You are on page 1of 13

CONCURSO PBLICO - Edital N.

001/2009 - PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS REALIZAO DA PROVA OBJETIVA: 20 de Dezembro de 2009

NVEL SUPERIOR

Cargo: ANALISTA AMBIENTAL


Nome do Candidato: ____________________________________________________ N de Inscrio: ________________________ ________________________________________
Assinatura

INSTRUES AO CANDIDATO Confira se a prova que voc recebeu corresponde ao cargo/nvel de escolaridade ao qual voc est inscrito, conforme consta no seu carto de inscrio e no carto resposta. Caso contrrio comunique imediatamente ao fiscal de sala.
1. 2. Esta prova contm 50 questes objetivas, sendo 10 de Lngua Portuguesa, 15 de Legislao, 25 de Conhecimentos Especficos e 02 Questes Analtico-Discursivas. Caso exista alguma falha de impresso, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova h espao reservado para rascunho. Esta prova ter durao de 04 (quatro) horas, tendo seu incio s 14:30h e trmino s 18:30h (horrio local). 3. A resposta definitiva de cada questo objetiva deve ser obrigatoriamente, assinalada no CARTO RESPOSTA, considerando a numerao de 01 a 50. As questes analtico-discursivas devero ser respondidas no FORMULRIO-RESPOSTA, obedecendo ao limite mximo de 15 linhas para escrever a resposta de cada questo. 4. Utilize somente caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, pois no sero consideradas marcaes a lpis no CARTO RESPOSTA. O CARTO RESPOSTA o nico documento vlido para o processamento de suas respostas. 5. Utilize somente caneta esferogrfica de tinta preta ou azul para responder as questes analticodiscursivas, pois no sero consideradas respostas de lpis. O FORMULRIO-RESPOSTA ser o nico documento considerado para a correo da Prova Subjetiva. O boletim contendo a prova deve ser usado apenas como rascunho e no valer, sob hiptese alguma, para efeito de correo pela banca examinadora. 6. Confira se seu nome, nmero de inscrio, cargo de opo e data de nascimento, consta na parte superior do CARTO RESPOSTA que voc recebeu, assim como, no FORMULRIO-RESPOSTA na parte inferior. Caso exista algum erro de impresso, comunique imediatamente ao fiscal de sala, a fim de que o fiscal registre na Ata de Sala a devida correo. 7. obrigatrio que voc assine a LISTA DE PRESENA e o CARTO RESPOSTA do mesmo modo como est assinado no seu documento de identificao. O FORMULRIO-RESPOSTA no poder ser assinado pelo candidato. 8. A maneira correta de marcar as respostas no CARTO RESPOSTA cobrir totalmente o espao correspondente letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTO RESPOSTA. 9. Em hiptese alguma haver substituio do carto resposta e do formulrio-resposta por erro do candidato. O carto resposta e o formulrio-resposta s sero substitudos se for constatado falha de impresso. 10. O candidato dever permanecer, obrigatoriamente, na sala de realizao da prova por, no mnimo, uma hora aps o incio da mesma. A inobservncia acarretar a eliminao do concurso. 11. O candidato dever devolver no final da prova, o boletim de questes, carto-resposta e o formulrioresposta recebidos. 12. Ser automaticamente eliminado do concurso pblico da Prefeitura Municipal de Parauapebas, o candidato que durante a realizao da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital n 001/2009. Boa prova.

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA TEXTO 1 QUESTES 01 a 04 A abolio do gerndio


