You are on page 1of 11

1

Caso Concreto 1 Juzo de realidade (de fato) e juzo de valor Os Juzos de Valor distinguem-se dos Juzos de Realidade, tambm denominados de fato. Veja, por exemplo, quando a psicloga Anglica do Carmo perguntou ao fsico nuclear Florncio das Neves, doente renal crnico, se preferia a vida ou a morte e ele respondeu que preferia a vida e justificou afirmando que: (1) Primeiro, a vida um processo biolgico que tem incio, meio e fim. Ainda estou no meio desse processo. (2) Segundo, os avanos da medicina fazem a vida se tornar mais longa. No entanto, quando Anglica fez a mesma pergunta ao pastor Henrico Ficahey, este lhe respondeu que preferia a vida: (3) Primeiro, porque o direito vida um bem muito precioso ao ser humano. (4) E, segundo, porque as pessoas em geral gostam de estar vivas e no desejam morrer to cedo. Por que correto afirmar que as afirmativas 1 e 2 so juzos de fato e as afirmativas 3 e 4 so juzos de valor?

Caso Concreto 2 Os significados do vocbulo direito. Do ponto de vista da Cincia Jurdica, o direito um conjunto de normas sociais obrigatrias que asseguram o equilbrio do organismo social e que so impostas coercitivamente pelo Estado. Mas este apenas um dentre os muitos significados possveis da palavra direito. Consideremos as expresses seguintes: 1 o direito brasileiro no permite o jogo em cassino; 2 o Estado tem o direito de legislar; 3 a segurana pblica direito de todos; 4 cabe ao direito estudar os crimes da Internet; 5 o direito faz parte da vida social. Agora insira o nmero que corresponde ao significado da palavra direito em cada afirmativa: ( ) direito significa o que devido por justia. ( ) direito significa a norma, a lei, a regra social obrigatria. ( ) direito significa a faculdade, o poder, a prerrogativa que o Estado tem de criar leis. ( ) direito significa cincia, ou, mais exatamente, a cincia do direito. ( ) direto considerado como fenmeno da vida coletiva. Ao lado dos fatos econmicos, artsticos, culturais, esportivos etc., tambm o direito um fato social. QUESTO OBJETIVA (A ) Para Miguel Reale o mundo tico o mundo do dever ser, distinto do mundo do ser, onde no h deveres a cumprir, mas previses que tm de ser confirmadas para continuarem sendo vlidas.

2 ( B ) A norma tica estrutura-se como um juzo de fato, o que significa que ela estabelece uma direo a ser seguida e a medida da conduta considerada, avalorativamente, lcita ou ilcita. ( C ) A norma tica, sendo um dever ser, destituda da caracterstica de imperatividade. ( D ) Tendo por objeto decises e atos humanos, a norma tica perde validade quando ocorre a sua violao. ( E ) Toda norma tica expressa um juzo de valor, portanto, diferentemente da norma jurdica, destituda de sano. AULA 02 Caso Concreto 1. O que o Direito? possvel definir o termo Direito de maneira homognea e definitiva?

