You are on page 1of 4

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Registro: 2011.0000229124 ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelao n 904960270.2001.8.26.0000, da Comarca de Embu, em que apelante PAULO LUIZ FERNANDES sendo apelado GERALDO MIOTTO. ACORDAM, em 2 Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte deciso: "Deram provimento ao recurso. V. U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acrdo. O julgamento teve a participao dos Exmos. Desembargadores JOS JOAQUIM DOS SANTOS (Presidente), LUS FRANCISCO AGUILAR CORTEZ E JOS CARLOS FERREIRA ALVES. So Paulo, 11 de outubro de 2011. Jos Joaquim dos Santos PRESIDENTE E RELATOR Assinatura Eletrnica

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Voto n 6777 Apelao Cvel n 9049602-70.2001.8.26.0000 Apelante: PAULO LUIZ FERNANDES Apelado : GERALDO MIOTTO Juza: Dr. Mnica de Cssia Thomaz Perez Reis Lobo Origem: 3 Vara Judicial do Frum de Embu

DECLARATRIA DE NULIDADE DE ATO JURDICO. Alterao de Contrato social. Falsidade de assinaturas. Prescrio acolhida ante a alegao de fraude. Vcio de consentimento, no entanto, que no descaracteriza a hiptese de nulidade absoluta do ato jurdico, pois o consentimento sequer existiu. Precedentes jurisprudenciais. Necessidade de produo de provas. Prescrio afastada. Sentena anulada. RECURSO A QUE SE D PROVIMENTO.

Trata-se de recurso de apelao interposto contra r. sentena de fls. 284/287, de relatrio adotado, que, em ao declaratria de nulidade de ato jurdico (alterao de contrato social) c.c. perdas e danos e tutela antecipada, julgou extinto o feito pela prescrio, nos termos do artigo 269, inciso IV, do Cdigo de Processo Civil.

Inconformado, apela o autor (fls. 294/313).

Alega, em sntese, nulidade da r. sentena porque no houve apreciao pela MM. Juza sobre a produo de prova requerida, bem assim sobre a alegao da revelia do ru decorrente da falta de juntada da procurao e ausncia na audincia de conciliao.

Sustenta que no era o caso de extino do feito pela prescrio, tendo em vista que no se trata de vcio ou fraude na
Apelao n 9049602-70.2001.8.26.0000 2

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

vontade do contratante, mas sim de nulidade absoluta do prprio ato, cujo prazo prescricional de 20 anos (artigo 177, do Cdigo Civil). Diz, ainda, que nos autos da ao falimentar do Supermercado Miotto, contestou a falsidade de sua assinatura na respectiva Alterao de Contrato Social, pelo que o Sr. Sndico opinou pela desconstituio do contrato que foi negado pelo juzo falimentar entendendo ser objeto de ao prpria. Da decorre a interrupo da prescrio. Pede o provimento do recurso.

Contrarrazes a fls. 322/342.

o relatrio.

Depreende-se do contedo processual que o autor ajuizou ao declaratria de nulidade de alterao contratual por conta de aquisio de estabelecimento comercial denominado

Supermercado e Padaria Miotto Ltda. Embora a inicial, de fato, contemple a hiptese de fraude, est-se, desenganadamente, como consta da tese recursal, de nulidade de negcio jurdico, pois o defeito de ausncia de manifestao de vontade. Vale dizer, est afeto formao do contrato em si.

Ademais, a alegao do autor foi no sentido de que jamais celebrou contrato com os rus e que a sua assinatura falsa. Assim, a falsidade de assinatura atrai a hiptese de nulidade absoluta, pelo que a prescrio era mesmo de ser considerada vintenria, no assim quadrienal, como veio reconhecida na r. sentena.

Como a indagao central da demanda est em saber se a assinatura ou no do autor, certo que j foi dito talvez tenha sido grosseiramente falsificada, claro que no pode haver vcio de consentimento quando nem consentimento houve. E a no h falar em prescrio por vcio de consentimento.
Apelao n 9049602-70.2001.8.26.0000 3

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

O v. acrdo mencionado na apelao bem ilustra a hiptese em julgamento e guarda absoluta similitude com o que discutido nestes autos.

verdade que o autor no pediu a nulidade do compromisso de compra e venda, limitando-se a faz-lo apenas com relao alterao contratual. Mas essa alterao contratual que, uma vez reconhecida nula, retira do autor a responsabilidade pela gesto ruinosa que levou a empresa falncia.

Por ltimo, de se acrescentar que o cerceamento de defesa ser contornado com o afastamento da prescrio, ficando expressamente recomendada a produo de provas diante da discusso travada nos autos. Convm que seja observada na origem eventual regularizao do plo passivo, pois nada foi dito a respeito do bito da r.

Em suma, afasta-se a prescrio para que o mrito seja decidido na origem, j agora com a produo das provas que o MM. Juiz entender adequadas e necessrias.

Do

exposto,

D-SE

PROVIMENTO

AO

RECURSO E AFASTA-SE A PRESCRIO. Ante a necessidade da produo de provas, no se tratando, pois somente de matria de direito, anula-se a r. sentena para que outra seja oportunamente proferida.

JOS JOAQUIM DOS SANTOS Relator

Apelao n 9049602-70.2001.8.26.0000

You might also like