You are on page 1of 12

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

A HISTRIA DA MATEMTICA NO CURRCULO ESCOLAR: QUE HISTRIA ESSA?


GT 03 Histria da Matemtica e Etnomatemtica

Gerusa Lisiane Dihel de Oliveira FACOS gerusalisiane@hotmail.com

Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigao de cunho qualitativo e de inspirao etnogrfica, que teve como objetivo principal, identificar se os professores trabalham com a Histria da Matemtica no currculo escolar, identificando a perspectiva abordada. O desejo de realizar esta pesquisa esteve articulado ao meu interesse e preocupao em saber se a histria da matemtica utilizada no currculo escolar e de que forma, pois diante do fracasso escolar nesta disciplina, penso que a histria seria relevante para a mudana desta realidade, contribuindo principalmente, para a desmistificao da mesma e valorizao das diversas culturas. Baseada nessas inquietaes, fui a campo para ouvir os professores de matemtica de uma escola da rede pblica estadual do municpio de Cara, litoral norte do Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, procurei refletir sobre suas concepes e as implicaes que estas acarretam para a Educao Matemtica. Nesse sentido, meu problema de pesquisa ficou assim configurado: Os professores trabalham com A Histria da Matemtica? Por qu? De que forma? Os professores conhecem diferentes histrias da Matemtica (no eurocntricas)? Para responder essas questes, entrevistei oito professores, entre eles, cinco professoras de Ensino Fundamental - Sries Iniciais - duas professoras e um professor de Ensino Fundamental - Sries Finais e Ensino Mdio. Aps a realizao do trabalho emprico, foram destacadas trs unidades de sentido, que apareceram com freqncia durante as investigaes. Em relao aos professores que no trabalham com a Histria da Matemtica no currculo escolar, a primeira unidade diz respeito concepo de que aula de Matemtica somente clculo. A segunda unidade se refere idia de que trabalhar com a Histria da Matemtica, atrasaria o contedo matemtico a ser desenvolvido no decorrer do perodo letivo e a terceira est vinculada ao desconhecimento dos Professores sobre a Histria da Matemtica. Alm disso, tambm apareceram com freqncia, duas unidades de sentido em relao a professores que fazem alguns ensaios ou apontam para a necessidade de se trabalhar com a Histria da Matemtica em sala de aula. A primeira unidade envolve o carter motivacional da Histria da Matemtica e a segunda, o uso da mesma como forma de mostrar para o aluno a utilidade do contedo. Palavras-chave: educao matemtica, histria da matemtica, currculo escolar.

Introduo O presente trabalho o resultado de uma investigao, de cunho qualitativo e de inspiraes etnogrficas, que realizei durante o segundo semestre de 2008 com oito professores da rede Estadual de Ensino do Cara. Meu interesse, de forma especfica, est centrado na histria da Matemtica no currculo escolar, pois, levanto como hiptese que se os alunos conhecerem apenas a Histria eurocntrica da Matemtica, isso poder contribuir para a formao de muitas concepes errneas sobre esta disciplina e em efeito a desvalorizao e/ou anulao de outras histrias possveis de serem contadas. Assim, realizei entrevistas semi-estruturadas, gravadas, no perodo de maio a agosto de 2008, com oito professores de uma Escola da rede pblica estadual do municpio de Cara, sendo cinco professoras de Ensino Fundamental - sries iniciais e duas professoras e um

