You are on page 1of 3

Transtornos Alimentares

Compulso Alimentar

A compulso alimentar um transtorno alimentar comum, em que um indivduo consome regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez s, ou depenica constantemente, mesmo quando no tem fome ou se sente fisicamente desconfortvel por comer tanto. Ao contrrio dos bulmicos, quem come compulsivamente no purga depois de comer em excesso, nem pratica com frequncia exerccio em excesso na tentativa de queimar calorias. A compulso alimentar pode ocorrer em pessoas de qualquer sexo, raa, idade ou estrato socioeconmico e, como quem sofre do transtorno de compulso alimentar aumenta com frequncia de peso ou se torna clinicamente obeso, torna-se passvel de contrair uma grande variedade de doenas. Infelizmente, no h uma cura reconhecida para o transtorno de ingesto compulsiva, mas existe uma variedade de opes de tratamento que podem ser exploradas quando o transtorno diagnosticado.

Sinais de Compulso Alimentar

Quem sofre do transtorno de compulso alimentar consome grandes quantidades de comida de uma s vez ou come constantemente durante um determinado perodo (por exemplo, durante uma festa de aniversrio ou na Consoada) mas no purga ou se liberta da comida depois. O transtorno de compulso alimentar habitualmente reconhecido por outros devido aos hbitos alimentares de um indivduo, tais como: Ingerir uma quantidade excessiva de comida, mesmo quando no tem fome; Comer at se sentir desconfortavelmente cheio ou mesmo agoniado; Esconder hbitos alimentares devido a vergonha ou embarao;

Esconder comida para episdios de voracidade; Esconder embalagens vazias ou caixas de alimentos e gerar lixo em excesso; Depenicar ou comer constantemente enquanto houver comida disponvel; Comer quando est sob presso ou se sente psicologicamente diminudo/a; Sentir-se subjugado/a, envergonhado/a e/ou culpado/a durante e/ou depois de um episdio de voracidade; Exprimir repugnncia em relao a hbitos alimentares, peso, corpo ou aparncia; Expressar descontentamento com a aparncia, peso ou auto-estima.

Diagnstico de Compulso Alimentar

O transtorno de compulso alimentar deve ser diagnosticado por um profissional qualificado, de acordo com os critrios de sade mental reconhecidos. Estes critrios de diagnstico incluem episdios cclicos de alimentao em excesso e sensao de perda de controlo durante os episdios, bem como episdios de compulso alimentar com pelo menos trs das seguintes caractersticas: comer depressa, comer at atingir mal-estar fsico, comer quando no se tem fome, comer sozinho ou ter sentimentos de vergonha e culpa em relao alimentao. Outros critrios incluem expresso de ansiedade ou angstia em relao ingesto compulsiva, episdios de voracidade que ocorrem pelo menos duas vezes por semana durante um perodo mnimo de seis meses e compulso alimentar sem recurso posterior a um mtodo de purga (vmito auto-induzido, exerccio excessivo, etc).

Obter Ajuda e Tratamento

No h uma cura reconhecida para o transtorno de ingesto compulsiva. Posto isto, h uma variedade de opes de tratamento que podem ser combinadas de acordo com as necessidades especficas do paciente. As opes de tratamento para o transtorno de compulso alimentar incluem aconselhamento/terapia, aconselhamento ou terapia familiar, terapia cognitivo-comportamental (para alterar os comportamentos alimentares), frequncia de grupos de apoio ou terapia de grupo e aconselhamento e planeamento nutricional. Habitualmente, no so usados medicamentos para tratar o transtorno de ingesto compulsiva, apesar de poderem ser usados supressores de apetite com controlo mdico e alguns medicamentos, como anti-depressivos, para o tratamento de condies associadas.

O transtorno de compulso alimentar um transtorno alimentar comum, embora muitas vezes mal compreendido. Qualquer informao adicional sobre o transtorno de compulso alimentar deve ser procurada junto de um mdico, um especialista em transtornos alimentares ou outros terapeutas relacionados com este tipo de condio de sade.

Voltar a Transtornos Alimentares

| Linka-te a Ns | Termos de Utilizao | Poltica de Privacidade | Sitemap | Contactos | Home Nutrio Copyright 2008 Alimentao Saudvel HOJE Todos os direitos reservados.

You might also like