You are on page 1of 8

Biofsica UFRJ

Perodo: Integral Localizao: Instituto de Biofsica Carlos Chagas Filho (IBCCF) Durao: 8 segmentos Trabalho de concluso: Monografia

Grade Curricular

1 Perodo

MTODOS MATEMTICOS EM BIOLOGIA I (CLCULO I) - Nmeros, funes, seqncias e limites. Continuidade e derivada. Aplicaes de derivadas. Integral definida, tcnicas de integrao, aplicaes da integral definida. Equaes diferenciais de primeira ordem homogneas e no homogneas. Aplicaes evoluo de populaes. Algumas equaes no lineares (equaes separveis e exatas). ECOLOGIA GERAL - Ecologia: aspectos gerais. Estrutura e funcionamento dos ecossistemas. Fluxo de energia e movimento de materiais nos ecossistemas. Fatores limitantes. Fatores climticos. Dinmica de populaes. Populaes em comunidades. Sucesses ecolgicas. Ambiente fsico e fatores limitantes. Ecossistemas: fluxo de energia e ciclos biogeoqumicos. Parmetros populacionais. Crescimento e regulao de populaes. Relaes interespecficas. Conceitos e parmetros de comunidades. Padres de biodiversidade. O desenvolvimento da comunidade. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA FSICA E DA BIOLOGIA - O mtodo cientfico e a descrio matemtica dos fenmenos da natureza. Escalas e medidas: a escala do homem, do universo, do mundo microscpico da biologia e as escalas atmicas e subatmicas. Os conceitos de tempo, espao e movimento. O conceito de energia: formas e transformaes de energia, mecnica, termodinmica e bioenergtica. As interpretaes deterministas e probabilsticas da natureza. Conceitos da gentica e evoluo biolgica. O advento da Mecnica Quntica e da Fsica Estatstica. A descoberta da estrutura do DNA. Sistemas complexos: auto-organizao, caos e fractais. Organizao dos sistemas biolgicos. QUMICA PARA BIOCINCIAS - A qumica e a base molecular da vida. Estrutura da matria, tomos e molculas. Teoria atmica e sistema peridico dos elementos. Ligaes qumicas e compostos qumicos, ligaes inicas e covalentes, eletronegatividade e polaridade das molculas. Frmulas e equaes qumicas, estequiometria das reaes. gua e solues, o efeito hidrofbico. Cintica e equilbrio qumico. Velocidade de reao e catlise. Equilbrios cido-base, pH, pK, solues tampes e titulao. Equilbrio de xido-reduo, potenciais de reduo. Estrutura e geometria molecular, orbitais atmicos e moleculares. Frmulas empricas e estruturais dos compostos orgnicos.

BIOLOGIA CELULAR - Membrana plasmtica - composio, assimetria, fluidez permeabilidade e domnios; Transporte atravs de membrana - difuso simples, transporte passivo, transporte ativo; Receptores e sinalizao Celular - principais tipos de comunicao entre clulas, principais classes de receptores, mensageiros secundrios; Endocitose - endocitose e fagocitose especficas e no especficas, clatrina, via endoctica, lisossomas: funo e Biognese; Secreo celular - retculo endoplasmtico, domnios e funes, princpios de sntese protica, biognese de membrana, complexo de Golgi, organizao e funes; Trfego de Vesculas equilbrio e distino entre compartimentos; Citoesqueleto - microtbulos, microfilamentos, filamentos intermedirios. Composio e dinmica de polimerizao; Mitocndrias - origem, organizao, funo energtica e na morte celular; Cloroplastos - origem, organizao, funo energtica; Peroxissomas - origem, organizao, funes; Ciclo celular e seu controle - interfase e diviso celular; Ncleo interfsico Organizao do ncleo, transporte ncleo-citoplasma. BOAS PRTICAS NO LABORATRIO - Unidades e padres de medida; preciso, erro e dificuldades nos processos de medida e experimentao; ordens de grandeza e escalas de medida; instrumentos de medida e equipamentos de experimentao e produo; manuteno de equipamentos; controle de qualidade; introduo a princpios estatsticos empregados em experimentao, medidas e controle de qualidade; boas prticas de laboratrio e introduo aos sistemas ISO; segurana no trabalho de laboratrio; princpios de ergonometria aplicados s prticas de laboratrio; noes sobre o desenvolvimento histrico e perspectivas futuras das prticas de laboratrio.