por Jos Augusto Carvalho

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

Jos Roberto Arruda, governador de Braslia, em seu artigo Demiti o gerndio, argumenta que demitir o gerndio era uma necessidade, porque os funcionrios pblicos recorriam a ele "para justificar a prpria ineficincia". Para ele, ditos como "estamos preparando" ou "estamos providenciando" (exemplos citados por ele como condenveis, mas exemplos legtimos do uso do gerndio que nada tm a ver com o gerundismo) caracterizariam "um crime contra a populao" por representar uma "progresso indefinida". Alm do raciocnio indutivo que faz tbula rasa de todos os funcionrios, considerados proteladores e ineficientes, Jos Roberto Arruda condena o gerndio porque, para ele, o abuso do gerndio que seria responsvel pelo emperramento da mquina administrativa. O gerndio que seria responsvel pela burocracia, "enquanto doentes padecem nas filas dos hospitais". Vale dizer: eliminando-se o gerndio, os doentes tero atendimento, os funcionrios exercero suas funes com zelo, dedicao e eficincia. "Abolir" o gerndio cercear a liberdade de expresso do falante. No o gerndio que provoca o adiamento de um processo, a procrastinao de um servio pblico ou a falta de atendimento mdico. Na tica simplista do Sr. Arruda, eliminando-se o gerndio, eliminam-se tambm a preguia e a incompetncia dos funcionrios e burocratas da sua administrao. Se a mesa est quebrada, basta eliminar a palavra "quebrado" do dicionrio para que a mesa fique consertada; para que um motor de carro funcione sempre, basta eliminar a palavra "pane" dos dicionrios. Para que um funcionrio trabalhe, basta eliminar o gerndio do seu vocabulrio. O Sr. Jos Roberto Arruda descobriu a cura de todos os males! Oxal falantes ilustres tenham o bom senso de entender que a nossa lngua portuguesa no tem um nico dono. Nossa lngua portuguesa a lngua de todos ns, mesmo que alguma autoridade no concorde com o nosso jeito de us-la.
http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/18/o-gerundio-expulso-a-abolicao-do-gerundio-e-as-143792-1.asp [com adaptaes]

01. Em sua argumentao, o autor do texto


(A) defende o uso do gerndio pelos funcionrios pblicos para justificar sua ineficincia. (B) condena a proibio do uso do gerndio porque, para ele, a lngua um bem coletivo. (C) julga factvel induzir a comportamentos desejados por meio da eliminao de palavras ou de categorias gramaticais. (D) considera necessrio tomar providncias, no mbito da lngua portuguesa, para que os funcionrios exeram suas funes com zelo, dedicao e eficincia.

02. No possvel ver ironia no seguinte fragmento do texto:


(A) O Sr. Jos Roberto Arruda descobriu a cura de todos os males! (linha 24). (B) Para que um funcionrio trabalhe, basta eliminar o gerndio do seu vocabulrio (linhas 22-23). (C) exemplos citados por ele como condenveis, mas exemplos legtimos do uso do gerndio que nada tm a ver com o gerundismo (linhas 4-6). (D) Vale dizer: eliminando-se o gerndio, os doentes tero atendimento, os funcionrios exercero suas funes com zelo, dedicao e eficincia (linhas 12-14).

www.pciconcursos.com.br

03. Quanto s ideias desenvolvidas no texto, incorreto afirmar que (A) Jos Augusto Carvalho acusa os funcionrios pblicos de ineficincia e procrastinao. (B) uma progresso indefinida no mbito do servio pblico , segundo o autor, um verdadeiro crime contra a populao, porque emperra a mquina administrativa.
(C) o exemplo a que recorre o autor, em Se a mesa est quebrada, basta eliminar a palavra "quebrado" do dicionrio para que a mesa fique consertada, coloca em evidncia o absurdo da deciso do governador de Braslia. (D) o autor, no enunciado exemplos citados por ele como condenveis, mas exemplos legtimos do uso do gerndio que nada tm a ver com o gerundismo, distingue dois possveis usos do gerndio: um permitido e outro abusivo.

04. Quanto aos fatos gramaticais da lngua, falso afirmar que


(A) pblico, mdico e tica (linha 17) obedecem mesma regra de acentuao. (B) o verbo em eliminam-se tambm a preguia e a incompetncia (linhas 18-19) est na voz ativa. (C) o uso de que expletivo em o abuso do gerndio que seria responsvel (linha 10). (D) a palavra ditos em Para ele, ditos como estamos preparando (linhas 3-4) um substantivo e significa aquilo que se diz.

05. Quanto s relaes de sentido, correto afirmar que


(A) a locuo bom senso (linha 25) significa sentido utilitrio; discernimento do til. (B) a preposio para, em para justificar a prpria ineficincia" (linha 3), indica direo. (C) haver alterao de sentido se substituirmos na tica simplista (linha 17) por na viso sutil. (D) a substituio de oxal (linha 24) por tomara no prejudicaria o sentido nem a correo do texto.

