You are on page 1of 9

Journal of Physical Activity and Health, 2010, 7(Suppl 2), S146-S154 2010 Human Kinetics, Inc.

Usando Mtodos de Observao para Avaliar Espaos Pblicos e Atividade Fsica no Brasil
Adriano Akira Ferreira Hino, Rodrigo S. Reis, Isabela C. Ribeiro, Diana C. Parra, Ross C. Brownson, e Rogrio C. Fermino
Contexto: Espaos pblicos tm sido identificados como locais importantes para a promoo de atividade fsica (AF) em nvel comunitrio. Os principais objetivos deste estudo so descrever as caractersticas dos usurios de espaos pblicos e explorar o quanto essas caractersticas esto associadas ao comportamento fisicamente ativo. Mtodos: Um sistema de observao direta foi usado para avaliar os nveis de AF nos parques e praas (pequenos parques) e as caractersticas dos usurios (sexo e idade). Os 4 parques e as 4 praas observados foram selecionados em bairros com nvel socioeconmico e caractersticas ambientais diferentes. Os espaos foram observados 3 vezes por dia, 6 dias por semana, durante 2 semanas. Resultados: Mais homens do que mulheres foram observados nos parques (63,1%) e praas (70,0%), bem como mais adultos e adolescentes de que idosos e crianas. Os usurios foram mais ativos nos parques (homens=34,1%, mulheres=36,1%) do que nas praas (homens=25,5%, mulheres=22,8%). Concluses: As caractersticas dos espaos pblicos podem afetar a AF nos lugares observados. As iniciativas para aumentar o nvel de AF em instalaes pblicas devem considerar as caractersticas e preferncias dos usurios para serem mais efetivas e assim atingir um maior nmero de pessoas. Palavras chaves: Atividade fsica, parques, lazer, medidas, observao A atividade fsica (AF) regular tem sido recomendada para reduzir o risco de doenas crnicas e promover bem o estar fsico e psicolgico.1-3 Nesse sentido, uma das atuais prioridades das organizaes pblicas de sade a promoo da AF.2 Embora existam evidncias dos benefcios da AF, existe uma grande prevalncia de inatividade fsica tanto nos pases desenvolvidos quanto em pases em desenvolvimento.4 De acordo com dados do Sistema de Vigilncia de Fatores de Riscos e Preveno para Doenas Crnicas do Brasil, entre 24,9 e 32,8% da populao adulta (entre 18 e 60 anos de idade) nas capitais do brasileiras so inativos.5 Estudos recentes tm demonstrado que o ambiente construdo pode influenciar a prtica regular de AF.6,7 Saelens e Handy6 encontraram uma associao positiva entre a caminhada como forma de deslocamento e algumas caractersticas do ambiente, como a densidade populacional, distncia at destinos no residenciais, uso misto do solo, conectividade at os destinos e acesso aos
Hino, Reis, Ribeiro, e Fermino esto com o Dept. de Educao Fsica, Pontifcia Universidade Catlica do Paran, Curitiba, Brasil. Parra e Brownson esto com Centro de Preveno e Pesquisa em St. Louis, George Warren Brown Escola de Servios Sociais, Washington University em St.Louis. Brownson esta tambm com o Centro Alvin J. Siteman Cancer, Washington University Escola de Medicina, Washington University em St.Louis.

parques e espaos abertos. Alguns estudos7-11 tm tambm mostrado associao entre proximidade e disponibilidade de equipamentos dentro de espaos pblicos e maiores nveis da AF. Estas evidncias tm aumentado a importncia dos espaos pblicos, como parques, para aumentar a AF em nveis comunitrios.1214 Uma das formas de avaliar o uso dos parques, nvel de AF e caractersticas dos usurios a observao de espaos pblicos usando o Sistema de Observao de Atividades Fsicas e Recreativas na Populao (SOPARC).15 Vrios estudos tm sido conduzidos nos Estados Unidos usando esse mtodo.13,15,16 O SOPARC no tem sido utilizado na populao da Amrica Latina e, apesar de evidncias mostrarem que lugares pblicos tm efeito na AF, as observaes sistemticas so escassas na regio. Documentar o tipo de AF realizado em parque sem termos de idade e sexo, pode ser importante para fornecer informaes aos administradores de parques pblicos com o intuito de estabelecer prioridades na promoo de AF. Este artigo parte do Projeto GUIA (Guia til de Intervenes em Atividade Fsica no Brasil e na Amrica Latina). O projeto coordenado pelo Prevention Research Center em St. Louis e o Centers for Disease Control e Prevention, e tem como objetivo analisar e divulgar estratgias de promoo de AF baseadas em evidncias na Amrica Latina, especialmente no Brasil. A primeira fase do Projeto GUIA examinou as intervenes de AF

