poscionado, cortou o p do jogador, fez uma imagem muito lateral e no encheu o quadro

CERTO
Observar bem a competio para descobri os melhores pontos de onde fotografar. Geralmente onde se amontoam os fotgrafos. Conseguir antecipadamente a credencial com livre acesso para cobrir a competio. Se a credencial quase impossvel ficar prximo rea reservada so competidores. Ficar atento a lances que no envolvam s os atletas ou pilotos - torcida, juzes, cartolas, fiscais de pista, massagistas... Podem render um bom flagrante.

ERRADO
Atrapalhar, interferir ou tomar partido na competio. O fotgrafo deve se limitar ao trabalho e deixar para os organizadores a soluo dos problemas de prova. Fotografar a competio de um s ponto. A reportagem esportiva requer foto criativas e registro de lances ousados que acontecem em vrios setores da rea de disputa. No ousar. H situaes em que o fotgrafo deve tentar se aproximar mais da cena. Isso deve ser bem planejado para no haver riscos. Muitos lances podem ser fotografados de um ngulo mais prximo a ao e geralmente redem imagens de grande impacto.

CLOSE COM A ZOOM BSICA


CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Focalizar na parte do assunto que se quer destacar ou no primeiro plano (na frente). Nos closes muito comum partes do assunto sarem fora do foco. Por exemplo, ao fotografar o rosto, sempre focalize nos olhos da pessoa. Usar um diaframa bem fechado (f/16 ou f/22) para garantir a maior profundiade de campo possvel (e o foco na parte principal do assunto). segurar bem firme a mquina e se apoiar numa parede, muro ou cadeira para garantir o foco. Ou usar trip.

ERRADO
Usar um diafragma muito aberto, que reduz a profundidade de campo e no garante o foco em todo o assunto fotografado. Ser ansioso e disparar a mquina precipitadamente. Fotografar em close exige um pouco mais de cuidado na hora de enquadrar e focalizar. Utilizar velocidades um pouco mais lentas, como 1/60 ou 1/30. Nos closes, com a mquina na mo, estas velocidades podem no ser suficientes para congelar o balano da mquina na hora do disparo.

FILTRO DE APROXIMAO
CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Ajustar sempre a menor abertura possvel (diafragma bem fechado f/16 ou f/22) para garantir maior profundidade de campo e reduzir a aberrao cromtica. Usar trip e cabo disparador. O trip garante a estabilidade e o foco; o disparador assegura que a m quina no trema na hora do clique. Enquadrar o tema em paralelo, ou seja, o assunto deve estar num nico plano e ser fotografado de lado. Com isso, h menos problemas com a profundidade de campo.

ERRADO
Focalizar com o autofocus da mquina. Embora at funcione, mas muito mais lento, bem mais fcil fazer com a objetiva no manual. Utilizar um diafragma muito aberto. Com isso, a objetiva no tem como corrigir as aberraes ticas causadas pelo filtro, o que prejudica a nitidez da foto. Fotografar com velocidades baixas (menores que 1/30), pois isto pode tremer a foto pela simples trepidao do espelho da mquina.

FILTRO DE APROXIMAO
CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Usar trip para garantir o enquadramento, o foco e a estabilidade da mquina. O assunto fotografado deve estar, de preferncia, em paralelo ao plano do filme para um foco preciso. Coom o anel de inverso, focalizar com a abertura mxima e fecha o diafragma, no momento do disparo, at a abertura indicada pelo fotmetro. Iluminar melhor o assunto com um ou dois flashes (o segundo para o fundo) para permitir o uso de uma abertura do diafragma bem pequena (como f/22), o que aumenta a profundidade de campo e anitidez em geral. Utilizar filme negativo cuja latitude de exposio resolva eficientemente problemas de leitura de luz e exposio com flash automtico ou manual a curta distncia. Tambm aconselhavel usar filme mais sensvel, como o de ISO 400.

ERRADO
Fotografar com a mquina na mo. Com o tubo de extenso ou o anel de inverso, extremamente difcil manter o foco sem que o equipamento esteja bem apoiado. Confiar na fotometria. No preciso compensar a exposio, mas um assunto muito claro ou escuro demais pode enganar o fotometro. Neste caso, aconselhvel recorrer ao bracketing. Economizar filme. Nas fotos a curtssima distncia deve-se fotografar bastante para garantir pelo menos uma foto de alta qualidade. Para tanto, deve-se variar bastante as tomadas alterando-se tambm a posio e a potncia do flash.

