You are on page 1of 18

O racismo teve as suas origens principalmente devido explorao de povos na antiguidade, pois eram utilizados grupos humanos considerados

s de raa inferior para a trabalhar como escravos. Estes grupos eram constitudos na sua maioria por pessoas de raa negra, estes eram arrancados dos seus pases de origem para trabalharem como escravos, produzindo nos pases para onde iam riqueza para os colonizadores do pas, devido a esta marginalizao bom salientar que a escravido foi uma das principais razes para a origem do racismo. O racismo foi inventado pelos ricos para manter os trabalhadores divididos para que eles no se unissem e derrubassem o capitalismo. O racismo originou-se com o sistema europeu de classes em que as pessoas apenas tinham peles pigmentadas se trabalhassem no exterior. O termo sangue azul teve origem na possibilidade de se observar as veias das pessoas ricas atravs da sua pele plida, com isto tiramos a concluso que as pessoas que tinham peles pigmentadas eram as que trabalhavam (os escravos) e as pessoas que tinham pele branca eram os ricos, aqueles que consideravam o trabalho manual o dever dos inferiores os cavalheiros, as damas ou os de boa famlia. Os capitalistas, atravs do trabalho dos escravos, comearam a dominar a economia. Os pases europeus que exploravam o mundo justificaram a tomada da terra aos no-europeus baseando-se na intolerncia religiosa ou cultural. Os aristocratas que acreditavam que os trabalhadores eram inferiores viam os povos no-cristos ou de cor, que eles vendiam como escravos ou foravam pobreza e fome ao roubar-lhes as terras. Descobriram que poderiam usar os seus exrcitos para forar estas pessoas a viver com menos do que eles pagavam aos seus trabalhadores europeus, dissessem aos trabalhadores europeus que os de cor apenas ficariam com o trabalho sujo que eles no queriam fazer. Em resumo, sobre a escravido, podemos dizer que foi uma das principais causas para o aparecimento do racismo entre grupos humanos. A escravido (o direito reivindicado pelos colonizadores, por meio da fora, de utilizar trabalho negro para enriquecerem) define que trabalho coisa de raa inferior. Foi esse o princpio que norteou a sociedade brasileira entre outras do continente durante mais de trs sculos e at h apenas pouco mais de um sculo. Ainda sobre as origens do racismo podemos dizer que as suas origens so bastantes indefinidas e controversas, pois este fenmeno acorre em todas as etnias e em todos os pases. Um exemplo tpico de racismo ocorre nas Amricas, em especial nos Estados Unidos da Amrica, onde o racismo chega aos extremos contra os negros e contra os latinos, em especial no sul do pas. At a dcada de 50 nos EUA os negros eram mortos enforcados em rvores, sem julgamento, sem que os autores destes assassinatos fossem punidos. Havia mesmo uma sociedade secreta, a Ku Klux Klan, que se propunha a perseguir e "justiar" negros. Na nossa opinio a origem do racismo foi a ignorncia, o medo de novas culturas e a crena da existncia de raas superiores e inferiores.

( voltar ao incio ) O racismo teve as suas origens principalmente devido explorao de povos na antiguidade, pois eram utilizados grupos humanos considerados de raa inferior para a trabalhar como escravos. Estes grupos eram constitudos na sua maioria por pessoas de raa negra, estes eram arrancados dos seus pases de origem para trabalharem como escravos, produzindo nos pases para onde iam riqueza para os colonizadores do pas, devido a esta marginalizao bom salientar que a escravido foi uma das principais razes para a origem do racismo. O racismo foi inventado pelos ricos para manter os trabalhadores divididos para que eles no se unissem e derrubassem o capitalismo. O racismo originou-se com o sistema europeu de classes em que as pessoas apenas tinham peles pigmentadas se trabalhassem no exterior. O termo sangue azul teve origem na possibilidade de se observar as veias das pessoas ricas atravs da sua pele plida, com isto tiramos a concluso que as pessoas que tinham peles pigmentadas eram as que trabalhavam (os escravos) e as pessoas que tinham pele branca eram os ricos, aqueles que consideravam o trabalho manual o dever dos inferiores os cavalheiros, as damas ou os de boa famlia. Os capitalistas, atravs do trabalho dos escravos, comearam a dominar a economia. Os pases europeus que exploravam o mundo justificaram a tomada da terra aos no-europeus baseando-se na intolerncia religiosa ou cultural. Os aristocratas que acreditavam que os trabalhadores eram inferiores viam os povos no-cristos ou de cor, que eles vendiam como escravos ou foravam pobreza e fome ao roubar-lhes as terras. Descobriram que poderiam usar os seus exrcitos para forar estas pessoas a viver com menos do que eles pagavam aos seus trabalhadores europeus, dissessem aos trabalhadores europeus que os de cor apenas ficariam com o trabalho sujo que eles no queriam fazer. Em resumo, sobre a escravido, podemos dizer que foi uma das principais causas para o aparecimento do racismo entre grupos humanos. A escravido (o direito reivindicado pelos colonizadores, por meio da fora, de utilizar trabalho negro para enriquecerem) define que trabalho coisa de raa inferior. Foi esse o princpio que norteou a sociedade brasileira entre outras do continente durante mais de trs sculos e at h apenas pouco mais de um sculo. Ainda sobre as origens do racismo podemos dizer que as suas origens so bastantes indefinidas e controversas, pois este fenmeno acorre em todas as etnias e em todos os pases. Um exemplo tpico de racismo ocorre nas Amricas, em especial nos Estados Unidos da Amrica, onde o racismo chega aos extremos contra os negros e contra os latinos, em especial no sul do pas. At a dcada de 50 nos EUA os negros eram mortos enforcados em rvores, sem julgamento, sem que os autores destes assassinatos fossem punidos. Havia mesmo uma sociedade secreta, a Ku Klux Klan, que se propunha a perseguir e "justiar" negros.

