You are on page 1of 15

GUIA DE LEITURA DE REINAES DE NARIZINHO Maria Augusta H. W.

RIBEIRO1 Daniel Marcelo Dias ENTORNO2 Augustinho Aparecido MARTINS3 Resumo: O presente texto descreve a experincia na elaborao de um guia de leitura para a obra de Lobato, Reinaes de Narizinho. O guia contempla as histrias referenciadas por Lobato nesta obra, alm de dispor uma variedade de verses e ilustraes dessas obras. Como referencial terico, foi utilizada a intertextualidade na acepo de Jenny (1979), a questo da experincia comentada por Benjamin (1985) e da leitura, na concepo de Larrosa (2002). Este material, fruto da pesquisa, realizada foi disponibilizado no formato eletrnico em razo das caractersticas desta mdia como hyperlinks, facilidade de atualizao, maior suporte de informaes que no meio impresso e baixo custo de duplicao. Palavras-chave: Reinaes de Narizinho; intertextualidade; leitura; hipertexto; Internet. INTRODUO A importncia da escrita at o sculo XX irrefutvel. No comeo, ela era para poucos, por causa da difcil e demorada reproduo, pois toda obra era manuscrita. Na Renascena, a inveno de Gutenberg agilizou a reproduo e popularizou a imprensa, resgata uma srie de obras e gneros literrios:
Antes do advento da eletricidade, a imprensa no conhecia rival, no que toca quer expanso quer intensidade, no seu poder de recuperar o passado e de servir de memria coletiva. No s faz reviver a Antiguidade, outrora reduzida, ao pequeno caudal dos manuscritos, como inebria os letrados de escolstica e de aforismos sentenciosos. A mecnica rpida da imprensa pe ao alcance de todos as iluminuras dos livros de horas. Estas leituras para todos formam um pblico novo e do origem a um florescimento de gnero novos. Cervantes e Rabelais discernem na evoluo do pblico letrado o efeito duma mistura de gneros numa escala colossal. Cervantes apresenta um D. Quixote enlouquecido pela leitura dos romances recuperados por Gutenberg, Rabelais mostra o mundo sob a forma dum Jac gargantuesco de que se nutrem os apetites insaciveis dos homens. (JENNY, 1979, p. 9)

Se no Renascimento a imprensa foi a causadora de uma revoluo, no final do sculo XIX a inveno do rdio e, na primeira metade do sculo XX, a da televiso os chamados meio de comunicao de massa geraram uma crise no meio impresso:
H uma constatao irrefutvel: o uso dos meios impressos de comunicao hoje reduzido, em todo mundo. Tanto o acesso quanto o tempo dedicado pelo pblico ao rdio e televiso so maiores que aqueles destinados ao livro, ao jornal e revista. (MELO, 1999, p. 61)
1

Coordenadora do Projeto: Guia de leitura de Reinaes de Narizinho Processo 901/03 PROGRAD/UNESP/Reitoria Ncleo de Ensino do Campus de Rio Claro. Professora assistente doutora do Departamento de Educao do Instituto de Biocincias. 2 Bolsista do Projeto Aluno de graduao em Ecologia. 3 Bolsista do Projeto Aluno de graduao em Pedagogia.