TEXTO 2 QUESTES 06 e 07 O gerndio s o pretexto I


Luiz Costa Pereira Jr.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Ele chegou furtivo, espalhou-se feito gripe e virou uma compulso nacional. Em menos de uma dcada, o gerundismo cavou pelas bordas seu lugar sob os holofotes do pas. o Paulo Coelho da linguagem cotidiana. Nas filas de banco, em reunies de empresas, ao telefone, nas conversas formais, em e-mails e at nas salas de aula, h sempre algum que "vai estar passando" o nosso recado, "vai estar analisando" nosso pedido ou "vai poder estar procurando" a chave do carro. fenmeno democrtico, sem distino de classe, profisso, sexo ou idade. O gerundismo j foi alvo de tantos e to calorosos debates, que mesmo a polmica em torno dele pode estar virando uma espcie de esporte de horas vagas, quase uma comicho a que poucos parecem indiferentes. Embora no haja explicao nica para a origem do fenmeno, sua popularidade chama a ateno no s de especialistas da lngua, mas de empresrios e ouvidos sensveis a saraivadas repetidas do mesmo vcio. O gerundismo pode no passar de moda e, tal como veio, desmanchar-se no ar, como outros vcios de ocasio. O movimento recente contrrio sua aceitao pode indicar que o fenmeno est longe de generalizar-se. Mas, se ele corresponder mesmo a uma necessidade nem sempre consciente da comunidade, erradic-lo vai demorar muito mais do que se imagina. Ainda cedo para garantir, com firmeza, o futuro do combate ao gerndio vicioso. Se tal esforo "vai estar surtindo efeito", s o tempo "vai poder estar dizendo".
http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=10887
[com adaptaes]

www.pciconcursos.com.br

06. No h linguagem figurada no seguinte enunciado:


(A) Ele chegou furtivo, espalhou-se feito gripe e virou uma compulso nacional (linhas 1-2). (B) Em menos de uma dcada, o gerundismo cavou pelas bordas seu lugar sob os holofotes do pas. o Paulo Coelho da linguagem cotidiana (linhas 2-3). (C) Embora no haja explicao nica para a origem do fenmeno, sua popularidade chama a ateno no s de especialistas da lngua, mas de empresrios e ouvidos sensveis a saraivadas repetidas do mesmo vcio (linhas 11-14). (D) Nas filas de banco, em reunies de empresas, ao telefone, nas conversas formais, em e-mails e at nas salas de aula, h sempre algum que vai estar passando o nosso recado, vai estar analisando nosso pedido ou vai poder estar procurando a chave do carro (linhas 3-7).

07. Entre os termos abaixo, no retoma a palavra gerundismo (A) alvo (linha 8). (B) vcio (linha 14). (C) Paulo Coelho (linha 3). (D) fenmeno democrtico (linha 7).
TEXTO 3 QUESTES 08 e 09

O Gerndio s o pretexto II
Luiz Costa Pereira Jr.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

Ao adotar o gerndio numa construo que no o pedia, a pessoa finge indicar uma ao futura com preciso, quando na verdade no o faz. Para a professora Maria Helena de Moura Neves, da UNESP e do Mackenzie, autora da Gramtica de Usos do Portugus, o gerundismo faz a informao pontual (em que o foco est na ao) ser transformada numa situao em curso (durativa). O aspecto pontual aquele em que um fenmeno flagrado independentemente da passagem de tempo - o verbo se refere s ao. So pontuais, por exemplo, expresses como "vou fazer" ou o futuro do presente, "farei". Porque os mecanismos lingsticos so acionados pela inteno, diz Maria Helena, possvel obter um efeito pragmtico na locuo do gerndio de atenuar o compromisso com a palavra dada. - Quando digo "vou passar seu recado", a referncia a ao em si. No me atenho sua durao. Com isso, amarro um compromisso. A ao indicada ali, pura e simplesmente. Garanto que ela se cumprir. Ao usar o gerndio, deixo de me referir puramente ao e incorpora-se o aspecto verbal durativo. A nfase passa a ser outra. Voc comunica que at encontrar tempo para fazer a ao, mas seu foco no est mais nela.
http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=10887
[com adaptaes]