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

professor de Ensino Fundamental Sries Finais e Ensino Mdio - visando os seguintes objetivos: Identificar se os professores trabalham com a histria da Matemtica no currculo escolar, identificando a perspectiva abordada e os argumentos dados para o trabalho pedaggico; Problematizar a histria oficial da Matemtica. Dessa forma, este texto tem por objetivo refletir sobre o fracasso escolar na disciplina de Matemtica e a sua relao com a desvalorizao de outras culturas. Mais especificamente, tenho a inteno de problematizar as seguintes questes: Os professores conhecem e trabalham com diferentes histrias das matemticas? Dito de outra forma, a Histria da matemtica trabalhada numa perspectiva no eurocntrica? Sabe-se que o Brasil constitudo por uma pluralidade cultural enorme, que d origem a diferentes modos de pensar, imaginar, criar, e matematizar o mundo. A Escola tambm um espao de diversidade tnico-cultural. Isto se reflete em cada aluno, que trs para a sala de aula conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, suas vivncias, sua base cultural. As crianas possuem a expectativa de que suas curiosidades sero sanadas na escola. No entanto, ao chegar mesma, seus interesses, muitas vezes, so ignorados e suas curiosidades vo morrendo aos poucos. Junto com elas, as razes culturais vo sendo substitudas e este fato influi negativamente para a valorizao de diversas culturas, pois elimina o povo como produtor de cultural. Como desenvolver o raciocnio, a criatividade do aluno, a confiana na sua capacidade de aprender, tomando como base um nico conhecimento? Sobre tomar como referncia a cincia acadmica D`Ambrsio (1996) explica que:
Ao abordar o conhecimento matemtico e tomar como referncia a cincia acadmica, estamos focalizando uma determinada regio e um momento na evoluo da humanidade. De fato, ao nos referirmos a Matemtica, estamos identificando o conhecimento que se originou nas regies banhadas pelo Mar Mediterrneo. Mesmo reconhecendo que outras culturas tiveram influncia na evoluo dessa forma de conhecimento, sua organizao intelectual e social devida aos povos dessas regies. Por razes vrias, ainda pouco explicadas, a civilizao ocidental, que resultou dessas culturas, veio a se impor a todo o planeta. Com essa hegemonia, a Matemtica cuja origem remonta s civilizaes mediterrneas, particularmente a Grcia antiga, tambm se imps a todo o mundo. Uma afirmao muito freqente que a Matemtica uma s, universal (Ibidem, p.39-40).

Ignorar os conhecimentos de outras culturas a no ser a ocidental gera como conseqncia discriminao e excluso na escola. Discrimina ao impor um nico

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

conhecimento, uma nica cultura que se torna, dessa forma hegemnica e acaba favorecendo a marginalizao de outras sociedades que so consideradas inferiores. A realidade que existiram e existem outros conhecimentos que so provenientes de vrias culturas, como por exemplo, os chineses, os maias, os egpcios, os ndios, os africanos, os rabes... alm do conhecimento matemtico socialmente construdo por grupos diversos na sociedade, ligados a prticas especficas como a dos carpinteiros, alfaiates, vendedores de rua, trabalhadores agrcolas, etc. Sobre este aspecto Schoroeder (2006), afirma que: [...] encontramos um grande nmero de possibilidades de ordenar e interpretar o mundo nas diferentes culturas. indiscutvel que existe uma diferenciao da matemtica segundo os espaos culturais. (Ibidem, p. 161) Trabalhar as prticas sociais na sala de aula seria relevante porque o professor tambm aprenderia com seus alunos e tornaria as aulas mais dinmicas e criativas, despertando um maior interesse nos educandos. Alm disso, conforme DAmbrsio (1996) e Paulo Freire (1999) sabe-se que o papel do professor mudou, pois ele no mais o detentor de todas as informaes e ao mesmo tempo em que ensina, tambm aprende. Por muitas vezes, os conceitos e preconceitos das pessoas as impedem de assumir novas posturas e as distanciam de mundos novos, com culturas e conhecimentos diferentes. O contato com o novo sempre vem esclarecer, completar ou transformar os conhecimentos antigos. Sendo assim, possuir o conhecimento da Matemtica acadmica essencial na sociedade atual, com o avano acelerado das tecnologias e as novas exigncias no mercado de trabalho. Mas to relevante quanto a conscincia da existncia de outras matemticas, to complexas quanto a Matemtica ocidental. Nenhuma melhor que a outra, mas apenas diferente. Acredito que a histria da Matemtica importante na formao do aluno porque d a ele a noo de que esta constituda por erros e acertos. Alm disso, tem-se o conhecimento de que a histria e construda todos os dias pela humanidade, pois constantemente descobremse fatos novos e as perspectivas sobre o que importante sobre o ponto de vista do processo histrico muda. Assim, a histria ensina a continuidade do desenvolvimento da cincia. Conhecer a histria da Matemtica relevante para professores de qualquer nvel (Fundamental, Mdio ou Superior) de ensino, para que a mesma possa ser utilizada em suas prticas pedaggicas e, alm disso, proporcionar uma viso mais humana da matemtica, ou seja, dar-lhe sentido viabilizando o entendimento da matemtica como uma cincia tambm humana.

