You are on page 1of 16

RESUMO A presente monografia apresenta aspectos relevantes para o entendimento do processo de leitura.

A leitura no apenas decodificar smbolos lingusticos, mas sim, interpretar e compreender o sentido do texto. Nesse processo de compreenso e interpretao de leitura dos textos escritos esto envolvidos vrios fatores como: processo neurofisiolgico que seria: ao ler um texto os olhos apreendem os signos por pacotes sendo normal pular algumas palavras sem que perca o sentido, tem o processo cognitivo que o conhecimento prvio que o leitor j possui ao ler determinados textos, o processo afetivo que est relacionado com o sentido emocional, sentido racional e o sentido sensorial do leitor assim como, o processo simblico e o processo argumentativo. A leitura tambm possui objetivos que seria o que o leitor deseja alcanar com aquela leitura? uma leitura por mero prazer? Por busca de diverso? Para obter informaes ou para desenvolver o intelecto? A leitura pode proporcionar ao leitor um mundo de conhecimentos assim como, ele tambm deve estabelecer estratgias para uma completa compreenso do texto. Mas antes de se observar esses processos e at mesmo as estratgias de leitura se faz necessrio saber de onde e por que surgiu o conceito de leitura para os primeiros leitores da sociedade. Palavras chave: leitura, processo de leitura, objetivos, estratgias de leitura

1 INTRODUO. Pensar na histria da leitura antes de tudo saber como tudo comeou. De acordo com os estudos de FISHER (2006), a histria da leitura descreve o ato de diversas manifestaes humanas, tais como: em pedras, ossos, cascas de rvores, muros, monumentos tabuletas, rolos de papiro, cdices, entre outros. Apesar da leitura e a escrita estarem inteiramente relacionadas, ela na verdade a anttese da escrita. Na realidade cada uma atua em pontos distintos do crebro. A escrita uma habilidade; j a leitura uma aptido natural. A escrita originou-se de uma elaborao; a leitura desenvolveu-se com a compreenso da humanidade e dos recursos da palavra escrita. Em cerca de 1300 aC, entendia-se que Ler significava declamar. Durante a maior parte do tempo da histria da escrita, ler denotava falar. As pessoas j haviam percebido que instrues, clculos, acordos verbais podiam ser adulterados com facilidade. Foi ento que se tornou necessrio criar ou inventar algo que pudesse ser consultado sempre que houvesse a necessidade de confirmar fatos oralmente e acabar com as contendas, desse modo, criou-se uma Testemunha Imortal. Assim, nasceu a escrita transformando em seus primrdios a palavra humana em pedra.

No desenvolvimento deste trabalho sero abordadas questes sobre a leitura e, qual foi necessidade de se iniciar essa prtica na sociedade assim como, a diferenciao entre nveis de leitura e letramento. A metodologia que foi utilizada foi qualitativa descritiva e de cunho bibliogrfico. O intuito desse trabalho mostrar qual a viso que temos a respeito da leitura e seus objetivos na sociedade. O segundo captulo aborda os primeiros leitores na sociedade, quem eram e como eles se comunicavam, explicitando tambm a concepo que os filsofos Aristteles, Plato e Scrates tinham a respeito da leitura. No terceiro captulo o que se entende por leitura e quais os processos que esto envolvidos no ato de ler. O quarto captulo fala sobre os objetivos que devem ser estabelecido para que se tenha uma boa leitura. O quinto captulo trata da questo de letramento como sendo uma prtica social. Ser abordado sobre a questo de nveis de letramento de um leitor. 2 CAPTULO I - METODOLOGIA A metodologia utilizada na respectiva pesquisa tem como base um referencial bibliogrfico e a anlise qualitativa dos dados apresentados. O mtodo qualitativo diz respeito ao nvel da avaliao da relevncia e da significao dos problemas abordados. O mtodo qualitativo utilizado para descrever, relatar, compreender e classificar minuciosamente o que os autores ou especialistas escrevem sobre determinado assunto. Contudo, estabelece uma srie de correlaes para finalizar dando um ponto de vista conclusivo. (OLIVEIRA, 2001) J para Minayo (1999), o processo qualitativo deve ter como preocupao a compreenso da lgica e a prtica que se d na realidade permitindo entender os mltiplos aspectos. A abordagem qualitativa faz uma aproximao essencial e de intimidade entre sujeito e objeto, partilhando sentimentos e emoes envolvendo os projetos dos autores, a partir dos quais as aes, as estruturas se tornem significativas, tendo por objetivo traduzir e expressar o sentido dos fenmenos do mundo social fazendo um procedimento de interpretao do nosso dia-a-dia. Assim, ambos tendo a natureza dos dados que o pesquisador emprega em sua pesquisa. Para Creswell (2007), a pesquisa qualitativa se d em um cenrio natural no qual o participante conduz a pesquisa permitindo que o pesquisador desenvolva um nvel de detalhes sobre a pessoa envolvida nas experincias reais.