2 Perodo

MTODOS MATEMTICOS EM BIOLOGIA II (CLCULO II) - Nmeros complexos. Equaes diferenciais lineares de segunda ordem, oscilaes simples. Curvas e vetores no espao. Superfcies, retas e planos, superfcies de rotao e interseo. Funes de Rn em R (n=2,3). Domnios e grficos. Derivadas parciais e vetor gradiente. Sries, polinmio e srie de Taylor, srie de Fourier. ARQUITETURA DE COMPUTADORES E SISTEMAS OPERACIONAIS (INFORMTICA I) Sistemas numricos. Aritmtica binria: ponto fixo e flutuante. Organizao de computadores: memrias, unidades centrais de processamento, entrada e sada. Linguagens de montagem. Conceitos de processos. Concorrncia. Sincronizao de processos. Gerenciamento de memria. Memria virtual. Escalonamento de processos. MECNICA, OSCILAES E ONDAS (FSICA I) - Movimentos uni- e bidimensionais. Aplicaes das Leis de Newton. Referenciais no inerciais Trabalho e energia mecnica. Conservao da energia e do momento. Rotaes e momento angular. Dinmica de corpos rgidos. Movimento peridico, oscilaes amortecidas e foradas. Mecnica dos fluidos. Ondas mecnicas, interferncia e modos normais. Som e audio.

BIOQUMICA I - Aminocidos; tcnicas de purificao de protenas; estruturas covalentes de protenas; estruturas 3D de protenas; enrolamento de protenas, dinmica e evoluo estrutural; acares e polissacardeos; lipdeos e biomembranas. Princpios de enzimologia; velocidade de reao enzimtica; catlise. GENTICA MOLECULAR I - Composio e estrutura de cidos nuclicos. Estrutura de cromatina. Conceito de genes, organizao gnica e famlias gnicas. Replicao de DNA. Reparo de DNA. Tipos de RNA e caractersticas estruturais. Transcrio em procariotos e eucariotos. Maturao e processamento de RNAs. Biossntese de protenas. BIOLOGIA TECIDUAL (MORFOLOGIA ANIMAL) - Conceitos Bsicos: integrao celular, molculas de adeso, receptores, comunicao celular, matriz extracelular, manuteno da pluricelularidade. Biologia Tecidual: tecido epitelial (de revestimento e glandular), tecido conjuntivo, tecido cartilaginoso, tecido sseo, sangue e hematopoese, tecido linfide, tecido muscular, tecido nervoso. Biologia do Desenvolvimento: bases celulares e moleculares da morfognese, gametognese masculina e feminina, fertilizao, clivagem, implantao e anexos embrionrios, gastrulao, mesoderma, ectoderma, endoderma, fechamento do embrio, embriologia comparada, evoluo. QUMICA EXPERIMENTAL PARA BIOCINCIAS - Aprendizagem do manuseio de vidrarias e de tcnicas bsicas de laboratrio; manuseio de equipamentos (balanas, centrfugas, etc.). Preparo de solues. Diluies. Mudanas de unidades de medida. Experimentos de equilbrio qumico. Estequiometria das reaes. Cintica de reaes (velocidade de reao e catlise). Potenciometria. pH, pK e solues tampes. Titulao. Cromatografia. Eletroforese. Espectrofotometria. ESTGIO SUPERVISIONADO I - Treinamento do aluno em diversas reas nos laboratrios de pesquisa permitindo o aprendizado de tcnicas diversas e da metodologia cientfica. (O estgio rotativo implica na escolha de laboratrios diferentes a cada estgio.)

3 Perodo

BIOESTATSTICA - Variveis, populaes e amostras. Grficos e tabelas. Mdias e mediana. Disperso de uma amostra. Correlao. Regresso. Probabilidade. Distribuies binomiais e normais. Testes estatsticos. Intervalo de confiana. Anlise de Varincia. ALGORITMOS E PROGRAMAO (INFORMTICA II) - Curso prtico laboratorial sobre mtodos e habilidades usados para escrever e manter softwares bem estruturados. Prtica extensiva de diversas linguagens de programao tais como F90, C e JAVA.