08. Pode-se afirmar que o excerto acima predominantemente


(A) informativo, visto que fornece informaes sobre o uso abusivo do gerndio no Brasil. (B) dialogal, porque nele se estabelece um dilogo com o leitor acerca do uso do gerndio. (C) explicativo, visto que nele se explica que o gerundismo est relacionado a propsitos comunicativos. (D) descritivo, dada a nfase na descrio de estruturas da lngua portuguesa em que ocorre o uso abusivo do gerndio.

09. Quanto aos fatos gramaticais da lngua, correto afirmar que


(A) o uso da crase em deixo de me referir puramente ao (linha 16) optativo. (B) se, em incorpora-se o aspecto verbal durativo (linhas 16-17), uma conjuno integrante. (C) h orao sem sujeito em possvel obter um efeito pragmtico na locuo do gerndio (linha 1112). (D) a prclise em quando na verdade no o faz (linha 2) justifica-se pela presena de palavra atrativa.

www.pciconcursos.com.br

10. Como se pode depreender da leitura dos vrios textos, o gerundismo o mau emprego do gerndio, como ocorre, por exemplo, em (A) O gerundismo j foi alvo de tantos e to calorosos debates, que mesmo a polmica em torno dele pode estar virando uma espcie de esporte de horas vagas, quase uma comicho a que poucos parecem indiferentes. (http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=10887).
(B) Este artigo foi feito especialmente para que voc possa estar recortando e possa estar deixando discretamente sobre a mesa de algum que no consiga estar falando sem estar espalhando essa praga terrvel da comunicao moderna, o gerundismo (FREIRE, Ricardo. Gerundismo. Estado de S. Paulo. So Paulo. 16 de fev. 2001). (C) O Dirio da Regio de Rio Preto publicou matria sobre o emprego do gerndio, fazendo

crticas (justas) ao seu emprego abusivo e de forma gramaticalmente errada, prtica esta que tem sido bastante utilizada por operadores de telemarketing, alguns jornalistas e pessoas em geral. [...] A sintaxe da lngua portuguesa do Brasil est sofrendo contaminao da sintaxe da lngua inglesa. O atendimento das moas do telemarketing est contaminando a fala das pessoas. (http://mfmdutra.wordpress.com/2006/03/14/uso-eabuso-do-gerundio/ adaptado). (D) Em lugar de ensinar os funcionrios a usar o gerndio, resolve-se o problema banindo-o da lngua, como se a lngua tivesse um s dono, coisa que, alis, o governo deve pensar, ao impor uma mudana ortogrfica absurda e sem sentido, nascida pretensamente para unificar a ortografia dos pases de lngua portuguesa, mas que, infelizmente, no unifica nada, porque continua admitindo grafias duplas
(http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/18/o-gerundio-expulso-a-abolicao-do-gerundioe-as-143792-1.asp).

LEGISLAO 11. A respeito dos bens do Municpio de Parauapebas, assinale a resposta correta.
(A) A fixao dos preos devidos pela utilizao Cmara Municipal. (B) A fixao dos preos devidos pela utilizao Secretaria de Administrao do Municpio. (C) A fixao dos preos devidos pela utilizao Prefeito Municipal. (D) A fixao dos preos devidos pela utilizao Secretaria de Obras. de bens servios municipais ser estabelecida pela de bens servios municipais ser estabelecida pela de bens servios municipais ser estabelecida pelo de bens servios municipais ser estabelecida pela

12. competncia privativa do Municpio de Parauapebas. (A) Cuidar da sade e assistncia pblica, bem como da proteo, garantia e integrao social das pessoas portadoras de deficincias. (B) Proporcionar os meios de acesso cultura, educao, cincia e ao desporto. (C) Fomentar a produo agropecuria e organizar o abastecimento alimentar. (D) Elaborar o Plano Diretor. 13. A respeito da Cmara Municipal, assinale a resposta correta.
(A) O nmero de Vereadores Cmara Municipal ser proporcional populao do Municpio e ser estabelecido em Decreto Municipal. (B) O nmero de Vereadores Cmara Municipal ser fixo, e estabelecido em Decreto. (C) O nmero de Vereadores Cmara Municipal ser proporcional ao nmero de servidores pblicos do Municpio e ser estabelecido em Lei Municipal. (D) O nmero de Vereadores Cmara Municipal ser proporcional populao do Municpio e ser estabelecido em Lei Municipal.