A pesquisa exploratria estabelece uma observao no estruturada ou assistemtica: consiste em recolher e registrar fatos da realidade sem que o pesquisador utilize meios tcnicos especiais ou precise fazer perguntas exploratrias. Tem como finalidade bsica de se desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias para abordagens posteriores, proporcionando uma viso geral de um determinado fato, do tipo aproximativo. A anlise de dados se baseou na seleo de livros e foi utilizado como palavra chave estratgia de leitura. As estratgias na leitura so utilizadas por meio do processamento do texto em diferentes nveis de conhecimento do leitor.

Segundo COLL (1990), a leitura o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreenso e interpretao do texto a partir de seus objetivos, conhecimento sobre o assunto, quem o autor do texto e todo seu conhecimento de linguagem. Para poder compreender o que se l existem diferentes tcnicas ou procedimentos tais como:

Esclarecimento do propsito da leitura; Identificao dos aspectos importantes de uma mensagem; Focalizao da ateno nos contedos mais importantes que triviais; Monitoramento contnuo; Verificar se os objetivos esto sendo atingidos e; Tomada de aes corretivas quando ocorre falha na compreenso.

Para ele estas tcnicas so entendidas como ajuda proporcionada aos alunos para construrem seus aprendizados. O modelo para o ensino atravs de leitura silenciosa proposto por Collins e Smith (1980), afirma que como em qualquer contedo acadmico, o domnio das estratgias de compreenso leitora requer progressivamente menor controle por parte do professor e maior controle do aluno. A partir daquilo que se entende como processo de leitura mediante o ensino deve-se observar se os alunos se transformaram em leitores ativos e autnomos para que aprendam de forma significativa as estratgias responsveis por uma leitura eficaz e capaz de utiliz-las independente em diversos contextos comunicativos. O modelo de ensino proposto por Collins, Brown e Newman (1989 aput 1990), trata-se de ensinar:

Os procedimentos estratgicos que podem capacitar os alunos a lerem de forma autnoma e produtiva;

Reinterpretar utilizando distintas propostas que convenientemente adequadas, ajudaro a conseguir os propsitos do ensino; Ajudar os alunos a aprender a estabelecer o maior nmero possvel de relaes entre o que j sabem e o que lhes oferecido como novo e; A organizao social da sala de aula aproveitando todas as possibilidades que ela oferece.