S146

Caractersticas dos usurios dos Parques e Praas

S147

na Amrica Latina e identificou 2 intervenes para serem avaliada na segunda fase. Durante a primeira fase, o projeto GUIA identificou 3 novas promissoras categorias de interveno para aumentar o nvel de AF na populao. Dentre elas esto Divulgao de mensagens curtas relacionadas a AFs e Aulas de AF em ambientes comunitrios utilizadas para promover AF e normalmente oferecidas por meio de espaos pblicos. Os resultados de uma das intervenes avaliadas no projeto GUIA na segunda fase, o Academia da Cidade, est publicada em outro peridico.17 A segunda interveno comunitria avaliada est localizada na cidade de Curitiba, regio Sul do pas. Este documento apresenta o resultado de uma observao sistemtica realizada em parques e praas na cidade de Curitiba, durante a segunda fase do Projeto GUIA.Apesar da reconhecida e documentada existncia de programas de AF na cidade1820 e o grande potencial que os parques e praas apresentarem para a promoo da AF, nenhuma avaliao usando a observao sistemtica foi realizada em Curitiba e desconhecido como as caractersticas desses lugares podem afetar o nvel de AF. Praas so pequenos parques ou praas pblicas com uma rea mdia de 6.217m2, na qual, aproximadamente, 70% so equipadas com algum tipo de estrutura para a prtica de AF, como pista de corrida/caminhada, quadras de esportes ou reas de alongamentos/exerccios de fora.21 Estas caractersticas tornam as praas locais apropriados para a prtica e promoo de AF. Um estudo conduzido pela Secretaria Municipal da Sade em 2006 mostrou que 79,6% da populao adulta em Curitiba relataram ter algum tipo de lugar perto da residncia para a prtica de AF, incluindo praas. Dessa maneira, o atual estudo tem como objetivo descrever as caractersticas dos usurios dos parques e praas e explorar como estas caractersticas so associadas com a prtica de AF nesses lugares.

caracterizar sexo, idade e nvel de AF dos usurios dos parques e praas. SOPARC foi desenvolvido para obter informaes diretas sobre o nvel de AF dos usurios em espaos pblicos comunitrios, suas caractersticas e o contexto na qual a AF ocorre.15 O mtodo baseado em um sistema de amostragem momentnea para realizar observaes (scans) sistemticas de reas alvos. As reas alvo so reas de observao predeterminadas, onde usurios dos parques podem praticar AF, como quadras de esportes, pista de caminhada/ciclismo, playgrounds, etc.

Scan
Para avaliar as caractersticas dos usurios, o SOPARC utiliza amostras momentneas para realizar observaes sistemticas (uma observao da esquerda para a direita) de cada pessoa dentro das reas alvo.15 A AF foi codificada em sedentria (deitado, sentado ou em p), caminhada (leves caminhadas ou com mais movimentos) ou vigorosa (atividades moderadas ou vigorosas, correr, exerccios de resistncia, etc.). A faixa etria foi dividida em crianas, adolescentes, adultos e idosos. Os nveis de AF e idade foram realizados separadamente por homens e mulheres para ser possvel identificar diferenas entre gneros. Por exemplo, de acordo com o protocolo original do SOPARC,15no primeiro scan os observadores registraram o nvel de AF e faixa etria somente para homens e no segundo scan somente para mulheres.

Programa
Todas as reas alvos foram avaliadas em 3 horrios diferentes (7:00, 11:00 e 17:00) e a coleta de dados foi conduzida entre maro e abril de 2008. Cada parque/praa foi observado por 2 semanas, incluindo finais de semanas e dias da semana, com exceo das sextas-feiras. Optouse em excluir a sexta-feira para ser possvel identificar com maior preciso a diferena entre final de semana e dia da semana. No total foram realizados 12 dias de observaes em cada espao.

Mtodos
Curitiba a capital do estado do Paran, localizado na regio sul do Brasil, com uma populao de aproximadamente 1.797.408 habitantes,22 da qual 52% so mulheres.21 Curitiba uma cidade reconhecida pelas suas polticas de promoo da sade e pela ateno especial dedicada a reas verdes, como meio de desenvolvimento sustentvel.20 At o momento do estudo existiam 18 parques (18.580.617 m2), 33 reas de preservao (19.251.878 m2), e 443 praas (2.750.740 m2) espalhados nos 75 bairros de Curitiba.21 Atualmente, 27 Centros de Esportes e Lazer esto distribudos pela cidade. Estes centros so locais onde atividades organizadas so oferecidas para as crianas, adolescentes, adultos e idosos.