O MELHOR USO DA ZOOM BSICA


CURSO DE FOTOGRAFIA
Enquadramento com a grande angular acabam por colocar na cena elementos idesejveis.

CERTO
Fotografar uma ou duas pessoas sempre com a meia tele, enchendo o quadro e destacando bem os rostos. Use a mquina na vertical ou na horizontal, conforme o caso. Mas no se preocupe com fotos de corpo inteiro, a menos que seja solicitado. Usar a grande angular de 35 ou 28 mm para grupos de pessoas, mas sempre o mais prximo possvel. Pea para o grupo formar sempre uma rodinha (semicrculo), o que facilita o enquadramento e deixa a foto esteticamento melhor. Fazer fotos criativas com a grande angular, de baixo para cima ou de cima pra baixo, como no momento em que o padre abenoa as alianas no casamento. Neste caso, a maior profundidade de campo garante foco em todo o enquadramento.

ERRADO
Fotografar tudo com a grande angular. As pessoas saem distorcidas, aparecem elementos indesejveis na cena e muitas vezes os elementos principais ficam distantes. Tirar a maioria das fotos com a objetiva na posio normal (50mm). Neste caso, o risco o de cortar elementos importantes da cena e at o prprio assunto principal. Nas fotos de pessoas, nunca se deve cort-las nas juntas - cotovelos e joelhos. Descuidar do enquadramento. Deve-se usar a distncia focal correta para captar o enquadramento, decidindo pelo close ou plano mais geral, conforme o momento.

CUIDADOS COM O FLASH


CURSO DE FOTOGRAFIA

Com o fundo escuro, sem o clima da luz ambiente, foto perde muito em qualidade

CERTO
Usar sempre o modo manual M para selecionar a velocidade de 1/30 e ajustar a abertura do diafragma a ser usada. Rebater o flash sempre que possvel em locais em que haja teto mais baixo ou paredes claras prximas. Compensar a potncia do flash para 1 ou 2 pontos em fotos panormicas que tm um primeiro plano (pessoas por exemplo) mais prximo. Caso contrrio o fundo sair escuro.

ERRADO
Fotografar com velocidade elevada de sincronismo e abertura do diafragma muito fechada. Neste caso, o assunto principal ficar bem iluminado mas o fundo muito escuro. Alem disso, com flash automtico o uso de um diaframa mais fechado exige maior potncia do flash, o que torna mais lenta a reciclagem e descarrega as pilhas mais depressa. Usar o flash muito longe do assunto, especialmente com filme de ISO 100 - a foto sair escura e sem cor. Melhor fotografar de perto com a grande angular ou ajustar a exposio da mquina para a iluminao ambiente antes de disparar. Rebater o flash em tetos muito elevados e de acabamento escuro. Neste caso, a luz do flash perde potncia ao voltar para iluminar o assunto. Como consequncia a foto sai escura.

ENQUADRAMENTOS CRIATIVOS
CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Fotografar sem flash quando for possvel emprestar a luz de refletores de vdeo. A foto sair amarelada, mas o efeito pode ser interessante, especialmente se o assunto principal estiver em contra-luz. Usar o flash com velocidades bem lentas (como1/15 ou menos) para fotografar os noivos ou a debutante danando uma valsa. A foto ter um efeito dinmico, pois parte dos danarinos sair tremida (como braos, pernas e o contexto ao fundo). Utilizar filtros de efeitos, como o cross screen, que cria estrelinhas nos pontos luminosos como lmpadas e velas; o center spot, que reala o assunto principal e deixa o resto levemente fora de foco; e filtro conversor fish eye (olho-de-peixe), que arredonda a cena ao captar um ngulo de 180 graus.