Assim, torna-se claro a diversificao dos tipos escritos quando se aprende a ler e a escrever, so utilizados como meios de aprendizagens e fazem com que os alunos alcancem os objetivos propostos pelo professor. fundamental que todos os educadores, estejam atentos a ideia de que conhecer a natureza do processo de leitura, assim como o processo pelo qual os sentidos de um texto so construdos se faz indispensvel para uma aprendizagem efetiva dos seus educandos. 3 CAPTULO II - O que Leitura A leitura no s um processo de decodificao de smbolos lingusticos, mas tambm de fato, interpretar e compreender o que se l e tambm um processo interativo. H tempos pensou-se que leitura fosse uma decodificao de smbolos. Para o processo de aprendizagem de leitura, no basta apenas reconhecer as palavras e junt-las, dando significado palavra. Para que se consiga uma leitura slida e prazerosa, importante que a criana compreenda a funo da leitura e, especialmente, o porqu de ela querer aprender. Segundo Kleiman (2002), muitos fatores envolvidos na dificuldade que um principiante encontra para chegar a ler que os textos so muitas vezes difceis para eles. O que torna a leitura muitas vezes difcil a falta de compreenso do lxico, o texto que pode no ter sido bem elaborado ou at mesmo a falta de conhecimento prvio do assunto o qual est lendo. 4 CAPTULO III - Os Primeiros Leitores FISHER (2006), em seu livro Histria da Leitura aborda questes referentes aos primeiros leitores, quem foram como era realizada leitura e o que os filsofos Aristteles, Scrates e Plato viam a leitura em sua poca. A leitura e a escrita no existiam como propriedade autnoma. Eram meros complementos ao discurso.

A decodificao da mnemnia (auxlio memria) e de imagens (figuras pictricas) tambm podem ser chamadas de leitura, ainda que no sentido primitivo. O homem Neandertal e os primeiros Homo Sapiens liam entalhes em ossos sinalizando algo que lhes fossem significativos pontuao de jogos ou marcaes de dias ou ciclos lunares. Havia tambm outras formas de se transmitir mensagens assim como, as tribos primitivas liam em cascas de rvores ou em couros que eram ricas em detalhe. A sinalizao dessas mensagens podia ser lida simbolicamente de longe: bandeiras, fumaa, fogo, reflexos em metais polidos entre outros. Toda leitura antiga envolve um reconhecimento simples de cdigos e estavam firmemente centralizadas da execuo de tarefas. 3.1 Concepes de leitura De acordo com os estudos de FISHER (2006), ele pode perceber que Scrates acreditava que os livros, os objetos em si, no o seu contedo eram na verdade, uma barreira aprendizagem. Para ele havia apenas uma interpretao apropriada de um texto, no qual essa interpretao s poderia ser feita por pessoas treinadas no mbito intelectual. Ele exigia do texto um carter unidimensional da oralidade, que nas geraes seguintes viria a ser transformado em multidimensional pelo leitor interativo. Ao invs de reconhecer essa evoluo na leitura Scrates repudiou a escrita como um todo. Essa atitude no era uma acusao da leitura, nem uma defesa da sociedade oral. Ela foi uma crtica inadequao da escrita grega da poca. Scrates estava certo, as prticas primitivas da escrita de sua poca davam margem a ambigidade o que prejudicava a comunicao. Ele queria que a clareza autoral da oralidade fosse mantida. Plato discpulo e bigrafo de Scrates acreditavam na teoria de seu mestre, assim rejeitando a escrita apenas para lutar por sua causa que era o uso adequado da escrita. Suas diversas obras comprovam um meio para modelar o prprio pensamento. A leitura privada de livros (rolos de papiro) parece ter-se tornado comum apenas no sculo IV aC. Ao contrrio de Scrates, Aristteles tornou-se um leitor costumas chegando a reunir uma biblioteca particular.