www.pciconcursos.com.br

14. Quanto administrao dos bens patrimoniais do Municpio de Parauapebas, assinale a alternativa
correta. (A) Todos os bens mveis e semoventes municipais devero ser tombados e os imveis cadastrados. (B) Todos os bens imveis municipais devero ser tombados e os semoventes e mveis cadastrados. (C) O Municpio dar preferncia venda e doao de bens imveis, ante a possibilidade de concesso de direito de uso. (D) Na alienao de bens imveis, obsoletos ou de uso anti-econmico para o servio municipal, proceder-se- de conformidade com Lei Municipal que regulamente as Licitaes Pblicas.

15. A respeito dos servios pblicos, assinale a alternativa correta.


(A) A concesso de servio pblico depender de autorizao do Prefeito e ocorrer sem necessidade de licitao. (B) A concesso de servio pblico depender de autorizao da Cmara Municipal e ocorrer sem necessidade de licitao. (C) A concesso de servio pblico depender de autorizao da Cmara Municipal e mediante licitao. (D) A concesso de servio pblico depender de autorizao do Prefeito e ocorrer sem necessidade de licitao.

16. A respeito da competncia para editar atos administrativos, assinale aquela que pertence ao Sr.
Prefeito. (A) A aprovao de regimento ou regulamentao dos rgos de administrao direta ser objeto de portaria. (B) As medidas executrias do Plano Diretor sero efetivadas atravs de portaria. (C) A autorizao para contrato e dispensa de servidores sob o regime da legislao trabalhista ocorrer atravs de portaria. (D) A concesso de aposentadoria ocorrer atravs de portaria.

17. A respeito do estatuto dos servidores pblicos do Municpio de Parauapebas, assinale a alternativa correta. (A) O Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Parauapebas, tambm se aplica aos servidores investidos em empregos pblicos, assim definidos em lei municipal especfica. (B) O Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Parauapebas tambm se aplica aos empregados de empresas pblicas, sociedades de economia mista e outras entidades da Administrao indireta que explorem atividade econmica. (C) O Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Parauapebas tambm se aplica aos contratados por tempo determinado, para atender necessidade temporria por excepcional interesse pblico. (D) O Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Parauapebas aplica-se aos servidores pblicos da Administrao direta, das autarquias e das fundaes pblicas. 18. A respeito do provimento de cargos pblicos, assinale a resposta correta.
(A) s pessoas portadoras de deficincia, assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargos cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras, sendo a elas reservados 3% (trs por cento) das vagas oferecidas no concurso. (B) s pessoas portadoras de deficincia, assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargos cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras, sendo a elas reservados 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas no concurso. (C) s pessoas portadoras de deficincia, assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargos cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras, sendo a elas reservados 4% (quatro por cento) das vagas oferecidas no concurso. (D) s pessoas portadoras de deficincia, assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargos cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras, sendo a elas reservados 6% (seis por cento) das vagas oferecidas no concurso.

www.pciconcursos.com.br

19. A respeito da posse nos cargos pblicos, assinale a alternativa correta.


(A) A posse ocorrer no prazo de 15 (quinze) dias contados da publicao do ato de provimento, prorrogvel por igual perodo a requerimento do interessado e convenincia da administrao. (B) A posse ocorrer no prazo de 60 (sessenta) dias contados da publicao do ato de provimento, prorrogvel por igual perodo a requerimento do interessado e convenincia da administrao. (C) A posse ocorrer no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias contados da publicao do ato de provimento, prorrogvel por igual perodo a requerimento do interessado e convenincia da administrao. (D) A posse ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicao do ato de provimento, prorrogvel por igual perodo a requerimento do interessado e convenincia da administrao.