Na nossa opinio a origem do racismo foi a ignorncia, o medo de novas culturas e a crena da existncia de raas superiores e inferiores. ( voltar ao incio )

Racismo o que ?
Crena segundo a qual as capacidades humanas so determinadas pela raa ou origem tnica, muitas vezes expressa na forma de uma afirmao de superioridade de uma raa ou grupo sobre os outros. Pode manifestar-se como descriminao, violncia ou abuso verbal. O racismo surge na cultura ocidental, ligada a certas concepes sobre a natureza humana que fundamentaram a sua descriminao, tendo em vista a sua explorao.

Nascimento do racismo!
As primeiras concepes racistas modernas surgem em Espanha, em meados do sculo XV, em torno da questo dos Judeus e dos Muulmanos. At ento os telogos catlicos limitavam-se aqui a exigir a converso ao cristianismo dos crentes destas regies para que pudessem ser tolerados. Contudo, rapidamente colocam a questo da "limpieza de sangre" (limpeza de sangue). No basta converte-los, "limpando-lhes a alma", era necessrio limparlhes tambm o sangue. S que acabam por chegar concluso que este uma vez infectado por uma destas religies, permaneceria impuro para sempre. A religio determina a raa e vice-versa. No sculo XVI

esta concepo estendida aos ndios e Negros. Nenhuma converso ou cruzamento destas raas, afirma o espanhol Frei Prudncio de Sandoval, capaz de limpar a sua natureza inferior e impura. A nica cura possvel, nestes casos, o extermnio. Entre Sandoval e Adolfo Hitler existe uma linha de continuidade de ideias e prticas racistas (J.H.Jerushalmi). Ainda no sculo XVI, como refere Hannah Arendet surgir na Frana uma outra concepo racista que ser retomada por outros ideologos racistas mais recentes. Franois Hotman sustenta ento que existia na Frana duas raas diferentes: a dos Nobres e a do Povo. A primeira de origem Germnica, era a raa dos fortes e conquistadores. A segunda a dos vencidos e antigos escravos. Trata-se de uma argumentao que procura sustentar em termos rcicos o poder e a supremacia da Nobreza em toda a Europa. A questo da violncia em que assentava a escravatura, ser um dos principais argumentos utilizados entre os sculos XVI e XVIII para a condenar.

Racismo e direitos Humanos!


Declarao dos Direitos do Homem, elaborada no sculo XVIII, consagra a ideia da igualdade de todos os seres Humano, independentemente da sua raa, religio, nacionalidade, idade ou sexo. Diversos pases desde ento integraram estes princpios nas suas constituies, mas a verdade que no retardaram em adoptar medidas restritivas sua aplicao. A Frana, que simbolizou esta mesma Declarao, no tardou logo em 1804, em decretar a reintroduo da escravatura nas colnias e ao longo de todo o sculo XIX em proteger o trfico clandestino dos negreiros.

Embora teoricamente todos os Homens fossem considerados iguais, desta igualdade foram excludos os negros, os ndios e todas as "raas" consideradas "selvagens", "incivilizadas", "primitivas", etc. A razo que apresentavam era a seguinte: Estes possuam hbitos de vida e uma cultura que os impossibilitava assumirem plenamente a condio de Homens (cidados). Da que nas respectivas colnias a populao fosse hierarquizada em funo da sua aproximao ao ideal de Homem (cidado) acima definido. O melhor exemplo desta situao dado pelo E.U.A: apenas nos anos 60 do sculo XX, acabaram em todos os seus Estados as excepes legais igualdade de direitos entre negros e brancos, o que no impediu que as desigualdades de tratamento tivessem continuado. "A discriminao entre seres Humanos com base em raa, cor ou origem tnica uma ofensa dignidade humana e ser condenada como uma negao dos princpios da Carta das Naes Unidas, com uma violao dos Direitos Humanos e liberdades fundamentais proclamadas na Declarao Universal dos Direitos Humanos, como um obstculo para relaes amigveis e pacficas entre as Naes, e como um fato capaz de perturbar a paz e a segurana entre os povos." Declarao sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao racial, ONU, 1963. Pgina Inicial

Racismo individual ou a modalidade individual, reala-se nos esteretipos


mais estranhos, nas atitudes, nos comportamentos e at nos interesses pessoais que esto socializados entre brancos, negros e indivduos de outros segmentos sociais (somos um povo de mente colonizada).

Racismo institucional ou modalidade institucional, claramente


demonstrado em dados oficiais. O negro, o ndio, o judeu, o cigano, os mineiros, os pees, os mendigos, os bbados, os gigols, os homossexuais, a mulher sobretudo negra e toda sorte de marginalizados, destitudos e enjeitados, so oculta ou

abertamente discriminados em nosso sistema de trabalho, na Justia, na Economia, na Poltica e nas demais instituies.