A passagem do sculo V ao IV aC. marcou a transio da tradio oral para a escrita. Aristteles acreditava que a leitura poderia ser feita atravs de figuras distintas e objeto. Ao desenhar a figura do corpo de um menino como: a cabea isolada, pernas cadas tudo isso era uma forma isolada de leitura. Quando ele juntava essas partes do corpo humano podia perceber que a imagem no seria uma parte esttica, ou seja, corpo sem locomoo e sim que a figura poderia se movimentar e a cada mudana de posicionamento traduzir-se-ia um certo tipo de leitura, dessa forma, poderia ser um garoto correndo, fingindo estar parado em algum lugar ou at mesmo jogando, cada viso da imagem traduziria exatamente o que era desconhecido para ele. 3.2 A Leitura na Idade Mdia FISHER (2006), a cultura grega passou por uma transformao quando Constantino I mudou a capital da Roma pag para Bizncio crist renomeando-a posteriormente Constantinopla, em 330 d.C. Durante muitos sculos, Constantinopla representou a vanguarda da cincia e das humanidades no mundo ocidental. Sua produo literria inspirou os eruditos e cientistas rabes, cujos ensinamentos mulumanos foram difundidos para Espanha mulumana e para outros centros de educao. Depois do sculo VI, os antigos centros literrios de Roma na Itlia, Alemanha, Frana, Gr Bretanha e Norte da frica haviam se rendido aos copistas e a uma uniformidade de assuntos: quase todos os volumes eram de cunho religioso. A leitura se difundia no incio por meio do Imprio Romano e, apenas no segundo momento por meio do Cristianismo. A expanso da nova religio trouxe uma nova prtica de leitura, elevando de modo significativo seu uso na sociedade romana. O cristianismo medieval era a religio do livro uma herana da venerao judaica palavra escrita. Os ensinamentos cristos eram divulgados pela leitura por meio de escolas administradas pela igreja que se aprendia a ler. Muitos povos incorporaram a escrita em grego ou latim para produzir sua prpria escrita, em diferentes lnguas, introduzindo modificaes locais a fim de sanar uma fonologia contraditria. 5 CAPTULO IV - Os Processos de Leitura

Para KLEIMAN (2002), o processo de leitura torna-se cada vez mais simples quando o leitor passa a ler continuamente, pois, assim ele passar a conhecer o lxico e a semntica do texto. J para Jouve (2002), na leitura alguns processos so ativados tais como: processo neurofisiolgico, processo cognitivo, afetivo, argumentativo e simblico. 4.1 Processo Neurofisiolgico A leitura um ato concreto que recorre a faculdades definidas do ser humano. Nenhuma leitura possvel sem um funcionamento do aparelho visual e das diversas funcionalidades que o crebro possui. Ler antes de qualquer coisa uma percepo de identificao e de memorizao dos signos. Diferentes estudos de Richaudeau (1969) tentaram descrever com detalhes essas atividades. Mostraram que os olhos no apreendem os signos individualmente e sim por pacotes, dessa maneira, normal pular certas palavras. A viso possui uma sequncia perifrica, ou seja, a viso gravaria seis a sete signos mesmo que pulando alguns no perderiam o sentido da frase. O leitor decifra os signos quando no texto apresenta palavras breves, antigas, simples e polissmicas. Por outro lado a memria imediata oscila entre oito e dezesseis palavras. As frases mais adaptadas so as curtas e as estruturadas. Aps o armazenamento de cinco a nove elementos a memria dever dar espao para que outros elementos sejam apreendidos, assim o primeiro elemento que foi gravado sairia da memria para que um novo armazenamento fosse feito. (KLEIMAN, 2004) Segundo Richaudeau (1969), quando um autor no respeita esses grandes princpios de legibilidade, todos os deslizes semnticos tornam-se possveis, assim, o texto lido j no mais o texto escrito. O ato de ler subjetivo, ou seja, o leitor ler para si. Quando Richaudeau diz que o texto escrito j no mais o texto lido significa que o crebro e a memria imediata armazenaram um nmero significativo de signos. O texto que estava escrito passou a ser outro texto depois de lido devido ao nmero de armazenamentos das palavras. 4.2 Processo Cognitivo

A compreenso de um texto o processo de conhecimento que o leitor adquire durante toda sua vida. Esse conhecimento ocorre mediante a interao com vrios nveis de conhecimento como o conhecimento lingustico, textual e conhecimento de mundo. Esse conhecimento abarca o conhecimento que vamos acumulando em nossa memria ao longo de nossa vida e que explorado no entendimento dos textos lidos. Segundo Kleiman (2002), o conjunto de noes e conceitos sobre o texto que chamaremos de conhecimento textual, faz parte do conhecimento prvio e desempenha um papel importante na compreenso do texto. Conhecimento textual um conjunto de conceitos a respeito de diversos tipos de textos que exercem uma funo de compreenso. Nesse momento se faz importante a abordagem sobre conhecimento prvio. Como nos diz Garcez (2004), o processo de compreenso expande-se, extrapola lhe as possibilidades e prolonga-lhe o funcionamento do contato com o texto propriamente dito. Para se compreender um texto h procedimentos especficos de seleo e de informao.

