You are on page 1of 5

Saúde Individual e Comunitária Indicadores do estado de saúde de uma população   Segundo a OMS Saúde é o estado de completo bem-estar físico,

mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades. Atualmente, a Medicina e todas as ciências relacionadas com a saúde trabalham não só sentido de aumentar a esperança de vida à nascença, mas, principalmente, para aumentar o tempo de vida com qualidade.  Qualidade de vida pressupõe a existência de saúde e satisfação de necessidades básicas, acesso á alimentação, a condições de higiene e ao bem-estar, connosco e com os outros.  Indicadores do estado de saúde de uma população são valores, expressos por taxas ou por percentagens, calculadas em relação a uma determinada população, que permitem fazer uma avaliação estatística sobre o estado de saúde da população em estudo.  São indicadores do estado de saúde de uma população a taxa de mortalidade infantil, a esperança de vida à nascença, a taxa de doenças infeciosas, a percentagem de doenças cardiovasculares, a percentagem de obesos, a percentagem de diabéticos tipo 2, a percentagem de gravidezes na adolescência e de grávidas vigiadas, entre outros.  A assistência médica, a vacinação, os rastreios, o combate ao stress e ordenamento de território são fatores que influenciam a saúde comunitária e individual. Medidas de ação para a promoção da saúde  A OMS define promoção para a saúde como o processo através do qual indivíduos e comunidade se tornam capazes de aumentar o controlo sobre os determinantes de saúde e, assim, desenvolver a sua própria saúde.     Determinantes da saúde são fatores que a beneficiam e que, quando estão ausentes, criam situações de doença ou prejudicam a qualidade de vida. Higiene é uma área da Medicina que estuda e aplica os meios necessários para criar condições favoráveis à saúde. A vacinação e uma vigilância médica periódica são as duas principais medidas de combate à doença. São medidas de Acão para a promoção de saúde: a higiene, uma vida equilibrada, o exercício físico, a alimentação equilibrada, as zonas verdes, o combate à poluição e o combate à violência.  Saúde é algo que podemos influenciar com as opções que fizermos ao longo da vida.

Se cumprimos determinadas regras de higiene e praticarmos um modo de vida saudável, contribuímos para a manutenção da saúde e para melhorar o seu estado.

Cada individuo é responsável pela transmissão de conhecimentos, no âmbito da prevenção de doenças e da promoção da saúde, divulgando-as de forma cuidada e correta.

Transmissão da vida Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução  Puberdade é o período em que se devolvem os carateres sexuais secundários e durante o qual dos órgãos sexuais sofrem uma manutenção que torna possível a reprodução.  O sistema reprodutor masculino, é constituído por gónadas (testículos), vias genitais (epidídimos, canais deferentes e uretra), glândulas anexas (vesiculas seminais e próstata) e órgãos genitais externos (pénis escroto)  Os testículos são responsáveis pela formação dos espermatozoides (gâmetas masculinos) e pela produção da hormona sexual masculina, a testosterona.  O sistema reprodutor feminino é constituído por gónadas (ovários), vias genitais (trompas de Falópio, útero e vagina) e órgãos genitais externos (a vulva, que é constituída por lábios, clítoris e orifício genital).    Os ovários são responsáveis pela formação dos gâmetas femininos e pela produção de hormonas sexuais femininas, estrogénios e progesterona. O ciclo sexual ou ciclo menstrual é o conjunto de processos cíclicos, que compreendem alterações quer nos ovários, quer no útero. O ciclo ovárico compreende todas as transformações que ocorrem mensalmente (de 28 em 28 dias) nos ovários e que levam à formação e libertação do óvulo. Fase Folicular, Fase do corpo amarelo e ovulação.       O ciclo uterino consiste no conjunto de mudanças que afetam mensalmente (de 28 em 28 dias) o endométrio, parede interna e esponjosa do útero. Existe uma correlação hormonal entre as gónadas e o complexo hipotalohipofise – mecanismo de retroação. Fecundação é a união do gâmeta feminino com o gâmeta masculino. Nidação é o processo de fixação do embrião ao endométrio. Métodos contracetivos são processos que permitem evitar uma gravidez não desejada. Existem dois tipos de métodos contracetivos: naturais ou não naturais (mecânicos ou químicos).

 

Doenças sexualmente transmissíveis são doenças infeciosas transmitidas, essencialmente, através das relações sexuais. A SIDA, o herpes e hepatite B são doenças sexualmente transmissíveis.