Racismo cultural, ou modalidade cultural, que traz elementos do racismo


individual e do institucional, manifesta-se nos valores, nas crenas, na religio, na lngua, na msica, na filosofia, na esttica etc. Pierre Andr Taguieff, citado pela brilhante Marilena Chau, ao escrever sobre o novo nacionalismo racista distingue trs nveis de racismo primrio, secundrio e tercirio de dois grandes tipos de racismo contemporneo universalista ou discriminatrio, e comunitarista, ou diferencialista:

Racismo primrio um fenmeno psicossocial, emocional ou passional,


sem qualquer elaborao ou justificao; corresponde ao que chamo de mito. H uma mitologia racista, que um estado de esprito passional, irracional, que exprime medo e clera, terror e dio. O racismo secundrio, que consiste no etnocentrismo, um fenmeno psicossocial mais sofisticado. O racismo tercirio o que desenvolve justificativas cientficas no sculo XIX e incio do sculo XX, a justificativa vinha da biologia e da gentica; actualmente, vem da antropologia e da psicologia social. Curiosamente, esses trs nveis de racismo tm como adversrios argumentos antiracistas, que na maioria das vezes so tambm racistas. o racismo contemporneo que se apropriou dos pontos centrais do anti-racismo, isto , que raa no natureza, mas cultura ou etnia, e que todos temos o direito diferena. Agora, afirma-se o carcter sagrado da comunidade, a identidade do grupo ou da nao, a obrigao de defender a integridade, a identidade e a especificidade da nao ou comunidade e, portanto, sua diferena. Cada comunidade - nao tem sua tradio, sua histria, seus costumes, sua origem, sua lngua, sua religio, sua sexualidade essa diferena tanto pode ser gentica e hereditria quanto puramente histrico-cultural, pois o importante no a causa ou origem dessa diferena e sim sua existncia visvel (vejo a diferena da cor da pele, da textura da pele e do cabelo, dos gestos culinrios, do modo de vestir, do formato dos olhos, dos deuses adorados, das formas de parentesco e de casamento, da msica, da dana, da pintura, dos modos de pensar, a diferena um facto). Ora, cada comunidade - nao (por ser tomada como mito e no como criao histrica) tem a sua verdade prpria, milenar, tem na sua lngua materna, os seus smbolos patriticos, os seus costumes. Cada Estado - nao existe, desde sempre, como uma realidade cultural inquestionvel. obrigao de cada um deles manter as suas diferenas, as suas alteridades, as suas autenticidades. Portanto, somos contra a imigrao, a migrao, a mestiagem, a mistura religiosa, a mistura nas artes, a importao de ideias, pois tudo isto retira de nossa comunidade nacional a sua vida verdadeira. Se os imigrantes, os migrantes, os negros, os ndios, os judeus tiverem amor sua diferena e sua comunidade, sero os primeiros a concordar connosco.

Racismo comunitarista ou diferencialista

Como a cor da pele, como a origem, como a cultura, como a religio havero de permanecer em sua pureza e integridade, se deixarmos as imigraes e as migraes acontecerem? Para o nosso bem e para o bem dos outros, respeitemos o direito democrtico diferena. Sem dvida, somos desiguais e ningum h de negar que alguns so superiores a outros, mas ningum precisa de ser exterminado, desde que no venha contaminar a minha diferena. Os movimentos nacionalistas ganham a tonalidade do fundamentalismo religioso porque a religio a mais pura e autntica guardi da raa muulmanos (e suas divises), catlicos ( e suas divises), ortodoxos, judeus, budistas, cada religio exprime a nao e a raa, no mesmo momento em que o Estado nacional est desaparecendo. Quer dizer, o racismo universalista, etnocntrico, rumava para a escravatura e para o genocdio, efectivando a violncia fsica, fundado nos valores mais caros democracia nascida da Revoluo Francesa: o indivduo e a universalidade; enquanto o discurso racista comunitarista e/ou diferencialista xenfobo e prefere formas legais de separao e excluso, para no ter que chegar violncia do genocdio, fundado, por ironia histrica, nas duas principais armas que as minorias criaram para sua autodefesa anti-racista: a comunidade e a alteridade. O primeiro efectivou principalmente a violncia fsica, trazendo o genocdio, e extermnio; enquanto e segundo, embora alcance o mesmo objectivo, age de maneira simblica, incrivelmente disfarada. Apesar de histricos e diferentes, todos os racismos, consoante os autores citados.

Nazismo Mesmo abominado e repreendido pela Comunidade Universal e


com os seus crimes sentenciados e condenados pelo Tribunal Militar (TMI) de Nuremberg, o nazismo continua vivo, fundado sobretudo no chamado direito diferena. portanto inimigo da verdadeira democracia e no tolera qualquer iniciativa ou articulao poltica dos oprimidos, do chamado Terceiro Mundo. Est por isso ao lado da nova ordem mundial, imaginada e feita pelos homens do haver, que sonha, imagina e reproduz catstrofes, como um Estado Policial Econmico e Militar da Terra, no qual s os mais ricos possam comandar e manipular os interesses dos mais pobres. Depois da destruio do Muro de Berlim, essa nova ordem est a construir um novo muro, invisvel mas bastante palpvel: o muro do racismo, da xenofobia e do neo-nazismo. Um muro da vergonha, que como um relgio digital est em todas as esquinas do mundo.

Racismo ecolgico ou ambiental a forma ou subespcie mais


recente de discriminao ecolgica, racial, econmica, poltica, social, tecnolgica etc. contra a Me Terra, os seus ecossistemas e, sobretudo, os povos mais pobres. Surge no contexto do fim da Guerra-fria e da nova concepo histrica do mundo ocidental, dirigido entre os ricos do Norte e os pobres do Sul. Decorre da nova diviso poltica do mundo, de acordo com a qual os valores mais caros existncia humana e vida em geral dependem do respeito ao meio ambiente. A ecologia a mxima deste novo tempo. Uma nova viso de mundo: 60% da populao pobre, de

maioria negra, vive em reas ecologicamente vulnerveis do planeta: terras ridas ou pouco produtivas, topos de montanhas, pntanos, nos centros urbanos e suburbanos lugares inadequados para a construo de moradias no meio rural, onde dependem da natureza para sobreviver, so destrudos por modelos de desenvolvimento predatrios, baseados na busca do lucro a todo custo e na explorao desenfreada dos recursos naturais.