Treinamento de Observadores
As observaes foram realizadas por 16 avaliadores sob a superviso de 2 coordenadores do campo. O treinamento foi conduzido durante 2 dias que incluiu aulas para a familiarizao dos observadores com as definies operacionais, convenes os cdigos e categorizao dos nveis de AF e das faixas etrias. Os observadores treinaram a codificao e receberam o feedback sobre as suas pontuaes utilizando os exemplos contidos no DVD de treinamento do SOPARC, fornecido pelo autor do instrumento. As observaes das reas-alvo foram conduzidas no segundo dia de treinamento, durante o perodo da manh e da tarde, utilizando os contadores mecnicos. Aps o treinamento de campo os observadores continuaram o treinamento em duplas com mais

Observao dos Usurios


Foi utilizado o mtodo SOPARC (Sistema de Observao de Atividades Fsicas e Recreativas na Populao) para

S148

Hino et al

10 horas de coleta de dados para testar a concordncia inter-observador. Foi obtido 90% de concordncia para o nvel de AF e a categoria do grupo de idades.

Analises Estatstica
Para descrever as caractersticas contextuais e dos usurios, foi utilizada a estatstica descritiva (distribuio de frequncia absoluta e relativa, mdia e desvio padro). As caractersticas das reas alvos (quantidade, tamanho e tipo) e dos usurios (sexo, idade e nvel de AF) foram analisadas de acordo com o tipo do local (parques e praas). As caractersticas dos usurios foram tambm analisadas de acordo com os dias da semana e perodo do dia (horrio). Todas as comparaes foram testadas usando o teste Qui-quadrado, considerando o nvel de significncia de 5% usando a verso 11.0 SPSS e Microsoft Excel verso 2007.

Seleo dos Parques e Praas


Devido ao grande nmero de parques e praas na cidade, foi necessrio desenvolver um mtodo de seleo que permitisse identificar os parques e praas que pudessem ser avaliados. Primeiro todos os 75 bairros da cidade de Curitiba foram classificados de acordo com a disponibilidade das instalaes para AF, utilizando informaes fornecidas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC).21 As caractersticas utilizadas para esta classificao foram a densidade de parques (rea dos parques/rea total do bairro), densidade das praas (rea das praas/rea total do bairro), densidade do comprimento da ciclovia (comprimento das ciclovias/ rea total do bairro) e nmero de Centros de Esportes e Lazer por bairro. Estas informaes foram corrigidas pela densidade populacional dos bairros. Os bairros foram ento classificados pela mediana da renda de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, disponibilizado pelo IPPUC.21 Como resultado, todos os bairros foram classificados em alta, mdia e baixa qualidade de ambiente (AMB) para AF, e em alto, mdio e baixo nvel socioeconmico (NSE), distribudos em 9 diferentes grupos. Os bairros localizados nos 4 grupos extremos (alto AMB e alto NSE; alto AMB e baixo NSE; baixo AMB e alto NSE; e baixo AMB e baixo NSE) foram analisados para identificar todos os parques e praas disponveis naquelas reas. Finalmente, uma lista com todos os parques e praas dentro dos 4 grupos extremos foi enviada para os coordenadores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da Secretaria Municipal da Sade, as 2 secretarias responsveis pela maioria das intervenes de AF em Curitiba. Os coordenadores ofereceram informaes sobre os lugares onde os programas de AF e atividades eram mais provveis de acontecer. Depois de 3 rodadas de consulta, 4 parques e 4 praas foram selecionados para a avaliao.

