You are on page 1of 12

Ficha tcnica

Edio: Centro PINUS Associao para a Valorizao da Floresta do Pinho, 2011 Autores: Edmundo Sousa; Pedro Naves; Lus Bonifcio; Lourdes Incio Fotos: Autores e Centro PINUS Imagem grfica: Wallpaper Impresso: Lidergraf Tiragem: 5000 unidades ISBN: 978-972-98308-4-6 Depsito Legal: 340606/12

Boas prticas fitossanitrias em pinhal


ndice
1 Principais problemas fitossanitrios do pinhal 2 A doena provocada pelo Nemtode da Madeira do
Pinheiro

2 3

3 Estratgia de Controlo da Doena 4 Perspectivas Futuras

5 8

Nota Prvia do Centro PINUS


O Pinheiro Bravo (Pinus pinaster) uma rvore autctone da Pennsula Ibrica, abrangendo em Portugal mais de 880,000 ha, o que corresponde a 27% da rea florestal nacional e sendo a espcie com maior rea. A Fileira do Pinho responsvel por mais de 65 000 empregos industriais directos, 89% das empresas, 62% do VAB da Fileira Florestal e 927 Milhes de Euros de exportaes em 2010. Apesar desta importncia social e econmica, a floresta de pinho tem sofrido uma acentuada regresso, com perdas de 29% da rea e 15% do volume nos ltimos 20 anos, pelo que urge inverter esta tendncia, designadamente melhorando a gesto florestal, incluindo as prticas fitossanitrias. Este manual dirige-se a tcnicos florestais e pretende ser um apoio implementao de boas prticas fitossanitrias escala de uma Unidade de Gesto Florestal (rea de interveno de uma OPF, ZIF, Baldio, Permetro Florestal). Tendo em conta que o Nemtode da Madeira do Pinheiro , no momento de publicao deste manual o problema fitossanitrio mais grave da floresta portuguesa e que, sendo uma doena introduzida em 1999, pode ainda ser mal conhecida por muitos tcnicos, ser este o assunto central deste manual, que o Centro PINUS espera que contribua para a sustentabilidade do pinhal e da Fileira que dele depende.

1. Principais problemas fitossanitrios do pinhal


O pinheiro bravo uma espcie extremamente bem adaptada s condies do nosso pas. Em 1988, a ento Estao Florestal Nacional com a consultoria do Danish Land Development Service desenvolveu o plano de melhoramento gentico para o pinheiro bravo em Portugal, tendo sido reconhecido como surpreendente o facto de, apesar de a espcie se desenvolver frequentemente em solos pobres, estaes adversas e em reas extensas de povoamentos regulares, no existirem problemas sanitrios graves. Nessa data, os principais agentes biticos que provocavam prejuzos econmicos eram os escolitdeos (Ips sexdentatus, Orthotomicus erosus, Tomicus piniperda e T. destruens) e em menor grau o desfolhador conhecido vulgarmente por processionria (Thaumetopoea pityocampa). Desde os anos 80, no entanto, o declnio provocado por estas pragas tem vindo a agravar-se, em resultado do aumento da incidncia de fogos florestais e anos climticos quentes e secos, assim como do abandono do mundo rural e diminuio da gesto florestal activa. Em 1999, um novo problema sanitrio surgiu com a introduo em Portugal do Nemtode da Madeira do Pinheiro (NMP) Bursaphelenchus xylophilus, que causa a doena da murchido dos pinheiros e um dos organismos patognicos mais perigosos para as conferas a nvel mundial. Devido a ser um agente patognico novo no ecossistema, o pinheiro bravo no possua mecanismos de resistncia, ao contrrio do que acontece na Amrica do Norte em que nativo.

Danos de escolitdeos

Ninho de processionria

Galeria de escolitdeo

2. A doena provocada pelo Nemtode da Madeira do Pinheiro


2.1 A Importncia do insecto vector
A disperso da doena ocorre atravs do voo de um insecto vector infectado com o NMP, e tambm pela actividade humana atravs do transporte de madeira infectada com o NMP e o vector. No nosso pas o nico vector do NMP o insecto Monochamus galloprovincialis (o Longicrnio do Pinheiro), geralmente pouco abundante nos pinhais em bom estado sanitrio. Por ser um agente secundrio beneficia de pinhais velhos com problemas sanitrios e rvores afogueadas nas bordaduras de incndios florestais. No entanto, nas zonas onde o NMP foi introduzido, o Longicrnio passou a assumir um papel de agente primrio de mortalidade das rvores adultas em bom estado sanitrio.