Sionismo Movimento nacionalista judaico, cujo propsito era fundar em


Estado na Terra Santa, como ptria do povo judeu. Fundado em 1897, o sionismo alcanou seu principal objectivo poltico com a criao, em 1948, do Estado de Israel. Desde ento, concentrou-se em proporcionar ajuda financeira a Israel, sustentando imigrantes judeus de todo o mundo que para l se dirigiram e educando judeus da dispora. Segundo o jornalista e jurista russo Vichinsky Mikhail Pavlovicht, o que justificava como instituio de efectivo estudo, defesa e resgate da cultura judaica foi transformado numa doutrina oficial de arbitrariedade e aventuras militares incessantes dos crculos dirigentes de Israel no Prximo Oriente. Alm disso, o que dizer dos muitos anti-semitismos atravs da histria? Recentemente, com a ajuda de alguns pases, rabes e judeus assinaram um acordo de paz.

Apartheid Com a recente eleio de Nelson Mandela presidncia da frica do


Sul, o apartheid vira uma triste lembrana de uma variante moderna do nazismo, no que ele tinha e tem de mais abominvel. Em lngua holandesa e em sentido poltico ideolgico, significa separao, ou anacrnica manuteno da supremacia de uma aristocracia branca, baseada numa rgida hierarquia de castas raciais, para as quais existe uma correlao directa entre a cor da pele e possibilidades de acesso aos direitos e ao poder social e poltico. Ainda, como o define mestre Aurlio, apartheid o sistema oficial de segregao racial praticada da frica do Sul para proteger a minoria branca. Suas razes fazem parte do desenvolvimento histrico da sociedade sul-africana, com a chegada (1692) e a expanso dos europeus, que passaram a discriminar e eliminar as populaes originais. A grosso modo, eram 25 milhes de negros segregados e dominados militar, cultural, econmica e tecnologicamente por 5 milhes de brancos! Por qu? Porque o racismo foi transformado numa teoria mesmo sem qualquer fundamento cientfico que tentava preservar a unidade de uma raa, supostamente superior, numa nao. Nelson Mandela , precisamente, o maior exemplo de resistncia contra essa misria imposta aos negros sul-africanos, repudiada pelo mundo.

Ao Clicar na imagem ir seguir uma hiperligao para visualizar um vdeo sobre o Holocauto, ligado ao tipo de racismo: Nazismo

O racismo como fenmeno social


Do ponto de vista racial, os grupos humanos actuais na sua maioria so produto de mistura e raas. A evoluo das espcies incluindo a humana e o sexo facilitaram a mistura racial durante as eras. Afirmar que existe uma raa pura torna falso qualquer definio fundada em dados tnicos e genticos estveis. Portanto, quando se aplica ao ser humano o conceito de pureza biolgica, o que acontece uma confuso entre grupo biolgico e grupo lingustico ou nacional. Surgimento do racismo AS RELAES raciais esto entranhadas na vida social de indivduos, grupos e classes sociais. As desigualdades sociais manifestam-se frequentemente nas diferenas e nas intolerncias, divididas volta de etnias, assim como gneros e outras diversidades sociais como as religiosas e outras. Resumindo, a dinmica das diversidades e das desigualdades continuam, e definitivamente as intolerncias e preconceitos. A QUESTO RACIAL parece um desafio do presente, mas trata-se de um conflito muito antigo. Modifica-se ao acaso, das situaes, das formas, de sociabilidade e dos jogos das foras sociais, mas reafirma-se continuamente, modificada, mas persistente. Esse o enigma com o qual se defrontam uns e outros, intolerantes e tolerantes, discriminados e preconceituosos, subordinados e dominantes, em todo o mundo. Mais do que tudo isso, a questo racial revela, como funciona a sociedade, compreendendo a identidade e a alteridade, a diversidade e a desigualdade, a cooperao e a hierarquizao, a dominao e a alienao. A histria do mundo moderno tambm a histria da questo racial, um dos dilemas da modernidade. Ao lado de outros dilemas, tambm importantes, como as guerras religiosas, as desigualdades masculino feminino, as contradies de classes sociais, a questo racial revela-se um desafio constante, tanto para indivduos e colectividades como para cientistas sociais, filsofos e artistas. Uns e outros, com frequncia, so desafiados a viver situaes e/ou interpret-las, sem alcanar sua explicao ou mesmo resolv-las. So muitas e recorrentes as tenses e contradies em termos de preconceitos, xenofobias, etnicismos e racismos; multiplicadas ou somadas no decorrer dos anos, dcadas e sculos, nos diferentes pases. Em certa medida, o debate sobre "choque de civilizaes" implica xenofobia, etnicismo e racismo. Ao organizar as "civilizaes", organizando tambm povos, naes, nacionalidades e etnias, evidente que se promove a classificao, entre positiva, negativa, neutra ou indefinida, de uns e de outros. Quando se classifica as "civilizaes contemporneas" em chinesa, japonesa, hindu, islmica, ocidental e latino-americana, est, simultaneamente, a estabelecer-se alguma relao entre etnia, ou raa, e cultura, ou civilizao; uma relao cientificamente insustentvel.