257

No Brasil, essa transformao ocorrida com o advento da imprensa se d tardiamente, devido poltica colonialista portuguesa que impedia a impresso de obras em territrio brasileiro. S na primeira metade do sculo XIX, com a chegada da Famlia Real portuguesa ao Brasil, liberada a produo literria. Mas, efetivamente, a referida revoluo comea a acontecer quando Monteiro Lobato, em 1918, ensaia seus primeiros passos como editor e, logo em seguida, investe todo seu dinheiro e prestgio em sua editora, com isso popularizando o livro e, especialmente, os autores por ele lanados. Entre muitos, citamos alguns: Oswaldo de Andrade, Menotti Del Picchia, Paulo Setbal, Graa Aranha. Mas isso s acontece pela sua estratgia de venda, transformando o livro em uma mercadoria como outra qualquer, levando-o aos mais distantes lugares do pas. uma das muitas avanadas concepes do escritor com relao ao objeto livro e prpria maneira de enfocar a leitura. A obra infantil de Monteiro Lobato, iniciada no comeo do sculo XX, foi moldando-se a esses diversos meios de comunicao. Inicialmente impressa, a saga lobatiana foi adaptada ao rdio e televiso. Podemos dizer que hoje o referencial que a criana brasileira tem de sua obra por meio da televiso. Seguindo essa histria que propomos um guia de leitura eletrnico de sua obra, uma vez que estamos no reinado do computador. No final do sculo XX, entram em cena as mltiplas possibilidades proporcionadas pelo advento da informtica; entre estas, a interligao de computadores com a conseqente formao de redes, que nos vislumbra um novo tipo de comunicao, e portanto um outro tipo de leitura e de escrita. Uma vez que o rdio e a televiso j tomavam o tempo dedicado leitura tradicional, as novas tecnologias virtuais, entre elas a prpria Web e os CDROM apresentam propostas de reformulao das prticas de leitura e pesquisa. Esta readequao do processo de leitura pode ser observada pela constatao de que a maioria dos usurios da rede simplesmente no l seus respectivos contedos de imediato. Segundo Nielsen (1997), eles vasculham as pginas buscando algo que chame sua ateno. E como a Internet apresenta uma grande variedade de informaes, este tipo de procedimento de triagem favorece o surgimento de um leitor raso, com pouco vnculo com os textos pela falta de hbito em interpretar os mesmos, mas com uma viso geral do tema. Notamos, desta forma, que a velocidade em captar pontos-chave, um scan uma tendncia do novo leitor. Nielsen diz que esta tendncia comum, pois normalmente o leitor est com pressa e sabe que no precisa ler tudo para obter o que necessita. Observamos ento que na transio das mdias, o leitor foi se tornando um explorador de tpicos. A falta de tempo para o aproveitamento integral do texto pode justificar a sucesso de mdias.

258

A aventura impar possibilitada pela leitura dos textos infantis de Monteiro Lobato permitiu s crianas do incio do sculo passado uma globalizao cultural. Os seus escritos funcionaram como hoje funciona o hipertexto4: ele concentrou personagens de todas as mdias existentes na poca. Notamos a presena de figuras relacionadas mitologia (Hrcules, Medusa, Perseu, etc), aos contos (Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Simbad, Barba Azul, Patinho Feio, etc), ao teatro (O pssaro Azul e O fantasma da pera), ao cinema (Tom Mix e Gato Felix), aos personagens bblicos (So Pedro, So Joo, Judas, Caim e Jonas), aos personagens extrados da oralidade (Saci e Pedro Malasarte), aos personagens da Histria (Plato, Marquesa de Santos e Hipcrates), s personalidades brasileiras (Cornlio Pires, o palhao Eduardo das Neves e Lampio), ao mundo das fbulas (Cigarra e a Formiga, Os animais e a peste, O lobo e o cordeiro, Os dois pombos, A menina do leite). Notamos, tambm, citaes de obras infantis (Alice no pas das maravilhas, Pinquio, Peter Pan e As Aventuras do Baro de Mnchhausen), e de um brinquedo (a boneca Raggedy Ann), que talvez possa ter inspirado a criao da personagem Emlia. Para os contemporneos do lanamento das obras de Monteiro Lobato, esse caldeiro de histrias fazia sentido, e era captado de prontido. A mensagem da obra, que continua sendo um sucesso entre os leitores de todas as faixas etrias, porm, com o tempo, perdeu um pouco do sentido original em virtude das prprias mudanas da sociedade e o aparecimento de outras mdias. Assim nos parece, que o resultado da leitura de Reinaes de Narizinho seja hoje, bem diferente do daquela poca. Que criana conhece, hoje, Tom Mix, Ahmed, Raggedy Ann ou, ainda, As Aventuras do Baro de Mnchhausen? Para facilitar o resgate de parte das intenes de Lobato ao enxertar tal nmero e diversidade de personagens na obra Reinaes de Narizinho, alm de ressaltar a amplitude de sua contribuio para a formao de vrias geraes de crianas, foi elaborado o projeto Guia de leitura de Reinaes de Narizinho, no formato eletrnico a ser disponibilizado para o pblico escolar tanto no formato CD-Rom quanto via Internet.

Hipertexto - Formato de arquivo no qual o texto tem ligaes no lineares, inclusive para fora do contedo principal, podendo ser lido de forma no seqencial. Este tipo de arquivo possibilitado pela presena de hiperlinks.

