You are on page 1of 2

Ateno ao prazo de validade!

A busca pela alimentao adequada no passa apenas pela escolha do alimento mais saudvel. Prestar ateno no prazo de validade dos produtos essencial. Alm disso, importante observar a aparncia dos mesmos, ainda que estejam valendo, e procurar preocupar-se com o seu armazenamento, pois eles podem estar dentro do prazo e mesmo assim estragar, pois foram guardados de maneira incorreta. Antigamente, quando ainda no existia geladeira, uma das tcnicas de conservao era salgar os alimentos para que no estragassem. Isso era feito com as carnes e os vegetais, por exemplo. Hoje, a indstria de alimentos possui tcnicas muito sofisticadas, que incluem at substncias chamadas conservantes para que os alimentos durem mais. De acordo com a legislao brasileira vigente, o prazo de validade dos alimentos deve estar obrigatoriamente impresso nas embalagens dos produtos. O Ministrio da Sade regulariza e a Secretaria de Vigilncia Sanitria fiscaliza o cumprimento dessas regras. A validade de um produto determinada atravs de testes feitos pelo prprio produtor. Legumes, frutas e hortalias frescos e sem qualquer tipo de processamento no precisam apresentar tal informao, apenas o dia em que foram embalados deve constar em suas embalagens. Entretanto, segundo a portaria da ANVISA, o fabricante tambm deve colocar no rtulo o tempo de durao dos alimentos depois de abertos e explicar como devem ser conservados. O grande problema que nem todos respeitam essa regra. Estocar os alimentos de forma correta muito importante. Perecveis devem ir direto geladeira, enquanto os produtos com menor quantidade de gua e gordura na composio (pois so esses teores, principalmente, que aceleram a deteriorao) podem ser mantidos no armrio, em suas prprias embalagens ou dentro de potes hermticos. Tirar o produto da embalagem tambm pode fazer com que ele dure mais um pouco. Qualquer alimento que tenha mudado a cor, a consistncia ou o cheiro deve ser jogado fora. Por exemplo, o leite de saquinho costuma durar at dois dias na geladeira depois de aberto. O requeijo, oito dias. O queijo fatiado dura menos do que a pea inteira e deve ser mantido em um plstico filme, bem fechado. O mesmo vale para a carne, que no deve ficar mais de um ms no congelador aps a bandeja ser aberta. O prazo de validade nas embalagens tambm uma questo de garantia. Isso porque, caso o alimento se estrague dentro do perodo em que deveria estar seguro, o consumidor tem o direito de reclamar junto ao servio de atendimento do fabricante. Alguns cuidados: - Estar sempre atento data de validade dos produtos; - Prestar ateno forma de acondicionamento da mercadoria; - Aps a compra, seguir as normas de armazenamento; - Consumir o produto dentro do prazo - Para carnes e outros frios fatiados, pedir que eles sejam cortados na hora, caso no esteja devidamente embalado e resfriado, alm de conter a data de vencimento. - No caso da carne congelada, essa no pode ser levada novamente ao freezer depois de um descongelamento.

PRAZO DE VALIDADE DE ALGUNS PRODUTOS: Cerveja: No aberta: 4 meses. Aucar mscavo: Longa vida, se armazenado em local fechado e seco. Chocolate: (em barra): Um ano a partir da data de fabricao.

Caf instantaneo: No aberto: At 2 anos Aberto: At um ms. Refrigerante Diet (e outros em garrafa plstica): No aberto: 3 meses. Aberto: No estraga, mas o gosto se altera. Jantar congelado: No aberto: 12 a 18 meses. Vegetais congelados: No aberto: 18 a 24 meses Aberto: 1 ms. Mel: Longa vida Suco em garrafa: No aberto: 8 meses a partir da data de fabricao Aberto: 7 a 10 dias. Ketchup: No aberto: 1 ano, aps esse perodo as cores e sabor so alterados. Cereja Maraschino: No aberto: 3 a 4 anos. Aberto: 2 semanas em temperatura ambiente; 6 meses em geladeira. Marshmallows: No aberto: 40 semanas. Aberto: 3 meses. Maionese: No aberto: Indefinido. Aberto: 2 a 3 meses a partir da data da compra. Mostarda: 2 anos, aps esse perodo as cores e sabor so alterados. leo de Oliva: 2 anos a partir da data de fabricao, aps esse perodo as cores e sabor so alterados. Amendoim: No aberto: 1 2 anos. Aberto: 1 a 2 semanas, se estiver em embalagem fechada. Pepinos em conserva: No aberto: 18 meses. Aberto: 1 ms, ou menos se houver alterao visvel do produto. Barra de cereal: No aberto: 10 a 12 meses, variando conforme fabricante. Consulte a data de validade no produto. Arroz branco: 2 anos, a partir da data da compra. Refrigerante no-diet: No aberto: Em lata ou garrafa de vidro, 9 meses, a partir da data de fabricao. Aberto: No estraga, mas o gosto e cor so alterados. Ch em saquinhos: Utilize em at 2 anos da data de compra do pacote. Molho de Soja (Shoyo): No aberto: 2 anos. Aberto: 3 meses. Vinagre: 42 meses Vinho (tinto ou branco): No aberto: 3 anos a partir da data da safra; 20 a 100 anos para vinhos finos. Aberto: 1 semana, se fechado com rolha e na geladeira.

You might also like