2. Seria o Direito mero instrumento de controle social e organizao para manter a ordem? Ou seria o Direito um instrumento de proteo e defesa da pessoa e de transformao social? Caso Concreto 2 Relao entre direito e moral (Teorias dos Crculos) e Teoria Tridimensional do Direito Thiago Souza, menor de idade, recorre Justia, requerendo alimentos em face de seus avs. Na oportunidade, a justificativa para tal pedido foi a de que teriam eles (avs) melhores condies financeiras do que os pais. Porm, a Justia negou o pedido de alimentos requerido contra os avs, porque, com base no art. 1.698, CC/02, no ficou demonstrada a impossibilidade de os pais prestarem assistncia ao filho menor. Alegou o juiz que a responsabilidade pelos alimentos , em primeiro lugar, dos pais e filhos, e, secundariamente, dos avs e ascendentes em grau ulterior, desde que o parente mais prximo no possa faz-lo. Nesta mesma direo, a Revista Jurdica CONSULEX Ano VIII n 172, em 15/03/04, j informava que a responsabilidade de avs complementar, valendo apenas nos casos em que os pais no estiverem em condies financeiras de prestar essa assistncia alimentar ao filho. Diversos autores formularam teorias que buscam enfrentar um dos problemas mais complexos da Cincia do Direito: as diferenas entre a Moral e o Direito, que caracterizam os sistemas da moral e o jurdico. A solidariedade sempre foi considerada uma das caractersticas marcantes das relaes familiares, seu verdadeiro alicerce. Qual das teorias dos crculos se aplica ao caso em questo, fundamentalmente no que se refere obrigao de prestao de alimentos pelos pais e pelos avs? correto dizer que Direito e Moral so independentes? Justifique sua resposta, comentando, sucintamente, o caso concreto em exame, luz das teorias que envolvem essa questo. AULA 03 Divises do Direito: Direito Natural e Direito Positivo O doutrinador ingls John Locke entende que propriedade no apenas o direito de um indivduo sobre seus bens ou suas posses, mas ainda sobre suas aes, sobre sua liberdade, sobre sua vida, sobre seu corpo etc, em uma palavra, todo tipo de direito. Foi esta a justificativa apresentada por Adamastor Trindade para tentar colocar no Jornal de Santa Catarina um anncio em que pe venda seu rim esquerdo e seu pulmo direito. Isto porque Carlito Pachoal, funcionrio do Jornal, recusou-se a receber o pedido de veiculao do anncio, alegando que feria o dispositivo existente na Lei 9.434/97 que probe a comercializao de rgos pelos doadores.

3 1. No caso acima apresentado, os personagens Adamastor e Carlito utilizam-se de concepes distintas do direito para defender suas posies sobre a venda de rgos. So elas fundadas no Direito Natural e no Direito Positivo. Identifique-as no texto, conceituando-as. 2. Por que possvel afirmar que, cada vez mais, caminhamos para conciliar o direito natural com o direito positivo, que no passado se opuseram frontalmente? 3. O direito natural possui tendncia a converter-se em direito positivo, ou a modificar o direito preexistente? Caso Concreto 2 Divises do Direito: Direito Privado e Direito Pblico Os candidatos aprovados em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos e classificados dentro do limite de vagas oferecidas no edital possuem direito subjetivo a nomeao dentro do prazo de validade do concurso. Caso no venham a ser convocados podem fazer valer seus direitos junto Justia atravs de procedimento processual prprio. Pergunta-se: 1) As regras dos concursos pblicos so regidas por qual subdiviso e por qual ramo do direito? 2) O procedimento junto Justia a que se refere o texto est previsto em qual subdiviso e que ramo do direito? 3) Defina direito subjetivo: AULA 04 Caso Concreto 1 Trs amigos acabaram de ler no jornal que Madalena, 19 anos, separada, me de trs filhos, que ganha um salrio mnimo trabalhando como empregada domstica, foi condenada, pelo Tribunal do Jri, a trs anos de priso por ter cometido aborto. O primeiro amigo afirma que o Tribunal do Jri aplicou corretamente a lei, visto que a conduta de Madalena constitui crime contra a vida (art. 240 do Cdigo Penal). O segundo amigo discorda, sustentando que a condenao foi injustificada, porque a lei sobre o aborto no quase nunca aplicada. O terceiro afirma que o problema de cunho filosfico, envolvendo reflexes sobre o moralmente certo ou errado, e que houve uma injustia, j que o caso foi resolvido segundo a letra da lei e no segundo as exigncias da justia. Examine o caso apresentado procurando aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a Teoria Tridimensional do Direito. Caso Concreto 2 Recentemente o mundo foi surpreendido pela notcia de uma me francesa que, aps anos cuidando de seu filho, que havia ficado tetraplgico, mudo e cego, aps um acidente automobilstico, praticou a eutansia, provocando-lhe, por consequncia, a morte. Marie Humbert, me de Vincent Humbert, ser julgada pelo Poder Judicirio da Frana, cuja legislao probe a prtica da eutansia, podendo vir a ser condenada por tal conduta. O Caso Vincent Humbert, alm de reacender o debate em torno da eutansia, coloca em choque os direitos fundamentais vida e dignidade, desafiando o jurista na busca da soluo mais justa. Pergunta-se: O direito positivo, da forma concebida pela escola kelseniana, ser capaz de oferecer uma soluo adequada questo?