259

1- METODOLOGIA Iniciamos nosso trabalho realizando uma atenta releitura de Reinaes de Narizinho, focando nossos olhares para toda variedade de personagens e vultos trazidos por Monteiro lobato para participar junto com sua turma das aventuras do Stio do Picapau Amarelo. Listamos todos estes personagens contidos na obra e passamos a realizar uma ampla pesquisa bibliogrfica informatizada. Para a aquisio e confeco de textos e imagens, executamos buscas na

internet (utilizando mecanismos de busca como o Google e o Altavista). Esta ferramenta se mostrou muito eficiente, pois foi possvel ter acesso a diferentes verses de imagens e textos, apresentando informaes desconhecidas at ento pela equipe. Um exemplo disso a fbula da Menina do Leite. Neste caso, foram encontradas sete verses da histria; sendo quatro pela Internet. Em outros, a busca por material foi precedida pela necessidade de descobrir o nome original da obra para dar incio s buscas. Feito isso sempre o grupo foi surpreendido com valiosos achados, o que s veio a enriquecer o produto final do CD. Foi tambm realizada uma sada de campo para Biblioteca Monteiro Lobato, na capital. A partir da constatao da importncia que estas histrias tiveram na vida dos leitores de Reinaes de Narizinho, bem como de toda a obra infantil do escritor, a pesquisa bibliogrfica possibilitou uma maior compreenso de personagens como Ahmed, Aladim, Alfaiate Valente, Ali Bab, Alice, Andersen, Baro de Mnchhausen, Barba Azul, Bela Adormecida, Branca de Neve, Bucfalo, Caim, Capinha Vermelha, Capito Gancho, Cavalo de Tria, Cavalo Encantado, Cigarra e a Formiga, Cinderela, Codadad, Cornlio Pires, Cristvo Colombo, Eduardo das Neves, Esopo, Fantasma da pera, Fauno, Gato de botas, Gato Felix, Grgona, Hansel e Gretel, Hipcrates, Irmos Grimm, Jonas, Judas, La Fontaine, Lampio, Lobo e o Cordeiro, Marquesa de Santos, Matusalm, Medusa, Mefistfeles, Menina do Leite, Mil e uma noites, Minoturo, Morgiana, Ninfas, O Banquete, Os dois pombos, Pssaro Azul, Pssaro Roca, Patinho Feio, Pedro Malasarte, Pgaso, Pequeno Polegar, Peter Pan, Pescador e o Gnio, Perseu, Pinquio, Plato, Raposa e o Corvo, Rousseau, Saci, So Joo, So Pedro, Sherlock Holmes, Simbad, Sininho, Soldadinho de Chumbo, Teseu, Tom Mix, Wendy, Xeerazade, alm de lugares, episdios histricos entre outros. Com o tempo estruturamos como as informaes seriam apresentadas no CD. Graas a quantidade de dados coletados, a viabilidade da utilizao do formato eletrnico para este trabalho ficou cada vez mais clara. Em virtude da grande quantidade de figuras referenciadas (principalmente as infantis), e para a melhor visualizao, dividimos os
260

personagens encontrados em grupos, de acordo com o gnero literrio ou outro tipo de caracterstica, percebemos que trs grupos tiveram uma maior quantidade de referncias, por esse motivo dedicamos-lhe uma ateno maior: mitologia, contos, fbulas. Ao depararmos com tamanho nmero de material, tambm foi reafirmada a importncia dos mesmos para os professores e leitores em geral dessa obra lobatiana, o que provocou, em seqncia, uma extensa pesquisa bibliogrfica, principalmente para identificar a importncia de Monteiro Lobato para literatura infantil do Brasil, j que este considerado o iniciador deste gnero literrio em nosso pas. bom deixar claro que, como suporte para essas pesquisas bibliogrficas, utilizamos os pensamentos de Jenny (1979), para podermos entender a intertextualidade dos textos, os escritos de Benjamin (1985) sobre a pobreza das experincias da humanidade em certos momentos histricos e por fim a concepo de leitura formulada pelo filsofo espanhol, Jorge Larrosa (2002). A adequao do material escrito para o formato eletrnico foi feita em trs partes: treinamento na utilizao de ferramentas eletrnicas (HTML e os programas Microsoft FrontPage e Macromedia Fireworks), desenho de mapa de links e layout e correes finais. Na elaborao dos textos foram priorizados formatos concisos e claros. A busca por um alto grau de usabilidade envolveu a identificao dos assuntos por cores, a confeco de mapas de imagens, o estabelecimento de feedback nas pginas (por meio da cor da pgina e pelo ttulo da mesma), e botes de retorno. Ao mesmo tempo comeamos a criar formatos de pesquisa de contedo. Vrias idias surgiram e sero discutidas adiante, todas utilizando tecnologias e recursos do hipertexto, interfaces amigveis, possibilidade de o contedo ser exposto na Web entre outras. Isto tudo possibilitou a apresentao do contedo de forma atraente, retendo a ateno do usurio. Confeccionamos pginas eletrnicas para cada grupo de assuntos, e, a partir desta, cada personagem ou item apresenta seu contedo principal; e, em alguns casos, diferentes verses.