Resultados
Um total de 109 reas alvos foram mapeadas e observadas em 4 parques e 4 praas durante 2 semanas (tabela 1). Trinta e quatro reas alvos e 5 pistas de caminhadas/corridas foram observadas nos parques. O tamanho mdio das reas-alvo foi de 1.183,4 m2 (variando de 78,5 m2 a 7.480 m2). As reas esportivas foram as reas alvos mais comuns encontradas (56,4%), seguidas por playgrounds (15.4%) e pistas de caminhada e corrida (13,1%). Nas praas, foram observadas 66 reas-alvo e 4 pistas de caminhada/corrida. O tamanho mdio dessas reas foi de 310,1 m2 (variando de 33,7 m2 a 1.132,0 m2). A maioria das reas nas praas se destinava prtica esportiva (51,4%) seguidas de playgrounds (25,7%) e outros (10%). Um total de 5536 indivduos foram observados nos parques (63,1% homens) e 2401 nas praas (70% homens). Os indivduos em parques eram menos sedentrios (mulheres=22,8%, homens=25,6%) do que nas praas (mulheres=36,1%, homens=34,1%). Mais mulheres foram observadas caminhando nos parques (32,2%) do que nas praas (15,6%), enquanto mais homens foram vigorosamente ativos nos parques (47,4%) quando comparados com as praas (38%) (figura 1). No geral, foram observados mais adultos em parques (mulheres=67,6%, homens=60,4%) e praas (mulheres=55,4%, homens=39,1%) do que em relao s outras faixas etrias (tabela 2). Mais adolescentes do gnero masculino (17,9%) foram observados nos parques comparados com mulheres (11%). Nas praas, 55,4% dos frequentadores eram mulheres adultas e 17,8%%, adolescentes. Entre os homens, 39,1% eram adultos e 37,2%, adolescentes. Nos parques, mais adultos foram observados durante a semana (mulheres=78,6%, homens=64,9%) comparados com os finais de semana (mulheres=60,5%, homens=57,3%). Mais crianas e adolescentes do gnero feminino foram observados nos finais de semana (crianas=19,5%, adolescentes=14,3%) quando comparado aos dias de semana (crianas=7,8%, adolescentes=5,9%). Nas praas a proporo de crianas, adolescentes e adultos foi similar durante a semana e finais de semana. Mulheres mais velhas foram observadas

Avaliao das reas Alvos


Antes da coleta de dados, todas as potenciais reas alvo para a prtica de AF foram visitadas, medidas e mapeados em cada parque e praa. As caractersticas contextuais das reas alvos foram coletadas e codificadas antes da coleta de dados, incluindo o tipo de instalao (quadras esportivas, pistas, campos, ginsios, gramados, etc.), instalaes permanentes (linhas pintadas no cho, gols do futebol, arcos do basquete, etc.) e tipo de superfcie (grama, areia, concreto, etc.). Trs observadores foram previamente treinados para conduzir esta avaliao. As inconsistncias foram discutidas at haver consenso. O protocolo SOPARC foi ento aplicado para coleta de dados.15

Caractersticas dos usurios dos Parques e Praas

S149

Tabela 1

Caractersticas das reas alvo dos parques e praas


Parques (n = 4) 5 34 1183,4 1605,3 78,57480,0 56,4 7,7 7,7 12,8 0,0 15,4 Praas (n = 4) 4 66 310,1 218,5 33,71132,0 51,4 7,1 0,0 5,7 10,0 25,7

Caractersticas Pistas de caminhada/corrida (nmero) reas alvo (nmero) Tamanho da rea alvo (m2) Mdia Desvio padro Mnimo - Mximo Tipo da rea alvo (%) reas de esportes reas de exerccios de resistncia/alongamento reas abertas Pista de caminhada/corrida Outras (patinao, atletismo, skate, outros) reas de recreao

Figura 1 Nvel de atividade fsica em parque e praas de acordo com o gnero.

mais frequentemente durante a semana (15,3%) quando comparado ao final de semana (9,3%). Entre os usurios dos parques, foram observados mais crianas s 11:00 da manh (mulheres=19,3%, homens=21,6%) e adolescentes s 5:00 da tarde (mulheres=17,3%, homens=28,4%), enquanto adultos (mulheres=81%, homens=82,5%) e idosos (mulheres=14,7%, homens=14,4%) foram observados com maior frequncia s 7:00 da manh. Os usurios das praas seguiram o mesmo padro. Entre os usurios dos parques, mais pessoas estavam vigorosamente ativas durante a semana (mulheres=59,3%, homens=57,9%) quando comparado aos finais de semana (mulheres=35,8%, homens=40,3%)

(Tabela 3). As mulheres foram mais sedentrias s 11:00 da manh (26,2%), caminharam mais s 5:00 da tarde (37,8%) e foram mais vigorosamente ativas no perodo da manh (7:00 67%). Um padro similar foi observado para os homens na caminhada, a qual teve alta frequncia s 11:00 da manh (30.7%). Os usurios das praas foram mais sedentrios (mulheres=48,2%, homens=39,3%) e caminharam mais (mulheres=18.4%, homens=28.8%) durante os finais de semana. Durante os dias da semana os usurios foram mais vigorosamente ativos (mulheres = 58.8%, homens = 45.6%). Em funo do perodo do dia, as atividades vigorosas foram mais frequentes no perodo da manh (7:00 da manha) tanto para mulheres (81,4%) quanto para homens (76,1%).