4 AULA 05 Caso Concreto 1 Condenaes de mdicos e hospitais acusados de matar e causar leses em pacientes so minoria, diz um estudo do Conselho Regional de Medicina de So Paulo (CRM/SP). O levantamento foi feito com base em 353 decises cveis, proferidas entre os anos de 2000 e 2004, a maioria delas definitiva, e do Tribunal de Justia de So Paulo. Entre os 197 mdicos acusados, 65% foram absolvidos e no tiveram de pagar indenizaes; 56% dos hospitais que eram rus foram inocentados. A pesquisa que no analisou as decises no mbito penal no tira concluses, mas foi vista como alerta por membros do CRM/SP, por representantes dos magistrados e por integrantes de entidades que defendem pacientes. Observou-se que os pacientes precisam colher o maior nmero de informaes para uma eventual busca de indenizaes por danos morais, materiais e estticos. Os Cdigos Civil e de Defesa do Consumidor afirmam que, para um profissional liberal como o mdico ser responsabilizado por um erro, necessrio mais do que comprovar a relao da morte ou sequela com um determinado procedimento executado. preciso provar a culpa, mostrar que um ato seu contribuiu diretamente para a leso ou morte. O caso acima diz respeito ao erro mdico. Tendo em conta a classificao das fontes do Direito, resolva as seguintes questes: a) Encontre, no caso concreto acima, a fonte material e formal do direito no que diz respeito aos casos de erro mdico; b) Explique o que uma fonte formal do direito positivo; c) Explique o que uma fonte material do direito. Caso Concreto 2 Fontes do Direito Positivo Expresso do pluralismo jurdico presente no sistema normativo brasileiro, as greves so consideradas fontes materiais do direito do trabalho, mesmo quando declaradas abusivas pelo Poder Judicirio. Esta afirmativa est correta? Responda justificadamente, com base nos ensinamentos acerca das fontes do direito. AULA06 Caso Concreto 1 Jurisprudncia como fonte do direito Nascida Carlos Alberto da Silva Albuquerque, mas operada em 1999 para mudana de sexo, a cabeleireira Charl conseguiu, ao fim de um processo de dois anos, ter reconhecida sua nova condio de mulher: Carla da Silva de Albuquerque a primeira carioca a obter vitria na Justia do Rio numa ao de retificao de registro civil. Quem levou seu pleito adiante foi o defensor pblico Paulo Csar Galliez, que se baseou no direito comparado e em jurisprudncia da Justia gacha. Com o despacho favorvel em segunda instncia, a cabeleireira poder solicitar novos documentos de identidade com o nome de Carla e a identificao do sexo como feminino. Em ao semelhante, que chegou at o Supremo Tribunal Federal, Roberta Close no obteve xito. Agora, Carla s pensa em se casar no papel com o italiano Carlo Benfinati, com quem vive h seis anos. - Dr. Paulo estudou minuciosamente o caso e fez uma defesa brilhante. Devo isso a ele, ao amor do meu amor, minha famlia, minha f em Deus e tambm minha perseverana diz ela (Jornal: O GLOBO, 18 de maio de 2003, p. 24). 1. O defensor pblico que advogou a causa de Carla buscou o fundamento do pedido em algumas fontes de direito. Indique quais so e conceitue-as.

5 A jurisprudncia pode ser classificada como uma fonte formal do direito? Explicite.

Caso Concreto 2 Smula Vinculante Maria Vitria, filha de pais separados, est com os amigos no Shopping Cine Marti, na cidade de Ourinho, comemorando seus 19 anos. Eis que chega Cludio Amarante, estudante de direito dizendo que o Superior Tribunal de Justia (STJ) aprovara uma smula assegurando que o fim da penso alimentcia no acontece automaticamente, quando o filho completa 18 anos. Maria Vitria fica exultante. Cludio esclarece, no entanto, que o novo texto serve para orientar a conduta dos juzes de instncias inferiores, mas no tem carter obrigatrio como as smulas vinculantes. Assim, com a aprovao da smula, o fim do benefcio depende agora de deciso judicial. Os magistrados vo ouvir os beneficiados pelas penses sobre sua possibilidade de se sustentar ou no. Caber, ento, ao juiz decidir se a penso continuar sendo paga. Cheia de dvidas, Maria Vitria faz as seguintes perguntas a Cludio: 1. O que uma Smula?