ERRADO
Cortar pessoas importantes no enquadramento ou esquecer de fotograf-las. No incio de cada evento, o fotgrafo deve informar-se das pessoas importantes e familiares presentes que devem ser obrigatoriamente fotografados. Exagerar nos efeitos especiais. Os toques de criatividade valem para uma ou duas foto no mximo. Mais do que isso prejudica a reportagem. Pariticipar do evento. O fotgrafo deve evitar tomar bebida alcolica, pois h risco de perder algo importante, distrair-se ou atrapalhar-se com a regulagem da mquina.

LINHAS CONVERGENTES
CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Andar pelo local e observar bastante antes de sair fotografando. Estudar a composio, o enquadramento e a distncia em relao ao assunto (para escolher a melhor lente) so fundamentais para uma boa imagem. Fazer leitura no cu e no no assunto para fotografar silhuetas de prdio ou igrejas em contra-luz. Fotografar edifcios sempre do ponto mais alto possvel para reduzir a convergncia das linhas.

ERRADO
Achar que bastam lentes grandes angulares para fazer foto de arquitetura. A meia-tele e a tele tambm devem ser usadas. A primeira para diminuir a convergncia das linhas e a segunda para os detalhes. Compor a cena sem o cuidado com elementos estranhos, como fios de eletricidade, cabos telefnicos, postes, letreiros, placas de publicidade, carros, entre outros, que deixam a foto poluda. Medir a luz em prdios que recebem a luz direta do sol, o que provoca subexposio (foto escura). Prefira fazer a leitura num carto cinza ou na parte mais escura do enquadramento (cho, gramado, asfalto...)

A busca de um novo ngulo eliminou a poluio visual (foto ao lado).

AMBIENTES INTERNOS
CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Rebater a luz do flash contra o teto uma boa forma para iluminar de maneira satisfatria pequenos ambientes ou para aliviar o excesso de domoninates de cor com filmes daylight. Posicionar a cmera nos cantos do ambiente e usar lentes 24mm ou 28mm para abranger o maior ngulo possvel. Usar trip para conseguir exposio com velocidades mais baixas e diafragmas mais fechados.

ERRADO
Trabalhar com diafragmas mais abertos, tendo pouco profundidade de campo. Prefira aberturas como f/22 ou f/16, para ter a maior profundade de campo possvel. Fazer tomadas frontais, que achatam a perspectiva. procure colocar algum objeto em primeiro plano, como um abajur ou algum mvel, para ganhar profundidade. Usar flash direto, que costuma deixar o fundo escuro, alm de tirar a naturalidade do ambiente.

A utilizao do flash rebatido eliminou o tom amarelado da luz ambiente (foto menor), apesar de este efeito ser aceitvel em fotos de decorao.

MELHOR DISTNCIA FOCAL


CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Usar sempre uma grande abertura de diafragma, como f/5.6 ou f/4. Isso ajuda a desfocar ainda mais o fundo, o que evidencia o modelo. Fazer o retrato em close (de meio corpo) ou de corpo inteiro o mais prximo possvel. Isso elimina elementos que interferem no enquadramento e garante mxima nitidez do assunto principal. Deixar sempre o fundo distante. Assim, ele fica ainda mais desfocado, quase um borro de presena irrelevante (como se quer) na foto.

ERRADO
Usar a grande angular para fotografar a pessoa. Com isto, obrigatrio chegar muito perto e a imagem acaba ficando distorcida, ou seja, a cabea fica desproporcional em relao ao corpo, o rosto mais alongado e o nariz cresce. Escolher uma abetura de diafragma muito pequena. Com isso, o fundo acaba aparencendo mais, o que prejudica o retrato. Fotografar com velocidade de obturador baixa, que possa originar uma foto tremida. Isto acontece porque comum uma meia-tele ter abetura mxiam de f/5.6 e pedir velocidade mais lenta. Para evitar o problema, faa fotos em locais com luz natural forte e use filme ISO 200 ou 400, se for o caso.

Na posio de 80 mm, o fundo ficou totalmente defocado, o que destacou a modelo de corpo inteiro; com a 28 mm (foto a direita), o fundo se mostrou ntido e no realou o assunto principal.

