You are on page 1of 2

Hibernate

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Hibernate
Desenvolvedor Verso estvel Sistema Operacional Gnero(s) Licena Pgina oficial Mapeamento objeto-relacional LGPL www.hibernate.org Portal das Tecnologias de informao Red Hat 4.0.1.GA (28 de Outubro de2009) Multiplataforma

O Hibernate um framework para o mapeamento objeto-relacional escrito na linguagem Java, mas tambm disponvel em .Net como o nomeNHibernate. Este framework facilita o mapeamento dos atributos entre uma base tradicional de dados relacionais e o modelo objeto de uma aplicao, mediante o uso de arquivos (XML) ou anotaes Java (veja Annotation_(java)). Hibernate um software livre de cdigo aberto distribudo com a licena LGPL.

Caractersticas
O objetivo do Hibernate diminuir a complexidade entre os programas Java, baseado no modelo orientado a objeto, que precisam trabalhar com um banco de dados do modelo relacional (presente na maioria dos SGBDs). Em especial, no desenvolvimento de consultas e atualizaes dos dados. Sua principal caracterstica a transformao das classes em Java para tabelas de dados (e dos tipos de dados Java para os da SQL). O Hibernate gera as chamadas SQL e libera o desenvolvedor do trabalho manual da converso dos dados resultante, mantendo o programa portvel para quaisquer bancos de dados SQL, porm causando um pequeno aumento no tempo de execuo. Nas questes relacionadas para o gerenciamento de transaes e na tecnologia de acesso base de dados so de responsabilidade de outros elementos na infraestrutura do programa. Apesar de existirem API no Hibernate para possuir operaes de controle transacional, ele simplesmente delegar estas funes para a infraestrutura na qual foi instalada.

No caso de aplicaes construdas para serem executadas em servidores de aplicao, o gerenciamento das transaes realizado segundo o padro JTA. J nas aplicaes standalone, o programa delega o tratamento transacional ao driver JDBC. Hibernate pode ser utilizado em aplicaes Java standalone ou em aplicaes Java EE, utilizando servlet ou sesses Enterprise Java Beans.

Histria
Hibernate foi criado por desenvolvedores Java, espalhados ao redor do mundo, e liderado por Gavin King. Posteriormente, JBoss Inc (empresa comprada pela Red Hat) contratou os principais desenvolvedores do programa para fazer o seu suporte. A atual verso do Hibernate a 4.x, que incorporou caractersticas como a nova arquitetura Interceptor/Callback, filtros definidos pelo usurio e anotaes JDK 5.0 (Metadados do Java), que substitui os arquivos XML. Hibernate 3 tambm se aproxima das especificaes EJB 3.0 e atua como a espinha dorsal das implementaes EJB 3.0 em JBoss.

HQL
A HQL (Hibernate Query Language) um dialeto SQL para o Hibernate. Ela uma poderosa linguagem de consulta que se parece muito com a SQL, mas a HQL totalmente orientada a objeto, incluindo os paradigmas de herana, polimorfismo e encapsulamento. No Hibernate, voc pode escolher tanto usar a SQL quanto a HQL. Escolhendo a HQL, voc poder executar os pedidos SQL sobre as classes de persistncia do Java ao invs de tabelas no banco de dados.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hibernate

You might also like