assim que o mundo ingressa no sculo XXI, debatendo-se com a questo racial, tanto quanto com a intolerncia religiosa, a contradio natureza e sociedade, as hierarquias masculino feminino, as tenses e lutas de classes. So dilemas que se desenvolvem com a modernidade, demonstrando que o "desencantamento do mundo" como metfora do esclarecimento e da emancipao, continua a ser desafiada por preconceitos e supersties, intolerncias e racismos, irracionalismos, interesses e ideologias. Mais uma vez, no incio do sculo XXI, muitos se do conta de que est novamente em curso um vasto processo de racionalizao do mundo. O que ocorreu em outras pocas, a comear pelo ciclo das grandes navegaes, descobrimentos, conquistas e colonizaes, torna a acontecer no incio do sculo XXI, quando indivduos e colectividades, povos e naes, incluindo nacionalidades, so levados a dar-se conta de que se definem, tambm ou mesmo principalmente, pelos traos caractersticos. Sim, no sculo XXI continuam a desenvolver-se operaes de "limpeza tnica", praticadas em diferentes pases e colnias, incluindo pases do "primeiro - mundo"; uma prtica "oficializada" pelo nazismo nos anos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), atingiu judeus, ciganos, comunistas e outros, em nome da "civilizao ocidental", colonizando, combatendo ou mutilando outras "civilizaes", outros povos ou etnias. A guerra de conquista travada pelas elites governantes e classes dominantes norteamericanas, em 2002 no Afeganisto, e em 2003 no Iraque, pode perfeitamente fazer parte da longa guerra de conquistas travadas em vrias partes do mundo, desde o incio dos tempos modernos, como exigncias da "misso civilizatria" do Ocidente, como "fardo do homem branco" , como tcnicas de expanso do capitalismo, visto como processo de produo e processo civilizatrio. Cabe reflectir, portanto, sobre o enigma ou os enigmas escondidos na questo racial, como sucesso e multiplicao de xenofobias, etnicismos, intolerncias, preconceitos, racismos e ideologias raciais, desde o incio dos tempos modernos, em todo o mundo. A raa, a racionalizao e o racismo so produzidos na mudana das relaes sociais, compreendendo as suas implicaes polticas, econmicas, culturais. a forma das relaes sociais que promove a transformao da etnia em raa. A "raa" no uma condio biolgica como a etnia, mas uma condio social, psicossocial e cultural, criada, reintegrada desenvolvida nas relaes sociais, envolvendo jogos de foras sociais e progressos de dominao e apropriao. Racionalizar uns e outros, pela classificao e hierarquizao, revela-se inclusive uma tcnica poltica, garantindo a articulao do sistema em que se fundam as estruturas de poder. Racializar ou estigmatizar o "outro" ou os "outros" tambm politizar as relaes quotidianas, recorrentes, em locais de trabalho, estudo e entretenimento; bloqueando relaes, possibilidades de participao, inibindo aspiraes, mutilando praxis humana, acentuando a alienao de uns e outros, indivduos e colectividades.

Sob todos os aspectos, a "raa" sempre "racionalizao", trama de relaes no contraponto e nas tenses "identidade", "alteridade", "diversidade", compreendendo integrao e fragmentao, hierarquizao e alienao. Um segredo da constituio da "raa", como categoria social, est na acentuao de alguma caracterstica ou trao. Caracterstica ou marca hereditria por parte de uns e de outros, nas relaes sociais. Simultaneamente, na medida em que o indivduo em causa, pode ser negro, ndio, rabe, judeu, chins, japons, hindu, angolano, paraguaio ou porto-riquenho, est em relao com outros, aos poucos identificado, classificado, hierarquizado, priorado ou subalternizado. Mesmo porque uns e outros, indivduos, grupos, famlias e colectividades esto inseridos em processos de cooperao, diviso social do trabalho social, hierarquizao, dominao e alienao, e transformao da marca em estigma, o que se manifesta na xenofobia, etnicismo, preconceito, segregao racismo. Aos poucos, o trao, a caracterstica ou a marca fenotpica transforma-se em estigma. Estigma esse que se insere e se impregna nos comportamentos e subjectividades, formas de sociabilidade e jogos de foras sociais, como se fosse "natural", dado, inquestionvel, reiterando-se recorrentemente em diferentes nveis das relaes sociais, desde a vizinhana aos locais de trabalho, da escola igreja, do entretenimento ao desporto, das actividades ldicas s estruturas de poder. Note-se que o estigma no atinge apenas aqueles que pertencem a "outras" etnias, j que atinge tambm a mulher, o operrio, o campons, os adeptos de outras religies, o comunista. Trata-se de elaborao psicossocial e cultural com a qual a "marca" transforma-se em "estigma", expresso em algum signo, emblema, esteretipo, com o qual se assinala, demarca, descreve, qualifica, desqualifica, delimita ou subordina o "outro" , indivduo ou colectivo. Este um aspecto fundamental da ideologia racial: o estigmatizado, aberta ou disfaradamente, levado a ver-se e a movimentar-se como estigmatizado, estranho, extico, estrangeiro, alheio ao "ns", ameaa; a despeito de saber que se trata de uma mentira. Precisa elaborar e desenvolver a sua autoconscincia crtica, tomando em conta o estigma e o estigmatizador, o intolerante e a condio de subalternidade em que se encontra. evidente que a personalidade, a sensibilidade e a subjectividade do racista desempenha um papel importante ou mesmo decisivo no enredo das relaes e das formas de sociabilidade. Na sociedade de hoje, a individualizao e o individualismo, a competio e o xito pessoal, o status socio-econmico e a classificao social, formam-se personalidades democrticas e autoritrias, tanto quanto esticas e apticas, egostas e altrustas, neurticas e psicticas. Sendo que esses traos, ou estruturas de personalidade, s vezes exercem um papel decisivo no modo pelo qual o indivduo em causa se relaciona com o "outro" ou os "outros", tomados como estranhos, exticos, diferentes, irreconhecveis. Conforme sugerem Adorno, Sartre e outros, o intolerante, preconceituoso ou racista, inventa o objecto da sua intolerncia, dio, agresso, podendo ser negro, rabe, judeu. Sem esquecer que aquele que marginalizado ou estigmatizado desenvolve uma conscincia social