MELHOR DISTNCIA FOCAL


CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Usar sempre uma grande abertura de diafragma, como f/5.6 ou f/4. Isso ajuda a desfocar ainda mais o fundo, o que evidencia o modelo. Fazer o retrato em close (de meio corpo) ou de corpo inteiro o mais prximo possvel. Isso elimina elementos que interferem no enquadramento e garante mxima nitidez do assunto principal. Deixar sempre o fundo distante. Assim, ele fica ainda mais desfocado, quase um borro de presena irrelevante (como se quer) na foto. Como na foto acima, o fotgrafo deve encher o quadro e eliminar elementos que possam interferir no enquadramento em closes de meio corpo; na foto ao lado, com grande angular, o retrato ficou pouco expressivo.

ERRADO
Usar a grande angular para fotografar a pessoa. Com isto, obrigatrio chegar muito perto e a imagem acaba ficando distorcida, ou seja, a cabea fica desproporcional em relao ao corpo, o rosto mais alongado e o nariz cresce. Escolher uma abetura de diafragma muito pequena. Com isso, o fundo acaba aparencendo mais, o que prejudica o retrato. Fotografar com velocidade de obturador baixa, que possa originar uma foto tremida. Isto acontece porque comum uma meia-tele ter abetura mxiam de f/5.6 e pedir velocidade mais lenta. Para evitar o problema, faa fotos em locais com luz natural forte e use filme ISO 200 ou 400, se for o caso.

ENQUADRAMENTO E FUNDO
CURSO DE FOTOGRAFIA
Num fundo sem muitos atrativos, o fotgrafo destacou o rosto da modelo com a meia-tele e se agachou um pouco para melhorar o ngulo O mesmo fundo da outra foto s que sem qualquer cuidado com o enquadramento e a posio da modelo.

CERTO
Na foto de meio corpo, o enquadramento comea um pouco acima da linha de cintura. Barriga e antebraos no devem aparecer. Melhor enquadrar o corpo com a pessoa virada para um dos lados, mas o rosto voltado para a cmera. Escolher fundo sempre neutro, ou seja, podem ser de cor clara ou escura - mas nunca detalhados demais a ponto de poluir a foto. Compor o enquadramento tirando proveito de elementos do fundo, mesmo que aparentemente o local no tenha um grande atrativo esttico.

ERRADO
Fotografar pessoa de frente isoladas do contexto, com a mo abanando. Encostar a pessoa no fundo, a no ser que seja interessante a ponto de enriqucer a foto. Ter na foto elementos estranhos, que ofusquem o assunto principal. Pode ser mesmo um quadro ou um mvel no fundo. Mas bastam para atrapalhar a foto.

CONTRA-LUZ
CURSO DE FOTOGRAFIA

ERRADO
Usar a zoom na posio grande angular ou normal (50mm). Neste caso, fatalmente o sol vai causar reflexos e o temido flare. Com pra-sol, a lente normal pode ser usada. Acionar o flash na foto contra-luz. O efeito fica mais bonito somente com luz natural. Pode-se, no entanto, rebater a luz do flash (com uma placa de isopor) ou usar o flash compensado para menos, o que deixa a luz bem fraca. Regular a exposio para a luz mais forte que ilumina o modelo. neste caso. certamente haver subexposio e a foto sair escura.

CERTO
Usar sempre a zoom em meia-tele, o que evita a invaso de luz na lente fenmeno conhecido como flare. Se necessrio, fotografe um pouco mais de cima, de baixo ou dos lados para evitar esse problema. Deixar o assunto bem na sombra, desde que ainda bem iluminado por trs. Quanto mais escuro estiver o rosto, maior ser o efeito do contra-luz, pois a abertura maior deixa ainda mais claro os contornos iluminados pelo sol. Deixar os cabelos da modelo bem soltos (e at despenteados) o que melhora ainda mais o efeito da contra-luz.

PRODUO
CURSO DE FOTOGRAFIA

ERRADO
Exagerar o nmero de fotos e nas posies, pois h um momento que isso cansa. E da para a frente a sesso fica repetitiva, sem nada a acrescentar. Forar a barra. Mesmo que sejam simples fotos de retrato, insistir para a pessoa sorrir ou botar a mo aqui e ali quando ela no est vontade. Mostrar que est cansado, nervoso e com pressa. Isto altera o comportamento do fotografado, que perde a naturalidade. Melhor continuar em outro dia.