ELETROMAGNETISMO E TICA (FSICA II) - Lei de Coulomb. Campo eltrico. Lei de Gauss. Potencial eletrosttico. Capacitores. e dieltricos. Corrente e resistncia. Campo magntico. Fonte de campo magntico: Lei de Ampre. Lei de Faraday. Indutncia. Equaes de Maxwell. Ondas eletromagnticas. Propriedades da luz. Interferncia e difrao da luz. Introduo relatividade. BIOFSICA DOS SISTEMAS - Propriedades e papel da gua; solues; fluxos, compartimentos, foras osmticas; princpios de Hidrodinmica; tampes corporais; transporte de Gases; princpios de Aerodinmica; mecnica ventilatria; potenciais de equilbrio eletroqumico; bioeletrognese; canais inicos e fluxos inicos; transmisso impulsos nervosos; sistemas de transduo de sinal luminoso; sistemas de transduo de sinal sonoro; sistemas de fora no corpo humano. BIOQUMICA II - Introduo ao metabolismo; gliclise; metabolismo de glicognio; transporte atravs de membranas; o ciclo do cido ctrico; cadeia de transporte de eltrons e fosforilao oxidativa; outras vias de metabolismo de carboidratos; fotossntese; metabolismo de lipdios; metabolismo de aminocidos; metabolismo de nucleotdeos; integrao do metabolismo energtico. GENTICA MOLECULAR II - Controle da expresso gnica em procariotos: operons, regulons, sistemas de dois componentes. Controle da expresso gnica em eucariotos: transcripcional e ps-transcripcional. Tecnologia do DNA recombinante. Regulao gnica durante o desenvolvimento. Virologia molecular. Genmica e Protemica. ESTAGIO SUPERVISIONADO II - Treinamento do aluno em diversas reas nos laboratrios de pesquisa permitindo o aprendizado de tcnicas diversas e da metodologia cientfica. (O estgio rotativo implica na escolha de laboratrios diferentes a cada estgio.)

4 Perodo

INTRODUO AOS AGENTES INFECCIOSOS E PARASITRIOS - Caracterizao morfolgica, biolgica e taxonmica dos principais vrus, bactrias, fungo, protozorios e helmintos de importncia mdica. Infeces oportunistas e emergentes. Ao patognica dos agentes infecciosos e parasitrios.. Mecanismos de escape. Mtodos atuais de diagnstico laboratorial. Mecanismos de ao e estratgias de potencializao da ao de frmacos. Mecanismos de resistncia a drogas. Avanos no desenvolvimento de vacinas. ESTRUTURA DE DADOS (INFORMTICA III) - Listas lineares e suas generalizaes: listas ordenadas, listas encadeadas, pilhas e filas. Aplicaes de listas. rvores e suas generalizaes: rvores binrias, rvores de busca, rvores balanceadas (AVL), rvores B e B+ . Aplicaes de rvores.

BIODIVERSIDADE - Nessa disciplina sero abordados de maneira cientfica os impactos dos seres humanos sobre a diversidade biolgica e os conhecimentos tericos e prticos que possumos para evitar a extino de espcies. A disciplina ser baseada em exemplos de aplicao da biologia da conservao no Brasil e no mundo. Para tal sero discutidos trabalhos publicados sobre a matria onde se buscar atravs de uma anlise crtica detectar as aplicaes prticas e a aproximao terica geral utilizada pelos autores na proteo e conservao da diversidade biolgica. FSICA MODERNA I - Os primrdios da teoria quntica. Teoria clssica e quntica da radiao em uma cavidade. Lei de Planck e suas aplicaes. O efeito fotoeltrico. Efeito Comptom. A dualidade onda-partcula. O princpio de incerteza. Os modelos iniciais do ncleo atmico, espalhamento de Rutherford. Nveis atmicos, modelos de Bohr e Sommerfeld. O princpio da correspondncia. Princpios bsicos da teoria quntica. Observveis. Equaes de Evoluo. Equao de Schrdinger. Partculas qunticas em uma dimenso. Partculas qunticas em 3 dimenses. Potenciais centrais. tomo de hidrognio. FISIOLOGIA CELULAR I - Sinalizao inter-celular Receptores: sinalizao e dessensibilizao, Segundos mensageiros: cAMP, Sinalizao por receptores de membrana, Ciclo celular: Controles do ciclo celular, Fatores de crescimento. Citofluorometria. Diferenciao celular: Stem cells, Mecanismos de histognese, Diferenciao celular em parasitos, Diferenciao celular no sistema nervoso. Diferenciao celular no sistema imune, Fisiopatologia celular: Morte celular programada, Apoptose e outras formas de morte celular programada, Cncer. FISIOLOGIA GERAL I - Neurofisiologia: Propriedades dos neurnios, transmisso sinptica: mecanismo, mediadores qumicos, excitao/inibio sinptica. Plasticidade neural; Sistemas sensoriais e motores. Sistema Nervoso Autnomo. Fisiologia Cardaca. Caractersticas funcionais e excitabilidade do msculo cardaco. O corao como bomba. Princpios gerais da circulao. Sistema Respiratrio: organizao morfofuncional. Mecnica ventilatria; ciclo respiratrio e sua regulao. Transporte e difuso de O2, e CO2. ESTAGIO SUPERVISIONADO III - Treinamento do aluno em diversas reas nos laboratrios de pesquisa permitindo o aprendizado de tcnicas diversas e da metodologia cientfica. (O estgio rotativo implica na escolha de laboratrios diferentes a cada estgio.)