S150 Parques (n = 4) Mulheres (n = 2.041) AdolesIdosos Crianas centes Adultos 7,8 5,8 181,7* 14,7 7,0 2,8 420,3* 6,6 13,8 17,9 60,4 7,9 13,7 11,6 28,4 54,2 5,8 21,5 11,3 59,3 7,9 0,4 2,7 82,5 14,4 0,0 19,2 17,5 1,1 19,2 26,7 17,8 19,3 18,5 57,3 4,9 13,4 19,3 5,8 69,5 52,8 49,0 130,5* 55,4 13,1 15,6 29,4 8,8 6,8 0,0 20,0 16,3 2,5 27,8 49,9 37,2 5,6 17,1 64,9 12,4 14,0 16,9 53,8 58,0 AdolesIdosos Crianas centes Adultos Homens (n = 3.495) Mulheres (n = 721) Praas (n = 4) Homens (n = 1.680) AdolesIdosos Crianas centes Adultos 15,3 9,3 14,3 17,6 38,6 34,9 5,2 66,0 43,2 31,1 376,4* 39,1 8,1 31,5 9,0 2,7 38,6 40,0 Idosos 8,5 7,5 5,9 14,3 101,8* 4,3 7,7 17,3 125,0* 11,0 67,6 63,9 66,1 81,0 60,5 78,6

Tabela 2

Caractersticas dos usurios dos parques e praas de acordo com o dia da semana e perodo do dia

Perodo

AdolesCrianas centes Adultos

Perodo da Semana

Dias de Semana (%)

7,7

Finais de Semana (%)

19,4

valor do teste de 2

Perodo do dia

78 da manh (%)

0,0

1112 da manh (%)

19,3

56 da tarde (%)

16,0

valor do teste de

Total

14,8

* P < 0,001.

Tabela 3
Parques (n = 4) Mulheres (n = 2041) Vigoroso 59,3 35,8 133,8* 67,0 42,4 39,3 420,3* 26,6 28,8 44,6 28,0 30,6 41,4 16,3 11,7 72,0 6,2 46,8 44,9 26,4 33,3 40,3 48,2 24,5 17,6 57,9 27,5 13,7 18,4 46,4* 12,4 12,9 19,9 130,5* 81,4 40,3 35,2 Sedentrio Caminhada Vigoroso Sedentrio Caminhada Homens (n = 3495) Mulheres (n = 721) Vigoroso 58,8 33,4

Nvel de atividade fisica nos parques e praas de acordo com gnero, dia da semana e perodo do dia (frequncia relativa)
Praas (n = 4) Homens (n = 1680) Sedentrio 27,5 39,2 Caminhada 26,9 28,8 37,5* 12,2 40,9 34,7 11,7 23,3 34,0 376,4* 76,1 35,8 31,3 Vigoroso 45,6 32,0

Perodo

Sedentrio Caminhada 20,4 39,7 119,7* 19,6 31,4 37,8 125,0*

Perodo da Semana

Dia de semana

20,3

Final de semana

24,5

Valor do teste de 2

Perodo do Dia

78 da manh

13,4

1112 da manh

26,2

56 da tarde

22,9

Valor do teste de 2

* P < 0,001.