261

2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO 2.1. O Guia Eletrnico de Leitura de Reinaes de Narizinho Com este formato eletrnico, o guia, em futuras atualizaes poder ter o suporte de recursos como sons e vdeos. Em um primeiro estgio, com a presena de hiperlinks5, o usurio poder desfrutar de formas de leitura no-linear, inerentes ao hipertexto, aumentando a interatividade do usurio com o contedo, e permitindo, talvez, uma imerso do leitor nas narrativas, independente de sua idade. Para professores e demais leitores, o guia servir de auxlio para a compreenso das narrativas, via resenha das obras referenciadas e descrio de eventos e personagens e, quando possvel, informaes complementares no formato de imagens, sons e vdeos. Sua estrutura de hipertexto oferece ao usurio uma leitura personalizada, permitindo, assim, acessar apenas os tpicos de seu interesse e, portanto, uma assimilao mais prazerosa do texto. A razo de construirmos um guia eletrnico centra-se nas propriedades do hipertexto. Ao contrrio do texto comum linear, o hipertexto nos possibilita formas de leitura no-linear, pois o usurio-leitor quem define a seqncia que ir seguir de acordo com seus interesses. Para que isso se torne mais claro podemos associar o hiperlink s notas de rodap de um livro no qual o leitor pode buscar maiores informaes sobre um assunto mais restrito. No formato eletrnico podemos ligar um trecho do texto com outra informao, seja textual ou no, como sons, imagens estticas ou no (vdeos e modelos animados). Existem muitas ferramentas que podem auxiliar os alunos no processo de aprender a aprender, e o uso do computador nesse caso uma delas, servindo como um grande aliado, como um amplificador de capacidades, e na concepo de Barreto (1999), favorecendo a desenvolver a capacidade de aprender a aprender, como nos referimos acima, e personalizando a transmisso de conhecimentos no processo contnuo de aprendizado. O texto eletrnico pode nos conduzir fragmentao e a conseqentes remontagens de uma obra. Isto possibilitado pelo hiperlink. Esta capacidade de transformar uma palavra em um objeto tanto auto-explicativo quanto associador de idias nos permite ler a obra de forma mais objetiva e de acordo com as nossas necessidades, ou seja, como um tutorial ou um guia deve ser, possibilitando diferentes verses de um mesmo texto e interaes texto/leitor. No formato eletrnico o usurio ter acesso ao conhecimento, e para utiliz-lo desenvolver hbitos, habilidades e atitudes bastante atuais relativas ao estudo e compreenso da obra. Este formato, graas a sua capacidade de reunir recursos como sons,

262

imagens, vdeos e hiperlinks, possibilitar formas de leitura no-linear, aumentando a interatividade do usurio com o contedo e permitir, talvez, uma imerso do mesmo naquele mundo, independente de sua idade. Um dos objetivos buscados nesse guia, diz respeito a uma necessidade de ensino voltado no exclusivamente ao contedo do mesmo, mas sim para as necessidades do indivduo que est fazendo a leitura (no caso a obra de Lobato).(CHAVES, 1999). Essa flexibilidade de assimilar o contedo maximizada pelos recursos de tecnologias simples como a linguagem de marcao de hipertextos (HTML). Uma vez que com o hiperlink podemos associar uma palavra ou pergunta a uma resposta seja ela um texto, um som, uma imagem ou outro recurso disponvel no formato eletrnico, podemos dar vrias opes de caminho para que o leitor construa sua viso da obra. 2.2- Monteiro Lobato e a Literatura Infantil Com a edio de Narizinho arrebitado, em 1920, podemos afirmar que inaugurase a Literatura Infantil no Brasil.

