You are on page 1of 7

Companhia de Engenharia de Trfego

AVALIAO DE COMPORTAMENTO GESTO DO PEDESTRE


LEVANTAMENTO SOBRE SUA UTILIZAO E SEU CONHECIMENTO POR PARTE DE PEDESTRES E CONDUTORES

Diretoria de Educao e Planejamento DP Superintendncia de Educao e Segurana SES Gerncia de Educao de Trnsito GED Julho/2011

Companhia de Engenharia de Trfego

1.

Introduo

Aps o incio do Programa de Proteo do Pedestre, foi baixada a Portaria 052/11, em 27 de maio de 2011, pela Secretaria Municipal de Transportes, introduzindo o gesto de mo, recomendando ao pedestre indicar com a mo sua inteno de atravessar a rua em faixas no semaforizadas.

A partir da publicao da Portaria, os orientadores de travessia passaram tambm a fazer o uso de um dispositivo - mo presa a uma haste - em substituio bandeira anteriormente utilizada, no intuito de incentivar o pedestre a acenar com a mo para os motoristas sua inteno de atravessar a rua. Este tipo de orientao e ao educativa passou a ser realizada em faixas de pedestres onde existe conflito entre pedestres e condutores no momento da travessia. Quando um pedestre inicia sua travessia, o orientador da CET sinaliza com o dispositivo, chamando ateno dos condutores que o pedestre est atravessando a rua e que eles devem dar preferncia de passagem.

Esta nova ao de orientao foi tambm largamente difundida pelos meios de comunicao, como telejornais, programas de rdios e jornais.

Esta nova pesquisa foi realizada com objetivo de observar a utilizao do gesto de mo pelo pedestre, os motivos por que no usa, assim como a opinio dele e dos motoristas sobre este tipo de sinalizao. Este relatrio apresenta a metodologia utilizada e os resultados obtidos.

A pesquisa concentrou-se na regio central at a Avenida Paulista, local definido como a primeira zona para este programa. Foram efetuadas contagens e pesquisas de opinio no perodo de 06 a 15-jun-2011, 11 a 15-jul-2011 e 18 a 22-jul-2011.

Companhia de Engenharia de Trfego

2. Metodologia: contagem e entrevistas


A pesquisa consistiu em contagens objetivas e opinies obtidas por aplicao de questionrio atravs de entrevistas. As contagens foram realizadas em duas coletas, 6 a 15jun e 11 a 15-jul-2011. J a pesquisa de opinio foi realizada utilizando-se trs coletas: 6 a 15-jun, 11 a 15-jul e 18 a 22-jul-2011. Todas as coletas foram realizadas no perodo das 07h30 as 09h30h.

A pesquisa de opinio, tanto com condutores quanto com pedestres, foi realizada na regio central at a Avenida Paulista.

Os condutores foram entrevistados pelos pesquisadores, nas seguintes situaes: Motociclistas: em bolses de estacionamentos; Motoristas de nibus: pontos finais de nibus; Motoristas de automveis e demais veculos: estacionamentos particulares e

estacionamentos de rua. Os pedestres foram entrevistados durante seu deslocamento nos passeios pblicos.

3. Contagem:
Trata-se de uma medio objetiva, por meio de observao do comportamento do pedestre ao atravessar a rua. Nesta pesquisa, procurou-se verificar se o pedestre, diante de um veculo em aproximao, se ele fazia o gesto de mo indicando sua inteno de atravessar a rua. As contagens foram realizadas segundo duas coletas: de 6 a 15 de junho, composta por amostra de 3.820 pessoas, e de 11 a 15 de julho, com amostra de 787 pessoas, no perodo das 7h30 s 9h30, nos seguintes locais, respectivamente.

1 coleta realizada nos cruzamentos a seguir:

4. 5. 6.

Rua Augusta x Rua Antonio Carlos Rua 13 de Maio x Rua Conselheiro Carro Rua Lbero Badar x Rua Miguel Couto, e
3

Companhia de Engenharia de Trfego 7.

Rua Major Quedinho x Viaduto Nove de Julho

2 coleta realizada nos cruzamentos a seguir:

Rua Dona Maria Paula x Rua Francisca Miquelina, Rua Riachuelo x Rua Quintino Bocaiva, Rua Haddock Lobo x Rua Lus Coelho, e Rua lvaro de Carvalho x Rua Joo Adolfo x Rua A. Gagliotti.

Os resultados obtidos nas contagens encontram-se no quadro a seguir:

O pedestre fez o gesto?