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

Para Mendes, Fossa e Valdez (2006), no conhecer a histria resulta em erros como: uma viso linear e acumulativa do desenvolvimento da matemtica que no aceita mudanas, desconsidera a contribuio de diversas geraes para o conhecimento matemtico, tomando como base gnios alienados, apresenta o trabalho cientfico como um trabalho reservado minorias, especialmente dotadas, ignora os problemas do mundo e a ligao com outras cincias, entre outros fatores. Diversos autores justificam o uso da histria da Matemtica no currculo escolar, como DAmbrsio (1996), Miguel e Miorim (2004); Miguel e Brito( 1996) e Mendes, Fossa e Valdez (2006) afirmando que h vrias formas de se utilizar a histria da Matemtica em sala de aula. Quando a mesma utilizada de uma forma poltica, torna-se um recurso pedaggico fundamental, contribuindo sem dvida alguma para a melhoria, no s da Educao Matemtica, minimizando o papel desta disciplina como filtro social, mas tambm como um recurso de empoderamento das culturas.

Histria da Matemtica: Contedo ou Motivao? Durante a realizao de minha investigao pude verificar que a maioria dos professores entrevistados no trabalha com a Histria da Matemtica no currculo escolar. As justificativas para esta excluso foram variadas. No entanto, observei que algumas eram mais recorrentes. Nesse sentido, constru trs unidades de sentido que passo a analisar: 1. A aula de Matemtica clculo, s isso!

A maioria dos (as) professores (as) entrevistados (as) tem conscincia de que existe um conceito tanto por parte deles mesmos quanto por parte dos alunos, de que aula de Matemtica ou deve ser constituda basicamente por clculos. Isso fica evidenciado nos seguintes excertos que retirei das entrevistas que fiz:

Pra mim, Matemtica serve principalmente para o desenvolvimento do raciocnio lgico. A continha j vem armada, a gente ensinava n, a gente aprendeu a continha armada, ningum nos disse que... por que que dez mais um. Dez o qu? Mais um o qu? E hoje, isso se leva ao longo do tempo n, e a chega l nas sries finais com essa dificuldade louca, as crianas no enxergam a matemtica. Eles pensam nos nmeros e no conseguem enxergar. [...] histria da matemtica? Se cria um monstro n, porque o que que a gente tem assim? Matemtica que que se pensa imediatamente? Em clculo. Ningum pensa que um dia uma pessoa... ningum pensa em histria da matemtica, matemtica clculo, s isso.