Capa do livro Narizinho arrebitado (1920)

Anteriormente, tnhamos as coletneas de contos de origem europia de Alberto Pimentel lanadas no final do sculo dezenove. Entres estas encontramos Contos da Carochinha (1896), primeira obra de Literatura Infantil produzida no Brasil. Segundo Nelly N. Coelho, o escritor valeu-se de textos portugueses e originais franceses, reunindo neste primeiro volume:

61 contos populares, morais e proveitosos de vrios pases, traduzidos e recolhidos diretamente da tradio local, - como dito na abertura. Nessa coleo h contos de Perrault, Grimm e Andersen; fbulas; aplogos; alegorias; contos exemplares; lendas;
5

Hiperlink ou link - Nome que se d s imagens ou palavras que do acesso a outros contedos em um documento hipertexto. O hiperlink pode levar a outra parte do mesmo documento ou a outros documentos.

263

parbolas; provrbios; contos jocosos; etc. curioso notar que nenhum deles tem incio com o clssico Era Uma vez...; e tambm do grande nfase ao elemento oriental. Por exemplo, A Bela Adormecida no Bosque, nesta traduo/adaptao de F.P., passa-se no Oriente... de se notar que a coletnea AS MIL E UMA NOITES havia sido traduzida, no Brasil, em 1882, por Carlos Jansen, e fazia grande sucesso... da talvez o prestgio do maravilhoso oriental.(COELHO, 1984, p. 260).

J nas primeiras dcadas do sculo passado houve severas crticas, pelos intelectuais da poca, produo literria destinada a crianas, como podemos notar no artigo publicado por Jos Verssimo, em 1906, em A Educao Nacional, na qual o autor pedia reformas urgente: que o livro seja mais brasileiro (...) pelos assuntos, pelo esprito, pelos autores transladados, pelos poetas reproduzidos e pelo sentimento nacional que os anime (SCHWARTZMAN, 1984, p 33). O prprio Monteiro Lobato constata a pobreza de Literatura Infantil em sua correspondncia dirigida a Godofredo Rangel:
Que que nossas crianas podem ler? No vejo nada... de tal pobreza e to besta a nossa literatura infantil, que nada acho para a iniciao de meus filhos... (LOBATO,1946, p. 276)

E promove, ento, uma revoluo na maneira de escrever para crianas. Essas mudanas, no entanto, sero absorvidas somente pelos escritores infantis, na segunda metade do sculo passado. Uma das mudanas realizadas por Monteiro Lobato que ele passa a escrever seus textos pensando na criana. Essa preocupao com seus leitores to grande que chega a trocar cartas ou mesmo realiza encontros com seu pblico. Muitas dessas reunies foram feitas na primeira biblioteca infantil de So Paulo, que hoje o tem como patrono (Biblioteca Infantil Monteiro Lobato). Outra constatao da importncia dada a esses pequenos leitores que o escritor quebra a fronteira da realidade e fantasia fazendo que alguns desses leitores visitem o stio. Verificamos isso em algumas passagens de outras obras do autor Reforma da natureza, Picapau amarelo e Memrias de Emlia em que as crianas visitam o Stio. Podemos citar alguns desses leitores personagens: Raymundo Arajo, Helio Sarmento, Gilberto Hime, Nice Viegas, David Appleby e Hilda Velela, alm dos netos Rodrigo e Joyce. Destacamos aqui a Senhora Hilda Vilela entrevistada por ns para esse trabalho. Ela nos contou seu relacionamento com Monteiro Lobato; primeiro, como leitora de seus livros; e depois, como amiga da famlia. Nos falou do carinho que Lobato tinha por seus pequenos leitores, das rodas de conversa feitas por ele na biblioteca que hoje tem seu nome, no centro da cidade de So Paulo, com crianas leitoras de sua obra. Esta biblioteca tambm foi visitada por ns, tal como nos referimos anteriormente, onde tivemos acesso seo de livros raros e pudemos pesquisar as primeiras edies da obra de Monteiro Lobato. L tambm assistimos a uma pea de teatro produzida pelos funcionrios da biblioteca na qual se conta um pouco da histria do escritor.
264