Observar ttulos e subttulos; Analisar ilustraes; Reconhecer os elementos importantes do texto; Reconhecer e sublinhar palavras-chave; Fazer intertextualidade; Tomar notas se achar necessrio; Inferir o sentido de uma palavra ou expresso; Estabelecer relao entre partes de um texto e; Localizar informaes explcitas no texto.

Todos esses processos podem ser bem trabalhados nas sries iniciais. Alm disso, o conhecimento prvio tambm importante para a compreenso textual. Conhecimento prvio fazer inferncias sobre o que voc j sabe com o que est lendo. 4.3 Processo Afetivo O papel das emoes na leitura est ligado aos trs nveis bsicos de leitura como: nveis sensorial, emocional e racional. Cada um dos trs corresponde a uma forma de aproximao do texto.

Para Martins (1994), esses nveis so inter-relacionados, seno simultneos, mesmo um ou outro sendo privilegiado, segundo as suas experincias e expectativas assim como, seus interesses. 4.3.1 Sentido sensorial A leitura sensorial comea cedo e acompanha durante toda a vida do leitor. No importando o tipo de leitura se minuciosa ou simultnea. A leitura sensorial est ligada a viso, o tato, a audio, o olfato, podem tambm estarem ligados aos aspectos ldicos como: o jogo de cores, imagens sons, cheiros e dos gostos incita o prazer, a busca que pode agradar ou trazer rejeies aos sentidos. A leitura sensorial vai mostrando ao leitor o que lhe agrada ou no, mesmo sem as justificativas. 4.3.2 Sentido emocional O sentido emocional, lida com o subjetivismo e, o leitor passa a ser envolvido pelo seu inconsciente. Na leitura emocional emerge a empatia, ou seja, se colocar do outro lado e no pensar mais no que se sente ao ler e sim o que o texto provoca no leitor. Quando uma criana ler um texto ela sente a curiosidade, essa curiosidade que a motiva a ler cada vez mais, o fato do desconhecido passar a ser conhecido e assim, passando para o lado da empatia at mesmo de modo exagerado pois, a criana consegue captar as emoes mais profundamente que um adulto. A maioria das vezes tem-se a semiconscincia de se estar lendo algo insignificante, sem originalidade, ou at mesmo fora da realidade. Esse pensamento define uma ligao mais forte com o inexplicvel, por isso, muitas vezes o leitor sente-se inseguro e at mesmo chegando a incapacidade de explicar o porqu de se prender a leitura. 4.3.3 Sentido racional A leitura racional relaciona-se com as leituras sensoriais e emocionais fazendo-se estabelecer uma ligao entre o leitor e o texto, trazendo uma reflexo e reordenao do mundo objetivo, possibilitando a prpria individualidade como o universo das relaes sociais.

A leitura racional uma leitura intelectual, pois, permite o questionamento das informaes na qual permite uma ampliao de conhecimentos. Ela tambm tende a ter uma viso mais longe. A viso racional transforma um novo conhecimento ou em novas possibilidades acerca do texto lido. 4.4 Processo Simblico De acordo com os estudos de Ferdinand Saussure em seu livro Lingustica Geral (1995), que estabeleceu a distino entre lngua e fala ( Langue e Parole) para que o indivduo reconhea um signo e atribua seu significado correspondente. Os signos no sentido saussuriano sero constitudos pela unio do significante (imagem acstica) e do significado ( conceito do referente). Para tanto significado est relacionado com o significante no podendo estar separados. O significante um mediador, a matria lhe necessria, mas de outro lado o significado tambm pode ser substitudo por certa matria: as palavras. Essa materialidade do significante obriga a distinguir matria de substncia Pode-se dizer que o significante ( substncia) seria os sons, imagens, objetos, j para o significado (matria) pode ser definido como processo de significao. Para alguns estudiosos do assunto reconhecem dois processos significativos no ato de ler: o processo sensorial ou fisiolgico e o mental ou psicolgico. 4.4.1 Processo sensorial A leitura comea como processo sensorial. A sensao a primeira fase de toda percepo.Os primeiros estudos sobre leitura foram realizados pelos cientistas Valentins, Javal, Ramare, Dodge e Muller no sculo passado que chegaram as seguintes concluses:

Os olhos movem-se ao longo da linha no sentido esquerdo para a direita; Os movimentos no so contnuos, mas de saltos e pausas.

4.4.2 Processo mental Uma vez recebidos os estmulos, o leitor deve atribuir significados. O leitor no v o objeto, seus olhos esto em contato com uma palavra, ou melhor, em contato com os raios luminosos que so refletidos pelas palavras lidas do modo impossvel de enxergar o sentido. Contudo, a pessoa que l capaz de dar significado as palavras.

O leitor ao reconhecer o latido do cachorro, o troar do trovo, at mesmo o bater de uma porta, ele somente as reconhece devido s operaes mentais. Essas reaes aos termos grficos so determinadas pelas experincias que teve com os fatos ocorridos que o smbolo representa. Monroe descreve em seu livro Preparando para a Leitura que so quatro componentes que agem no processo interpretativo da leitura: percepo, compreenso, reao e integrao. 4.4.3 A percepo Sensao e percepo so processos que se completam na transformao de estmulos. A sensao pode ser definida como catao de um estmulo enquanto a percepo consiste na interpretao do estmulo captado. 4.4.4 A compreenso

O reconhecimento da palavra deve acompanhar a compreenso de seu significado. A palavra ganha sentido, sentido este que no se encontra no papel mas sim, na mente do leitor que ao reconhec-la atribui significado de acordo com a sua experincia. 4.4.5 A reao Alm de ser intelectual pode ser tambm emocional. Ler reagir, no basta que se compreenda o sentido do trecho necessrio que o interprete, que o julgue, que o avalie. 4.4.6 A integrao A integrao ocorre de duas formas: a integrao total na experincia do leitor e das partes lidas de um trecho. Se a primeira vez que voc se encontra com o tema, formar opinio sobre o que leu, da por diante parte de suas vivncias, fenmeno de integrao. Esses quatro componentes do processo mental precedidos do processo sensorial representam um s ato a leitura. A leitura mais que reconhecimento de smbolos grficos, mas tambm o fato de interpretao e compreenso tudo isso deve ser um processo interativo. 4.5 Processo Argumentativo O processo argumentativo requer habilidade verbal muito concisa, alm da capacidade de lidar com as lgicas verbais. Vale lembrar tambm que possvel argumentar falaciosamente, alcanando os objetivos estipulados.

Na verdade o que argumentar? Argumentar est relacionado com as idias, crenas, posturas diante da vida social. A linguagem verbal e escrita procura convencer o leitor atravs dos processos argumentativos. sempre possvel que o leitor ao analisar os textos aceitando ou no os argumentos desenvolvidos pelo autor. A aceitao ou no leva o leitor a construir um sentido que passa a fazer parte de seu universo cultural. 6 CAPTULO V - Objetivos na Leitura A leitura uma hora ou outra acontece na vida desde que se queira realmente ler, caso contrrio, uma leitura sem um propsito no necessariamente uma leitura. Quando se l por imposio, o leitor apenas exerce uma atividade mecnica que pouco tem a ver com o significado e o sentido. Quando a leitura desmotivada no conduz aprendizagem e, assim a leitura que foi feita acaba sendo esquecida. Quando se resolve ler algo, o leitor deve estabelecer um objetivo, ou seja, o que ele deseja saber sobre o assunto. Garcez (2004), fala que o objetivo da leitura quem determina a forma de se ler.

Por prazer em busca de diverso; Para obter informaes gerais e esclarecimentos; Para obter informaes precisas e exatas; Para desenvolver o intelecto; Seguir instrues; Para comunicar um texto a um auditrio e; Reviso de textos.