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

Na fala dessas Professoras fica claro que esta viso que foi sendo construda com o passar do tempo, de que Matemtica somente nmero e clculo faz com que os alunos tenham dificuldade na compreenso da Matemtica. Fica evidenciada assim, uma conseqncia negativa de se trabalhar a Matemtica de forma descontextualizada, sem ligao alguma com sua histria. J nas sries finais, outra conseqncia negativa de se trabalhar a Matemtica descontextualizada, e que segundo alguns depoimentos, parece ter se consolidado entre os estudantes, a resistncia dos mesmos quando o Professor tenta construir uma aula diferente da usual, o que pode ser notado na seguinte fala:
muito difcil a turma que tu consegue fazer um trabalho um pouquinho diferente. Ento eu acho que se criou um ritmo de trabalho assim desde as sries iniciais, de tu ensinar aquilo sempre do mesmo jeito, da mesma forma n, aquele caminho sempre que foi trilhado por todo mundo e que agora no t mais, no t mais funcionando, no t mais resolvendo sabe. [...] Os alunos no querem a mudana, eu acho que a gente criou isso neles, eles to acostumadinhos assim, sempre fizemos assim, copiadinho aquilo ali no quadro, veio pra c, fiz a prova, pronto, t. Guardei na gaveta, copio este outro contedo, fao os exerccios, fao a prova, guardo, no outro ano eu no sei nada.

Esta resistncia por parte dos alunos termina desestimulando o Professor, fazendo com que o mesmo trabalhe sempre da mesma forma, mesmo que a Professora entrevistada reconhea que tal didtica no est mais funcionando. Algumas professoras sentem responsabilidade pelo fato de ter se criado a concepo entre os estudantes, de que aula de Matemtica implica somente em nmeros e exerccios, e tambm pelos mesmos terem dificuldade em Matemtica em funo desta concepo, conforme o seguinte depoimento:
No costumo trabalhar a histria nas minhas aulas, mas agora estou tentando desmistificar, porque assim, eu me sinto culpada deles terem dificuldade em matemtica.

Entretanto, esta rotina tradicional de trabalhar a Matemtica de uma forma mecnica, resultado, para alguns professores, do trabalho realizado no curso de licenciatura. Segundo eles, o curso deixa muito a desejar no sentido de passar para os professores maneiras diferentes de se trabalhar a Matemtica em sala de aula. Esta crtica ficou demonstrada na seguinte fala:
[...] eu acho que a faculdade de matemtica teria que ser uma coisa, uma forma concreta da gente estar trabalhando em sala de aula e pelo contrrio, eles tambm nos exigem raciocnio, ento a gente transmite um conhecimento que nos passado, uma coisa ento que tem que ser mudada geral desde a faculdade, [...]

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

Ento, possvel perceber que na opinio do professores, a mudana na forma de trabalhar a Matemtica deveria comear desde o curso de licenciatura, que deveria oferecer uma base melhor em relao prtica na sala de aula. Alm dos cursos de licenciatura, as Professoras das sries iniciais que fizeram Magistrio e outro curso superior que no a Matemtica, reclamam do despreparo e da dificuldade que as mesmas possuem em trabalhar com esta disciplina:
[...] ns professores, no somos preparados pra trabalhar matemtica, eu mesma, tenho uma dificuldade imensa. Tem junto, o despreparo do professor, o professor no t tambm, preparado pra isso, j recebe o aluno com esse despreparo.

Segundo as Professoras, o curso de Magistrio tambm deixa a desejar na formao do Professor de Matemtica, o que dificulta um trabalho mais slido com esta disciplina e conseqentemente prejudica a formao do aluno. Sendo assim, as Professoras das Sries iniciais, com seu despreparo para trabalhar Matemtica, terminam ensinando da forma como aprenderam, pois conforme afirma DAmbrsio (2004, p. 4) Naturalmente, o professor tende a ensinar como foi ensinado. O que se percebe que s vezes, por dificuldades em ensinar a Matemtica de uma forma diferente da tradicional1, algumas professoras das sries iniciais terminam deixando esta disciplina de lado, e essa rejeio Matemtica pode prejudicar a formao futura do aluno. A segunda unidade que percebi em meu material de investigao afirmava que o trabalho com a Histria da Matemtica poderia atrasar o desenvolvimento de contedos.