5 Perodo

FSICO-QUMICA BIOLGICA - Conceitos fsico-qumicos fundamentais; Propriedades de gases, slidos e lquidos; princpios e desenvolvimento da termodinmica clssica; Espontaneidade e equilbrio; Termodinmica de processos irreversveis; Termodinmica de sistemas biolgicos; Eletroqumica; Fenmenos de superfcie; Sistemas transportadores; Cintica qumica; Fsico-qumica das origens da vida.

BASES MOLECULARES DAS DOENAS - Leso e morte celular; inflamao crnica e aguda; reparo tecidual; doenas genticas; doenas imunolgicas; neoplasia; doenas infecciosas; leses vasculares e hemodinmicas. FARMACOLOGIA BSICA E APLICADA - Princpios bsicos da Farmacologia. Farmacocintica: Absoro de frmacos, vias de administrao e distribuio de frmacos. Modelos matemticos e variabilidade farmacocintica. Eliminao de frmacos. Farmacodinmica: Receptores, interao frmaco-receptor, agonismo e antagonismo. Avaliao do nmero de receptores e da afinidade do ligante. Inibio enzimtica. Farmacologia da neurotransmisso central e perifrica. Neurotransmisso colinrgica. Neurotransmisso colinrgica e adrenrgica no ACV. Anestesia de pequenos animais, convulso experimental e anticonvulsivante. FISIOLOGIA GERAL II - Sistema Urinrio: princpios bsicos da funo renal. Mecanismos de filtrao, secreo e reabsoro tubular e mecanismo de regulao. Sistema Endcrino: Princpios gerais da ao hormonal. Regulao das funes endcrinas. Regulao endcrina do metabolismo hidrossalino. Regulao endcrina do metabolismo energtico. Regulao endcrina da funo sexual. Nutrio e metabolismo: Digesto no estmago. Absoro intestinal de nutrientes. Regulao hormonal das funes digestivas. Integrao entre os sistemas: regulao da temperatura, regulao da presso arterial, regulao do dbito cardaco, ajustes fisiolgicos durante o esforo, regulao do volume extracelular, regulao da tonicidade do meio interno, regulao do equilbrio cido-base, ajustes homeostticos ao estresse, o eixo neuro-imuno-endcrino. Influncias do meio ambiente nos processos homeostticos. BIOINFORMTICA - Bancos de Dados Genmicos. Ferramentas de montagem e anlise de seqncias gnicas. Buscas de identidade e homologia, anotao de genomas. Ferramentas de anlise de proteomas e genoma funcional. Modelagem de estruturas por homologia. IMUNOLOGIA - Fisiologia do sistema imune. Bases moleculares do sistema imunolgico: ativao e funo linfocitria. Imunidade celular. Tolerncia imunolgica. Mecanismos imunolgicos em processos patolgicos. Autoimunidade. Alergia e inflamao. ESTAGIO SUPERVISIONADO IV - Treinamento do aluno em diversas reas nos laboratrios de pesquisa permitindo o aprendizado de tcnicas diversas e da metodologia cientfica. (O estgio rotativo implica na escolha de laboratrios diferentes a cada estgio.)