Senhora Hilda e Dra. Maria Augusta

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

Outro diferencial dos escritos infantis de Monteiro Lobato o rompimento das fronteiras do real e do maravilhoso. Mas o que realmente marca esta caracterstica a busca de personagens tradicionais, do mundo fantstico, para protagonizar junto com os personagens criados por ele as aventuras do Stio do Pica-pau Amarelo. Entre as muitas figuras que aparecem na narrativa, destacamos algumas: Branca de Neve, Capinha Vermelha, Cinderela, os personagens do livro As mil e uma noites ou mesmo Peter Pan e Pinquio que so personagens contemporneos ao escritos de Lobato. Nossa pesquisa mostra que a primeira traduo de Pinquio foi realizada por Lobato, esse personagem italiano foi apresentado criana brasileira em Reinaes de Narizinho. Quando o autor lana mo dessa frmula, esses personagens acabam por viver suas aventuras no mundo cotidiano, portanto, um mundo conhecido das crianas brasileiras de sua poca.
265

Capa do livro Reinaes de Narizinho, editado com exclusividade pela editora Brasiliense.

2.3- Releitura de Reinaes de Narizinho Com palavras, simples e serenas, Monteiro Lobato inicia sua obra infantil, cuja dimenso to ampla, que hoje, mais de oitenta anos depois, ainda no est totalmente avaliada.
Numa casinha branca, l no Stio do Picapau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se Dona Benta. Quem passa pela estrada e a v na varanda, de cestinha de costura ao colo e culos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando: _ Que tristeza viver assim, to sozinha nesse deserto... (LOBATO, 1993, p 6 3)

O primeiro captulo, Narizinho arrebitado, da obra Reinaes de Narizinho foi publicado como livro independente em 1920, pela Monteiro Lobato & Cia. Nele o autor introduziu a maioria dos personagens fixos do Stio do Pica-pau Amarelo. Citamos na ordem de aparecimento estes personagens: Dona Benta; Lcia, a menina do nariz arrebitado; Tia Nastcia (Anastcia, na primeira verso); Emlia e Pedrinho. Ao longo da dcada de 1920, o autor produz uma srie de livros infantis, passando em razo de problemas internos do pas naquela ocasio, e ao envolvimento do autor em assuntos polmicos para sua poca, o que levou falncia de sua editora a publicar seus livros na Editora Nacional. Nestes livros, foram aparecendo os outros personagens lobatiano: Marqus de Rabic, Visconde de Sabugosa e o Burro Falante, o nico personagem fixo que no aparece em Reinaes de Narizinho Quindim. Por fim, Monteiro Lobato, j na dcada de 1940, passa a editar seus livros pela Editora Brasiliense, que at os dias atuais detm os direitos de publicao de sua obra.

Na primeira edio, 1920, o texto o seguinte: Naquela casinha branca, - l muito longe, mora uma triste velha, de mais de setenta anos. Coitada! Bem no fim da vida que est, e tremula, e catacega, sem um s dente na boca jurur... Todo mundo tem d dela: - Que tristeza viver sozinha no meio do mato...(LOBATO, 1920, p.3)

