You are on page 1of 19

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.

A
Faculdade Anhanguera de So Jos dos Campos Curso de Engenharias

Cleiton Lemes Bueno da Costa Leonardo Alves Tomas Juliana Tozzi Elaine Ap. Ramos Cassal

R.A: 3286581571 R.A: 3286580595 R.A: 3286581528 R.A: 3290585831

Clculo ATPS Etapa 1 Professor Carlos

So Jos dos Campos SP 2011


Pgina | 1

Etapa n 1 Passos 1 e 2: Realizar um estudo sobre a operao bsica do software Graphmatica e desenvolver um manual mnimo que apresente informaes necessrias para um usurio que o acesse pela primeira vez.
Apresentao O Graphmtica um aplicativo que trabalha com duas dimenses, sendo capaz de representar graficamente funes de qualquer grau, funes exponenciais, logartmicas, trigonomtricas, hiperblicas, etc. Tambm til no Clculo Diferencial e Integral: hachura reas para ilustrar integrais, desenha grficos de derivadas e cria grficos de equaes diferenciais ordinrias. Possibilita, assim, aplicaes diversas em matemtica. O Graphmtica verstil, uma vez que possibilita, em trigonometria, trabalhar com o ngulo em graus ou em radianos. Alm disso, os grficos podem ser representados com coordenadas cartesianas ou em polares, facilitando a criao de figuras que envolvam funes trigonomtricas. permitida a construo por parmetros (retas paramtricas, por exemplo), e inequaes so representadas muito facilmente. O software foi criado por Keith Hertzer, um bacharel em Engenharia Eltrica e Cincia da Computao. O endereo da Internet que dispe o download do programa escrito em ingls (www.graphmatica.com), mas as verses disponveis so diversas: desde uma original (em ingls) at tradues para o espanhol, francs, coreano e, inclusive, portugus (Carlos Malaca). O Programa O Graphmtica possui uma tela igual de muitos programas que fazem a mesma operao que ele: plotar grficos. Uma barra de botes rpidos com os principais comandos usados, uma rea editvel das funes, a barra de menus e uma rea de plotagem onde aparecem os grficos digitados na rea editvel das funes.

Pgina | 2

Barra de Tarefas

Nova Grelha (Novo) - Permite ao usurio criar uma nova pgina a ser editada . Abrir - Permite abrir algum documento editado no Graphmatica. Para isso pressione o boto esquerdo do mouse sobre o cone e localize o arquivo que voc deseja abrir dando-lhe um duplo clique. Guardar (Salvar) - Permite ao usurio salvar o documento editado. Para isso pressione o boto esquerdo do mouse no cone e digite o nome do arquivo para salvar. Imprimir Esta opo permite ao usurio imprimir o documento editado. Copiar Grficos - Permite ao usurio transferir os grficos editados para outro local que desejar.

Pgina | 3

Desenhar Grficos Uma vez clicado, desenha o grfico da funo que est no campo de edio. Pausa / Recomear desenho do grfico - Pausa durante o desenho dos grficos e recomea o desenho pausado. Esta opo na maior parte do tempo se encontra desabilitada. Desenhar todas - Permite que voc visualize todos os grficos que j foram desenhados e ocultados pelo Apagar Ecr. Apagar Ecr - Oferece a opo de apagar os grficos das funes que esto desenhadas. Esconder Grfico - Esta opo esconde a equao que est no campo de edio. Apagar Grfico - Apaga a equao que est no Campo de edio do ecr e da lista de funes (lista, na memria, com as ultimas funes inseridas). Ampliar Permite aumentar o tamanho do grfico exibido na tela. Reduzir Permite diminuir o tamanho de exibio do grfico. Grelha Padro Volta a configurao padro de exibio. Cursor de coordenadas - Esta opo fornece a localizao exata do cursor e para isso basta pressionar o boto esquerdo do mouse no cone e percorrer, com o ponteiro do mouse, a tela do Graphmatica. Voc ir visualizar as diferentes coordenadas mostradas enquanto voc percorrer a tela do Graphmatica. Desenhar Derivada - Permite encontrar a derivada da funo que est no campo de edio. Pressione este cone com o boto esquerdo do mouse e pronto, voc ir visualizar o grfico da derivada da funo que est descrita no Graphmatica. Desenhar tangente - Esta opo permite ao usurio encontrar a reta tangente a uma curva num ponto. Integrar - Permite calcular a integral da funo no intervalo escolhido (integral definida). Tabela de pontos - Apresenta uma tabela com caractersticas do grfico (equao, coordenadas).