Sim

No

Total

1 coleta

12

0,3%

3808

99,7%

3820

2 coleta

0,3%

785

99,7%

787

Total

14

0,3%

4593

99,7%

4607

Observa-se do quadro que apenas 0,3% dos pedestres fizeram o gesto durante a fase de pesquisa, tanto na 1 quanto na 2 coleta.

3. Pesquisa de opinio sobre o conhecimento do gesto de mo


Por meio de questionrios foram realizadas entrevistas com condutores e pedestres com a finalidade de se obter o grau de informao sobre o gesto de mo. Na coleta de 6 a 15 de junho, foram entrevistados 421 pedestres e 433 condutores e na coleta de 11 a 15 de julho, foram entrevistados 400 pedestres e 403 condutores. A primeira coleta foi realizada alguns dias aps a publicao da Portaria (27/5) e a segunda um pouco cerca de dois meses aps. Os resultados obtidos esto apresentados no quadro, a seguir: 4

Companhia de Engenharia de Trfego

Coleta

% de pedestres que tem conhecimento do gesto

% de condutores que tem conhecimento do gesto 53,6% 72,7%

06 a 15/6/11 11 a 15/7/11

41,8% 51,4%

Observando-se os resultados das duas coletas, verifica-se que houve um aumento do conhecimento do gesto, tanto para o pedestre (9,6%), quanto para os condutores (19,1%).

4. Pesquisa de opinio para identificar as razes do pedestre para no fazer o gesto de mo.
Por meio da contagem objetiva (item 3), observou-se um baixo ndice de uso do gesto de mo (0,3%). Por esta razo, procurou-se realizar uma terceira coleta, entrevistando-se pedestres por meio de questionrios, com respostas livres, com a finalidade de identificar as razes pelas quais os pedestres no estavam fazendo o gesto. Dos 402 pedestres entrevistados, 243 (60,4%) apresentaram razes objetivas para no fazerem o gesto, 117 (29,1%) alegaram no sentir qualquer dificuldade em fazer o gesto e 42 (10,4%) no deram respostas condizentes com pergunta. Dos 243 pedestres entrevistados que alegaram motivos para no fazer o gesto, observou-se que 135 deles (55,6%) disseram se sentir inseguros com relao atitude a ser tomada pelos motoristas, ou seja, julgam que os motoristas no iro respeitar o gesto, ou no sentem confiana que os motoristas vo parar, alm de outros motivos. O quadro, a seguir, ilustra todos os motivos apresentados:

Companhia de Engenharia de Trfego

Motivos alegados pelos pedestres

Relatos

Sentem-se inseguros em relao atitude do condutor

135

55,6%

Desconhecem a campanha do gesto de mo

79

32,5%

Falta de hbito

11

4,5%

Fiz mas no deu certo

3,7%

No v importncia

2,5%

Timidez ou vergonha

1,2%

TOTAL

243

100,0%

5. Pesquisa sobre a importncia em se fazer o gesto


Na coleta de 11 a 15 de julho, em que foram entrevistados 403 condutores, foi perguntado se eles julgavam importante o pedestre sinalizar com o gesto de mo sua inteno de atravessar a rua. Como resultado, 327 condutores (82%) disseram que o gesto era muito importante. Na coleta de 17 a 22 de julho foram entrevistados 400 pedestres, sendo perguntado a eles se julgavam importante sinalizarem com o gesto de mo o seu desejo de atravessar a rua. 346 dos entrevistados (83,4%) responderam que era muito importante o gesto de mo.

Companhia de Engenharia de Trfego

Diretoria de Planejamento e Educao DP Irineu Gnecco Filho Superintendncia de Educao e Segurana SES Nancy Schneider Gerncia de Educao de Trnsito GED Luiz Carlos Mantovani Nspoli Departamento de Educao na Rua Ana Beatriz Bussolini

Equipe Tcnica: Lilian Rose da Silva Carvalho Freire Coordenao da Pesquisa Francisco Alves Coordenao de Campo [2 e 3 etapas] Carlos Alberto Vendramini Coordenao de Campo [1 etapa]

Estagirios de Pesquisa
Cleici Kelli Pinheiro Diemes Seliguin Gisele Santos da Silva Henrique Euzbio Isaias Alves dos Santos Jos Daniel Bebiano de Castro Mariane Fonseca da Paz Michele Conceio de Carvalho Rafaela Quintino da Silva Rodolfo Morage da Silva

You might also like