2. O que vem a ser uma smula vinculante e para que serve?

Questo Objetiva Assinale a alternativa que indica a correta noo de costume como fonte do Direito: a) Os costumes so as ideias, diretrizes que justificam o carter nacional de todo o ordenamento; b) O costume a norma criada e imposta pelo uso social; uma forma espontnea e popular de criao do Direito; c) Os costumes so os princpios gerais do Direito aplicados em determinado sistema jurdico; representam a cincia ou o conhecimento do Direito; d) O costume a manifestao dos jurisconsultos, no sentido de esclarecer e explicar o Direito. AULA07 Caso Concreto 1 Critrio da Imperatividade - normas impositivas (cogentes) e dispositivas (permissivas) Em tempos de eleies municipais marcadas pela ameaa da violncia do crime organizado e das milcias, um assunto tem sido bastante comentado na mdia nacional: a interveno federal nos Estados. Alis, este assunto tem sido frequentemente citado nestes ltimos anos, uma vez que escndalos e falcatruas vm sendo constantemente desvendados, polticos perdendo seus mandatos e, pouco a pouco, a credibilidade na classe poltica sendo colocada em xeque. No entanto, nossa Constituio Federal dispe de dispositivos protetivos que podem ser aplicados em casos extremos, como o art. 34, que assim dispe: Art. 34 - A Unio

6 no intervir nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: I. Manter a integridade nacional; II. Repelir invaso estrangeira ou de uma unidade da Federao em outra; III. Pr termo a grave comprometimento da ordem pblica; IV. Garantir o livre exerccio de qualquer dos Poderes nas unidades da Federao; (...) A partir da leitura do trecho acima, responda: A) Ao impor uma conduta a ser observada pela Unio em relao aos Estados e ao Distrito Federal, levando em conta o critrio da imperatividade, como se pode classificar o art. 34 da CF/88? Fundamente. B) correto afirmar que, no que diz respeito ao critrio da imperatividade, o caput do art. 37 da Constituio Federal de 1988 se equipara ao art. 34 acima citado? Questo Objetiva Em sua teoria da norma jurdica, Noberto Bobbio distingue as sanes jurdicas das sanes morais e sociais. Segundo esta distino, a sano jurdica, diferentemente da sano moral, sempre uma resposta de grupo e, diferentemente da sano social, a sano jurdica regulada em geral com as mesmas formas e atravs das mesmas fontes de produo das regras primrias. Para o autor, tal distino oferece um critrio para distinguir, por sua vez, as normas jurdicas das normas morais e das normas sociais. Considerando-se este critrio, pode-se afirmar que so normas jurdicas as normas cuja execuo garantida por uma sano. a) interna e no-institucionalizada. b) interna e institucionalizada. c) externa e no-institucionalizada. d) interna e informal. e) externa e institucionalizada. AULA 08 Caso concreto 1 Hierarquia e constitucionalidade das leis Prof. Edna Raquel Hogemann O candidato a vereador, Jos Afonsino, entra na Justia com uma ao requerendo indenizao por danos morais pelo fato de um jornal local haver divulgado que ele possui um imvel avaliado em R$2 milhes, no declarado no Imposto de Renda. Como fundamento constitucional, refere-se violao de sua dignidade. O advogado do jornal, em contrapartida, defende seu cliente com base no princpio constitucional da liberdade de expresso. Voc, como juiz que estudou sua graduao na Estcio de S, como resolveria esta questo envolvendo normas constitucionais? O que vem a ser o princpio da ponderao de valores? Questo Objetiva QUESTO 35 ENADE 2006 Nas democracias contemporneas, a soberania interna da ordem jurdica est intimamente associada: (A) norma fundamental do pensamento de Kelsen, tendo em vista que toda democracia pressupe universalidade de direitos. (B) s normas do direito internacional, donde derivam as formas pelas quais os regimes democrticos extraem a fundamentao de sua existncia. (C) s normas derivadas da tica do homem mdio, fundamento de todo valor e de todo direito. (D) s normas constitucionais, como base de regramento formal e material de todas as normas do sistema jurdico.