CERTO
Cuidar da aparncia: cabelos limpos, bem penteados ou pelo menos arrumados; e leve maquiagem nas mulheres. Para quem usa culos, certifique-se de que esto limpos. Evite excesso de acessrios, como grandes colares, muitos anis, broches e bolsa. Deixar a pessoa bem descontrada, livre de preocupaes que possam afetar seu semblante. Evite impor muitas regras e posies. Se a pessoa no estiver muito vontadade, no insista. Fotografe sem muita gente por perto, o que pode perturbar a sesso de fotos bem como tirar a naturalidade da pessoa. Prefira um local tranquilo.

LUZ E EXPOSIO
CURSO DE FOTOGRAFIA

CERTO
Fotografar a pessoa sempre sombra, de preferncia prximo a uma parede que rebata a luz. Sempre que possvel, aproveitar bem a luz que vem pela lateral, o que costuma ressaltar contornos. Priorize velocidades de obuturador mais altas e com maior abertura do diafragma. Isso evita que a foto saia tremida e garante o desfoque do fundo. Usar rebatedor, caso seja necessrio o flash, para suavizar a luz. O flash direto, principalmente a curta distncia , deixa o assunto chapado, com fortes sombras e sem detalhes.

ERRADO
Fotografar pessoa sob sol forte. isso faz com que a espontaneidade fique comprometida, pois a tendncia natural que o retratado feche os olhos e contraia os msculos da face. A luz direta traz sombras, compromete a cor e contraste e prejudica o relevo. Posicionar a modelo na parte mais escura da regio sombreada. Isso prejudica a medio de luz e pode comprometer a qualidade da foto, com perda de cor, contraste e detalhes. Usar flash direto. Quando for necessrio, use a tcnica do fil-flash (flash de preenchimento) e no se esquea de abaixar o mximo possvel a velocidade do obturador, no limite considerado seguro para o disparo com a mquina na mo.

INSPIRE-SE NESTE GUIA


CURSO DE FOTOGRAFIA Canon EOS 5, telezoom35-300 mm, filme Kodak Prolmage 100. Exposio de 1/30 de velocidade e f/22 de abertura.

INSPIRE-SE NESTE GUIA


CURSO DE FOTOGRAFIA

Canon EOS Elan IIE, zoom bsica 2880 mm, filme Fuji Superia ISO 400 e filtro polarizador. Exposio de 1/1000 de velocidade e f/22 de abertura.

Canon EOS 3000, zoom bsica 28105 mm, filme Fuji ISO 800 e modo automtico AV (prioridade de abertura)

INSPIRE-SE NESTE GUIA


CURSO DE FOTOGRAFIA
Nikon F90X, objetiva Sigma 28200 mm, trip,filme Kodak Prolmage ISO 100. Exposio de 1 minuto de velocidade e f/11 de abertura.

Nikon F2, lente Nikon 28 mm, trip e filme Fuji Supria ISO 100. Exposio de 15 segundos de velocidade e

INSPIRE-SE NESTE GUIA


CURSO DE FOTOGRAFIA
Canon EOS 5000, objetiva 75-300, filme Kodak Prolmage ISO 100. Exposio automtica Canon T70, lente Canon FD 70200mm ,filme Kodak Gold ISO 100. Exposio de 1/1000 de velocidade e f/16 de abertura.

Canon EOS 5000, objetiva 35-80, trip, filme Kodak Prolmage ISO 100. Exposio automtica

INSPIRE-SE NESTE GUIA


CURSO DE FOTOGRAFIA
Yashica FX-3, zoom 35-70 mm, filme Kodak T-Max ISO 400. Nikon F100, objetiva 24-120, filme Kodak Prolmage ISO 100. Exposio automtica

Nikon F10 no trip, zoom bsica 35-80, posio 80mm com filtro close-up +7, abetura f/22 e velocidade 1/15

INSPIRE-SE NESTE GUIA


CURSO DE FOTOGRAFIA
Nikon F70D, lente 100-300, filme Kodak Gold ISO 400. Exposio f/5.6 de abertura e 1/500 de velocidade

Yashika 109 Multi Programe, objetiva Vivitar 70-300, filme Kodak Prolmage ISO 100. Exposio f/5.6 de abertura e 1/30 de velocidade

You might also like