Pgina | 4

Editor de Regresso - Possibilita ao usurio inserir um conjunto de pontos no plano cartesiano. Alm disso, permite que o usurio ajuste uma curva (ou uma reta) a este conjunto de dados.

Menu

Ficheiros (Arquivos)

Novo Permite ao usurio criar uma nova pgina a ser editada . Abrir... Permite abrir algum documento editado no Graphmatica. Para isso pressione o boto esquerdo do mouse sobre o cone e localize o arquivo que voc deseja abrir dando-lhe um duplo clique. Guardar (Salvar) Permite ao usurio salvar o documento editado. Para isso pressione o boto esquerdo do mouse no cone e digite o nome do arquivo para salvar. Guarda Como (Salvar Como) Permite salvar o documento j salvo com outro nome. Guardar Info Arranque salva a configurao da pgina. Configurao Pagina permite a configurao da pgina (folha, orientao e impresso). Imprimir Esta opo permite ao usurio imprimir o documento editado. Sair Fechar o programa.

Pgina | 5

Editar

Undo Grid Range - Esta opo desfaz a ltima mudana que voc fez na escala da grade. Copiar Grfico BMP Copiar o grfico para ser usado como figura. Cor - copia o grfico em cores. Preto e Branco copia o grfico em preto e branco.

Copiar Grficos EMF Copia os grficos de maneira que se possa edit-los no Word. Copiar Equaes Copia a equao do grfico inserido no Graphmatica. Esconder Grfico Uma vez clicado, ele oculta as funes. Apagar Grfico Deleta o ltimo grficos inserido no Graphmatica. Apagar Todos os Grficos Deleta todos os grficos inseridos no Graphmatica. Uma vez deletados, ser impossvel recuper-los. Anotaes Permite inserir uma caixa de texto no Graphmatica. D um clique neste item do menu e, na janela do Graphmatica clique no ponto desejado. Lembrando que: caso voc queira mudar a anotao para outro local basta arrastlo, com o mouse, para o local desejado.

Ver

Pgina | 6

Limpar Ecr - Uma vez clicado, ele oculta o(s) grfico(s). Ampliao - Aproxima o grfico (visualiza-se a diminuio do grfico e o aumento dos valores das coordenadas). Reduo - Afasta o grfico (visualiza-se o aumento do grfico e a diminuio dos valores das coordenadas). Intervalo da Grelha - Configura os eixos coordenados. Tabela de pontos - Fornece as coordenadas da funo inserida. Editor Grfico de dados - Insere pontos no Graphmatica (conforme visto anteriormente). Painel de variveis - Permite-lhe modificar o valor de quaisquer variveis livres e atualiza os diversos grficos que utilizam estas variveis. Selecione - Painel de Variveis e aparecer uma nova janela: Para a varivel a de o valor inicial da varivel at o valor mximo (ou mnimo se o processo decrescente) incremento o valor do incremento da varivel. b= o valor a atribuir para a varivel livre b c= o valor a atribuir para a varivel livre c Barras de rolamento - Habilita a barra de rolagem. Ttulo e etiquetas - Possibilita visualizar o titulo.

Opes

Pgina | 7

Papel do Grfico - Possibilita configurar o tipo de exibio do grfico. O estilo do grfico(polar, logaritmo..), tipo de cor, c/s grade, escalas, coordenadas, etc.

Opes Logartmicas Base do Logartmo - Permite a escolha da base da funo logaritmo Tipo de papel grfico - apresenta as seguintes opes - bod plot (somente em x), semilog (somente em y) e log-log (ambos).

Pgina | 8

Legendas - Oferece ao usurio a opo de configurar o intervalo de espaamento de x e y. Ex: 0, 2 ,4 ,6...