Para JOUVE (2002), quando se l um texto apenas por ler, empreende-se uma leitura do geral para o particular, ou seja, superficial e rpida, chama-se leitura descendente Quando se procura uma palavra que chame a ateno, dentro da leitura ela dita como leitura ascendente, detalhada e esclarecida, que passa do particular para o geral. Para Kleiman (2002), os objetivos na leitura so importantes para outro aspecto o da formulao de hipteses. As hipteses fazem com que alguns aspectos desse processo se tornem possveis: o reconhecimento global e instantneo de palavras no percebidas durante a leitura. O estabelecimento de objetivos e formulao e de hipteses so de natureza metacognitivo, isto , atividades de reflexo e controle sobre o prprio conhecimento.

Para tanto, a leitura um ato importante em todos os nveis de aprendizagem que vai da inicializao da alfabetizao e nos diferentes graus de sua vida. 5.1 A Importncia da Leitura De acordo com o artigo de Maria Tereza Fraga Rocco, que aborda a questo sobre a importncia da leitura na Sociedade Contempornea que diz que: Refletir sobre a leitura remete antes a duas questes: por que ler? O que a leitura proporciona? Do ponto de vista individual a leitura pode ser vista como meio de informao, instrumento de pesquisa e estudo, como fonte de prazer esttico o que proporcionado pelos textos literrios. Na leitura do texto literrio o leitor, como sujeito, participa do processo de criao, constituindo-se, tambm em produtor do texto. Os textos instigam a criatividade ativando seu imaginrio. Embora o texto literrio seja produto de imaginao, ele tem o poder de revelar a realidade social e at mesmo desmascarar mentiras de forma que a fico possa ser mais real do que de fato o . A educao do leitor pressupe, alm de um acervo diversificado de textos, que os professores coloquem disposio dos alunos obras de valor esttico. A sala de aula deve ser transformada num espao de leitura que estimule a explorao de vrios sentidos dos textos de forma que faa a leitura prazerosa e significativa. A sua prtica deve ser de estmulo responsabilidade social, mobilizao para reconhecimento do potencial; apresentao como fonte de prazer; distribuio de livros com gneros e estilos diversificados. Ao se trabalhar com textos literrios, os gneros textuais devem ter objetivos diferenciados. O que se quer alcanar com aquele gnero? Qual a sua importncia? Ao encontrar as respostas voc ter atingido juntamente com sua turma o real significado da importncia de ler. No possvel estimular a leitura e cativar novos leitores se no acreditar nas vantagens de se ler. Se a leitura no for vista como um ato permanente de enamoramento com o conhecimento, o prazer da convivncia com ela, sem dvida, ser de uma sociedade noleitora. 7 CAPTULO VI - O que letramento

A palavra letramento surgiu pela primeira vez na dcada de 80 por Mary Kato em seu livro No mundo da escrita. Esta palavra ainda no foi dicionarizada, seu significado atual veio da verso inglesa da palavra literacy originria do latim littera ( letra) com o acrscimo do sufixo cy que denota qualidade, fato de ser, condio e estado. Portanto, pode se inferir que letramento o estado ou condio que o indivduo passa a ter no momento que se envolve nas prticas sociais de leitura e escrita. Segundo Tfouni (1988), letramento definido como: ... o confronto com a alfabetizao e reafirma: enquanto a alfabetizao ocupa-se da aquisio da escrita por um indivduo, o letramento focaliza os aspectos scio-histricos da aquisio de um sistema escrito por uma sociedade. J Soares ( 2006), define letramento como resultado da ao de ensinar ou aprender a ler e escrita em uma sociedade como resultado de aprender a ler e escrever. 6.1 Leitura x Letramento Como j foi dito anteriormente, letramento est relacionado com as prticas sociais e de conhecimento sobre leitura e escrita. Quando algum sabe ler, mas, no compreende sequer textos curtos subentende-se que essa pessoa tem um nvel baixo de letramento e pode ser apenas alfabetizada, medida em que ele aprende a lidar com diferentes materiais de leitura e de escrita mais letrado ele se torna. Se o leitor capaz de ler por exemplo: bula de remdio, rtulo de embalagens, ler tirinhas, produzir bilhetes ento ele tem um nvel de letramento suficiente para seu dia-a-dia. Os caixas eletrnicos possuem uma linguagem chamada de letramento digital e requer a compreenso, caso contrrio a pessoa no conseguir utiliz-lo. As instituies tambm so responsveis pelo aumento de letramento das pessoas l que o indivduo deixa de ler e os textos do seu cotidiano e passa a ter contato com materiais mais elaborados e diversificados. Nas escolas ele apenas faz as dissertaes j nas universidades so os resumos, resenhas e as apavorantes monografias. preciso que o educador planeje bem suas aulas e com novas prticas de ensino para que o nvel de letramento dos alunos aumente e se tornem pessoas altamente capacitadas para lidar com as leituras complexas que ocorrero em sua vida. escrever. Sendo assim, letramento so as conseqncias sociais e histricas da introduo da