266

Os livros infantis: Narizinho Arrebitado, O Stio do Picapau Amarelo, O Marqus de Rabic, o casamento de Narizinho, As aventuras do prncipe, O Gato Felix, Cara de coruja, O irmo de Pinquio, O circo de escavalinho, Pena de papagaio e O p de pirlimpimpim, produzidos por Monteiro Lobato, entre 1920 e 1931, foram reunidos em uma s obra, Reinaes de Narizinho, passando assim cada livro a ser sees (captulos) dessa obra. A escolha, realizada por Lobato, dos personagens para integrar Reinaes de Narizinho, possibilita ao seu leitor um encontro com o que melhor a humanidade j produziu, que foi guardado na mente dos contadores de histrias, ou presentes na mitologia grega e romana, e ainda mais com a prpria produo cultural moderna, protagonizando, assim, uma viagem na qual encontramos o passado e o presente. Esse mosaico de histrias e personagens levou o leitor a um despertar, cujo objetivo era levar o ser humano a outras dimenses por meio da criatividade e da crtica. Essa experincia de leitura pode levar o leitor a partilhar o presente, atualizando-o de forma a respeitar os princpios universais da liberdade, igualdade, admitindo a solidariedade humana como bsica convivncia social, portanto livrando o homem de uma experincia empobrecida. Walter Benjamin (1892-1940), contemporneo de Monteiro Lobato, em seu texto Experincia e Pobreza, de 1933, se preocupa com esse patrimnio cultural e como os indivduos da sociedade vo receb-lo, afirmando que o afastamento do patrimnio cultural da humanidade gera um empobrecimento cultural da sociedade de um modo geral. Isto fica claro em seu questionamento: Pois qual o valor de todo o patrimnio cultural, se a experincia no mais o vincula a ns? (BENJAMIN, 1985, p. 115) O filsofo espanhol Jorge Larrosa, atualmente, tambm nos aponta a experincia de leitura transformando o leitor, formando-o. A experincia da leitura enriquecedora da cultura, para uma formao mais ampla do homem, para uma valorizao do conhecimento. Monteiro Lobato ao propiciar que seus pequenos leitores tenham contato com estas narrativas universais, est enriquecendo, porque vincula, ao momento presente da leitura, o patrimnio histrico cultural da humanidade. Assim, o que Lobato faz em sua obra Reinaes de Narizinho um resgate desse patrimnio cultural, enriquecendo a experincia de leitura dos pequenos, como notamos no seguinte relato: Aquelas leituras ratificaram certas atitudes e crenas minhas. Influenciaram o meu gosto pela Grcia. Li muitas vezes Os 12 Trabalhos de Hrcules. Lobato foi meu precursor para Plato, Aristteles, etc. Ele foi, sem dvida, meu precursor no interesse pela filosofia. (PENTEADO, 1997, p. 236).

267

Localizamos a origem e possveis variantes de vrios personagens, como o caso das fbulas, especificamente a da Menina do Leite, na qual nossa pesquisa nos levou at a ndia, sculos passados; passamos pela Grcia de Esopo; por Portugal de Gil Vicente, pela Frana de La Fontaine, chegando em Monteiro Lobato em Reinaes de Narizinho. Alguns personagens eram bem referenciados e relativamente fceis de encontrar, outras j deram um maior trabalho, como os casos da pea de teatro O Pssaro Azul e o da boneca Raggedy Ann, um personagem infantil tradicional e muito popular nos Estados Unidos da Amrica. Monteiro Lobato nos mostra toda sua genialidade e seu diferencial como escritor, quando consegue acomodar em Reinaes de Narizinho todos os personagens citados anteriormente sem deixar seu texto confuso. A intertextualidade lobatiana to ampla que seus escritos dialogam no s com personagens da literatura, mas tambm com os de outras mdias, como o teatro, cinema, rdio; e alm desses fictcios, busca outros na prpria histria. Jenny (1979) define muito bem essa relao entre textos: A intertextualidade designa no uma soma confusa e misteriosa de influncias, mas o trabalho de transformao e assimilao de vrios textos, operado por um texto centralizador, que detm o comando do sentido. (JENNY, 1979, p.14).

2.4. Montagem do CD O material encontrado foi estruturado inter-relacionando palavras-chave contidas nos textos e ligando-as por meio de hiperlinks. Utilizando um editor de HTML, o FrontPage, foi possvel que elaborssemos as pginas que viriam a compor o CD. Para que o mesmo seja utilizado basta que tenhamos em mos um Browser (navegador) como o Internet Explorer e um leitor de CD (CD-ROM). O trabalho foi elaborado como se fosse um site, e foram organizadas (por cores) as seguintes classes de pginas: Pgina inicial Pgina das instrues Pgina do mapa Pgina das referncias Pgina de mitologia (cor A) Pgina de contos estrangeiros (cor B) Pginas de eventos histricos (cor C) Pginas de contos infanto-juvenis estrangeiros (cor D) Pginas de personagens ilustres (cor E) Pginas de escritores estrangeiros (cor F) Pginas da obra de Lobato (cor G)
268

Para a realizao das buscas optou-se pela utilizao de trs mecanismos de consulta: a lista de termos, o Mapa e a pgina das classes de referncias.

A lista de termos consiste na relao de palavras que possam trazer alguma ligao com outra histria. Ex: Ao pensar em Fbulas podemos pensar em A menina do leite, A raposa e o corvo, O leo e o ratinho, A cigarra e a formiga, etc... Este modo de busca se faz necessrio devido a freqente falta de intimidade dos atuais leitores com as obras referenciadas.

