You are on page 1of 5

Um dos principais pensadores da poca, o alemo Jurgen Habermas, parte do princpio de que a razo o centro da Filosofia, regida pelo

o rigor e sistematizao do saber prprios das cincias emprico-formais. Podemos identificar a nomeao de Max Horkheimer como diretor do Instituto fr Sozialforschung como o ponto crucial para a definio do local como importante centro de estudos sociais. O diretor, Horkheimer, e Theodor Adorno foram os principais autores no desenvolvimento do conceito de indstria cultural, o centro dos estudos culturais e de anlise de mdia na linha. Tambm se jun ta m co m de staq ue a os i lu st re s, o s estudiosos Walter Benjamin e Siegfrield Kracauer. Eram pensadores que se preocupavam com os estudos crticos da sociedade. A gama de O filsofo alemo Max Horkheimer assuntos abordados por estes estudiosos era teve importante atuao em Frankfurt amplo e abraava a poltica, a arte, os processos civilizadores e algumas outras reas. Inevitavelmente, perceberam o poder da mdia da denominada cultura de mercado na vida das pessoas.

Como define Mauro Wolf, "a identidade central da teoria crtica configura-se, por um lado, como construo analtica dos fenmenos que investiga e, por outro, a simultaneamente, como capacidade para atribuir esses fenmenos s foras sociais que os provocam". Os frankfurtianos entendem que a sociedade no pode ser setorizada, pois funciona como um todo. Os estudos das disciplinas no deveriam ser segmentadas ou setorizadas. Ao contrrio do que propunham estudiosos de Comunicao da poca, a Escola de Frankfurt entendia que os fenmenos comunicacionais constituem um complexo social, no deveria ser tratado parte, precisa, por isso, ser estudado dentro do contexto histrico global da sociedade. O que causou grande impacto nos estudos de Comunicao. Pela viso mais ampla de sociedade, a forma que os frankfurtianos encararam os estudos em Comunicao levou os estudos sociais a um novo patamar. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, os pensadores alemes Horkheimer e Adorno se refugiaram nos Estados Unidos e puderam perceber que apesar do regime democrtico, todas as formas de governo tinha tendncias autoritrias. Segundo Adorno, a indstria adapta seus produtos para serem consumidos pela massa e alimentam este consumo; ou seja, os produtos da indstria cultural no so originais do povo, mas o gosto popular que originado desta indstria.

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, os pensadores alemes Horkheimer e Adorno se refugiaram nos Estados Unidos e puderam perceber que apesar do regime democrtico, todas as formas de governo tinha tendncias autoritrias. Segundo Adorno, a indstria adapta seus produtos para serem consumidos pela massa e alimentam este consumo; ou seja, os produtos da indstria cultural no so originais do povo, mas o gosto popular que originado desta indstria. Para entender um pouco melhor os pensadores da poca precisamos entender o momento histrico; e o iluminismo faz parte de tudo isso. O que mobiliza a populao, nas sociedades "capitalistas avanadas", o consumo ao que chamam de indstria cultural necessrio para manter sistema econmico. As comunicaes deixam de ser vistas como libertadoras e passam a ser vistas como mais um eixo amarrado grande corrente social. Adorno e Horkheimer percebem que o crescimento econmico oferecia um mundo mais justo, mas por outro lado, oferece a um pequeno grupo um poder imenso sobre a maioria. As previses iluministas humanistas no ocorrem na Europa (e em nenhum lugar do mundo), pois o desenvolvimento social, cientfico e industrial no trouxeram ao homem a liberdade e a felicidade esperadas. Pelo contrrio, diz Adorno, aprisionou o homem nas inovaes tecnolgicas. O homem passou a ser alienado com o mundo.

Os meio de comunicao de massa tiveram papel importante nessa alienao humana. A reproduo cultural tirou o valor da cultura popular e erudita, segundo os frankfurtianos. A reproduo em escala das obras artsticas, acaba nivelando por baixo as obras. Exemplo dessa adaptao ao consumo, "O corcunda de Notre Dame" ganhou uma verso mais "sutil" pela Walt Disney. Para os pensadores da corrente de Frankfurt, essa adaptao deixa o homem mais conformado, alienado. A obra no instigava como o autor queria. As obras adaptadas no davam ao homem uma conscientizao social, pois a adaptao servia justamente para deixar os leitores na "zona de conforto social". Para os pensadores de Frankfurt, a indstria cultural tem basicamente trs objetivos: ser comercializado, diminuir (degradas) o gosto popular e pacificar (alienar) os consumidores. A Industria Cultural degrada o gosto popular porque deseja vender seu produto, portanto no "comercial" vender produtos polmicos ou de difcil entendimento, assim a viso crtica deixa de existir. A popularizao, massificao, da cultura, antes restrita - erudita -, estava tornando os homens menos crticos. Alienados ao que ocorre ao redor, os homens agora so isolados, alienados e acrticos, no so mais mobilizados em buscar o bem social, mas sim a satisfao pessoal e evitam sair da popular, hoje, zona de conforto.