20. A respeito das formas de provimento dos cargos pblicos, assinale a alternativa correta.
(A) Reverso a reinvestidura do servidor concursado no cargo anteriormente ocupado ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial. (B) Reintegrao a reinvestidura do servidor concursado no cargo anteriormente ocupado ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial. (C) Reconduo a reinvestidura do servidor concursado no cargo anteriormente ocupado ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial. (D) Readaptao a reinvestidura do servidor concursado no cargo anteriormente ocupado ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial.

21. A respeito de remunerao, assinale a resposta correta.


(A) Remunerao a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. (B) Vencimento o vencimento do cargo, acrescido das vantagens pecunirias, permanentes ou temporrias, estabelecidas em lei. (C) Considera-se vencimento, o valor correspondente ao vencimento do cargo acrescido das vantagens pecunirias estabelecidas em lei como de carter permanente. (D) Em casos excepcionais, o vencimento pode ser inferior a 1 (um) salrio mnimo vigente. 22. A respeito de adicional noturno, assinale a resposta correta. (A) remunerado com adicional noturno, o servio noturno prestado em horrio compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia a 05 (cinco) horas do dia seguinte. (B) remunerado com adicional noturno, o servio noturno prestado em horrio compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia a 06 (seis) horas do dia seguinte. (C) A remunerao da hora noturna ter acrscimo de 25% (vinte e cinco por cento) sobre a hora normal. (D) A remunerao da hora noturna ter acrscimo de 30% (trinta e cinco por cento) sobre a hora normal.

23. A respeito de dirias e ajuda de custo, assinale a resposta correta.


(A) Ao servidor, inclusive o ocupante de cargo em comisso, que for designado para servio, curso ou outra atividade fora do Municpio, por perodo de at 30 (trinta) dias, ser pago ajuda de custo, para custeio das despesas de viagem. (B) Ao servidor, inclusive o ocupante de cargo em comisso, que for designado para servio, curso ou outra atividade fora do Municpio, por perodo de at 30 (trinta) dias, sero concedidas dirias, para custeio das despesas de viagem. (C) O servidor que receber dirias e no se afastar do Municpio, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de 10 (dez) dias. (D) O servidor que receber ajuda de custo, e no se afastar do Municpio, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de 15 (quinze) dias.

www.pciconcursos.com.br

24. A respeito das licenas gestante e adotante, assinale a alternativa correta.


(A) Ser concedida licena servidora gestante, por 180 (cento e oitenta) dias consecutivos, sem prejuzo da remunerao. (B) servidora que adotar ou obtiver a guarda judicial de criana de at 6 (seis) anos de idade, sero concedidos 120 (cento e vinte) dias de licena remunerada para ajustamento do adotado ou tutelado ao novo lar. (C) Ser concedida licena servidora gestante, por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuzo da remunerao. (D) servidora que adotar ou obtiver a guarda judicial de criana de at 6 (seis) anos de idade, sero concedidos 90 (noventa) dias de licena remunerada para ajustamento do adotado ou tutelado ao novo lar.

25. A respeito das penalidades impostas ao servidor, assinale a resposta correta.


(A) As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados aps o decurso de 2 (dois) e 4 (quatro) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. (B) As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados aps o decurso de 3 (trs) e 5 (cinco) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. (C) As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados aps o decurso de 1 (um) e 3 (trs) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. (D) As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados aps o decurso de 4 (quatro) e 7 (sete) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 26. Fornecer produtos e servios a preos competitivos, que satisfaam s necessidades humanas,
trazendo qualidade de vida, reduzindo progressivamente os impactos ecolgicos e a intensidade do uso de recursos naturais, em todo o ciclo de vida, define: (A) Ecoeficincia. (B) Gesto ambiental. (C) Equilbrio ecolgico. (D) Desenvolvimento sustentvel.

27. A atmosfera terrestre admite os raios solares visveis, mas aprisiona os infravermelhos que emanam
da superfcie. O aprisionamento do calor refletido pela atmosfera denominado: (A) buraco na camada de oznio. (B) efeito estufa. (C) aquecimento global. (D) chuva cida.