Noções básicas de Hereditariedade    A transmissão da informação genética é universal pra todos os seres vivos. A hereditariedade corresponde ao conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas. O núcleo contém informação sobre a coordenação da atividade celular, o crescimento e a transmissão da informação genética das células eucarióticas.     O gene é a unidade de informação genética. O conjunto de todos os genes de um organismo denomina-se de genoma. Os cromossomas são suporte físico dos genes. É através dos cromossomas existentes nos gâmetas que ocorre a transmissão da informação hereditária dos progenitores para os seus descendentes, na reprodução sexuada.     Um individuo homozigótico para uma determinada característica apresenta um par de alelos iguais para essa característica. Um individuo heterozigótico para uma determinada característica apresenta um par de alelos diferentes para essa característica. Um individuo é do sexo feminino se o par de cromossomas sexual for XX e é do sexo masculino se o mesmo par for XY. O conhecimento científico e tecnologia desenvolvidos na área da Genética têm sido utilizados em diferentes setores da sociedade, como na produção de alimentos, nos procedimentos médicos, na produção de medicamentos e no planeamento familiar.  Existem restrições de natureza ética na investigação científica. Organismo Humano em Equilíbrio Sistema Neuro-Hormonal  O sistema nervoso é constituído pelo sistema nervoso central e periférico. O primeiro integra o encéfalo e a espinal medula, e o segundo é constituído pelos nervos e pelos gânglios.    O encéfalo é constituído pelo cérbero, cerebelo e bolbo raquidiano. As células que, essencialmente, constituem o sistema nervoso designam-se neurónios. Os neurónios são constituídos pelo corpo celular, pelas dendrites e pelo axónio.

              

Os neurónios têm como principal função receber, transmitir e responder às mensagens que lhes chegam. As mensagens nervosas designam-se impulsos ou influxos nervosos. O contacto que um neurónio estabelece com outro neurónio ou com uma célula muscular designa-se sinapse. Neurotransmissores são substâncias químicas envolvidas na sinapse. Conforme a sua função, existem neurónios sensitivos, neurónios de associação e neurónios motores. O córtex cerebral encontra-se na zona superficial do cérebro, nele localizam-se áreas primárias e áreas de associação. Os estímulos são fatores que obrigam o nosso organismo a reagir. A atividade do sistema nervoso manifesta-se através dos diferentes atos que executamos, que podem ser voluntários ou involuntários. Os atos voluntários são conscientes e dependem da nossa vontade; os atos involuntários ou reflexos não dependem da nossa vontade. Quanto ao modo como surgem, os atos reflexos classificam-se em inatos e condicionados. O sistema nervoso autónomo é constituído pelos sistemas simpáticos e parassimpáticos que têm funções opostas e complementares. O sistema endócrino é constituído pelas glândulas endócrinas, que produzem a lançam no sangue hormonas. As hormonas são mensageiros químicos produzidos pelas glândulas endócrinas, que as lançam, diretamente, na corrente sanguínea. As estimulinas são hormonas produzidas pela hipófise que controlam a atividade de outras glândulas endócrinas. A função do sistema nervoso e do sistema endócrino, sistema neurohormonal, é coordenar a atividade do nosso organismo.

Sistema Cardiorrespiratório   O sangue é um tecido líquido constituído pelo plasma e por células sanguíneas (eritrócitos, leucócitos e plaquetas), em suspensão no plasma. O sangue tem como principais funções: o transporte de oxigénio e de dióxido de carbono; o transporte dos elementos figurados do sangue; o transporte de nutrientes e de substâncias tóxicas; a defesa do organismo; a coagulação de sangue, em caso de hemorragias; a regulação corporal.   O sistema circulatório constitui um circuito fechado, constituído por vasos sanguíneos e por um órgão propulsor da corrente sanguínea, o coração. ~ Os vasos sanguíneos apresentam constituição e diâmetros diferentes: artérias, arteríolas, capilares, vénulas e veias.

  

O coração é um órgão muscular, dividido em quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos. As válvulas permitem que a circulação do sangue se efetue num único sentido, ou seja, impedem o refluxo de sangue. O ciclo cardíaco é o período que vai desde o início de um batimento cardíaco até ao início do batimento seguinte. Compreende duas fases: a diástole (movimento de relaxamento) e a sístole (movimento de contração).

A circulação pulmonar é responsável pela oxigenação do sangue e irrigação dos pulmões. Inicia-se no ventrículo direito, com sangue venoso, e termina na aurícula esquerda, com sangue arterial.

A circulação sistémica é responsável pelo fornecimento de sangue a todo o organismo, à exceção dos pulmões. Inicia-se no ventrículo esquerdo, com sangue arterial, e termina na aurícula direita, com sangue venoso.

A linfa é um fluido constituído por plasma e glóbulos brancos, que atravessam as paredes dos capilares sanguíneos para os espaços intersticiais.

 

As doenças cardiovasculares referem-se às patologias associadas ao coração e a todo o sistema vascular. O sistema respiratório tem como funções o transporte e a troca de oxigénio do ar para a corrente sanguínea e a eliminação de dióxido de carbono da corrente sanguínea para o ar.

O sistema respiratório é constituído pelos pulmões e pelas vias respiratórias (fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos).

    

A renovação do ar alveolar é assegurada pela ventilação pulmonar, que se realiza através da inspiração e expiração. O ciclo respiratório é constituído por uma inspiração seguida de uma expiração. A hematose pulmonar consiste nas trocas gasosas que ocorrem a nível pulmonar (nos alvéolos pulmonares). A hematose celular consiste nas trocas gasosas que ocorrem a nível das células. A pneumonia, o cancro do pulmão e a fibrose quistica são exemplos de doenças respiratórias.

You might also like