Insecto vector

Para a propagao da doena existem trs etapas fundamentais: a entrada no corpo do insecto, o transporte pelo insecto e a transmisso para uma nova rvore s. Para a propagao da doena, tanto o NMP como o vector tm de coexistir na mesma rvore. No final da Primavera verifica-se que os nemtodes agregam-se na madeira em redor dos insectos recm-formados, entrando no sistema respiratrio dos adultos imediatamente antes da sua emergncia (em Portugal ocorre geralmente entre Maio e Agosto, embora possam ser encontrados insectos no terreno at finais de Novembro). Aps a emergncia o insecto voa em busca de pinheiros adultos saudveis, pois necessita de se alimentar nos tecidos frescos da casca de raminhos jovens antes de se poder reproduzir. Os insectos com nemtode podem infectar as rvores atravs das feridas de alimentao que causam quando se alimentam nos raminhos dos pinheiros adultos. Estudos efectuados em Portugal sugerem que, na presena de hospedeiros adequados, o Longicrnio efectua, preferencialmente, pequenos voos de curta distncia com apenas algumas centenas de metros, podendo, no entanto, percorrer vrios quilmetros se necessrio. Para se reproduzirem os insectos necessitam de rvores adultas muito debilitadas ou recentemente mortas (geralmente com NMP), pois no conseguem efectuar as posturas em pinheiros vivos e ainda a resinar. A distribuio das posturas no pinheiro bravo no aleatria, pois existe uma clara preferncia pelo tronco ao nvel da copa e pelos ramos de todas as dimenses, inclusive com menos de 2cm de dimetro, o que est relacionado com a preferncia das fmeas por depositar os ovos em zonas com casca mais fina.

2.2 Como identificar a doena


No existem sintomas especficos associados infeco pelo NMP, embora em termos gerais se possa referir que algumas semanas aps o nemtode entrar no hospedeiro o fluxo de resina diminui acabando por cessar, ao que se segue a descolorao e amarelecimento da copa, e a seca e murchido das agulhas, sintomas esses que comeam a surgir a partir do meio do Vero e so mais evidentes no Outono. No nosso pas, as rvores infectadas por B. xylophilus geralmente apresentam sintomas de declnio poucos meses aps a infeco. Importa no entanto esclarecer que nem todas as rvores com os sintomas descritos tm nemtode, pois existem muitos outros factores de declnio e mortalidade que conduzem morte das rvores e provocam sintomas idnticos, tais como ataques de insectos escolitdeos, fungos patognicos, seca, etc. Assim, a presena de B. xylophilus s pode ser confirmada em laboratrio por anlises morfolgicas ou moleculares realizadas aps colheita de material lenhoso. A complexidade da taxonomia dos nemtodes do gnero Bursaphelenchus e a existncia de espcies muito semelhantes torna a identificao complexa, pelo que ter de ser sempre efectuada por especialistas.

rvores com sintomas

rvores com sintomas

Orifcios de sada do insecto vector em ramo

Pasto de maturao do insecto vector

3. Estratgia de Controlo da Doena


3.1 Em Zonas Isentas de Nemtode
A aco mais importante para proteger o pinhal de qualquer problema fitossanitrio sempre o abate de indivduos com sintomas de declnio, o que implica uma monitorizao regular do povoamento, no mnimo uma vez por ano, no final do Vero. Os povoamentos nas fases de nascedio, novedio e bastio so de baixo risco fitossanitrio para o NMP, pelo que sero alvo de menor vigilncia numa unidade de gesto. Devido extenso das massas florestais, pode tornar-se importante a aco por graus de prioridade, quer das aces de monitorizao, quer da realizao de abates sanitrios, sugerindo-se a seguinte ordem: - Bordadura de povoamentos afogueados, em particular os recentemente ardidos e vizinhos destes; - Povoamentos onde foram realizados nos ltimos meses intervenes silvcolas que originaram resduos que permaneceram no terreno, tais como desramaes ou abate de rvores (limpezas de povoamento, desbastes); - Povoamentos junto a zonas de armazenamento de madeira; - Povoamentos no limite do termo da explorabilidade e/ou com rvores caducas; - Povoamentos na proximidade de rede viria com elevada circulao de madeira ou produtos florestais; - Povoamentos de maior valor econmico; - Povoamentos com excesso de densidade; - Povoamentos em reas de menor variabilidade em composio e estrutura.

Zona de armazenamento de madeira: monitorizao prioritria

3.2. Impedir a expanso para outras reas


3.2.1 Circulao de produtos lenhosos O transporte de madeira infectada com o NMP e o vector o principal responsvel pela disseminao da doena em novos focos, quer em Portugal quer a nvel internacional. Para evitar esta disperso existe actualmente legislao que regula e restringe os procedimentos de modo a minimizar os riscos, considerando os conhecimentos adquiridos e o ciclo de vida dos dois organismos. Sempre que possvel, a madeira deve ser transportada com redes impregnadas de insecticida. No momento do abate de material lenhoso, recomenda-se a verificao de que os prestadores de servios contratados possuem registo de operador econmico e de que foi realizado manifesto de explorao florestal, garantia de cumprimento da legislao e minimizao do risco fitossanitrio.

