You are on page 1of 3

BANCOOP CONDENADA POR DANO MORAL A COOPERADO.

Frum Central Civel Joo Mendes Jnior - Processo n: 583.00.2009.222225-8

Sentena n 2350/2010 registrada em 17/11/2010 no livro n 475 s Fls. 193/196: Sentena: Vistos, VILMA B C ajuizou ao de INDENIZAO por DANOS MORAIS em face de BANCOOP COOPERATIVA HABITACIONAL DOS BANCRIOS DE SO PAULO.

Alega a autora que o r veiculou em seu boletim informativo que encaminhado a todos os cooperados uma notificao autora conferindo-lhe a pecha de inadimplente perante todos que tiveram acesso ao referido jornal, o que representaria uma cobrana vexatria de uma dvida; que no havia nenhuma necessidade de a r publicar edital para levar ao conhecimento da autora a existncia do controvertido saldo devedor que justificou, inclusive, o ajuizamento pela autora de ao judicial que tramita pela 3 Vara Cvel Central, onde a autora poderia confirmar o endereo para notificao, sem qualquer necessidade de exp-la perante todos como inadimplente. Requereu a condenao da r ao pagamento de uma indenizao por dano moral, que estima em R$ 23.250,00. Juntou os documentos de fls. 23/38.

A r ofereceu a contestao de fls. 43/89. Alega que existe efetivamente a pendncia financeira da autora e que os canais que utilizou para veicular a notificao so utilizados para a notificao dos cooperados em geral, no existindo no incidente nenhuma inteno de macular a honra e o bom nome da autora; que a pretenso indenizatria da autora est prescrita; que as contas do empreendimento foram devidamente aprovadas em assemblia dos cooperados, sendo legtima, portanto, a cobrana do saldo insatisfeito pela autora; que todos os cooperados que no foram localizados aps a aprovao das contas foram includo no referido edital de notificao; que a notificao no aponta a r como inadimplente, apenas solicita o seu comparecimento sede da Cooperativa para regularizar pendncia; que o Cdigo de Defesa do Consumidor no se aplica aos atos cooperativos. Requereu a improcedncia do pedido. Juntou os documentos de fls. 90/179 A autora se manifestou em rplica, com apresentao de novos documentos (fls. 182/230).

o relatrio. DECIDO. O julgamento antecipado se impe porque a questo a ser enfrentada exclusivamente de direito e prescinde de outras provas alm da documental j apresentada pelas partes.

Inicialmente, observo que prevalece em nossa jurisprudncia o entendimento sobre a aplicao do Cdigo de Defesa do Consumidor na relao jurdica existente entre a Cooperativa Habitacional e seus cooperados que nada mais representam que no o conjunto dos consumidores interessados na aquisio de um imvel residencial que foram atrados pela publicidade veiculada pela Cooperativa sobre as vantagens de aderir Cooperativa para viabilizar a compra do imvel prprio. Trata-se de uma associao transitria e que tem como nico escopo do cooperado a obteno de um determinado bem que a Cooperativa oferta ao pblico em geral. De outra banda, necessria delimitar o objeto desta lide que se restringe alega existncia de cobrana vexatria na simples incluso do nome da autora como cooperada que possua pendncia por regularizar com a Cooperativa. Logo, de nenhuma relevncia a discusso sobre a exigibilidade ou no do valor residual que a Cooperativa alega ser devido pelos cooperados contemplados com unidades no referido Condomnio para fechamento das contas daquele empreendimento. Alguns aspectos devem ser considerados quanto conduta da r (BANCOOP) para perfeita identificao da lide. Primeiro, a veiculao do referido edital no boletim informativo da Cooperativa no meio hbil para notificar o cooperado inadimplente, notadamente porque tal meio de notificao no consta em contrato. Se o paradeiro do Cooperado desconhecido, como teria conhecimento da notificao realizada em um informativo de circulao restrita aos cooperados? Pretendia a r se valer da iniciativa dos demais cooperados para que a existncia da notificao chegasse ao conhecimento de quem apresentava situao de irregularidade? No seria mais prtica encaminhar a notificao para o prprio endereo do imvel adquirido, preservando assim a intimidade do Coopeerado? Segundo, porque a Cooperativa tinha inequvoco conhecimento do atual endereo da autora, que constava na ao revisional em curso. Terceiro, porque o teor da notificao acrescida da advertncia caso contrrio, sero tomadas as medidas cabveis deixa transparecer que as pendncias so de natureza financeira (inadimplncia). Pelas circunstncias acima salientadas, a divulgao sobre a existncia de pendncia financeira (inadimplncia) em informativo distribudo a todos os cooperados e no portal da Cooperativa ultrapasse os limites da razoabilidade e representa cobrana ostensiva - com desnecessria publicidade - que configura a situao vexatria que proscrita pelo nosso ordenamento jurdico (art. 42 do CDC). A ausncia de inteno de denegrir a imagem da autora irrelevante, na medida que a simples publicao do edital em meios de comunicao acessados por milhares de cooperados (muitos deles ex-colegas de trabalho da autora), por si s constrange a autora de forma totalmente desnecessria porque a Coopeerativa tinha conhecimento prvio que a autora j contestava judicialmente a legalidade da cobrana do saldo residual dos cooperados.

Nestes termos, considero caracterizada a cobrana vexatria e, consequentemente, configurados os danos morais diante da abusiva exposio da imagem e da reputao da autora perante todos que tiveram acesso ao edital publicado no jornal e no portal da Cooperativa. O quantum da indenizao, todavia, deve ser arbitrado com razoabilidade, de forma a punir exemplarmente a r (Bancoop) e, ao mesmo tempo, oferecer uma compensao financeira compatvel com a extenso da ofensa. Neste cenrio e, ainda, considerando que no ficou caracterizada qualquer repercusso objetiva decorrente da cobrana abusiva ou mesmo configurada alguma inteno dolosa de macular a imagem da autora (todos os cooperados no localizados foram igualmente notificados pelo mesmo edital), arbitro o valor da indenizao no correspondente a 10 salrios mnimos atuais. Diante do j exposto, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTE o pedido inicial para CONDENAR a r ao pagamento de uma indenizao autora por dano moral no valor correspondente a R$ 5.100,00, acrescido de correo monetria a contar da presente data e de juros de mora desde a citao. A r, que decaiu em parte determinante da lide, arcar com o pagamento de custas, de despesas processuais e de honorrios de sucumbncia, que fixo em 10% do total da condenao atualizada. P.R.I. So Paulo, 16 de novembro de 2010. ANTONIO CARLOS DE FIGUEIREDO NEGREIROS Juiz de Direito

Veja mais: http://bancoop.forumotion.com/t3041-processo-n-583002009222225-8-dano-moral-nomejornal?highlight=222225+-8

You might also like