S151

S152

Hino et al

Discusso
Este estudo teve o objetivo de descrever as caractersticas dos usurios e os nveis das AF realizadas em parques e praas de Curitiba, Brasil. Pessoas adultas e do gnero masculino foram os grupos mais frequentemente observados. O nmero de usurios observados foi diferente de acordo com sexo e tipo do local, parques ou praas. Baixos nveis de AF foram mais observados nos parques de que nas praas e as atividades vigorosas foram mais frequentes durante os dias da semana e tambm durante os perodos da manh em ambos os locais. De acordo com um estudo populacional realizado nas capitais brasileiras, a caminhada o tipo mais comum de AF durante o tempo de lazer, para homens (28%) e mulheres (61%). Apesar do custo beneficio deste tipo de estruturas j ter sido demonstrado, foi verificado que as pistas de caminhadas/corridas no so as estruturas mais presentes. Um elevado percentual de homens foi observado em parques e praas. Diversos estudos na literatura suportam essa constatao.11,19,21,31 Reed et al16 destacam que, embora as informaes do censo mostrem que 51% da populao seja do sexo feminino, as mulheres representam apenas 37% dos usurios dos parques. Um padro similar foi observado no presente estudo. Embora a proporo de homens e mulheres seja, relativamente, a mesma (52 e 48%, respectivamente), um elevado percentual de homens foi observado nas reas-alvo avaliadas. Essa diferena pode ser explicada devido aos tipos de reas disponveis nos locais, onde 56,4 e 51,4% das reas de parques e praas, respectivamente, foram designadas para atividades de esportes estruturados (futebol, voleibol, basquetebol, etc.), enquanto um pequeno percentual foi designado para caminhada/corrida (parques=12,8%, praas=5,7%). Evidncias mostram que, no Brasil, os homens preferem jogar futebol durante o tempo de lazer, enquanto mulheres preferem caminhar.23 Estas caractersticas podem explicar, em parte, o maior nmero de homens do que mulheres nos locais estudados.16 Independentemente do sexo, as pessoas tendem a ser mais sedentrias nas praas do que nos parques. Uma das possveis explicaes a presena de menor nmero de pistas de caminhada/corrida nas praas do que nos parques. A presena das pistas de caminhadas tem sido associada com o alto nvel de AF, assim como maior uso.13,16 Outra explicao o alto nmero de reas recreativas nas praas, levando em conta que as crianas precisam estar acompanhadas de adultos os quais, na maioria das vezes, permanecem sentados ou em p. Este estudo identificou que as mulheres foram mais vigorosamente ativas nas praas quando comparado aos homens, e no foi encontrada nenhuma diferena significativa nos parques. Essa evidncia contradiz as constataes da maioria dos estudos conduzidos nesta rea nos Estados Unidos, a qual indica que os homens so mais ativos que as mulheres em lugares comparveis as praas de Curitiba. Mckenzie et al,15 verificaram que homens so mais fisicamente ativos que as mulheres e

possuem aproximadamente duas vezes mais chance de estarem envolvidos em AFs vigorosas (18,8% contra 10,2% mulheres). Reed et al16 e Cohen et al13 tambm encontraram que homens so 2 vezes mais envolvidos em atividades vigorosas que mulheres (42% contra 20%; 19% contra 10%) Este estudo encontrou que parques e praas foram predominantemente utilizados por adultos e que os usurios tendem a visitar mais frequentemente os locais no perodo da manh. Essa evidncia corresponde com o que tem sido encontrado por outros estudos nos Estados Unidos.13,16 Embora um nmero maior de adultos tenha sido observado nas praas, a proporo de adolescentes foi similar, e mais alta entre os meninos no perodo da tarde. As praas podem ser mais acessveis aos adolescentes que no dirigem, uma vez que so encontradas em grande quantidade e uniformemente distribudas por toda cidade, quando comparado com os parques. Em um estudo conduzido com 1718 adolescentes em Curitiba, Reis et al26 reportaram que a percepo de falta de espaos e da falta de equipamentos adequados para AFs estavam associadas com a menor probabilidade do uso de espaos pblicos.27 Para adultos e adolescentes existe uma pequena variao em termos de utilizao de parques e praas durante os dias de semana e finais de semana. Entre as crianas a frequncia de uso dos parques foi maior durante os finais de semana, quando comparado com os dias da semana. Alm disso, o fcil acesso as praas parece favorecer sua utilizao pelas crianas, considerando que os pais no necessitam percorrer longas distncias para acompanhar seus filhos no perodo da manh e tarde. Estes perodos so aqueles tipicamente utilizados pelos pais e responsveis para levar as crianas nos parques e praas no Brasil. De fato, estudos tm mostrado que a proximidade a reas de recreativas11,28 e os tipos de estruturas disponveis nessas reas,29 so positivamente associadas com maiores nveis da AF entre crianas. A proporo de indivduos fisicamente ativos e sedentrios variou consideravelmente segundo os perodos do dia e os dias da semana. O perodo da manh e os dias de semana apresentam uma proporo maior de pessoas vigorosamente ativas que outros perodos do dia e finais de semana. As diferentes caractersticas desses locais no parecem afetar esse padro. No entanto, as pessoas tendem a serem mais sedentrias ao meio-dia e caminhar mais durante as tardes. Algumas limitaes deste estudo devem ser consideradas. Em primeiro lugar, o desenho transversal do estudo no permite identificar a relao causal nas associaes encontradas. Em segundo lugar, todos os espaos observados esto na cidade de Curitiba, Brasil, o que compreende caractersticas ambientais, culturais e poltica prprias. Por exemplo, o clima mido subtropical da cidade oferece veres suaves e um inverno relativamente frio, mas geralmente, o clima agradvel. No entanto, no outono, a variao da temperatura do dia mais intensa e frequente e poderia evitar a prtica de AF durante todo o dia nos espaos abertos.