singularmente sensvel, fina ou incomoda; traduzindo-se geralmente em mais lucidez, maior discernimento. A ideologia racial dos que discriminam, dos que mandam, os quais podem ser "brancos" ou outros, sintetiza e dinamiza a intolerncia, a xenofobia, o etnocismo, o preconceito ou o racismo. a ideologia racial que articula e desenvolve a gama de manifestaes, signos, smbolos ou emblemas com os quais indivduos e colectividades "explicam", "justificam", "racionalizam" ou "naturalizam desigualdades, tenses e conflitos raciais. O racista fundamenta em argumentos que parecem consistentes e convincentes a sua "taxionomia" e "hierarquizao", distinguindo, delimitando, segregando ou estranhando o "outro": negro, rabe, judeu, ndio chins, oriental e assim por diante. So esteretipos, signos, smbolos mobilizados ao acaso das situaes elaboradas no decorrer dos anos, dcadas, sculos, com os quais o "branco", "europeu", "ariano", "norte-americano", "ocidental" explica, legitima, racionaliza ou naturaliza a sua posio e perspectiva privilegiadas, de controle de instrumentos de poder. Nesse sentido que essa ideologia uma tcnica de estigmatizao recorrente, reiterada em diferentes frmulas e verbalizaes, desenvolvendo a transformao da marca em estigma. Sob vrios aspectos, essa ideologia racial transmitida por geraes e geraes, atravs dos meios de comunicao, da indstria cultural, envolvendo tambm sistema de ensino, instituies religiosas e partidos polticos; e continuam a ter, uma componente fundamental da cultura da era moderna. Esse o contexto em que formula, cria ou engendra "o mito da democracia racial", significando que a sociedade portuguesa seria uma democracia racial, sem ser uma democracia poltica e, muito menos, uma democracia social. claro que essa expresso dissimula uma sofisticada forma de racismo patriarcal, patrimonial e elaborada. Mais do que isso, pode ser uma cruel mistificao da desigualdade, da intolerncia, do preconceito, do etnicismo ou do racismo, como "argamassas" da ordem social vigente, da lei e da ordem. "Cruel" porque implica neutralizar eventuais reaces ou protestos, reivindicaes ou lutas dos estigmatizados, definidos de antemo como participantes tolerados da "comunidade nacional". bvio que o discriminado, o segregado, o estigmatizado, definido como "estranho", "desconhecido", "no confivel" elabora a sua contra ideologia, ideologia de protesto, indignao, reivindicao, emancipao. Simultaneamente estigmatizao, elabora criticamente a prpria situao e a do "outro", geralmente mas no sempre "branco", administrador, capataz, conquistador, colonizador, membro de sectores sociais dominantes, os quais se imaginam "superiores", "civilizadores". assim que o estigmatizado elabora e reelabora a sua identidade: em contraste com a alteridade, na dinmica das relaes, processos e estruturas hierarquizadas, desiguais, com as quais os que mandam ou desmandam empenhamse em preservar "a lei e a ordem". Nesse percurso atravessado por vivncias, o estigmatizado desenvolve a sua percepo, sensibilidade e compreenso, construindo e reconstruindo a sua conscincia no contraponto do "eu" e do "outro", do "ns" e

do "eles", dos "subalternos", dos "dominantes". Assim, aos poucos, ou de repente, realiza um entendimento mais amplo e vivo de qual a sua real situao, quais so os nexos do tecido social no qual est emaranhado, de como essa sua situao implica decisivamente a ideologia e a prtica dos que discriminam. Esse o percurso em que se desenvolve a conscincia crtica, a autoconscincia ou a conscincia para si, reconhecendo que desde essa autoconscincia crtica que nasce a transformao, a ruptura ou a transfigurao. No limite, a questo racial, em todas as suas implicaes sociais, polticas, econmicas, culturais, ideolgicas, pode ser vista como uma expresso e um desenvolvimento fundamentais do que tem sido a dialctica escravo e senhor no curso da histria do mundo moderno. Constitui um ngulo particularmente crucial e fecundo do que tm sido os diferentes desenvolvimentos da sociedade moderna, burguesa, capitalista; visto o capitalismo como um modo de produo e processo de civilizao, mas histrico e, portanto, transitrio. O que j se esboava no sculo XVI com a polmica entre Bartolomeu de Las Casas e Juan Gins de Seplveda, a propsito dos povos e civilizaes do Novo Mundo, desenvolve-se, aprofunda-se e generaliza-se no curso dos sculos seguintes, medida que se formam e se transformam as castas e as classes sociais. Da a excepcional clareza, argcia e contundncia da famosa frase, com a qual Caliban anuncia a sua revolta contra Prspero: "Foi bom que me tivesse ensinado a sua lngua, agora j sei como amaldio-lo". Assim nasce a rebeldia do colonizado contra o colonizador, do subalterno contra o conquistador; um primeiro momento da conscincia crtica, da auto conscincia para si; dialctica essa que ressoa e desenvolve-se em escritos de Rousseau, Hegel, Marx, Engels, Gramsci, Fanon e muitos outros, em todos os continentes, ilhas e arquiplagos. "O problema do sculo XX", disse o famoso lder negro americano William E. Bughardt Du Bois, em 1900, " o problema da barreira de cor, a relao das raas mais escuras com as mais claras, dos homens na sia e da frica. Foi uma notvel profecia. A histria do sculo actual foi marcada, simultaneamente, pelo impacto do Ocidente da sia e frica e pela revolta da sia e da frica contra o Ocidente... A longo prazo... dois factores foram fundamentais... O primeiro factor foi a assimilao por asiticos e africanos das ideias, tcnicas e instituies ocidentais, que podiam ser aproveitadas contra as potncias ocupantes, um processo em que eles demonstraram ser mais aptos que a maioria dos europeus tinha previsto. O segundo foi a vitalidade e a capacidade de auto-renovao de sociedades que os europeus tinham, com excessiva facilidade, considerado estagnadas, decrpitas ou moribundas". A dialctica do escravo e do senhor pode ser tomada como uma das mais importantes alegorias do mundo moderno, fundamental na filosofia, cincias sociais e artes. Est presente em distintos crculos sociais, envolvendo tanto etnias e raas, como a mulher e o homem, o jovem e o adulto, o operrio e o burgus, o rabe e o judeu, o ocidental e o oriental, o norte-americano e o latino-americano, os sulafricanos e os bers ou afriksners; diferentes colectividades, grupos sociais, classes