Os estudiosos de Frankfurt acreditavam que a industrializao da cultura estava fazendo mal sociedade. A popularizao, massificao, da cultura, antes restrita - erudita -, estava tornando os homens menos crticos. Alienados ao que ocorre ao redor, os homens agora so isolados, alienados e acrticos, no so mais mobilizados em buscar o bem social, mas sim a satisfao pessoal e evitam sair da popular, hoje, zona de conforto. Percebendo essa nova caracterstica social, o filsofo Jurgen Habermas defendia que a distribuio da cultura estava deixando as pessoas meno politizadas. Agora, a sociedade tem mais interesse em consumir cultura que em se envolver na esfera poltica e, ou, nos processos democrticos. Se a circulao da mdia impressa, na economia de marcado, permitira uma viso crtica e renovada em relao ao Estado e s autoridades tradicionais (em especial igreja); por outro lado, o desenvolvimento da imprensa a deixou refm de interesses privados. Assim, o equilbrio social que existia entre interesses privados, de estado e imprensa, terminou. Com a mudana social, sobretudo impulsionada pela expanso capitalista, transformou o cidado em consumidor e em contribuinte, apenas.

A definio de cultura pop penosa, mas para sua sorte sou extremamente simplista e no pretendo dissertar, muito menos filosofar sobre o assunto; vamos apenas sintetizar e dizer que cultura pop seria uma forma menos agressiva de definir a indstria cultural. No se define cultura pop como boa ou m, ruim ou boa, apenas como uma cultura, acreditem ou no, popular. Umberto Eco, na obra Apocalpticos e Integrados (um cone dos estudos em Comunicao), aponta que os Franfkurtianos definem a cultura pop como algo malfico. Na viso frankfurtiana, a cultura popular manipula voc nas tomadas de decises. Sucessos como Superhomem ou Cidado Kane no so arte, mas apenas obras manipuladoras, pois eles (os frankfurtianos) ignoram a autonomia humana na tomada de decises. No entanto, para outras correntes de estudo, a cultura pop maravilhosa. Os estudiosos americanos, por exemplo, acreditam que a cultura pop existe para subverter e no para servir uma ideologia. A cultura pop vista como uma arte que pretende incomodar e no acomodar. O conceito de cultura pop no confronta o de indstria cultural, pelo contrrio, um complemento. Percebe-se que possvel que a arte popular incomode o leitor (ouvinte...). A cultura pop surge para romper metodologias. Apresentam inovaes significativas dentro dos gneros. Jornada nas estrelas inovou as sries. Homem-aranha (e outros heris da Marvel) inovam o personagem de heri, mostrando o lado humano deles. Apresentam uma leitura crtica do mundo. A proposta dos criadores da cultura popular fazer o homem pensar sobre a sociedade em que est inserido. So provocadores e apresentam um modelo bem definido de sua viso.

A Escola de Frankfurt desmascarou a benignidade dos media, e foi tomando um ar pessimista sobre o homem, o que fez os estudiosos olharam para os estudos dos frankfurtianos com certo preconceito. No entanto, estudos recentes tm revelados pontos de vista bem interessante e o conceito de "apocalptico" vem caindo em desuso para definir tais pensadores, embora a expresso possa ser bem empregada em alguns casos. As crticas dos frankfurtianos cultura popular no se deve ao fato de ser popular, mas por rebaixarem a qualidade e os padres. Devemos lembrar tambm que a corrente no se limitou a estudar a comunicao para melhor us-la para fins polticos (como outras correntes) pois estava mais preocupada com uma pesquisa crtica do uso e explorao dos meios.

DANTON, Gian. Cultura Pop. Virtualbooks. OLIVEIRA, Ivan Carlo de Andrade. Teorias da Comunicao. Par de Minas: Virtualbooks, 2003 WOLFMauro. Traduo: Figueiredo, Maria Jorge Vilar de. Teorias da Comunicao. Lisboa: Presena, 1999. Franca, Vera Veiga; Hohlfedt, Antonio; Martino, Luiz C.(organizadores). Teorias da Comunicao conceitos, escolas e tendncias. Petrpolis: Ed. Vozes, 2010.

You might also like