2. Trabalhar com a Histria da Matemtica atrasa o contedo Outra justificativa para a no utilizao da Histria da Matemtica no currculo escolar foi a falta de tempo, devido aos contedos matemticos que tm de ser vencidos no decorrer do ano letivo. Isso ficou manifestado nas seguintes falas:
s vezes a gente pega um livro de matemtica e tu vai logo focar num contedo e estas historinhas, tu quase no l, no... Eu acho que os professores, a maioria no perde tempo, devido aos contedos que so cobrados, n [...] O ldico e as histrias so importantes, mas os contedos so muitos.

Estou entendendo aula tradicional como aquela em que so somente feitos exerccios de memorizao de regras. Dito de outra forma, o professor explica o contedo e aps exemplo os alunos so incitados a repetir os clculos conforme o modelo.

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

[...] tu chega na 8 Srie, tu chega, vai pegar os contedos de 8 Srie e vai trabalhar, quando tu te d conta, assim , falta tudo, falta tudo sabe [...] so muito poucos assim dentro da turma que tm sabe essa base que tu precisa, [...].

Assim, muitos professores argumentaram que o fato de os alunos no possuirem base, faz com que eles percam muito tempo retomando contedos bsicos. Alm disso, como so somente trs perodos de Matemtica por semana, isso dificulta que os professores trabalhem diferente da rotina, que uma forma mais fcil e envolve menos tempo. No geral, os Professores afirmam que a histria da Matemtica importante, no entanto, o objetivo principal para eles vencer os contedos. Parece claro que em suas concepes h uma separao entre a Matemtica e sua histria, como se a histria da Matemtica no fizesse parte dos contedos matemticos, o que segundo diversos autores, no a maneira ideal de se trabalhar Matemtica. Sobre esse aspecto Miguel e Brito afirmam em seu artigo A histria da Matemtica na formao do professor de Matemtica (1996):
Esse procedimento, alm de sobrecarregar com novas informaes factuais um currculo j bastante sobrecarregado de informaes, viria apenas reforar aos olhos dos futuros professores a superfluidade do elemento histrico, uma vez que ele aparece como mera curiosidade que no participa de forma efetiva do processo de construo interna da prpria teoria (Ibidem, p. 49).

Conclu, dessa forma, que h falta de informaes para os professores no sentido de trabalhar com uma integrao entre a Matemtica e sua histria. A ltima unidade de sentido que adquiriu visibilidade em meu trabalho de pesquisa e que justifica o fato de os professores no trabalharem com as histrias da matemtica o fato de que h desconhecimento por parte desses educadores. 3. Desconhecimento da Histria da Matemtica Alguns dos Professores entrevistados, ainda alegam um terceiro motivo para a excluso da Histria da Matemtica no currculo escolar, que de nunca terem estudado essa rea do saber no curso de Magistrio nem na Faculdade. Conforme os seguintes depoimentos:
[...] ningum nos ensina da onde que sai a matemtica, eles s nos apresentam aqueles nmeros e a gente vai repassando esses nmeros, ningum sabe, a gente tem dificuldade pra mostrar pra criana. No utilizo os textos de histria da matemtica que h nos livros didticos, de repente no fui instruda pra isso, se til no observei, no me chama ateno.

Nas falas acima, ficou evidenciado que o curso de Magistrio e a Faculdade nada ou pouco trabalham sobre a Histria da Matemtica. Nobre e Baroni (1999) confirmam esta realidade:

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

Um fato constatado diz respeito disciplina Histria da Matemtica nos cursos de graduao em Matemtica. So poucos os cursos de graduao que possuem em seu rol de disciplinas a disciplina de Histria da Matemtica. Com isso, inicia-se um problema. Em sua formao o professor no teve oportunidade de conhecer os pressupostos bsicos acerca da Histria do Contedo que ele ir usar em suas atividades didticas (Ibidem, p.133).