7 (E) s normas da burocracia de Estado, tendo em vista que o modelo de dominao legal-burocrtico do Estado moderno pressupe atribuio de toda estabilidade do poder burocracia. Caso Concreto Revogao das leis Carmen Vernica leu na coluna Novidades do Direito, da Revista Jurdica de Natal/RN, que a Lei de Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) foi elaborada, promulgada e publicada com o objetivo de sanar problemas de repercusso social, como foi o caso do sequestro do publicitrio Roberto Medina, no Rio de Janeiro, e o assassinato da atriz Daniela Perez. A seguir, ocorreram as chacinas da Candelria e de Vigrio Geral, quando foi acrescentado o homicdio a esses crimes chamados hediondos, atravs da Lei 8.930/ 94. Com esse nascimento tumultuado, em 1998, quando aconteceu o problema das plulas de farinha (caso Microvlar), que agitou a opinio pblica, a mesma lei foi novamente alterada com a incluso, no rol dos crimes hediondos, de falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais. Sobre o assunto Comrcio Exterior, Carmen leu a seguinte publicao: O Decreto n 6.454, de 12 de maio de 2008, d nova redao ao inciso III do art. 445 do Decreto n 4.543, de 26 de dezembro de 2002, que regulamenta a administrao das atividades aduaneiras, e a fiscalizao, o controle e a tributao das operaes de comrcio exterior. Aps a leitura do texto acima, responda: Estes acrscimos colocados na Lei de crimes hediondos so uma forma de revogao? Quais as formas de revogao existentes? Como ocorre a revogao de uma lei? Costume revoga a lei? Justifique sua resposta. O Decreto n 6.454/2008 revogou o Decreto 4.543/2002?

Caso Concreto A questo da retroatividade e da irretroatividade das leis. A Constituio Federal de 1988 dispe que a irretroatividade da lei regra no nosso sistema jurdico, mas ao mesmo tempo admite uma exceo, pois, de acordo com o artigo 5, XL, da Constituio Federal, a lei penal no retroagir, salvo para benefcio do ru.

Responda as perguntas a seguir: a) Ded Bagana, elemento de alta periculosidade na cidade de Macap-AP, foi preso em flagrante por estar cometendo ato tido como delituoso pela legislao em vigor; obteve sua liberdade provisria sob o amparo de lei que, depois, vem a ser derrogada por outra que impede a concesso desse benefcio. b) Poder a nova lei prejudicar a situao que tinha sido concedida a Ded sob a lei anterior? Por qu?

8 E como ficaria a situao de Ded Bagana se ele estivesse preso sob determinadas condies impostas pela lei, e que uma lei nova considere que tais condies no impedem a libertao provisria? Justifique. QUESTO OBJETIVA 1 (OAB MG) Quanto ao direito intertemporal, em matria civil, CORRETO afirmar: a) salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas 30 (trinta) dias depois de oficialmente publicada; b) se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada correo, o prazo de sua entrada em vigor comear a correr da data dessa sua nova publicao; c) mesmo perdendo a vigncia a lei revogadora, em nenhuma hiptese ser restaurada a lei revogada por ela anteriormente; d) a lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, revoga a lei anterior. Questo Objetiva 2 A Lei 9.307, de 23 de setembro de 1996, que dispe sobre arbitragem, em seu artigo 44, estabeleceu: ficam revogados os artigos 1037 a 1048 da Lei 3071, de 1 de janeiro de 1916, Cdigo Civil Brasileiro; os artigos 101 e 1072 a 1102 da Lei 5.869, de 11 de janeiro de 1973, Cdigo de Processo Civil. Neste caso, possvel dizer ento que ocorreu: (Justifique) a) revogao tcita; b) ab-rogao expressa; c) derrogao expressa; d) repristinao. Hermenutica Jurdica e Interpretao do Direito numa abordagem Constitucional. Prof. Leila Beuttenmller - Faculdade Integrada do Cear FIC. Em 1991, o escritor e editor de livros Siegfried Ellwanger, brasileiro, com cerca de sessenta anos de idade, foi processado criminalmente pelo Ministrio Pblico instituio titular das Aes Penais Pblicas, de acordo com o art. 129, I, da Constituio Federal pelo seguinte crime previsto na chamada Lei de Racismo (Lei n 8081/90): Art.20. Praticar, induzir ou incitar, pelos meios de comunicao social ou por publicao de qualquer natureza, a discriminao ou preconceito de raa, cor, religio, etnia ou procedncia nacional. Pena: recluso de 2 a 5 anos. Isso ocorreu porque Ellwanger, na condio de scio diretor da Reviso Editora Ltda., editou, distribuiu e vendeu diversas obras de autores estrangeiros e nacionais, de forte carter antissemita (contra os judeus), alm de uma obra prpria, publicada sob o pseudnimo S.E. Castan, intitulada "Holocausto Judeu ou Alemo- Nos bastidores da mentira do Sculo", de mesmo carter. Ellwanger foi absolvido em primeira instncia pelo juiz de direito -, mas condenado em segunda pelo Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul -, tendo sua condenao mantida por deciso do Supremo Tribunal Federal (instncia mxima e ltima da organizao judiciria brasileira). Assim, como o condenado no podia mais contestar a deciso da Corte Suprema (STF), seus advogados de defesa trouxeram uma nova argumentao aos nossos tribunais, com a finalidade de extinguir o direito de punir do Estado (punibilidade) em face do mesmo, por meio de uma das mais famosas aes penais, o habeas-corpus. Tal ao foi impetrada no Superior Tribunal de Justia e, depois, no Supremo Tribunal Federal. Os novos argumentos trazidos foram o de que os judeus no so uma raa, no podendo assim Ellwanger ser condenado por racismo, mas, no mximo, por prticas discriminatrias. A grande artimanha desses