28. A fim de garantir que todos tenham direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de
uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, a Constituio Federal estabelece a exigncia de estudo prvio de impacto ambiental, para instalao de obra ou atividade (A) utilizadora de recursos naturais. (B) causadora de degradao do meio ambiente. (C) potencialmente causadora de poluio do meio ambiente. (D) potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente.

29. A Poltica Nacional do Meio Ambiente tem entre seus princpios:


(A) Compatibilizao do desenvolvimento econmico social com a preservao da qualidade do meio ambiente. (B) Estabelecimento de critrios e padres da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais. (C) Capacitao da comunidade para participao ativa na defesa do meio ambiente, atravs da educao ambiental a todos os nveis do ensino. (D) Imposio, ao poluidor e ao predador, da obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos causados ao meio ambiente.

www.pciconcursos.com.br

30. O rgo central do Sistema Nacional do Meio Ambiente, com a finalidade de planejar, coordenar,
supervisionar e controlar, como rgo federal, a poltica nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente (A) o Conselho de Governo. (B) o Conselho Nacional do Meio Ambiente. (C) a Secretaria do Meio Ambiente da Presidncia da Repblica. (D) o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis.

31. A Poltica de Meio Ambiente do Estado do Par estabelece que o transporte, a disposio e o
tratamento de lodos, digeridos ou no, do sistema de tratamento de resduos ou de outros materiais so de responsabilidade (A) do rgo ambiental local. (B) do poder pblico municipal. (C) do poder pblico estadual. (D) da fonte geradora.

32. A Poltica Nacional de Recursos Hdricos estabelece que o enquadramento dos corpos de gua em
classes, deve ser realizado levando-se em conta (A) todos os usos da gua. (B) os usos preponderantes da gua. (C) o uso para abastecimento pblico de gua. (D) o uso como corpo receptor de despejos.

33. A pena por causar poluio hdrica que torne necessria a interrupo do abastecimento pblico de
gua de uma comunidade de: (A) Recluso, de um a cinco anos. (B) Deteno de um a cinco anos. (C) Recluso de seis meses a um ano, e multa. (D) Deteno, de seis meses a um ano, e multa.

34. O entorno de uma unidade de conservao, onde as atividades humanas esto sujeitas a normas e
restries especficas, com o propsito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade denominado: (A) Corredor ecolgico. (B) Recurso ambiental. (C) Unidade de conservao. (D) Zona de amortecimento.

35. Os Ministros de Estado do Meio Ambiente e da Educao so os dirigentes do rgo gestor


responsvel pela coordenao da Poltica Nacional de (A) Meio Ambiente. (B) Recursos Hdricos. (C) Educao Ambiental. (D) Saneamento Ambiental.

36. Para obteno de Licena Prvia de Produo para Pesquisa (LPpro) de atividades de explorao e
lavra das jazidas de combustveis lquidos e gs natural, o empreendedor dever apresentar ao rgo ambiental competente: (A) Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA). (B) Relatrio de Controle Ambiental (RCA). (C) Projeto de Controle Ambiental (PCA). (D) Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

37. Depender de elaborao de estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio de impacto


ambiental, a serem submetidos aprovao do rgo ambiental competente, o licenciamento de projetos agropecurios que contemplem reas acima de (A) 100 hectares. (B) 500 hectares. (C) 1.000 hectares. (D) 5.000 hectares.

www.pciconcursos.com.br

38. Como forma de indicao do nvel de potncia sonora, medido em decibel, de uso obrigatrio para
aparelhos eletrodomsticos, produzidos ou importados e que gerem rudo no seu funcionamento, foi institudo o Selo (A) Rudo. (B) Silncio. (C) Sonoro. (D) Ambiental.

39. Podem ser consideradas como boas, as guas brutas, com ndice de Qualidade das guas (IQA),
na faixa: (A) 79 < IQA 100 (B) 51 < IQA 79 (C) 36 < IQA 51 (D) 19 < IQA 36

40. As guas doces, salobras e salinas do Territrio Nacional so classificadas, segundo a qualidade
requerida para os seus usos preponderantes, em (A) nove classes de qualidade. (B) onze classes de qualidade. (C) treze classes de qualidade. (D) quinze classes de qualidade.