Como os professores no estudaram na faculdade a Histria da Matemtica no sentido de utiliz-la em sala de aula como recurso pedaggico, isso se torna um fator que contribui para a no utilizao da Histria da Matemtica no currculo escolar. Alm da negligncia em relao disciplina de Histria da Matemtica nos cursos de licenciatura, ainda existe o problema da falta de recursos que sirvam de subsdios para a prtica do professor em sala de aula, conforme afirma a professora:
Nunca vi texto de histria da matemtica, eu trabalho com os pequenininhos n, ento eu no... eu sei n, mais ou menos a histria da matemtica, a gente estuda na histria n, surge n, mas eu nunca vi nada sobre esse assunto.

Dessa forma, os livros didticos pouco contribuem para auxiliar o professor a introduzir a histria da matemtica no currculo escolar. Tambm os PCNs (1997) apontam para esta questo:
A recomendao do uso de recursos didticos, incluindo alguns materiais especficos feita em quase todas as propostas curriculares. No entanto, na prtica, nem sempre h clareza do papel dos recursos didticos no processo ensinoaprendizagem, bem como da adequao do uso desses materiais, sobre os quais se projetam algumas expectativas indevidas (Ibidem, p.26).

Com certeza, este problema ficou confirmado atravs das entrevistas realizadas, onde os Professores demonstram certa insegurana para trabalhar com a histria da Matemtica em sala de aula, devido falta de conhecimento sobre este tema e de materiais de apoio pedaggico. Entretanto, aqueles que fazem alguns ensaios ou apontam para a necessidade de se trabalhar com a histria da matemtica evidenciam os seguintes posicionamentos: 1. Carter Motivacional O uso da histria como um meio de motivar os alunos para as aulas de matemtica foi confirmado por alguns professores nas seguintes falas:
Quando eu uso a historinha, eu utilizo mais assim para introduzir um contedo, a elas so interessantes, as historinhas. [...] Muitas vezes eu conto a histria ou peo para o aluno contar e depois eu trabalho no concreto com eles aquela histria. Eu acho que se

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

o aluno soubesse e conhecesse matemtica ele ia entender melhor e gostar mais. Como ele no sabe nem pra que vai utilizar na vida, a ele no tem muito interesse, eu acho. Eu peo pra eles pesquisarem sobre alguns pensadores n, ento a eles fazem a pesquisa, eles buscam n pra fazer uma partilha assim na sala, pra eles poder entender um pouquinho de onde vem n, de onde vem a matemtica, de onde vem o contedo, porque que surgiu isso, da onde que surgiu, quem que pensou n, dessa maneira, a eles fazem apresentao. Mas assim tambm, no nada muito profundo n, por que o que que eles se limitam? Tu pede , Tales de Mileto, a eles vo ali nesse livro aqui e pegam s o que tem nesse livro aqui n, ento no aquela coisa assim... ah, eu vou numa internet ou eu vou num outro livro, num autor diferente, busco outra coisa n, fica bem, mas j alguma coisa, pelo menos alguma coisa eles lem n.

Analisando as falas acima, ficou constatado que a histria da Matemtica, para os Professores, vista como uma forma de motivar os alunos para as aulas, principalmente para introduzir os contedos. Uma das professoras trabalha tambm atravs de pesquisas sobre bibliografias de matemticos famosos, mas como ela mesma argumenta, a pesquisa baseada no pouco material que os alunos tm acesso. Para Miguel e Miorim (2004):
Essa histria-anedotrio de carter estritamente factual, quando incorporada de forma episdica nas aulas de Matemtica, adquiriria, segundo alguns dos defensores desse ponto de vista, uma funo didtica de relax - a recompensa repousante, merecida e necessria pelo esforo estafante requerido pela aprendizagem da Matemtica; tudo se passaria como se a Matemtica exigisse o pensamento e a seriedade, enquanto a Histria aliviaria a tenso e confortaria (Ibidem, p. 16-17).