9 advogados a de que, com a mudana da condenao de Ellwanger de racismo para prticas discriminatrias o crime por ele praticado j estaria prescrito e, assim, extinto o direito de punir do Estado, pois aquele crime (racismo) imprescritvel, de acordo com o art. 5, XLII, da nossa Constituio Federal, enquanto o crime de prticas discriminatrias, nesse caso concreto, j havia prescrevido. Essa argumentao no foi aceita nem pelo STJ e nem pelo STF, sendo, ao final, Ellwanger devidamente condenado. O interessante nessa histria que ,de acordo com a hermenutica adotada para extrair o sentido das palavras raa e racismo, podemos chegar a duas concluses opostas, uma para beneficiar Ellwanger e outra a adotada por nossos tribunais para prejudic-lo. Sendo assim, responda as perguntas a seguir: a) Que mtodo interpretativo utilizaram os advogados de defesa para extrair o sentido da palavra racismo do art. 5, XLII, da Constituio Federal? b) Qual a interpretao utilizada por nossos tribunais para manter condenado Ellwanger? Questo objetiva: Em sua teoria do ordenamento jurdico, Norberto Bobbio estuda os aspectos da unidade, da coerncia e da completude do ordenamento. Relativamente ao aspecto da coerncia do ordenamento jurdico, a situao de normas incompatveis entre si refere-se ao problema (A) das lacunas. (B) da incompletude. (C) das antinomias. (D) da analogia. (E) do espao jurdico vazio. Classificao dos direitos subjetivos.

Seu LEONELIO LIMA CASTRO JR. e sua mulher, Dona SINH, domiciliados no Distrito rural de Chapu DUvas, em Juiz de Fora/MG, adquiriram, h dez anos, um terreno com 40.000 m, com uma casa construda, no bairro de Benfica, na mesma cidade, pertencente ao coronel JOS CARSSIMO, primo distante de Delmiro Gouveia, que l vivera por mais de 30 anos, e adquirira a titularidade do imvel por usucapio. O referido imvel foi alugado para JOAQUIM ONORINO e sua irm Tereza, pelo valor mensal de R$11.000,00 (onze mil reais), mas encontra-se vazio h seis meses. H cerca de quinze dias, um vizinho do imvel telefonou para LEONELIO, noticiando que o terreno fora parcialmente invadido por JOS CARVALHO SLON, que ali construiu um campo de futebol, um vestirio e um pequeno bar, ocupando aproximadamente 3.000 m. Convencido de que o imvel pertence Prefeitura, SLON se recusa a desocup-lo.