Etiquetas- permite inserir o titulo e adicionar caracteres para as coordenadas.

Pgina | 9

Cores - Possibilita configurar a cor do grfico.

Fontes - Fornece vrios estilos de fontes. Para cada uma das opes, basta selecionar a fonte desejada, escolher o estilo e o tamanho da fonte.

Pgina | 10

Definies - Apresenta as caractersticas globais da funo.

Geral - Oferece vrios itens que podem ser habilitados. Tabela de pontos esta opo permite que o usurio visualize as coordenadas do(s) grfico(s) inseridos no Graphmatica. Linha Tangente pode-se optar pela exibio da regio integrada com uma caixa de dilogo.

Pgina | 11

Integrao - Possibilita a escolha do mtodo de integrao. Mtodo de integrao - Configura o modo de como a funo deve ser integrada (com o mouse ou por nmeros de segmentos). Mtodo de entrada de dados - Permite selecionar a regio a ser integrada com o mouse e a exibio da regio integrada (x = -2 a x = 2). Ajustar Curva Mximo nmero de Interaes - permite escolher o nmero de interaes. Tipo de equao escolhe o tipo de curva que ser ajustada (polinomial, sinusoidal, exponencial...)

Ferramentas

Calcular - Esta opo permite obter valores de x ou de y (insira o valor de x para se obter o de y e vice-versa). Interseco Graphmatica. Fornece o ponto de interseco dos grficos editados no

Funes permite definir funes para o grfico. Cursor coordenadas - Permite que o usurio observe as coordenadas de um ponto. Deslize o cursor sobre a janela do Graphmatica ou sobre a curva descrita e voc poder observar os diversos valores das coordenadas do ponto sobre o qual o cursor est. Especificar domnio - Esta opo possibilita ao usurio restringir o intervalo de domnio da funo descrita na janela do programa. Para isso d um clique em especificar domnio e, com o mouse, selecione o intervalo pretendido. Aparecer ao

Pgina | 12

lado da equao o intervalo selecionado. Pressione a tecla Enter para que esta restrio tenha efeito.

Clculos

Encontrar derivada - Descreve o grfico da derivada da funo que est no campo de edio. Selecione a equao do grfico na barra de equaes e, em seguida, pressione Encontrar derivada. Desenhar tangente - Descreve o grfico da reta tangente em um ponto da curva e determina o coeficiente angular e a equao desta reta. Basta clicar no item Desenhar tangente e escolher um ponto, sobre a curva, onde voc quer determinar a reta tangente. Integrar - Possibilita a integrao da funo. Clique em arraste o mouse para selecionar a regio a ser integrada. Encontrar Zeros e Extremos - Encontra os pontos de mximo e de mnimo e os zeros da funo.

Pgina | 13

Ajuda

Informa ao usurio descrio do programa, contatos por web e uma ajuda bsica no funcionamento do programa.

Escrevendo as Funes Existem formas no Graphmtica em escrever as equaes na forma cartesiana, paramtricas ou polares. Para todos os casos necessrio usarmos alguns tipos de operadores, funes e variveis que o programa aceita. Operadores O Graphmtica utiliza um grupo de operadores iguais a muitos programas semelhantes a ele. Os operadores suportados pelo programa so:

Operador

Significado Adio Subtrao Multiplicao Diviso Potenciao Parntesis

Exemplo y = 2x + 1 y = 3x-2 y = 2*x ou y = a*cos(x) y = 2/2x y = x^2 y = [2x+1]/3x

+ * / ^
[ ] ou ( )

Pgina | 14

Separa as partes independentes de uma equao paramtrica Insere comentrio Especifica o domnio

x = 2t ; y = 2t^2 {-10, 10 } y = x^2 segundo grau {2, 6} = 2 x 6

{m , n }

Observao: Para especificar o domnio da funo, podemos tambm usar os pontos no infinito. Se escrevermos juntos a funo o domnio da seguinte forma: {3, } o domnio interpretado ser igual [3, ) { ,1} o domnio interpretado ser igual (;1]
Funes O Graphmtica utiliza um grupo de Funes iguais a muitos programas semelhantes a ele. Algumas das funes suportadas pelo programa so:

Funo abs sin cos asin acos asec tan atan cot csc acot acsc sec

Significado mdulo seno co-seno Arco seno Arco co-seno Arco secante tangente Arco tangente cotangente cosecante Arco cotangente Arco cosecante secante

Sintaxe y = abs (x) y = sin(x) y = cos(x) y = a sin(x) y = a cos(x) y = a sec(x) y = tan(x) y = a tan( x) y = cot(x) y = csc(x) y = a cot(x) y = a csc(x) y = sec(x)

Equivalente y= x y = sen(x) y = cos(x) y = arcsen(x) y = arccos(x) y = arc sec(x) y = tg(x) y = arctg(x) y = cotg(x) y = cos sec(x) y = arccos(x) y = arccos sec(x) y = sec(x)

Pgina | 15

exp ln log sqrt

Potncia de base e Log neperiano Log na base 10 Raiz quadrada

y = exp(x) y = ln(x) y = log(x) y = sqrt(x)

y = ex y = ln(x) y = log(x) y= x

Variveis Algumas das variveis usadas pelo programa so:

Variveis x, y

Utilizao Coordenadas retangulares

Exemplo y = 2x 4 r = sen(t ) r = sen()

r, t

Coordenadas polares O t entra como

x, y, t

x e y como funes de t nas funes paramtricas

x = 2t; y = t3

Escrevendo as Equaes Existe pouca restrio na forma de introduzir as equaes no Graphmtica. A sua equao dever conter exatamente:

Uma varivel dependente ( y, x ou r ); Um sinal de igualdade ou desigualdade ( =, < ou > ); Uma expresso de cada lado dos sinais de igual ou dos sinais de desigual.

Para as equaes digitadas poder incluir ainda na mesma linha de comando na rea editvel das funes: Variveis a, b e c; Constantes numricas ou pi, d e e ; Operaes matemticas bsicas;

Pgina | 16

Sintaxe

Parnteses; Um domnio Um comentrio.

Para escrever uma funo no Graphmtica depender se esta for cartesiana, polar ou paramtrica. O uso dos parnteses ser adequado ao tipo de funo que se quer escrever, dependendo onde se o coloca o Graphmtica ir interpretar a funo de forma diferente como seguem os exemplos.

Pgina | 17

Etapa n 2
Passo 1: Fazer o grfico da funo P(q) = 3q2 utilizando o aplicativo Graphmatica e especificar o domnio. Utilizar os seguintes intervalos para q:

3 q 3 0 q 3 0 q 5

Pgina | 18

Passo 2 : Descrever o comportamento do grfico encontrado no passo anterior, identificando se existe e qual o ponto de mximo ou de mnimo, intervalos de crescimento e decrescimento, razes da funo e se h pontos de cruzamento com os eixos q e P, explicando o significado de cada um desses itens encontrados. Existe um ponto comum de mnimo, que o ponto (0,0). E o ponto de mximo, varia conforme o domnio, sendo:

3 q 3 (-3,27) e (3,27) 0 q 3 (3,27) 0 q 5 (5,75)

O grfico decresceu sempre que o domnio era menor que zero, e cresceu sempre que o domnio era maior que zero. A funo teve como raiz o ponto (0,0) O grfico cruzou ou encostou nos eixos apenas no ponto (0,0). Fato notrio, j que investimento zero, implica produo zero. Passo 3: No caso especfico da situao problema que est sendo estudada, todos os intervalos analisados no passo 1 dessa etapa so vlidos? Por qu? No, pois para 3 q 3, o intervalo de 3 q 0 no teria lgica, j que no

tem como um investimento negativo gerar uma produo.


Passo 4: A equipe dever documentar essa etapa de estudos apresentando quais as concluses que tiveram sobre a produtividade da indstria, cuja base tenha sido apenas a anlise do grfico do modelo. Nota-se que o crescimento e exponencial, j que o q est elevado ao quadrado. Portanto, mais investimentos rendem cada vez mais, muito mais medida que vai se ampliando. Tambm nota-se que no h produo negativa, o que materialmente lgico.

Pgina | 19

You might also like