Conclui-se assim que a falta de fundamentao terica adequada dificulta a prtica do uso da histria da Matemtica em sala de aula. Os Professores at tentam, mas os livros didticos realmente no deixam bem claro como explorar este recurso pedaggico. Outra unidade que percebi para justificar a incluso da histria da Matemtica no currculo escolar est articulada necessidade de mostrar a utilidade dos contedos a serem trabalhados. 2. Para mostrar a utilidade do contedo Um dos professores que entrevistei afirmou que importante a histria da matemtica no sentido de mostrar aos alunos a utilidade do contedo:
Os objetivos de se usar a histria em sala de aula mais para o aluno saber de onde veio, qual a utilidade, pra que que era utilizado, pra que que ele vai ser utilizado, qual a utilidade que ele pode ter hoje na vida do aluno.

Assim, o Professor defende a idia de mostrar aos alunos atravs da histria da Matemtica que povos antigos utilizavam a Matemtica nos seus trabalhos dirios. Alm da idia de vincular a histria da matemtica utilidade dos conhecimentos percebi que os

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

professores desconhecem histrias da matemtica que no sejam eurocntricas. Assim essa, se constituiu em minha outra unidade de sentido.

Os professores desconhecem histrias da matemtica que no sejam eurocntricas. Atravs das entrevistas realizadas, constatei um profundo desconhecimento de histrias da matemtica que no tenham sua origem na Grcia e, posteriormente em toda a Europa. Quando perguntei a uma das professoras sobre o que vinha em sua mente quando pensava em histria da matemtica, ela respondeu:

Quando penso em histria da matemtica, penso nos primeiros n, pra que que foi usado, eu penso nisso n, porque surgiu a necessidade de usar a matemtica.

Ento insisti com ela questionando e ela afirmou:


Sei l, os gregos, eu acho.

Tal afirmao comprova como est implcito na concepo das pessoas, mesmo que inconscientemente, a ligao direta entre a histria da matemtica e a cultura grega. Para Mendes, Fossa e Valdez (2006):
Os textos de histria das matemticas foram escritos com um forte trao eurocntrico, ignorando, desvalorizando e tergiversando a atividade matemtica realizada margem do continente europeu. Ao que parece, apenas os habitantes da Europa tm sido capazes de realizar contribuies para a rainha das cincias, para o esprito humano criador capaz de constru-la e desenvolv-la com racionalidade e rigor (Ibidem, p. 21).

Outras falas dos Professores entrevistados tambm confirmam que no conhecem diferentes histrias da Matemtica:
Nunca ouvi falar em outras histrias da matemtica, s aquela que eles contavam com pedrinhas e ... das ovelhas. Eu sempre fui assim muito desligada da matemtica, no conheo histrias de matemtica [...] histria da matemtica no. Com certeza seria importante pra eles saberem da onde que vem, o que que matemtica. Portugus, essas coisas ... normalmente a gente diz: Ah ... uma raiz do Latim, eles j sabem que vem do latim e a daqui a pouco, o professor de histria j estuda o Latim, j une, a j d pra fazer um interdisciplinaridade com as outras e a matemtica no feito isso [...].

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

Este desconhecimento sobre outras histrias da Matemtica, com certeza se deve a falta de material didtico disponvel sobre o assunto, pois a maioria dos textos de histria da Matemtica encontradas nos livros de histria em geral, se refere aos gregos somente, ignorando o conhecimento matemtico de outras culturas. Sendo assim, penso que preciso ter cuidado com certas obras, no sendo necessrio escond-las dos alunos, mas pelo contrrio, analis-las com um olhar crtico, no aceitando tudo que est escrito como nica verdade. Em suma, conclu atravs da anlise dos dados obtidos que h vrios fatores que contribuem para a excluso da histria da Matemtica no currculo escolar. Penso que faltam cursos para os professores no sentido de os habilitarem a trabalhar com a histria da matemtica no de forma isolada, como motivao, mas com uma histria que afirme os conhecimentos produzidos ao longo da histria pelos diferentes povos. Somente dessa forma penso que seria possvel a construo de um conhecimento mais politizado com empoderamento das culturas que ficaram margem de tal histria.