Em vista das informaes apresentadas, responda o que se pede. a) Aponte e identifique as formas de aquisio da propriedade encontradas no caso acima; b) Se o terreno fosse mesmo de propriedade da Prefeitura de Juiz de Fora, poderia Slon usucapir ao final de 15 anos? Justifique fundamentando na Constituio Federal sua resposta. Caso Concreto 2 Direitos subjetivos transmissveis e intransmissveis. LCIA participa de um concurso de fotografia patrocinado pelo BANCO SQUARE BANK ASSOCIATED. premiada com a terceira colocao e receber dois mil reais. Aps a assinatura de cesso de seus direitos

10 sobre a fotografia, atravs de contrato, o banco torna-se o proprietrio dos direitos fotografia, oponvel inclusive LCIA. a) correto afirmarmos que, tanto o BANCO, quanto LCIA, conforme as relaes jurdicas evidenciadas, possuem direito absoluto, como titulares do direito subjetivo fotografia premiada? b) Podemos tambm classificar esse mesmo direito como direito subjetivo relativo, a partir de outra relao jurdica configurada no caso apresentado? Caso Concreto 3 Distino entre expectativa de direito e direito adquirido. A tutela constitucional do direito adquirido. Para existir o direito adquirido, deve haver um fato aquisitivo e um direito em sentido objetivo, devendo ter tal fato aquisitivo todos os elementos exigidos pela lei antiga, pois, seno, deixa de haver direito adquirido para caracterizar-se a existncia de simples expectativa, isto , esperana de aquisio do direito. A legislao em vigor prev que o direito aposentadoria voluntria do servidor pblico se d aps 35 anos de contribuio e 60 anos de idade. O Sr. Hilrio ingressou no servio pblico no dia 17 de novembro de 1972 e nasceu no dia 01 de abril de 1947. Com base na situao descrita, considerando a data atual, desenvolva: a) O Sr. Hilrio tem direito adquirido aposentadoria? Justifique; b) Diferencie direito adquirido de expectativa de direito. Caso Concreto 4 Expectativa de direito, direito adquirido e abuso de direito Clvis Bevilqua dizia que "no exerccio do nosso direito, desde que no transponhamos o crculo de ao que ele nos traa, devemos ser garantidos pela ordem jurdica. H, entretanto, limitaes, que essa mesma ordem impe ao exerccio do nosso direito, como sejam, por exemplo, as que so estabelecidas para o direito de propriedade imvel em ateno s necessidades pblicas, ou ao interesse dos vizinhos". Assim, supondo que depois de anos aguardando a morte do velho, JOO GILBERTO NONATO NETO herda de seu nico tio, VINCIUS DE MORAES NONATO, um imvel na rua Nascimento Silva, n107, casa 1. Dona ELIZETE TELLES CARDOSO mora no mesmo endereo, casa 2, fundos, sendo certo que dona ELIZETE se utiliza de um corredor que passa no terreno de Joo como nico acesso possvel a rua, e ele resolve fechar esse corredor. Eis, assim, que teremos, ento, segundo o mestre Clvis, no trecho acima citado, um tipo especial de conflito decorrente do exerccio de direitos. Dona ELIZETE entra com uma ao na justia em face de JOO para que possa voltar a utilizar-se daquela servido de passagem e logra xito, tendo a sentena transitado em julgado. Com base nas informaes acima responda: a) No trecho citado, ocorreu um tipo especial de conflito decorrente do exerccio de direitos. Qual? Por qu? b) Se JOO o titular do direito de propriedade de seu imvel, porque teve que permitir que dona ELIZETE tambm o usasse? Existe alguma previso legal especfica neste sentido? Questo Objetiva Prof. Silvia Escolha a alternativa CORRETA, JUSTIFIQUE E FUNDAMENTE

11 Reinaldo e Ana casaram-se em 1976. A bela casa onde vivia o casal fora herana, deixada pelos pais de Reinaldo. At esta poca, o regime legal de bens no casamento, no Brasil, era o da comunho universal. Aps 1977, com a Lei do Divrcio, o regime legal passou a ser o da comunho parcial de bens. Em 2002, Reinaldo separou-se de Ana. Na partilha, fundamentado na lei em vigor, o advogado de Reinaldo no incluiu a casa herdada de seus pais. Por sua vez, o advogado de Ana incluiu a casa herdada por Reinaldo alegando: a) Expectativa de direito e princpio da irretroatividade da lei; b) Direito adquirido e princpio da retroatividade da lei; c) Ato jurdico perfeito e princpio da retroatividade da lei; d) Direito adquirido e princpio da irretroatividade da lei.

You might also like