You are on page 1of 5

Stiros

So seres mitolgicos masculinos da Grcia Antiga. Possuam corpo de carneiro, cabea de homem, orelhas pontudas, cabelos compridos e nariz achatado. De acordo com a mitologia grega, os stiros acompanhavam o semideus Pan (protetor dos pastores) e o deus Dionsio (do vinho e das festas), vagando pelas montanhas e bosques da Grcia. Nos mitos gregos tinham a caractersticas de apresentarem grande potncia sexual. Logo, eram retratados, pelos pintores gregos, apresentando ereo. Em algumas tradies gregas, Sileno aparece como o pai da tribo dos stiros. Sileno era um velho sbio, deus da embriaguez, que sempre acompanha Dionsio. Alm de Sileno, outro stiro muito popular na mitologia grega foi Marsias. De acordo com algumas lendas, Marsias foi quem desafiou o deus Apolo num concurso musical. Marsias era um excelente tocador de flauta doce. Neste concurso, as Musas foram os juzes e, no final, Apolo saiu vencedor. Como punio, Apolo pregou a pele do stiro numa rvore e o sangue que escorreu formou o rio Marsias.

Gaia

Deusa da Terra, Me geradora de todos os deuses e criadora do planeta, Gaia tambm conhecida por Geia, Gaea ou G.

Nascida do Caos, foi a ordenadora do Cosmos, acabando assim com a desordem e a destruio em que aquele se encontrava, criando a harmonia. Sozinha, gerou Urano (o Cu) e Pontos (o Mar); criou do seu prprio corpo, montanhas, vales e plancies; fez nascer a gua e deu origem aos seres vivos. Uniu-se a Urano e dessa juno nasceram os Tits, as Titnides, os Ciclopes e os Hecatonquiros. Temendo o poder dos filhos, Urano aprisionouos. Gaia ficou furiosa e convenceu o filho Cronos, o mais jovem dos Tits, a castrar o pai, assim que ele (o Cu) viesse de novo unir-se a ela (a Terra), dando-lhe para o efeito uma foice de ao. O desentendimento entre Gaia e Urano levou, assim, separao entre o Cu e a Terra. Gaia, Urano e a sua descendncia (Cronos, por exemplo, o pai de Zeus, considerado o deus dos deuses) so referidos como divindades primordiais, das quais tero derivado as diversas famlias de deuses gregos? Por esta razo, Gaia uma das primeiras divindades a integrar a morada dos deuses.

Hera

Hera foi a irm-esposa de Zeus e deusa grega, tambm conhecida como Juno na mitologia romana. Era ciumenta e agressiva, j que Zeus desonrava o casamento que Hera considerava sagrado. Atentava contra as amantes de Zeus e seus filhos poupando apenas Maia e seu filho Hermes que Hera gostava por ach-lo inteligente.

Seu templo construdo em Olmpia era mais antigo do que o de Zeus e nele continha imagens de Zeus como guerreiro ao lado do trono de Hera, mostrando que a deusa escolhera Zeus para ser seu deus e no o contrrio.

Era filha dos Tits Cronos e Ria e protegia o casamento e as mulheres casadas. Tinha Afrodite como sua maior inimiga e queria sempre ser mais bonita que ela. Teve apenas um filho com Zeus chamado Ares, o deus da guerra, pois Zeus concebeu Atenas mostrando que no precisava de Hera nem para conceber.

Apolo

Deus mais conhecido universalmente da mitologia grega, Apolo ou Febo o deus da luz, msica e profecia. Retratado principalmente como um belo arqueiro de cabelos dourados. Ele era adorado como rei da luz do dia e da luz do entendimento. Segundo os ideais gregos, era a divindade que conduzia o carro do Sol e possua todos os aspectos mais sagrados e preciosos, era a representao da beleza, verdade, harmonia e inteligncia. Um dos feitos de Apolo que mais contriburam para a humanidade, foi eliminar a enorme serpente Pton que perturbava as pessoas nas proximidades de Parnaso, por isso a vitria da luz sobre as trevas simbolizada em Apolo e na serpente. Seu pai era Zeus e seu me Leto (uma titnica). Foi expulso temporariamente do Olimpo pelo pai por ter matado os ciclopes, gigantes com um s olho. De acordo com a lenda, a razo de o planeta Terra ter regies muito secas e outras desoladas e frias, porque um filho de Apolo, Faton, conduziu desastradamente uma vez o carro do Sol em lugar do pai.

Alm de ser bastante ligado s artes, Apolo era o patrono das cincias. Seus smbolos so a lira, arco e flecha e o golfinho. Apolo significa para o consulente carisma, inteligncia, harmonia, intuio, habilidade para as artes e msicas, bom gosto para esttica, generosidade e simplicidade. Pode significar ainda aptido para adivinhao e profetizao. Quando a carta de Apolo est na posio invertida, quer dizer abuso ou mal tratamento das artes, ingratido, sarcasmo, narcisismo, insegurana, fingimento e excentricidade. Para as mulheres esta carta traz independncia, o que pode lev-las a importantes cargos profissionais principalmente na rea artstica. Em relao aos homens produz charme, elegncia, simpatia, ousadia e muitas vezes tambm romantismo. Numa analogia com o Tart de Marselha, Apolo corresponderia ao Sol, smbolo da felicidade e do prazer.

Referncias bibliogrficas: http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/satiros.htm http://www.infopedia.pt/$gaia-(mitologia) http://www.girafamania.com.br/historia_arte/mitologia-grega-apolo-sol.html http://www.brasilescola.com/mitologia/hera.htm

You might also like