6 Perodo
NEUROQUMICA E NEUROBIOLOGIA CELULAR - Aspectos metablicos, estruturais
e de comunicao inter e intracelular dos componentes do sistema nervoso. Sinapse, substncias neuroativas, seus receptores e a transduo de sinal resultante da ativao desses receptores. Papel das substncias neuroativas durante a formao de sinapses no decorrer do desenvolvimento do sistema nervoso; ciclo celular, diferenciao e morte celular programada no sistema nervoso central; mecanismos de neurodegenerao.

FISIOLOGIA E FISIOPATOLOGIA RESPIRATRIA - Organizao morfofuncional do


sistema respiratrio. Aspectos macro e microscpico do sistema respiratrio normal e doente. Estrutura e funo das vias areas. Mecanismos inflamatrios dos pulmes e vias areas: clulas, citocinas e mediadores em pulmes normais, na Asma, DPOC e SDRA. Mecnica ventilatria. Ventilao mecnica, foras envolvidas no ciclo respiratrio. Espirografia. Sndromes obstrutivas e restritivas. Relao ventilaoperfuso. Shunt. Transporte e difuso de gases: transporte de O2, curvas de saturao da hemoglobina, transporte de CO2. Regulao da respirao. Equilbrio cido-base. Asma, DPOC, fibrose pulmonar, SDRA. Doenas ocupacionais.

ESTGIO AVANADO I - Iniciao cientfica, em laboratrio credenciado pelo curso,


para desenvolvimento do projeto de pesquisa que resultar no trabalho de trmino do curso.

ATIVIDADES ACADMICAS OPTATIVAS

7 Perodo

FISIOLOGIA DOS SISTEMAS RENAL-ENDCRINO - Bases biofsicas da filtrao


glomerular. Hemodinnica renal. Reabsoro de solutos e gua ao longo do nfron. Sistema endcrino e seus componentes. Neuro-hormnios, o eixo hipotlamo-hipfise. Hormnios da tireide e sua funo metablica. Homeostase de clcio. Mecanismos da regulao e efeito dos hormnios pancreticos. Hormnios adrenais e seus efeitos. Integrao regulatria dos mecanismos envolvidos na manuteno da homeostase.

FUNDAMENTOS DE FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR - Relao estrutura-funo do


sistema cardiovascular. Corao eltrico. Bases das arritmias cardacas. Corao mecnico. Mecanismos bsicos de controle da presso arterial. Controle do dimetro vascular e do fluxo sangneo. Controle integrado da circulao. Aspectos fisiopatolgicos do sistema cardiovascular. Mtodos de terapia gnica e celular. Envelhecimento e sistema cardiovascular.

ESTGIO AVANADO II - Iniciao cientfica, em laboratrio credenciado pelo curso,


para desenvolvimento do projeto de pesquisa que resultar no trabalho de trmino do curso.

ATIVIDADES ACADMICAS OPTATIVAS

8 Perodo

FISIOLOGIA E MODELAGEM DA RESPIRAO - Modelagem e Fisiologia das curvas de fluxo, volume, presses resistiva e elstica, trabalho e potncia do sistema respiratrio a partir de constantes (resistncia, elastncia, cargas resistiva e/ou elstica) e da funo que descreve a presso motriz do sistema. Modelagem matemtica do sistema respiratrio atravs de modelos mecnicos lineares, ou no, com um ou mais compartimentos, envolvendo propriedades reolgicas do tecido pulmonar. MODELAGEM NEURAL, APRENDIZADO E COGNIO - Introduo aos conceitos de inteligncia artificial. Teoria do aprendizado em redes neurais naturais e artificiais. Modelos de membrana neuronal. Modelos de neurnios com diferentes padres de disparo. Modelos de redes neurais naturais. Modelos de Interconectividade entre diferentes grupos de neurnios. Gerao de comportamentos complexos de circuitos neurais. Modelagem dos processos de aprendizado e cognio.

ESTGIO AVANADO II - Iniciao cientfica, em laboratrio credenciado pelo curso,


para desenvolvimento do projeto de pesquisa que resultar no trabalho de trmino do curso.

ATIVIDADES ACADMICAS OPTATIVAS

You might also like