41. As guas doces, salobras e salinas destinadas balneabilidade, consideradas prprias, podero
ser subdivididas nas categorias (A) satisfatria, boa e excelente. (B) satisfatria, muito boa e excelente. (C) satisfatria, boa e muito boa. (D) boa, muito boa e excelente.

42. As taxas ou tarifas decorrentes da prestao de servio pblico de limpeza urbana e de manejo de
resduos slidos urbanos devem levar em conta (A) as caractersticas dos lotes urbanos e as reas que podem ser neles edificadas. (B) o peso ou o volume mdio coletado por habitante ou por domiclio. (C) o nvel de renda da populao da rea atendida. (D) a adequada destinao dos resduos coletados.

43. A fim de reduzir as molstias veiculadas pela gua, foi estabelecido como meta na Agenda 21, que
at o ano 2000, o nmero de mortes por diarria infantil nos pases em desenvolvimento seja reduzido entre (A) 25 e 50 por cento. (B) 50 e 70 por cento. (C) 50 e 75 por cento. (D) 70 e 90 por cento.

44. Estabelecer normas, critrios e padres relativos ao controle e manuteno da qualidade do meio
ambiente, com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hdricos, de competncia do (A) Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis. (B) rgo Ambiental Estadual. (C) Conselho Nacional do Meio Ambiente. (D) Conselho Nacional de Recursos Hdricos.

45. A Poltica de Meio Ambiente do Estado do Par estabelece que as infraes ambientais sejam
apuradas em processo administrativo prprio, iniciado com a lavratura do auto de infrao, o qual deve ser lavrado (A) na sede do rgo ambiental. (B) na sede do empreendimento autuado. (C) no local em que for verificada a infrao. (D) na sede do rgo ambiental ou no local em que for verificada a infrao.

www.pciconcursos.com.br

46. A pena de proibio de a pessoa jurdica contratar com o Poder Pblico e dele obter subsdios,
subvenes ou doaes, ser imposta no prazo mximo de (A) dois anos. (B) cinco anos. (C) dez anos. (D) quinze anos.

47. A unidade de conservao, criada com o objetivo de preservao da natureza e a realizao de


pesquisas cientficas, denominada de (A) Estao Ecolgica. (B) Reserva Biolgica. (C) Parque Nacional. (D) rea de Proteo Ambiental.

48. Para os empreendimentos de aproveitamento hidroeltrico, a Licena Prvia (LP) dever ser
requerida (A) no incio do estudo de viabilidade da Usina. (B) antes da realizao da Licitao para construo do empreendimento. (C) antes do fechamento da barragem. (D) antes da efetiva colocao da usina em gerao comercial de energia.

49. As reas de desenvolvimento onde o nvel de deteriorao da qualidade do ar seja limitado pelo
padro primrio de qualidade sero enquadradas como: (A) Classe especial. (B) Classe I. (C) Classe II. (D) Classe III.

50. O fenmeno caracterizado por um acmulo de fumaa marrom e nebulosa, contendo oznio e
outros agentes oxidantes, denominado: (A) Chuva cida. (B) Efeito estufa. (C) Inverso trmica. (D) Smog fotoqumico.

www.pciconcursos.com.br

QUESTES ANALTICO-DISCURSIVAS 01. No Brasil e em muitos pases, durante um longo perodo de tempo, a poluio era vista como um
indicativo de progresso. Essa percepo foi mantida at que os problemas relacionados degradao do meio ambiente, contaminao do ar, da gua e do solo com efeitos diretos sobre os seres humanos se intensificaram. Considerando o trecho de Braga et al (2005), transcrito acima, redija um texto dissertativo a respeito da origem, dos procedimentos e importncia dos Sistemas de Gesto Ambiental.
(BRAGA, B. et al. Introduo Engenharia Ambiental. 2 Ed. So Paulo, 2005.)

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

www.pciconcursos.com.br

02. A Poltica Nacional do Meio Ambiente estabelece entre seus instrumentos a avaliao de impactos
ambientais e o processo de licenciamento ambiental, prevendo que uma srie de estudos deve ser realizada antes da concesso da licena ambiental. Descreva as etapas do procedimento de licenciamento ambiental.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

www.pciconcursos.com.br

You might also like