sociais e nacionalidades; todos se relacionando, integrando-se e tencionando-se nos jogos das foras sociais. Esta a dialctica das relaes sociais, nas quais se inserem as relaes raciais: o indivduo, tomado no singular ou colectivamente, forma-se, conforma-se e transforma-se na trama das relaes sociais, formas de sociabilidade, jogos de foras sociais. So vrias, mutveis e contraditrias as determinaes que constituem o indivduo, no singular e colectivamente, o que pode transform-lo e transform-los; da constituindo-se o "negro", o "branco", o "rabe", o "judeu", o "hindu", o "mexicano", o "paraguaio", o "senegals", o "angolano", tanto como o "operrio", o "campons", o "latifundirio", o "burgus"; tanto como a "mulher", o "homem"; todos e cada um visto como criados e recriados, modificados e transfigurados nas relaes sociais, das formas de sociabilidade e dos jogos das foras sociais; envolvendo sempre processos socioculturais e poltico-econmicos, desdobrando-se em teorias, doutrinas e ideologias. Assim se d a metamorfose do indivduo "em geral", indeterminado, em indivduo "em particular", determinado, concretizado por vrias, distintas e contraditrias determinaes. Esse o clima em que germina o "eu" e o "outro", o "ns" e o "eles", compreendendo identidade e alteridade, diversidade e desigualdade, cooperao e hierarquizao, diviso do trabalho social e alienao, lutas sociais e emancipao. Esta , em sntese, uma ideia, hiptese ou interpretao, com o qual todos se defrontam quotidianamente, ou de quando em quando: a sociedade moderna, burguesa, capitalista, fabrica contnua e reiteradamente a questo racial, assim como as desigualdades masculino feminino, o contraponto natureza e sociedade e as contradies de classes sociais, alm de outros problemas com implicaes prticas e tericas. So enigmas que nascem e se desenvolvem com a modernidade, por dentro e por fora do "desencantamento do mundo". A despeito de inegveis conquistas sociais realizadas no curso dos tempos modernos, esses e outros enigmas se criam e se recriam, se desenvolvem e se transfiguram em diferentes crculos de relaes sociais, no em sociedades nacionais, como tambm na sociedade mundial. De par em par com a globalizao da questo social, desenvolve-se e intensifica-se mais um ciclo de racionalizao do mundo, assim como de transnacionalizao de movimentos sociais de todos os tipos, envolvendo feministas, reivindicaes tnicas, tenses e lutas religiosas implicadas na geopoltica do terrorismo e crescente conscincia de que o prprio planeta Terra est ameaado. Mas possvel imaginar que esses problemas ou enigmas podem ser causas de outras formas de sociabilidade, outros jogos das foras sociais, outro tipo de sociedade, outro modo de produo e processo civilizatrio, com os quais se pe em causa a ordem social burguesa prevalecente, revelando-se a sua incapacidade e impossibilidade de resolv-los, reduzi-los ou elimin-los. As cincias sociais esto sendo desafiadas a pensar a globalizao do mundo. No fim do sculo XX, quando se anuncia o XXI, elas se defrontam com os dilemas que se abrem com a globalizao das coisas, gentes e idias. H processos e estruturas sociais, econmicos, polticos, culturais e outros que

apenas comeam a ser estudados. Alm do que local, nacional e regional, colocam-se problemas novos e fundamentais com a emergncia da sociedade global. As fronteiras geogrficas e histricas, culturais e civilizatria parecem modificar-se em direces e formas surpreendentes. Indivduo, grupo, classe, colectividade e povo so colocados diante de outros horizontes. O prprio pensamento cientfico desafiado a elaborar conceitos e interpretaes para dar conta de realidades pouco conhecidas. As teorias da globalizao, que comeam a ser esboadas, revelam o empenho das cincias sociais em explicar o que h de novo no que vai pelo mundo.

Campanhas de Sensibilizao:
Todos os dias nos deparamos com protestos e campanhas para a realizao de algo ou contra algo e algumas delas referem-se, nomeadamente, ao Racismo e Xenofobia. Mas porqu estas campanhas? Antes de tudo explicitamos o significado de: Campanhas de sensibilizao: so uma espcie de protestos variados que podem ir desde manifestaes, assinaturas at rebelies de forma a alertar a populao contra uma determinada medida ou atitude em execuo ou prestes a executar. Hoje em dia o Racismo e a Xenofobia no so to evidentes como no passado pois tm havido vrias rebelies e campanhas em torno deste assunto porque j (quase) toda a gente se apercebeu que as diferenas o que torna a Humanidade especial e portanto no devem ser combatidas mas respeitadas: H que existir um RELATIVISMO CULTURAL. Relativismo cultural: respeito pelas diferenas entre pessoas, povos, culturas, etc. diferentes e noo que as diferenas existem e devem ser preservadas e respeitadas para assim existir uma coexistncia superior. Este relativismo cultural tem se notado ao longo dos anos desde pequenos actos como o respeito pelos emigrantes e as suas tradies at libertao das colnias. No entanto no esquecer que este relativismo acaba quando os direitos humanos so postos em causa, isto , quando a integridade individual atingida o relativismo acaba e hora da interveno dos outros pois antes de sermos israelitas, homossexuais, judeus somos Humanos e merecemos ser respeitados, Mas, voltando ao assunto chave, para existir um respeito universal sem que os direitos humanos sejam postos em causa so precisos muitos esforos em direco ao progresso e para isso que servem os protestos e campanhas de sensibilizao so para abrir os olhos populao contra os actos nefastos. A ttulo de exemplo mostramos um pouco da biografia de manifestaes de Martin Luther King: No incio da dcada de 1960, Martin Luther King liderou uma srie de protestos em diversas idades norte-americanas. Ele organizou manifestaes para protestar contra a segregao racial em hotis, restaurantes e outros lugares pblicos. Em 1963 liderou um movimento massivo, "A Marcha para Washington", pelos