preciso finalizar, mas no concluir! Analisando as entrevistas, me chamou ateno o desabafo dos Professores por no saber mais como agir para que os alunos tenham um bom desempenho em Matemtica. So muitas as reclamaes em relao ao desinteresse deles por esta disciplina. No entanto, aula de Matemtica para os professores significa clculos, exerccios, enfim, desenvolvimento do raciocnio lgico. Durante a realizao de minha pesquisa, pude perceber que infelizmente parece no haver lugar nem tempo a perder com a Histria da Matemtica. Talvez at se comente de vez em quando ou se realize algum trabalho de pesquisa sobre os grandes heris da Matemtica, mas no passa disso. H uma grande preocupao em vencer contedos matemticos. Outras culturas matemticas ainda so desconhecidas por professores e alunos, fazendo com que os mesmos acreditem e conheam uma s verdade. Sendo assim, acredito ser necessrio rever as prticas pedaggicas e posturas no que se refere Matemtica que no esto mais de acordo com a realidade atual. relevante propor questes aos alunos que possam ser respondidas de diferentes maneiras, que estimulem a criatividade, a curiosidade deles, valorizando seus diferentes pontos de vista. preciso criar outras maneiras de se trabalhar com a Matemtica, construindo novos caminhos que a desmistifiquem, trabalhando principalmente, de uma forma mais contextualizada, buscando

Trabalhos X EGEM Comunicao Cientfica

X Encontro Gacho de Educao Matemtica 02 a 05 de junho de 2009, Iju/RS

uma integrao maior com o dia-a-dia, com a cultura local, com outras disciplinas, enfim, integrada com tudo a nossa volta. Analisar a histria da Matemtica com um olhar crtico e ir a busca de outras histrias, pois somente assim se pode compreender que a Matemtica um conhecimento que faz parte da cultura de todos os povos. Penso que preciso ler, escrever, contar, interpretar e principalmente enxergar a Matemtica e no s calcular. Acredito que no h receitas prontas de como se dar uma boa aula de Matemtica, no entanto, atravs da pesquisa, podem se achar caminhos, pois ela nos mostra outras vises de mundo e faz com que compreendamos uma realidade integrada no seu contexto, no fragmentada. A pesquisa me proporcionou entender os motivos e as conseqncias dos acontecimentos. Atravs dela, pude conhecer e analisar uma mesma histria contada em diferentes verses. Referncias DAMBRSIO, Ubiratan. Formao de Professor: o comentarista crtico e o animador cultural. Acesso em 12 de set/2008. Disponvel em: http://vello.sites.uol.com.br/formar.htm. MENDES, Iran Abreu; FOSSA, John A.; VALDES, Juan E. Npoles. A histria como um agente de cognio na educao matemtica. Porto Alegre: Sulina, 2006. MIGUEL, Antnio, BRITO, Arlete de Jesus. A histria da Matemtica na formao do professor de Matemtica. In: FERREIRA, Eduardo Sebastiani (org). Cadernos CEDES 40 (Centro de estudos educao e sociedade). 1 ed.- So Paulo: Papirus, 1996. MIGUEL, Antnio; MIORIM, Maria ngela. Histria na Educao Matemtica: propostas e desafios. 1. ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autntica, 2004. NOBRE, Sergio. BARONI, Rosa L.S. A pesquisa em Histria da Matemtica e suas relaes com a Educao Matemtica. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani Bicudo.(org). Pesquisa em Educao Matemtica: concepes e perspectivas. So Paulo: UNESP, 1999. (Seminrios e Debates) SECRETARIA DE EDUCAO FUNDAMENTAL. Parmetros curriculares nacionais: matemtica Braslia: MEC/SEF, 1997.

You might also like