269

A Pgina do Mapa, por sua vez, permite ao usurio descobrir pases (passando o mouse pelos mesmos), que contriburam para a elaborao da obra.

A relao de referncias, por sua vez, uma ferramenta que apresenta todo o contedo do CD, alm de oferecer as pginas onde o personagem ou fato se encontra na ltima edio da obra. A separao das referncias por pases foi uma forma alternativa do contedo ser explorado pelo usurio, alm de conter informaes sobre as localidades. CONSIDERAES FINAIS Ficou evidente que o mundo conhecido pelas crianas das dcadas de 1920 e 1930 no mais o mesmo de hoje. Mas por outro lado inadmissvel dizer que a obra de Lobato envelheceu, uma vez que estes personagens ainda se mantm em evidencia em seus pases de origem, na maioria europeus, onde h um esforo para preservar estes tesouros culturais. Com isso, a nosso ver, o que causa o no-reconhecimento da obra de Lobato a releitura ofertada pelos meios de comunicao de massa que ofereceram uma experincia empobrecida de leitura,como foi o caso do aparecimento do personagem Pssaro Azul. Esse personagem que se constituiu em uma das pesquisas mais difceis do projeto foi apresentado no referido programa como irmo do Louro Jos, personagem do programa de Ana Maria Braga.Quando assistimos a essas representaes entendemos melhor o texto de Benjamin. Nosso trabalho tenta recompor esse mundo perdido, durante esse

empobrecimento. Utilizando, sim, ferramentas modernas e expondo o contedo no formato eletrnico (seja na Web ou CD-ROM), mas proporcionando uma relao entre leitor e material
270

pesquisado de maneira rpida e flexvel, caractersticas que esto potencialmente presente nos dias atuais devido aos ltimos avanos tecnolgicos, como o ensino distncia. O nosso trabalho permite ao leitor um reconhecimento da estrutura utilizada por Monteiro Lobato ao escrever Reinaes de Narizinho, com a vantagem do uso de uma tecnologia de ponta onde o contedo pode ser distribudo e constantemente atualizado a um preo mnimo, cumprindo assim o papel de possibilitar que jovens leitores passem a explorar todo um mundo criado por Lobato. Como qualquer obra que aspira a ser considerada de referncia ou consulta, esta primeira edio do Guia estar sujeita a algumas modificaes e adaptaes para que consigamos atingir o seu objetivo: facilitar a leitura e maximizar a compreenso da obra. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARRETO, J. M. Inteligncia artificial no limiar do sculo XXI. Florianpolis: J.M.Barreto, 1999. BENJAMIN, W. Obras escolhidas. So Paulo: Brasiliense, 1985. CHAVES, E. O. Ensino a distncia: conceitos bsicos. [online]. 1999, p. 2-12. Disponvel em: <http://www.edutecnet.com.br/edconc.htm#Ensino a Distncia>. COELHO, N.N. Dicionrio crtico de literatura infantil/juvenil brasileira 1882-1982. So Paulo/Braslia: Quiron/INL, 1984, 2. ed. JENNY, L. A estratgia da forma. In: Intertextualidades (Potique: revista de teoria e anlise literrias). Coimbra: Almedina, 1979. KRUG, S. No Me Faa Pensar: Uma abordagem do bom senso navegabilidade da web. So Paulo: Market Books, 2001. LARROSA, J. Literatura, experincia e formao. In: COSTA, M.V. (Org) Caminhos investigativos novos olhares na pesquisa em educao. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002 MELO, J.M. Os meios de comunicao de massa e o hbito de leitura. In: Barzotto, V.H. (Org). Estado de Leitura. Campinas: Marcado das Letras/ALB, 1999. MONTEIRO, L. A barca de Gleyre.So Paulo: Brasiliense, 1946, 2 tomo. _____. A menina do narizinho arrebitado. Fac-smile da 1 edio de Monteiro Lobato & Cia. De 1920. So Paulo: Editora Brasiliense, 1982. _____.Reinaes de Narizinho. 48 ed. So Paulo: Brasiliense, 1993. NIELSEN, J. How users read on the Web. Disponvel em: www.useit.com, 1997. PENTEADO, J. R. W. Os filhos de Lobato. Rio de Janeiro: Qualitymark/Dunya, 1997. SWARTZMAN, S. Tempos de Capanema. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1984.

271

You might also like