direitos civis no Alabama, organizando campanhas por eleitores negros, foi um protesto que contou com a participao de mais de 200.000 pessoas que se manifestaram em prol dos direitos civis de todos os cidados dos Estados Unidos. A no-violncia tornou-se sua maneira de demonstrar resistncia. Foi novamente preso diversas vezes. Neste mesmo ano liderou a histrica passeata em Washington onde proferiu seu famoso discurso "I have a dream" ("Eu tenho um sonho"). Em 1964 foi premiado com o Nobel da Paz. Os movimentos continuaram, em 1965 ele liderou uma nova marcha. Uma das consequncias dessa marcha foi a aprovao da Lei dos Direitos de Voto de 1965 que abolia o uso de exames que visavam impedir a populao negra de votar. Em 1967 King uniu-se ao Movimento pela Paz no Vietnam, o que causou um impacto negativo entre os negros. Outros lderes negros no concordaram com esta mudana de prioridades dos direitos civis para o movimento pela paz. Mas o importante que Martin Luther King conseguiu fazer a diferena e, mesmo depois da sua morte, lembrado no seu feriado (Em 1983, a terceira segunda-feira do ms de Janeiro foi decretada feriado nacional em homenagem ao aniversrio de Martin Luther King Jr.'s.) como o grande Homem que foi. Este tipo de manifestaes levou proclamao dos Direitos Humanos onde figura que todos os Homens e Mulheres tm direito a ser respeitados como iguais e portanto no devem ser desconsiderados. A Liberdade, o Direito vida e a Igualdade so os direitos a destacar j que so valores acima da subjectividade individual pois encerram o essencial da integridade Humana. Conclumos que sem os Direitos Humanos o Mundo seria uma selva, onde os mais poderosos aniquilariam os mais fracos e Homem escreveria -se com h pequeno seramos o lobo de Hobbes. Sem o Direito vida poderamos a qualquer momento ser mortos porque estvamos no caminho dos interesses de algum e esse algum no seria punido. Sem o direito Liberdade seramos escravizados e obrigados a obedecer cegamente s ordens de um ditador sanguinrio. Sem o direito Igualdade algumas pessoas seriam discriminadas em relao s outras devido ao seu aspecto, sexo ou crena e seriam tratados como lixo e no como Humanos. a nossa capacidade de raciocinar que nos diferencia dos restantes animais distinguir, ainda que deficientemente, o bem do mal, a justia da injustia, enfim ter uma certa quantidade de valores e saber usa-los; construir artefactos e mentefactos por fim a ultrapassar as dificuldades; ser capaz de viver em sociedade, respeitando os outros, o que nos torna to especiais e capazes de dominar o Mundo mesmo no sendo to fortes como o Hipoptamos, to ferozes como um Leo, no termos uma memria de Elefante, olfacto de Co ou viso de MorcegoTemos a sorte de ter sido, como diz um grande Filosofo, os enteados da Natureza e no os seus filhos queridos como os restantes animais, ou seja, o facto de no termos uma capacidade de resposta imediata e igual para toda a espcie s imposies do exterior (instinto) to especializado como os dos restantes animais e de sermos incompletos e

precisarmos de desenvolver outras capacidades, nomeadamente o raciocnio e termos que coexistir em grupo, em sociedade, que nos torna a espcie dominante do Mundo. Portanto, j que desenvolvemos uma capacidade de raciocnio to impressionante e sabemos que para sobreviver precisamos de viver em sociedade temos que ter em conta que no temos s o direito de ser respeitado mas tambm o dever de respeitar (respeita para seres respeitado, como diz a mxima popular). O que ns queremos no ser iguais, ter os mesmos direitos, e por suposto deveres, para deixarmos de ter potencial e atingirmos de facto a Humanidade.

Combate ao racismo
Hoje em dia um dos grandes problemas sociais o racismo. O racismo um pensamento, onde se d enorme importncia, cor raa...e onde alguns seres humanos chegam a achar-se superiores a outros. Muitas pessoas so contra o racismo, mas tantas outras so racistas. Contudo temos que aprender a lidar uns com os outros. A raa ou cor, o pais ou a religio no so motivos suficientes para guerras que hoje em dia surgir por esses motivos. Temos de aprender a combater o racismo.
Pensa

A primeira coisa a fazer ver se tens algum preconceito da cor (grupo tnico), da religio, da origem geogrfica das pessoas. Se tiveres algum sentimento assim, tenta achar uma razo para isso. V se foi a famlia que j fez comentrios, se foi algum amigo, um professor, um livro que te influenciou. Avalia a razo desses comentrios e pe-te no lugar daquele que rejeitado. A partir desta reflexo, poders agir naturalmente, sem grandes esquemas, pois a conscincia ser a base das tua aces.

Faz

Podes combater o racismo simplesmente no dizendo para as pessoas de raa alguma coisa que as ofenda: 's preto', 'isso coisa de preto', ' mas sou preto ou que?'... Presta queixa na Policia ou atravs de Ministrio Pblico ou em outros rgos destinados questo, em caso e observares algum tipo de descriminao. Se a atitude criminosa no for contra a ti, presta toda solidariedade possvel pessoa discriminada.

You might also like