8 CONSIDERAES FINAIS Aps a seleo de materiais especficos para a elaborao desta monografia foi possvel compreender que a leitura no significa decodificar smbolos e sim compreenso e interpretao do texto lido. Conclui-se, portanto, que a leitura est relacionada com seus diversos processos e estratgias assim como, a relao com os sentidos emocional, sensorial, racional e tambm com o processo sensorial e mental. A leitura envolve o leitor numa relao de transmisso de conhecimentos e formulao de questionamentos. A leitura se faz presente no cotidiano de cada leitor podendo ela ser por mero prazer ou at mesmo para adquirir conhecimentos diversos. 9 REFERNCIAS BACHA, Magdala Lisboa. Leitura na primeira srie. 2.ed. Rio de Janeiro: Ao livro tcnico, 1975. BARTHES, Roland. Elementos de semiologia / Traduo de Izdio Blikstein. 16. ed. So Paulo: Cultrix, 2006. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientfica. 5 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: mtodos qualitativos, quantitativo e misto / Traduo Luciano de Oliveira da Rocha. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. FISHER, Steven R. Histria da Leitura. Traduo: Cludia Freire. So Paulo: Editora UNESP, 2006. GARCEZ, Luclia Helena do Carmo. Tcnica de redao: O que preciso para bem escrever. 2 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2004. JOUVE, Vincent. A Leitura. Traduo: Brigitte Hervor. So Paulo: Editora UNESP, 2002. KLEIMAN, Angela. Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. 8 ed. Campinas: Pontes, 2002. ________ Leitura: ensino e pesquisa. 2 ed. Campinas: Pontes, 2004. MARTINS, Maria Helena. O que leitura. 19 ed. So Paulo: Brasiliense, 1994. MERCADO, Lus Paulo Leopoldo. Vivncias com aprendizagem na Internet. Macei: Edufal, 2005.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia Cientfica. 2 ed. So Paulo: Edies Loyola,2005. RIBEIRO, Ana Elisa: Habilidade com a leitura e a escrita. Disponvel em Acesso em: 21 nov. 2009. ROCCO, Maria Tereza/ A Importncia da Leitura na Sociedade Contempornea e o Papel da Escola nesse Contexto. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_13_p037042_c.pdf. Acesso em 22 nov. 2009 SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Modelos Tericos e Estratgias de Leitura: suas implicaes no ensino. Macei: Edufal, 2005. SOL, Isabel. Estratgias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. Formao do Leitor: O Papel das Instituies de Formao do Professor para a Educao Fundamental. Peridico do MEC Disponvel em: Acesso em: 13 nov. 2009. Artigo: bsicos. /14316/ Pesquisa qualitativa, exploratria e fenomenolgica: Alguns conceitos

http://www.administradores.com.br/artigos/pesquisa_qualitativa_exploratoria_e_f

enomenologica_alguns_conceitos_basicos

You might also like