Caractersticas dos usurios dos Parques e Praas

S153

Este estudo apresenta alguns pontos fortes a serem destacados. Embora o SOPARC seja baseado em amostras momentneas, oferecendo somente informaes instantneas sobre o ambiente, foram conduzidas um nmero considervel de observaes sistemticas o que aumenta a validade das medidas.15 Os observadores foram rigorosamente treinados para alcanar um elevado grau de concordncia entre as observaes, oferecendo medidas confiveis. Apesar de algumas informaes sobre uso dos parques e suas associaes com os nveis das AFs j estarem atualmente disponveis, este o primeiro estudo conduzido em um pas em desenvolvimento.

tambm somos gratos pelo suporte administrativo de Madalena Soares, Diva Brunieri e o Research Group of Physical Activity and Quality of Life (GPAQ). (Grupo de Pesquisa da Atividade Fisica e Qualidade de Vida).

Referncias
1. Strong WB, Malina RM, Blimkie CJ, et al. Evidence based physical activity for school-age youth. J Pediatr. 2005;146(6):732737. 2. Haskell WL, Lee IM, Pate RR, et al. Physical activity and public health: updated recommendation for adults from the American College of Sports Medicine and the American HeArt Association. Med Sci Sports Exerc. 2007;39(8):14231434. 3. Nelson ME, Rejeski WJ, Blair SN, et al. Physical activity and public health in older adults: recommendation from the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Med Sci Sports Exerc. 2007;39(8):14351445. 4. Guthold R, Ono T, Strong KL, Chatterji S, Morabia A. Worldwide variability in physical inactivity a 51-country survey. Am J Prev Med. 2008;34(6):486494. 5. VIGITEL BRASIL 2007. Vigilncia de fatores de risco e proteo para doenas crnicas por inqurito telefnico. Available at: http://bvsms.saude.gov.br. Acessed May 28, 2008. 6. Saelens BE, Handy SL. Built environment correlates of walking: a review. Med Sci Sports Exerc. 2008;40(suppl 7):S550S566. 7. Cohen DA, Ashwood JS, Scott MM, et al. Public parks and physical activity among adolescent girls. Pediatrics. 2006;118(5):13811389. 8. Baker EA, Schootman M, Kelly C, Barnidge E. Do recreational resources contribute to physical activity? J Phys Act Health. 2008;5(2):252261. 9. Norman GJ, Nutter SK, Ryan S, Sallis JF, Calfas KJ, Patrick K. Community Design and Access to Recreational Facilities as Correlates of Adolescent Physical Activity and Body-Mass Index. J Phys Act Health. 2006;3(suppl 1):S118S128. 10. Bowles HR, Merom D, Chey T, Smith BJ, Bauman A. Associations of type, organization, and number of recreational activities with total activity. J Phys Act Health. 2007;4(4):469480. 11. Roemmich JN, Epstein LH, Raja S, Yin L, Robinson J, Winiewicz D. Association of access to parks and recreational facilities with the physical activity of young children. Prev Med. 2006;43(6):437441. 12. Bedimo-Rung AL, Mowen AJ, Cohen DA. The significance of parks to physical activity and public health: a conceptual model. Am J Prev Med. 2005;28(suppl 2):159168. 13. Cohen DA, McKenzie TL, Sehgal A, Williamson S, Golinelli D, Lurie N. Contribution of public parks to physical activity. Am J Public Health. 2007;97(3):509514. 14. Mowen A, Kaczynski A, Cohen D. The potential of parks and recreation in addressing physical activity and fitness. Presidents Council on Physical Fitness and Sports. 2008;9(1):18.