Estradas com circulao de madeira: monitorizao prioritria e cumprimento de legislao

3.2.2 Disperso natural As aces de prospeco devero ser intensificadas e concentradas nas regies limtrofes entre reas com e sem NMP, tendo em ateno que a disperso natural tem tendncia a ocorrer: - Na direco de vento dominante; - Para este; - Em zonas montanhosas, para a encosta seguinte na mesma altitude; - Aproveitando as redes viria e divisional e clareiras. A disperso natural da doena atravs da actividade do insecto vector pode ser prevenida atravs da micro-injeo com o produto qumico benzoato de emamectina em rvores saudveis, mtodo recentemente desenvolvido para o pinheiro bravo em Portugal. A aplicao do produto fornece proteco durante pelo menos dois anos s rvores, impedindo tambm o ataque de outros agentes de mortalidade tais como os escolitdeos. Esta tcnica preventiva pode ser usada estrategicamente na criao de faixas de proteco em redor de reas afectadas e zonas de risco, tais como portos, unidades industriais e parques de madeira, mediante anlise custo-benefcio criteriosa.

3.3 Intervir nas reas onde foi detectado


3.3.1 Erradicao de novos casos isolados A erradicao de novos casos dever ser liderada pelo organismo com competncia de autoridade florestal nacional, que enquanto responsvel pela recolha e anlise de amostras geralmente o primeiro a ter conhecimento de novos casos positivos. Contudo, tcnicos e proprietrios tm um papel fundamental na monitorizao aps o corte sanitrio. 3.3.2 Controlo em zonas de maior expanso Para o controlo do insecto vector do nemtode h duas fases de actuao, definidas de acordo com a sua biologia e ciclo de vida. No perodo de Novembro a Abril, quando o insecto vector est no interior da madeira, a reduo da incidncia da doena feita com a remoo atempada e destruio de material lenhoso (incluindo os ramos de todas as dimenses) de rvores mortas e sintomticas, sendo este procedimento o meio de luta mais eficaz. A presena de larvas do insecto em ramos e raminhos muito finos levanta dificuldades acrescidas, pois obriga recolha de todo este material lenhoso aps o corte. Actualmente, estes sobrantes podem constituir um recurso interessante do ponto de vista econmico, pois h possibilidade de serem escoados para produo de energia. Os sobrantes podem ser estilhaados desde que originem estilha com dimenses inferiores a 3cm (que no permitem a sobrevivncia do insecto), ou se o proprietrio optar pelo seu armazenamento deve tapar e isolar as pilhas como medida preventiva. Em alternativa dever ser realizada a queima de sobrantes.

Gesto de sobrantes

Abate de rvores com sintomas

Durante o perodo de voo do insecto vector, de Maio a Novembro, deve ser efetuada uma gesto activa e integrada contra o nemtode e os insectos escolitdeos, atravs do corte imediato de rvores afectadas. Como actuao complementar, a instalao de uma rede de armadilhas iscadas com feromonas (especficas e/ou de escolitdeos) e cairomonas (compostos qumicos do pinho), eficiente tanto para a monitorizao como para reduo dos nveis populacionais dos insectos durante o perodo de voo.

10

3.3.3. O que fazer depois do corte de rvores? Quando os cortes sanitrios so realizados atempadamente, o nmero de rvores que permanece geralmente suficiente para assegurar a densidade adequada manuteno da produo prevista. Apenas em situaes de erradicao de novos casos positivos so realizados cortes rasos, sugerindo-se nesta situao a conduo da regenerao natural, tal como em situaes de maior reduo de densidade em consequncia de cortes fitossanitrios.

4. Perspectivas Futuras
Noutros pases em que o NMP foi introduzido h mais tempo, como no Japo ou na Coreia do Sul, apesar dos prejuzos provocados, as suas florestas de pinho nativas persistem, demonstrando que possvel a convivncia com esta doena. A experincia acumulada ao longo dos anos em alguns locais com elevada incidncia da doena da murchido dos pinheiros, tal como a pennsula de Tria, permite afirmar que a aplicao conjunta de estratgias de luta cultural e de luta biotcnica possibilita diminuir drasticamente a mortalidade causada pelo NMP no intervalo de alguns anos e, adicionalmente, controlar os outros insectos agentes de mortalidade tais como os escolitdeos, que actualmente ocorrem em elevados nveis populacionais nas zonas afectadas e causam elevada mortalidade. Encontram-se lanadas vrias linhas de investigao que permitiro, a mdio/longo prazo dispor de medidas de proteco adicionais tais como plantas mais tolerantes.

CONTACTOS E LINKS TEIS Autoridade Florestal Nacional Site: http://www.afn.min-agricultura.pt/portal Contacto: nematodo@afn.min-agricultura.pt Centro PINUS Site: www.centropinus.org Contacto: info@centropinus.org Forestis Associao Florestal de Portugal Site: www.forestis.pt/ Contacto: info@forestis.pt INRB Contacto: margarida.fontes@inrb.pt

lidergraf

You might also like