Concluso
Informaes especficas dos usurios dos parques e o contexto em que eles esto fisicamente ativos podem ser uma importante estratgia para os gestores e responsveis pelos programas de AF para que eles atinjam as populaes especficas e mais necessitadas.15 Entre 79,5 e 88,7% da populao no Brasil inativa no tempo de lazer.5 A falta de recursos para a utilizao de ginsios e outras instalaes privadas para a prtica de AF uma das principais barreiras para AF.30 Nesse sentido, a criao e melhorias de espaos pblicos para atividade de lazer como os parques e praas pode ser uma importante estratgia para a promoo da AF. Parques pblicos exercem uma funo importante em facilitar a AF e aumentar interao social entre as pessoas.12,13 De acordo com as evidncias de 8 espaos pblicos observados nesse estudo, os gestores responsveis pela promoo da AF deveriam considerar o tempo e o dia da semana, quando aplicarem os programas, aumentando assim a sua efetividade. Os programas direcionadas as crianas, poderiam ser oferecidos nos finais de semana e no comeo da tarde, enquanto os programas para idosos deveriam ser organizados durante os dias da semana, no perodo da manh. Novos estudos devem explorar quais caractersticas especificas dos parques e praas so associadas com grupos especficos de cada idade, dessa forma, futuras intervenes podem aumentar a participao nas AFs em locais abertos, de acordo com cada caracterstica. Pesquisas longitudinais so necessrias para aumentar o nmero de evidncias sobre parques e AF. Programas para promover AF deveriam levar em conta as preferncias e diferenas entre a populao alvo, e dar ateno especial as crianas e idosos populao menos observada durante o estudo atual. Agradecimentos
Este estudo foi realizado atravs do Centers for Disease Control and Prevention (Centro de Controle de Doenas e Preveno) contrato U48/DP000060-01 (Prevention Research Centers Program). Os autores so gratos pela contribuio do pessoal das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer, Sade, Educao, Planejamento Urbano, Transportes, Acao Social, e Ambiente da cidade de Curitiba, particularmente, os coordenadores do programa, Marcia Krempel (SMS) e Dalton Grande (SMEL). Ns

S154

Hino et al

15. McKenzie TL, Cohen DA, Sehgal A, Williamson S, Golinelli D. System for Observing Play Recreation in Communities (SOPARC): reliability and feasibility measures. J Phys Act Health. 2006;3(suppl 1):S208S222. 16. Reed JA, Arant CA, Wells P, Stevens K, Hagen S, Harring H. A descriptive examination of the most frequently used activity settings in 25 community parks using direct observation. J Phys Act Health. 2008;5(suppl 1):S183S195. 17. Hoehner CM, Soares J, Perez DP, et al. Physical activity interventions in Latin America: a systematic review. Am J Prev Med. 2008;34(3):224233. 18. Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba. Perfil das doenas e agravos no transmissveis e fatores de risco. Curitiba: Secretaria Municipal da Sade; Centro de Epidemiologia; Coordenao de Diagnstico em Sade; 2008. 19. Kruchelski S, Rauchbach R. CuritibAtiva gesto nas cidades voltada promoo da atividade fsica, esporte, sade e lazer: Avaliao, prescrio e orientao de atividades fsicas e recreativas, na promoo de sade e hbitos saudveis da populao curitibana. Curitiba: R Rauchbach; 2005:149. 20. Moyss SJ, Moyss ST, Krempel MC. Avaliando o processo de construo de polticas pblicas de promoo de sadea experincia de Curitiba. Cien Saude Colet. 2004;9(3):627641. 21. IPPUC. Curitiba em dados. Available at: http://ippucnet. ippuc.org.br. Accessed October 2, 2008. 22. IBGE. Contagem da populao 2007. Rio de Janeiro, RJ: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica; 2008:311. 23. Malta DC, Moura EC, Castro AM, Cruz DKA, Neto OLM, Monteiro CA. Padro de atividade fsica em adultos brasileiros: resultados de um inqurito por entrevistas telefnicas, 2006. Epidemiol Serv Sade. 2009;18(1):716.

24. Wang G, Macera CA, Scudder-Soucie B, et al. Cost analysis of the built environment: the case of bike and pedestrian trials in Lincoln, Neb. Am J Public Health. 2004;94(4):549553. 25. Wang G, Macera CA, Scudder-Soucie B, Schmid T, Pratt M, Buchner D. A cost-benefit analysis of physical activity using bike/pedestrian trails. Health Promot Pract. 2005;6(2):174179. 26. Giles-Corti B, Broomhall MH, Knuiman M, et al. Increasing walking: how important is distance to, attractiveness, and size of public open space? Am J Prev Med. 2005;28(suppl 2):169176. 27. Reis RS, Hino AAF, Florindo AA, Aez CRR, Domingues MR. Association between physical activity in parks and perceived environment: A study with adolescents. J Phys Act Health. 2009;6(4):503509. 28. Davison KK, Lawson CT. Do attributes in the physical environment influence childrens physical activity? A review of the literature. Int J Behav Nutr Phys Act. 2006;3:19. 29. Farley TA, Meriwether RA, Baker ET, Rice JC, Webber LS. Where do the children play? the influence of playground equipment on physical activity of children in free play. J Phys Act Health. 2008;5:319331. 30. Reichert FF, Barros AJ, Domingues MR, Hallal PC. The role of perceived personal barriers to engagement in leisure-time physical activity. Am J Public Health. 2007;97(3):515519.

You might also like